Câmara de Campos adere ao programa Brasil Transparente
21/02/2019 | 16h39
O presidente da Câmara, Fred Machado (PPS), assinou, nesta quinta-feira, Termo de Adesão e Compromisso ao programa Brasil Transparente.
"Nosso objetivo é deixar as informações públicas cada vez mais simplificadas e acessíveis a população. Ser transparente com os gastos e ações do poder público é e sempre será nosso compromisso".
Compartilhe
MDB de Campos com novo presidente
21/02/2019 | 10h08
O MDB de Campos terá um novo presidente. Será Netinho Da Baixada, assessor do vereador Silvinho Martins. Antes, a direção do partido no município era do então deputado estadual Geraldo Pudim, que não se reelegeu, mas agora é secretário na Alerj.
A indicação de Netinho foi feita por Washington Reis, prefeito de Duque de Caixas. A posse está prevista para logo depois do Carnaval.
No município, o partido não tem representante na Câmara de Vereadores. Mas logo pode ter.
Deputado estadual Rosenverg Reis, Silvinho Martins, Washington Reis e Netinho da Baixada
Deputado estadual Rosenverg Reis, Silvinho Martins, Washington Reis e Netinho da Baixada / Divulgação
 
Compartilhe
TRE rejeita Embargos de Marcos Bacellar
20/02/2019 | 18h41
Os Embargos de Declaração do vereador Marcos Bacellar (PDT) foram desprovidos na sessão desta quarta-feira do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O vereador ainda pode recorrer ao TSE, mas fora do cargo.
No seu lugar deve ser chamada Rosilane do Renê.
Abaixo o posicionamento do advogado Rafael Nagime, que atua na defesa do vereador:
"Em que pese o equívoco na análise da inelegibilidade do vereador Marcos Bacellar por parte do TRE-RJ, a defesa acredita, ante a inexistência de qualquer rejeição de contas, que o registro de candidatura será mantido ao final do processo".
Entenda o que levou ao afastamento de Bacellar AQUI
Compartilhe
BR 101 debatida na ANTT a pedido de Wladimir
20/02/2019 | 14h24
Da coluna Extra, Extra:
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, vai discutir logo mais problemas em trecho da BR-101 que corta os municípios da região Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
 A reunião foi solicitada pelo deputado federal Wladimir Garotinho (PRP), que também convidou outros representantes do estado do Rio na capital federal para mobilizar mais apoios na cobrança por melhorias na estrada: Clarissa Garotinho (PROS), sua irmã; Felício Laterça (PSL) e Christino Aureo (PP).
 Estarão presentes o diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues, técnicos da Agência Nacional e representantes da concessionária Arteris.
 
 
Compartilhe
Câmara de SJB aprova convocação de mais 33 aprovados para Educação
20/02/2019 | 11h28
  1. Câmara de São João da Barra aprovou nesta quarta-feira (20), o projeto de lei nº 008/2019, de autoria do Executivo, dispondo sobre a abertura de 33 vagas para cargos de provimento efetivo na Prefeitura, com o objetivo de convocar mais candidatos que foram aprovados no concurso da Educação de 2015, cujo prazo de validade vai expirar em março deste ano.
    Os cargos são: Professor I – Português (2); Professor I - Educação Artística (2); Professor I – Inglês (2); Professor II - 1° ao 5° ano (7); Professor II - atendimento à Educação Especial (1); Professor II - Educação Infantil - Pré-Escola (1); Professor II - Educação Infantil — Creche (1); Auxiliar de Creche (13); Orientador Educacional (2) e Supervisor de Ensino (2).
    – Este projeto é muito importante e abrange várias categorias profissionais dentro da educação, que é a base de tudo e a solução que temos para que o ser humano adquira mais conhecimento, respeite o próximo e busque sua independência profissional – ressaltou o presidente do Legislativo, Alex Firme.
    A sessão contou, ainda, com um requerimento verbal de todos os vereadores, destinado ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), solicitando informações sobre o serviço de transporte público no trecho entre a Praça do Repolhinho (Atafona) e Chapéu do Sol. “A empresa 1001 havia nos informado que não tinha permissão do Detro para fazer esse trecho, mas iniciou fazendo... Porém, no dia 25 de janeiro parou de fazer e os moradores estão tendo que andar cerca de seis quilômetros. Então, a gente quer saber do Detro, por que não tem essa autorização e qual o prazo para resolver esse problema”, observou o vereador Aluizio Siqueira.
    Moções - O plenário também aprovou duas moções de pesar propostas pelo vereador Franquis Arêas de Freitas, pelos falecimentos dos senhores sanjoanenses, Arlindo Almeida da Silva e Ialdo Peixoto de Almeida, respectivamente, nos dias 15 e 09 deste mês.
Compartilhe
Garotinho, um "pote até aqui de mágoa"
20/02/2019 | 09h04
Longe do poder desde que deixou o governo da esposa, a então prefeita Rosinha, e sem cargo eletivo desde 2015, o ex-governador Anthony Garotinho anda um pote até aqui de mágoas" nas redes sociais. As mensagens, mescladas com algumas notícias do dia, trazem "recados" sobre falsos amigos e abandono.
De acordo com uma fonte, não eles não são direcionados a ninguém específico, mas uma melancolia geral, diante da situação.
Compartilhe
Câmara de Campos de volta entre elogios e críticas a secretários municipais
19/02/2019 | 22h00
A Câmara de Vereadores de Campos realizou, ontem a primeira sessão ordinária de 2019. Cumprindo o que havia prometido o presidente Fred Machado (PPS), a sessão teve início às 17h30. Fred desejou boas vindas aos vereadores e população presente, e, em seguida indicou os membros das comissões técnicas permanentes e de trabalho que atuarão no biênio 2019/2020. Ao contrário do período de recesso, a sessão não teve maiores divergências entre os parlamentares. As reclamações estiveram voltadas para alguns secretários municipais. Porém, o staff do prefeito Rafael Diniz (PPS) também recebeu elogios, especialmente no desenvolvimento da programação de verão na praia de Farol de São Thomé.
Fred Machado cumprimentou os colegas.
- Cumprimentando todos os presentes, vereadores, público, e os que nos assistem pela TV Câmara, venho dizer que é com satisfação e boas expectativas que tenho a honra de reabrir os trabalhos da Câmara Municipal neste parlamento, onde discutiremos nos próximos meses propostas e soluções para o crescimento sustentável, igualitário e justo, aprovando indicações, requerimentos e projetos que visam o desenvolvimento do nosso município - afirmou Fred Machado.
O presidente leu ofício do prefeito, oficializando o vereador Genásio (PSC) como líder do governo. Genásio, bastante cumprimentado pelos colegas, leu mensagem de Rafael, parabenizando o Legislativo pelo início dos trabalhos.
O vereador Silvinho (PRP) apresentou moção de aplauso ao Sesc, pela programação de verão do Farol desenvolvida em parceria com a prefeitura e elogiou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuim. Disse, ainda, que ao contrário outros anos, os artistas de Campos também estavam sendo prestigiados: “Tem sido um verão da família”, disse. O vereador Neném (PTB) também disse que tem ouvido muitos elogios: “Recursos estão escassos, todos nós sabemos disso, mas o Farol está com uma programação feita com responsabilidade e que tem agradado a todos”. Paulo Arantes (PSDB) também subiu à tribuna para elogiar o prefeito e o Sesc.
Porém, outras áreas receberam críticas, como no caso de Obras e Iluminação Pública. O vereador Igor Pereira (PSB) afirmou que são muitas as reclamações, sendo seguido pela vereadora Josiane Morumbi (PRP). Segundo ela, foram contados 35 lâmpadas queimadas na extensão da aniga rua do Leão.
Já Dr. Ivan (PTB) destacou a necessidade de melhorias nas unidades de Saúde que estao sem atendimento odontológico, em especial nas localidades a partir de Dores.
Compartilhe
Rafael Diniz recebe prêmio no TCE por práticas de transparência
19/02/2019 | 18h33
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, recebeu nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, dois prêmios de Melhores Práticas da Escola de Contas e Gestão TCE/RJ. O município foi reconhecido pelos trabalhos com o orçamento participativo, transparência e acesso à informação, implementados a partir de 2017. A solenidade de premiação aconteceu no auditório Humberto Braga do TCE/RJ.
 Campos dos Goytacazes foi o único município das regiões Norte, Noroeste Fluminense e Lagos escolhido na avaliação da Escola de Contas e Gestão do TCE/RJ.
— Depois de vários projetos apresentados por 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, nove foram premiados e dois são para a nossa cidade. Parabenizo toda a nossa equipe da secretaria da Transparência e Controle. Esse prêmio mostra a importância de ser transparente, de estar mais próximo da população, garantindo acesso a toda população sobre o que realmente acontece na nossa gestão. Isso promove o desenvolvimento, o verdadeiro diálogo — destacou o prefeito Rafael Diniz.
O município de Campos foi inscrito em duas das 9 indicações do prêmio do TCE/RJ e foi premiado em ambas, após rigorosa avaliação dos relatórios e visita da equipe do Tribunal de Contas. Na avaliação, foram observados e auditados todos os registros, documentos e sistemas que certificam o relatório apresentado pelo município.
 Outros destaques – Em agosto do ano passado, Campos dos Goytacazes ficou entre os cinco melhores do estado do Rio de Janeiro em transparência de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) pelo iTAI. A nota de Campos saltou de 0,26 para 0,74 (aumento de 280%). Em dezembro último, Campos se destacou também no ranking nacional de Estados e Municípios do Escala Brasil Transparente, registrando a terceira melhor nota do país pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). O programa do governo federal, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), avalia a transparência e acesso à informação de todos os Estados e municípios brasileiros acima de 50.000 habitantes.
 Estiveram presentes na solenidade a secretária da Transparência e Controle, Marcilene Daflon; a subsecretária Gisely Moço; o subsecretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Fernando Antonio Loureiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha; e o superintendente de Comunicação, Thiago Bellotti.
(Fonte: Assessoria)
Compartilhe
Embargos de Marcos Bacellar na pauta do TRE
19/02/2019 | 17h50
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga, nesta quarta-feira, Embargos de Declaração no Recurso Eleitoral do vereador de Campos, Marcos Bacellar (PDT). Caso os Embargos sejam rejeitados, Bacellar deverá ter que sair do cargo para recorrer ao TSE. (Lembre AQUI)
Bacellar, que recebeu votos em 2.685 em 2016, foi condenado ano passado, em segunda instância. Segundo entendimento da Justiça Eleitoral, Bacellar não poderia ter concorrido em 2016 porque estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ex-presidente da Câmara de Campos teve o registro indeferido no TRE, após ação movida pelo ex-subsecretário municipal de Governo e suplente de vereador Thiago Godoy (PR), que também deixou a Câmara, mas por condenação em segunda instância no caso Chequinho.
Em novembro de 2016, a então ministra Luciana Lóssio validou os votos recebidos por Marcos Bacellar. Porém, o entendimento de Lóssio foi contestado por Godoy e o recurso foi a plenário. A decisão do TSE, de fevereiro de 2017, foi pelo retorno da ação a Campos, porém, dois meses depois, isso ainda não tinha acontecido. Lóssio, então, deferiu liminar dentro do recurso de Godoy, determinando a posse imediata de Bacellar.
A ação voltou a Campos e Bacellar condenado e com a condenação confirmada pelo TRE. Em dezembro, a Corte Regional chegou a publicar no DO o afastamento, mas como ele apresentou novo recurso a decisão ficou para este ano.
Quem deverá assumir a vaga é a suplente Rosilani do Renê (PSC), que recebeu 1.496 votos.
Compartilhe
Wladimir ouve resposta indesejada
19/02/2019 | 13h00
Na última sexta-feira, o deputado federal Wladimir Garotinho (PRP ?), ao visitar a Alerj, tentou uma aproximação com Gil Vianna (PSL), falando sobre 2020. Recebeu resposta indesejável, segundo conta hoje a coluna Informe JB, do jornalista Jan Theophilo. 
Wladimir abraçou Gil e anunciou: "O próximo prefeito de Campos sai dessa sala aqui". E a bancada do PSL, da qual Gil é líder, respondeu: "Gil Vianna, Gil Vianna".
 
 
 
 
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]