Ação conjunta para identificar galerias com ligações clandestinas de esgoto, em Campos
Ingrid Silva 13/04/2024 08:10 - Atualizado em 13/04/2024 09:23
Ação conjunta vai identificar galerias com ligações clandestinas
Ação conjunta vai identificar galerias com ligações clandestinas / Jualmir Delfino / Divulgação
Um grupo de trabalho integrado por técnicos de órgãos operacionais da Prefeitura de Campos e da concessionária Águas do Paraíba foi formado nesta semana com o objetivo de identificar galerias que lançam esgoto in natura no leito do Canal Campos--Macaé. A intenção do grupo é pôr fim ao problema que se arrasta há anos.
Na reunião, foram traçadas as principais ações. Ficou acertado que a concessionária de água e esgoto irá trabalhar com robôs, que atuarão nas galerias de águas pluviais. Os equipamentos, manuseados por controle remoto, vão identificar e fazer as demarcações dos pontos onde as galerias de drenagem de águas pluviais recebem esgoto clandestino. A partir do mapeamento desses pontos, a Águas do Paraíba fará as devidas intervenções, que, segundo a concessionária, acontecerão dentro dos próximos 15 dias.
— Estamos unindo esforços para pôr fim a um problema crônico, que afeta, além de moradores e comerciantes às margens do Canal Campos-Macaé, a população em geral. É uma tarefa difícil, por isso, criamos um grupo de trabalho para atuação conjunta — explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro.
Segundo a concessionária, o serviço já vem acontecendo há alguns meses, mas agora terá a parceria com a Prefeitura. Com, no mínimo, quatro colaboradores da empresa, o investimento será de aproximadamente R$ 100 mil por mês. O mapeamento das ruas já foi realizado e, agora, ocorrerá a fase de limpeza das galerias pluviais, além de um novo rastreamento feito com robôs.

Robôs utilizados para identificar ligações clandestinas de esgoto em Campos
Robôs utilizados para identificar ligações clandestinas de esgoto em Campos / Divulgação: Águas do Paraíba


Não há uma estimativa de volume de esgoto jogado de forma irregular, mas, considerando a ampla malha de rede de esgoto existente no município, a Águas do Paraíba acredita que seja um percentual pequeno da população que permanece irregular. “Porém, bastam poucas residências irregulares para causar um impacto alto nos mananciais”.
“É importante destacar que essa ação removerá lixo das galerias, melhorando o sistema de drenagem, o que diminuirá o risco de alagamentos, e ainda impedirá que esse lixo chegue ao canal. Essa remoção de lixo e outros resíduos se faz necessária para permitir a passagem dos robôs”, informou a concessionária, em nota.
Tecnologia — O superintendente da empresa Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, explica que os robôs utilizam câmeras que captam imagens no escuro e identificam pontos onde as galerias têm ligações de lançamento de esgoto clandestinas. “A partir daí, faremos as devidas intervenções para que o esgoto seja lançado na rede coletora”, explica. A tecnologia com robôs é utilizada pela empresa há, pelo menos, dois anos, para identificação de interferências nas redes.
Divulgação: Águas do Paraíba


O gerente Operacional e de Engenharia da concessionária, Silas Almeida, ressaltou que a ação conjunta com a Secretaria de Obras será importante, já que o trabalho de limpeza das galerias pluviais vai dar celeridade à atuação dos robôs e mais qualidade às imagens.
Com informações da Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS