Mutirão da dengue em SJB
30/04/2010 | 20h02
Como havia falado aqui, São João da Barra fará um mutirão para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O mutirão será feito por terra e por ar, com auxílio  do promotor e piloto, Marcelo Lessa, do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP)de motocilistas que participam do 10º Encontro Nacional no município e da União Norte Fluminense — empresa de limpeza do município. Serão três ultraleves sobrevoando São João da Barra, mapeando zonas críticas.
Comentar
Compartilhe
Concurso do PSF no Orkut
30/04/2010 | 13h05
Os aprovados no concurso para o Programa Saúde da Família (PSF) em Campos tem uma comunidade no orkut para troca de informações e mobilização. A comunidade é "Concurso do PSF em Campos/RJ".
Comentar
Compartilhe
Terceirizações milionárias
30/04/2010 | 01h24
Outra questão que não pude abordar durante o dia foi a citação do advogado e blogueiro Cléber Tinoco sobre o montante de terceirizações publicadas no Diário Oficial desta quinta, dia 29. São mais de 55 milhões em terceirizações. Diz o blog:  "O Diário Oficial de hoje publicou 4 extratos contratuais referentes à terceirização de serviços de apoio operacional, incluindo alocações de funções de apoio administrativo. O valor total dos contratos é de, pasmem, R$ 55.343.221,94 (cinquenta e cinco milhões, trezentos e quarenta e três mil, duzentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos), para apenas 12 meses de serviços. A transparência foi abandonada e não há qualquer informação de quantos funcionários serão contratados com tanto dinheiro. Além disso, percebe-se um atraso desmedido na publicação dos extratos, que datam do mês de janeiro". O questionamento é válido, até porque não se sabe quantas pessoas serão contratadas para atuar, através dessas empresas, na prefeitura de Campos.
Comentar
Compartilhe
O blog de Ilsan
30/04/2010 | 01h02
Antes tarde do que nunca. Por problemas técnicos, não postei várias coisas hoje durante o dia. Uma delas é a chegada da vereadora Ilsan Viana (PDT) ao mundo dos blogs. O endereço é http://ilsanviana.blogspot.com . Promete ser um blog que vai dar muito o que falar.
Comentar
Compartilhe
PSF na pauta da Saúde
29/04/2010 | 03h23
O Conselho Municipal de Saúde tem reunião marcada para o próximo dia 4 de maio. Entre os assuntos em pauta, a reestruturação física do Conselho — que deverá passar a contar com sede e transporte — conserto do raio X da UBS de Farol (isso precisa ser discutido??) e relatório da Comissão Especial de Estudo do Possível Retorno do PSF e impactos na atenção básica. Tomara que alguém nessa reunião diga o que se espera ouvir desde o início do governo: que é possível o retorno do PSF e, de preferência, com a homologação do concurso realizado em 2008.
Comentar
Compartilhe
Antes de Landim, Vera
29/04/2010 | 03h12
Se confirmada na secretaria de Educação de São João da Barra, a professora Elizabeth Landim será a segunda profissional que atuou em governos passados (e recentes) de Campos a integrar o staff da prefeita Carla Machado. A primeira foi a ex-diretora do CCZ de Campos, Vera Cardoso de Melo, que agora coordena núcleo semelhante no município vizinho. Vera foi diretora do órgão nos governos Arnaldo e Mocaiber e permaneceu uns poucos meses no governo Rosinha. Já Landim foi secretária de Educação no conturbado governo Mocaiber e conseguiu imprimir um toque de modernidade na pasta, apesar das inúmeras críticas da então oposição, hoje situação.
Comentar
Compartilhe
Landim na Educação
28/04/2010 | 11h30
Aliás, por falar em SJB, a prefeita Carla Machado fará novas mudanças em seu secretariado. Nome dado como certo é a ex-secretária de Educação de Campos, Beth Landim, conforme, incusive já noticiou  blog de Cláudio Andrade (aqui)
Comentar
Compartilhe
SJB e a dengue
28/04/2010 | 11h27
O município de São João da Barra vai ganhar um reforço na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da doença. Talvez na próxima semana haverá vôos de ultraleve para identificação de possíveis focos. A medida, que seria uma parceria com Ministerio Público, foi adotada em Campos em 2005/2006 e se mostrou muito eficaz.
Comentar
Compartilhe
Festival de teatro em Campos
26/04/2010 | 21h10
O I Festival de Teatro Aberto de Campos será iniciado quinta-feira, dia 29 de abril, às 11h, com a estréia nacional da peça “Helena pede perdão e é esbofeteada”, com o grupo Tablado de Arruar, de São Paulo (SP). No mesmo dia, às 18h, a atração é o espetáculo “Fulinaíma Blues Poesia”, com o Fulinaíma Trio, e às 19h, “Tukutuka no Brasil”, com a Cia. Língua de Trapo, de Petrópolis. Nesse dia todas as apresentações serão na Praça do Santissimo Salvador. As apresentações — sempre em locais públicos — vão até domingo.
Comentar
Compartilhe
Dilma e PT só com Cabral
25/04/2010 | 17h54
Na convenção estadual do PT, hoje, no Rio, a pré-candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou, pela primeira vez, que o palanque do governador Sérgio Cabral é o único do PT no Estado: "O governador Sérgio Cabral é a pessoa, o governador, que nós, do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, vamos apoiar". Com isso, ela sepulta o desejo do ex-governador Anthony Garotinho, que queria o apoio da ex-ministra em sua disputa ao Governo do Estado.
Comentar
Compartilhe
Aprovados do PSF vão recorrer à Justiça
22/04/2010 | 18h14
Aprovados no concurso para o Programa Saúde da Família em Campos estão se organizando para buscar na Justiça o direito de assumirem suas vagas. Eles estão se baseando na decisão do Superior Tribunal de Justiça (aqui) de que aprovados em concurso deverão ser nomeados dentro do número de vagas estipulado no edital. A lista de classificação do concurso pode ser conferida no Cartório do 8º Ofício, na Avenida Alberto Torres, perto da padaria Fórum do Pão.
Comentar
Compartilhe
Fim do impasse do Carnaval?
21/04/2010 | 00h14
Terminou agora há pouco a reunião no Trianon sobre o Carnaval. As agremições receberam a promessa de que receberão hoje (afinal já é quarta-feira) os cheques com os valores da verba. Mesmo assim, ficarão o dia inteiro de prontidão, aguardando.
Comentar
Compartilhe
Impasse no Carnaval
20/04/2010 | 23h30
Manifestação dos Carnavalesco na Campos Luz,por falta de Verda Foto mauro de Souza.jpg (269)   Desde às 21h, representantes de agremiações e da Prefeitura de Campos estão reunidos no Teatro Trianon para tentarem chegar a uma solução para o impasse que se tornou o Carnaval deste ano. Mais cedo, o protesto foi na CamposLuz. Algumas escolas falam em não desfilar, porque a verba pública — prometida para no máximo até hoje — está na conta do fiel depositário (o Grêmio Recreativo Alvi-Anil), mas não poderá ser descontado já que amanhã é feriado. Com isso, apenas na quinta-feira — dia do início da folia fora de época — o dinheiro poderá estar nas mãos das escolas e bois.
Comentar
Compartilhe
É o Pet
20/04/2010 | 01h22
foto_petkovic_01 Mesmo isolado no Flamengo, o craque Petkovic será homenageado nesta terça-feira, às 11h, em Brasília, no Hall do Palácio do Itamaraty, onde receberá das mãos do presidente da República, Lula, a insígnia de Oficial da Ordem de Rio Branco.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura libera verba
19/04/2010 | 17h30
A Prefeitura liberou essa tarde a verba para as agremiações que estarão no Carnaval que começa depois de amanhã. Antes tarde...
Comentar
Compartilhe
Dengue em SJB
19/04/2010 | 15h47
Enquanto as atenções se voltam para a gripe suína, na região outra velha inimiga está presente: a dengue. O Centro de Referência da doença, em Campos, tem recebido pacientes de outros municípios. Só de São João da Barra são quatro, segundo informações, hemorrágicos. Não se pode descuidar. Atualizado: Segundo a apuração da repórter Valquiria Azevedo, são três os casos de dengue hemorrágica internados no Centro de Referência.
Comentar
Compartilhe
Carnaval e verba fora de época
19/04/2010 | 00h15
O Carnaval de Campos começa daqui a três dias e as agremiações ainda não receberam a verba da Prefeitura. A promessa era para receberem desde semana passada, mas, até agora, nada. Alguns integrantes falam até em manifestação. Não entendo muito de Canaval, mas o correto não seria que esse dinheiro fosse entregue com antecedência para que as coisas não saíssem direito? E, não sendo, não deveria pelo menos haver uma data programada? Se o problema é a falta de documentação das escolas, por que não foi resolvido antes e não na véspera. Escolas do Rio estarão presentes, embora ainda não tenha sido divulgado o valor, além de a reportagem da Folha não ter obtido resposta sobre esse questionamento, em matéria publicada domingo. As de Campos, como na maioria dos anos, são obrigadas a improvisar.
Comentar
Compartilhe
Porque o Flamengo perdeu
18/04/2010 | 21h55
Flamengo e Botafogo Foto de Marcelo Regua Ag O Dia.jpg (3) Não é difícil saber porque o Flamengo não conseguiu vencer a competição. O "Império do Amor" começou a ruir assim que surgiu. Era muita festa e pouca seriedade, pouquíssimo empenho. E, então, começaram a aparecer os escândalos e desentendimentos. Primeiro com Pet, cuja repreensão parece aqueles castigos de pais descompensados: duram um tempo sem fim. Resultado? A criança perde a "vergonha" e começa a fazer birra. Perde o respeito. Em seguida, Marcos Braz disse que só Adriano e Love tinham privilégios no Flamengo. Ninguém deveria ter privilégios e, se tivessem, não deveriam ser explicitados em nível nacional. Depois, o velho drama de Adriano, os sumiços, as brigas com a noiva, a vida obscura. Um jornal carioca, aliás, fez uma ampla matéria sobre essa vida e as festas bizarras que seriam promovidas por Adriano. E aí seguiu, em um rolo sem fim, Vagner Love, Bruno brigando com Pet, Adriano (!) conversando com ambos. E Andrade, ao que parece, sem pulso e pressionado pela diretoria. Não sou especialista em futebol, mas com toda essa questão psicológica e falta de compromisso dos jogadores só poderia ter resultado nisso.
Comentar
Compartilhe
Arnaldo é operado
18/04/2010 | 04h00
Arnaldo VianaO deputado federal Arnaldo Vianna, presidente do PDT em Campos, passou por uma cirurgia de redução de estômago sexta-feira, no Hospital da Unimed, conforme revela, com exclusividade, a coluna Ponto Final, da Folha da Manhã, na edição de hoje, domingo. Arnaldo, segundo informações, passa bem e receberá alta nos próximos dias. Há uma semana, na Feijoada da Folha, o deputado afirmou que a campanha desse ano será mais facil que a anterior - quando disputou a Prefeitura de Campos com Rosinha Garotinho -  já que os problemas de saúde pelos quais ele passava na campanha de 2008 já foram sanados após outra cirurgia, a que retirou cálculos na vesícula. Agora, então, com menos peso e novo visual, Arnaldo terá bastante disposição na busca pelos votos...
Comentar
Compartilhe
Morre ex-vereador de SJB
17/04/2010 | 19h22
O ex-vereador de São João da Barra, José Pinto, faleceu na tarde de hoje em Campos. Nome muito conhecido na política regional, José Pinto era pai do vereador de São Francisco, José Pinto Filho, o “Pintinho” e tio da prefeita Carla Machado. O velório está acontecendo na capela da Santa Casa, em frente ao cemiterio do Caju.
Comentar
Compartilhe
Garotinho cinquentinha
16/04/2010 | 17h25
Rosinha e Garotinho em Campos1SR (224)   O ex-governador Anthony Garotinho completa 50 anos domingo, quando deverá lançar sua pré-candidatura ao Governo do Estado, durante convenção do PR, no Rio. Em Campos, segundo fala o blog de Fabiano Venâncio aqui, Garotinho será homenageado com um jantar essa noite e o programa Palavra de Paz, de acordo com o jornalista Jane Nunes (aqui), será apresentado essa noite da praça São Salvador, onde se apresentarão várias atrações evengélicas. Garotinho é um dos proprietários do Palavra de Paz.
Comentar
Compartilhe
Mais casas em SJB
16/04/2010 | 16h32
A Câmara de São João da Barra aprovou em caráter de urgência, nesta última quinta-feira, 15, a implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida, para a reforma, ampliação e construção de casas populares no município. O Programa, que é financiado pelo Governo Federal, disponibilizará R$ 1.140.000,00, que atenderá aproximadamente 80 famílias. A conclusão das obras é de 12 meses contados a partir da assinatura dos contratos com os beneficiários. (Da assessoria de imprensa)
Comentar
Compartilhe
Avião de Dilma sofre acidente ao decolar
15/04/2010 | 22h27
De acordo com o jornal O Dia e a rádio CBN, o avião da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, bateu a asa em um veículo enquanto taxiava no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes de decolar em direção ao Rio Grande do Sul, na noite de quarta-feira. Ninguém ficou ferido e todos tiveram que deixar a aeronave. O avião passou por uma vistoria. A ex-ministra passou a noite na capital paulista e decolou em direção ao RS na manhã desta quinta. Ela deve ficar no Estado gaúcho até o sábado.
Comentar
Compartilhe
Táxis do município?
15/04/2010 | 19h16
TAXI Embora o assunto não seja factual, estava de férias e só agora estou retomando aos poucos a rotina. Como ouvi muitas críticas nas ruas, o assunto vale a pena ser abordado. Boa a iniciativa da Prefeitura em padronizar os táxis que circulam na cidade, o que irá melhorar a identificação visual, além de outros benefícios. Porém, pintar com as cores de marketing da própria Prefeitura é uma péssima idéia. Os veículos são particulares, não do município. A cor escolhida deveria ser uma que não pudesse sugerir a ligação — não existente — com a Prefeitura.
Comentar
Compartilhe
Pérolas do Enem
15/04/2010 | 17h34
Se o futuro do Brasil está na educação.... O tema da redação do Enem 2009 foi *Aquecimento Global*, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão: 1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."(percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio) 2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa) 3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível) 4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!) 5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição) 6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei) 7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem) 8)"A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."(o verdadeiro milagre da vida) 9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa) 10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável) 11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves) 12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém) 13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?) 14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica) 15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor) 16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões) 17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?) 18) "Paremos e reflitemos." (beleza) 19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?) 20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio) 21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana) 22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?) 23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores) 24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras) 25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça") 26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!) 27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática) 28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores) 29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima) 30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!) 31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização) 32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus) 33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles) 34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god) 35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)
Comentar
Compartilhe
Só psicografando?
14/04/2010 | 21h24
SESSÃO DA cÂMARA ,RS O clique de Rodrigo Silveira mostra que, em tempos de Chico Xavier, parece que o vereador Jorge Magal vai precisar de ajuda "de cima" para responder a todos os requerimentos feitos pela oposição (agora reforçada por Ilsan Viana), e ontem até por um da situação, cobrando informações sobre questões do governo Rosinha como obras, educação, saúde...
Comentar
Compartilhe
Mais de 13 mil inscritos no concurso de SJB
14/04/2010 | 16h16
Mais de 13 mil candidatos se inscreveram para o concurso público na área da Educação, em São João da Barra. O número foi divulgado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Uni-Rio, responsável pelo processo seletivo. Na primeira etapa de inscrições foram realizadas 10.825 inscrições, mas efetivadas (pagas) 9.606; na segunda etapa, realizada entre 1º de março e 5 de abril, foram 4.309 novos inscritos, totalizando 13.915 inscritos, com uma relação de 31,26 candidatos por vaga. As objetivas estão previstas para acontecer durante apenas um final de semana, enquanto a prova de títulos, será no dia 30 de maio. Caso o cronograma seja mantido, os gabaritos definitivos serão divulgados no dia 25 de junho e a homologação do resultado final está previsto dia 23 de setembro. Confira, abaixo, o número de candidatos e as vagas disponíveis para cada cargo: Assistente social – 510 inscritos /03 vagas; Auxiliar de creche – 3728 inscritos/20 vagas; Professor I (Ciências) – 443 inscritos/19 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (Educação Artística) – 97 inscritos / 19 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (Educação Física) – 457 inscritos/20 vagas; Professor I (Espanhol) – 95 inscritos/14 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (Geografia) – 229 inscritos/19 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (História) – 290 inscritos/19 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (Inglês) – 146 inscritos/19 vagas e uma para portadores de deficiência; Professor I (Matemática) – 331 inscritos/30 vagas e cinco para portadores de deficiência; Professor I (Música) – 10 inscritos/08 vagas e duas para portadores de deficiência; Professor I (Português) – 361inscritos/30 vagas e cinco para portadores de deficiência; Professor II (do 1º ao 5º ano) – 1.235 inscritos/32 vagas e quatro para portadores de deficiência; Professor II (atendimento à educação especial) – 68 inscritos/sete vagas; Professor II (Educação Infantil – Creche) – 513 inscritos/30 vagas; Professor II (Educação Infantil – Pré-Escola) – 607 inscritos/25 vagas; Bibliotecário – 24 inscritos/02 vagas; Contador – 23 inscritos/uma vaga; Fisioterapeuta – 557 inscritos/três vagas; Musicoterapeuta – 10 inscritos/duas vagas; Orientador educacional – 176 inscritos/20 vagas; Pedagogo – 352 inscritos/25 vagas; Psicólogo – 379 inscritos/três vagas; Inspetor de Alunos – 2.696 inscritos/20 vagas; Nutricionista – 145 inscritos/três vagas; Psicopedagogo – 135 inscritos/10 vagas; Supervisor de ensino – 298 inscritos/20 vagas. (Da assessoria)
Comentar
Compartilhe
Rosinha com Garotinho
14/04/2010 | 14h59
Posse_da_Prefeita_Rosinha,01-01-09,LB_(128) O ex-governador Anthony Garotinho lança sua pré-candidatura ao Governo do Estado no próximo domingo, durante o Congresso Estadual do PR, que promete reunir cinco mil pessoas no Vivo Rio. Embora seja do PMDB, que tem como pré-candidato o governador Sérgio Cabral, a prefeita Rosinha não tem dúvidas ao lado de quem estará na campanha: "Acima de qualquer coisa está a família. A própria Constituição garante isso", afirmou durante a Feijoada da Folha.
Comentar
Compartilhe
Mais um vereador na região
13/04/2010 | 17h30
Além de Campos, outra cidade da região tem um novo vereador: Quissamã. Miltom Pessanha, o Quim, conseguiu na Justiça assumir o mandato de vereador depois de um ano e três meses depois das eleições municipais. Com a posse de Quim Pessanha a coligação formada pelos partidos PSDB, PMN, PRB, PT e PDT, passa a contar a maioria das cadeira do Legislativo, com quatro vereadores, Fátima (PT), Marcinho Pessanha (PMN), Edi da Silva (PRB) e Quim (PSDB).
Comentar
Compartilhe
Eles só pensam em beijar, beijar, beijar...
13/04/2010 | 10h45
Hoje é o Dia do beijo. E para celebrar, nada melhor, além é claro de beijar, do que lembrar beijos famosos e que povoaram a imaginação de milhões de pessoas pelo mundo... aranha damaevagabundo a-um-passo e-o-vento
Comentar
Compartilhe
Cinquentinha em segredo de justiça
12/04/2010 | 17h08
A operação Cinquentinha completa amanhã um ano e, ao contrário da época em que foi deflagrada e depois, no decorrer das investigações, agora segue em segredo de justiça. O juiz Leonardo Gradmasson decretou o sigilo, segundo informações, para não atrapalhar as investigações. No início de março, o juiz aceitou a denúncia oferecida pelo promotor José Luiz Pimentel contra 21 pessoas envolvidas no caso da suposta compra de votos no distrito de Vila Nova, que originou a “Cinquentinha”. Entre os denunciados estão o ex-subsecretário adjunto de Governo, Thiago Calil, seu pai Geraldo Calil e o ex-supervisor de Serviços Municipais, Assis Gomes da Silva Neto. Porém, o juiz não se manifestou a respeito de outros requerimentos na mesma denúncia, como o pedido de extração de cópias do processo para remessa à Delegacia da Polícia Federal (DPF) para que fosse apurada a origem do dinheiro e a remessa de cópia também ao procurador-regional eleitoral para apurar se houve participação ou não da hoje prefeita Rosinha Garotinho que, segundo a Polícia Federal, foi beneficiada pelo esquema.
Comentar
Compartilhe
De volta
12/04/2010 | 16h15
S4022136 Depois de uma breve ausência, aqui estou, de novo, para dividir opiniões, impressões e sentimentos com vocês. Mas olhe que, nas férias, não esqueci da Curva, e encontrei um bar com o nome da coluna e do blog. Aliás, há alguns anos, Aluysio já havia me presenteado com a foto do local. A imagem não está muito boa, em função da correria para fazer o registro.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]