STF: um só documento para votar
30/09/2010 | 17h07
Faltando apenas três dias para as eleições gerais, por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento da liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467 e adotou o entendimento de que os eleitores podem apresentar apenas o documento com foto no momento da votação. Ou seja, somente trará obstáculo ao exercício do voto caso deixe de ser exibido documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, trabalho ou motorista, passaporte). A decisão foi tomada no julgamento da ação proposta pelo PT contra a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições, sendo o título eleitoral e um documento de identidade, exigência criada em 2009, pela Lei 12.034, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97. Oito ministros votaram no sentido de dar ao artigo 91-A da lei o entendimento de que apenas a ausência do documento com foto poderia impedir o eleitor de votar. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso. (Com Ascom: STF)
Comentar
Compartilhe
Faltam três dias para as eleições...
30/09/2010 | 11h02
Faltam três dias para as eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, hoje é o último dia para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ainda de acordo com o calendário, os cerca de 22 mil candidatos ao pleito também só podem promover comícios, reuniões públicas e utilizar aparelhagem de sonorização fixa até hoje. Salvo-conduto A partir de hoje, o juiz eleitoral ou presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.
Comentar
Compartilhe
Palestras sobre doenças renais e transplantes
30/09/2010 | 10h55
A Associação Amigos do Rim e a Liga Acadêmica de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Campos estão co-organizando a 1a Jornada de Nefrologia.   Este evento está ocorrendo hoje, amanhã e sexta (29 e 30/9 e 1/10), no auditório da Faculdade de Medicina.   Serão 5 palestras sobre temas ligados à prevenção e tratamento de doenças renais e transplante renal.   Os palestrantes são nefrologistas e professores de Campos dos Goytacazes e do Rio de Janeiro.  O objetivo deste evento (que deverá se repetir nos próximos anos) é melhorar a formação em Nefrologia dos futuros médicos da nossa região, o que facilitará a prevenção de doenças renais na população em geral e favorecerá a formação de mais especialistas em Nefrologia. Em breve, os Amigos do Rim promoverão eventos similares para melhorar a formação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais da nossa cidade. Mais informações podem ser obtidas com as líderes da Liga Acadêmica (Monique e Nathalia), nos telefones 9875-1136 ou 9206-0886, ou comigo (8813-6863). (Divulgação)
Comentar
Compartilhe
TSE nega eleições suplementares em Valença domingo
29/09/2010 | 12h35
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão administrativa desta terça-feira (28), pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para realizar, no próximo domingo (3), eleições suplementares no município de Valença, para eleger o novo prefeito, em conjunto com as eleições gerais. O pedido foi negado pelo relator, ministro Marco Aurélio, que considerou imprópria a junção das duas modalidades de eleição, o que repercutiria na vontade dos eleitores. Os demais ministros seguiram o relator. O pedido foi negado, seguindo o entendimento do TSE de que eleições suplementares não poderão acontecer mais no segundo semestre do ano em que houver eleições gerais. Outro exemplo é Campos, onde o presidente do TRE pretendia marcar eleição após o primeiro turno. Mas com a resolução do TSE, ela ficará (se houver) para o próximo ano. Hoje, o presidente da Câmara, Rogério Matoso, estará com o presidente do TRE, desembargador Nametala Jorge, para conversar sobre  assunto. Leia mais aqui, aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Ibope: Dilma com 50% e Serra com 27%
29/09/2010 | 11h33
Pesquisa Ibope divulgada hoje mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, se mantém estável e com 50% das intenções de voto venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. De acordo com o levantamento, o candidato do PSDB, José Serra, caiu um ponto e agora tem 27% enquanto Marina Silva, do PV, subiu um ponto e soma 13%. Os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 4%. Indecisos também têm 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (Fonte Globo Online)
Comentar
Compartilhe
TSE envia outro barrado pelo Ficha Limpa ao STF
28/09/2010 | 20h45
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, enviou para o Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de segunda-feira (27), o Recurso Extraordinário apresentado pelo candidato a deputado estadual no Ceará Francisco das Chagas (PSB) contra decisão da Corte Eleitoral sobre a Lei da Ficha Limpa. Esse é o segundo processo remetido ao STF que trata da aplicação da nova lei (Lei Complementar 135/2010). No TSE, o processo de Francisco das Chagas foi o primeiro caso concreto analisado pelos ministros sobre lei. Nesse julgamento, concluído no dia 25 de agosto, a Corte Eleitoral decidiu, por 5 votos a 2, que a Lei da Ficha Limpa não viola o princípio da anterioridade ou anualidade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Ou seja, ela pode ser aplicada para estas eleições. Francisco das Chagas recorreu ao TSE porque foi considerado inelegível e teve seu registro indeferido diante de condenação por captação ilícita de votos. A condenação transitou em julgado em 2006 e ele foi considerado inelegível por três anos, a contar das eleições de 2004, quando foi acusado e julgado pelo crime. Na ocasião, Francisco das Chagas disputava o cargo de vereador pelo município de Itapipoca (CE). A partir da edição da Lei da Ficha Limpa, sua condição de inelegível passou de três para oito anos. A defesa dele contestou a aplicação da lei para condenações passadas, com a consequente ampliação do prazo de inelegibilidade. Mas o argumento foi rechaçado pelo Tribunal. Também por maioria (5x2) de votos, o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa pode alcançar casos anteriores à sua vigência para alterar período de inelegibilidade. (Ascom TSE) Decisão sobre indecisão -Amanhã, os ministros do STF vão tentar decidir se vão decidir antes da eleição de domingo, a aplicabilidade ou não do Ficha Limpa para a eleição deste ano.
Comentar
Compartilhe
A partir de hoje eleitor não pode ser preso
28/09/2010 | 12h07
Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2010, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de outubro. A partir de hoje (28), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18,  Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito.
Comentar
Compartilhe
Campos é o ponto "mais sensível" do Estado
27/09/2010 | 12h44
O delegado Paulo Cassiano Júnior anunciou, hoje pela manhã, o esquema de segurança para as eleições que acontecem no próximo domingo. Vigilância 24 horas no Aeroporto Bartholomeu Lysandro, reforço no efetivo e criação de duas unidades extras — uma em Itaperuna e outra em Santo Antônio de Pádua — , com objetivo de desafogar a DPF de Campos, estão entre as medidas anunciadas. O delegado informou que o município de Campos, por seu histórico, é considerado o ponto mais sensível do Estado.
Comentar
Compartilhe
Wilson Cabral: "Campos não pode viver eternamente em clima de eleição"
26/09/2010 | 12h06
 Wilson Cabral  Candidato à reeleição pelo PSB, o deputado estadual Wilson Cabral – líder do partido na Assembléia Legislativa – tem se desdobrado entre os trabalhos na Alerj e uma agenda cheia, percorrendo os municípios da região, na busca por mais um mandato. Nessa busca, o parlamentar fez diversas parcerias, entre elas, com o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), cujos grupos políticos haviam se distanciado em 2008, na campanha para a Prefeitura de Campos. Wilson revela que a aproximação foi natural, em função da identificação dos próprios eleitores. Sobre o ex-prefeito Alexandre Mocaiber - ex-aliado – Wilson admite divergências políticas: “discordo de vários posicionamentos”. A respeito de uma possível eleição suplementar, o deputado ratifica a necessidade de ela ser direta, fala que o convite feito pelo prefeito interino Nelson Nahim precisa ser discutido pelo partido em nível estadual e destaca: “A população tem sido prejudicada com esse eterno clima de campanha. O prefeito tem que trabalhar pelo bem da cidade e não ficar ininterruptamente em clima de eleição. Campos não pode viver eternamente em clima de campanha”.  Blog – O senhor, nessa campanha pela reeleição, tem feito diversas “dobradinhas” com vários candidatos a deputado federal. Isso não pode acabar causado dúvidas em seus eleitores? Deputado Wilson Cabral – Os candidatos com quem estamos fazendo dobradinhas são todos da coligação de apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral. São candidatos que, entendendo nosso trabalho, nosso afinco e a força de nosso grupo político, se colocaram à disposição para fazer parcerias. Sou líder do PSB na Assembléia Legislativa e esses candidatos são expoentes de seus partidos e da coligação de Sérgio Cabral. Com o senso de responsabilidade que o mandato me dá não posso fechar portas para quem defende os interesses da população de Campos. Isso acontece com diversos deputados, até porque o voto não é vinculado. Tenho lideranças políticas que já trabalharam com diversos outros deputados, não poderia impor que deixassem de fazer isso. Além do mais, a dobrada está mais na opção feita pelo eleitor.   Blog – A eleição de 2008 deixou várias marcas, em vários partidos. O PSB foi um deles. Como está o PSB de Campos, que tem o senhor e o ex-prefeito Alexandre Mocaiber como duas correntes opostas? Wilson Cabral – O PSB em Campos tem, internamente, profundas divergências políticas de posicionamento. Não é nada pessoal, apenas no campo político. Discordo de alguns posicionamentos já de certo tempo. Tentamos um diálogo, mas não foi possível. Por minha formação pessoal, respeito as pessoas, sejam adversárias políticas ou não. Porém, também por minha formação, não posso aceitar certas situações que ocorreram. Eu, assim como outros integrantes da sigla, em função da condução do partido. Nossa sigla é forte no Brasil, no Estado do Rio e deveria ser, também, em Campos, mas houve vários fatos que não foram benéficos para o partido e para a própria cidade. Porém, tenho certeza que, com o passar do tempo, ele será reestruturado.   Blog – A gente falou em parceria. Uma que o senhor fez e causou certa surpresa é com o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), já que, após a eleição de 2008, houve um distanciamento entre o PSB e o PDT. Wilson Cabral – Em 2006, fomos os mais votados de nossos partidos, Arnaldo para deputado federal, eu para deputado estadual. Nós dois somos médicos, temos a mesma formação. Por isso, há uma tendência natural de que nossos eleitores reconheçam nosso trabalho em prol do município e criem uma identidade entre nós. Também existe uma aproximação natural por fazermos parte de uma mesma coligação, a que apóia a reeleição do governador Sérgio Cabral.   Blog – Com todas essas parcerias, com o trabalho de seu grupo político, como está sua campanha? Wilson Cabral – Está empolgante. O carinho que recebo das pessoas nas ruas é de emocionar. Eu tenho honra de ser deputado, representando Campos e outros municípios da região. Campos é uma cidade de pessoas boas, trabalhadoras e que, apesar de todos os dissabores que tem enfrentado, ainda participa do processo político. É a cidade que amo, que criei meus filhos. Tenho 27 anos de Medicina. Defendo meu mandato com a mesma veemência com que sempre defendi minha profissão. Tenho oito leis aprovadas e em vigor, como, por exemplo, a que reduz em até 50% o valor de produtos de higiene na cesta básica, a que obriga a colocação de filtros para contenção de fuligem em usinas e a que criou a carreira de animador cultural na rede estadual de ensino, garantindo a estes profissionais direitos trabalhistas que até então não tinham. Através de indicações legislativas, trouxemos as UPAs para Campos e queremos mais uma, desta vez na Baixada Campista. Também a policlínica para os policiais militares, laboratórios de informática, Centros de Vocação Tecnológica. Também lutamos com afinco pela incorporação do Nova Escola aos salários dos professores e obtivemos o reajuste de até 48% para profissionais que atuam em estabelecimentos de Saúde.   Blog – O senhor falou anteriormente que Campos não merece situações pelas quais tem passado. Como avalia a situação política da cidade?  E o convite feito pelo prefeito Nelson Nahim (PR) ao vereador de seu partido, Abdu Neme, para ser vice em uma chapa com ele, conforme revelou o Blog “Opiniões” (aqui). Wilson Cabral – Tenho percebido que, tanto na classe política, quanto na população em geral, há certa consternação. Campos não merece o que tem passado. A história de Campos não poderia ser manchada como tem sido. A perspectiva de uma nova eleição existe e, se ocorrer, é fundamental que seja de maneira direta. Sobre o convite, respeito, mas essa decisão tem que ser debatida pela Executiva estadual. De qualquer forma, a pessoa que assumir tem que ter compromisso com seu cargo, respeito aos espaços individuais e uma coisa que parece ser raro na política, amizade para que as portas estejam sempre abertas. Há a necessidade de se fazer política de modo diferente, seguindo essas diretrizes básicas. A Ficha Limpa está aí para também fazer essa diferença. Os eleitores têm que avaliar a trajetória dos candidatos. Não vote nulo, não vote em branco. A cada eleição, tenho certeza que a população vai escolhendo melhor seus representantes. E cobre dos eleitos os resultados. E os eleitos têm que saber que a campanha termina. Campos não pode viver eternamente em clima de eleições. Passado o período de campanha, o compromisso tem que ser governar, administrar. A população tem sido prejudicada com esse eterno clima de campanha. O prefeito tem que trabalhar pelo bem da cidade e não ficar ininterruptamente em clima de eleição.
Comentar
Compartilhe
Eymael em Campos
24/09/2010 | 19h08
Campos receberá segunda-feira o primeiro candidato a presidência nesta campanha: José Maria Eymael, do PSDC. Ele visita o município em companhia do deputado João Peixoto, do mesmo partido. Eymael é dono de uns dos jingles mais conhecidos da campanha "Ey, ey, Eymael, um democrata cristão"
Comentar
Compartilhe
Arnaldo terá nome nas urnas
24/09/2010 | 17h30
O nome de Arnaldo Vianna, candidato à reeleição pelo PDT, estará nas urnas, cuja inseminação termina hoje. Mesmo com o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Arnaldo poderá ser votado porque recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, de acordo com informações do TRE, seus votos não serão divulgados até que o TSE analise seu recurso. Além disso, o nome de Arnaldo consta da lista de candidatos divulgada hoje pelo TRE. Confira abaixo: arnaldo
Comentar
Compartilhe
Arnaldo, Garotinho e Feijó com chances, diz levantamento do Diap
24/09/2010 | 13h53
Um levantamento feito pela assessoria parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que nenhum dos candidatos de Macaé tem chance de obter uma vaga na Câmara Federal. De acordo com o Diap, dos 5.965 candidatos a deputado federal no país, apenas 812 possuem chances reais de disputar as 513 vagas disponíveis. De Campos, os nomes que aparecem são os do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), do presidente do PR, Anthony Garotinho, e Paulo Feijó, do mesmo partido. Porém, o fato de o nome aparecer na lista, entretanto, não significa garantia de eleição, até porque as coligações e a exigência de quociente eleitoral podem alterar significativamente as chances de candidatos bem posicionados em seus partidos, mas com menor desempenho eleitoral do que outros da mesma coligação. Veja os candidatos do estado que aparecem na lista do Diap. ALESSANDRO MOLON (PT ) ALEXANDRE CARDOSO (PSB) ALEXANDRE SANTOS (PMDB ) ANDREIA ZITO (PSDB) ANTONIO CARLOS BISCAIA (PT ) ARNALDO VIANNA (PDT ) AROLDE DE OLIVEIRA (DEM ) BENEDITA DA SILVA (PT ) BERNARDO ARISTON (PMDB ) BRIZOLA NETO (PDT ) CARLOS EUGÊNIO CLEMENTE (PSB ) CARLOS SANTANA (PT ) CHICO ALENCAR (PSOL ) CHICO D´ANGELO (PT ) DARLEI (PMDB ) DELEY (PSC ) DR. ADILSON SOARES (PR ) DR. PAULO CESAR (PR ) EDMILSON VALENTIM (PC DO B ) EDSON EZEQUIEL (PMDB ) EDSON SANTOS (PT ) EDUARDO CUNHA(PMDB ) FELIPE BORNIER (PHS ) FERNANDO LOPES (PMDB ) FILIPE PEREIRA (PSC ) GAROTINHO (PR) HUGO LEAL (PSC) JAIR BOLSONARO (PP) JANDIRA FEGHALI (PC DO B) JORGE BITTAR (PT ) JULIO LOPES (PP) LEONARDO PICCIANI (PMDB ) LUIZ SÉRGIO (PT ) MACIEL (PHS) MARCELO ITAGIBA (PSDB) MARCELO SERENO (PT) MIRO TEIXEIRA (PDT ) NADER FILHO (PTB) NEILTON MULIM (PR) NELSON BORNIER (PMDB) OTAVIO LEITE (PSDB) PASTOR ISAIAS COIMBRA (PR) PAULO FEIJO (PR) RENATO COZZOLINO (PR) RODRIGO MAIA (DEM) ROMÁRIO (PSB) SIMÃO SESSIM (PP) SIRKIS (PV) SOLANGE ALMEIDA (PMDB) SOLANGE AMARAL (DEM) SUELY (PR) TATI QUEBRA BARRACO (PTC) VITOR PAULO (PRB) VIVALDO BARBOSA (PDT) VLADIMIR (PT) XICO PINTADO (PSB) JEAN WYLLIS (PSOL ) (Fonte: Macaé News)
Comentar
Compartilhe
STF não define sobre Ficha Limpa
24/09/2010 | 01h46
Os ministros do STF debateram durante quase 12 horas e não conseguiram chegar a um consenso sobre a validade para este ano ou não da Lei do Ficha Limpa. Por volta de 1h20, os ministros decidiram suspender a proclamação do resultado do Recurso Extraordinário (RE) 630147, após o empate em 5 votos a 5 no julgamento. A proposta do presidente do STF, Cezar Peluso, foi pela suspensão do julgamento até a nomeação do 11º ministro, já que Eros Grau aposentou-se. O ministro Marco Aurélio chegou a falar que deveriam chamar para votar aquele que ainda não nomeou o ministro — o presidente Lula. O RE foi ajuizado na corte pela defesa de Joaquim Roriz para questionar decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de candidatura de Roriz com base na Lei Complementar (LC) 135/2010 – a chamada Lei da Ficha Limpa. Os ministros voltam a se reunir em sessão extraordinária segunda-feira e talvez o assunto volte à pauta. Caso contrário, os candidatos sem registro ou concorrendo através de liminar, poderão continuar concorrendo, mas, se eleitos, podem não ser diplomados. Bem, 12 horas de muita falação e nada concreto. Votos Votaram pelo Ficha Limpa este ano: Ministros Ayres Britto (relator), Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie. Votaram contra o Ficha Limpa este ano: Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso. (Com assessoria)
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 5 a 5
24/09/2010 | 00h28
Presidente do STF vota a favor de Roriz
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 5 a 4
24/09/2010 | 00h04
Ministro Celso de Mello vota contra Ficha Limpa este ano.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 5 a 3
23/09/2010 | 22h36
Ministro Marco Aurélio vota pelo provimento do recurso de Joaquim Roriz.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 5 a 2
23/09/2010 | 21h15
Ministra Ellen Gracie vota favoravelmente à Ficha Limpa para valer este ano. Só falta um para aprovação.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 4 a 2
23/09/2010 | 20h43
O ministro Gilmar Mendes votou a favor do recurso do ex-governador Joaquim Roriz. Pelo entendimento do ministro, o Ficha Limpa não vale para este ano.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 4 a 1
23/09/2010 | 19h07
Formando a corrente que indefere o RE 630147, o ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o voto do relator para manter o indeferimento do registro de candidatura de Joaquim Roriz ao governo do DF. No momento, o ministro Gilmar Mendes profere seu voto.
Comentar
Compartilhe
Crises partidárias
23/09/2010 | 18h26
O Blog do jornalista Alexandre Bastos traz a informação (aqui) que o candidato a deputado federal Alexandre Farah (PR) foi à Justiça para garantir seu direito de aparecer no horário eleitoral gratuito, já que, segundo ele, apenas o presidente regional do partido, Anthony Garotinho, tem aparecido. Não é apenas o PR que passa pelo problema de "concentrar" as forças em determinados candidatos. No PC do B, o empresário Antônio Marcos dos Santos, o Abud Pneus, também reclama que não aparece nos programas do partido e nem tem recebido a estrutura necessária para a campanha.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: 3 a 1
23/09/2010 | 18h05
Ministro Joaquim Barbosa vota pela Ficha Limpa este ano.
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: Placar 2 a 1
23/09/2010 | 17h24
Para a ministra Carmén Lúcia Antunes Rocha, a Lei da Ficha Limpa promulgada antes das convenções partidárias e dos pedidos de registro de candidatura – que fundamentou o indeferimento do registro de Roriz – “não agrediu a Constituição, muito pelo contrário, apenas cumpriu o que nela está previsto”. Placar: Pelo Ficha Limpa este ano                                                    Contra o Ficha Limpa este ano Ayres Britto, Carmén Lúcia                                                  Dias Toffoli
Comentar
Compartilhe
Ficha Limpa: Placar 1 a 1
23/09/2010 | 16h36
Segundo a votar no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 630147, ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa de Joaquim Roriz contra o indeferimento do seu registro de candidatura ao governo do Distrito Federal com base na Lei Complementar (LC) 135/2010, o ministro Dias Toffoli acaba de se manifestar contra a aplicação da chamada Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Para o ministro, a LC 135/2010 feriu o artigo 16 da Constituição Federal. O recurso questiona a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu o registro do candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, com base na chamada Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em junho último. A decisão se baseou no fato de que em 2007, quando era senador pelo DF, Roriz renunciou ao cargo a poucos dias do conselho de ética do Senado abrir um processo que poderia culminar na cassação de seu mandato. Ontem, no início do julgamento, o ministro Ayres Britto — relator do processo — votou contrário ao recurso de Roriz, mas Toffoli pediu vista, interrompendo o julgamento.
Comentar
Compartilhe
Vote limpo
23/09/2010 | 16h26
O combate à corrupção no meio político e público é o objetivo principal da campanha “Passado sujo não dá futuro. Vote limpo”. O lançamento oficial da campanha, em nível nacional, acontece hoje(23/09) e amanhã, durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), em Salvador-BA. Nela, o MP brasileiro dá dicas de como os eleitores podem avaliar os candidatos e estabelece canais diretos para a população denunciar crimes eleitorais.  A campanha “Passado sujo não dá futuro. Vote Limpo” pretende conscientizar, principalmente, os adolescentes que irão votar pela primeira vez, incentivando os princípios da honestidade e da transparência nos jovens. A iniciativa está ligada à campanha permanente do CNPG: “O que você tem a ver com a corrupção?”.Para o vice-presidente do CNPG da Região Sudeste, o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, “o Programa Nacional de Comunicação do Conselho tem se preocupado em apoiar campanhas não somente de ações de importância para o MP como também de interesse da sociedade”.
Comentar
Compartilhe
Transtornos de jovens debatidos em Campos
23/09/2010 | 12h04
Campos sedia de hoje até sábado, o I Congresso Nacional de Transtornos Neurocomportamentais da Infância e Adolescência, que acontece no Centro de Convenções da Uenf. Entre os temas abordados, Ansiedade, Depressão, Transtorno do Humor Bipolar, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Autismo, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Bullying e além de Inclusão Escolar, Terapia Cognitivo Comportamental. O evento é promovido pelo Instituto Palmares e Abenepi. Mais informações: 99796953.
Comentar
Compartilhe
Campos: Eleição em 2011 e direta
22/09/2010 | 18h35
A eleição suplementar em Campos será realizada em 2011, mas de maneira direta.  A informação é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Nametala Jorge, que esteve ontem em Brasília para pegar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informações sobre a resolução que impede eleição suplementar no segundo semestre em anos em que aconteçam eleições gerais. De acordo com o presidente, a resolução atinge parcialmente Campos, já que a eleição suplementar não será marcada até 31 dezembro. No entanto, a realização ou não de eleição direta depende, diz o desembargador, da Lei Orgânica do Município ou Constituição do Estado. A Lei Orgânica de Campos não é clara em relação à eleição suplementar. Nesse caso, o presidente do TRE afirma que aplica-se a Constituição Estadual, segundo a qual, eleição suplementar até o 3º ano de mandato acontece de forma direta. Isso tudo, é claro, se a prefeita cassada Rosinha Garotinho (PR) não retornar ao cargo antes.
Comentar
Compartilhe
Ministro lê parecer contrário
22/09/2010 | 17h41
O ministro Ayres Brito acaba de ler seu voto constrário à alegação de inconstitucionalidade do ex-governador Joaquim Roriz sobre a lei do Ficha Limpa.
Comentar
Compartilhe
STF julga "Ficha Limpa"
22/09/2010 | 15h46
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza neste momento a sessão em que o ex-governador e candidato ao Governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), questiona decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento de seu registro com base na Lei Complementar (LC 135/2010), a chamada Lei da Ficha Limpa. O julgamento de Roiz pode abrir as portas para outros candidatos que tiveram o registro negado ou concorrem através de liminar, em função da Ficha Limpa. Atualização: Ministro pede vistas e julgamento do Ficha Limpa é adiado, com expectativa de ser retomado amanhã.
Comentar
Compartilhe
Garotinho e Romário lideram no Rio
21/09/2010 | 17h30
Candidatos à Câmara Federal, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o ex-jogador Romário (PSB) lideram as intenções de voto entre os fluminenses. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), divulgada nesta terça-feira, traz o número estimado de votos que cada candidato teria se as eleições fossem realizadas na data da pesquisa. A projeção é calculada a partir do número de citações que cada um teve no levantamento, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro. A projeção do instituto informa que Garotinho pode ter quase 441 mil votos em todo o estado, enquanto Romário teria pouco mais de 127 mil. O deputado estadual Alessandro Molon (PT), que este ano tenta se eleger para a Câmara dos Deputados, aparece em terceiro lugar na pesquisa, com uma projeção de mais de 74 mil votos. A deputada federal Andreia Zito (PSDB) figura em quarto e, segundo o levantamento, teria mais de 70 mil votos. (Fonte: O Globo Online)
Comentar
Compartilhe
Lançamento de livro de José Cândido
21/09/2010 | 14h57
convitelivro
Comentar
Compartilhe
A falta de Renato Barbosa
21/09/2010 | 01h48
Renato Barbosa Como o mundo muda rápido. Essa semana, na quinta-feira, completa um ano da morte do querido vereador Renato Barbosa, até então o nome do PT para eleição a prefeito, que imaginávamos que só iria ocorrer em 2012. Quanta coisa inacreditável aconteceu desde então, mas, com certeza, a mais inacreditável foi a morte tão prematura de Renato. O vereador morreu em acidente na BR 101, quando seguia para trabalhar na Petrobras. Ele deixou três filhos pequenos. Político dos mais sérios e responsáveis, nesses momentos de tanta instabilidade e ânimos constantemente alterados, sem dúvida, fazem falta a sua visão sempre clara, suas ponderações e firmeza de posições.
Comentar
Compartilhe
Presidente do TRE vai a Brasília verificar resolução
20/09/2010 | 19h59
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Nametala Jorge, segue amanhã para Brasília, onde irá se inteirar da resolução que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá editar, proibindo eleições suplementares no 2º semestre dos anos em que ocorrerem eleições gerais. O desembargador vai procurar tirar as dúvidas, por exemplo, se a resolução irá valer já para este ano. Em caso positivo, a eleição suplementar em Campos ficará para 2011, correndo o risco de ser indireta.
Comentar
Compartilhe
ANP deposita Participações Especiais
20/09/2010 | 19h30
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) depositou hoje nas contas da Prefeitura de Campos R$ 327.481,02 em participações especiais. Veja outros municípios: Macaé — R$ 43.002, 49 São João da Barra — R$ 60.629, 35 Quissamã — R$ 5.475,29 Atualização: De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar, o valor é referente a ajustes feitos pela ANP por produção de um poço de petróleo.
Comentar
Compartilhe
Pelas eleições diretas
20/09/2010 | 19h21
O presidente do DEM em Campos, Márcio Costa, foi o entrevistado de hoje do programa Folha no Ar, apresentado pelo jornalista Rodrigo Gonçalves. Márcio reafirmou a determinação do partido de entrar na Justiça para garantir que a possível eleição suplementar aconteça de maneira direta. Ele tinha revelado a intenção em primeira mão ao blog (aqui). Segundo Márcio, a militância do DEM irá realizar, inclusive, manifestações nas ruas, se for necessário: "Não se pode entregar o futuro de um município como Campos, com mais de 300 mil eleitores às mãos de 17 vereadores". Concordo e aqui não está nenhuma crítica pessoal ao Legislativo campista. Mas é um princípio democrático eleger seus representantes.
Comentar
Compartilhe
Não me venha com indiretas
20/09/2010 | 18h08
diretas A campanha de "Diretas Já" lançada pelo jornalista e amigo querido, Joca Muylaert, (aqui) é mais do que atual. Eleição indireta é retrocesso e, se é para Campos ter um novo prefeito, que seja pelo voto direto. Votar é direito adquirido e é bom que a sociedade esteja se manifestando em torno do assunto. Ficar calado ou reclamar depois que baterem o martelo de nada vai adiantar.
Comentar
Compartilhe
Friends, a melhor
20/09/2010 | 15h32
Friends O blog do maravilhoso jornalista Artur Xexéo (aqui) fez uma enquete sobre as melhores séries de humor. A vencedora foi Friends, que conta a história de seis amigos que dividem aventuras e desventuras em Nova York. O episódio final do siticon foi assistido por 52,5 milhões de telespectadores nos EUA, tornando-se a emissão de entretenimento mais vista desde o episódio final de Seinfeld, em 1998. Seis anos após seu final, continua sendo exibida ininterruptamente pela Warner, sempre com ótimos índices de audiência.   Segue a tradução da música de abertura. Só por ela dá para perceber como era (é) o tom da série:
Então ninguém lhe falou que vida era dessa maneira Seu trabalho é uma piada, você está sem grana, seu D.O. A na vida amorosa Está como você sempre esteve preso em segunda marcha Quando não é seu dia, sua semana, seu mês, ou até mesmo ano mas...
 
 Refrão: Eu estarei lá por você Quando a chuva começa a cair Eu estarei lá por você Como eu estive lá antes Eu estarei lá por você Porque você está lá por mim também...
Você ainda esta na cama às dez E o trabalho começou às oito Você tem queimado seu café da manhã Tão longe... As coisas vão indo, ótimas Sua mãe te advertiu que haveriam dias como estes Mas ela não lhe falou quando o mundo trouxe Você até seus joelhos e
Refrão
Ninguém já poderia me conhecer Ninguém já poderia me ver Desde que você é o único que saiba O que é ser como eu Alguém com quem enfrentar o dia Com quem fazer as bagunças Alguém com o quem eu sempre rirei Até mesmo no meu pior, eu sou melhor com você, sim, Está como você sempre esteve preso em segunda marcha Quando não é seu dia, sua semana, seu mês, ou até mesmo ano mas... Eu estarei lá por você Quando a chuva começa a cair Eu estarei lá por você Como eu estive lá antes Eu estarei lá por você Porque você está lá por mim também... Eu estarei lá por você Eu estarei lá por você Eu estarei lá por você, porque você está lá por mim"
Comentar
Compartilhe
TRE começa a inseminar urnas
20/09/2010 | 14h33
Os coordenadores dos 26 Pólos Eleitorais do Estado receberam sábado (18), no auditório da Escola Judiciária Eleitoral, na sede do TRE-RJ, os flash cards para a inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do dia três de outubro. O procedimento de carga terá início na próxima segunda-feira (20) e se estenderá até o dia 27, quando as 36.264 urnas já deverão conter todos os dados de eleitores e candidatos. A atividade será realizada em audiência pública, na presença dos juízes dos pólos e das zonas eleitorais, e de representantes do Ministério Público, de partidos políticos e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de outros interessados. Além dos  flash cards de carga -  cartões de memória utilizados para a instalação dos programas de dados nas urnas -,  foram entregues aos representantes dos pólos lacres e etiquetas de identificação, utilizadas para especificação quanto a que zona, seção e local de votação pertence a urna. Antes da distribuição do material, porém, foi realizada palestra ministrada pelo chefe da Seção de Voto Informatizado (SEVOTE), Antonio Carlos de Oliveira, com toda a orientação necessária ao processo de inseminação e lacre. As dúvidas dos coordenadores foram sanadas também pelo coordenador de logística do tribunal, Fabiano Barbosa. O secretário de Tecnologia da Informação, André Araújo, abriu o evento desejando aos representantes dos pólos sorte nos procedimentos de carga das urnas. (Ascom TRE) Atualização às 19h: Em Campos — cujo pólo compreende, também, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra —a inseminação terá início amanhã às 8h, no ginásio do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Comentar
Compartilhe
Blecaute em Campos
18/09/2010 | 18h34
Um blecaute  parcial atinge Campos e municípios como Macaé, Cabo Frio e Rio das Ostras há quase uma hora. Atualização às 22h04: O blecaute durou quase quatro horas. Segundo informações da Ampla, ele teria sido motivado por problemas provocados pelo mau tempo.
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Macaé pode ser punido por suspeita de coação de servidores
18/09/2010 | 11h59
Em operação comandada pelo responsável pela fiscalização e propaganda no município de Macaé, juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, fiscais da 109ª ZE flagraram o prefeito licenciado da cidade, Riverton Mussi (PMDB), quando ele discursava num palco, ao lado de vereadores e secretários municipais. Realizado em uma casa de eventos, o comício promovia a campanha do irmão do prefeito, deputado federal Adrian Mussi (PMDB), e reunia cerca de 800 pessoas, boa parte servidores e comissionados da Prefeitura. O ato político ocorreu na quarta-feira (15), quando, acompanhados por dois policiais militares, os fiscais fotografaram as autoridades no palco e apreenderam três listagens em que eram requeridos dados pessoais de servidores. O candidato e as lideranças municipais podem ser processados por abuso de poder político, ilícito que pode resultar na cassação do registro de Adrian Mussi e na pena de inelegibilidade para o prefeito, o candidato e todos os vereadores e secretários envolvidos. A operação foi iniciada após a denúncia anônima de que secretários do prefeito Riverton Mussi estariam coagindo servidores municipais a participar de uma reunião política na casa de eventos. Um fiscal da 109ª ZE de Macaé foi ao local averiguar e notou que havia uma lista de controle de presença de servidores. Ao receber o relatório do fiscal, o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva expediu um mandado de busca e apreensão e requisitou uma viatura policial. Quando o juiz, três fiscais e os policiais chegaram ao local, o prefeito concluía o discurso. Neste momento, o vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, bairro de Macaé, ergueu um papel e, desavisadamente, gritou “esta é a lista dos amigos”. Na lista, apreendida em seguida pelos fiscais, estava escrito “minha contribuição para o deputado federal Adrian 1520”. Outras duas listas também foram encontradas no local. Na primeira, anotações descreviam nome, cargo e telefone de 147 pessoas. A segunda estava dividida em colunas com espaços para serem preenchidos com nome, título de eleitor, Zona Eleitoral, seção eleitoral, telefone fixo, celular e email. Além disso, havia uma orientação para que as informações fossem devolvidas até o dia 20 de setembro. O material vai ser encaminhado para exame do Ministério Público Eleitoral (MPE). (Da Ascom TRE) Em tempo, 1) Outros blogs já divulgaram esse release do TRE, mas como eu não tinha feito... 2) Riverton Mussi está licenciado do cargo desde a semana passada, alegando motivos pessoais.
Comentar
Compartilhe
Últimos dias para segunda via de título
18/09/2010 | 11h54
Para exercer o direito ao voto no próximo dia 3 de outubro, os eleitores devem estar munidos do título de eleitor e de um documento oficial com foto. Por isso, os eleitores que não estão de posse do seu título de eleitor têm até a próxima quinta-feira, 23 de setembro para imprimir a segunda via. Para isso, cartórios eleitorais espalhados pelo país estão fazendo plantões, inclusive, aos fins de semana e feriados. A segunda via deve ser pedida no cartório onde o eleitor está inscrito e é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral, com a demonstração de que votou ou justificou a ausência em eleições passadas ou, ainda, que quitou as multas pendentes e que atendeu a eventuais convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar nos trabalhos relativos ao pleito. Já a reimpressão do título pode ser obtida em qualquer cartório eleitoral. Poderão solicitá-la os eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. Documento oficial com foto Além do título, o eleitor terá de apresentar no dia da votação um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade. (Da Ascom TSE)
Comentar
Compartilhe
Eleição indireta é "antidemocrática"
17/09/2010 | 20h32
Presidente do PCB, a professora Graciete Santana disse que uma eleição indireta é antidemocrática: "Na conversa que tivemos com o presidente do TRE, ele demonstrou a vontade de realizar as eleições suplementares ainda este ano. Nosso partido encaminhou ofício à Justiça Eleitoral pedindo a realização de eleições, que tem que ser direta. A população de Campos já passou por tanta coisa. Passará por mais isso?"
Comentar
Compartilhe
Wladimir não acredita em (nenhuma) nova eleição
17/09/2010 | 18h13
Presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho manteve o posicionamento revelado ao jornalista Aluysio Abreu Barbosa, no blog Opiniões (aqui): não acredita na realização de eleições suplementares. Segundo Wladimir, o PR não trabalha com a hipótese de nova eleição porque acredita no retorno da prefeita Rosinha: "Ainda existem várias etapas a serem vencidas no TSE e ainda chegar ao STF. O PR nunca discutiu uma nova eleição para Campos. Só vamos debater sobre fatos concretos"
Comentar
Compartilhe
Presidente do TRE vai ao TSE por eleições
17/09/2010 | 17h20
nametala O presidente do TRE, Nametala Jorge, vai a Brasília para tomar conhecimento da resolução que o TSE irá editar até 3 de outubro e que impede a realização de eleições suplementares no 2º semestre dos anos em que houver eleição geral. Depois disso, o desembargador vai se pronunciar sobre o assuntos e possíveis providências que o TRE poderá tomar para garantir a realização de eleições diretas em Campos.
Comentar
Compartilhe
DEM estuda entrar na Justiça por eleição direta
17/09/2010 | 15h44
Empreiteiro Marcio José Azeredo da Costa-Foto de Antonio Cruz (11) O presidente do DEM, Márcio Costa, classificou como "um erro"  a (possível) eleição indireta em Campos. O Democrata disse que, se for necessário, pretende ir à Justiça para garantir o direito da população de escolher a pessoa que irá governar o município até 2012. Márcio elogiou o governo do prefeito Nelson Nahim e chegou a dizer que espera que ele continue no cargo "mas eleito pelo voto da população". E ressaltou que tem ouvido de sua militância e da própria população elogios ao prefeito interino, principalmente em relação aos avanços na área de Saúde: "Mas os vereadores não podem escolher o prefeito. Esse é um direito da população".
Comentar
Compartilhe
PSDB se posiciona a respeito da eleição
17/09/2010 | 11h33
O presidente local do PSDB, Robson Colla, comentou, agora há pouco, a decisão do TSE em editar resolução para que, em ano de eleição geral, as suplementares só ocorram até julho daquele ano. Em Campos, se a eleição suplementar ocorrer em 2011, ela corre o risco de ser indireta, com a escolha do prefeito feito pelos vereadores. Colla afirmou que o momento é de prudência e espera. Somente quando o TSE se pronunciar oficialmente quanto à questão de Campos é que o PSDB vai, também oficialmente, se pronunciar. Mas, destacou que uma eleição indireta nunca é boa, pois tira da população a chance de escolher seu governante.
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Campos pode ser escolhido apenas por vereadores
16/09/2010 | 23h06
Uma resolução aprovada na noite de hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode levar a eleição suplementar para a Prefeitura de Campos para o próximo ano. Se isso acontecer, existe a possibilidades de o novo prefeito ser escolhido pela Câmara dos Vereadores. A hipótese de eleição indireta para Campos já foi levantada pelo próprío presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a resolução, as eleições suplementares em ano de eleição geral só poderão acontecer até 1º de julho de cada ano. Ela passa a valer a partir de sua publicação o que, segundo a assessoria do TSE, deve acontecer antes do próximo dia 3 de outubro. A informação sobre a aprovação da resolução foi divulgada também no blog de Marcelo Bessa (aqui)
Comentar
Compartilhe
TSE aprova resolução sobre eleição suplementar
16/09/2010 | 22h16
O TSE aprovou essa noite uma resolução que normatiza eleições suplementares em ano de eleição "normal". Elas teriam que ser realizadas até julho de cada ano. Se valer para as eleições 2010 dificilmente haverá eleição suplementar direta para prefeito em Campos.
Comentar
Compartilhe
Advogado de Mocaiber fala
16/09/2010 | 21h31
Um dos advogados do ex-prefeito Alexandre Mocaiber, Antônio Maurício Costa, explicou que, tão logo seu cliente seja notificado, vai oferecer defesa. Segundo Maurício, Mocaiber está tranquilo: "Ele tem a consciência tranquila. Não fez nada de errado".
Comentar
Compartilhe
Bacellar se defende
16/09/2010 | 20h39
Marcos Barcelar,LB (8) O vereador Marcos Bacellar falou agora há pouco por telefone e afirmou que essa mesma denúncia já foi feita pelo Ministério Público de Campos. Ele afirma que vai provar que não tem nada a ver com a contração de pessoal, que levou à denúncia. Bacellar ainda disse estranhar o fato de uma informação desse porte ser divulgada às vésperas da eleição. Ele é candidato a deputado estadual pelo PT do B.
Comentar
Compartilhe
Procurador oferece denúncia contra Mocaiber e vereador Bacellar
16/09/2010 | 18h10
O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, e o Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, ofereceram denúncia, ontem (15/09), à Seção Criminal do Tribunal de Justiça, contra o ex-prefeito de Campos Alexandre Mocaiber, o Vereador Marcos Vieira Bacellar e outras três pessoas (um assessor parlamentar e dois “laranjas”) por crime de responsabilidade. Entre agosto e dezembro de 2007, os denunciados desviaram aproximadamente R$ 283 mil dos cofres públicos por meio de um convênio irregular entre o Município e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Empreendimentos Sociais, Agrícolas, Industriais, Tecnológicos e Educacionais (EMSAITE). (Da assessoria)
Comentar
Compartilhe
Dilma sobe um ponto
16/09/2010 | 12h08
 A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou de 23 para 24 pontos a vantagem sobre o adversário José Serra (PSDB) na corrida eleitoral, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo". A petista, que subiu um ponto em relação ao levantamento anterior , venceria em primeiro turno, com 51% das intenções de voto, contra 27% do tucano, que manteve o mesmo percentual. Marina Silva (PV) aparece com 11%, sem alteração na comparação com a última pesquisa. Os outros seis candidatos não atingiram 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Do jornal O Globo)
Comentar
Compartilhe
Picciani e Lindberg: chapa para irritar
15/09/2010 | 18h17
[caption id="attachment_2369" align="aligncenter" width="300" caption="Foto Rodrigo Silveira"]Foto Rodrigo Silveira[/caption] O governador Sérgio Cabral levou sua política de pacificação também para dentro de sua coligação. Uma reunião na manhã de hoje, em sua casa, selou um acordo entre os candidatos Jorge Picciani (PMDB) e Lindberg Farias (PT). Os dois concorrem a uma vaga ao Senado e vão unificar as campanhas para que os dois saiam vitoriosos. As duas candidaturas são as que têm crescido para o Senado no Rio, segundo levantamentos. Segundo Picciani, que está em Campos hoje, o governador afirmou que o Estado do Rio não pode perder a oportunidade de ter três senadores afinados com o governo e capazes de fortalecer a bancada fluminense. Na reunião também esteve presente o senador Francisco Dornelles (PP), conhecido por sua habilidade em articulações. Sobre as rusgas passadas entre Picciani e Lindberg, o deputado diz que estão superadas e que vão seguir os conselhos de Dornelles: “Vocês estão se conhecendo hoje. Deixem o passado para os historiadores”. Atualização às 20h56: Segundo Picciani, a campanha unificada do PMDB e PT para o Senado vai irritar os adversários: "Eles sabem que juntos somos mais fortes".
Comentar
Compartilhe
Agenda de Picciani em Campos
15/09/2010 | 12h42
Picciani participa de uma série de agendas em Campos nesta quarta-feira, dia 15 O candidato ao Senado da Coligação Juntos pelo Rio, Jorge Picciani (PMDB), estará nesta quarta-feira, 15/09, em Campos dos Goytacazes cumprindo uma série de agendas. Acompanhado do candidato a deputado federal Romário e do deputado estadual Wilson Cabral, que disputa a reeleição pelo PSB, Picciani participa de carreata em Guarus, de reunião com Lideranças no CDL de Campos, caminha à tarde pelo Centro e à noite estará presente em reunião no Sindicato dos Bancários. Para Picciani, é sempre muito bom visitar Campos. "É uma cidade que sempre me recebeu de braços abertos e onde tenho muitos amigos", afirma o presidente licenciado da Alerj. Eleger-se ao Senado com o apoio da cidade, segundo ele, é fundamental. "Quero continuar a trabalhar pelo desenvolvimento de Campos. Na Alerj, aprovamos a redução de impostos, que estimulou a instalação de novas empresas, gerando empregos e renda. Temos pela frente os investimentos do pré-sal que podem contribuir e muito para o desenvolvimento da cidade, além do Porto do Açu na vizinha São João da Barra. Quero somar forças com o senador Francisco Dornelles para lutar pelos royalties do petróleo e reverter uma injustiça histórica que é o pagamento do ICMS no destino e não na origem. São R$ 10 bilhões que perdemos anualmente", ressalta o candidato. Confira, abaixo, a agenda completa: 10 HORAS – CARREATA EM GUARUS – CAMPOS DOS GOYTACAZES LOCAL: CONCENTRAÇÃO: EM FRENTE AO AEROPORTO BARTOLOMEU LISANDRO – RODOVIA BR-101 - CAMPOS-VITÓRIA 13 HORAS – REUNIÃO COM LIDERANÇAS NO CDL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES LOCAL: SEDE DO CDL – AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 274/280 15 HORAS – CAMINHADA NO CENTRO DE CAMPOS DE GOYTACAZES LOCAL: CONCENTRAÇÃO – PRAÇA SÃO SALVADOR 18 HORAS – REUNIÃO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS LOCAL: RUA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO (ANTIGA RUA DO OUVIDOR), 129/133 – CENTRO). (Da assessoria de Picciani)
Comentar
Compartilhe
Carreata em Guarus
15/09/2010 | 12h25
A carreata com o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), candidato ao Senado, Romário, candidato a deputado federal pelo PSB; e Elymar Santos, que disputa uma vaga na Câmara Federal pelo PP, reúne quase dois mil carros em Guarus. Junto com eles, está o deputado estadual Wilson Cabral, candidato à reeleição pelo PSB. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, vereadores de vários municípios, além do presidente da juventudade do PMDB, Marco Antônio, entre outras lideranças, estão prestigando o evento.
Comentar
Compartilhe
Beleza de Campos na novela das 6
14/09/2010 | 23h41
A coisinha linda que que aparece na cena e vem ganhando espaço na novela Escrito nas Estrelas é a pequena Laís, de apenas 2 anos. Na novela ela é a filha do personagem Afonso, cuja esposa não consegue engravidar e ele tem essa filha extra-casamento. Na realidade, a mãe de Laís é Cecília Shimming Riscado, campista, filha de Angela e Gilberto Riscado. A beleza é de família. Laís tem os olhos da bisa, Neide Tinoco, que já foi miss Campos.
Comentar
Compartilhe
Futebol pitoresco
14/09/2010 | 15h27
livro Nome importante no futebol do Goytacaz, time da Rua do Gás, o ex-lateral esquerdo Osvaldino Vieira lança hoje em Campos, às 19h, no Bar do César, na av. Pelinca , seu terceiro livro. “Futebol Pitoresco” é o nome da obra, que enfoca as passagens folclóricas vividas pelo ex-jogador tanto no futebol campista como no capixaba. Osvaldino foi campeão pelo alvi-anil no final da década de 50 e início da de 60 e jogou com meu pai, Rodoval (conhecido como Zé da Ilha), que foi goleiro do Goyta. Aliás, várias passagens "pitorescas" com meu pai são citadas no livro.
Comentar
Compartilhe
Romário e Picciani em Campos
14/09/2010 | 11h29
O craque Romário parece que gosta mesmo de Campos. Depois de visitar o município no último dia 23 de agosto, ele volta amanhã, quarta-feira, para cumprir agenda política junto com o deputado estadual Wilson Cabral, que disputa a reeleição pelo PSB. Do mesmo partido, Romário está concorrendo a deputado federal e já aparece como um dos que terão mais votos no Estado. Os dois candidatos estarão com o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), que é candidato ao Senado. Pela manhã, eles participam de carreata em Guarus, caminham à tarde pelo Centro e à noite participam de reunião no Sindicato dos Bancários.
Comentar
Compartilhe
Pudim: Candidato é Nelson Nahim
13/09/2010 | 18h06
Acabo de falar, por telefone, com o deputado federal Geraldo Pudim (PR). Ele afirma que é prematuro o debate sobre possíveis chapas em uma eleição suplementar: "Creio no retorno da prefeita Rosinha, mas no caso de isso não acontecer, o candidato natural é o prefeito Nelson Nahim". Pudim garante que está focado na sua eleição a deputado estadual: "É o que existe de concreto. O resto é especulação".
Os jornalistas Aluysio Abreu Barbosa (aqui) e Ricardo André Vasconcelos (aqui) falaram em seus blogs sobre a mudança de estratégia do PR em Campos, que recolheu o pessoal que trabalhava pró-Clarissa. A medida seria para não prejudicar Pudim, nome escolhido por Garotinho para uma eventual eleição suplementar.
Comentar
Compartilhe
Sinais do caminho de Campos
13/09/2010 | 14h10
Não podemos ignorar os sinais, diz o escritor Paulo Coelho - quem quiser que torça o nariz. Então, vamos pensar o que sinaliza a vinda do vice-governador Luiz Fernando Pezão - braço direito e, no momento, as pernas do governador Sérgio Cabral a Campos ontem para demonstrar apoio ao deputado federal Arnaldo Vianna, candidato à reeleição e pré-candidato à Prefeitura, como informou o jornalista Alexandre Bastos (aqui). E não foi uma visita rápida. Pezão caminhou na manhã de hoje pelo Centro de Campos com Arnaldo e candidatos a deputados estaduais pela coligação. Agora à tarde eles estarão em São Fidélis, depois Sao João da Barra e a agenda encerra com reunião no Automóvel Clube de Campos.
Comentar
Compartilhe
Começou a disputa
13/09/2010 | 13h44
Em um final de semana muita coisa pode mudar na "dinâmica" política de Campos. Hoje, o jornalista Aluysio Abreu Barbosa, em seu blog Opiniões (aqui), diz que a chapa aquecida do prefeito interino Nelson Nahim (PR) e do vereador Abdu Neme (PSB) pode ter levado o ex-governador Anthony Garotinho a decidir pelo fiel escudeiro, o deputado federal Geraldo Pudim como seu candidato em uma eventual eleição para a Prefeitura de Campos. Nahim - que nunca escondeu o sonho de ser prefeito - vem sendo preterido, eleição após eleição, pelo irmão nas escolhas de seu grupo político para a Prefeitura. De qualquer forma, o embate no PR pode ser apenas o primeiro de muitos que prometem se desenhar para a eleição suplementar.
Comentar
Compartilhe
Gabeira: "Campos é vítima do petróleo"
10/09/2010 | 11h07
O deputado federal Fernando Gabeira, candidato ao Governo do Estado pelo PV, está em Campos, onde passa o dia cumprindo agenda de campanha. Na aqui na Folha, de onde saiu agora há pouco, Gabeira fez um balanço da campanha, dizendo que acredita na possibilidade de um segundo turno. O candidato também fez uma rápida análise da situação política de Campos em relação à questão dos royalties do petróleo e não poupou críticas aos acontecimentos políticos no município: "Campos é um exemplo de município que não é beneficiário dos petróleo. É vítima". Alternância de prefeitos: em relação à questão dos royalties do petróleo: "Campos teve sete prefeitos em seis anos. Isso aconteceria se o município não recebesse esse volume de royalties?" Má utilização: "Como municípios como Campos e Macaé podem ficar em um patamar tão baixo em Educação e Saúde com o volume de royalties que recebem? Isso mostra má utilização dos royalties" Ele concluiu, dizendo que os moradores de Campos precisam saber onde são aplicados os royalties e recuperar a crença na política local.
Comentar
Compartilhe
Riverton licenciado
10/09/2010 | 00h32
O site Ururau traz (aqui) a informação que o prefeito de Macaé, Ríverton Mussi, está licenciado do cargo por 30 dias. Para obter a licença, o prefeito enviou um documento à Câmara Municipal, que aprovou a sua saída. Neste período, quem responde pela prefeitura é a vice-prefeita, Marilena Garcia. O prefeito alegou motivos pessoais para o afastamento.
Comentar
Compartilhe
Gabeira em Campos
10/09/2010 | 00h15
O candidato ao Governo do Estado pelo PV, Fernando Gabeira, estará nesta sexta-feira em Campos para cumprir agenda de campanha ao lado de candidatos de seu partido como Andral Tavares e Sandro Cruz. Ele também vai a outros munícípios da região.
Comentar
Compartilhe
Morte de mãe de ministro adia julgamento
09/09/2010 | 19h30
A morte da mãe do ministro-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, cancelou a sessão de hoje no órgão. A sessão chegou a ser aberta pela vice-presidente, ministra Carmen Lúcia, sendo encerrada em seguida. Assim sendo, o julgamento dos recursos de Arnaldo e Mocaiber só a partir da próxima semana. Atualização às 19h30: Antes da sessão ser interrompida — ela aconteceu rapidamente — os recursos de Arnaldo e Mocaiber já haviam sido retirados de pauta.
Comentar
Compartilhe
Recursos voltam à pauta
09/09/2010 | 15h41
Os recursos dos ex-prefeitos Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber voltaram à pauta de hoje do TSE, depois de não serem chamados ontem em função do grande número de processos julgados.
Comentar
Compartilhe
MP Eleitoral contra prefeita
09/09/2010 | 15h37
A Procuradoria Regional Eleitoral – PRE, encaminhou hoje ao TRE duas ações de investigação judicial eleitoral contra a prefeita de São Gonçalo, Maria Aparecida Panisset, seu irmão, candidato a deputado estadual, Márcio Panisset, ex-secretário municipal de saúde, além do ex-secretário municipal de desenvolvimento, Adolpho Konder Homem de Carvalho Filho, candidato a deputado federal. As ações tiveram por base denúncias do vereador Ricardo Pericar, de São Gonçalo, e solicitam a investigação do uso da máquina pública em favor dos candidatos. Com farta documentação comprovando as práticas abusivas perpetradas pelos políticos, o vereador demonstra o abuso econômico e a conversão da máquina administrativa municipal gonçalense em verdadeiro negócio familiar da família Panisset. As penas previstas para os crimes eleitorais a que se referem estas ações são de perda de mandato e inelegibilidade por 8 anos, para o detentor de mandato político. Para os candidatos prevê-se a inelegibilidade para esta eleição e nos próximos oito anos, cassação do registro de candidatura ou diploma e multa.
Comentar
Compartilhe
TSE adia julgamento de Arnaldo e Mocaiber
08/09/2010 | 21h44
TSE adia para amanhã julgamento de Arnaldo e Mocaiber. O adiamento ocorreu em função do grande número de processos em pauta e na demora na explanação de advogados e ministros em alguns casos analisados.
Comentar
Compartilhe
Admardo não é um dos mais ricos
08/09/2010 | 16h13
O candidato a deputado estadual Admardo Tavares entrou com pedido de retificação parcial da declaração de bens junto ao TRE no último dia 27 de agosto, sob o número 75.094/2010. De acordo com sua advogada, Lana Carolina Ribeiro, por um erro de digitação um imóvel de Admardo apareceu com o valor de R$ 60 milhões, enquanto, na realidade, o valor real é de R$ 60 mil. Por conta desse erro, Dr. Admardo apareceu como um dos 20 candidatos mais ricos do país, segundo matéria  do Estadão Online e reproduzida (aqui) no blog. Atualização às 16h13: O nome correto do candidato é Admardo Tavares, ou Dr. Admardo.
Comentar
Compartilhe
Recurso de Arnaldo e Mocaiber na pauta do TSE
08/09/2010 | 14h21
arnaldo O recurso do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que o condenou à inelegibilidade até 2011 está na pauta de hoje do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualização às 14h21: O recurso do ex-prefeito Alexandre Mocaiber contra a condenação pelo TRE também está na pauta de hoje do TSE.
Comentar
Compartilhe
Peregrino "bombando"
08/09/2010 | 13h46
O ex-governador Anthony Garotinho postou em seu blog (aqui) que seu candidato ao Governo do Estado, Fernando Peregrino está "bombando" nas pesquisas eleitorais. De acordo com Garotinho, pesquisa divulgada essa semana mostra Peregrino com 4% das intenções de votos, mas ele acredita que esse percentual pode ser de 7%, seguindo a margem de erro, ou até 10%, segundo levantamento que Garotinho diz possuir. Mais uns quatro meses de campanha, como já falou Fernando Leite, Peregrino iria fazer um estrago na eleição.
Comentar
Compartilhe
Tirica arrecada mais que Maluf
08/09/2010 | 01h20
Polêmico e repreendido pelo próprio partido por sua campanha - disse na TV que não sabe o que um deputado federal faz, apesar de estar disputando uma vaga na Câmara - o humorista Tiririca é um dos que mais arrecadou verba para campanha se comparado a seus colegas de partido, o PR. Mais que isso, ele supera até nomes famosos da política, como Paulo Maluf. Segundo a prestação de contas divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo, Tiririca arrecadou aproximadamente R$ 594 mil para gastos de campanha. A maior parte dos recursos (R$ 161 mil) foi usada na produção de material impresso, como folhetos e cartilhas. Verba do partido corresponde a 86% do dinheiro que ele declarou, R$ 516 mil. Já Maluf declarou uma arrecadação cerca de R$ 147 mil. Destes, R$ 94 mil vieram do Fundo Partidário. (Jornal do Brasil)
Comentar
Compartilhe
MPE pede multa a Lula, Dilma, Picciani e Cabral
06/09/2010 | 23h26
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou três representações para a aplicação de multa de R$ 15 mil à candidata à presidência da República Dilma Rousseff e sua coligação Para o Brasil Seguir Mudando, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao candidato à reeleição de governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), ao candidato ao Senado pelo estado Jorge Picciani e à coligação Juntos Pelo Rio. De acordo com a vice-procuradora-geral Eleitoral Sandra Cureau, eles veicularam propaganda eleitoral irregular em forma de outdoor em terreno situado na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes (RJ), onde funciona o comitê de campanha de Picciani ao cargo de senador. (Ascom TSE)
Comentar
Compartilhe
Crivella pode usar imagem de Lula
06/09/2010 | 19h53
[caption id="attachment_2294" align="aligncenter" width="300" caption="(Divulgação site Crivella)"](Divulgação site Crivella)[/caption] Por três votos a dois, o TRE-RJ liberou, nesta segunda-feira (06), o uso de imagem e áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito do senador Marcelo Crivella, candidato à reeleição pelo PRB. A decisão se estende ainda às propagandas impressas da chapa encabeçada por Crivella, composta pelos suplentes Eduardo Benedito Lopes e Espedito Monteiro de Almeida. A representação foi proposta em agosto pela coligação “Juntos Pelo Rio”. O relator da representação, juiz Antonio de Toledo Gaspar, e o juiz Leonardo Antonelli votaram contra a veiculação da imagem de Lula. O desembargador Sérgio Lucio de Oliveira e Cruz, o desembargador federal Raldênio Bonifácio e o juiz Luiz de Mello Serra decidiram em favor de Crivella com base no parágrafo 6º do artigo 45 da Lei 9504, a Lei das Eleições. O dispositivo permite ao partido político “utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação no âmbito nacional”. O PRB e o PT integram, em nível nacional, a coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, junto com o PDT, PMDB, PTN, PSC, PR, PTC, PSB e PcdoB.
Comentar
Compartilhe
PDT de SJB com comissão provisória
05/09/2010 | 20h10
O PDT de São João da Barra está sob o comando de comissão provisória. Por indicação do deputado federal Arnaldo Vianna e da vereadora Ilsan Viana - presidente e vice-presidente do PDT em Campos - assumiu Denise Esteves, ligada à prefeita Carla Machado (PMDB). Até então, o PDT era presidido por Ditinho Campista, aliado do ex-prefeito Betinho Dauaire, adversário político de Carla. Betinho aliou-se ao ex-governador Anthony Garotinho. Ao repórter Alexandre Bastos, Ilsan destacou que o PDT está "ao lado de Sérgio Cabral, do deputado Arnaldo e do presidente Lula. Quem não pensa desse modo deve procurar nova legenda". Atualizado às 20h26
Comentar
Compartilhe
Nahim no HGG: "Paciente tem que ser atendido"
04/09/2010 | 14h05
O prefeito Nelson Nahim fez uma visita supresa hoje no Hospital Geral de Guarus (HGG), onde constatou diversas irregularidades, como pacietes no corredor, problemas em transferência e no atendimento. O diretor do HGG, Otávio Cabral, afirmou que a unidade não tem leitos suficientes para internação, recebendo a resposta do prefeito de que não pode haver negativa de atendimento: "Doente é doente, seja sábado, domingo ou feriado. Tem que ser atendido".
Comentar
Compartilhe
Suledil no Governo
03/09/2010 | 19h44
Folha no ar Com Suledil Bernadino Foto Silesio Correa.jpg (14) O professor Suledil Bernardino está respondendo, interinamente, pela secretaria de Governo. Ele está no lugar de Edson Batista, que, por sua vez, substituiu o prefeito interino Nelson Nahim na Câmara dos Vereadores. Suledil disse que recebeu de Nahim a missão de apenas dar continuidade ao trabalho já desenvolvido por Edson.
Comentar
Compartilhe
TRE prende cabos eleitorais
03/09/2010 | 19h30
Uma operação de rotina da fiscalização da propaganda eleitoral em Belford Roxo terminou com a prisão de dois cabos eleitorais da candidata a deputada federal Eliane Pontes Rolim (PT), esposa do prefeito da cidade, Alcides Rolim. Os fiscais da 153ª Zona Eleitoral já haviam apreendido quatro carros de som, que apresentavam problemas no licenciamento anual, quando, incidentalmente, flagraram uma passeata no bairro de Areia Branca. Três trios elétricos desfilavam irregularmente na passeata, um deles trazia a bordo o candidato ao senado Lindberg Faria (PT). Pela legislação eleitoral, este tipo de veículo é permitido apenas para apoio em comícios. A juíza da 153ª ZE, Ana Helena da Silva Rodrigues, mandou que a irregularidade fosse fotografada, o que provocou a reação dos cabos eleitorais. Eles se dirigiram de forma desafiadora aos fiscais do TRE-RJ e os agrediram com palavras de baixo calão. A juíza Ana Helena Rodrigues, então, deu voz de prisão aos cabos eleitorais, que foram levados à Delegacia Civil de Belford Roxo por crime contra a honra e desacato. As fotografias da passeata vão ser enviadas à procuradora regional eleitoral, Silvana Batini. (Ascom TRE)
Comentar
Compartilhe
Dicró no Samba do Mercado
03/09/2010 | 16h46
No próximo dia 15 de setembro, o Mercado Municipal de Campos completa 89 anos. E o Samba no Mercado, que festeja neste dia seu segundo aniversário,  traz uma atração prá lá de especial: Dicró, que além de fazer parte da nata do samba, além se revelou um ótimo apresentador em suas participações divertidíssimas no Fantástico.
Comentar
Compartilhe
TRE apreende carros de som de Garotinho e Peregrino
02/09/2010 | 18h48
A equipe de fiscalização de propaganda do TRE-RJ em Itaperuna apreendeu, na tarde de hoje, cinco carros de som e um trio elétrico que faziam propaganda dos candidatos Fernando Peregrino e Anthony Garotinho, respectivamente candidatos ao governo do Estado e a deputado federal, pelo PR. A apreensão foi determinada pela juíza Sheila Draxler Pereira de Souza, da 107ª zona eleitoral, porque os veículos realizavam carreata pela Avenida Cardoso Moreira, principal logradouro do município, com o som ligado em alto volume, o que contraria a legislação eleitoral. (Fonte Ascom TRE) Atualização às 20h05: Não é o primeiro problema que Garotinho tem com a Justiça Eleitoral, este ano, em função de seus carros de som. Em julho, a fiscalização do TRE-RJ apreendeu, em frente à sede do tribunal, um veículo de propaganda de Garotinho e de sua filha, a candidata a deputada estadual Clarissa Garotinho, ambos do PR.  
Comentar
Compartilhe
Otávio sai?
02/09/2010 | 16h03
Estão cada vez mais fortes os boatos sobre a possível exoneração do diretor geral do Hospital Geral de Guarus (HGG). Otávio Cabral.Segundo fontes, hoje, na secretaria de Saúde, não se falava em outra coisa, dando conta, inclusive de que isso já teria acontecido. Um dos nomes cotados seria o do ex-vereador Geraldo Venâncio, primeiro diretor do HGG. A possível saída de Cabral foi levantada pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa, no blog Opiniões (aqui). Por telefone, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, falou com a repórter Juliana Mérida e negou que Otávio tenha sido exonerado.
Comentar
Compartilhe
Guarda Civil pode entrar em greve
02/09/2010 | 13h17
 Questões trabalhistas que se arrastam ha alguns anos sem solução podem levar os guardas municipais de Campos a entrarem em greve por tempo indeterminado. Termina hoje o prazo de 15 dias dado pelo Ministério Público Estadual à Prefeitura de Campos para que responda a respeito do questionamento feito por guardas municipais sobre o número de horas trabalhadas. De acordo com a associação da categoria, desde 2008, os guardas estão trabalhando 40 horas, enquanto, por lei, deveriam trabalhar 30 horas, como os demais servidores municipais. Eles querem o acerto da carga horária e a reposição das horas trabalhadas a mais. Segunda-feira, em reunião com o secretário de Administração, Fábio Ribeiro, a representante da Associação, Danielle Correa, sugeriu que fosse firmado um TAC no MP sobre o assunto. Mas, caso não cheguem a um acordo, a Guarda Civil Municipal pode cruzar os braços a partir da próxima semana.
Comentar
Compartilhe
Clarissa em SJB
01/09/2010 | 17h57
A vereadora carioca Clarissa Garotinho, candidata a deputada estadual pelo PR, vai ser recebida nesta quinta-feira para um café da manhã na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de São João da Barra (Acisa), no shopping da cidade. O encontro com empresários do município e correligionários está marcado para 9h. Clarissa é a candidata do ex-prefeito Betinho Dauaire.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]