Secretário estadual do Ambiente e procurador em reuniao
17/11/2014 | 05h00
O secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, e o procurador da República, Eduardo Oliveira, estiveram reunidos hoje a tarde em Campos. A pauta foi a abertura do canal em SJB, alternativa para o abastecimento de água no município e que o MPF pediu informações sobre o impacto ambiental. Portinho explicou ao procurador a necessidade da abertura do canal e se comprometeu a enviar nos próximos dias um parecer técnico sobre o assunto. O procurador informou que após estudo desse parecer será possível decidir sobre impactos ou não da obra para o município de São Francisco de Itabapoana, especialmente para a praia de Gargaú. Atualização nas informações.
Comentar
Compartilhe
Saúde do Estado emite alerta para febre do chikungunya
11/11/2014 | 11h02
A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ALERTA para necessidade de divulgação aos serviços de vigilância e assistência ao paciente sobre as ações de controle, fluxos e contatos diante do aparecimento de casos suspeitos de Chikungunya no estado. A Febre do Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por fêmeas de mosquitos do gênero Aedes. O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são os principais vetores. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. Sinais e sintomas A fase aguda ou febril da febre de Chikungunya é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa artralgia. Esta fase dura, em média, até 7 dias. Os pacientes sintomáticos geralmente referem febre elevada de início abrupto, poliartralgia, dor nas costas, cefaleia e fadiga. A poliartralgia tem sido descrita em mais de 90% dos pacientes com Febre de Chikungunya na fase aguda. A dor articular normalmente é poliarticular, simétrica, mas pode haver assimetria. Acomete grandes e pequenas articulações e abrange com maior frequência as regiões mais distais. Na fase aguda também tem sido observado dor ligamentar além de mialgia, principalmente em braços e coxas.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura publica extrato de antecipação dos royalties ao BB
27/11/2014 | 12h35
A prefeitura de Campos publicou no Diário Oficial de hoje a antecipação (ou "venda") dos royalties do petróleo ao Banco do Brasil. O contrato vale a partir de novembro de 2014 até novembro de 2016. Lembre mais sobre a polêmica envolvendo a antecipação aqui. O blog de Fernando Leite publicou primeiro aqui.
Comentar
Compartilhe
Morre ex-ministro Márcio Thomaz Bastos
20/11/2014 | 10h31
  O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã de hoje, aos 79 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar. Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007, durante o governo do ex-presidente Lula. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1958, era um dos principais juristas do país. Advogado criminal, atuou em casos de repercussão, na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.  
Comentar
Compartilhe
Pedido de liberdade de Nahim é deferido
03/11/2014 | 01h52
  A Justiça deferiu o pedido de liberdade do ex-presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim. Ele estava preso desde o último dia 17 de outubro, por, supostamente, ter tentado coagir testemunhas no caso conhecido como "Meninas de Guarus". Nahim e outras quatro pessoas foram detidas. Ele foi transferido para cela especial em Bangu, Rio de Janeiro. Atualização: O ex-presidente da Câmara teve habeas corpus concedido pela desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Nahim estava preso desde o último dia 17 de outubro, por, supostamente, ter tentado atrapalhar as investigações no caso “Meninas de Guarus”. Outras quatro pessoas também foram presas no mesmo dia. Até o fechamento desta edição, às 20h, ainda não havia informação se o ex-vereador já havia sido solto. Com o Habeas Corpus, Nahim poderá responder em liberdade pela suposta “coação no curso do processo”. Ele foi preso em Campos, mas levado para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, segundo informações da secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Outras quatro pessoas foram presas no mesmo dia e uma considerada foragida. Outras 20 pessoas fora  denunciadas pelo Ministério Público Estadual por possível envolvimento no caso. O caso das “Meninas de Guarus” ganhou repercussão em junho de 2009, quando a Polícia Civil descobriu um ponto de exploração sexual e prendeu em flagrante o proprietário do imóvel, além de ter libertado cinco mulheres, sendo três maiores e duas menores, de 16 e 17 anos. A Folha da Manhã publicou com exclusividade a história de prisão e cárcere privado de menores em um hotel e pousada, no Parque Santa Rosa.  
Comentar
Compartilhe
MP vai à escola verificar denúncia de professora
18/11/2014 | 09h22

  A professora Luciana Soares denunciou supostas    irregularidades na obra na escola em que trabalha há oito  anos - a Escola Municipal Jacques Richer, em Campo  Novo. Ela conta que a  obra iniciou em 12 de julho de    2012, mas de  forma muito  morosa e ao custo de R$  1.092.754,29. Em março último  parou de vez, sendo  retomada em setembro, mas com  outra empresa e com  valor de R$ 785.659,96. A mudança de valor e empresa, porém, não significou  mudança de ritmo. A professora disse que continua  bastante lento. No prédio funciona, ainda, a Escola Municipal João Goulart, que era em Venda Nova, porém está em obras. "Depois querem que Campos melhore no Ideb? Como, sem estrutura para professores e alunos?" Luciana denunciou o fato ao TCE, como relata o blog de Fernando Leito, e já o havia feito , também, algumas vezes, segundo ela, ao Ministério Público. Ontem, representantes do órgão estiveram na escola e fotografaram diversas situações. Vamos acompanhar os desbodramentos.
Comentar
Compartilhe
Temperatura de 2015 deve superar 2014
23/11/2014 | 08h50
[caption id="attachment_14467" align="aligncenter" width="300"] Foto: Valmir Oliveira[/caption]   Lembra do verão passado? Extremamente quente, sol sem trégua, janeiro sem chuva, contrariando a tradição. Segundo o Instituto Climatempo, no verão 2015 (estação que começa daqui a quase um mês), as temperaturas serão ainda mais elevadas: Na capital do Estado, em janeiro, a média será de 32ºC. Em fevereiro, 36ºC. Em 2014, a média não superou os 34ºC. Se já estamos vivendo a pior seca já registrada na região Sudeste, a tendência é que a situação piore em 2015, como, aliás, já vem falando o diretor do Comitê do Baixo Paraíba, João Siqueira. É muito preocupante Leia mais em O Globo
Comentar
Compartilhe
Morre ex-ministro da Saúde, Adib Jatene
15/11/2014 | 09h58
  O ex-ministro da Saúde nos governos Collor e Fernando Henrique, o médico Adib Jatene morreu na noite desta sexta-feira, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, desde o dia 22 de setembro, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Jatene era acreano de Xarupi, filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e depois para São Paulo. Na capital paulista, Jatene estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, ele se destacou por ter sido o primeiro a realizar a operação de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba, lecionou anatomia topográfica na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, além das gestões federais como ministro. No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi responsável pela criação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), que nasceu para ajudar a financiar a saúde brasileira. Jatene também deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Jatene foi palestrante e abriu congressos de Clínica Médica do Estado do Rio, entre eles os presididos pelo médico campista Luiz José de Souza.
Comentar
Compartilhe
Uniflu promove amanhã "É de graça na praça"
03/11/2014 | 01h20
Tendo como título "É de Graça na Praça - Informações e Orientações Úteis para o seu Dia-a-Dia", o Centro Univertsitário Fluminense (UNIFLU) promove Ação Social -- de atendimento gratuito a qualquer interessado -- nesta terça-feira (04-11), das 9 às 17 horas, na praça do Santíssimo Salvador. A Reitora Inês Ururahy destaca que a iniciativa visa levar diretamente à comunidade atividades e serviços ensinados e praticados nos cursos oferecidos pelo UNIFLU, estreitando ainda mais as suas relações com a sociedade, que é um dos objetivos da nova Reitoria -- a primeira eleita por voto direto dos estudantes , professores e funcionários – integrada também pelos Pró-Reitores Cristiano Miller (Ensino, Pesquisa e Extensão) e Luiz Rodrigo Côrtes (Administração) Sem nenhum custo, durante todo o dia, qualquer pessoa da comunidade, poderá participar ou receber orientações nas seguintes áreas de formação de graduação do UNIFLU: Curso de Arquitetura e Urbanismo - Orientação e Consultoria sobre uso de materiais para acabamento de construção residencial diversos. Curso de Artes Visuais - Oficinas e apresentação de música, pintura, desenho e produção de brinquedos artesanais. Curso de Direito - Orientações Jurídicas . Curso de Letras e Pedagogia - Orientação para Redação Oficial de Documentos e Oficina de contação de Histórias para crianças. Curso de Odontologia - Atividades de orientação para preservação da Saúde Oral. Curso de Tecnologia em Recursos Humanos - Orientação de Carreira Profissional e elaboração de Currículo Vitae. Curso de Jornalismo - Vai fazer a cobertura jornalística do evento e divulgação, além da documentação audiovisual do evento.  
Comentar
Compartilhe
Mesmo com vitória, eleição na Câmara mostrou racha no grupo rosáceo
04/11/2014 | 02h44
A eleição para a presidência da Câmara, ocorrida na sessão de hoje, como relatado no blog do Bastos aqui, está longe de demonstrar unidade no grupo rosáceo. Além dos governistas Jorge Magal e Gil Viana, que votaram na chapa liderada por Nildo Cardoso, outros demonstraram insatisfação com a conduta da eleição, como no caso de Genásio, que chegou a falar de imposição para que um documento fosse assinado para que o vereador estivesse comprometido a votar na situação e falta de caráter. Líder da situação, Paulo Hirano, "pelo bem do grupo", chegou a por o cargo à disposição, dizendo que estará com a prefeita Rosinha e com o deputado Garotinho enquanto entender que eles estão trabalhando pelo "bem da população". Neném elogiou Edson Batista e disse que deixou os "independentes" porque o grupo não seguiria com a prefeita Rosinha e o deputado Garotinho: "Fui eleito com o apoio deles. Se tem alguém traíra aqui não sou eu". Placar: 16 votos na chapa governista (Edson Batista, Thiago Virgílio, Abdu Neme, Miguelito, Auxiliadora Freitas, Altamir, Alexandre Tadeu, José Carlos, Paulo Hirano, Dona Penha, Neném, Álvaro César, Kellinho, Mauro Silva, Ozéias e Cecília Ribeiro Gomes) X  6 votos para a oposição (Nildo, Fred, Marcão, Rafael, Gil e Magal). Ausências: Dayvison, Albertinho e Genásio chegaram após a votação. Confira os detalhes da eleição para a Mesa Diretora da Câmara no blog do Bastos e na edição de amanhã da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
TRE não vê irregularidade em propaganda de Garotinho por SMS
19/11/2014 | 06h06

  Não houve ilegalidade no envio de mensagens de texto e vídeo para celulares, durante o período eleitoral, com propaganda da candidatura do deputado federal Anthony Garotinho (PR) ao governo do estado. É o que decidiu, por unanimidade, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio na sessão desta terça-feira (18), por entender que o SMS não se equipara ao telemarketing, que é proibido pela legislação. O Ministério Público Eleitoral, que propôs a ação, ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Segundo o relator do processo, desembargador eleitoral Alexandre Chini, a lei é clara ao permitir o envio de mensagens eletrônicas por qualquer meio, desde que haja mecanismo para o destinatário se descadastrar, o que se verificou no caso da propaganda remetida por Garotinho. "Parece-me que as SMS, como mensagens que são, ainda que encaminhadas via telefone, se assemelham muito mais a mensagens eletrônicas do que a um ato de telemarketing. No telemarketing, há, essencialmente, o diálogo verbal, o que não acontece no envio de mensagens por SMS e por WhatsApp", redigiu o magistrado. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Morre o poeta Manoel de Barros
13/11/2014 | 12h03
O escritor cuiabano Manoel de Barros morreu hoje, aos 97 anos. Ele foi internado no dia 24 de outubro no Proncor, em Campo Grande (MS), para uma cirurgia de desobstrução do intestino. A causa da morte ainda não foi divulgada. O escritor completaria 98 anos em 19 de dezembro. Em agosto de 2013, quando perdeu seu segundo filho, o primogênito Pedro, vítima de um AVC (cinco anos depois de João, que morreu num acidente de avião), Manoel de Barros desabou. A filha Martha afirmou, então, que depois da perda, e por causa da idade, “ele estava se apagando como uma velinha”. Uma imagem poética que faz jus a um personagem cuja dedicação aos versos teve o afinco e a simplicidade de quem vê o mundo pela lente da beleza. Nos últimos anos, por conta da saúde debilitada, praticamente não saía de casa, em Campo Grande, sob os cuidados da filha e da mulher, Stella, com quem estava casado desde 1947. No ano passado, antes de completar 97 anos, ainda escreveu o poema “A turma”, e então se recolheu no silêncio. Não conseguia mais escrever e se alimentava com dificuldade. (Fonte: O Globo)  
Comentar
Compartilhe
MP dá parecer favorável à ação contra Pátio Norte e Prefeitura
17/11/2014 | 09h34
  O Ministério Público do Estado deu parecer favorável à Ação Popular, com pedido de liminar, onde o advogado Cléber Tinoco pede a nulidade do contrato do Município com a Pátio Norte, responsável pelo parqueamento e remoção de veículos estacionados de maneira irregular. A liminar pedia a suspensão dos leilões, a proibição de cobrança das taxas e a retomada do serviço pelo Município. A justificativa da Ação é que deveria haver uma lei especifica para regulamentar a ação da Pátio Norte, como manda a Constituição (que diz que já que remuneração dos serviços de guincho e depósito de veículos tem natureza tributária, devendo haver lei específica). Em 1 instância, tutela antecipada contra o município de Campos, o IMTT e a Pátio Norte foi negada por, no entendimento do juiz, haver perigo de descontinuidade do serviço público, prejudicando o sistema viário da municipalidade, entre outros motivos. O Advogado recorreu ao TJ, que enviou ao MP para parecer, este favorável ao acolhimento da Ação e à liminar. Agora é aguardar a decisão no Tribunal de Justiça.
Comentar
Compartilhe
Queda dos royalties foi menor que Cidade da Criança
25/11/2014 | 09h22
Então...

Por Ricardo André Vasconcelos

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

QUEDA DE ARRECADAÇÃO DE ROYALTIES EM 2014 FOI MENOR QUE O CUSTO DA "CIDADE DA CRIANÇA"

Orçada em R$ 10 milhões (aqui) as obras da Cidade da Criança receberam acréscimo de mais R$ 6 milhões (aqui) . Investimento só nesta obra é maior que a queda de arrecadação de royalties do petróleo durante todo o ano de 2014.
O município de Campos recebeu, até o último dia 21 de novembro, menos R$ 15 milhões em royalties e Participação Especial (PE), comparando com o mesmo período do ano passado. Portanto, não é verdadeiro o argumento de "substancial queda de receita" que embasou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal dando à prefeita Rosinha autorização para contrair empréstimo bancário mediante antecipação das receitas futuras de royalties e PE até 31/12/2016.
Com base em informações disponíveis no portal da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Blog detalhou comparativamente, mês a mês e trimestre a trimestre, todos os repasses realizados de janeiro a novembro de 2013 e de janeiro a novembro de 2014. O resultado, conforme quadro abaixo, mostrou que a queda de arrecadação foi de R$ 15.551.830,98 e só registrada agora no último dia 21, quando o pagamento de Participação Especial foi menor cerca de R$ 26 milhões em comparação a o igual período do ano anterior. Nos demais repasses, praticamente em todos, houve ganho de receita no atual exercício.
Num total de R$ 1.2 bilhão que entraram nos cofres municipais este ano, a queda de arrecadação pouco passa de 1%, ou menos que o custo da obra da Cidade da Criança (R$ 16 milhões), no antigo Parque Alzira Vargas,  ou bem menos que o mais recente aditivo à necessária e interminável obra de duplicação de um trecho da RJ 216 (Campos-Goitacazes), ou seja, R$ 23, 5 milhões).
Veja os quadros detalhados.
Valores em amarelo  - recebidos em 2013
Valores em verde     - recebidos em 2014
Valores em azul        - diferença a maior na comparação 2014/2013
Valores em vermelho- diferença a menor na comparação 2014/2013
QUADRO I
ROYALTIES – REPASSES MENSAIS (2013/2014 E DIFERENÇA MÊS A MÊS)
Mês
2013
2014
Diferença (+) (-)
janeiro
R$ 53.978.175,38
R$ 53.835.276,92
(-)  R$    142.898,56
fevereiro
R$ 56.801.215,38
R$ 57.953.592,23
(+) R$ 1.152.376,85
março
R$ 56.362.410,04
R$ 56.282.538,06
(-) R$       79.871,98
abril
R$ 48.253.759,02
R$ 50.507.857,25
(+) R$ 2.254.098,23
maio
R$ 49.232.569,33
R$ 54.412.154,09
(+) R$ 5.179.584,76
junho
R$ 45.240.014,81
R$ 50.101.647,63
(+) R$ 4.861.632,83
julho
R$ 47.060.544,31
R$ 52.586.946,94
(+) R$ 5.526.402,63
agosto
R$ 50.335.491,97
R$ 53.160.764,54
(+) R$ 2.825.272,57
setembro
R$ 53.730.974,62
R$ 54.253.013,48
(+) R$    522.038,86
outubro
R$ 57.897.316,98
R$ 51.691.619,69
(-)  R$ 6.205.697,29
novembro
R$ 56.259.351,77
R$ 50.075.718,30
(-)  R$ 6.183.633,47
TOTAL
R$ 575.151.824,38
R$ 584.861.129,13
(+) R$ 9.709.304,33.
Fonte: www.anp.gov.br
QUADRO II
PARTICIPAÇÃO  ESPECIAL – PE –
REPASSES TRIMESTRAIS (2013/2014 E DIFERENÇA TRIMESTRE A TRIMESTRE)
Mês
2013
2014
Diferença (+) (-)
fevereiro
R$ 188.722.093,82
R$ 182.197.512,80
(-) R$ 6.524.581,02
maio
R$ 161.464.900,57
R$ 161.424.407,93
(-) R$      40.492,64
agosto
R$ 149.800.759,89
R$ 152.666.751,75
(+)R$ 2.865.991,68
novembro
R$ 179.373.500,99
R$  157.811.447,06
(-)R$ 21.562.053,93
TOTAL
R$ 679.361.255,27
R$ 654.100.119,54
(-)R$ 25.261.175,73
QUADRO III –
SALDO POSITIVO DOS REPASSES MENSAIS MENOS SALDO NEGATIVO DOS TRIMESTRAIS – Quadro I – Quadro II
Saldo positivo dos repasses mensais (Quadro I) –                R$   9.979.304.33
Saldo NEGATIVO das PE´S      (Quadro II)    -                 R$ 25.261.135,73
TOTAL (QUEDA DE ARRECADAÇÃO)                         R$ 15.551.830,98
QUADRO IV –
SOMA ROYALTIES _+ PE (2013/2014)
Receita/tipo
2013
2014
Diferença
Royalties
R$ 575.151.824,38
     R$ 584.861.129,13
R$  9.709.304,75
Part. Especial
R$ 679.361.255,27
    R$  654.100.119,54
R$ 25.261.135,73
TOTAL
R$ 1.254.513.079,65
R$ 1.238.961.248,67
R$ 15.551.830,98
Comentar
Compartilhe
Idosa aguarda cirurgia há oito dias no HFM
27/11/2014 | 04h52
E na cidade do orçamento dos R$ 2,5 bilhões... Maria José Correa, de 86 anos, está desde o último dia 19 de novembro internada no Hospital Ferreira Machado (HFM). Ela fraturou o fêmur e, há oito dias, aguarda por uma cirurgia no repouso feminino. A família postou no face, pedindo orações e solidariedade. Resposta do HFM:
A assessoria do Hospital Ferreira Machado enviou resposta ao caso da idosa internada e relatado acima. Sendo assim, menos mal. Agora é torcer por dona Maria José. Confira abaixo a resposta:
Consta do prontuário médico que a paciente em questão está com quadro de anemia, que está sendo tratado. A cirurgia só poderá ser marcada após a anemia estar totalmente sob controle.
Comentar
Compartilhe
Rosinha parabeniza Pudim pela eleição
13/11/2014 | 11h54
Comentar
Compartilhe
Enquanto Campos ameaça negativar, SFI dá desconto de 80% em trbutos
25/11/2014 | 09h55
Enquanto a Prefeitura de Campos avisa que vai negativar contribuintes em débito com tributos municipais, a de São Francisco de Itabapoana dá desconto de 80% para quem quitar IPTU e alvará. Confira abaixo:
A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está concedendo o desconto de 80% nos juros e multas,  em caso de pagamento à vista, aos contribuintes em débito com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e alvará, vencidos nos anos 2011, 2012 e 2013. O prazo final para retirada das guias é até sexta - feira (28/11 ), na prefeitura, situada na entrada da cidade -  Praça Três Poderes.   O secretário de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu, explicou que desde que foi criada a estrutura administrativa da prefeitura, em 1997, existe  uma dívida ativa que chega em torno de 50 milhões. “Essa é uma grande oportunidade para o contribuinte  regularizar o seu saldo devedor. Se caso ele opte em não pagar o débito  à vista,  também poderá ser parcelado em até 36 vezes, mas não receberá desconto, já que há uma lei municipal que autoriza o desconto mês a mês quando o pagamento é efetuado somente à vista”, destacou. Segundo Marcelo, o município de São Francisco de Itabapoana é o mais carente em arrecadação. Isso impossibilita e dificulta mais investimentos na região, como o aumento salarial do servidor. O prefeito Pedrinho Cherene disse que é de extrema importância o pagamento em dia do IPTU e alvará para o aperfeiçoamento das políticas públicas do município. “ É importante sempre lembrar que o município de São Francisco não recebe royalties.  Por isso,  os valores financeiros arrecadados oriundos desses impostos são imprescindíveis  para o progresso sanfranciscano”, ressaltou.
Comentar
Compartilhe
Pezão recebe Neco
17/11/2014 | 03h25
  O prefeito José Amaro de Souza Neco se reuniu na manhã de hoje, com o governador Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro. O estreitamento das relações entre Município e Estado foi o tema do encontro que reuniu também o secretário de Trabalho e Renda do município, Luiz Paulo Madureira, e o chefe de Gabinete, Antônio Neves.
 Entre os pedidos feitos pelo prefeito, está o aumento do efetivo do 8 BPM e doação por parte do governo do Estado de dez leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para compor o Centro de Emergência do município.
Comentar
Compartilhe
Em dia de festa, Movimento Negro retoma luta em Campos
20/11/2014 | 12h36
Lideranças do Movimento Negro de Campos estão reunidas nesse momento em confraternização pelo Dia da Consciência Negra. Haverá churrasco e apresentações de capoeira. Mas, nem tudo é festa (ou somente festa). O evento é o início do que as lideranças pretendem ser uma retomada das discussões envolvendo o movimento. Na pauta, a revitalização do Conselho Municipal de Igualdade Racial, o cumprimento da Lei 10639, que dispõe sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. No próximo ano, o Movimento Negro quer promover no município um encontro de juristas negros, para um debate a respeito da maioridade penal e violência De acordo com Rogério Rodrigues, também será montada uma comissão permanente para que se possa montar um projeto com sugestão de políticas públicas aos candidatos à Prefeitura de Campos em 2016. "Estamos perdendo nossa juventude para a violência, não só em Campos, mas no Brasil inteiro. Teremos Olimpíadas em 2016 e o que está sendo feito pelo Esporte? Hoje é uma data de festa, mas também de reflexão", afirma.
Comentar
Compartilhe
Marcão "A prefeita está vendendo os royalties do petróleo"
18/11/2014 | 11h47
A Câmara dos Vereadores votou agora há pouco o projeto de lei oriundo do Poder Executivo. O projeto 0123/2014 autoriza a prefeita Rosinha a ceder a instituições públicas os recursos dos royalties, participações especiais e compensações oriundas do petróleo e gás natural até 31 de dezembro de 2016. Ao justificar seu voto, o vereador Marcão (PT), afirmou que a prefeita está "vendendo os royalties do petróleo" e essa é mais uma prova de que existe rombo nas contas públicas. "Nenhuma instituição financeira vai financiar a troco de nada. Rombo existe sim. A prefeita está correndo o risco de apropriação indébita", disse o vereador ao listar outros sinais de problemas financeiras no município: Plano de saúde que não atende Plano de Cargos e Salários do funcionalismo não posto em prática Auxilio alimentação congelado RJ 216 há cinco anos em obras e não termina "E agora a prefeita quer colocar o nome dos cidadãos no Serasa. Porque o cidadão está em dificuldades financeiras e, às vezes está devendo IPTU ou ISS. Mas a prefeita deve a todo mundo, não paga e fica tudo por isso mesmo". O petista foi rebatido pelo líder do Governo, Paulo Hirano, que afirmou que a crise é nacional e justificou o projeto com a queda do barril do petróleo: "Conjuntura nacional. Os royalties não estão sendo vendidos. O que está sendo feito é solicitação da antecipação dos royalties. Essas engenharias financeiras de forma que possamos fechar o ano zerados, sem problemas". A mesma justificativa foi utilizada pelo vereador Abdu Neme. Marcão foi acompanhado no voto por Rafael Diniz: "Antes não tinha problemas financeiros. Agora tem. Eles sabem administrar campanha eleitoral, mas não sabem administrar o município". E por Zé Carlos: "Isso é um absurdo, um orçamento quando é feito deve ser com responsabilidade. Porque não  pensou nisso antes. Por que o senhor Suledil, que manda e desmanda, que para mim é maléfico, não pensou nisso antes? A coisa que está sendo feita para tampar rombos".  
Comentar
Compartilhe
Morrem Roberto Bolaños, Chaves e Chapolin
28/11/2014 | 08h05
Morreu aos 85 anos Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados Chaves e Chapolin, disse nesta sexta-feira (28) a rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista. Ele enfrentava problemas de saúde desde 2012, quando foi internado por uma insuficiência respiratória. No dia 10 de novembro, a filha de Bolaños, Paulina Gomez, divulgou uma foto em que o ator usava uma sonda e comentou sobre a saúde debilitada do pai.
Comentar
Compartilhe
Futuro morrendo... até quando?
16/11/2014 | 12h44
[caption id="attachment_14418" align="aligncenter" width="300"] Sepultamento da jovem Elieni da Silva Carvalho que, aos 23 anos, morreu com um tiro no peito em tentativa de assalto - Foto Rodrigo Silveira[/caption]   Inegável que a violência cresce em velocidade diretamente proporcional ao desenvolvimento. Inegável o tráfico e o consumo de droga também são ingredientes explosivos que ajudam impulsionar essa violência. Mas... Até quando vamos assistir nossos jovens morrendo, assassinados em assaltos? Ao morrerem se tornam estatística, mas é o futuro que foi ali interrompido. Futuro médico, futuro engenheiro, futuro prefeito, futuro gari. Qualquer coisa que pudessem querer ser, é o futuro que morreu bestamente com um tiro. Até quando crianças serão feridas a bala por bandidos que não tem nada a perder? Confira aqui. Até quando, histórias como a quase inacreditável que a Folha da Manhã traz em sua edição de hoje, que mais de 200 crianças no Parque Eldorado não frequentam escola por causa de guerra de tráfico? Confira aqui. Isso não tem solução? Impossível. Só para a morte, só para o futuro perdido não há solução. Passou da hora de discutir esse assunto com a seriedade que merece e de procurar, ao menos, diminuir esses índices. Passou da hora da sociedade como um todo parar de comoção de facebook e debater e cobrar atitudes.
Comentar
Compartilhe
A resposta: Haverá shows em Farol
25/11/2014 | 07h30
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima enviou resposta a respeito da nota aqui, que questionava o fato de, diante da situação financeira da prefeitura (motivada por rombo ou pela economia mundial), está complicada. Segundo a assessoria da FCJOL, os shows, nacionais e locais, estão garantidos.
 Segundo a assessoria de comunicação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a programação oficial do Verão 2015 na praia do Farol de São Tomé deve ser anunciada na primeira quinzena de Dezembro. Nela vão constar a atrações esportivas, shows locais e nacionais. A grade está sendo elaborada e promete agradar todos os públicos.
Comentar
Compartilhe
ACL dedica noite aos 50 anos da morte de Cecília Meireles
08/11/2014 | 08h55
 
Na sessão da Academia Campista de Letras, segunda feira,  dia 10 de novembro, às 19 horas, o acadêmico Renato Aquino fará breve comunicação sobre o transcurso do cinquentenário de morte de Cecília Meireles, ocorrido no dia 09 de novembro.  Renato Aquino - Acadêmico e ex-Presidente da Academia Campista de Letras. Arquiteto e Urbanista pela atual UFRJ. Professor de História da Arte - Estética, História da Arquitetura e Urbanismo e Estudos Culturais. Primeiro Presidente do Conselho de Cultura de Campos. Ex-Diretor e Professor do atual IFF. Coordenador do Sistema Federal de Ensino  Técnico do MEC- Brasília. Como jornalista: crítico de cinema e cronista. Trabalhos publicados: O Espírito da Arquitetura;  Neo-Barbárie [este na revista da ACL]. 
De Cecília, um dos que mais gosto: Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem,  depus a minha vida em ti Como sabia bem tudo isto, e dei-me a teu destino frágil, fiquei sem poder chorar, quando caí.
Comentar
Compartilhe
SJB decreta emergência por causa da seca
11/11/2014 | 11h11
Decreto 101/2014, de 10.11.2014, assinado pelo prefeito Jose Amaro Neco Martins de Souza, declara que o município de São João da Barra está em situação de emergência por causa da seca no rio Paraíba do Sul e suas consequências na área urbana e distritos. Com o decreto, publicado no Diário Oficial de hoje, a prefeitura legalmente pode tomar providências, como facilitar a aquisição de bens e obras necessários para enfrentar o desastre, sem licitação e contratar funcionários por tempo determinado, entre outras.Em SJB , até a captação de água para distribui na cidade está comprometida.O decreto tem validade de 180 dias. A informação foi postada primeiro por Ricardo André Vasconcelos.
Comentar
Compartilhe
TRE anula multa de Crivella contra Pezão
26/11/2014 | 03h03
Não há previsão de multa em casos de propaganda irregular no horário eleitoral gratuito na televisão, mas apenas a perda do dobro do tempo que foi utilizado indevidamente. É o que decidiu, por unanimidade, o plenário do TRE-RJ nesta terça-feira (25) no julgamento de dois processos em que o senador e candidato derrotado ao governo Marcelo Crivella (PRB) era acusado de praticar propaganda negativa contra o governador reeleito, Luiz Fernando Pezão (PMDB). De acordo com o desembargador Abel Gomes, "não há qualquer previsão de sanção pecuniária nestes casos", e não é possível "a aplicação de analogia para criar sanção não prevista em lei". Com isso, foram anuladas as duas multas de R$ 5 mil que haviam sido aplicadas inicialmente a Crivella. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Comentar
Compartilhe
Bazar do Lions até sábado
19/11/2014 | 08h57
Aproveite e venha passar um sábado descontraído, curtindo o nosso Bazar Beneficente do Lions.
Começa vai até sábado, dia 22/11, das 10 às 17h, na Avenida Pelinca, nº 277, próximo ao Mundo Verde, onde funcionou a Bete Artesanato.
Prestigie-nos com a sua presença. Toda a renda será revertida para as nossas ações sociais.
Comentar
Compartilhe
Festa para Arnaldo
10/11/2014 | 10h28
O ex-prefeito Arnaldo Vianna comemorou, na última sexta-feira, com amigos, lideranças e políticos seus 67 anos. O local ficou pequeno para aqueles que foram saudar Arnaldo, entre eles, o deputado João Peixoto, vereadores de Campos e SJB, ex-vereadores e várias lideranças.
Comentar
Compartilhe
Vacinação contra polio e sarampo em SJb
06/11/2014 | 09h15
A secretaria de Saúde de São João da Barra inicia no sábado, 08 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que prossegue até o próximo dia 28. A imunização acontecerá nas unidades de saúde e PSF’s do município, das 8h às 17h. A campanha terá dois dias 'D', 8 e 22 de novembro, e o objetivo é evitar a disseminação das doenças e manter o baixo índice de contaminação no país. A vacina contra poliomielite (paralisia infantil) estará disponível para crianças a partir de seis meses até menores de cinco. A vacina para o sarampo, a faixa etária é de um ano até menores de cinco anos.
 (Secom)
Comentar
Compartilhe
Prejuízo com a seca em Campos chega a R$ 128 milhões
04/11/2014 | 05h34
[caption id="attachment_14334" align="aligncenter" width="300"] Fonte: Secretaria de Agricultura
Infográfico: Kátia Murakami I Secretaria de Agricultura[/caption] A secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/RJ), realizou um levantamento dos prejuízos na agropecuária com a seca no município. Hoje (04) pela manhã o secretário Eduardo Crespo, recebeu o engenheiro agrônomo da Emater, José Roberto Silva, para fechar os dados. O prejuízo total ficou em torno de R$ 128 milhões. “De acordo com os números, a estimativa de animais mortos ficou em 3 mil cabeças de gado, dentro da atividade pecuária de leite e de corte, chamada de pecuária mista. Para o setor de corte representou uma perda estimada em 80 milhões de reais, levando em conta o peso que o animal deixou de ganhar, impossibilitando a venda”, explicou Eduardo. No setor leiteiro a perda estimada ficou em 7 milhões e 800 mil reais levando em consideração a queda de produção em relação ao ano passado. “Esses dados fazem parte de um levantamento feito para ser enviado à Defesa Civil, com o intuito de registrar as perdas que o município teve durante este período de seca histórico”, concluiu o secretário.
Comentar
Compartilhe
Aluno da rede estadual em Itaperuna escolhido para intercâmbio nos EUA
06/11/2014 | 08h50
Três jovens do sistema estadual de ensino – dois estudantes da rede estadual de educação e um da Faetec – integram o seleto grupo de 50 alunos brasileiros escolhidos para representar o país nos Estados Unidos, durante o programa Jovens Embaixadores 2015. O intercâmbio, que nesta edição teve aproximadamente 13 mil inscritos, tem duração de três semanas e beneficia jovens da rede pública – na faixa etária de 15 a 18 anos – que são exemplos em suas comunidades de consciência cidadã e conhecimento da língua inglesa. Além dos três jovens fluminenses, uma quarta aluna do Estado do Rio, que estuda em uma instituição federal, também foi contemplada. Os estudantes conhecerão a embaixada americana em Brasília e, no dia 9 de janeiro, embarcarão para os Estados Unidos. Entre os alunos, está um do Noroeste Fluminense: Victor Azevedo, que estuda no Centro Interescolar Estadual Agrícola de Itaperuna. Os outros dois são Brener Fonseca, aluno da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Albert Sabin, em Campo Grande, e que oferece, voluntariamente, aulas de reforço de Química, Física e Inglês em seu colégio; e Murilo Augusto dos Santos, de 18 anos, morador de Saquarema e que estuda na Faetec. Líder de grêmio estudantil, ele planta mudas para recuperação de matas ciliares da região.  
Comentar
Compartilhe
Nahim: "Questão política levou à minha prisão"
06/11/2014 | 11h07
Terminou há pouco a coletiva concedida pelo ex-presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim, para dar esclarecimentos a respeito de sua prisão ocorrida no último dia 17, por suposto envolvimento no chamado caso "Meninas de Guarus". Nahim foi liberado através de habeas corpus na última terça-feira (aqui). Ao lado da família, Nahim negou que tivesse qualquer envolvimento no caso, disse que nunca foi chamado pelo Ministério Público ou pela Polícia para prestar depoimento antes da prisão. O ex-vereador afirmou que houve influência política em sua prisão. Questionado se, como ele faz parte do governo estadual, essa "influência" poderia ter vindo de algum integrante de seu grupo político, Nahim respondeu:
"Quando você não tem prova, é leviano levantar nome de alguém. Mas há muitas coincidências: Não tenho nada contra às instituições. Presidi dois poderes (Câmara e Prefeitura de Campos), tenho o maior respeito pelo Judiciário. Não estou aqui questionando a decisão do juiz, que pelo livre convencimento dele achou que deveria tomar essa decisão. Respeito demais o Ministério Público, grandes promotores de Justiça, mas há grandes coincidências. Muitas coincidências que me levam, e não vou citar nomes, mas pessoas com cargos no Ministério Público tem ligações muito íntimas com o Governo Municipal"
Comentar
Compartilhe
Nildo: “Não dá para acender uma vela para um de manhã e para outro à tarde”
10/11/2014 | 10h42
  Líder da oposição, o vereador Nildo Cardoso (PMDB) quer colocar ordem na casa e afirmou que os vereadores cujos partidos apoiam o Governo do Estado e, em Campos, são da base do governo Rosinha, terão que decidir entre um ou outro: "A partir de agora um lado deve ser decidido: ou o governo do Estado, ou o governo municipal”. Leia a matéria completa no Folha Online  
Comentar
Compartilhe
A pergunta que não quer calar... Haverá shows em Farol?
21/11/2014 | 06h08
  Sol, feriadão, praia e a pergunta que não quer calar... Com a penúria da Prefeitura, haverá shows no verão de Farol?   Leia mais sobre a crise aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Encontro discute violência contra mulher
24/11/2014 | 05h47
Comentar
Compartilhe
Nahim já está em liberdade
04/11/2014 | 03h12
  O ex-presidente da Câmara, Nelson Nahim, que teve habeas corpus deferido ontem no Tribunal de Justiça, já está em liberdade. A informação foi confirmada pela secretaria de Administração Penitenciária (Seap) Saiba mais aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Audiência no STF sobre transposição adiada para dia 27
17/11/2014 | 06h08
A audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre transposição do rio Paraíba do Sul, que estava marcada para dia 20, foi adiada para 27 de novembro. O motivo agenda das autoridades.
Comentar
Compartilhe
Caso Edafo: Rosinha, Clarissa e Garotinho acusados pelo MP Eleitoral
13/11/2014 | 06h27
A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, o deputado federal Anthony Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho (eleita deputada federal) e o subsecretário-geral de Campos, Ângelo Rafael, são acusados pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) pela montagem de um esquema na Prefeitura para beneficiar coligados no Partido da República (PR) nas eleições de 2014. Também respondem à ação o tesoureiro do PR, Carlos Carneiro Neto; o proprietário da Edafo Construções, Paulo Siqueira; o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos, Otávio Carvalho; e o funcionário terceirizado da prefeitura de Campos, Sandro de Oliveira.
Na ação, a procuradora regional eleitoral substituta Adriana Farias relata que um galpão da empresa Edafo, contratada da Prefeitura, foi usado para guardar material de campanha e automóveis para distribui-lo. Apreensões realizadas por fiscais do TRE em agosto constataram as irregularidades no local. Na ocasião, foi apresentado um documento que forjou a locação do galpão – também usado nas eleições de 2012 para a campanha de Rosinha Garotinho – que teria sido elaborado na Prefeitura.
“Os investigados que ostentam cargos públicos em Campos não desperdiçaram esforços para, utilizando-se da máquina administrativa, contribuir eficazmente à campanha política dos coligados ao Partido da República, em especial aos investigados Anthony Garotinho e Clarissa Garotinho, no mesmo modo de agir engendrado nas eleições de 2012, em favor de Rosinha Garotinho”, afirma a procuradora.
Além de abuso de poder político e econômico, os réus vão responder por conduta vedada pelo envolvimento de servidores e empregados da administração pública no esquema. Se condenados, os acusados podem ficar inelegíveis por oito anos e o diploma de Clarissa Garotinho pode ser cassado.
A Folha Online publicou primeiro aqui.
Comentar
Compartilhe
Procurador geral de Justiça visita Rosinha
26/11/2014 | 11h25
O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Vieira, esteve nesta quarta-feira (26), em Campos, e fez uma visita à prefeitura de Campos. Acompanhado do Promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, Marcelo Lessa, Marfam Vieira, que já esteve na cidade em outras ocasiões, foi recebido pela Prefeita Rosinha Garotinho. A visita de cortesia durou pouco mais de uma hora e as autoridades conversaram sobre vários assuntos referentes ao município. A Prefeita Rosinha Garotinho estava acompanhada pelo Procurador Geral do Município, Matheus José, e pelo Secretário Municipal de Relações Institucionais, Francisco de Assis Pessanha.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Rosinha fecha o cofre e entrega a chave para Suledil
07/11/2014 | 11h34
Para quem achou que a coisa estava ruim, um aviso: vai piorar. A prefeita Rosinha Garotinho publicou hoje, em Diário Oficial,  decreto para a redução de contratos e convênios firmados pela administração publica municipal direta e indireta. O objetivo é enfrentar perda de arrecadação. No decreto, a prefeita cita redução de participação do município no ICMS, baixa do barril de petróleo, incertezas macro-econômicas que levaram à alta da taxa de juros, entre outros fatores. Ela também determinou a todos os secretários, presidentes de fundações, presidentes de autarquias, e presidentes das empresas públicas, providências para corte de contratos e convênios, em no mínimo 20% ou até cancelamento do convênio ou do contrato. Todas coordenação e fiscalização para cumprimento desse decreto está a cargo do secretário de Controle, Suledil Bernardinho. O jornal O Diário adiantou a publicação do Decreto em sua edição de hoje.  
Comentar
Compartilhe
Pezão anuncia permanência de Beltrame na Segurança
03/11/2014 | 04h18
O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, nesta segunda-feira (3/11), que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, continuará no comando da pasta. O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da 2ª Companhia Destacada do 20º Batalhão da Polícia Militar, no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. – Estou muito feliz de o secretário Beltrame aceitar continuar à frente da Secretaria de Segurança. Ele já prestou um grande serviço e temos uma série de planos para serem implementados. Vamos agora para o terceiro passo, solidificar as UPPs, e olhar a Região Metropolitana do Rio com muito cuidado e carinho, fortalecendo-a. É importante continuar a intensificar o policiamento. Fizemos um concurso recente para 6 mil policiais e serão implantados batalhões em nova Iguaçu, Itaguaí e Araruama, para melhorar a Região dos Lagos – disse Pezão. Durante a inauguração da nova Companhia Destacada, o secretário de Segurança ressaltou a importância da política de pacificação. – Os próximos passos da pacificação serão importantes. Estamos terminando agora um diagnóstico de todas as UPPs para fazer um redirecionamento para efetivas ações do nosso projeto – afirmou Beltrame.
 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Dilma anuncia equipe econômica
27/11/2014 | 07h14
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje três nomes para a equipe econômica de seu governo. O ex-secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, será o novo ministro da Fazenda. Já o ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa vai assumir o Ministério do Planejamento. Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central, permanece no cargo. Ainda não há data para a posse dos ministros.
Comentar
Compartilhe
Campanha pede "Volta Comandante Ramiro"
30/11/2014 | 11h58
Em pouco tempo à frente do comando do 8 BPM, o comandante Ramiro Campos agradou a quem devia: à sociedade. Não prometeu mágica, não sumiu com os crimes, mas deu resposta a eles como a população (pelo menos a de bem) gosta: policiais nas ruas, blitz, ações em comunidades, não apenas durante o dia, mas à noite também (sábado passado, à noite, por exemplo, a PM estava lá na entrada de uma comunidade parando todos os carros, revistando, apreendendo). E aí, com surpresa, o comandante foi exonerado e transferido para Diretoria Geral de Pessoal. Contra sua exoneração, foi lançada uma petição eletrônica ( assine aqui) e campanha no facebook, que já tem (até agora, 11h57) 554 compartilhamentos e .
Comentar
Compartilhe
Após Rosinha fechar o cofre, projeto do aeromóvel sobe de R$ 300 mi para R$ 439 milhões
12/11/2014 | 12h35
A Câmara dos Vereadores acaba de aprovar, com votos contrários da oposição - exceto o vereador José Carlos - o projeto de lei 0124/2014, que autoriza o município de Campos a construir o aeromóvel no município ao valor de R$ 439 milhões. A nova lei revoga a anterior, 8354 de 27 de maio de 2013, que autorizava R$ 300 milhões para o mesmo projeto. Enquanto continua apenas um projeto, o aeromóvel de Campos já teve um reajuste de cerca de 45% em pouco mais de um ano. Os vereadores Nildo Cardoso, Marcão, Rafael Diniz e Fred Machado votaram contrários, justificando com a ausência de conhecimento de projeto em si, quantidade de parcelas a serem pagas ou qualquer outro tipo de explicação. Além disso, lembraram o fato de a prefeita Rosinha ter publicado decreto cortando em 20% convênios e contratos em todas as secretarias. Confira aqui. Já a situação, destacou os efeitos positivos do projeto para a mobilidade urbana, explicando que a contrapartida por conta da prefeitura - anteriormente aprovada em R$ 96 milhões - agora é de 38 milhões. O que não deixa de ser outro problema, segundo a oposição: Se foram aprovados R$ 96 milhões e só utilizarão 38, o restante ficará como um "cheque em branco", segundo a oposição.  
Comentar
Compartilhe
Trilha sonora do momento: "Onde está o dinheiro?"
30/11/2014 | 03h22
Para quem gosta de cantar, a trilha sonora do momento:
Comentar
Compartilhe
Advogado dos Garotinho fala sobre ação do MP Eleitoral
13/11/2014 | 07h40
O advogado Francisco Pessanha, que defende o casal Garotinho, divulgou nota a respeito da denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral que pede a condenação de Rosinha, Garotinho e Clarissa, entre outros, por "pela montagem de um esquema na Prefeitura para beneficiar coligados no Partido da República (PR) nas eleições de 2014". Confira aqui. Segundo Francisco, "Todo o gasto da campanha dos candidatos do PR já foi apresentado ao TRE, que analisará as contas. Não há qualquer irregularidade. Em relação ao galpão em que houve uma apreensão, ele está registrado em cartório há mais de 11 anos em nome de uma pessoa. O galpão é cedido ao Partido da República, tudo às claras, declarado na primeira parcial de prestação de contas ao TRE". Ele disse, ainda, que o PR atuou de boa fé e destacou que a prefeita sequer foi candidata este ano. E concluiu: "A vontade do povo vai prevalecer e o Poder Judiciário certamente julgará mais essa ação improcedente".
Leia a matéria completa na edição de amanhã, da Folha da Manhã.    
Comentar
Compartilhe
Porto do Açu: início de operação como destaque
13/11/2014 | 11h49
A Prumo divulgou ontem (12), os resultados do 3º trimestre deste ano. De julho a setembro, o Porto do Açu recebeu investimentos de R$ 683,9 milhões (não incluindo juros capitalizados). Desde o início da construção, em 2007, até setembro deste ano, já foram aplicados R$ 6,2 bilhões no empreendimento (não incluindo juros capitalizados). Destes, R$ 2,7 bilhões foram investidos pela Anglo American e pela Ferroport (joint venture formada 50% pela Prumo e 50% pela Anglo American – antiga LLX Minas-Rio) e R$  3,5 bilhões pela Prumo.   “O terceiro trimestre de 2014 demonstrou nossa capacidade de entregar o que tínhamos planejado para este ano. A base para construção e desenvolvimento do Porto do Açu foi definitivamente implantada e o Porto se tornou realidade com a primeira operação de carregamento de mineiro de ferro no Terminal 1. Agora aguardamos ainda para este ano a primeira operação comercial no canal do Terminal 2”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.   Entre os principais destaques do trimestre, estão a primeira operação de minério no píer dedicado do T1, a expansão de área Edison Chouest, a conclusão do cais dos clientes e do Terminal Multicargas (TMult) e o aumento de capital que pode chegar até R$ 650 milhões. Este aumento tem como objetivo finalizar a etapa atual de investimentos da Prumo, com a conclusão das principais frentes de obras civis em 2014, e preparar a Companhia para uma nova fase de investimentos em 2015.
 (Fonte Assessoria)
Comentar
Compartilhe
MP divulga nota e nega influência política no "Meninas de Guarus"
07/11/2014 | 08h26
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) vem a público reafirmar que a atuação de seus membros na deflagração da ação penal pública referente ao caso conhecido como Meninas de Guarus se deu no rigoroso exercício de suas atribuições legais e constitucionais. Todas as acusações foram fundamentadas nos seguros elementos de prova colhidos durante as investigações. O Ministério Público repudia de modo veemente toda e qualquer insinuação irresponsável a respeito da atuação dos promotores de Justiça no caso referido, que se pautou exclusivamente na obrigação do cumprimento da lei, sem qualquer conotação política.
Comentar
Compartilhe