Lupi exige de Pezão a vaga de vice
14/05/2014 | 11h48
  Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, mandou ontem um recado claro ao PMDB fluminense: se a vaga de vice na chapa do governador e candidato à reeleição pelo Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), não for para os trabalhistas, “acabou” a aliança. - Se não for para o PDT a vice, não tem condição nem de diálogo, acabou - disse Lupi, em entrevista ao GLOBO. Ele se reuniu anteontem com o ex-governador Sérgio Cabral, que não tinha dado como certa a aliança com o partido. No fim da tarde de ontem, no entanto, tanto Cabral quanto o próprio Pezão ligaram para Lupi e garantiram que a vaga será do PDT: - Ele já ligou no fim da tarde, ele (Cabral) e o Pezão garantindo que (a vaga de vice) é para o PDT. (Informações do jornal O Globo) O PDT, presidido em Campos pelo ex-prefeito Arnaldo Vianna é cortejado pelo deputado Anthony Garotinho, como falou o Blog do Bastos. E nos próximos dias, Lupi terá reunião com Lindbergh Farias (PT), com quem afirma ter excelente relação.
Comentar
Compartilhe
Advogado explica decisão que libera "Palavra" de Garotinho
08/05/2014 | 07h57
O advogado Francisco de Assis Pessanha Filho esclareceu há pouco, por telefone, pontos da decisão da desembargadora Ana Teresa Basílio, que devolveu ao deputado Anthony Garotinho o direito de veicular o programa Palavra de Paz e continuar com as caravanas que levam o mesmo nome. Segundo Francisco, ele impetrou Mandado de Segurança, no qual, em mais de 30 páginas, alegou que não existe censura prévia no Brasil. O advogado também ressaltou que em nenhum dos programas ou caravanas foi identificado tom político: "Os fiscais do TRE acompanharam vários deles e afirmaram que não se falava em eleição em nenhum deles.  Portanto o MP (Eleitoral) não propôs nenhuma ação nesse sentido. Ela queria proibi-lo de aparecer apenas por ser pré-candidato". Ainda de acordo com o advogado, ele tomou ciência da decisão às 15h30 e, desde então, Garotinho está liberado para continuar as atividades proibidas ontem. Tomou ciência 15h30 e hoje já esta liberado
Comentar
Compartilhe
Garotinho proibido de comandar Caravanas e programas de rádio
21/05/2014 | 08h01
Por maioria, o TRE-RJ proibiu mais uma vez, na sessão desta quarta-feira (21), o pré-candidato do governo do Estado Anthony Garotinho (PR) de apresentar os programas "Fala Garotinho" e "Palavra de Fé". O deputado federal também continua impedido de comandar o "Caravana Palavra de Paz", assim como de distribuir prêmios e brindes nesses eventos e no rádio. A decisão desta quarta-feira cassa a liminar da juíza Ana Tereza Basílio, do dia 8, que restabelecia a veiculação dos programas e a distribuição de brindes, mas impedia que o deputado federal ou outro político subisse ao palco da "Caravana Palavra de Paz". A liminar foi concedida no mandado de segurança proposto por Garotinho contra a decisão da coordenadora da fiscalização da propaganda, juíza Daniela Barbosa de Souza de proibir a autopromoção do pré-candidato, por entender que configuravam propaganda eleitoral antecipada. (Fonte: TRE)
Comentar
Compartilhe
Cabral disputa Senado com PSD na suplência
29/05/2014 | 04h50
  O ex-governador do Rio Sérgio Cabral confirmou no início desta tarde a chapa majoritária do PMDB que concorrerá ao Palácio Guanabara nas eleições de outubro. O governador Luiz Fernando Pezão disputará a reeleição tendo como vice Felipe Peixoto (PDT). Cabral sairá candidato ao Senado e seu primeiro suplente será Ronaldo Cezar Coelho (PSD). A segunda suplência ficará com o PP, aliado histórico do grupo do ex-governador. O senador Francisco Dornelles (PP) indicará o nome. A definição da chapa veio após semanas de negociações com o PSD, que pleiteava a vaga de Cabral. O PSD chegou a ser assediado pelo PT do senador Lindbergh Farias, que também disputará o governo do estado. Nacionalmente, o PSD é aliado dos petistas e apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Já no estado do Rio, o partido faz parte da base aliada de Pezão e comanda a secretaria estadual de Meio Ambiente. (Fonte: O Globo)
Comentar
Compartilhe
Lindbergh amanhã em Campos
08/05/2014 | 10h47
O senador Lindbergh Farias (PT) estará em Campos amanhã, dia 9, cumprindo a agenda “Seminário Região Norte: Campos dos Goytacazes”. Na ocasião, ele dará uma coletiva às 12h, no Palace Hotel   Abaixo segue a agenda do senador em Campos. 9h - Assentamento Zumbi II: reunião com o movimento sindical e social 11h – Agenda Religiosa 12h - Coletiva de Imprensa 12.30h – Almoço 14h – Agenda Cultural 15h – UENF. Reunião com o Comando de greve 16.30h – UFF. Diálogo com a Juventude 18h – Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento. “ VER, OUVIR, FALAR, FAZER”
Comentar
Compartilhe
TRE manda tirar vídeo "Garotinho Governador: um Mau Negócio"
14/05/2014 | 06h07
Em decisão liminar (provisória), o desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou, nesta terça-feira (13), que a empresa Google Brasil Internet Ltda retire do Youtube, no prazo de cinco dias, um vídeo com propaganda negativa contra o deputado federal Anthony Garotinho (PR). A multa diária por descumprimento da ordem judicial foi fixada em R$ 1 mil. A Google Brasil também está impedida de reproduzir esse vídeo e outros similares em qualquer meio de comunicação ou página da internet sob o seu domínio. Postado na página "Garotinho Nunca Mais", o vídeo procurava ridicularizar o deputado federal, ao imitar a propaganda televisiva do site "www.bomnegocio.com". Com o título "Garotinho Governador: um Mau Negócio", o material exibia o rosto do pré-candidato ao governo do Rio acima de uma urna eletrônica, fazendo referências ofensivas à gestão dele no governo fluminense, entre 1999 e 2002. (Fonte: TRE)  
Comentar
Compartilhe
Dilma para Pezão: "meu parceiro"
07/05/2014 | 09h02
[caption id="attachment_12085" align="aligncenter" width="300"] Pezão, Dilma e Paes em selfie com alunos da Olimpíada de Matemática[/caption]   Pré-candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff participou hoje na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, da entrega de medalhas de ouro a 500 alunos com as melhores notas na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que envolveu 18,7 milhões de estudantes em todo o país. Num discurso improvisado de 35 minutos, Dilma afagou o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), pré-candidato ao Governo do Estado e o chamou de “meu parceiro”. O evento contou ainda com a participação dos peemedebistas Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). (Fonte: O Globo)
Comentar
Compartilhe
Pezão critica Garotinho e movimentos contra UPPs
12/05/2014 | 09h55
Em almoço realizado hoje e que reuniu cerca de 200 representantes de vários ramos da economia, o governador Luiz Fernando Pezão discursou por mais de meia hora e criticou, sem citar nominalmente, o ex-governador Anthony Garotinho, também pré-candidato: "Pegar um blog e ficar detonando o governo é mole. Só na obra do Maracanã lidamos com 13 órgãos de fiscalização. Só saem as críticas. Ninguém deu uma nota de que as obras foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União. É uma covardia", afirmou o governador. Ele também citou grupos à frente das recentes manifestações no Rio: "Não é black bloc nem movimento 'Fora UPP' que vai dizer que a gente errou na segurança pública. Hoje você vai no Dona Marta e sabe que ali não morre ninguém há cinco anos e que o morro tem taxas de mortalidade como na Suécia, num lugar que antes era comandado pelo tráfico", disse Pezão. (Fonte: Coluna Gente Boa, jornal O Globo)  
Comentar
Compartilhe
PDT indica Felipe Peixoto para vice de Pezão
20/05/2014 | 12h14
O PDT oficializou na noite desta segunda-feira o nome do deputado estadual Felipe Peixoto para compor a chapa com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), pré-candidato à reeleição. - Adoro o Felipe, acho um quadro extraordinário. Ainda vou conversar com o Sergio (Cabral), Eduardo (Paes) e (Jorge) Picciani para a gente fechar essa aliança, mas posso dizer que é quase um consenso dentro do partido - afirma Pezão, ressaltando que a convenção do PMDB, encontro que torna as candidaturas oficiais, vai acontecer em junho. A decisão de apoiar o PMDB foi aprovada pelo diretório do PDT por volta das 21h30m. Em seguida, o nome de Peixoto foi o único nome indicado para compor a chapa ao lado de Pezão. (Fonte: O Globo)  
Comentar
Compartilhe
Casal envolvido em tragédia no Rio é de Italva
22/05/2014 | 12h07
O crime ocorrido em uma galeria comercial no Leblon, Rio, na noite de terça-feira, envolveu um casal do município de Italva. Um homem é suspeito de matar a facadas a ex-mulher, na noite desta terça-feira (20), e depois tentou usar a mesma arma para cometer suicídio. O crime ocorreu dentro de uma galeria comercial, no Leblon. Segundo a Polícia Militar, Alessandro Florido Barbosa, de 38 anos, entrou no salão de beleza em que Shirley Cavalcante de Souza, de 26 anos, trabalhava havia dois anos como manicure e a atacou com uma faca de cozinha. Ferida, ela chegou a tentar fugir do ex-marido, mas foi alcançada novamente por ele em um corredor do centro comercial. Depois de assassinar Shirley, Alessandro usou a faca para tentar cometer suicídio, mas foi contido por um policial militar que passava pelo local. Ele foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde permanece internado em estado grave.
 Leia mais em r7
A informação sobre a origem do casal foi do colega Renato Nunes, da rádio Aliança de Italva.
Comentar
Compartilhe
TRE proíbe caravanas e brindes de Garotinho
07/05/2014 | 12h29
A coordenadora da fiscalização da propaganda eleitoral, juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, proibiu o pré-candidato ao governo do Estado Anthony Garotinho (PR) de realizar as “Caravanas Palavra de Paz”, de veicular o programa diário de rádio “Fala Garotinho”, e de distribuir qualquer tipo de brinde. Na decisão de terça-feira (6), a magistrada entendeu que Garotinho faz propaganda eleitoral antecipada nessas atividades, e determinou o envio de sua decisão ao Ministério Público Eleitoral, que poderá acionar o pré-candidato por propaganda antecipada e até abuso de poder econômico. A juíza Daniela Assumpção de Souza determinou ainda que Garotinho preste contas no processo de registro de candidatura, de todo o material confeccionado e distribuído, assim como da contratação de artistas e o custo da montagem dos eventos. Nas caravanas, conforme o relatório da Coordenadoria, o deputado federal comanda no palco um show com música gospel, além de distribuir bíblias, calendários com a foto da sua família e um livro sobre sua vida em diversos municípios, como Campos dos Goytacazes, Teresópolis e Barra do Piraí. No programa de rádio, Garotinho “dá um show de prêmios”, como identificou, na página do próprio programa na internet, a equipe de fiscalização, após mais de um mês de investigação que resultou num procedimento de quase duzentas páginas. “O pré-candidato criou uma verdadeira rede de distribuição de brindes de todas as espécies e sob os mais variados argumentos, importante, ao que parece, é presentear os seus seguidores”, redigiu a coordenadora da fiscalização da propaganda eleitoral. Fonte: TRE/RJ
Comentar
Compartilhe
Cursos de Inglês e Espanhol no 5º Distrito
05/05/2014 | 03h57
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em parceria com a prefeitura de São João da Barra, oferece 80 vagas para cursos gratuitos de Inglês e Espanhol em escolas do 5º distrito do município. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 05, na escola Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Na escola José Alves Barreto, em Mato Escuro, os interessados podem se inscrever a partir da próxima quinta-feira, dia 08. Para a escola da praia do Açu são destinadas 60 vagas, sendo 30 para curso de Inglês e 30 para Espanhol, com inscrições até a próxima quarta-feira, dia 7 de maio, das 10h às 19h. Já em Mato Escuro são oferecidas 20 vagas para o curso de Inglês. As inscrições acontecem nos dias 8 e 9 de maio, também das 10h às 19h, na E. M. José Alves Barreto. É preciso levar cópia e original dos seguintes documentos: identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de escolaridade e 2 fotos 3X4. Os cursos têm duração de um ano e no término os alunos recebem um certificado, emitido pela Faetec, com carga horária de 120 horas. Para participar, é preciso idade mínima de 15 anos e ter o ensino fundamental completo. A parceria entre a prefeitura e a Faetec já oferece cursos de línguas e de informática nas escolas do 5º e do 6º distrito do município. Em Barcelos, três turmas estão com cursos em andamento. No Açu e em Mato Escuro estão atuando duas turmas do curso de informática.
Comentar
Compartilhe
Juíza revoga decisão de colega e Garotinho volta com programa de rádio e Palavra de Paz
08/05/2014 | 07h38
Em seu blog, o deputado Anthony Garotinho informou que a juíza Ana Tereza Basílio suspendeu a decisão da coordenadora da Fiscalização, Daniela Assunpção, que havia proibido a veiculação do programa "Fala Garotinho" e a Caravana Palavra de Paz. Leia abaixo a informação do blog do pré-candidato ao Governo do Estado:  
A juíza Ana Tereza Basilio, do TRE - RJ suspendeu agora há pouco a decisão que havia sido tomada pela coordenadora da Fiscalização de Propaganda, Daniela Assunção Barbosa, que me impedia de apresentar meus programas de rádio, Fala Garotinho e Palavra de Paz, além da Caravana Palavra de Paz. Desta maneira - como eu havia previsto - foi restabelecido o Estado Democrático de Direito, uma vez que a decisão totalmente equivocada feria a Lei Eleitoral nº 9.504, que dá aos comunicadores o direito de apresentarem seus programas de rádio ou televisão até terem seus nomes homologados como candidatos nas convenções partidárias (a do PR será dia 29 de junho). Obrigado a todos que oraram, torceram e mandaram mensagens de apoio. Amanhã, às 8h, na Rádio Manchete AM 760, estarei de volta apresentando meu programa Fala Garotinho.
Comentar
Compartilhe
Garotinho no "Porta dos Fundos"
15/05/2014 | 06h46
Sucesso na internet que ganhou espaço em vários outros veículos, o "Porta dos Fundos" lançou hoje seu novo vídeo "Show". Nele, o vocalista, interpretado por Rafael Infante, apresenta a banda decadente, diante de um público idem e pouquíssimo animado. O primeiro a ser apresentado é o baterista "34 anos, nunca saiu de casa, com moicano até hoje", ficou parado nos anos 80 e "já votou no Garotinho". Confira:
Comentar
Compartilhe
Encontro de mulheres
17/05/2014 | 02h52
Comentar
Compartilhe
Vereador protocola pedido para CPI da Águas do Paraíba
17/05/2014 | 01h01
O vereador Alexandre Tadeu protocolou, hoje, pedido de abertura da CPI da Águas do Paraíba. Assinaram a favor da instalação da CPI os vereadores: Genásio, Marcão, José Carlos, Dayvison Miranda, Maria Cecília, Rafael Diniz, Fred Machado, Thiago Virgílio, Álvaro Cesar, Neném, além do próprio Tadeu. Confira aqui.
Comentar
Compartilhe
PT e PR pagaram advogados de mensaleiros com fundo partidário
12/05/2014 | 09h49
Os diretórios nacionais do PT e do PR contrataram com recursos públicos, provenientes do fundo partidário, os mesmos advogados que representam, na esfera privada, condenados no julgamento do mensalão e réus acusados de corrupção após as investigações das operações Porto Seguro e Sanguessuga, da Polícia Federal. Documentos das prestações de contas dos dois partidos em 2012 e 2013, apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram repasses de até R$ 40 mil mensais para os escritórios, que atuam para clientes como ex-presidente do PT José Genoino e a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha. Dos três escritórios pagos pelo PT com recursos de origem pública no período analisado, dois disseram trabalhar de graça e um "a preços módicos" para os envolvidos nos processos. Questionados, todos atribuíram os pagamentos a serviços prestados exclusivamente ao partido. No processo do PR, referente ao exercício de 2013, a reportagem localizou três notas fiscais de R$ 42 mil cada, do escritório do criminalista Marcelo Luiz Ávila de Bessa - que defendeu o ex-presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e o ex-deputado Carlos Alberto Rodrigues, o Bispo Rodrigues, no julgamento do mensalão. Consultado, o partido admitiu que o dinheiro do Fundo Partidário foi usado para bancar as defesas de Valdemar e Bispo Rodrigues. Os dois estão presos em Brasília após serem condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento do mensalão teve início em 02 de agosto de 2012 e foi encerrado dezembro do mesmo ano no Supremo Tribunal Federal. Por causa dos recursos (embargos) apresentados pelas defesas, as sentenças finais só foram declaradas em março deste ano. O PR afirma que contratou a banca para cuidar dos processos criminais de seus parlamentares e dos integrantes da Executiva Nacional. O pacote também inclui as defesas de filiados acusados de envolvimento com a Máfia dos Sanguessugas - esquema descoberto em 2006, que desviava recursos federais para a compra de ambulâncias. Repasses para pagar honorários foram feitos por meio de cheques da presidência do partido, descontados da conta usada para movimentar a verba do Fundo Partidário. A Lei dos Partidos Políticos, que disciplina a aplicação dos recursos, não prevê a cobertura de gastos de natureza privada. Para o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, há no caso uma "impropriedade manifesta", pois recursos de origem pública não podem bancar despesas com honorários de processos criminais, de cunho "pessoal". Fonte: UOL
Comentar
Compartilhe
PT do B de Campos vai de "Aecinho"
23/05/2014 | 08h40
Presidente do PT do B em Campos, o secretário de Comunicação e vereador licenciado Mauro Silva, informou em sua página, no facebook, o caminho de seu partido para as eleições de outubro: apoiar para presidência da República, o senador Aécio Neves, e para governador Anthony Garotinho. É a dobradinha "Aecinho". Leia abaixo:
Neste sábado eu participo da comemoração dos 25 anos do PT do B em Campo Grande no Rio de Janeiro. O partido que já está apoiando a pré-candidatura do Garotinho ao Governo do Estado também vai definir o apoio ao pré-candidato a Presidente Aécio Neves. É o PT do B apoiando a dobradinha : AECINHO , Aécio Neves e Garotinho.
Comentar
Compartilhe
Sindicato representa contra Martha Rocha
15/05/2014 | 11h07
Assim como o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, a ex-chefe de Polícia Civil Martha Rocha pode entrar na mira da Justiça. O Sindicato de Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Sindelpol) representou contra a delegada no Ministério Público e na Corregedoria Geral Unificada (CGU) por suspeitas de improbidade administrativa. A CGU já instaurou sindicância e vai investigar as denúncias. (Fonte: O Dia)
Comentar
Compartilhe
Carla e Neco: Acabou o "amor" que não existia
04/05/2014 | 08h34
  O rompimento do prefeito de São João Barra, Neco, com a ex-prefeita Carla Machado - que já vinha se desenhando há tempos - tornou-se concreto e público. Depois de Neco exonerar aliadas de Carla que ainda estavam no governo - como mostrou o site SJB Online - a ex-prefeita desabafou no facebook hoje e pediu desculpas à população de SJB por ter indicado e apoiado Neco na disputa pela prefeitura. Leia abaixo:
TRISTE QUADROHoje o sentimento que assola os Prestadores de Serviço de São João da Barra é de INSEGURANÇA total... Com medo não saem de casa e não largam os seus telefones...Estão deprimidos aguardando uma ligação de uma empresa terceirizada que ninguém sabe qual, para saber se serão "selecionados" para trabalhar ou não... Não existe da parte do município, Secretários/ Prefeito, nenhuma JUSTIFICATIVA que deem a eles a explicação que tanto necessitam, sendo falado apenas para que aguardassem e que só se apresentassem para trabalhar amanhã se houvesse uma ligação telefônica da empresa... Seria muito melhor se usassem de sinceridade com os servidores ao invés de ficarem dizendo que TODOS os que trabalham permanecerão, pois se este fosse o critério, os servidores não teriam sido indagados sobre quem os colocou na Prefeitura por ocasião da renovação dos seus contratos... Deveriam também explicar o motivo de vereador estar indo às escolas para olhar as fichas de funcionários, mesmo este não sendo do setor de Recursos Humanos do Município... Será que os políticos pensam que terão a subserviência política do servidor que hoje estão coagindo??? Será que o Prestador de Serviço somente garantirá seu emprego nessa empresa terceirizada contratada emergencialmente, através de apadrinhamento político? Como pode se afirmar que depois da licitação a empresa terceirizada os manterá por mais 2 anos se a licitação desta nem mesmo ocorreu? Alguns foram avaliados em suas funções e pelo que se diz, outro tipo de avaliação política e NÃO TÉCNICA é que valerá... Teve vereador que exigiu a exoneração de uma técnica detentora de um cargo de confiança e por ela ter se negado a compactuar com esse tipo de comportamento de ter que aprovar em entrevista os seus "indicados", foi exonerada... É por tudo isso e por outras injustiças que estou TRISTE... Me mantive calada por uma questão de ética e por ter feito uma promessa de que não me manifestaria antes de 1 ano e 6 meses da atual administração que, infelizmente, confiei para me suceder... Apesar de ainda faltarem 25 dias, NÃO DÁ PARA MAIS ME CALAR!!! Finalizando, peço DESCULPAS a nossa SÃO JOÃO DA BARRA... Saibam que me enganaram também!!!
Atualização: O Blog do Bastos também falou sobre o assunto aqui.
Comentar
Compartilhe
Justiça dá 72 horas para órgãos se pronunciarem sobre Paraíba
29/05/2014 | 08h55
A 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes deu um prazo de 72 horas para que órgãos federais e o governo de São Paulo se pronunciem sobre a transposição do Rio Paraíba do Sul. Em ação movida pelo procurador Eduardo Oliveira, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que impedisse a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à União de autorizarem obras de transposição do rio, enquanto não forem realizados estudos ambientais abrangentes. (Fonte: Agência Brasil)
Comentar
Compartilhe
Primeiro transhomem do Brasil amanhã na OAB
15/05/2014 | 10h00
Conforme informei aqui em primeira mão, o primeiro transhomem, João Nery, estará em Campos para a semana de combate à homofobia. Veja abaixo release da assessoria:
O dia mundial de combate a homofobia será comemorado a partir de hoje, na Ordem dos Advogados do Brasil em Campos.  O psicólogo, sexólogo, professor e escritor João Nery vai está na casa do advogado para o lançamento do seu livro “Viagem Solitária”. No livro ele conta suas histórias na infância, fala do preconceito e da  mudança de sexo.// A programação que nesta sexta feira, acontece a partir de seis da tarde, consta de  palestra com Joao Nery e homenagens, na casa do advogado.// O escritor conta que desde os 4 anos se sentia um menino. Lembra que ia com a mãe até a costureira fazer roupas de natal e se sentia muito mal. As 9 anos foi levado pela mâe até o psicólogo. Lembra ainda que aos 16 anos a irmã arrumou um namorado pra ela, que naquela época ainda era uma adolescente. Aos 37 anos virou pai e lembra que quando a ex mulher disse ao filho que o pai dele era um transexual ele disse "tá bom", fugiu e veio para casa dele. João já foi casado 4 vezes porque diz ter horror a ficar sozinho.
Atualização as 11h: No título e texto.
A assessoria informou que a presença de João Nery foi transferida para amanhã, sexta-feira.
Comentar
Compartilhe
Representantes de hospitais filantrópicos amanhã na Câmara
19/05/2014 | 02h09
Os diretores dos hospitais filantrópicos e psiquiátricos de Campos estarão na Câmara dos Vereadores na próxima terça-feira, dia 20, às 15h, para uma audiência pública em que prestarão esclarecimentos sobre a qualidade de atendimento das unidades e a aplicação dos recursos repassados pela prefeitura. O requerimento para o comparecimento é de autoria do vereador Nildo Cardoso e foi aprovado por unanimidade na sessão do último dia 08 de abril. Nildo Cardoso explicou que será uma oportunidade para que os representantes dessas unidades de saúde mostrem os trabalhos que estão realizando para a população e, ainda, para a própria população expor suas solicitações através de seus representantes, os vereadores: “Cada região desse município tem um representante. Então, é importante que as pessoas procurem seus vereadores e apresentem suas queixas e sugestões”, destaca o parlamentar.
Comentar
Compartilhe
Cidinha Campos dispara contra Clarissa e família Garotinho
19/05/2014 | 05h24
Adversária de primeira hora da família Garotinho, a deputada Cidinha Campos disparou contra a colega da Alerj, Clarissa, o deputado Anthony Garotinho e a prefeita Rosinha, pais de Clarissa, citando, ainda, a polêmica da cultura no município. Cidinha respondeu a críticas de Clarissa sobre sua vida pessoal. O "barraco" aconteceu na última sessão da Alerj, mas o vídeo de Cidinha divulgado hoje.
Comentar
Compartilhe
TRE: Palavra de Paz liberada, mas sem Garotinho no palco
09/05/2014 | 06h54
Uma decisão liminar (provisória) da juíza do Tribunal Regional Eleitoral Ana Tereza Basílio restabeleceu a veiculação dos programas "Fala Garotinho" e "Palavra de Fé". Também autorizou a "Caravana Palavra de Paz", desde que sem a presença no palco do deputado federal Anthony Garotinho e de personalidades da política. A desembargadora proibiu ainda "qualquer promoção de cunho eleitoral, dissimulada ou expressa" nas Caravanas e a colocação de faixas em apoio a Garotinho, a exemplo do que ocorreu no evento de Teresópolis em 24 de abril. O pré-candidato Garotinho ajuizou o mandado de segurança com pedido de liminar na quarta-feira (7), que ainda será julgado pelo plenário do TRE-RJ. A legislação prevê que radialistas interrompam seus programas após a escolha do candidato nas convenções partidárias, entre 10 e 30 de junho. A juíza Ana Tereza Basílio explicou que pode configurar "censura prévia" a retirada do programa do ar antes disso. Mas lembrou que, se "cometer excessos", a Justiça Eleitoral pode impor sanções ao deputado, em futuras ações. Para a magistrada, não houve ilegalidade no uso do Poder de Polícia pela juíza da fiscalização da propaganda eleitoral, Daniela Barbosa, que entendera haver propaganda antecipada Garotinho nos eventos religiosos e no programa de rádio. "Ciente da ameaça de se consumar transgressão a normas eleitorais, é dever do juiz eleitoral atuar", alertou Ana Basílio.
Comentar
Compartilhe
Linda Mara sai e Mauro Silva volta
30/05/2014 | 08h31
  Suplente na eleição de 2012, Linda Mara Silva assumiu vaga na Câmara Municipal em setembro do ano passado no lugar de Mauro Silva, vereador eleito e que deixou o Legislativo para assumir a secretaria de Comunicação do município. Segundo informações — ainda — extra-oficiais, Linda Mara deixará a Câmara na próxima semana, para o retorno de Mauro Silva, que também se ocupará da coordenação da campanha de Garotinho ao Governo do Estado.
Comentar
Compartilhe
Senna, 20 anos
01/05/2014 | 05h55
  Onde você estava há 20 anos? Lembro como se fosse ontem ou há dois séculos, minha irmã chegando e perguntando: "Você não está assistindo a corrida justo hoje? Senna sofreu um acidente". Daí em diante, eu, como milhões de outros brasileiros, fui acompanhando os minutos que se seguiram até a confirmação da morte — na voz marcante de Roberto Cabrini: "Morreu Ayrton Senna da Silva". O que fazia de Ayrton Senna um herói no coração da grande maioria dos brasileiros, respeitado internacionalmente? Excelente piloto, um "cara do bem", alguém que resgatou o orgulho de ser brasileiro. Em 20 anos, todos mudamos. O Brasil mudou — nem sempre para melhor — mas ele deixou um legado, às vezes repetido em gestos, talvez nunca em sentimentos: O de ser um Silva (ou qualquer outro sobrenome simples) com orgulho, o de ser brasileiro com paixão, o de fazer tremular nossa bandeira com paixão.
Comentar
Compartilhe
Novidades em radioterapia
26/05/2014 | 11h11
Para começar a semana, uma boa notícia, publicada no Ponto Final, da edição de hoje da Folha da Manhã:
Fase final O Setor de Radioterapia que funcionará anexo ao Hospital Escola Álvaro Alvin (HEAA) com o Acelerador Linear e a Braquiterapia está na fase final. A infra-estrutura vem recebendo detalhes de decoração, marcenaria, mobília e finalização da pintura. O Acelerador já teve a sua base instalada e na próxima semana será realizada a montagem dos equipamentos para dar início aos testes. A equipe — que envolve médico, físico e técnicos — foi trazida de São Paulo e Rio. Tudo de ponta e quem vai sair ganhando é população da região.
Avanços no tratamento do câncer são sempre muito importantes. Quem já passou ou teve alguém na família com a doença sabe bem disso.  
Comentar
Compartilhe
TRE: Pezão acumula R$ 735 mil em multas
26/05/2014 | 08h18
O governador Luiz Fernando Pezão, o ex-governado Sérgio Cabral e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foram multados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, na sessão desta segunda-feira (26), em R$ 324,877 mil cada, por propaganda eleitoral antecipada. Nos dias 3 e 5 de março, as sete inserções da propaganda partidária do PMDB na TV foram utilizadas para promoção pessoal de Cabral, além de indicar Pezão como seu sucessor. Com a decisão, Pezão já acumula R$ 735,521 mil em multas no TRE-RJ. O partido ainda foi punido com a cassação da propaganda partidária do próximo ano, no total de cinco vezes o tempo das inserções irregulares. Cabe recurso da decisão ao TSE, em Brasília. Na propaganda, o pré-candidato ao senado e então governador Sérgio Cabral elogiava suas realizações nos transportes e na saúde, enquanto o então vice-governador Pezão afirmava que "a gente não vai retroceder". Para o relator do processo, o corregedor regional eleitoral Alexandre Mesquita, "os dois notórios candidatos enalteciam os oito anos de sua gestão", configurando desvio de finalidade da propaganda partidária gratuita, que deve se limitar a apresentar os princípios e programa dos partidos. (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
PM ajudará no combate à propaganda antecipada
20/05/2014 | 02h47
Parceria inédita do TRE-RJ com a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar do Rio permite que a população denuncie irregularidades de campanha pelos telefones 190 da Polícia Militar, e pelo Disque-Denúncia (2253-1177), além do próprio site do Tribunal. As denúncias eleitorais serão redirecionadas para a Coordenadoria de Fiscalização de Propaganda Eleitoral, que tomará medidas para esclarecer os fatos. Caso se confirme o indício de irregularidade, o caso será enviado ao Ministério Público Eleitoral. A propaganda só é permitida a partir de 6 de julho: antes dessa data, iniciativas para angariar votos devem ser denunciadas à Justiça Eleitoral. (Fonte: TRE)
Comentar
Compartilhe
Sepultamento do radialista será às 13h30 no Campo da Paz
30/05/2014 | 10h34
O sepultamento do corpo do radialista José Augusto Souza Barreto, 63 anos, será no Cemitério Campo da Paz às 13h30 desta sexta-feira. O velório acontece na Escola Espírita Jesus Cristo, na rua dos Goytacazes, n°177, no Centro.
Ele infartou na tarde desta quinta-feira, quando abastecia seu carro em um posto de gasolina, próximo ao Educandário São José Operário, na Gilberto Cardoso, no Parque Califórnia. Ele trabalhava há sete anos na rádio Absoluta, onde tinha um programa que levava o seu nome todos os dais pela manhã. Ele também era locutor e repórter esportivo. 
Comentar
Compartilhe
Vereadores retiram assinatura e barram CPI da Águas do Paraíba
20/05/2014 | 07h33
A articulação na Câmara para impedir a CPI da Águas do Paraíba, denunciada pelo vereador Alexandre Tadeu mais cedo (leia em Gustavo Matheus) parece ter fundo de realidade.  Quatro vereadores retiraram as assinaturas do requerimento a favor da CPI da Águas do Paraíba. Com isso, cai para 8 o número de assinaturas, insuficiente para dar seguimento ao requerimento. Os vereadores que retiraram as assinaturas foram Álvaro César, José Carlos, Neném e Cecília Ribeiro.
Comentar
Compartilhe
Filho de Cabral multado pelo TRE
27/05/2014 | 06h03
O juiz Alexandre Chini Neto, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, multou em R$ 5 mil o pré-candidato Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). O juiz considerou propaganda antecipada reportagem do jornal "A Terra" que exaltava Marco Antônio Cabral como "nova força jovem". O jornal, que circula em Miracema, Noroeste Fluminense, também anunciava a pré candidatura dele a deputado federal, além de dizer que "conta com pedigree do seu primo Aécio Neves, neto do saudoso Tancredo Neves e do grande político Francisco Dornelles". Cabe recurso da sentença ao plenário do TRE-RJ.
Comentar
Compartilhe
Gerp: Crivella na frente, Garotinho em segundo
31/05/2014 | 10h56
O senador Marcelo Crivella (PRB) e o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) disputariam o segundo turno, se as eleições para o governo do Rio fossem hoje. Pesquisa do Instituto Gerp aponta que os dois pré-candidatos cresceram no último mês e estão embolados na disputa pela preferência do eleitorado fluminense. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 29 de maio e tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais. As informações são do Jornal O Dia Crivella mantém-se na primeira posição, com 23% das intenções, contra 20% de Garotinho. O ex-governador e atual deputado do PR foi o que apresentou o maior crescimento de um mês para o outro, com sete pontos percentuais. Já o senador do PRB cresceu menos, no mesmo período, ganhando cinco pontos percentuais. (Leia mais em O Dia)
Comentar
Compartilhe
Fiscalização do TRE flagra "comício" de Garotinho
16/05/2014 | 06h04
  Lembram do evento promovido pelo deputado Garotinho em apoio à prefeita Rosinha no Automóvel Clube de Campos? Pois é, nele havia fiscais do TRE, que enviarão relatório ao MP Eleitoral. No entendimento do TRE, o evento teve características de comício, o que é proibido por lei. A campanha só começa em julho. Os fiscais enviaram a degravação do evento, onde há, segundo eles, inclusive, fala do deputado Paulo Feijó, afirmando que o TRE é corrupto.
A Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (CFPE) vai enviar relatório ao Ministério Público Eleitoral sobre evento promovido pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), filmado e fotografado por fiscais da 75ª ZE de Campos. A pretexto de rebater críticas da oposição à prefeita Rosinha, Garotinho reuniu lideranças políticas, vereadores e os deputados Paulo Feijó e Clarissa Garotinho, em 5 de maio, no ginásio do Automóvel Clube Fluminense (ACF). Lotado, o ginásio tinha faixas com a foto e o nome do pré-candidato ao governo estadual e, nos discursos, muitos elogios e referências à sua candidatura. O Ministério Público Eleitoral pode ajuizar ação por propaganda antecipada. No áudio de uma gravação, o deputado federal Paulo Feijó diz que Garotinho foi impedido, "no tapetão", de ser governador já em 2010, atacando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. "A oposição, através desse TRE corrupto, fez Garotinho recuar e vir candidato a deputado federal", disse. Feijó, no entanto, aplaudiu a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, que reverteu a cassação de Rosinha e a inelegibilidade de Anthony Garotinho, decretados pelo TRE-RJ. A CFPE enviou a degravação do áudio à Presidência do tribunal, para eventuais providências. (Fonte: TRE)
Atualização: Para correção no texto.
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Búzios despacha em Cannes
28/05/2014 | 04h17
  Acha que já viu de tudo na política? Que nada, sempre há algo para surpreender. O prefeito de Búzios, André Granado Gama (PSC), está desde o último dia 17, despachando de Cannes, na França. Ele viajou para o exterior e, com autorização da Câmara Municipal, não repassou o cargo para o vice, mantendo suas funções na cidade do sul da França, conhecida pelo Festival Internacional de Cinema. Ele também tem despachado de Saint-Tropez. A justificativa é que ele foi divulgar Búzios. Acontece que o Ministério Público não entendeu assim e ajuizou ação para que o vice-prefeito assuma, pelo menos até dia 31, quando o prefeito volta da missão internacional. Para a promotora de Justiça Marcela do Amaral, o prefeito somente poderia administrar o Município do exterior se a Lei Orgânica permitisse. “Ao revés, conclui-se que, ao exigir fixação de residência no Município, a delegação de funções ao secretariado e a procuradoria, de forma restrita, bem como determinar que, em caso de licença ou vacância, o cargo é assumido pelo vice-prefeito; tal conduta se mostra, sem dúvida, ilegal”. A promotora também lembra que o Município pode sofrer prejuízos estando sem a presença do chefe do Executivo em relação à condução de atos urgentes que demandam apreciação pormenorizada e a imediata adoção de posturas. Obs.: Antes do prefeito, Búzios já havia ganhado projeção internacional, por ninguém menos que a ex-atriz francesa  Brigitte Bardot, que tornou Buzios um "point" internacional de turismo, após sua visita na década de 60.
Comentar
Compartilhe
Blog do Observatório
09/05/2014 | 03h20
  Para quem achava que o Observatório Social de Campos havia sucumbido, aqui vai uma (boa, para uns; péssima para outros) novidade: O Observatório criou um blog (confira aqui) como mais um canal de comunicação com a comunidade. Além disso, tem um site (aqui) e página no Facebook (aqui)
Comentar
Compartilhe
TRE anula multa contra Crivella
20/05/2014 | 05h14
  O Tribunal Regional eleitoral do Rio de Janeiro anulou, na sessão desta segunda-feira (19), a multa de R$ 15 mil que o senador Marcelo Crivella (PRB) havia recebido em 11 de abril, por propaganda antecipada. Por maioria, o plenário do tribunal entendeu que uma única reportagem na versão online do jornal O Globo seria "insuficiente para comprovar a irregularidade". Ainda como ministro da Pesca e Agricultura, Crivella fez a entrega de retroescavadeiras em sete cidades da Região Noroeste fluminense, em 12 de março. Nos eventos oficiais ele teria feito promoção pessoal e discursado em favor da presidente Dilma Roussef. A publicação da notícia levou o Ministério Público Eleitoral a ajuizar a ação por propaganda antecipada.
Comentar
Compartilhe
Garotinho, Pezão e Cesar Maia na mira do Ficha Limpa
23/05/2014 | 11h14
O Globo hoje traz matéria falando dos pré-candidatos ao Governo do Estado, no Brasil inteiro, que podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa. São nada menos que 12 pré-candidatos nessa situação. No Rio, cita três: O deputado federal Anthony Garotinho, o governador Luiz Fernando Pezão e o vereador Cesar Maia. Eles tem condenações em primeira instância, o que poderia levar à contestação, inclusive, do mandato, caso fossem eleitos. Vale lembrar que Garotinho, na área eleitoral, tinha duas condenações em nível de colegiado, mas conseguiu a anulação junto ao TSE. (Leia a matéria aqui)
Comentar
Compartilhe
Feijó e Cherene pedem IFF em São Francisco
26/05/2014 | 01h21

O deputado federal Paulo Feijó esteve em audiência com o reitor do IFF – Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, nesta manhã (26) em Campos, acompanhado do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, para tratar sobre a possibilidade da implantação de um campus avançado do IFF em São Francisco ou um centro com cursos de educação profissional técnica do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), opção apresentada pelo reitor.

Durante o encontro, ficou definido que a Prefeitura de São Francisco irá doar uma área ao IFF, dentro das necessidades do governo federal para a implantação dos cursos, e o projeto será construído com recursos de emendas parlamentares que o deputado Paulo Feijó irá apresentar na Câmara Federal, em benefício do município de São Francisco.

"Agora que definimos isso, o próximo passo é agendar uma audiência com o Ministro da Educação, José Henrique Paim, junto do reitor do IFF e do prefeito Pedrinho, para fazermos a defesa das necessidades de São Francisco e expor a realidade social daquele município. Tenho certeza que em breve estaremos celebrando esta parceria e a instalação do núcleo, que será de suma importância para o desenvolvimento da educação de São Francisco e de nossa região", destacou o deputado Paulo Feijó.

 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Ibope: Dilma com 40%, Aécio com 20%
22/05/2014 | 12h18
  Pesquisa Ibope divulgada hoje mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto para eleição deste ano. Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 36%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves, com 20%, o terceiro, Eduardo Campos, do PSB (11%), e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%). Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.
Comentar
Compartilhe
Neco anuncia concurso e critica administrações anteriores
16/05/2014 | 02h55
  O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, reagiu, através de nota oficial, às críticas que vem enfrentando da ex-prefeita e ex-aliada Carla Machado sobre demissões na prefeitura. Neco disse que, há 16 anos - gestões de Betinho Dauaire e Carla Machado - pessoas vinham ocupando cargos sem necessidade e anunciou concurso até setembro. Confira abaixo:
  A Prefeitura de São João da Barra informa a todos os interessados que o  Prefeito Neco - logo que  assumiu o mandato - determinou a realização de estudos para diagnosticar a real situação funcional do Município, com destaque para eventuais carências, bem como para analisar a viabilidade de realização de concurso público, a fim de melhorar a prestação dos serviços públicos. Os estudos apontaram que há cerca de 16 anos, inúmeros trabalhadores vinham desempenhando funções sem que houvesse a real necessidade, além de estarem contratados de forma irregular, sem direitos trabalhistas, enquanto outros setores estavam carentes de servidores. Diante disso, está sendo feita uma programação para a realização de concurso público, que deverá ocorrer até o dia 30/9/2014. O  quantitativo de vagas e a nomenclatura de cargos ainda estão sendo elaborados de acordo com a disponibilidade orçamentária, e serão divulgados oportunamente, sendo tudo acompanhado pelo Ministério Público. A Prefeitura Informa ainda que - para viabilizar a disponibilidade orçamentária e não violar a Lei de Responsabilidade Fiscal -  foi necessário o desligamento de alguns servidores contratados temporariamente. O Município está contratando empresas especializadas em prestação de serviços para as funções terceirizáveis e manterá o processo de seleção simplificado para algumas funções essenciais, até a conclusão do concurso público e convocação dos aprovados. Todo este esforço vem sendo feito para regularizar de uma vez por todas a situação funcional do Município, além de abrir novas oportunidades para que a população em geral possa conseguir - por mérito próprio e sem necessidade de apadrinhamentos políticos - um cargo público, nos termos do que dispõe a Constituição Federal de 1988. São João da Barra, 16 de maio de 2014. José Amaro Martins de Souza Prefeito
 Obs.: O Blog do Bastos também falou sobre o assunto aqui.
Comentar
Compartilhe
TRE mantém multa de R$ 5 mil a Garotinho
13/05/2014 | 05h07
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve, na sessão desta segunda-feira (12) a multa de R$ 5 mil aplicada em 30 de abril ao deputado federal Anthony Garotinho (PR) por veicular na internet o programa "Garotinho às 22h: 22 minutos com você". O relator do recurso, desembargador Wagner Cinelli, destacou que o nome do programa foi escolhido para dar publicidade ao número do Partido da República, a que Garotinho pertence. "Vejam que o programa não se chama onze horas, por exemplo", argumentou o desembargador. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. (Fonte: TRE)
Comentar
Compartilhe
MPF investiga greves e manifestações em Campos
28/05/2014 | 12h51

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ) instaurou procedimento investigatório criminal para apurar dois episódios de movimentos grevistas na região que causou impactos negativos na BR-101, com o uso de fogo em pneus, danificando o pavimento da rodovia. Três investigados já foram intimados para prestar esclarecimentos.

O primeiro evento investigado foi uma manifestação de rodoviários decorrente da deflagração de greve no transporte público no dia 29 de abril de 2014, no KM 54, com a interdição da rodovia entre 9h30 e 11h. O segundo episódio foi desencadeado por manifestação de moradores do bairro Aeroporto, em Campos do Goytacazes, em razão da falta de ônibus no local e dos preços abusivos cobrados pelas vans em atuação no transporte alternativo. Na ocasião, manifestantes interditaram a via, no KM 56, das 17h às 18h45.

Além de outros procedimentos investigativos, o MPF já agendou três oitivas para apurar os episódios na BR-101. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros, Roberto Virgílio, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campos (Setranspas), José Maria Matias, e o presidente da Associação e Amigos do Jardim Aeroporto, Miguel Amaro Ribeiro da Silva, serão ouvidos na Procuradoria da República em Campos dos Goytacazes no próximo dia 6, às 14 horas.

 (Fonte: Assessoria do MPF)
Saiba mais:
A instauração da investigação foi noticiada no Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa.
Comentar
Compartilhe
Rio perde uma vaga na Câmara Federal
28/05/2014 | 10h49
O Estado do Rio perdeu uma vaga à Câmara Federal no próximo ano. Na noite de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a mudança no número de deputados federais por estado nas eleições deste ano. A decisão altera a composição das bancadas de 13 estados: ganham os estados do Pará, do Ceará, de Minas Gerais, do Amazonas e de Santa Catarina. Perdem parlamentares os estados do Rio, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, do Paraná, do Espírito Santo, de Alagoas e do Rio Grande do Sul. A decisão final será do Supremo Tribunal Federal (STF), onde já tramitam ações contra a resolução do TSE. Entenda: Em abril do ano passado, o TSE acatou pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas para redefinir o número de deputados federais por estados. A mudança mexe também na composição das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em dezembro, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou o decreto legislativo mantendo a composição atual. Desta vez, os ministros do TSE consideraram que, para ter validade nas eleições deste ano, o decreto legislativo do Congresso teria de ser aprovado até outubro de 2013 - um ano antes do pleito. Além disso, os ministros entendem que, como a resolução do TSE regulamenta uma lei complementar, somente outra lei complementar poderia mudar a decisão. A resolução do TSE não altera o úmero total de deputados - 513. O número de deputados é definido de acordo com a população de cada unidade da federação. O TSE se baseou nos dados do Censo de 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a distribuição atual das vagas na Câmara considera a população dos estados em 1998. Além do Rio, perdem Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul (todos um), além de Paraíba e Piauí (dois)
Comentar
Compartilhe
MPF move ação para "barrar" transposição do Paraíba
28/05/2014 | 02h44
O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ) move ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Estado de São Paulo e o Ibama para impedir a transposição do Rio Paraíba do Sul. O projeto paulista visa a captação de água da Bacia, com o objetivo de abastecer o Sistema Cantareira (SP). A proposta de São Paulo pode significar prejuízos ambientais e falta de água para população fluminense, pois a Bacia hidrográfica é a principal fonte de abastecimento do Rio de Janeiro. Na ação, o MPF quer que a ANA não dê qualquer autorização para a implementação da obra pretendida por São Paulo, enquanto não realizados os estudos ambientais necessários e abrangentes por parte do Ibama, além de suspender eventual autorização para tal projeto. Já ao Estado de São Paulo, os procuradores querem que se abstenha de implementar obras no sentido de transpor/captar águas do Rio Paraíba do Sul. Nos pedidos do MPF, o Ibama não deve, portanto, conceder qualquer licenciamento ambiental para as obras de transposição, bem como a União também deve se abster de autorizar o projeto. É sugerida aplicação de multa diária aos réus, incluindo o governador de São Paulo, de R$ 50 mil em caso de descumprimento. (Fonte: Assessoria) Leia a matéria completa na edição de amanhã da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Aécio sobe 4 pontos e cresce chance de segundo turno
09/05/2014 | 12h07
  A chance de as eleições presidenciais terem segundo turno cresceu, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o levantamento, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff oscilou em baixa, de 38% em abril para 37% este mês, enquanto o pré-candidato Aécio Neves (PSDB) avançou de 16% na pesquisa anterior para 20%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) tem 11% e também oscilou em alta, já que na pesquisa anterior o ex-governador de Pernambuco tinha 10%. O jornal destaca que, apesar de ter variado dentro da margem de erro, a presidente Dilma apresenta recuo gradual nos últimos levantamentos, enquanto os adversários estão em ascensão. Dessa forma, segundo a pesquisa Datafolha, a petista teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos outros candidatos, o que aponta para uma situação de empate técnico e diminui a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. O levantamento do Datafolha foi feito ontem e quarta-feira com 2.844 entrevistas, em 174 municípios do País.
 Confira a pesquisa completa aqui.
Comentar
Compartilhe
TRE manda Garotinho retirar conteúdo de seu blog
30/05/2014 | 01h35
  O desembargador do TRE-RJ Wagner Cinelli determinou, em caráter liminar (temporário), que o deputado federal Anthony Garotinho (PR) retire de seu blog conteúdo publicado em 18 de maio relatando compromissos assumidos durante o evento "A Baixada Fala com Garotinho". Segundo o magistrado, houve propaganda eleitoral antecipada, "uma vez que na publicação impugnada a imagem do candidato é promovida de forma a sugerir que é o mais apto ao exercício da função pública". Caso descumpra a decisão, o pré-candidato ao governo deverá pagar multa diária de R$ 1 mil. Ainda falta julgar o mérito da ação (quando o magistrado examina com mais profundidade os fatos e decide se houve propaganda antecipada), para determinar então se cabe multa. A ação foi proposta pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Comentar
Compartilhe
Morre Jair Rodrigues
08/05/2014 | 11h02
  O cantor Jair Rodrigues, morreu hoje, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Ainda ão foi divulgada a causa da morte. Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira começou nos anos 1960, em programas de calouros. Atualização às 12h17: Dono de um sorriso contagiante e de humor idem, Jair Rodrigues era mais que um cantor: Era um interprete como poucos. Leva consigo um pouco da história da Música Popular Brasileira. (Fonte: G1) Atualização às 12h17: Para vídeos do cantor.  
Comentar
Compartilhe
Rosinha quer reeditar "Jovens pela Paz"
21/05/2014 | 12h07
A prefeita Rosinha encaminhou à Câmara projeto, que foi objeto de deliberação ontem, para a reedição do Jovens pela Paz, que existia no Governo do Estado quando Garotinho e ela eram governadores. Naquela época, o programa chegou a ter mais de 10 mil integrantes no Estado. O interessante é que os Jovens pela Paz, na versão campista, terão entre 16 e 25 anos, recebendo entre R$ 350 a R$ 500. Vamos combinar... nessa idade é quase "homens pela pela paz"...
Comentar
Compartilhe
Patrícia diz que pediu para ser ouvida
31/05/2014 | 04h02
  A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, emitiu nota informando que protocolou, dia 28 de maio, ofício se colocando à disposição do Ministério Público para ser ouvida e esclarecer as denúncias que envolvem sua gestão. Abaixo, a nota:
A Presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informa que protocolou no dia 28 de maio, ofício dirigido ao Ministério Público, se disponibilizando a prestar esclarecimentos decorrentes das denúncias dirigidas ao referido órgão, na certeza que todos os atos estão revestidos de estrita legalidade, moralidade e transparência.  O Procurador Geral do Município, Matheus José, informa ainda que diligenciou nesta semana, no sentido de reunir todas as denúncias para esclarecer na mesma oportunidade, todos os pontos indagados nos aludidos procedimentos.  
Atualização: Para colocar documento
Comentar
Compartilhe
MP decide convocar Patrícia Cordeiro, Avelino, Suledil e João Vicente
30/05/2014 | 05h33
  O Ministério Público Estadual vai convocar a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o ex-presidente da Fundação, Alvanir Ferreira, e o secretário de Governo, Suledil Bernardino na investigação sobre denúncias envolvendo a Cultura em Campos. As oitivas estão marcadas para os dias 27, 28 de junho e 02 de julho. Antes deles, será ouvido dia 26 de junho, o ex-presidente da Fundação Municipal Trianon, João Vicente Alvarenga. As oitivas acontecem dentro da representação protocolada pelo PSOL, presidido em Campos pelo médico sanitarista Erik Schunk, e que foi incorporada ao inquérito 445/10, que já investigava denúncias sobre a Cultura no município. Segundo denúncias de João Vicente Gomes Alvarenga, há suspeita de possível desvio de recursos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima para montagem de um estúdio de gravação na cidade. A denúncia foi publicada em primeira mão, no dia 21 de abril, no Blog de Luciana Portinho (aqui) hospedado na Folha on Line e reproduzido nas redes sociais e nas edições impressas da Folha da Manhã. Para Erik Schunk, a decisão do MP é uma vitória para o município de Campos: "Tenho a esperança que a coisa realmente ande e sejam apuradas as supostas irregularidades. E, se forem confirmadas, que os responsáveis sejam punidos exemplarmente. As denúncias são graves e precisam ser apuradas, especialmente por ser em um município bilionário, onde faltam medicamentos, por exemplo. É preciso um rigor maior, transparência  maior". Para entender: Num texto enviado a Luciana Portinho, João Vicente afirmou que recursos públicos estariam sendo utilizados em atividades privadas “como por exemplo, a montagem de um mega estúdio de gravação que custou altíssimas somas e que deverá ser usado pela oligarquia dominante da democracia goytacá, nas próximas eleições”. João Vicente, que foi exonerado pela prefeita Rosinha Garotinho no dia 28 de dezembro, citou nominalmente a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro: “A cultura em Campos nunca foi tão rica. Mas inverteram a ordem do preceito que prega a supremacia do interesse público sobre o privado. A gestora pública na área da cultura, apoiada pelo executivo municipal, tem invertido despudoradamente aquela lógica, ou seja, se pratica a supremacia do interesse privado sobre o público”. Leia mais sobre a representação do PSOL aqui
Comentar
Compartilhe
Marcão: E a saúde? Melhorou ou piorou?
27/05/2014 | 08h14
O blog do Bastos trouxe hoje a reprodução de um artigo do vereador, líder do governo e ex-secretário de Saúde, Paulo Hirano, que elenca inúmeras conquistas do governo Rosinha na área de saúde e, ao final, questiona se a saúde de Campos melhorou ou piorou, falando que o leitor já tem a resposta diante dos números e fatos apresentados (confira aqui). A resposta veio hoje, através da oposição. Os vereadores Marcão, Rafael Diniz e Fred Machado visitaram, ontem, uma unidade de saúde em Tócos, na Baixada Campista e o resultado foi postado no blog de Marcão, que reproduzo abaixo:

Saúde em Campos: melhorou ou piorou?

O vereador Marcão, ao lado dos vereadores Rafael Diniz e Fred Machado, esteve nesta segunda-feira (27) visitando as instalações da Unidade Básica de Saúde de Tócos, na Baixada Campista.E a surpresa não foi nada agradável. Os vereadores puderam constatar a situação caótica da unidade, que coloca em risco a população que utiliza, ou tenta, utilizar os seus serviços.
 Algumas irregularidades encontradas pelos vereadores:
Laríngoscópio para intubação estão quebrados Ambulância em estado caótico Não possui desfibrilador Não existem agulhas para aplicação de benzetacil Gaze (embalagens lacradas com ferro de passar) Não possui fita de glicose Não tem água potável para servidores e pacientes Teto caindo da sala de ginecologia Não tem aparelho de eletrocardiograma Não existe antitetânica Reclamação de comida estragada servida aos funcionários
Abaixo o extrato de contrato da licitação vencida pelo Consórcio Aliança:
EXTRATO DE LICITAÇÃO
MODALIDADE: Pregão Presencial
NÚMERO: 017/2012
OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço para gestão, assessoramento e intervenção nas tecnologias médicas existentes nas Unidades de Saúde que integram a rede da Fundação Municipal de Saúde do Município de Campos dos Goytacazes.
EMPRESA VENCEDORA:
CONSÓRCIO ALIANÇA
VALOR TOTAL: R$ 4.123.600,00 (Quatro milhões cento e vinte e três
mil e seiscentos reais).
DATA DO JULGAMENTO: 17/04/2012.
Homologo a presente Licitação.
Campos dos Goytacazes, 19 de Abril de 2012.
Sebastião Tavares Campista Filho
Presidente da Fundação Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DA EXECUÇÃO CONTRATUAL
PRORROGAÇÃO N°: 001/2013 AO CONTRATO N°: 187/2012.
FATO GERADOR: Pregão Presencial (SRP)n°. 017/2012.
PROCESSO: 2012.099.00067-6-PR.
OBJETO: Contratação de empresa para a prestação de serviço para gestão, assessoramento e intervenção nas tecnologias médicas existentes nas unidades de saúde que integram a rede da Fundação Municipal de Saúde do município de Campos dos Goytacazes.
CONTRATADA: CONSÓRCIO ALIANÇA.
VALOR TOTAL: R$ 4.262.782,14 (Quatro milhões duzentos e sessenta
e dois mil e setecentos e oitenta e dois reais quatorze centavos).
FORMA DE PAGAMENTO: 12(doze) parcelas.
PRAZO DO CONTRATO: 12 (doze) meses.
FUNDAMENTO LEGAL: Art. 57,§1 inciso II da Lei Federal 8.666/93.
Ratifico e homologo a presente Prorrogação da Execução Contratual.
Campos dos Goytacazes, 15 de Junho de 2013.
Dr. Sebastião Tavares Campista Filho
Presidente da Fundação Municipal de Saúde
Id: 1532372
Fica a pergunta: a saúde em Campos, melhorou ou piorou?
Comentar
Compartilhe
Sarau na ACL
05/05/2014 | 11h33
Acontece hoje, dia 5 de maio, às 19 horas, um Sarau na Academia Campista de Letras, na 
Praça Dr. Nilo Peçanha (Praça São Benedito).
Os participantes, que se inscreveram até ontem, poderão declamar  ou ler sua trova, quadra, hai-cai, soneto, acróstico, cordel ou poesia livre, abordando um dos temas: . Mãe . Dia das mães . Trabalho . Dia Mundial do Trabalho . Airton Senna . Morte de Airton Senna . "Manifesto Antropofágico" . Ex-combatente . Dia do Sertanejo . Liberdade de Imprensa. . Dia do Sol . Dia do Solo . Legislador . Pau Brasil . Futebol . Noel Rosa • Comunidade . Dia da Vitória . Artista Plástico . Pintor . Rondon . Mario Quintana . Língua Portuguesa . Cultura . Comunicações . Biblioteca . Freud . Coragem . Matemática . Olhos . Silêncio . Cruz Vermelha
Comentar
Compartilhe
Garotinho dispara contra Crivella: "Não foi com a Bíblia que o bispo aprendeu essa postura"
14/05/2014 | 05h29
  No seu já conhecidíssimo estilo, o deputado federal voltou a disparar contra o senador Marcelo Crivella. Ambos pré-candidatos ao Governo do Estado, dividem a preferência do eleitorado evangélico. Mas Crivella, nas últimas pesquisas, tem levado a melhor. Em seu blog, com divulgação também no facebook, Garotinho iniciou com um Salmo bíblico uma postagem em que acusa Crivella de traição, dizendo que o apoiou na eleição de 2010. Ele cita, ainda, artigo do deputado estadual e aliado de primeira linha de Garotinho, Geraldo Pudim. Leia abaixo:
Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.
Salmos 50:23 Patrocinado por Sergio Cabral para ajudar Pezão, Crivella esqueceu que em 2010 ele perderia a eleição para Jorge Picciani e conseguiu reverter a situação graças ao meu apoio. Com certeza não foi na Bíblia que o Bispo aprendeu essa postura de jogar pedras naquele que o levantou. Leiam aqui o artigo completo do deputado estadual Geraldo Pudim sobre o melancólico papel de Crivella na eleição para governador do estado do Rio.
Comentar
Compartilhe
Alerj doa R$ 70 milhões para projeto de UPPs
19/05/2014 | 11h15

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro doará ao governo estadual R$ 70 milhões para reforçar o programa de retomada de territórios controlados pelo narcotráfico. O dinheiro virá do Fundo Especial da Alerj e será usado para compra e manutenção de 370 patrulhas da Polícia Militar e 370 rádios transmissores para as UPPs; construção de uma escola de ensino médio, um centro vocacional tecnológico e uma delegacia no Complexo da Maré; e criação e reforma de UPPs.

Além disso, serão instaladas câmeras em 953 patrulhas da PM e haverá a reforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Polícia Militar, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Os recursos serão transferidos do Fundo Especial da Alerj para o governo através de um decreto legislativo a ser publicado nesta segunda-feira (19) pelo presidente da Casa, deputado Paulo Melo.
Comentar
Compartilhe