Feliz 2015!
31/12/2014 | 16h40
Desejo a vocês, leitores do blog, um 2015 de muita luz, paz, felicidade e garra para lutar pelo que acredita. Não vamos desperdiçar nosso tempo, vamos aproveitá-lo ao máximo, respeitando o próximo como a si mesmo. Um ano de amor e benção para todos nós!
Comentar
Compartilhe
Dilma x Lula
30/12/2014 | 17h55

  Tudo leva a crer que o segundo mandato da presidente Dilma realmente será seu. Cada vez mais a presidente retira de seu lado os "olheiros" do ex-presidente Lula. Ontem, ao anunciar mais sete nomes para a Esplanada dos Ministérios do segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff afastou ainda mais a influência do padrinho político e da corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil, do núcleo de comando do governo. A escolha do deputado Pepe Vargas (RS) para ocupar a Secretaria de Relações Institucionais, que lida com o Congresso Nacional, selou esse distanciamento. O deputado substituirá Ricardo Berzoini, transferido para o Ministério das Comunicações, e foi escalado por Dilma para fazer dobradinha com Miguel Rossetto, o novo chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Rossetto também é gaúcho e integra a mesma corrente de Vargas no PT. Embora a cúpula do PT quisesse deslocar Berzoini para Comunicações - uma vez que ele é mais identificado com o projeto de regulamentação da mídia -, a escolha de Vargas para sua antiga cadeira foi considerada por dirigentes do partido como um duro golpe na CNB, a corrente de Lula. Com a decisão de Dilma, o núcleo duro do Palácio do Planalto não terá mais nenhum nome próximo a Lula. (Fonte: Estadão) Agora é esperar para ver até onde irá esse distanciamento. Leia mais sobre novos ministros no blog de Arnaldo Neto.
Comentar
Compartilhe
A kombi da oposição atropelando
29/12/2014 | 19h27
  Na longa sessão de hoje, na Câmara de Campos, a bancada rosácea deixou a entender o que será o ano legislativo de 2015. Segundo Abdu Neme, a situação "virá de bicho" para cima da oposição, mostrando a agenda positiva do governo. Já Altamir Bárbara citou, mais uma vez, a construção da ponte Rio-Niterói, lembrando que era deputado à época e a oposição na Alerj era contrária à construção. No final, citou o - quase - ex-deputado Anthony Garotinho, falando que a oposição de Campos cabe em uma kombi. Líder da oposição, o vereador Nildo Cardoso e respondeu a Altamir: "Tenho o maior respeito pelo vereador Altamir, mas a construção da ponte Rio-Niterói já é passado. Estamos falando de futuro, do que deixaremos para nossos filhos. Da responsabilidade que temos que ter. E o colega fala que o quase-ex-deputado diz que a oposição cabe em uma kombi. Mas foi essa kombi que deu mais de 70 mil votos no primeiro turno ao governador Pezão que, no segundo, superou o adversário em Campos em mais de 7 mil votos. Que kombi é essa em que caberá essa gente toda?", finalizou. Leia mais sobre a sessão no Bastos e na Folha Online.
Comentar
Compartilhe
Porto recebe carta náutica
29/12/2014 | 10h10
Porto do Açu recebeu, no final de novembro, a carta náutica emitida pela Marinha para operação dos terminais 1 e 2. O documento fornece informações hidrográficas do porto como profundidade, boias de sinalização determinando o canal de acesso, fundeadouros, rosa dos ventos, entre outros. Todos esses dados orientam o comandante na atracação do navio.   “A publicação da carta náutica estabelece um padrão de desempenho para o Porto do Açu e chancela, mundialmente, suas operações. Isso traz maior controle e segurança ao tráfego marítimo e aos comandantes das embarcações que chegam aos terminais, além da confiabilidade da autoridade marítima”, afirma o gerente de Operações da Prumo, Joffre Villote, que também é Capitão de Longo Curso da Marinha do Brasil.   Com a homologação da carta náutica, o Porto do Açu passa a receber navios com calado de até 7 metros. Como a dragagem para 10 metros já foi concluída, uma nova batimetria já está em curso para que o porto possa receber embarcações maiores podendo atingir mais de 9 metros de calado.
Comentar
Compartilhe
Aumenta escolaridade de maiores de 25 anos no Estado do Rio
25/12/2014 | 14h21
    O nível de escolaridade de pessoas com mais de 25 anos cresceu no Estado do Rio de Janeiro entre 2004 e 2013. De acordo com a pesquisa de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o tempo de estudo de adultos nesta faixa etária aumentou, em média, 1,2 ano. Em 2004, os maiores de 25 anos tinham 7,6 anos de estudo.  Nove anos depois, em 2013, a média saltou para 8,8 anos. O aumento do nível de escolaridade também foi registrado na Região Metropolitana: 8 anos, em 2004; e 9,2 anos, em 2013.  Para a coordenadora da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação, Rosana Mendes, os números divulgados mostram que o ensino de pessoas que interromperam seus estudos tem alcançado bons resultados.  – Temos intensificado nossos investimentos na Educação de Jovens e Adultos, com formação de professores e material didático produzido exclusivamente para este público. Além disso, o estado se reposicionou economicamente nos últimos anos. As empresas têm buscado profissionais mais qualificados. Neste sentido, muitos estão procurando retomar os estudos para se recolocar no mercado de trabalho – disse a coordenadora.
Comentar
Compartilhe
TJ suspende liminar que impedia antecipação dos royalties
23/12/2014 | 09h02
O Tribunal de Justiça (TJ) suspendeu liminar que impedia a prefeita Rosinha de antecipar R$ 250 milhões de royalties por empréstimo no Banco do Brasil . A decisão é da presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano. Ela suspendeu a decisão da  Segunda Vara Civil de Campos numa ação popular movida pelo vereador Rafael Diniz. A informação foi postada pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos, em rede social.   PREFEITURA DIVULGA NOTA:

Presidente do Tribunal Justiça garante operação

entre Prefeitura de Campos e Banco do Brasil

  A presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), Desembargadora Leila Mariano, suspendeu até o trânsito em julgado, ou seja, em última instância, a liminar do juiz da 2ª Vara Cível de Campos, na ação popular movida pelo vereador Rafael Diniz, garantindo a eficácia da Lei Complementar 8.598/2014, que autoriza a Prefeitura Municipal de Campos e o Banco do Brasil a realizarem operação de cessão de crédito. Em sua decisão, a presidente do Tribunal de Justiça afirma que “a suspensão de segurança é um instituto oferecido ao Poder Público na defesa do interesse coletivo. Consiste em um meio de decisão judicial nas ações movidas contra o Poder Público ou os seus agentes, em caso de manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade”. A desembargadora presidente, ao analisar o pedido apresentado pela Prefeitura, afirma que “a economia pública do Município de Campos dos Goytacazes fica seriamente ameaçada. Afinal ficou demonstrada a queda da receita ocasionada pela brusca queda da cotação do barril de petróleo na ordem de 35% dos últimos meses”. Com a decisão já publicada pelo Tribunal de Justiça na data de hoje, a Prefeitura de Campos e o Banco do Brasil estão liberados para concretizar a cessão de crédito, que resultará na injeção de R$ 250 milhões na economia do Município.  
Comentar
Compartilhe
Pudim fala sobre saída de Peregrino e reitera apoio "irrestrito" a Garotinho
22/12/2014 | 19h02
O deputado estadual Geraldo Pudim postou hoje, em seu blog, posicionamento a respeito da saída de Fernando Peregrino do PR. Pudim nega crise no partido, diz que a decisão de Peregrino foi pessoal e reafirma que o partido fará oposição ao Governo do Estado.  
Tenho sido indagado sobre a decisão isolada de Fernando Peregrino de deixar o Partido da República e o nosso grupo político. Em primeiro lugar devo destacar o papel histórico importante político e de vida do professor Peregrino, que teve início ainda ao lado de Leonel Brizola. Sobre a questão dele estar disposto a sair do partido ao qual está filiado há tantos anos, dos quais exerceu cargos tão importantes e de extrema confiança, que lhe foram conferidos pelo Garotinho, tendo os cumpridos com eficácia, é fato que acontece em um momento em que se encerra um processo político difícil e traumático. Os resultados eleitorais das bancadas federal e estadual demonstram claramente que o PR, ao contrário do que tentam a todo instante mudar a realidade, saiu fortalecido, sendo a segunda força política do estado, o que demonstra que o nosso líder Garotinho esteve mais uma vez preocupado e atento sim com as eleições proporcionais, haja visto que são seis deputados federais eleitos e somos oito deputados estaduais eleitos para a Assembléia. Houve um crescimento conjunto de nossa representação. A posição do professor Peregrino é tão somente pessoal e não tem participação qualquer das bancadas do PR, que reiteram o apoio irrestrito ao nosso líder e presidente regional do PR, Anthony Garotinho, que sempre se colocou contrário ao desgoverno de Sergio Cabral e Pezão trabalhado incansavelmente. Garotinho não faz política individual e se assim fosse, teria uma eleição proporcional tranqüila, mas foi para o sacrifício contra todas as forças, que não queriam a volta de quem governa para o povo, para os mais humildes. Foram apresentadas propostas claras e que jamais tinham como beneficiários os grandes conglomerados de comunicação, ou os grandes empresários do setor de transporte coletivo, mas sim o povo. Quero destacar ainda, que nossa posição na Alerj será de oposição ao governo estadual que aí está. Não existe divisão, muito pelo contrário, há uma unidade e a construção eficiente de fortalecimento de nossa bancada junto ao Parlamento estadual, tendo sido reconhecida pela nova mesa diretora como a segunda força da Assembléia Legislativa, ocupando posição de destaque que certamente irá contribuir para um trabalho e oposição consistente e eficaz.
Comentar
Compartilhe
Desfiliação em massa no PR
22/12/2014 | 16h21
  A saída de Fernando Peregrino do PR, por insatisfação com os rumos do partido, segundo ele mesmo afirmou, pode levar a uma desfiliação em massa de outros partidários. Está marcado para 22 de janeiro, às 17 h, na rua Alvaro Alvim 31 / 14 andar - Cinelândia, Rio de Janeiro, o ato " Se FERNANDO PEREGRINO sai, saio também. Leia mais sobre a desfiliação de Peregrino aqui, aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Pezão define secretariado
22/12/2014 | 11h56
O governador Luiz Fernando Pezão já definiu seu secretariado para o próximo mandato. Hoje, Pezão anunciou os futuros secretários de Saúde, Felipe Peixoto; Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral; Cultura, Eva Doris Rosental, e Turismo, Nilo Sérgio, além do coordenador executivo de Infraestrutura e Integração Governamental, Hudson Braga, e o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, e confirmou Leonardo Espíndola na Casa Civil. Neste fim de semana, foram anunciados Arolde de Oliveira (Trabalho e Renda), Paulo Melo (Governo), Bernardo Rossi (Habitação), José Luiz Nanci (Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida), José Luiz Anchite (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), Christino Áureo (Agricultura e Pecuária) e Antonio Neto (Educação). Também estão confirmados Lucia Léa (Procuradoria Geral do Estado), coronel Sérgio Simões (Defesa Civil), coronel César Rubens de Carvalho (Administração Penitenciária), Felipe Pereira (Prevenção à Dependência Química), Gustavo Tutuca (Ciência e Tecnologia), Teresa Cosentino (Assistência Social e Direitos Humanos), José Iran Peixoto Jr (Obras), Claudia Uchôa (Planejamento), André Correa (Ambiente), Carlos Roberto Osório (Transportes), Cidinha Campos (Proteção e Defesa do Consumidor), Julio Bueno (Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), Sérgio Ruy Barbosa (Fazenda) e José Mariano Beltrame (Segurança Pública). (Fonte: Assessoria)   O Blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa, postou a informação em primeira mão AQUI.
Comentar
Compartilhe
Protesto contra aumento do IPTU amanhã em Campos
21/12/2014 | 11h19
Está sendo convocada para amanhã, segunda-feira, às 17h, na Praça São Salvador, uma grande manifestação contra o aumento do IPTU em Campos (31,73%) enviado pela prefeita Rosinha à Câmara e aprovado pela maioria, composta pela base governista. O protesto é para demonstrar o descontentamento da população com o aumento (lembrando que a iluminação também subiu  - 31,5%)   Leia mais sobre aumento do IPTU aqui Bastos e no Ponto de Vista.
Comentar
Compartilhe
Pezão anuncia secretários de Desenvolvimento Regional e Agricultura
20/12/2014 | 20h08
O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, na manhã deste sábado (20/12), no município de Resende, os futuros secretários de  Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e de Agricultura e Pecuária. O ex-prefeito de Barra do Piraí, José Luiz Anchite, será o titular da Sedrap. Já o deputado estadual Christino Áureo volta a ocupar a Secretaria de Agricultura e Pecuária. Os anúncios foram feitos durante a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Resende.
 (Fonte: Assessoria)
O blog Em tempo, de Cilênio Tavares, postou sobre os novos secretários aqui.
Comentar
Compartilhe
Pezão anuncia novo secretário de Educação
20/12/2014 | 09h26
  O governador Luiz Fernando Pezão confirmou, hoje, o nome que estará à frente da Secretaria de Educação a partir do dia 1º de janeiro de 2015. A pasta será ocupada pelo professor Antonio José Vieira de Paiva Neto, hoje subsecretário de Gestão do Ensino.
 Antonio Neto é professor de Sociologia formado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal Fluminense e Unirio. Ingressou na rede estadual de Educação em 1993, no programa dos Cieps. Com o fim do programa, passou a atuar como professor de Sociologia e Direito (curso técnico) no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, onde se tornou diretor da escola em 2004. Convidado para ser coordenador do ensino médio estadual em 2008, logo se tornou diretor geral de Educação, chegando à Subsecretaria de Gestão do Ensino em 2011.
Mais sobre novos secretários aqui, aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Irmãos da Solidariedade precisa de socorro urgente
19/12/2014 | 15h42
A Associação Irmãos da Solidariedade, cuja existência nunca foi fácil, enfrenta "a pior crise de sua história", segundo a fundadora Fátima Castro. Ela diz que, com o atraso do repasse da verba municipal - R$ 49 mil mensais - só não está faltando "feijão na panela" pela solidariedade dos amigos. Política à parte (até porque não dá nem para comentar atraso em repasse nesse valor para uma instituição como a Irmãos) vamos nos vestir com o espírito natalino e ajudar? Veja abaixo o desabafo de Fátima Castro.
Comentar
Compartilhe
Desemprego cai e renda sobe no Rio
19/12/2014 | 15h22
  O mercado de trabalho da Região Metropolitana do Rio de Janeiro permaneceu aquecido em novembro. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, a taxa de desemprego na região voltou a cair, para 3,6%, ante 3,8% em outubro. O desemprego no Rio foi o menor, em novembro, entre as seis regiões pesquisadas pelo instituto. O rendimento médio real dos trabalhadores na região também permanece o maior do País, chegando a R$ 2.375,20 em novembro, com aumento de 4,3% ante igual mês do ano passado.   O rendimento do setor de Serviços Prestados às Empresas também deu um salto em novembro, chegando a R$ 3.069,00, com alta de 4,9% ante outubro e aumento de 10% na comparação com novembro do ano passado. A renda da indústria apresentou queda de 6,5% ante novembro de 2012, para R$ 2.524,90, mas se manteve acima do rendimento do setor na Região Metropolitana de São Paulo (R$ 2.343,20), a mais industrializada do País e prossegue também sendo a mais elevada entre as seis regiões.   O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno, atribui os dados positivos do mercado de trabalho da região metropolitana à instalação de diversas empresas nos municípios da região nos últimos anos. Além disso, a alta do rendimento do setor de serviços, segundo ele, reflete o crescimento econômico e a diversificação da indústria de transformação no Estado. “Quanto mais sofisticada a indústria, mais sofisticados os Serviços. Já o rendimento da indústria, que vinha crescendo substancialmente, caiu este mês porque, infelizmente, o Rio de Janeiro não é uma ilha e o setor está nacionalmente em crise. Mantemos nosso otimismo de uma recuperação do setor no médio prazo”, afirmou.
 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Pagamentos em atraso?
19/12/2014 | 10h05
Recebi um relato de um funcionário da Nova Rio, empresa que presta serviço à prefeitura, em que fala estar com o salário atrasado. "Suzy estamos com os salários atrasados e ninguém fala quando serão pagos. Além disso, estão demitindo e não apenas os faltosos, como disseram. Nosso décimo terceiro saiu, mas o salário já são quase duas semanas". Atraso em salário é sempre ruim, mas próximo ao Natal então... O espaço está aberto a Nova Rio ou a prefeitura, caso queiram manifestar-se. Mais sobre falta de pagamento: O blog de Arnaldo Neto traz a informação que um grupo de cerca de 40 técnicos de enfermagem que prestam serviço para o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) protocolaram, ontem, representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) por não receberem seus salários — que seriam pagos pela Prefeitura — há quatro meses. Confira aqui.
Comentar
Compartilhe
Pezão hoje em Campos
19/12/2014 | 09h55
O governador Luiz Fernando Pezão estará em Campos, hoje, para duas inaugurações: A primeira é o restaurante universitário da Uenf, onde toda a comunidade universitária da UENF  poderá realizar suas refeições dentro do campus. Os estudantes carentes poderão almoçar gratuitamente e a previsão é de que sejam servidas cerca de três mil refeições diárias. A segunda é a Faculdade Tecnológica da Faetec - Com o investimento de mais de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado, através da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, a unidade formará profissionais no curso superior em Logística. Ao todo serão oferecidas 152 oportunidades anualmente .
Comentar
Compartilhe
Acic: Nota de repúdio ao aumento do IPTU e iluminação
18/12/2014 | 13h53
Leia mais sobre o aumento na edição de hoje da Folha da Manhã e no Folha Online.
Comentar
Compartilhe
Peregrino, "um poço até aqui de mágoas", desabafa em rede social
18/12/2014 | 12h04
Braço direito de Anthony Garotinho, Fernando Peregrino saiu do PR e é "poço até aqui de mágoa". Depois de conceder entrevista, explicando sua saída e disparando contra a deputada Clarissa Garotinho, confira aqui no blog, ele publicou em rede social sua despedida.
MENSAGEM DE DESPEDIDA'O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." ( Jagunço Riobaldo, personagem do livro Grande Sertão: veredas, J.Guimarães Rosa) Confesso que sair do grupo político que ajudei a construir peça por peça, embora excluido do ultimo processo, foi uma decisão bastante difícil. Trabalhamos muito para edificar um partido de verdade. Tenho de lembrar, por exemplo, do esforço inovador e pioneiro do Instituto Republicano do qual fui presidente. Através dele, fizemos mais 30 cursos em 25 municípios e formamos cerca de 1.000 militantes em Políticas Públicas e Formação Histórica do País. Organizei com especialistas também voluntários os planos de governo de 2010 e 2014. Fui candidato a governador para defender nosso partido em um momento crítico. Organizei seminários internos como o sobre fraudes eletronicas, espionagem, mais médicos, royalties, etc. Fiz tudo voluntariamente, como sempre achei que devesse ser a política. Mas temos limite! Temos uma história de luta e de lealdade que não podem mais ser enxovalhada como alguns internamente tentaram. Nesses dias, pós eleição, consegui equacionar graves problemas financeiros oriundos da campanha com ajuda de companheiros. Nesses últimos tempos, tentei sublimar as perseguições desde o ano passado que sofri junto com outros companheiros que me acompanharam. Ponderei, pensei, afinal, preciso de um lugar onde meu trabalho político seja ao menos bem visto, se não incentivado ou reconhecido. Ficar para assistir de novo a esse processo autofágico e suicida em nome de um projeto personalista desencadeado por uma parte de sua direção, processo intempestivo, desagregador, autoritário e inescrupuloso, é agredir a história e me omitir diante da razão de ser da política: ajudar a resolver os grandes problemas de nosso País e de nosso estado. Problemas complexos que demandam uma ação de homens e mulheres coerentes e com o mínimo de conhecimento e ideologia sobre o que fazer para ajudar a maioria do povo. Não compactuo com ambições liberais e superficiais de se fazer política! Por isso, tomei essa decisão! Não serei mais obstáculo a aventuras de alguns que nos levaram a essa desastre. Convido a todos os republicanos de verdade, homens e mulheres de boa fé, a não esmorecerem e a lutarem por nossos ideais de um Pais justo e soberano, assumindo seu papel perante a história! Obrigado! PS. Aos que enviaram mensagem de apoio, meus agradecimentos. A aqueles que nos convidam para integrar outras agremiações, obrigado também, mas vamos conversar com nossos companheiros e amigos para depois decidir nosso destino. Para isso, servem as palavras de Riobaldo na epígrafe!
Comentar
Compartilhe
Estado publica edital para concurso da Educação
18/12/2014 | 11h18
O edital do concurso para professores do Estado já está disponível no site da Fundação Ceperj, www.ceperj.rj.gov.br, banca organizadora do processo seletivo realizado pela Secretaria de Educação. A partir de hoje, também foram abertas as inscrições, que se estenderão até o dia 1º de fevereiro de 2015.   Para participar da seleção, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário até o dia 2 de fevereiro. Segundo a Fundação Ceperj, os valores das taxas serão de R$ 50 (16 horas) e R$ 70 (30 horas). Serão abertas 1.697 oportunidades, sendo 982 vagas para professores que cumprirão a carga de 16 horas semanais, com vencimentos iniciais de R$ 1.178,29. E 715 para os profissionais que optarem por 30 horas semanais, com remuneração de R$2.211,25. As vagas são destinadas paras os docentes que atuarão nas disciplinas de Artes, Biologia, Ciências, Disciplinas Pedagógicas, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Francês, História, Inglês, Sociologia, Física, Geografia, Matemática, Português e Química. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Autopista entrega hoje trecho duplicado da BR 101 em Campos
18/12/2014 | 10h55
Nesta quinta-feira (18), a Autopista Fluminense libera para o tráfego mais um segmento de pista duplicada na BR-101 RJ/Norte, entre o km 102 e o km 105, em Campos dos Goytacazes. Com esse trecho, a concessionária chega a 39 quilômetros de pistas duplicadas entregues na BR-101 em 2014, sendo 36 na região entre Campos dos Goytacazes e Macaé e outros três quilômetros na região de Casimiro de Abreu, liberado no início deste mês. “Estamos avançando com várias frentes de obras de duplicação na rodovia. Dependendo das condições climáticas, temos a expectativa de liberar mais seis quilômetros na região de Casimiro de Abreu até o final do primeiro trimestre de 2015, totalizando 45 quilômetros de pistas duplicadas, proporcionando mais conforto, segurança, conforto e fluidez aos usuários da BR-101 RJ/Norte”, explica Odílio Ferreira, Diretor Superintendente da Autopista Fluminense. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Peregrino sai do PR e dispara: "Clarissa fez Garotinho ficar fora do segundo turno"
17/12/2014 | 00h39
O PR, partido presidido pelo quase ex-deputado Anthony Garotinho, perdeu um dos importantes filiados e tido como braço direito do presidente. Candidato a governador pelo partido em 2010 (quando substituiu o próprio Garotinho que não pode ser por pendências na Justiça Eleitoral), Fernando Peregrino deixou a legenda e disparou contra a filha de Garotinho, Clarissa, recém diplomada deputada federal. Ao anunciar sua desfiliação, Peregrino disse que se sentia alijado das decisões partidárias e afirmou: "Clarissa fez Garotinho ficar fora do segundo turno". Clarissa e Peregrino disputaram o cargo de deputado federal, mas só ela, que, segundo o ex-secretário do PR, recebia tratamento de princesa. Em entrevista ao Jornal O Dia, ele disse que tentou convencer Garotinho, de que a filha levava o partido a rumos errados, mas não foi ouvido. “Garotinho é o presidente do PR, mas quem conduziu o processo eleitoral foi ela”. O objetivo dela, argumenta o ex-secretário-geral, é ser prefeita em 2016. Por isso, centralizou as atenções. Em suas palavras, isso envolveu a nomeação de nomes “sem identificação com o partido” para postos-chave. Peregrino disse que a principal campanha do PR foi a de Clarissa, o que prejudicou o Garotinho. “Ele não perdeu para Pezão. Não se pode fazer campanha em 2014 pensando em 2016”.
 O ex-secretário-geral apontou o isolamento do partido como uma das causas da ausência de Garotinho no segundo turno. “Faltaram 40 mil votos. Isso teríamos em Campo Grande, Santa Cruz, áreas do nosso grupo político,onde não havia pessoas de nossa confiança para ir as ruas”.
Clarissa ironizou as declarações do ex-aliado. “Ele teve uma das campanhas mais apoiadas do partido, bom tempo de TV, mas só conseguiu seis mil votos. Ele sempre foi leal a nossa família, mas, infelizmente, algumas pessoas se perdem pela vaidade”, acusou.
Na candidatura de Garotinho do Governo do Estado, Peregrino queria ser vice, mas o escolhido foi o vereador Márcio Garcia. Desenhada a crise (aqui), dias depois, Peregrino negou sua existência aqui. (Fonte: O Dia)
 
Comentar
Compartilhe
Pezão quer fomentar parcerias para desenvolver Estado do Rio
16/12/2014 | 21h32
O Estado pretende fomentar o estabelecimento de parcerias público-privadas (PPPs) para estimular o desenvolvimento da economia fluminense. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (16/12), durante um almoço promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Palácio do Comércio, no centro do Rio. O evento teve o objetivo de estreitar relações entre o empresariado e o poder público - Nossa política econômica de desenvolvimento se baseia na parceria com o empresariado. Queremos lançar um pacote de PPPs (parcerias público-privadas) e começar um debate permanente com todas as entidades de classe. Queremos lançar PPP para projetos de  banda larga, estrada e saneamento - afirmou.   Ainda de acordo com o governador, o Estado do Rio conseguiu atrair cerca de 330 mil empresas em oito anos, além de 18 centros de pesquisa, gerando mais de 1 milhão de postos de trabalho com carteira assinada. Segundo Pezão, esses dados também refletem os investimentos feitos pelo Governo do Estado.   – O Estado do Rio passa por um momento extraordinário. A capital vai sediar as Olimpíadas, há muitos investimentos na área do petróleo, então vamos criar um ambiente favorável para os negócios. Vamos investir na mobilidade, educação e segurança pública, porque sem segurança não há desenvolvimento econômico. Queremos continuar com a parceria com as prefeituras, o governo federal e o empresariado, pois são parcerias que deram certo – afirmou o governador.
 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
STF reabre caso Celso Daniel
16/12/2014 | 21h21
  O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou hoje, o processo relativo ao assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), executado a tiros em janeiro de 2002. A ação terá que ser refeita desde a etapa dos interrogatórios dos acusados. A decisão foi tomada pela 1.ª Turma de ministros do STF, que acolheu pedido da defesa do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sérgio Sombra, apontado pelo Ministério Público Estadual como mandante da morte do petista. A medida não afeta a investigação sobre suposto esquema de corrupção na administração Celso Daniel. Esta fase do caso resultou em ações de improbidade contra servidores públicos municipais de Santo André. As ações continuam tramitando e não são atingidas pela decisão do Supremo. A ordem do Supremo alcança especificamente o processo do homicídio do petista. Os ministros não mandaram refazer o inquérito policial que concluiu que Celso Daniel foi vítima de “crime comum”, praticado sem motivação política – conclusão questionada pelo Ministério Público Estadual, que sustenta ter havido “crime de mando”. (Fonte: Estadão)
Comentar
Compartilhe
Câmara aprova contas de Rosinha com votos contrários da oposição
16/12/2014 | 11h51
  A Câmara dos Vereadores acaba de aprovar as contas da prefeita Rosinha referentes a 2013, com os votos contrários dos vereadores Nildo Cardoso, Marcão, Rafael Diniz, Fred Machado e Zé Carlos. Os vereadores de oposição apresentaram um documento, questionando uma série de itens e pedindo informações a Comissão de Orçamento e Finanças sobre pendências, algumas referentes ainda a 2012. O relatório da Comissão de Orçamento negou o pedido da oposição e o presidente da Casa, Dr Edson, sintetizou afirmando que as pendências não diziam especificamente às contas e menos ainda por alguns itens fazerem referências a 2012. Zé Carlos, aliás, ao justificar seu voto lembrou o "rombo" apresentado recentemente, destacando que muitos dizem que R$ 100 milhões seriam do governo Mocaiber: "Os colegas devem lembrar que muitos que estão aqui votaram a favor do governo Mocaiber" Marcão O vereador Marcão justificou seu voto, afirmando que reprovava as contas por causa de uma série de indícios de irregularidades nas contas da prefeita referentes a 2013. Citou o suposto "rombo" de mais de R$ 100 milhões que seriam de conhecimento da prefeita, além da verba do Fundeb e retenção dos valores do PreviCampos Rafael Diniz Em sua justificativa, o vereador Rafael Diniz destacou que os vereadores não são obrigados a votar como votou o Tribunal de Contas: "Isso pode ser cobrado de nós, vereadores, lá na frente como o TCE está fazendo em diversos governos". Durante aparte do vereador José Carlos, houve uma discussão com o presidente Edson Batista, que encerrou a sessão com Rafael ainda aguardando para terminar sua fala e uma lista de inscritos para justificar o voto. Edson deixou o plenário e, depois de um "delay", foi seguido pelos vereadores rosáceos. Atualização: O blog do Bastos informa que a sessão foi retomada (aqui) Na volta, Rafael concluiu sua fala. Em seguida, os demais inscritos: Nildo Cardoso Líder da oposição, o vereador Nildo Cardoso falou sobre a quantidade de "barbaridades" no governo este ano é impressionante: "Não sei como o TCE vai conseguir aprovar, diante das irregularidades" e listou: - Contratos com a empresa das ambulâncias, que tinha proprietário fantasma - Contrato vencido pela Pátio Norte - Supostas irregularidades em licitação. - Empresas com valores a receber da prefeitura Na defesa de Rosinha, partiu Auxiliadora Freitas, que disse que votou pela aprovação por critérios técnicos e politicos: "Vamos deixar 2016 para 2016. Não podemos confundir ressalvas do TCE como determinação. A prefeita não foi punida. E está a olhos vistos que a cidade mudou e para melhor" (Mais informações na edição de amanhã da Folha da Manhã)  
Comentar
Compartilhe
Makhoul deixa presidência e pede desfiliação ao PT
16/12/2014 | 10h13
  O médico Makhoul Moussallem deixou a presidência do PT de Campos e entregou, ontem à noite,  sua carta de desfiliação. Makhoul disse que tomou essa decisão por ter voltado ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj) e não se sentiria a vontade para fazer questionamentos em relação a Saúde tendo participação política partidária. Ele tomou posse no PT há pouco mais de um ano (aqui)  
Comentar
Compartilhe
Prumo Logística recebe prêmio Rio+Empreendedor
15/12/2014 | 18h32
A Prumo Logística foi uma das vencedoras do prêmio Rio+Empreendedor 2014, na categoria Região Norte Fluminense, pelo desenvolvimento do Porto do Açu, em São João da Barra. O presidente da companhia, Eduardo Parente, recebeu o prêmio e destacou a importância do empreendimento para o país. A cerimônia aconteceu no Hotel Copacabana Palace e reuniu representantes de diversas empresas como GE, Total e Amil. Também estiveram presentes, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de Desenvolvimento Econômico Julio Bueno, além dos secretários de Educação, Wilson Risolia, e de Segurança, José Mariano Beltrame. Criado pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE Rio e pela Agência Rio Negócios, o prêmio é um grande momento para mostrar as razões que fazem do Rio de Janeiro o melhor local para novos investimentos e empreendimentos. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Cenas da diplomação
15/12/2014 | 15h53
Os candidatos eleitos em outubro estão sendo diplomados nesse momento. Veja alguns flashes:   [caption id="attachment_14638" align="aligncenter" width="225"] Prefeita Rosinha acompanhando a filha Clarissa, eleita deputada federal[/caption]   [caption id="attachment_14639" align="aligncenter" width="168"] Bruno Dauaire, deputado estadual, com Wladimir Garotinho[/caption] [caption id="attachment_14640" align="aligncenter" width="300"] Geraldo Pudim, diplomado deputado estadual reeleito[/caption]   [caption id="attachment_14645" align="aligncenter" width="97"] Carla Machado, diplomada 2 suplente como deputada estadual[/caption]

[caption id="attachment_14676" align="aligncenter" width="300"] Governador Pezão com sua Maria Lúcia[/caption]

Comentar
Compartilhe
Orçamento de Campos será de R$ 1,8 bilhão
15/12/2014 | 09h21
Com uma previsão bastante pessimista, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, enviou à Câmara dos Vereadores a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) relativa a 2015. O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 1 bilhão 850 milhões, menor R$ 450 milhões se comparado ao deste ano, 2014. A justificativa da prefeita para o orçamento menor é a crise internacional do petróleo e a redução do ICMS para 2015. (Fonte: O Diário)
Comentar
Compartilhe
Campos ganhará hospital especializado em hemodiálise
14/12/2014 | 23h39
A Santa Casa de Misericórdia de Campos completou as exigências da Anvisa e, em parceria com a Diaverum - uma das principais fornecedoras de cuidados médicos renais do mundo - irá construir um hospital filantrópico destinado à hemodiálise. A unidade será na área ao lado do Hospital Manoel Cartucho e se tornará o único filantrópico destinado especificamente para este fim. De acordo com o provedor Benedito Marques, que acaba de ser reeleito, simultaneamente à construção acontecerão cursos intensivos para técnicos especializados no assunto e que contarão com verba especifica do Programa de Atenção aos Hospitais do Interior Regional (PAHI), do Governo do Estado. Benedito explica, ainda, que a Santa Casa entrará com a área, enquanto a Diaverum, com a verba da construção.  
Comentar
Compartilhe
Programação Farol/2015
13/12/2014 | 13h35
Mesmo diante da polêmica com a crise (?) financeira da prefeitura e pedido de parceria privada para realização de eventos para o verão, a Prefeitura de Campos divulgou na madrugada de hoje, oficialmente, a programação do verão/2015. A Folha da Manhã publicou na edição de hoje a programação (aqui).   PALCO ALDEIA DO SOL   JANEIRO:  
DATA BANDA
31/12 – Reveillon CHEIRO DE AMOR – 23h
03/1 - sábado MUNHOZ E MARIANO – 22h
10/1- sábado GABI AMARANTOS – 22h
17/1 - sábado MARIA RITA - 22h
24/1 - sábado WANESSA CAMARGO - 22h
31/1 - sábado PÉRICLES - 22h
   
      FEVEREIRO:  
DATA BANDA
07/2 - sábado TOMATE - 22h
13/2 - carnaval JAMMIL -  22h
14/2- carnava ELYMAR SANTOS - 23h
15/2 - carnaval GILMELÂNDIA – 23h
16/2 – carnaval matinê CARLA PEREZ – 17h
16/2 - carnaval MOLEJO – 23h
17/2 - carnaval DILSINHO – 23h
   
      PALCO LAGAMAR   JANEIRO E FEVEREIRO:  
DATA BANDA
02/1 - sexta AQUELE ABRAÇO BANDAS REGIONAIS – 22h
09/1 - sexta LEO MAIA e RAFAEL CARVALHO – 22h
16/1- sexta JOANA e DOM AMÉRICO – 22h
23/1 - sexta JU MORAES e FANY FERNANDES – 22h
30/1 - sexta AQUELE ABRAÇO BANDAS REGIONAIS – 22h
06/2 - sexta LUDIMILA FERBER e ANA PAULA – 22h
   
  Lagamar Forró – bandas regionais  (domingos – janeiro e fevereiro e carnaval)   Santo Amaro:   - Rodeio Tony Nascimento - 15/01 – Anjos de Resgate   São Sebastião:   - 19/01 – Elba Ramalho   Trios:   Samba (quintas-feiras – janeiro e fevereiro) Axé (sábados e domingos- janeiro e fevereiro e carnaval)   Localidade: Lagoa de Cima: (Reveillon, domingos e carnaval)
Comentar
Compartilhe
IPVA: Débitos até 2013 podem ser pagos sem juros ou multas
12/12/2014 | 13h58
O governador Luiz Fernando Pezão sancionou hoje (sexta-feira, 12/12/14) a Lei n° 6931 que permite a quitação de dívidas de IPVA sem juros e multas. A medida vale para fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2013 e cujos débitos não estejam inscritos na dívida ativa do Estado. Os débitos, apurados por Renavam, poderão ser pagos em até três parcelas sem acréscimo, inclusive moratórias. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje. Os prazos de vencimento serão os dias 05/02/2015 (primeira cota ou cota única); 05/03/2015 (segunda cota); e 06/04/2015 (terceira cota). O recolhimento será efetuado através da Guia para Regularização de Débitos (GRD), podendo ser gerada pela internet nos sites do banco Bradesco (www.bradesco.com.br), da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do Detran (www.detran.rj.gov.br). O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. É condição prévia de ingresso no programa de regularização fiscal que os débitos de IPVA referentes ao exercício de 2014 sejam quitados até o dia 26 de dezembro de 2014. Por este motivo, somente após esta data as GRDs referentes às dívidas até 31/12/2013 estarão disponíveis.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
PTB elege Cris Brasil presidente nacional
12/12/2014 | 10h32
Final de ano e os partidos já estão se movimentando para definir aqueles que estarão à frente das legendas nos próximos anos. É o caso do PTB, que elegeu na tarde de ontem, por aclamação, a deputada federal Cristiane Brasil, a segunda mulher a presidir o PTB nacional. A primeira foi a Ivete Vargas
Cerca de 400 representantes de todo Brasil participaram do evento que só termina hoje no Rio de Janeiro. Da executiva nacional, participaram o senador Mozzarildo Cavalcanti, deputados Benito Gama, Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara Federal, além de prefeitos, vereadores e deputados estaduais de todo Brasil.
 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
TJ nega recurso de Rosinha sobre "venda dos royalties"
11/12/2014 | 18h11
O Tribunal de Justiça do RJ, através da desembargadora Lucia Heleno do Passo, negou recurso o recurso da prefeita Rosinha Garotinho contra o que antecipação ou "venda" dos royalties do petroleo. Por falta de documentação, como mostrou em primeira mão o blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa, o recurso de Rosinha foi negado.  
Comentar
Compartilhe
Participação do Estado do Rio no PIB ultrapassa SP pela primeira vez
11/12/2014 | 14h32
  Pela primeira vez desde 1999, quando começa a série histórica do IBGE, o Estado do Rio de Janeiro teve uma participação no Produto Interno Bruto (PIB, conjunto dos bens e riquezas produzidos no país) nacional maior que a do município de São Paulo em 2012. O Estado do Rio respondeu por 11,5% do PIB brasileiro naquele ano, ante 11,4% de São Paulo. Os dados fazem parte da pesquisa “PIB dos municípios 2012”, divulgado hoje pelo IBGE. De acordo com a técnica do IBGE Sheila Zani, São Paulo viu sua participação cair por causa da indústria de transformação e de serviços, enquanto o Estado do Rio foi beneficiado pelo aumento do petróleo, que favorece os municípios do Norte Fluminense. Apesar do recuo, o município de São Paulo continua sendo o município que gerou mais renda no país, seguido por Rio de Janeiro (com 5% do PIB nacional) e Brasília (3,9%). (Fonte: O Globo)  
Comentar
Compartilhe
Secretário nega demissões em massa, mas cita 3 empresas com aviso prévio
11/12/2014 | 09h09
O secretário de Administração de Campos, Fábio Ribeiro, negou no facebook que esteja havendo demissões em massa relacionadas à prefeitura. Segundo ele, duas empresas - Biomed e Angels - estão com funcionários cumprindo aviso porque os contratos terminam em dezembro e janeiro, respectivamente. E a Nova Rio teria demitido funcionários faltosos, o que estaria sendo apurado.  
Comentar
Compartilhe
Dilma chora ao receber relatório da Comissão da Verdade
10/12/2014 | 17h49
A presidente Dilma Rousseff recebeu, hoje, o relatório da Comissão Nacional da Verdade. Ela se emocionou ao falar aquele período. Segundo o documento, todos os generais que se tornaram presidentes da República durante a ditadura militar (1964-1985) são responsáveis pelas violações de direitos humanos. Após dois anos e sete meses de trabalho, a CNV responsabiliza ainda todos os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica do período, além dos chefes do Serviço Nacional de Informação (SNI). Ao todo, a comissão listou 377 pessoas, das quais 359 atuaram durante a ditadura. Os outros 18 são de anos anteriores, uma vez que a CNV, embora com foco na ditadura, analisou o período que vai de 1946 a 1988. Os presidentes Humberto Castello Branco (1964-1967), Arthur da Costa e Silva (1967-1969), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974-1979) e João Figueiredo (1979-1985) foram enquadrados numa das três listas elaboradas pela CNV apontando os responsáveis pelas graves violações de direitos humanos. Nessa lista, com 53 nomes, estão os militares que, segundo a comissão, tinham "responsabilidade político-institucional pela instituição e manutenção de estruturas e procedimentos destinados à prática de graves violações de direitos humanos". Leia a matéria completa em O Globo.   Veja o vídeo com parte do discurso da presidente:
Comentar
Compartilhe
Pode colocar o nome da prefeitura no SPC por falta de pagamento?
10/12/2014 | 13h19
Funcionária da prefeitura, Diony Barreto relatou seu drama na madrugada de hoje, quando passou mal e procurou a emergência de um hospital. Segundo ela, a informação foi que o atendimento estava suspenso com o UH por falta de pagamento da prefeitura. A solução foi seguir para o PU da Saldanha Marinho, onde foi atendida. Tendo em vista as últimas denúncias de falta de pagamento por parte da prefeitura e que geraram: - Prisão de empresária de uma empresa de Home Care (aqui) - Vaquinha no HFM para compra de água (aqui) - Demissões de contratados (aqui) _ Corte em 20% nos contratos e convênios (aqui) Vale a pergunta da própria funcionária: "Quem colocaria o nome da prefeitura no SPC por falta de pagamento?"  
Comentar
Compartilhe
Pergunta que não quer calar: Por que Dilma ofereceu cargo no BB a Garotinho?
10/12/2014 | 11h44
  Por que a presidente Dilma teria oferecido a vice-presidência do Banco do Brasil ao quase ex-deputado Anthony Garotinho, marido da prefeita do município que "antecipou", "vendeu" ou seja lá como queiram chamar os royalties junto a esta instituição financeira até 2016? Leia mais aqui. Atualização no título.
Comentar
Compartilhe
Coordenador do Núcleo contra corrupção atuou em caso contra Garotinho e Álvaro Lins
08/12/2014 | 14h20
[caption id="attachment_14579" align="aligncenter" width="270"] Álvaro Lins foi Chefe da Polícia Civil do Rio e preso quando era deputado estadual na Segurança Pública S/A[/caption] O Núcleo de Combate à Corrupção (NCC/PRR2), que será implantado amanhã, terça-feira (leia aqui), terá como coordenador nos primeiros seis meses o procurador regional Maurício da Rocha Ribeiro, que foi procurador eleitoral de 2012 a 2014. Além disso, tem em seu currículo participação em operações como Segurança Pública S/A, crimes na Polícia Civil, pelo  qual o ex-deputado estadual Álvaro Lins e o ex-governador Anthony Garotinho foram condenados. Leia abaixo o currículo dos procuradores que atuaram contra corrupção no Estado do Rio e ES: Dos quatro procuradores regionais do NCC, dois vinham atuando na área criminal e os outros na área cível/tutela coletiva (responsável por processos de improbidade administrativa). Veja abaixo um breve perfil deles:
  • Luiz Fernando Lessa – trabalhou em operações como Planador (quadrilha com sete policiais federais respondendo por falsificação e venda de passaportes, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal) e coordenou o GT Justiça de Transição, criado na PR/RJ para investigar violações de direitos humanos durante a ditadura militar.
 
  • Maurício da Rocha Ribeiro – na PRR2, participou de operações como Segurança Pública S/A (crimes na Polícia Civil/RJ com denunciados como o ex-deputado estadual Álvaro Lins e o ex-governador Anthony Garotinho). Atuou como procurador regional eleitoral no RJ (2012-2014).
 
  • Mônica Campos de Ré – foi procuradora regional eleitoral no RJ entre 2010 e 2012, período marcado pela cassação do então prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, e investigações e processos contra políticos como o deputado estadual Domingos Brazão e o ex-prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho (ambos condenados pelo TRE-RJ).
  • Neide Cardoso de Oliveira – denunciou por peculato o reitor de uma universidade federal no Rio. Em Marabá (PA), combateu o trabalho escravo, obtendo a primeira sentença penal contra um fazendeiro por essa conduta na Região Norte. Desde 2011, é coordenadora ajunta do GT Combate a Crimes Cibernéticos, do MPF.
 
Comentar
Compartilhe
RJ e ES terão núcleo de combate à corrupção
07/12/2014 | 23h41
A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) implanta nesta terça-feira, dia 9, o Núcleo de Combate à Corrupção que vai aperfeiçoar o combate os crimes contra a administração pública no Rio de Janeiro e no Espírito Santo – estados sob jurisdição do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Em seu primeiro ano, o Núcleo de Combate à Corrupção (NCC/PRR2) será formado pelos procuradores regionais Maurício da Rocha Ribeiro, Mônica Campos de Ré, Luiz Fernando Lessa e Neide Cardoso. A nova estrutura atenderá uma prioridade nacional e será a primeira Procuradoria Regional a instituir o NCC, já implantado pelo Ministério Público Federal (que atua na primeira instância) em dez Estados (Fonte O Globo) Atualização para correção no titulo.
Comentar
Compartilhe
Professor de Campos finalista em Prêmio de Educação Científica
07/12/2014 | 16h33
Três professores da rede estadual de ensino são finalistas do I Prêmio de Educação Científica da BG Brasil. A premiação é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa BG Brasil, e tem o objetivo de valorizar e estimular o trabalho de docentes que atuam nas áreas das Ciências, por meio da divulgação e promoção de boas práticas e projetos científicos. Os profissionais foram escolhidos por seus projetos inovadores, entre 43 inscritos. Os finalistas indicados da rede estadual são Cristiano Maciel, professor de Química do Colégio Estadual José Francisco de Salles, em Campos dos Goytacazes; Leandro Costa, professor de Biologia no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, em Teresópolis; e Luciana Baptista, que leciona Biologia no Ciep 117- Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu. O resultado do prêmio será divulgado durante uma cerimônia realizada amanhã, dia 8, às 19 horas, no Museu de Arte do Rio (MAR). Os três primeiros colocados vão ser contemplados com uma viagem educativa de oito dias para Londres. No roteiro, estão programadas as visitas à sede do BG Group, na capital inglesa, e a outras instituições culturais, de ensino e de estudos científicos. Inovação: O docente Cristiano Maciel trabalha há dez anos com o projeto “Plantando educação, colhendo cidadão”, uma das experiências educativas selecionadas. – Mais de mil alunos já participaram desse trabalho, a maioria do Colégio José Francisco de Salles. Eles ficaram muito felizes com a notícia e fizeram até uma faixa me parabenizando. O prêmio é importante, mas esse reconhecimento é o melhor incentivo – afirmou Cristiano Maciel.
Comentar
Compartilhe
Iluminação pública custa R$ 1,6 milhão/mês em Campos
07/12/2014 | 11h53
Do blog de Ricardo André (aqui): sábado, 6 de dezembro de 2014
ILUMINAÇÃO PÚBLICA CUSTA R$ 1,6 MILHÃO POR MÊS AO CONTRIBUINTE CAMPISTA  
Página 3 do Diário Oficial do Município de sexta-feira, 05/12/2014
A Prefeitura de Campos assinou, no último dia 01/10/2014, contrato com a empresa INOVALUZ GESTORA DE ILUMINAÇÃO URBANA LTDA para prestação de serviços durante um ano por R$19.862.491,37. O trabalho, segundo o contrato é "prestação de serviços contínuos de planejamento, gestão e execução dos serviços referentes aos pontos de luz públicos e dos sistemas de potência do município de Campos dos Goytacazes".
Ou seja, a iluminação pública está garantida e pela qual o contribuinte está pagando cerca de R$ 1,6 milhão por mês (dividindo o valor anual por 12). Disse está pagando porque a empresa que cuida da iluminação pública no município é a mesma desde 2009 e cujos contratos vinham sendo aditados. Desta vez, venceu uma nova licitação (025/2014), que resultou no contrato acima (0344/2014).
 Até onde sei o serviço prestado tem sido satisfatório, caso contrário a INOVALUZ não estaria prestando serviços até hoje.
Comentar
Compartilhe
Lançamento: "Antes os dentes eram brancos"
05/12/2014 | 22h43
O professor e articulista da Folha da Manhã, Cristiano Pluhar, lança neste sábado, às 20h, seu livro "Antes os dentes eram brancos". Segundo o próprio autor, "É um livro de poemas sobre o cotidiano, marasmo, amor e a intensidade da vida que valoriza o instante".
 Vale a pena conferir.
Comentar
Compartilhe
STF defere e PGE vai inquirir Garotinho, Clarissa e Wladimir
05/12/2014 | 13h07
O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu pedido do procurador geral da República para inquirir o quase ex-deputado Anthony Garotinho, a deputada estadual (eleita federal) Clarissa Garotinho e o ex-presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho na investigação sobre supostos crimes de ameaça e calúnia contra a juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário. Em setembro de 2011 a juíza, atuando na Justiça Eleitoral de Campos, cassou o mandato da prefeita Rosinha Garotinho (PR). A prefeita, então, acampou na prefeitura junto com correlegionários e com os filhos até que uma decisão provisória no TRE garantiu seu retorno ao cargo. Porém, de acordo com o pedido de investigação, neste meio tempo, a juíza foi alvo de ameaças publicadas no blog de Garotinho. Além disso, numa ocasião em que a data não foi especificada, ela teria sido seguida pelo deputado no aeroporto Santos Dumont (RJ). “Ao entrar no aeroporto Santos Dumont para regressar à cidade de Campos dos Goytacazes, percebi a presença do deputado Anthony Garotinho seguindo meus passos, literalmente atrás de mim”, diz trecho do pedido de investigação citando depoimento da juíza. Leia mais aquiaqui, aqui, aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
MP ajuiza ação contra prefeito de Cabo Frio por improbidade
05/12/2014 | 12h27
  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, ajuizou ação civil pública contra o prefeito de Cabo Frio, Alair Francisco Corrêa, a ex-secretária municipal de Meio Ambiente Vanessa Arduína Lima e a Riala Hotel e Entretenimento Ltda. por improbidade administrativa. Após assumir a Prefeitura em 2013, Alair buscou repassar o processo de licenciamento do Riala Parque Aquático para a Secretaria Municipal do Ambiente, sendo esta responsabilidade legal do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).   De acordo com a ACP, o prefeito é um dos principais interessados no funcionamento do parque, pois é sócios majoritário e administrador da Riala Hotel e Entretenimento Ltda. O parque já havia sido interditado em consequência de ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, em 2010, por conta da ausência do devido licenciamento ambiental.
 (Fonte: Ascom/ MPE)
Comentar
Compartilhe
Decreto que reduz preço de medicamentos é publicado
04/12/2014 | 16h40
Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (04/12), decreto assinado pelo governador Luiz Fernando Pezão que altera as regras do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos medicamentos e reduz a base de cálculo para o recolhimento do imposto. A expectativa é de que haja uma redução média de 15% no preço dos remédios nas drogarias e farmácias fluminenses. A medida entra em vigência a partir de 1º de janeiro de 2015.   – Estamos sempre estudando com um grande grupo de economistas do país, discutindo como podemos reduzir em todos os setores a carga tributária para gerar mais emprego e renda. Não adianta cobrar muito e não receber. É preferível cobrar menos e o empreendedor estar satisfeito, gerando mais emprego e renda – disse o governador durante a assinatura do decreto na última quarta-feira.   O decreto referente aos medicamentos aumentará o percentual de desconto aplicado sobre o Preço Máximo ao Consumidor relativo aos Medicamentos(PMC). Esse preço máximo com o respectivo desconto constitui a base de cálculo para o imposto. Nos medicamentos comumente chamados de "de marca", o percentual de desconto aumentará de 10% para aproximadamente 20% e para os genéricos será ainda maior: de 10% para aproximadamente 50%. Como o preço médio ao consumidor foi reduzido nos últimos tempos, a secretaria decidiu por adequar a base de cálculo do imposto à nova realidade do mercado, o que possibilitará redução de preço para os consumidores.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Quem não fazia cosquinha agora faz chorar?
04/12/2014 | 11h19
Em março de 2012, quando tudo ainda eram flores no mundo rosáceo, a deputada estadual Clarissa Garotinho, em entrevista a Folha da Manhã, afirmou que a oposição de Campos não fazia nem cosquinha (Confira no Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa) Dois anos e nove meses, depois a oposição (representada pelos vereadores vereadores Nildo Cardoso, Rafael Diniz, Marcão e Fred Machado)... - Já apresentou inúmeros pedidos de informação no Legislativo - Participou da derrota do principal projeto políticos do grupo, eleger o agora quase ex-deputado Garotinho * Só para lembrar, Garotinho obteve em Campos 96.584 votos, ou 39,78%. Pezão 73.035 (30,08%), Crivella 42.579 (17,54%), Lindberg 20.535 (8,46%), Tarcísio 9.443 (3,89%), Dayse 478 (0,20%) e Ney Nunes 144 (0,06%) - Candidatos da oposição conquistaram 60,23% dos votos dos campistas. - Se manteve unida na eleição, ainda que, no primeiro turno, cada um estivesse apoiando seu candidato. - Propôs ações judiciais (como a que barrou a "venda" dos royalties) Então... a oposição que não fazia cosquinha... agora faz chorar? Atualização para inclusão do nome de Fred Machado.
Comentar
Compartilhe
Justiça barra "venda" dos royalties
03/12/2014 | 14h42
  O vereador Rafael Diniz (PPS) conseguiu evitar o que seu colega de bancada, o vereador Marcão Gomes (PT), chamou de “venda dos royalties”. Rafael anunciou na sessão da Câmara de Campos, nesta quarta-feira (03), que o juiz Felipe Pinelli, da 2ª Vara Cível de Campos, deu parecer favorável a sua ação popular com pedido de liminar para que a prefeita Rosinha Garotinho seja impedida de realizar operações de crédito com o fundamento na lei municipal nº 8.598/2014, aprovada por maioria no Legislativo e que autoriza o Executivo a ceder a instituições financeiras públicas — como Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal — créditos decorrentes de royalties, participações especiais e compensações financeiras relacionadas à exploração de petróleo e gás natural para pagamento de empréstimo. A ação de Rafael tem como advogado José Paes Neto. O vereador Mauro Silva (PTdoB) informou que a Prefeitura irá recorrer da decisão.
A Folha Online publicou primeiro aqui, em matéria do jornalista Mário Sérgio Junior.
Comentar
Compartilhe
Pezão assina decreto que possibilitará redução nos preços de remédios
03/12/2014 | 11h10
O governador Luiz Fernando Pezão assina, hoje, decreto que altera regras do ICMS nos medicamentos e possibilitará redução média de 15% no preço desses produtos nas drogarias e farmácias fluminenses. Na mesma cerimônia, assina outro decreto estabelecendo crédito presumido para o segmento de bares e restaurantes.  
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
TRE: Garotinho multado por distribuição de fraldas
02/12/2014 | 18h12
O deputado federal Anthony Garotinho (PR), candidato derrotado ao governo do estado, foi multado em R$ 53,2 mil por conduta vedada devido à distribuição de fraldas, em ano eleitoral, no centro cultural que leva o seu nome, em Campos dos Goytacazes. Proposta pelo Ministério Público Eleitoral, a ação teve como base uma operação da Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda do TRE-RJ que, em agosto, fechou o local, onde foram encontrados materiais de campanha e fraldas. Os fiscais também apreenderam guias de encaminhamento de gestantes ao centro cultural de Garotinho, assinadas por uma assistente social do município, Samara Soares Rodrigues, que foi multada em R$ 5.320,50. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Comentar
Compartilhe
Confira a programação do Verão de SJB
02/12/2014 | 11h38
A programação de verão de SJB foi divulgada na manhã de hoje pelo prefeito Neco. Shows variados, que prometem agradar ao público. Réveillon: 31/12 Grussaí –  João Lucas e Marcelo Sede – Moraes Moreira Açu – Humberto e Ronaldo 03/01 Praia de Grussaí – 19h ANITTA Praia do Açu – 22h MUMUZINHO 04/01 Balneário de Atafona – 18h MONOBLOCO 09/01 Balneário de Atafona – 22h BRUNA KARLA 10/01 Praia de Grussaí – 19h CESAR MENOTTI & FABIANO Praia do Açu – 22h TEODORO & SAMPAIO Balneário de Atafona – 18h JORGE VERCILLO 16/01 Balneário de Atafona – 22h PADRE ALESSANDRO CAMPOS 17/01 PRAIA DE GRUSSAÍ – 19h BANDA JAMMIL PRAIA DO AÇU – 22H LÉO SANTANA 18/01 Balneário de Atafona – 18h JOTA QUEST 23/01 Balneário de Atafona – 22h ANDRÉ & FELIPE 24/01 Praia de Grussaí – 19h ISRAEL NOVAES Praia do Açu – 22h GINO & GENO 25/01 Balneário de Atafona – 18h EDUARDO COSTA 31/01 Praia de Grussaí – 19h DUDU NOBRE Praia do Açu – 22h BONDE DO FORRÓ 01/02 Balneário de Atafona – 18h CAPITAL INICIAL 06/02 Balneário de Atafona- 22h IRMÃO LÁZARO 07/02 Praia de Grussaí – 19h SORRISO MAROTO 07/02 Praia do Açu – 22h RAÇA NEGRA 08/02 Balneário de Atafona – 18h SAMBÔ 21/02 Sede do Município – 21h ARLINDO CRUZ 22/02 Praia do Açu – 22h CRISTIANO ARAÚJO O blog de Arnaldo Neto publicou primeiro aqui.
Comentar
Compartilhe
TRE absolve Pezão por Gabinete Itinerante
01/12/2014 | 21h35
O Tribunal Regional Eleitoral julgou, nesta segunda-feira (1/12), improcedente, por quatro votos a um, a acusação de uso eleitoral do programa Gabinete Itinerante, do governador Luiz Fernando Pezão. Os magistrados entenderam que a iniciativa de percorrer municípios para ouvir sugestões se tratou de ato regular de governo. O Gabinete Itinerante levou secretarias do governo para cidades do interior do estado a fim de atender à população.
 O blog do Arnaldo Neto publicou primeiro aqui.
Comentar
Compartilhe
Por Ramiro, entidades enviam carta ao governador
01/12/2014 | 13h09
AO EXMO. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MD. DR. LUIZ FERNANDO PEZÃO

Campos dos Goytacazes, 01 de dezembro de 2014.

  Excelentíssimo Senhor Governador

Primeiramente gostaríamos de ressaltar a nossa admiração pela dedicação e preocupação de Vossa Excelência no combate a violência, uma das questões que aflige a população do nosso Estado e de todo o país, que é a segurança pública.

Ressaltamos ainda a nossa preocupação com a onda de violência que assola toda a nossa Região, mas não poderíamos deixar de admitir que nos últimos meses de forma acertada, Vossa Excelência designou o Tenente Coronel Ramiro, Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar, um profissional que trouxe alento a nossa Região e esperança de dias melhores, realizando um trabalho eficaz, sério e em consonância com a comunidade e sociedade civil organizada.

De forma repentina, que nos causou estranheza e preocupação, fomos surpreendidos pela publicação, no dia 29 de novembro do corrente ano, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro com o Ato de exoneração do Coronel Ramiro do comando do 8º BPM.

Diante dos fatos, as entidades abaixo assinados, vem encarecidamente solicitar a Vossa Excelência que seja reconsiderado o ato de exoneração do Coronel Ramiro, que sempre atuou em defesa do Estado, de forma exemplar e que traz sensação de segurança aos nossos munícipes.

Abaixo assinado as entidades que solicitam e confiam na sensibilidade e espirito publico de Vossa Excelência para tornar sem efeito o ato de exoneração do Coronel Ramiro.

Atenciosamente, OAB – 12ª Subseção OSC – Organização Integrada de Segurança Cidadã ACIC – Associação Comercial da Industria e Comércio CDL - Câmara dos Diretores Lojistas de Campos AIC – Associação Industrial de Campos ACLIG – Associação Cultural Líbano-Goytacá ASMENNF – Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense IFF – Instituto Federal Fluminense ESA – Escola Superior de Advocacia SETA – Confraria de Usuários da BR 101 SINDVAREJO - Sindicato dos Varejistas JCI – Câmara Júnior Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes Guia Cadê Campos Rotary Clube São Salvador
Comentar
Compartilhe
E para você? Prefeitura deve reduzir em que?
01/12/2014 | 09h24
O decreto da prefeita Rosinha reduzindo em 20% % os valores de contratos e convênios da Prefeitura passa a valer daqui a um mês. Em matéria do jornalista Mário Sérgio Júnior, publicada na Folha da Manhã e no Folha Online, vereadores opinam sobre o que deveria ser reduzido. Para o líder da oposição, o vereador Nildo Cardoso, as reduções deveriam acontecer na quantidade de DAS. “O que tem que cortar é DAS que não trabalha e recebe. Os vistos como funcionários fantasmas que, no caso do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), já foi apontado pelo vereador José Carlos. A Prefeitura tem que enxugar os gastos e começar pelos fantasmas. Na saúde e na educação não se pode mexer porque são áreas que já não andam muito bem e se houver alguma redução de recurso nessas áreas, a situação pode piorar. Na educação, o que pode ser reduzido são os números de bolsas daquelas pessoas que tem condições reais de pagar escola”, disse. Já para o vereador Rafael Diniz (PPS), a própria Prefeitura deve responder onde começará as reduções “O que questiono primeiro é por que só depois das eleições estaduais o governo demonstra necessitar fazer cortes? Antes de 5 de outubro ninguém mostrava preocupação com nada. E agora eles só falam em cortes de gastos. É simples: falta de planejamento, gestão e responsabilidade administrativa”, respondeu. Para o presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB), as reduções são necessárias para amenizar a crise econômica. “Acho que 2015 vai ser um ano muito pior que 2014. E, para enfrentar a recessão econômica, o decreto da prefeita Rosinha é uma medida correta. O ano de 2015 vai ter extremamente difícil. Existe uma crise associada a uma instabilidade partidária. Acredito que a redução de contratos e convênios deva começar na manutenção de jardins e recolhimento de lixo”, opinou.
 E para você? A Prefeitura deve reduzir em que área?
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]