Pedras no caminho da candidatura de Nahim
31/08/2010 | 13h30
nahim1 Depois da confirmação de que o TRE quer realizar ainda este ano a eleição suplementar em Campos, os olhos agora se voltam para os possíveis candidatos. Ontem,  deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) falou ao jornalista Alexandre Bastos (aqui) que estará na disputa, mesmo com os problemas em seu registro. Já o jornalista Ricardo AndréVasconcelos afirma (aqui) que o prefeito interino, Nelson Nahim (PR) pode ter sua candidatura contestada em função de ter sucedido a cunhada, Rosinha Garotinho (PR), que teve o mandato cassado. Em uma consulta ao TSE, em 2008, um deputado federal indagava se "prefeito eleito, cujo pai tenha exercido o cargo de prefeito no mandato anterior, por período inferior há (sic) um mês, em razão de decisão judicial, poderá ser candidato à reeleição?". A resposta foi negativa e, argumentou o ministro que a reeleição "...configuraria um terceiro mandato consecutivo circunscrito a uma mesma família e num mesmo território...".", explica Ricardo André no blog. Nahim enfrenta, ainda, outro problema: suas contas de campanha foram rejeitadas em 1ª instância (Campos) e ele está recorrendo ao TRE. Atualização: Aliás, hoje, o único político do PR de Campos que poderia ser candidato em uma eleição suplementar seria o vereador Kelinho, que já era do partido. Os demais seguiram Garotinho e tem menos de um ano de filiação.
Comentar
Compartilhe
Rio é único do Sudeste com todos candidatos aptos ao governo
30/08/2010 | 20h11
O Rio de Janeiro é o único estado da Região Sudeste em que todos os seis candidatos ao governo tiveram o registro concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Entretanto, a decisão que deferiu o registro ao candidato Sérgio Cabral está sendo questionada por meio de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Comentar
Compartilhe
Altamir mantido no cargo
30/08/2010 | 19h19
O TRE desproveu o recurso do Ministério Público Eleitoral e manteve no cargo, o vereador de Campos, Altamir Bárbara (PSB).
Comentar
Compartilhe
TRE quer convocar eleições após 1º turno
30/08/2010 | 16h36
Terminou agora há pouco a reunião de representantes de partidos com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Nametala Jorge. O desembargor informou que pretende publicar o edital convocando novas eleições em Campos logo após a realização do 1º turno, que acontece em 3 de outubro. Ele aguarda um parecer do Tribunal Superior Eleitoral sobre o caso da prefeita Rosinha Garotinho, que teve o mandato cassado pelo TRE e já perdeu três recursos no TSE.
Comentar
Compartilhe
Julia Maria no Fantástico
29/08/2010 | 22h42
A jornalista Julia Maria, ex-secretária de Comunicação de SJB, ex-Folha da Manhã e assessora da Fundação Benedito Pereira Nunes, é uma das personagens da reportagem que o Fantastico está apresentando sobre as mudanças ocorridas no litoral fluminense em função do avanço e recuo do mar. Veja a reportagem completa aqui:
Comentar
Compartilhe
Mocaiber desiste da candidatura
27/08/2010 | 18h46

“O bom estrategista tem que saber a hora de avançar e de recuar”. Com essas palavras, o ex-prefeito Alexandre Mocaiber anunciou, agora há pouco, a desistência de sua candidatura a deputado estadual. Por telefone, Mocaiber falou que tinha certeza de sua eleição, mas que diante de sua condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e  demora do julgamento do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele resolveu retirar sua candidatura:

— Conversei com minha família, meus amigos e meu grupo político. Seria uma inconsequência continuar. Tentei de todas as maneiras provar que não houve contratações e nem atuei na campanha de Arnaldo Vianna. Não cometi abuso nenhum, mas percebi que a tendência seria que o TSE repetisse a condenação. Não poderia ficar me endividando e o tempo passando sem uma resposta.

Em maio, Mocaiber foi condenado junto com Arnaldo Vianna e Hélio Anomal por abuso de poder político na eleição de 2008. Segundo entendimento do TRE, em ação que foi movida por Rosinha Garotinho, teriam acontecido contratações irregulares na Prefeitura para beneficiar Arnaldo, que era candidato a prefeito. Ele e Arnaldo tiveram o registro negado pelo TRE em função disso.

 

Comentar
Compartilhe
Campos pode ter eleição este ano: posição oficial do TRE
27/08/2010 | 14h22
O presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, estuda a possibilidade de realizar, ainda neste ano, eleições suplementares para a Prefeitura dos municípios de Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Isso, caso uma decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venha a confirmar as cassações da prefeita eleita de Campos, Rosinha Garotinho, e do prefeito Carlos Balthazar, de Rio das Ostras. “O mais importante é garantir aos eleitores o direito de eleger seus prefeitos de forma livre e direta”, explicou o presidente. Uma decisão recente do TSE permitiu que Carlos Balthazar retornasse ao cargo. Para o desembargador Nametala Jorge, o fato impede que a eleição em Rio das Ostras aconteça em 31 de outubro. “Estudávamos essa hipótese, mas não há mais tempo hábil”, disse o presidente. O tempo exíguo também dificulta coincidir a data de uma possível eleição suplementar em Campos com a do segundo turno das eleições gerais. “De qualquer forma, o nosso empenho é para que os eleitores desses municípios possam eleger os prefeitos ainda neste ano”, esclareceu o desembargador. (Ascom: TRE)
Comentar
Compartilhe
Festa sertaneja
27/08/2010 | 11h58
E amanhã, sábado, no Saldanha da Gama, sob a direção de Mário Filho, acontece a Festa Sertaneja, que terá o grupo Melhor de Três, de Minas. Mais informações no próprio clube.
Comentar
Compartilhe
Cavalgada na Baixada
27/08/2010 | 11h47
Oitava Cavalgada dos 700 Cavaleiros da baixada, fotos Valmir Oliveira  é o Kanal  VO (501) Domingo, a partir das 9h, acontece a 8ª Cavalgada dos 700 Cavaleiros, com saída do Sindicato dos Ceramistas, na localidade de Mineiros, rumo ao ponto de chegada, a Pista de Laço em Santo Amaro. Este ano, serão cerca de 17 quilômetros, num percurso de aproximadamente duas horas de duração, segundo o organizador, Paulo Marques, que já prepara toda uma estrutura para receber os participantes.   Para dar mais resistência no percurso, Paulo Marques prepara um café reforçado na saída da cavalgada, para que todos terminem o trajeto bem, dispostos. E na chegada, "um belo almoço aguarda os participantes regado a muito forró, churrasco e bebida".    Interessados em fazer parte de um dos maiores eventos rurais da Baixada Campista, podem obter informações sobre o trajeto e inscrições com Paulo Marques pelo telefone (22) 9916-3678.
Comentar
Compartilhe
Partidos pedem urgência para eleição suplementar
26/08/2010 | 22h02
Cinco partidos protocolaram ofício na Justiça Eleitoral, pedindo urgência na marcação da eleição suplementar em Campos. PT, PDT, PCB, PT do B e PPS se basearam no direito de o campista escolher seu prefeito. Se o caso estender-se para o próximo ano, a eleição poderá ser indireta. A notícia foi dada em primeira mão no blog de Graciete Santana (aqui) e de Ricardo André Vasconcelos (aqui). Graciete (PCB) afirma que as eleições deveriam ser o quanto antes para não "cair nas eleições indiretas: seria mais um prejuízo para o campista" O mesmo pensamento tem o presidente municipal do PT, Eduardo Peixoto. Segundo ele, é preciso regularizar a vida burocrática e administrativa de Campos o mais rápido possível: "Não é possível mais quebra de continuidade. Campos tem que gerar essas questões". A matéria completa está na edição de amanhã da Folha.
Comentar
Compartilhe
Altamir na pauta do TRE
26/08/2010 | 14h52
O vereador Altamir Bárbara (PSB) terá seu destino político decidido na próxima segunda-feira, em sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Altamir,  que teve o mandato contestado ano passado e está no cargo através de liminar, corre o risco de perder sua vaga na Câmara.
Comentar
Compartilhe
Caso Edson: Ilsan deve votar em separado
26/08/2010 | 12h55
A assessoria da vereadora Ilsan Viana (PDT) informou há pouco que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final não chegou a um consenso no caso da convocação do suplente Edson Batista. Com isso, a pedetista pediu vistas e dará seu posicionamento na segunda-feira, mas adiantou que deverá votar em separado na próxima sessão, terça-feira, quando o plenário da Câmara deverá, enfim, decidir a questão. Abaixo o release da assessoria: "Terminou agora a pouco a reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final composta pelos vereadores Kelinho, Albertinho e Ilsan Viana, que deverá dar um parecer sobre a legalidade  da convocação do suplente , Edson Batista. A vereadora Ilsan pediu vistas do processo conforme prevê o regimento interno e nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira.De acordo com o regimento a vereadora terá um parzo de 48 horas. O processo originado  por um requerimento assinado por nove vereadores da base aliada a prefeita cassada , Rosinha Garotinho quer que a questão seja decidida em plenário. A vereadora quer uma análise juridica mais pormenorizada da solicitação e deverá como tem feito em outros assuntos elaborar seu próprio parecer técnico e dar seu voto em separado, já que os vereadores Kelinho e Albertinho integram a relação dos que assinamo requerimento o que já é um claro indicativo de votos favoráveis. _ Vou analisar com minha assessoria jurídica e emitir meu parecer de forma técnica. Na próxima reunião apresentarei meu voto dentro do que precentua a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, não se pode correr o risco de ser justamente a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final  a desconsiderar a legislação. Farei a minha parte, é o mínimo que posso fazer para honrar o mandato que me foi conferido.- disse a vereadora.
Comentar
Compartilhe
TSE aperta cerco contra fichas sujas
26/08/2010 | 07h58
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na sessão de ontem, que Lei do Ficha Limpa pode alcançar candidatos condenados antes de ela ter tentado em vigor. A definição ocorreu durante o julgamento do primeiro caso concreto em que se discutia o indeferimento de um registro de candidatura por condição de inelegibilidade prevista na chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010). O Plenário manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que indeferiu o registro de candidatura de Francisco das Chagas Rodrigues Alves, que pretendia disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições deste ano. Por maioria de votos (5x2) o Plenário negou provimento ao recurso em que Francisco das Chagas tentava obter seu registro e decidiu que a Lei da Ficha Limpa pode alcançar casos anteriores à sua vigência para alterar período de inelegibilidade, adotando-se os prazos previstos pela nova lei. Antes da Lei da Ficha Limpa, o político condenado pela Justiça Eleitoral ficava inelegível por três anos. Agora a nova norma amplia o período de inelegibilidade para oito anos. Ao concluir a votação, o ministro Ricardo Lewandowski ressaltou a necessidade da idoneidade moral para o exercício de cargo eletivo. "O Congresso Nacional entendeu que não pode exercer o mais elevado múnus público que alguém pode exercer na sociedade, que é um mandato político, aquele que foi condenado por determinadas infrações", observou o presidente do TSE. Foi o caso de Francisco das Chagas. Condenado por captação ilícita de votos nas eleições de 2004 com base no artigo 41-A da Lei das Eleições (9.504/97), ele estava inelegível por três anos. Mas a partir da edição da nova lei, sua condição de inelegível passou para oito anos a contar das eleições de 2004, quando disputou o cargo de vereador pelo município de Itapipoca (CE). Leia a matéria completa sobre o caso no site do TSE (aqui)
Comentar
Compartilhe
Para eleitor sem memória de elefante
25/08/2010 | 19h11
Site ajuda eleitor a lembrar em que votou. Acompanhe aqui.
Comentar
Compartilhe
Câmara de SFI com nova mesa diretora
25/08/2010 | 11h43
A Câmara de São Francisco de Itabapoana elegeu, ontem, sua nova mesa diretora para o biênio 2011/2012. O vereador Florentino Cerqueira Azevedo (DEM) para presidência, Renato da Silva Fernandes (PP) para vice. A vereadora Adriana da Silva Coelho (PDT) , foi eleita primeira secretária e Jamilto Marcelino da Silva (PSB), segundo secretário.
Comentar
Compartilhe
Folha noticiou julgamento de Garotinho com exclusividade
25/08/2010 | 02h58
Em 30 de maio do ano passado, a Folha da Manhã trouxe em sua capa o que no jornalismo chamamos de "furo". E não era um furo qualquer: anunciou, com exclusividade, a data do início do julgamento dos réus no processo desencadeado pela operação Segurança Pública SA. A audiência de instrução e julgamento estava marcada para o início do mês seguinte, em 9 de junho. A informação foi obtida quando eu apurava  matéria do 1 ano da operação, completado no dia anterior. Por telefone, falei com o procurador da República, Leonardo Cardoso de Freitas, que antecipou que  ela não deveria ser concluída no mesmo dia em função da quantidade de réus e testemunhas arroladas pelas defesas e acusação. — O que posso dizer é que a denúncia foi bastante consistente e os fatos relacionados a ela são bastante graves — ressaltou na ocasião. Continuei acompanhando o caso, nas audiências seguintes, mas, no final de agosto, a situação "emperrou". Chegamos a noticiar o depoimento de Álvaro Lins, mas depois foi decretado segredo de justiça. Foi isso que impediu, apesar de termos a informação não confirmada, de noticiarmos o depoimento do ex-governador Garotinho, ocorrido em 3 de setembro. Quase um ano depois, ontem, para divulgar a sentença proferida no último dia 18, mas que não foi divulgada até a ciência dos réus, o juiz da 4 Vara Federal Criminal, Marcelo Leonardo Tavares, revogou parcialmente o sigilo do processo, tornando público o acesso à denúncia, às defesas preliminares, às alegações finais, à sentença, às decisões e aos despachos: “Em um Estado Democrático de Direito, é um direito subjetivo dos acusados o acesso público a uma sentença penal condenatória, a fim de que não haja provimentos judiciais secretos e possa haver transparência e o mais amplo controle da legalidade dos atos do poder público. Da mesma forma, a sociedade tem o direito de conhecer os fatos graves que a atingem”, esclarece o magistrado. Muitas pessoas usam o argumento de que a imprensa gosta de tripudiar ou fazer sensacionalismo com os fatos, mas esquecem-se, principalmente quando trata-se de um homem público e de dinheiro público, que este mesmo público que o elegeu ou deu o aval para ele estar em determinado cargo, tem o direito de saber dos fatos e fazer seu próprio julgamento.
Comentar
Compartilhe
TSE mantém prefeito de RO no cargo
25/08/2010 | 02h10
Nesta terça-feira, 24 de agosto, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, foi reconduzido à chefia do Governo Municipal por decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A ministra Carmem Lúcia Rocha deferiu a liminar interposta pelos advogados de Carlos Augusto, que requeria sua permanência à frente da Prefeitura, aguardando a decisão final da Plenária do TSE de processo em trâmite no Tribunal. Carlos Augusto reassume, então, imediatamente o Poder Executivo em Rio das Ostras.          No último sábado, 21, o então presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso Fernandes, havia sido notificado a assumir a prefeitura, por decisão da própria ministra Carmem Lúcia Rocha, do TSE. A assessoria jurídica do prefeito entrou com medida cautelar para garantir a manutenção de Carlos Augusto no cargo, enquanto o TSE julga ação que questiona a divulgação de data, horário e local de eventos públicos, durante o período das eleições municipais, em rádio local.          DECISÃO -Na análise da ação cautelar interposta, o TSE levou em consideração que a mudança na chefia do Executivo poderia trazer instabilidade social e prejuízo aos serviços públicos. Em sua decisão, a ministra explicita que “a alternância na chefia do Poder Executivo do Município de Rio das Ostras/RJ, às vésperas da realização do pleito geral, é potencialmente prejudicial à estabilidade social e às atividades desempenhadas pela Justiça Eleitoral na organização das Eleições 2010, além de causar agravos à dinâmica dos serviços municipais em período naturalmente mais voltado à apreensão social.” (Ascom RO)
Comentar
Compartilhe
Garotinho se compara a Getúlio
24/08/2010 | 21h25
Em seu blog, agora há pouco, o ex-governador Garotinho — para reforçar a tese de perseguição — de certa forma se compara ao presidente Getúlio Vargas. Garotinho lembra que hoje faz 56 anos que Getúlio se matou (deixou a vida para entrar para a história) e diz: "Os líderes populares, trabalhistas, nacionalistas, que sempre se colocaram ao lado do povo e dos trabalhadores sempre foram perseguidos por inimigos poderosos. Essas forças poderosas não desistem de atacar aqueles que não se curvam aos seus interesses. Tentam destruí-los de todas as formas como fizeram com Getúlio Vargas". Leia o post completo aqui.
Comentar
Compartilhe
MPF quer aumentar a pena de Garotinho
24/08/2010 | 21h07
O Mimistério Público Eleitoral (MPF) já recorreu para aumentar as penas de alguns dos réus condenados por crimes como formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. “A sentença é positiva e reflete uma conquista no combate à corrupção e à impunidade no país. Não obstante, o MPF já recorreu, entre outras coisas, para aumentar a pena de alguns dos condenados, entre eles o ex-governador Antony Garotinho”, disse o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas.
Comentar
Compartilhe
Garotinho divulga nota oficial
24/08/2010 | 16h16
Mais uma perseguição A decisão da 4ª Vara Federal evidencia mais um capítulo da perseguição covarde dirigida não só a mim, mas a toda minha família. É de se estranhar o fato de ela ser anunciada justamente no período eleitoral, a 41 dias das eleições no país, e justamente quando todas as pesquisas de intenção de voto apontam meu nome como o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro. Enganam-se aqueles que acham tratar-se de uma mera coincidência. Além da afirmação do Ministério Público Federal de que eu sabia das supostas atividades do ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, não há, nos autos, rigorosamente, nenhuma acusação ou prova formais contra mim. Evidente que vou recorrer com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza, por se tratar de uma decisão absurda, sem amparo legal, e com a qual não me conformo. Quando um grupo se une para a formação de quadrilha, busca obter algum tipo de benefício. A pergunta que se impõe neste momento é: qual a vantagem obtida por mim? Uma rápida leitura da minha trajetória política e pessoal demonstra que não sou homem de me abater. Tampouco acumulei bens, apesar de ter sido prefeito de Campos em duas ocasiões, deputado estadual, secretário de estado duas vezes e governador do segundo estado da Federação. Reafirmo que essa decisão em 1ª instância, justamente quando me encontro em campanha pelo Sul Fluminense, em nada irá alterar minha disposição de disputar uma vaga à Câmara dos Deputados, no próximo dia 3 de outubro. Anthony Garotinho Em tempo: A decisão da 4ª Vara Federal não impede a minha candidatura.
Comentar
Compartilhe
Garotinho fala sobre condenação
24/08/2010 | 16h11
O candidato a deputado federal Anthony Garotinho (PR) respondeu agora há pouco em seu blog sobre a condenação imposta a ele pela Justiça Federal. Sem surpresa, Garotinho classificou a condenação como "perseguição" e disse que não é homem de se abater: "Além da afirmação do Ministério Público Federal de que eu sabia das supostas atividades do ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, não há, nos autos, rigorosamente, nenhuma acusação ou prova formais contra mim. Evidente que vou recorrer com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza, por se tratar de uma decisão absurda, sem amparo legal, e com a qual não me conformo. Quando um grupo se une para a formação de quadrilha, busca obter algum tipo de benefício. A pergunta que se impõe neste momento é: qual a vantagem obtida por mim?". Leia o "desabafo" completo de Garotinho aqui,
Comentar
Compartilhe
Garotinho condenado por formação de quadrilha
24/08/2010 | 14h20
Rosinha e Garotinho no Paternon, fotos Leonardo Berenger.jpg (588) O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça a condenação dos políticos Anthony Garotinho e Álvaro Lins e outros oito integrantes de uma quadrilha que usou a Polícia Civil do Rio de Janeiro para cometer crimes como corrupção e lavagem de bens. A partir da denúncia proposta pelo MPF em maio de 2008, a 4ª Vara Federal Criminal condenou o ex-deputado estadual Álvaro Lins a 28 anos de prisão (por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens) e o ex-governador Anthony Garotinho a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha (convertidos a serviços à comunidade e suspensão de direitos). Todos os réus podem apelar da decisão em liberdade. A notícia foi dada em primeira mão pelo jornal O Globo e pelo Folha Online.   A Justiça condenou ainda os policiais civis Alcides Campos Sodré Ferreira, Daniel Goulart, Fábio Menezes de Leão, Mario Franklin Leite de Carvalho e Ricardo Hallak, entre outras pessoas. Suas penas variam de dois anos de reclusão (Daniel Goulart) a 11 anos e três meses de prisão (Mario Franklin Carvalho). Quatro outros réus investigados na Operação Segurança Pública foram absolvidos.   O processo resultou da continuação de apurações da operação Gladiador, desencadeada pelo MPF e Polícia Federal, da quebra de sigilo fiscal de Álvaro Lins e de investigações posteriores de documentos colhidos pela PF. A Justiça atestou a prática de crimes como facilitação de contrabando (a exploração de caça-níqueis pelo grupo de Rogério Andrade não era reprimida) e corrupção ativa e passiva.   “A sentença é positiva e reflete uma conquista no combate à corrupção e à impunidade no país. Não obstante, o MPF já recorreu, entre outras coisas, para aumentar a pena de alguns dos condenados, entre eles o ex-governador Antony Garotinho”, diz o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas.   O texto da sentença consta no site da Justiça Federal (na consulta processual, ver nº 20085101815397-2). A decisão judicial data do último dia 18, mas sua divulgação sucede agora à comunicação feita aos réus. (Ascom MPF) Atualização às 15h55: Lista dos réus e seus crimes: Réus condenados (penas e crimes):   • Alcides Campos Sodré Ferreira: cinco anos e nove meses de prisão (corrupção passiva); • Álvaro Lins dos Santos: 28 anos, um mês e doze dias de prisão e multa (formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens); Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira: dois anos e seis meses de reclusão (formação de quadrilha); • Daniel Goulart: dois anos de reclusão (formação de quadrilha); • Fábio Menezes de Leão: quatro anos e meio de reclusão (corrupção passiva); • Francis Bullos: quatro anos e meio de prisão e multa (lavagem de bem); • Luciana Gouveia: três anos de reclusão e multa (lavagem de bem); • Mario Franklin Leite de Carvalho: 11 anos e três meses de prisão e multa (formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de bem); Ricardo Hallak: sete anos e nove meses de prisão e multa (formação de quadrilha e corrupção passiva); • Sissy Toledo de Macedo Bullos Lins: três anos e dez meses de prisão (lavagem de bem).
Comentar
Compartilhe
Garotinho hoje, Arnaldo em 2008
24/08/2010 | 12h50
Aliás, nada como o tempo. Em 2008, o slogan da muito bem feita campanha da então candidata Rosinha (sem Garotinho) era "meu voto é válido", numa referência à dificuldade de Arnaldo em obter o registro. Agora, Garotinho, líder político que tanto criticava, e jogou pesado contra Arnaldo em cima disso, está na mesma situação: concorrendo com pendências na justiça. Já imaginou se alguém de algum município do Rio lança essa anti-campanha? A vida, às vezes, realmente, anda em circulos.
Comentar
Compartilhe
Mocaiber e Arnaldo fora da pauta do TSE
24/08/2010 | 12h42
Apesar da promessa de rapidez no julgamento dos registros de candidatos, ainda falta muito a fazer no Tribunal Superior Eleitoral. Na pauta de hoje, por exemplo, mais uma vez não constam os recursos de Alexandre Mocaiber (PSB, candidato a deputado estadual) e Arnaldo Vianna (PDT, candidato à reeleição à Câmara Federal). Os recursos já estão com o relator o já famoso em Campos, ministro Marcelo Ribeiro. Até o momento, os dois concorrem sub-judice. A situação é (quase) a mesma de Anthony Garotinho, que está na disputa graças a uma liminar obtida quando ainda era pré-candidato ao Governo do Estado.
Comentar
Compartilhe
Acic discute carceragem
24/08/2010 | 11h34
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes, vai convocar  os membros do Fórum Permanente de Entidades Civis e Organizada, que é formada por 35 entidades de serviços do município, para discutir a possível reabertura da  Carceragem da 134º DP, conforme foi anunciada no último dia 10, pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária César Rubens de Carvalho, em visita a Campos. Amaro é contra a iniciativa, por entender que é um retrocesso para o município, já que durante anos, lutaram para retirar da área central a carceragem e o Instituo Médico Legal. No último dia  falei aqui como era descabida essa hipótese de reativar a carceragem da 134 DP. (Ascom Acic)
Comentar
Compartilhe
Acic espera saída de ambulantes da Alberto Torres
23/08/2010 | 20h02
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC- Amaro Ribeiro Gomes, espera que desta vez a retirada dos ambulantes, prevista para o final deste mês de agosto, para o setor alimentício, que trabalham na rua  no início da Avenida Alberto Torres, no centro, sejam transferidos para os quiosques construídos na Avenida Helion Povoa (Beira Valão), conforme determinou o Ministério Público Estadual. “ Não somos contra aos ambulantes, mas precisamos organizar o centro de Campos, que é tomado por ambulantes que atuam em vários segmentos, deixando a nossa cidade com um aspecto sujo e com uma poluição visual. Desta forma, não temos como atrair visitantes e muitos menos consumidores para o aquecer as vendas, da área central. Precisamos, inserir  na formação das pessoas que Campos tem um potencial turístico, que precisa ser trabalhado, e automaticamente irá gerar recursos para todos os setores” comentou Ele destacou ainda, que um dos maiores problemas enfrentado pelos comerciantes da área central é a concorrência desleal com os ambulantes que não pagam impostos e dominam as calçadas e terminais urbanos, deixando o consumidor afastado das compras. Entendemos que todos precisam trabalhar, mas desde que não venha interferir o comércio dos empresários que paga regularmente seus impostos, gerando receita e empregos para o município, destacou o presidente da ACIC. Amaro Ribeiro Gomes, disse ainda, que este problema dos “ camelôs” ainda vai durar por mais algum tempo, já que a prefeitura, já anunciou que só poderá construir e entregar uma nova área para os ambulantes até janeiro de 2011, prazo que já foi prorrogado junto ao Ministério Público estadual por mais de quatro vezes e que inicialmente deveria ter sido retirado em dezembro de 2009, esperamos que seja respeitado desta vez. “Esperamos que o presidente da Codemca, em pareceria com a Divisão de Postura faça este trabalho em conjunto até o final deste mês, visando não só acabar com a poluição visual da Avenida Alberto Torres que é tomada por carrinhos de lanches, onde eles ainda instalam mesas e cadeiras, mas facilitar o trânsito neste trecho da Avenida, deixando o fluxo de veículos mais confuso, concluiu. (Ascom/Acic)
Comentar
Compartilhe
Agenda de Romário em Campos
23/08/2010 | 12h38
[caption id="attachment_2171" align="aligncenter" width="300" caption="Caminhada Wilson Cabral e Romário-foto Walmir Oliveira"]Caminhada Wilson Cabral e Romário-foto Walmir Oliveira[/caption] O candidato a deputado federal Romário (PSB) caminhou agora há pouco pelas ruas do Centro ao lado do deputado estadual Wilson Cabral (PSB), que concorre à reeleição. A tarde, eles irão para Goytacazes.
Comentar
Compartilhe
Édson assume vaga na quarta?
23/08/2010 | 12h25
A missão quase impossível da antiga situação conseguir votos suficientes para que Edson Batista assuma a vaga do prefeito interino Nelson Nahim pode sofrer uma reviravolta. Em entrevista a Aluysio Abreu Barbosa, no blog Opiniões (aqui), o presidente da Câmara, Rogério Matoso falou que talvez fosse necessário um reforço extra para o rolo compressor da situação (?). Mas, com a antecipação da eleição da nova mesa diretora da Câmara amanhã, como também mostrou o Opiniões (aqui) e a licença de Nahim para concorrer, leia (aqui), é possível que na sessão de quarta-feira, o quadro mude. Isso porque, uma reunião entre lideranças na Câmara teria definido que após a eleição e Nahim retornando à Prefeitura, Edson, enfim, assuma a vaga.
Comentar
Compartilhe
Aprovados do PSF fundam associação
22/08/2010 | 20h34
Os aprovados no concurso para o PSF de Campos continuam mobilizados. Agora, eles fundaram uma associação para aprofundar na luta pela homologação do concurso. Saiba mais aqui.
Comentar
Compartilhe
Romário em Campos
22/08/2010 | 18h56
O craque Romário, que é candidato a deputado federal pelo PSB, visita Campos amanhã para cumprir agenda de campanha. Como já adiantaram os jornalistas Alexandre Bastos (aqui) e Michelle Mayrink (aqui). ele estará junto com o deputado estadual Wilson Cabral, candidato à reeleição e líder do partido na Alerj. Pela manhã, Romário e Wilson caminham pela área central. Após o almoço, eles devem caminhar em Goitacazes (agenda a confirmar) e encerram o dia com um comício no Parque Nova Brasília.
Comentar
Compartilhe
Avyadores no Sesc
22/08/2010 | 17h59
O Projeto 4º Blues realizado pelo SESC Campos, recebe na próxima quarta-feira a banda Avyadores do Brazyl. A apresentação encerra o Projeto com chave de ouro e a decolagem está confirmada para começar às 20h. A entrada é franca. Os Avyadores estão realizando os últimos ensaios para levar o melhor do blues para os amantes desse gênero musical. O gênero ganhou força nos Estados Unidos, onde surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. "O blues sempre foi um gênero musical presente em nosso repertório. Faremos uma apresentação bastante intimista e comentando sobre alguns grandes mestres do blues", adianta o "Avyador" Luiz Ribeiro. (Fonte: Ascom Avyadores)
Comentar
Compartilhe
Missão Edson: (quase) impossível
21/08/2010 | 21h57
Na entrevista publicada hoje em seu blog Opiniões (aqui), e na Folha da Manhã na edição de amanhã, o presidente da Câmara fala ao jornalista Aluysio Abreu Barbosa sobre a difícil (quase impossível) "eleição" de terça-feira para definir a posse do suplente Edson Batista. A guerra fria tem sido travada nos bastidores da Câmara, antes mesmo da posse de Nelson Nahim (PR) como prefeito interino. Matoso fala a Aluysio que é possível que o rolo compressor da situação (de Rosinha) precise de reforço extra para conseguir êxito nessa empreitada. Será difícil: Segundo informações passadas ao blog, membros do PPS teriam se reuniram com Matoso, também do PPS, e apresentado o seguinte entendimento do que rege e determina o Regimento Interno da Câmara: - A votação que definirá ou não a posse do Dr Édson Batista poderá ser de maioria absoluta. Assim, seriam necessários 12 votos dos 17 vereadores.  Sendo desta forma se cria um caos no grupo governista (de Rosinha) e derruba por terra a teoria da antiga situação, de que a maioria simples de  9 x 8 bastaria. Haja reforço para o rolo compressor.
Comentar
Compartilhe
Rosinha com Pudim
20/08/2010 | 23h46
[caption id="attachment_2148" align="aligncenter" width="300" caption="Rosinha e Pudim-Div. assessoria"]Rosinha e Pudim-Div. assessoria[/caption] A primeira aparição pública da prefeita cassada Rosinha Garotinho foi esta noite, no Parque Guarus, em uma reunião de campanha do deputado federal e candidato a estadual, Geraldo Pudim. A foto acima foi postada agora há pouco pela assessoria do parlamentar.
Comentar
Compartilhe
Eduardo Eugênio reeleito para Firjan
20/08/2010 | 14h57
O empresário Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira foi reeleito ontem para mais um mandato de três anos à frente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Eduardo foi reconduzido ao cargo com apoio de 98 dos 102 sindicatos habilitados a votar. Não foi registrada outra chapa. Na última eleição, em 2007, Gouvêa Vieira havia recebido 94 dos 102 votos dos sindicatos. A notícia foi dada aqui no blog de Michelle Mayrink.
Comentar
Compartilhe
E Arnaldo e Mocaiber?
20/08/2010 | 13h19
Depois da decisão a respeito da prefeita cassada Rosinha Garotinho, os olhos agora estão voltados para um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as candidaturas de Arnaldo Vianna (candidato à releição a deputado federal) e Alexandre Mocaiber (que disputa uma vaga à Alerj).  Ambos tiveram o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreram a Brasília. Embora com a indefinição, eles estão com as campanhas nas ruas e Arnaldo, inclusive, tem aparecido bastante no programa eleitoral gratuito.
Comentar
Compartilhe
Semana cultural na FMC
20/08/2010 | 12h01
NEWS SEMANA CULTURAL RENATO MORETTO
Comentar
Compartilhe
Wladimir confiante
19/08/2010 | 22h05
Também no twitter, Wladmir falou sobre o julgamento: "De certo modo já era esperado. Mas o próprio ministro disse que pode mudar de idéia. Estou confiante no mérito, venceremos". Atualização: Correção no nome de Wladimir.
Comentar
Compartilhe
Nahim diz que não mudará secretários
19/08/2010 | 21h32
O prefeito interino Nelson Nahim (PR) falou agora há pouco com a repórter Jane Ribeiro e afirmou que foi informado da decisão do TSE, que manteve a prefeita Rosinha fora do cargo. Nahim disse que dará continuidade a seu governo e manterá os secretários, apesar de não terem sido nomeados por ele: “Eles estão entendendo minha maneira de governar". Nahim estava participando da inauguração de uma praça, ao lado do presidente interino da Câmara, Rogério Matoso.
Comentar
Compartilhe
Wladimir reage no twiter
19/08/2010 | 20h56
Em seu twitter, o filho da casal Garotinho e presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, se mostra indignado: "Jogo é mto baixo. Aguarde a reviravolta na política local. Um antigo filme parece estar prestes a ser exibido por aqui". Atualzação: 1) Correção no nome de Wladimir 2) A fala de Wladimir foi retirada de uma pública no twiter com o advogado Cláudio Andrade.
Comentar
Compartilhe
TSE nega recurso de Rosinha
19/08/2010 | 20h27
[caption id="attachment_2133" align="aligncenter" width="203" caption="Ministro Marcelo Ribeiro-div.TSE"]Ministro Marcelo Ribeiro-div.TSE[/caption] Por unanimidade TSE nega retorno de Rosinha. Todos os ministros seguiram o voto do ministro Marcelo Ribeiro e rejeitaram recurso a Rosinha Garotinho. As entrevistas no rádio tiveram um peso enorme. Os nomes de Linda Mara Silva (radialista e ex-secretária particular da prefeira cassada) e Patrícia Cordeiro (radialista e vice-presidente da Fundação Zumbi dos Palmares) são citados, alé, da propaganda negativa ao candidato que concorria com Rosinha, Arnaldo Vianna (PDT).
Comentar
Compartilhe
Marcelo Ribeiro lê seu voto
19/08/2010 | 20h24
Ministro Marcelo Ribeiro lê seu voto no caso Rosinha e nega provimento ao recurso.
Comentar
Compartilhe
Tráfico limita campanha de Gabeira e Cesar Maia
19/08/2010 | 16h07
O candidato do PV ao Governo do Rio, Fernando Gabeira, e Cesar Maia, candidato ao senado pelo DEM, cumpriram agenda hoje em Macaé, no Norte fluminense. A visita a duas favelas no município teve momentos de tensão e o itinerário dos candidatos foi delimitado por traficantes. Em determinado momento, Cesar Maia ignorou essa instrução e quase se perdeu entre as ruelas da favela Nova Holanda. Ele chegou a ficar dez minutos sozinho antes de se reincorporar ao grupo. Gabeira disse que não tem nenhum tipo de dificuldade em transitar nessas áreas e manifestou preocupação com as pessoas da comunidade. No momento em que Gabeira dava uma entrevista à rádio CBN, uma motocicleta passou ao seu lado e o carona exibiu uma pistola. (De Aloysio Balbi)
Comentar
Compartilhe
Comte em Macaé
19/08/2010 | 16h01
Dando sequência a sua caminhada pelo Rio de Janeiro, o presidente regional do PPS, o deputado estadual Comte Bittencourt, cumpriu nesta semana agenda política em Macaé. A convite do presidente do diretório regional do PPS no município, o vereador e secretário de Saúde de Macaé. Dr. Eduardo Cardoso, Comte, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e candidato a reeleição, aproveitou a permanência de três dias na cidade para se reunir com partidários, como o superintendente do Hospital Público Municipal (HPM), Dr. Felipe Barreto, entre outras autoridades que o apóiam na luta rumo a renovação do mandato. Na Capital Nacional do Petróleo, Comte voltou a defender a sua principal bandeira, o investimento na educação básica. “Macaé é uma cidade que tem reconhecimento nacional pela indústria do petróleo. Porém, a falta de qualificação é uma realidade da população. Incentivar o ensino de base, o ensino público, é fundamental para o desenvolvimento do município”, afirmou o deputado. Em Macaé, Comte entrou em contato com os representantes da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf), para registrar sua solidariedade ao movimento de greve organizado atualmente pelos professore da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf). De acordo com sua agenda, Comte deverá estar em Campos dos Goytacazes nos próximos dias. (Da assessoria)
Comentar
Compartilhe
TV Eymael é sucesso
19/08/2010 | 15h59
Com pouco tempo no programa eleitoral gratuito, o candidato à presidência da República, Eymael, decidiu inovar e criou a TV Eymael. O primeiro programa foi um sucesso, segundo a assessoria: "Nesta terça feira, na TV Eymael -  www.eymael27.com.br - logo após sua apresentação no Horário Político Noturno, o candidato, em uma estratégia de marketing e comunicação, ficou durante uma hora, ao vivo, respondendo perguntas dos eleitores.  A estratégia funcionou muito bem, pois cerca de 2.000 perguntas chegaram durante o Chat.  Eymael afirma:   “Não somente conseguimos compensar um pouco as diferenças eleitorais injustas da divisão de tempo dos meios tradicionais de comunicação, mas  também proporcionamos a milhares de eleitores, de um número incalculável de internautas na Rede Mundial de Computadores, a possibilidade de perguntar e conhecer melhor o candidato. Todas as terças estarei ao vivo, para esta sabatina democrática com os eleitores. Valeu!”."
Comentar
Compartilhe
É hoje?
19/08/2010 | 12h47
A expectativa hoje, mais uma vez, é pelo julgamento da Ação Cautelar da prefeita Rosinha Garotinho (PMDB), afastada do cargo desde o início de julho. Rosinha pede para recorrer no cargo da condenaçâo imposta pelo TRE/RJ em função de abuso de poder econômico na eleição de 2008. Também está previsto o julgamento de um recurso de Arnaldo Vianna (PDT) sobre propaganda eleitoral na mesma campanha. O julgamento de Rosinha já foi adiado duas vezes e de Arnaldo, uma. Agora é esperar para vez os próximos capítulos dessa história que parece longe de acabar.
Comentar
Compartilhe
Sessões da Câmara de SJB online
18/08/2010 | 16h07
Assim como a Câmara de Campos, a de São João da Barra também está com as sessões online, que podem ser acompanhadas ao vivo, sempre às segundas e quintas-feiras. Acompanhe: http://camarasjb.rj.gov.br.
Comentar
Compartilhe
TSE suspende sessão de hoje
18/08/2010 | 15h15
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a sessão de hoje, marcada para às 19h. Assim, de novo, talvez só amanhã o recurso da prefeita Rosinha voltará à pauta.
Comentar
Compartilhe
TSE: Ficha Limpa vale para eleições desse ano
17/08/2010 | 21h48
Por 5 votos a 2 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que a chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) pode ser aplicada para as eleições gerais deste ano, sem que viole o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade previsto no artigo 16 da Constituição Federal. A questão foi debatida no julgamento de um recurso interposto por Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato a deputado estadual no Ceará, que teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-CE) com base nas vedações previstas na LC 135/2010. Prevaleceu entendimento do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que apresentou seu voto-vista e considerou a lei válida já para as eleições de 3 de outubro, por não afrontar o artigo 16 da Constituição Federal. Lewandowski foi acompanhado pelos ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido. Já os ministros Marcelo Ribeiro (relator) e Marco Aurélio consideraram que a Lei da Ficha Limpa altera o processo eleitoral e que não poderia ser aplicada por ter sido sancionada a menos de um ano das eleições.   (Fonte: Ascom TSE)
Comentar
Compartilhe
Ação de Rosinha (talvez) só amanhã
17/08/2010 | 21h13
A assessoria do TSE acaba de informar que, em função da votação da Lei da Ficha Limpa, o recurso da prefeita cassada Rosinha Garotinho não foi chamado, assim como o recurso dela contra Arnaldo Vianna. Talvez só amanhã, quando haverá nova sessão.
Comentar
Compartilhe
Começa sessão do TSE
17/08/2010 | 19h37
Começa sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Expectativa sobre julgamento de Rosinha Garotinho.
Comentar
Compartilhe
Dilma rasga dinheiro
17/08/2010 | 14h14

A propaganda eleitoral gratuita começou hoje e vai até 30 de setembro. Os primeiros programas foram leves, apresentando a vida dos candidatos. A maioria, lógico,  lembrando a infância pobre e a luta contra a ditadura (o que seriam dos democratas de hoje se não fosse a ditadura?).

O destaque dos candidatos a Presidência, para mim, foi para Dilma Rousseff. Interagindo com o locutor, ela contava a história de sua infância, falando sobre certa vez em que rasgou uma nota ao meio para dividir com outra criança. Moral da história? Meu Deus, quem rasga dinheiro não é doido?

Comentar
Compartilhe
Recurso de Arnaldo hoje na pauta do TSE
17/08/2010 | 11h25
Além da Ação Cautelar da prefeita cassada Rosinha Garotinho (PMDB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também julga hoje um Agravo de Instrumento do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT). Assim como Rosinha, mas em outra ação, Arnaldo foi declarado inelegível por três anos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele ainda teve o registro negado pelo TRE, dependendo de uma liminar do TSE para se manter na disputa à reeleição. Mas o recurso de Arnaldo hoje em pauta é sobre propaganda eleitoral na internet, referente à campanha de 2008, mas sem ligação com a condenação à inelegibilidade ocorrida em maio último.
Comentar
Compartilhe
Boletim médico do governador Sérgio Cabral
17/08/2010 | 00h12
Boletim médico   O governador Sérgio Cabral apresentou ruptura traumática do menisco lateral do joelho direito, que ocasionou um bloqueio da articulação e precisou ser submetido, nesta segunda-feira (16/08), a procedimento cirúrgico. Foi realizada uma  meniscectomia parcial lateral (retirada parcial do menisco lateral) associada a “toalete condral” do compartimento lateral do joelho direito (regularização com microfraturas nas superfícies comprometidas da articulação) por via artroscópica (2 pequenas incisões de 1cm). O método anestésico foi a raquianestesia com sedação e a cirurgia transcorreu sem anormalidades ou intercorrências com duração de 40 minutos. Desde pouco antes da emissão desta nota, por volta de 23:30, Sérgio Cabral já estava no quarto, em fase de pós-operatório imediato.   Luiz Antonio Martins Vieira Ortopedista – cirurgia de joelho
Comentar
Compartilhe
Ação de Rosinha na pauta de amanhã
16/08/2010 | 18h08
Retirada da pauta semana passada em função do volume de processos a serem julgados, a Ação Cautelar da prefeita Rosinha Garotinho está prevista para ser julgada amanhã. Nela, Rosinha pede para retornar ao cargo até o julgamento de todos os recursos. Uma liminar nessa Ação foi analisada pelo ministro Marcelo Ribeiro, que indeferiu o pedido.
Comentar
Compartilhe
Palco pelo palanque
16/08/2010 | 17h38
Depois de um final de semana dedicado ao nadismo (rsrs, vi no Fantástico ontem) e uma manhã atribuladíssima, estou retornando aos poucos. Portanto, aí está a explicação na demora em aceitar os comentários. E como já tem muita gente falando em coisas sérias, posto uma matéria interessante de O Globo Online (aqui) que mostra candidatos-artistas. Entre os que trocaram os palcos pelos palanques, estão Netinho de Paula (ex-Negritude Jr, cantor e apresentador), a funkeita Tati Quebra-Barraco, Elymar Santos e Tiririca. Este último, inclusive, tem um slogan pra lá de sugestivo: "Vote em Tiririca. Pior que tá não fica". [caption id="attachment_2077" align="aligncenter" width="300" caption="Tiririca em campanha"]Tiririca em campanha[/caption] Os ex-atletas também estão participando da eleição. Aqui no Estado do Rio, estão Romário e Bebeto. Bebeto, aliás, estará em Campos no próximo dia 23, às 16h, para um corpo-a-corpo no Centro da cidade. [caption id="attachment_2078" align="aligncenter" width="193" caption="Bebeto quando jogava no Flamengo"]Bebeto quando jogava no Flamengo[/caption]
Comentar
Compartilhe
Nova pesquisa Datafolha
13/08/2010 | 19h23
sergio cabral santa casa88 psp Pesquisa Datafolha divulgada há pouco mostra que, se a eleição para o governo do Estado fosse hoje, Sérgio Cabral (PMDB) seria reeleito com 57% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que havia marcado na rodada anterior. Em segundo lugar, Fernando Gabeira (PV) tem 14%. Em julho, ele tinha 18%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.  Eduardo Serra (PCB) aparece com 3%; Cyro Garcia (PSTU) tem 2%; Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) marcam 1% cada. Outros 8% disseram que votarão em branco ou nulo, e 14% afirmaram não saber. A pesquisa foi feita de 9 a 12 de agosto, com 1.246 eleitores em 29 cidades. Está registrada no TSE sob o número 22769/2010. Os contratantes são a Folha e a Rede Globo.
Comentar
Compartilhe
Carceragem da 134 DP: A mais descabida das idéias
13/08/2010 | 08h45
De todas as idéias mais descabidas que já passaram por Campos nos últimos tempos, sem dúvida a mais sem propósito seja a da reativação da carceragem da 134ª DP. Afinal, em apenas uma década (ou um pouco menos) não é possível que as autoridades tenham esquecido do inferno que se vivia ali. Ao lado da carceragem estava o IML. Atrás, o Colégio Eucarístico. De algumas salas de aula era possível ver os corpos e sentir a tensão frequente dos presos amontoados naquele espaço. Uma menina conhecida minha foi transferida pela mãe para outra escola no meio do ano e precisou fazer tratamento psicológico depois de algumas situações vistas ali. Repórter quase de primeira viagem, cheguei a acompanhar duas rebeliões no local. Ruas interditadas, presos dominando a área, colégio fechado. Moradores vizinhos apavorados. E antes que alguém venha dizer que se trata de uma visão elitista, por ser uma área central, aviso: não é. Acompanhei muitas visitas da Comissão de Diretos Humanos da OAB e da Defensoria Pública, que constatavam as péssimas condições - na época - do local, a situação sub-humana dos detentos, a superlotação. Dizer que lá funcionará para "presos de menor potencial ofensivo" é balela. Quem duvida que, em pouco tempo, não estará lotado novamente, quando houver uma briga na Casa de Custódia, um não será removido "por pouco tempo", presos de outros municípios não acabarão "esquecidos" pelo sistema no local. Além do mais, quem preso, seja de maior ou menor potencial, não pensa em fugir? Separar presos considerados mais perigosos dos demais é uma ótima iniciativa. Com certeza, nas áreas próximas à Casa de Custódia há espaço suficiente para construir uma carceragem de semi-aberto. Aliás, carceragem em qualquer delegacia é sinônimo de retrocesso e convite a problemas. E se algum grupo resolver resgatar um detento? O IML e a carceragem da 134 não saíram dali por bondade governamental, mas sim por pressão da comunidade que, com certeza, não esqueceu daquele horror.
Comentar
Compartilhe
Rosinha se iguala a Mocaiber
13/08/2010 | 08h20
O jornalista Fernando Leite traz uma oportuna lembrança hoje em seu blog Outros Quintais. Com o adiamento do julgamento da Ação Cautelar de Rosinha, a prefeita se iguala nesta sexta-feira 13 ao ex-prefeito Alexandre Mocaiber em número de dias fora do cargo: 43.
Comentar
Compartilhe
Campos ganha nova iogurteria
13/08/2010 | 07h40
Será inagurada hoje, às 19h, a Yoforia, instalada ao lado do Centro de Compras da Pelinca. Como Christiano Abreu Barbosa antecipou em seu Ponto de Vista, o carro-chefe das iogurterias é o frozen yogurt, alimento refrescante, leve e (graças a Deus) de baixas calorias, que sacia o desejo de se comer doces,"razão dos excessos calóricos da maioria das mulheres". Sucesso ao novo empreendimento.
Comentar
Compartilhe
Julgamento adiado
12/08/2010 | 22h07
A Ação da prefeita cassada Rosinha Garotinho (PMDB) saiu da pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, não há prazo definido para que o julgamento volte a acontecer. Portanto, tudo como antes no castelo de Abrantes. Nelson Nahim continua prefeito, Rogério Matoso presidente da Câmara e Rosinha, coordenadora da campanha de Garotinho.
Comentar
Compartilhe
Sessão em curso
12/08/2010 | 21h45
A sessão do TSE se prolonga e até agora não chegou a vez da Ação Cautelar da prefeita Rosinha. Vamos aguardar.
Comentar
Compartilhe
Sessão do TSE começa em poucos minutos
12/08/2010 | 19h13
Dentro de alguns minutos começa a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na pauta, uma Ação Cautelar da prefeita cassada Rosinha Garotinho (PMDB), que pede para ficar no cargo até os julgamentos de todos os recursos.
Comentar
Compartilhe
Jovem Aprendiz Petrobras
12/08/2010 | 17h07
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz realizou, esta semana, a aula inaugural para os 663 adolescentes que integram a segunda turma do programa de cursos de formação profissional. A segunda turma do PPJA atende jovens entre 16 e 19 anos completos, que vivam em situação de vulnerabilidade socieconômica, pertençam a uma família com renda per capita mensal de até um salário mínimo, e que residam nos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. O programa oferecerá cursos profissionalizantes de assistente administrativo, auxiliar técnico em logística, caldeiraria, eletricista de manutenção industrial,mecânica de manutenção, operador de suporte técnico em tecnologia da informação e soldador de tubulações. Pelos próximos quatro meses, os jovens receberão aulas de formação básica. Na segunda etapa serão ministrados os cursos profissionalizantes e, na terceira e última fase os jovens passarão por vivência profissional nas empresas cadastradas pelo PPJA. O evento foi aberto com uma palestra motivacional ministrada pelo ator Toninho Ferreira: “O estudo é a única forma de abrir portas, e o conhecimento, a única coisa que diferencia as pessoas. Considerem-se vencedores. Sete mil jovens concorreram a essas vagas, e vocês estão aqui”, aconselhou. A assistente administrativa Grasiella Pinto Lisboa também conversou com os jovens:”Fui aluna da primeira turma do PPJA, e posso garantir a vocês que é uma experiência indescritível. Esta experiência estará comigo a vida inteira”, afirmou. O PPJA é um Programa de Responsabilidade Fiscal criado em atendimento à lei 10.097/2000, que obriga as empresas de médio e grande porte a contratar jovens aprendizes entre 5% e 15% do seu efetivo. (Fonte: Ascom Petrobras)
Comentar
Compartilhe
Aprovados do PSF se reúnem hoje
12/08/2010 | 15h22
Só para lembrar, os aprovados no concurso do PSF de Campos se reúnem hoje, 12 de agosto, às 16h, na rua Barão de Miracema n.145, em frente à Polícia Federal. Mais informações, na comunidade “CONCURSO DO PSF EM CAMPOS RJ”.
Comentar
Compartilhe
Dia de expectativa em Campos
12/08/2010 | 12h39
Rosinha-08-GG_2 O TSE julga hoje uma Ação Cautelar da prefeita cassada Rosinha Garotinho, fora do cargo desde início de julho. Caso tenha o pedido de anulação da condenação do TRE indeferido, ela ainda pode recorrer ao próprio TSE e, ainda, ao Supremo. No TRE, políticos de Campos como Garotinho, Edson Batista, Henrique Oliveira, Nelson Nahim e Magal também estão na pauta por propaganda extemporânea durante o programa Fala Garotinho - razão semelhante levou Rosinha à cassação e à inelegibilidade por três anos.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura fala sobre apreensão de ônibus
11/08/2010 | 20h10
A Prefeitura de Campos divulgou nota afirmando que não pode podar o direito de ir e vir dos funcionários. Disse também desconhecer que servidores tenham deixados seus postos para viajar e, se isso aconteceu, cortará o ponto. Segue a nota: "A Procuradoria Geral do Município afirma que nenhum empregador, seja público ou da iniciativa privada, pode impor vedação sobre o direito de ir e vir de seus empregados fora do horário de serviço. A prefeitura desconhece que servidores tenham deixado seus postos de trabalho e se isso ocorreu, tomará todas as medidas cabíveis, como o corte de ponto".   Obs.: Como o comício estava marcado para às 16h, para alguém de Campos estar presente era necessário que saísse da cidade, no máximo, ao meio dia, portanto, no horário normal de expediente. 
Comentar
Compartilhe
TSE julga amanhã recurso de Rosinha
11/08/2010 | 18h20
[caption id="attachment_2038" align="aligncenter" width="300" caption="Prefeita Rosinha - Leonardo Berenger"]Prefeita Rosinha - Leonardo Berenger[/caption] Já está na pauta do TSE o recurso da prefeita cassada Rosinha Garotinho (PMDB) para retornar ao cargo. O julgamento começa às 19h.
Comentar
Compartilhe
Arnaldo fala sobre decisão do TSE
11/08/2010 | 16h47
O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) falou hoje ao blog do Bastos (aqui) sobre a liminar negada a ele pelo ministro Marcelo Ribeiro, do TSE. De acordo com Arnaldo, sua campanha está mantida no mesmo ritmo: “Existem muitos fatos que precisam ser esclarecidos. Um deles é uma suposta condenação no TCU. A responsabilidade da prestação de contas era de quem me substituiu no governo municipal. De qualquer maneira, uma multa foi paga e a situação resolvida. Meus advogados vão esclarecer uma série de fatos”, diz Arnaldo, acreditando que sua situação estará resolvida na próxima semana. “Acredito que entre segunda e quarta-feira da próxima semana o meu registro estará deferido”, afirma o deputado.
Comentar
Compartilhe
Prefeito cassado recorre
11/08/2010 | 16h40
A assessoria jurídica do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, vai recorrer da decisão da ministra Carmem Lúcia Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela manutenção da cassação do diploma do prefeito. A decisão foi proferida nesta terça-feira, 10 de agosto. Os advogados vão recorrer junto ao Colegiado do TSE, entendendo a sanção como desproporcional à ação julgada. A decisão monocrática (somente de um dos magistrados da Corte) não afasta o prefeito do cargo, que continua trabalhando normalmente.                 (Fonte: Secom/RO)
Comentar
Compartilhe
MP investiga crime eleitoral em Campos
11/08/2010 | 12h00
O Ministério Público, com auxílio do GAP, investiga mais uma denúncia de crime eleitoral em Campos. Funcionários da Prefeitura teriam sido levados ao Rio para participarem de um comício. Três ônibus foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Federal durante a madrugada. Mais informações em seguida. Atualização às 12h29: De acordo com informações, o promotor Êvanes Amaro Soares, responsável pelo caso, irá se pronunciar mais tarde.
Comentar
Compartilhe
TSE mantém impugnação de Arnaldo e Mocaiber
11/08/2010 | 00h54
 arnaldo x mocaiber O ministro Marcelo Ribeiro negou, na noite de ontem, pedido de liminar feito pelos Alexandre Mocaiber (PSB) e Arnaldo Vianna (PDT) para concorrer às eleições deste ano. O ministro votou pelo arquivamento das ações. Os dois tiveram seus registros eleitorais negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio com base na Lei da Ficha Limpa. Eles podem recorrer ainda ao plenário do TSE, para tentar modificar a decisão. Os dois foram condenados à inelegibilidade, pelo TRE do Rio em junho deste ano, acusados de abuso de poder político e autoridade e abuso dos meios de comunicação. Por isso, o tribunal indeferiu os registros de candidatura, já que a condenação é um dos critérios de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa. Fonte (O Globo Online) Atualização à 1h21: Arnaldo e Mocaiber foram dois dos 10 políticos vetados pelo TRE em função da Lei da Ficha Limpa, como citei aqui.
Comentar
Compartilhe
TRE defere registro de Bacellar
10/08/2010 | 18h36
O TRE acaba de deferir, por unanimidade, o registro de candidatura do vereador Marcos Bacellar, que disputa uma vaga à Assembléia Legislativa.
Comentar
Compartilhe
TRE libera registro de Vieira Reis e Claudeci
10/08/2010 | 15h22
O TRE deferiu, na noite de ontem, o registro de candidatura do vereador Vieira Reis, candidato a deputado estadual. O deferimento foi no julgamento do recurso, já que o registro havia sido indeferido anteriormente. Atualização às 15h43: O TRE deferiu, também, o registro de Claudeci das Ambulâncias, que também havia sido indeferido anteriormente. Sobre Claudeci, a informação foi dada no blog de Roberto Barbosa (aqui)
Comentar
Compartilhe
Lista dos barrados pela Lei da Ficha Limpa
10/08/2010 | 12h12
Lista dos candidatos barrados pelo TRE/RJ com base na Lei da Ficha Limpa * ARNALDO FRANÇA VIANNA     DEP. FEDERAL  PDT MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE E TCU)                     ABUSO DE PODER ECONÔMICO – SENTENÇA DO COLEGIADO DO TRE-RJ  * NEILTON MULIM DA COSTA      DEP. FEDERAL   PR MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE)  * FLÁVIO CAMPOS FERREIRA     DEP. ESTADUAL PR MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE)  * DARLEI GONÇALVES BRAGA     DEPUTADO FEDERAL PMDB MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE) * JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO   1º SUPLENTE DE SENADOR   PT MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE)  * CELSO ALENCAR RAMOS JACOB   DEPUTADO FEDERAL  PMDB MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE) * ALEXANDRE MARCOS MOCAIBER CARDOSO  DEP. ESTADUAL  PSB MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE)                 ABUSO DE PODER ECONÔMICO – SENTENÇA DO COLEGIADO DO TRE-RJ  * NARRIMAN FELICIDADE CORREA FARIA ZITO DOS SANTOS DEP. ESTADUAL PRB MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE E TCU)  * JOSÉ CARLOS FARIA DEP. FEDERAL PDT MOTIVO: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (REJEIÇÃO DE CONTAS PELO TCE)                   ABUSO DE PODER ECONÔMICO – SENTENÇA DO COLEGIADO DO TRE-RJ  * JANILDE DE JESUS NONATO COSTA DEPUTADO ESTADUAL PP MOTIVO: CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Comentar
Compartilhe
Decisão sobre contratados de SJB ficou para amanhã
10/08/2010 | 11h23
Será amanhã e não hoje, como divulgado anteriormente, a reunião do presidente da Câmara de SJB, Alexandre Rosa, com o juiz para discutir a demissão dos contratados. Enquanto isso, o Legislativo sanjoanense continua de portas fechadas por falta de pessoal para cuidar da parte administrativa
Comentar
Compartilhe
Pudim diz que é Ficha Limpa
09/08/2010 | 21h06
Em seu blog (aqui), Pudim divulgou nota, afirmando que vai recorrer da decisão do TRE, que o declarou inelegível por três anos junto com Claudeci: Abaixo, o texto da nota: Resposta a nota divulgada pelo TRE “O Juiz da 76ª Zona Eleitoral que teve a responsabilidade de analisar as provas, ouvir testemunhas, na acusação de uso indevido de meios de comunicação social concluiu pela absoluta insuficiência de provas que pudessem ensejar numa condenação de inelegibilidade minha, tanto é que indeferiu o pedido ministerial. Eu tinha tanta convicção que não houve qualquer tipo de problema com esse episódio que nem mesmo sustentação oral fizemos. Mas como essa decisão pode me gerar problemas futuros colocando em minha ficha que é limpa, uma dúvida, iremos tomar todas as providências necessárias para que ainda no TRE a gente possa reverter a decisão, e se necessário for, recorrer ao TSE”.
Comentar
Compartilhe
Condenação de Pudim e Claudeci
09/08/2010 | 19h55
Pudim e Claudeci fazem comicio no trio elétrico na rua 13 de maio-sr0102 O Colegiado do TRE-RJ deu provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e tornou inelegíveis por três anos Geraldo Pudim e Claudiocis Francisco da Silva por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação social na campanha da eleição suplementar para Prefeitura de Campos, em 2006. De acordo com a assessoria do Tribunal, embora não tenha eficácia imediata, pois a condenação começa a contar do ano em que a irregularidade ocorreu, em 2006, os magistrados insistiram na sentença porque ela pode gerar efeitos em 2012. Isso porque Pudim teve o registro deferido no dia 2 de agosto, quando ainda não havia condenação contra ele e a lei não pode retroagir para prejudicar um cidadão. Porém, caso haja eleição suplementar em Campos ou para a próxima eleição para prefeito, os dois estarão fora, se não conseguirem reverter a situação no TSE. Pudim foi candidato a prefeito e Claudeci a vice na eleição de 2004, vencida por Carlos Alberto Campista, mas que acabou anulada pela Justiça Eleitoral. Na eleição suplementar de 2006, Pudim e Claudeci disputaram, e perderam, com Alexandre Mocaiber e Roberto Henriques.   Obs.: Embora o release do TRE distribuído à imprensa fale eleição suplementar de 2004, em contato telefônico, a assessoria corrigiu para 2006, ano da eleição suplementar em Campos.
Comentar
Compartilhe
TRE condena Pudim e Claudeci por eleição de 2006
09/08/2010 | 19h23
O TRE acaba de condenar o deputado federal Geraldo Pudim e Claudeci das Ambulâncias por abusos nas eleições de 2006. Mais informações em seguida.
Comentar
Compartilhe
Maya Gabeira em premiação internacional
09/08/2010 | 16h40
[caption id="attachment_1988" align="aligncenter" width="300" caption="Divulgação- blog maya gabeira"]Divulgação- blog maya gabeira[/caption] Filha de Fernando Gabeira, candidato ao Governo do Estado, Maya Gabeira é surfista de ondas gigantes reconhecida internacionalmente. Ela é a única brasileira concorrendo ao Teen Choice Awards, premiação da Fox americana, que acontece na quarta-feira e retransmitido pelo E! ao vivo (às 21h). A festa terá participações dos astros adolescentes Justin Bieber e Miley Cyrus, a Hannah Montana. A informação foi dada no blog de Patrícia Kogut (aqui)
Comentar
Compartilhe
A dor de Cissa
09/08/2010 | 00h32
"Não imaginem minha dor. Não quero que ninguém passe por isso". As palavras, carregadas de tristeza, são da atriz Cissa Guimarães, em entrevista ao Fantástico, onde falou, pela primeira vez, da morte de seu filho de 18 anos, atropelado enquanto andava de skate em um túnel interditado, no Rio. Cissa criticou, também, o pai do rapaz que atropelou seu filho: "Tenho pena do pai e da mãe que educam um filho dessa maneira. Como ele vai encarar as pessoas no trabalho, na rua, depois de mandar o filho vazar e não dar socorro a uma pessoa?". Muito emocionante e triste a entrevista, que pode ser vista, ou revista, (aqui)
Comentar
Compartilhe
Parte da Felipe Uebe às escuras
09/08/2010 | 00h07
Parte da avenida Felipe Uebe, quase esquina com a 7 de Setembro, está às escuras há três dias. As lâmpadas da iluminação pública estão queimadas, tornando o local um risco para quem precisa passar por ali.
Comentar
Compartilhe
Comitê do PR em SJB
07/08/2010 | 16h16
Hoje, às 19h, tem inauguração do comitê da dobradinha Garotinho/Clarissa em São João da Barra. O anfitrião é o ex-prefeito Betinho Dauaire.
Comentar
Compartilhe
Audiência em Campos sobre violência contra mulher
06/08/2010 | 20h45
“Políticas que garantam os direitos das mulheres e de combate à violência” será o tema da audiência pública da Comissão de Defesa dos  Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que será realizada, nesta segunda-feira (09/08), às 13h30, no plenário da Câmara de Vereadores do município de Campos dos Goytacazes, na Rua Dr. Alberto Torres, 334, no Centro. Segundo a presidente da comissão, deputada Inês Pandeló (PT), o evento faz parte do cronograma de atividades que comissão realiza em várias cidades. “O trabalho é constante. Enquanto existir a  violência contra a mulher, a desigualdade de gênero, mortes maternas que podem ser evitadas e tantas outras ações que prejudica ou violam os direitos das mulheres, não iremos nos calar. Temos que atuar para mudar essa triste realidade”, ressaltou a parlamentar.
Comentar
Compartilhe
Arnaldo confiante
05/08/2010 | 21h20
[caption id="attachment_1971" align="aligncenter" width="300" caption="Arnaldo Vianna"]Arnaldo Vianna[/caption] O deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) falou comigo, agora há pouco, sobre o indeferimento de sua candidatura. Segundo ele, não se pode dizer que esperava o resultado, mas "tudo indicava". Por essa razão, seu advogado, João Batista de Oliveira,  já está em Brasilia, apresentando recurso contra a decisão. "Meu advogado diz que, até a próxima semana, tudo estará resolvido. Estou confiante, não só por isso, mas pela receptividade que tenho recebido em minhas caminhadas e reuniões. Terei votos em Campos e em outros municípios". O resultado da Justiça é incerto e, mais uma vez, Arnaldo — na melhor das hipóteses — terá que concorrer sub júdice, mesma situação situação de seu inimigo político, Anthony Garotinho. Hoje, muito antes da decisão do TRE, ouvi a seguinte frase de uma eleitora de Arnaldo: "Voto nele de qualquer maneira, impugnado ou não". Deve ser daí que vem a confiança do deputado. Atualização às 22h50: A defesa de Arnaldo tem um reforço: Eduardo Damian, advogado também de Sérgio Cabral.
Comentar
Compartilhe
Caminho de Arnaldo
05/08/2010 | 19h52
[caption id="attachment_1968" align="aligncenter" width="300" caption="Arnaldo caminha no Centro, foto Rodrigo Silveira"]Arnaldo caminha no Centro, foto Rodrigo Silveira[/caption] Sem surpresa, o TRE indeferiu o registro do deputado Arnaldo Vianna (PDT), candidato à reeleição. Arnaldo foi condenado pelo próprio TRE, em maio, à inelegibilidade por três anos. Com o indeferimento, o caminho de Arnaldo, agora, deverá ser o TSE, já que dificilmente o TRE irá reverter a situação com o julgamento do recurso. Um pouco antes do julgamento, Arnaldo realizava caminhada no Centro, acompanhado pela militância e sendo bastante cumprimentado.
Comentar
Compartilhe
TRE barra Arnaldo
05/08/2010 | 18h59
O TRE acaba de indeferir o registro de candidatura de Arnaldo Vianna. Atualização às 18h59: Segundo informações do TRE, o indeferimento do registro ocorreu por conta do Ficha Limpa. Mais informações dentro em pouco.
Comentar
Compartilhe
Vigilância na festa de S. Salvador
05/08/2010 | 18h15
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde vai atuar em conjunto com a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, durante os dias de Celebração do Santíssimo Salvador. Equipes  de fiscais da Vigilância Sanitária vão estar de plantão, fiscalizando o comércio de comidas e bebidas. O diretor da Vigilância Sanitária, Waldir Rodrigues Simões, explicou que os ambulantes deverão utilizar uniforme, luvas e toucas descartáveis e não deverão usar qualquer tipo de adorno pessoal, como fivelas, brincos, anéis, pulseiras e colares. Nas barracas, lixeiras de pedal e ausência de poeira são outras exigências que precisam ser atendidas. “A limpeza do local e a boa preparação dos alimentos também estarão sendo observadas por nós", disse Waldir. Segundo Waldir Rodrigues Simões, reclamações poderão ser feitas ao Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária pelos telefones 2725-0475  ou pelo E-mail [email protected] de segunda-feira à sexta feira, das 8h às 22h. O órgão funciona em sistema de plantão aos fins de semana. "Durante todo o ano, as pessoas podem entrar em contato conosco para fazer denúncias, como de alimentos, farmácia, saúde e engenharia sanitária. Além disso, temos equipe multidisciplinar educativa que realiza palestras e ministra cursos de capacitação profissional para diversas áreas", completou. (Fonte: Secom/Prefeitura de Campos)
Comentar
Compartilhe
Aprovados do PSF se reúnem dia 12
05/08/2010 | 17h31
Os aprovados no concurso do PSF de Campos vão se reunir dia 12 de agosto, às 16h, na rua Barão de Miracema n.145, em frente à Polícia Federal com o pessoal do concurso do PSF Campos. Mais informações, na comunidade "CONCURSO DO PSF EM CAMPOS RJ"
Comentar
Compartilhe
TRE julga hoje registro de Arnaldo
05/08/2010 | 12h52
Termina hoje o prazo para o TRE julgar os registros de candidatura. Para o último dia, ficou o julgamento do registro do deputado Arnaldo Vianna (PDT), candidato à reeleição. Arnaldo tem pedido de impugnação contra sua candidatura formulado pelo Ministério Público Eleitoral e pelo PR, de Garotinho, em função de condenações passadas. A última ocorreu em maio deste ano quando, junto com o ex-prefeito Alexandre Mociber (PSB), foi declarado inelegível por três anos por supostos abusos cometidos na campanha de 2008 para a Prefeitura de Campos. Mocaiber teve o registro indeferido e está recorrendo. Garotinho também foi condenado, mas teve o registro deferido pelo TRE graças a uma liminar obtida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Agora, é esperar o resultado de Arnaldo que, em caso de indeferimento, também poderá recorrer ao TSE.
Comentar
Compartilhe
Hoje na Curva - Ensinar pelo exemplo
05/08/2010 | 01h02
Ensinar pelo exemplo     Educar é uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos na vida. Porque é da maneira que semeamos o caminho é que depende o futuro ou o presente. Ou, muitas vezes, choramos pelo passado. Educar filho, então, é ainda mais difícil. Não existe curso de pai e mãe, amamos (ou a maioria dos pais ama) aqueles seres, vivemos culpados pela atenção cada vez mais curta que damos a eles e acabamos querendo suprir nossa falta dos jeitos mais diversos. O resultado disso, só o tempo diz. Há alguns dias, a história de dois pais e seus filhos chamaram a atenção da mídia, um pelo despropósito, outro pelo ato bizarro. O primeiro teve a capacidade de derrubar das manchetes dos sites (graças a Deus) o caso Bruno. Esse caso, alias, é um item à parte em qualquer capitulo da cobertura da mídia: um jogador famoso, uma mocinha que participava de festinhas esportivas, uns amigos fieis, um delegado que ama os holofotes. Pronto. Melhor nem comentar, mas é bom saber que a polícia do Brasil e, em especial a de Minas, não perde para nenhum CSI. Agora, todos os homicídios e desaparecimentos serão investigados até o último vestígio de gota de sangue, não é? Nada mais ficará sem resposta ou, ao menos, sem a busca pela resposta. Um alento a milhares de pessoas que clamam por Justiça e não são — eram — ouvidas e a utilização desses recursos em qualquer situação tem que ser cobrada. Bem, mas deixando Bruno de lado, o caso que o derrubou, enfim, das manchetes foi o atropelamento e morte do filho de Cissa Guimarães. Não exatamente sobre ele e sim sobre o outro Rafael, o atropelador. Investiga, investiga, ganha a primeiras páginas — sem por aqui em conta a dor daquela família, a repercussão foi pelo fato de ser filho de uma global — e descobre-se mais um caso de extorsão de PMs. Mas o que despertou minha indignação foi o fato de o pai do rapaz, do homem de 25 anos, ter feito de tudo para encobrir o erro do filho, escondeu o carro, mandou para uma oficina tentar apagar os rastros, pagou parte da extorsão. O fato de os policiais terem aceitado, como o pai diz, não diminui sua incompetência paterna de não o filho na frente e ir uma delegacia se apresentar. Não teve vergonha ao menos de dizer que passou mal ao saber que o jovem atropelado tinha morrido e era filho de Cissa Guimarães. De outro lado, perdido lá no meio das páginas da net, estava uma notícia de um casal que pos o filho com um cartaz nas mãos em plena rua, falando que havia roubado um aparelho numa loja. Indagados sobre o assunto, eles responderam que esperavam que a vergonha endireitasse o adolescente, já que ele tinha o dinheiro para comprar o aparelho roubado – parte de presente de aniversário, parte do que foi ganho fazendo pequenos serviços para os vizinhos, coisa comum nos EUA. De gosto e eficácia duvidosos, o castigo imposto pelo casal demonstra uma tentativa, sem compactuar com o erro. Ensinar o caminho certo e não acobertar o errado é um desafio e tanto... (continua).
Comentar
Compartilhe
PCO impedido de lançar candidatos
05/08/2010 | 01h00
O Partido da Causa Operária (PCO) teve o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) rejeitado nesta quarta-feira (4), por não apresentar a documentação exigida pela legislação. O relator do processo, desembargador Sérgio Lucio de Oliveira e Cruz, explicou que o próprio partido está irregular no Rio de Janeiro, também por problemas com documentos. Com a decisão, foram recusadas as seis candidaturas do PCO para as eleições gerais deste ano. O partido havia requerido os registros de candidatura de Antonio Carlos Silva, a governador, de Jorge Eduardo Borges da Rocha, a vice-governador, de  Jorge Henrique Alves de Castro, a senador, de Sonia Ferreira Borges Mayworm, a 1º suplente de senador, de Clara Lídia Borges da Rocha, a 2º suplente de senador, e de Thelma Maria da Silva Bastos, a deputada federal. (Fonte: TRE)
Comentar
Compartilhe
Deferido registro de João Peixoto
05/08/2010 | 00h56
O blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa (aqui) traz a informação de que o registro do deputado João Peixoto, candidato à reeleição, foi deferido no TRE, após julgamento dos embargos (recursos).
Comentar
Compartilhe
Adiada viagem de Cabral a Macaé
04/08/2010 | 12h48
Em função do mau tempo, Sérgio Cabral (PMDB) adiou a visita que faria hoje a Macaé. Nova data será marcada.
Comentar
Compartilhe
Cabral arrecada 47 vezes mais que Gabeira
04/08/2010 | 01h52
Candidato à reeleição, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), arrecadou neste primeiro mês de campanha R$ 4,7 milhões - 47 vezes o que foi arrecadado pelo segundo colocado nas pesquisas, o deputado Fernando Gabeira (PV). As informações são das respectivas campanhas, que nesta terça-feira tiveram que enviar parcial da prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabral informou que arrecadou R$ 4,7 milhões, enquanto o adversário do PV declarou ter conseguido apenas R$ 100 mil. No caso dos presidenciáveis, a arrecadação de Cabral só perderia para Dilma Rousseff (PT), que declarou receita de R$ 11,6 milhões no período. Os candidatos José Serra (PSDB), com R$ 3,6 milhões, e Marina Silva (PV), com R$ 4,65 milhões, arrecadaram menos que Cabral. (Fonte Globo Online)
Comentar
Compartilhe
Amor e ódio
04/08/2010 | 01h44
Essa relação de amor e ódio entre o grupo de Garotinho e de Arnaldo é algo que precisava ser estudada à fundo. Amor porque vez por outra alguém de um grupo ou outro "cruza a fronteira". Ódio, porque acabam se atingindo quase mortalmente. Na condenação que resultou na cassação de Rosinha, um dos autores da ação era Arnaldo, que foi condenado no mesmo dia (27 de maio), em uma ação proposta pela então candidata Rosinha. O ex-governador Garotinho, que desejava candidatar-se ao Governo do Estado, também foi condenado na mesma ação que Rosinha, hoje disputa uma vaga à Câmara Federal pendurado por uma liminar. Arnaldo espera para hoje ou amanhã - um sinal verde (ou amarelo, como o de Garotinho) para permanecer na disputa. Mas o interessante é que, no pedido de registro de candidatura, o PR de Garotinho de novo se faz presente e entrou como parte, também pedindo a impugnação de Arnaldo. É um círculo que parece difícil de se romper.
Comentar
Compartilhe
Horário gratuito começa 19
03/08/2010 | 20h38
O TSE sorteu hoje a ordem de veiculação do horário gratuito no rádio e televisão dos candidatos à presidência da República. O horário começa em 19 de agosto. ORDEM DE VEICULAÇÃO: 1) O candidato da coligação O Brasil Pode Mais à presidência da República (PSDB-PTB-PPS-DEM-PRN-PTdoB), José Serra (45). 2) Candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio (50) 3) Candidato do PCO, Rui Costa Pimenta (29 4) Candidato do PSTU, José Maria de Almeida (16) 5) Candidato da coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT-P5MDB-PDT-PSB-PR-PCdoB-PRB-PPM-PSC-PC), Dilma Rousseff (13) 6) Candidato do PSDC, José Maria Eymael (27) 7) Candidato do PRTB, Levi Fidelix (28) 8) Candidato do PV, Marina Silva (43) 9) Candidato do PCB, Ivan Pinheiro (21). O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowsk, esclareceu que, de acordo com a Resolução 23.191 do tribunal, nos programas seguintes será adotado o sistema de rodízio, sem prejuízo da ordem estabelecida. Na hipótese de ocorrer segundo turno, os blocos de 20 minutos serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou coligações, iniciando por aquele que teve maior votação, alternando a ordem a cada programa. A ordem do sorteio poderá ser alterada caso algum partido político ou coligação deixe de ter candidato à presidência da República. Entre os nove candidatos, os três primeiros sorteados também ficarão com as sobras de tempo, segundo ficou acordado em audiência pública realizada no dia 20 de julho passado. O tempo destinado a cada candidato ainda será calculado e divulgado pelo TSE. (Fonte: TSE)
Comentar
Compartilhe
Agenda movimentada em Campos amanhã
03/08/2010 | 18h27
A agenda política estará movimentada amanhã em Campos. O candidato a vice na chapa de José Serra, Índio da Costa (DEM), fará uma caminhada pelo Centro da cidade, a partir das 10h. Depois, ele inaugura um comitê no final da Pelinca, na rua em frente ao Kantão. Também pela manhã, o candidato ao Governo do Estado, Fernando Peregrino (PR), estará na cidade, também caminhando pelas ruas centrais, com concentração em frente à sede do PR, na rua 21 de abril.
Comentar
Compartilhe
Comício do PR é adiado
03/08/2010 | 17h11
O comício do PR marcado para 5ª feira na Cinelândia foi adiado para a próxima semana. Segundo os organizadores, o adiamento ocorre em função do mau tempo.
Comentar
Compartilhe
Funcionários da Câmara de SJB exonerados
02/08/2010 | 20h36
A Câmara dos vereadores de São João da Barra está de portas fechadas. O presidente do Legislativo, Alexandre Rosa, exonerou todos os funcionários, cumprindo decisão judicial. Por solicitação do Ministério Público, a Justiça determinou a exoneração e a realização de concurso público para o órgão. De acordo com a assessoria, Rosa tenta reverter a situação, mas ainda não conseguiu. Ele quer firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para manter os funcionários até o concurso. Se não cumprisse, teria que ser paga uma multa de R$ 2.500 por dia.
Comentar
Compartilhe
Candidatura de Bacellar impugnada
02/08/2010 | 17h47
[caption id="attachment_1921" align="aligncenter" width="300" caption="Bacellar, foto SC"]Bacellar, foto SC[/caption] O TRE também impugnou a candidatura do vereador Marcos Bacellar, candidato a deputado estadual. Ele tem  três dias para recorrer.
Comentar
Compartilhe
Mocaiber com candidatura rejeitada
02/08/2010 | 17h44
Entrevista com Mocaiber na casa dele, SC (52) O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou, hoje, a candidatura do ex-prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber (PSB), que queria disputar uma vaga à Alerj. O Ministério Público Eleitoral havia pedido a impugnação de Mocaiber, em função da condenação do próprio TRE referente à campanha de 2008. (Fonte: site Ururau) Abaixo, a súmula do TRE, da impugnação de Mocaiber: Impugnação de Registro de Candidatura Nº 2297-94.2010.6.19.0000 Relator: Juiz Leonardo Antonelli Impugnante: Ministério Público Eleitoral Impugnado: Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso
Comentar
Compartilhe
TSE retoma atividades hoje
02/08/2010 | 11h51
Também hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, às 19 horas, a sessão de abertura do segundo semestre forense de 2010. De acordo com informações do órgão, nesta primeira semana de agosto, o plenário da Corte deve analisar os nove pedidos de registro de candidatura a presidente da República e vice. Ainda na primeira quinzena deste mês, o plenário do TSE vai sortear a ordem da apresentação destes candidatos no horário eleitoral gratuito, que será veiculado no rádio e na televisão a partir do próximo dia 17. (Fonte: site TSE) Atualização às 12h16: A expectativa é que, mesmo com as questões eleitorais, que são consideradas mais urgentes, o TSE analise o pedido de Rosinha Garotinho, prefeita cassada de Campos, para retonar ao cargo. Ela foi afastada no início de julho por decisão do TRE, após seu recurso ter sido rejeitado por unanimidade.
Comentar
Compartilhe
Mais julgamentos hoje
02/08/2010 | 11h45
Hoje, às 15h, recomeçam os julgamentos dos registros de candidatura no TRE, que tem só essa semana para analisar todos os pedidos.
Comentar
Compartilhe
Candidato de Campos entre os mais ricos
01/08/2010 | 12h20
O Estadão traz hoje uma reportagem (aqui) sobre os candidatos mais ricos do país, segundo levantamento realizado por aquele jornal. E não é que Campos também está lá? Entre os 30 candidatos com maior patrimônio consta o nome de Admardo Henriques Tavares, ou Dr. Admardo (PPS). Sua ficha de candidatura mostra o local de nascimento Cardoso Moreira, mas Dr. Admardo tem sua base aqui, na doce terra do açúcar. [caption id="attachment_1905" align="aligncenter" width="161" caption="Rep. site TSE"]Rep. site TSE[/caption]
Comentar
Compartilhe