Do Vaticano, a melhor mensagem do Dia do Trabalhador
01/05/2015 | 12h17
  Vem da última quarta-feira, a mensagem mais atual e própria para este Dia do Trabalho que se inicia. O Papa Francisco fez um apelo enfático pelo fim da diferença salarial entre homens e mulheres e classificou a situação como "um escândalo", que cristãos deveriam reprovar. "Por que é dado como certo que mulheres devem ganhar menos que homens? Não! Elas possuem os mesmos direitos. A discrepância é um escândalo", disse a centenas de milhares de pessoas em seu discurso geral na Praça de São Pedro. Levantando a voz para ênfase à situação, Francisco disse que cristãos deveriam "definitivamente apoiar o direito de igualdade salarial para trabalhos iguais". Mulheres na União Europeia receberam em média 16,4% a menos que homens em 2013, de acordo com estatísticas da agência Eurostat, e dados norte-americanos indicam que mulheres ganham 77 centavos de dólar a cada dólar que um homem ganha, de acordo com salários médios anuais. Não só na União Européia. Na entrega do Oscar esse ano, a vencedora Patrícia Arquette discursou em defesa da igualdade entre homens e mulheres. Dia 27, Relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias para realizar os direitos, da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, mostra que no mundo, em média, os salários das mulheres são 24% inferiores aos dos homens na mesma função. “As mulheres continuam recebendo em todo o mundo um salário diferente pelo mesmo tipo de trabalho e têm menores probabilidades que os homens de receber uma pensão, o que resulta em grandes desigualdades em termos de recursos recebidos ao longo da vida”, informa o relatório. Ótimo que muitas mulheres tenham conquistado seu espaço, o respeito e salários dignos. Mas não podemos esquecer aquelas que ainda se desdobram em busca de algo que deveria ser simples: A sobrevivência. Então, neste Dia do Trabalho, do Trabalhador, o desejo que essa realidade mude todos os dias, até ser apenas uma história a ser contada.
Comentar
Compartilhe
Sucessor de Rosinha herdará dívida de empréstimos com antecipação de royalties
31/05/2015 | 01h19
Seja da situação ou da oposição, o sucessor da prefeita Rosinha terá uma herança amarga: Terá que pagar a maior parte da conta pelos empréstimos adquiridos com base em receita futuras dos royalties.
O detalhe, que havia passado desapercebido, semana passada, durante a aprovação da resolução que autoriza os estados e municípios a contrair empréstimos dando como garantia receitas futuras de royalties e participação especial, foi confirmado pelo secretário de Governo Anthony Garotinho, ao negar nota abaixo do jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo.
Garotinho disse (aqui) que a Medida prevê que serão pagos 10% do valor do empréstimo por ano, ou seja, Rosinha paga 20% (2015 e 2016) do valor que este governo antecipar mediante empréstimo, gasta tudo e os dois próximos prefeitos arcam com os 80% restantes.
 A informação é do jornalista Ricardo André Vasconcelos, em seu Eu penso que..., que reproduziu também nota do advogado José Paes Neto, em seu blog do Zé Paes.
Comentar
Compartilhe
Sesc e Governo do Estado firmam parceria por teatro no interior
25/05/2015 | 10h55
Vamos começar a semana com uma boa notícia? O Governo do Estado – por meio da Secretaria de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura –, o Sesc e o Oi Futuro firmaram uma parceria inédita para democratizar o acesso ao teatro fluminense, possibilitando uma ampla circulação de espetáculos por diversas regiões. Com o projeto, o Sesc, que possui a maior rede de teatros do estado, vai abrigar em suas salas oito peças inéditas, selecionadas no programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados de 2015. Assim, além das temporadas de estreia nos teatros do Oi Futuro no Flamengo e em Ipanema, as peças serão montadas em unidades do Sesc na capital, na Baixada Fluminense e no interior. - É uma estratégia criativa para chegar aos municípios mais distantes e uma forma de reunir cada vez mais instituições em prol do fomento da cultura no estado - disse a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental. A partir da parceria pioneira, a quantidade de pessoas que assistirá às montagens teatrais nas unidades poderá ser até seis vezes maior do que o inicialmente previsto com as apresentações apenas nos centros culturais do Oi Futuro no Flamengo e em Ipanema. - As instituições reforçam sua vocação para a democratização do acesso à cultura e dão um passo à frente no desafio de ampliar seu público, ultrapassando o espaço dos nossos centros culturais e levando arte para outras praças e plateias - disse o presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueira. A parceria vai abranger três peças dirigidas para o público adulto e cinco infantis. A proposta acordada com a Secretaria de Cultura estipula que os espetáculos infantis deverão realizar 24 sessões no Oi Futuro e 25 nas unidades do Sesc Rio, e as peças adultas terão que cumprir 32 sessões no Oi Futuro e 33 nas unidades do Sesc. Os espetáculos participantes são Labirinto; A menina do dedo torto; Todo vagabundo tem seu dia de glória; Forró miudinho; A lenda do vale da Lua; A árvore que fugiu do quintal; Sentimental; e Buscado. - O Sesc vem investindo em uma expressiva programação de artes cênicas - explicou o diretor Mauro Rego.
Comentar
Compartilhe
Burocracia atravanca tratamento a pacientes do SUS em Campos
13/05/2015 | 02h00
[caption id="attachment_15767" align="aligncenter" width="300"] Acelerador - Divulgação[/caption]   [caption id="attachment_15769" align="aligncenter" width="300"] Radioterapia - Divulgação[/caption]     Através da Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim, que recentemente começou a funcionar, Campos já conta com o que há de mais moderno na área. Antes, um tratamento desse tipo só era encontrado nos grandes centros de referência nacional, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Porém, o acesso ao tratamento com aparelho de última geração, o acelerador linear modelo Clinac IX, fabricado pela empresa americana Varian Medical Systems, ainda não é possível a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje a fila de espera para marcação do tratamento radioterápico vai para além de julho. Isso porque a liberação está emperrada na burocracia das secretarias municipal e estadual de Saúde. Em meio a tantas reclamações na Saúde, um benefício para quem mais precisa deveria ser visto com mais atenção.
Comentar
Compartilhe
Bom Jesus e Natividade ganharão novas unidades dos Bombeiros
15/05/2015 | 11h56
O Estado do Rio de Janeiro ganhará sete novas unidades do Corpo de Bombeiros ainda este ano. As cidades de Seropédica e Mesquita, na Baixada Fluminense, Bom Jesus do Itabapoana e Natividade, no Noroeste, e Itatiaia e Mendes, no Centro-Sul, serão contempladas. Já Petrópolis, na Região Serrana, receberá a nova Academia de Bombeiro Militar.  Segundo o novo secretário de Defesa Civil e comandante- geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, o plano estratégico prevê a implantação de um total de 20 quartéis até 2018. Além disso, o Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe, será transformado em Escola de Formação de Sargentos e policlínica.  - Nenhuma outra corporação de Bombeiros do Brasil tem um leque de atuação tão variado quanto o Rio de Janeiro. Por isso, acho importante a troca de comandantes entre as unidades e diretorias a cada dois anos para levar boas práticas aos demais setores. É importante que o oficial passe por várias áreas para chegar ao Comando com a vivência de todos os setores, sejam operacionais ou administrativos - afirmou o comandante.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Prumo anuncia hotel no Açu
20/05/2015 | 11h02
A Prumo assinou ontem, dia 19, um contrato com a incorporadora carioca Inter Rio para a instalação de um hotel no Complexo Industrial do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento, que ocupará uma área de 10.649 m² entre a entrada dos Terminais 1 e 2 (T1 e T2), contará com 200 quartos, divididos em 10 andares. O hotel é o primeiro empreendimento de um centro de conveniência (mixed use) que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial, e contará ainda com salas comerciais e serviços de conveniência.  
Comentar
Compartilhe
TRE: Compra de votos em hospital gera inelegibilidade
11/05/2015 | 06h12
A juíza da 34ª ZE, Cristina Sodré Chaves, cassou o registro de candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal e suplente de vereador de Santo Antônio de Pádua, Adenilson Ferreira, o Cassiano de Marangatu (PPS), por compra de votos na eleição municipal de 2012. Proferida em 5 de maio, a sentença também condena o político a ficar inelegível por oito anos e pagar multa de R$ 25 mil. Ele ainda pode recorrer ao Plenário do TRE-RJ, na Capital. Acionada por denúncias, a fiscalização do TRE-RJ flagrou, em 17 de setembro de 2012, uma mulher no Hospital Municipal Hélio Montezano que agia de forma a garantir benefícios em troca de votos para Adenílson Ferreira, para quem trabalhava há nove anos. Ela fazia transporte gratuito e intermediava exames, cirurgias, consultas e medicamentos. "Não há a menor dúvida de que ela prestava serviços para o representado com o objetivo de oferecer vantagens para eleitores", redigiu a juíza.
 (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Câmara de Campos irá rever seu Plano de Cargos e Salários
28/05/2015 | 09h01

O presidente da Câmara, Edson Batista, publicou no Diário Oficial de hoje a criação de grupo de trabalho que irá elaborar o projeto de lei para requalificar o Plano de Cargos e Salários do Legislativo. O prazo para a elaboração do projeto é de 120 dias.

Comentar
Compartilhe
Conselheiro do TCE encontrado morto
25/05/2015 | 06h27
  O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), Julio Lambertson Rabello, foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira dentro de casa, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. Seu corpo tinha marca de tiro, mas as circunstâncias da morte ainda são desconhecidas. Segundo a 10ª DP (Botafogo), o caso será enviado para a 9ª DP (Catete), área onde ocorreu o fato, e as investigações estão em andamento. Será pedido um exame residuográfico da arma encontrada na residência e no corpo do conselheiro. Uma perícia foi realizada e os familiares foram ouvidos. Em 2014, Rabello foi acusado de lotar sua personal trainner em seu gabinete no TCE. Reportagem do Jornal O Dia revelou que a professora de Educação Física recebia salário de R$ 9 mil mesmo sem comparecer ao local. Uma sindicância foi instaurada e, posteriormente, o TCE concluiu que o conselheiro não agiu de forma irregular. A informação foi postada primeiro no blog de Arnaldo Neto (aqui)
 
Comentar
Compartilhe
Uniflu com atendimento hoje na praça
26/05/2015 | 09h21
O Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) realiza hoje, das 9h às 17 horas, no centro da cidade de Campos dos Goytacazes, o Projeto de Ação Social “É de Graça na Praça”.
Professores e alunos de todos os cursos do UNIFLU estarão atendendo gratuitamente à população, no Calçadão, nas diversas áreas de especialização de ensino da Instituição universitária, com orientações práticas e úteis ao dia a dia do cidadão. Serviços oferecidos: Arquitetura e Urbanismo - Orientação sobre uso de materiais para acabamento de construção residencial diversos.   Artes Visuais - Oficinas e apresentação de música, pintura, desenho e produção de brinquedos artesanais.    Direito - Orientações jurídicas.   Letras e Pedagogia  - Orientação para redação oficial de documentos e Oficina de contação de histórias para crianças.    Odontologia - Atividades de orientação para preservação da Saúde Oral.    Tecnologia em Recursos Humanos - Orientação de Carreira Profissional e elaboração de Currículo Vitae.    Logística – Orientações sobre serviços logísticos e a importância dePlanejamentoe Gestão de Operações Logísticas   Jornalismo – Receber demandas de denúncias e reclamações sobre serviços públicos a serem encaminhadas aos órgãos responsáveis. (Da assessoria )
Comentar
Compartilhe
Advogado lança livro hoje sobre divulgação de atos pela internet
28/05/2015 | 05h17

Recém chegado de uma temporada no Uruguai, o advogado Marcus Vinícius Filgueiras Junior lança hoje, às 20h, na Universidade Estácio de Sá, seu livro "Comentários à lei complementar 131/09 - Divulgação pela internet dos atos de Execução Orçamentária e Financeira da Administração Pública Brasileira".

Comentar
Compartilhe
Novos nomes do governo Rosinha devem ser anunciados segunda
03/05/2015 | 08h05
Devem ser anunciados amanhã, segunda-feira, o nomes dos novos secretários e a nova gestão do governo Rosinha. O Decreto 080/2015, que estabeleceu o novo organograma da prefeitura, foi publicado no último dia 17. Confira aqui. Mas o "corte" pode ficar apenas no nome. Como mostra o blog do jornalista Ricardo André Vasconcelos, somente no gabinete da prefeita foram criados NOVE cargos de DAS2, enquanto secretarias como Educação tem apenas TRÊS e a saúde QUATRO. O Hospital Ferreira Machado, com centenas de funcionários ficou, com a nova estrutura, com apenas 01 (UM) DAS-2, mesma situação do Hospital Geral de Guarus. Para quem não sabe, DAS2 tem status de subsecretários. Confira no blog Eu penso que..., de Ricardo André, as planilhas de distribuição de cargos. O anúncio de redução de secretarias pode ser conferida aqui. O site Ururau também falou sobre o assunto.
Comentar
Compartilhe
Fratura exposta da Saúde Campos
31/05/2015 | 11h47
Postado no blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa, meu artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã:

Artigo do domingo — Fratura exposta da

Saúde de Campos

Por Aluysio, em 31-05-2015 - 12h29
(Reprodução InterTV) (Reprodução InterTV)     Por Suzy Monteiro   Jornalista Suzy Monteiro Jornalista Suzy Monteiro Em 2008, o voto na então candidata Rosinha Garotinho simbolizava desejo de mudança e esperança em dias melhores para o município, que enfrentava um período difícil politicamente em meio a denúncias que culminaram com uma operação do Ministério Público Federal, que levou preso membros do primeiro escalão do governo Mocaiber. Fortalecida pelo desejo de mudança, Rosinha lançou-se candidata com uma campanha quase tecnicamente perfeita. Seu programa de governo trazia os pontos que refletiam o que os campistas esperavam do novo gestor, entre eles uma “revolução” na Saúde. Informatização das consultas, medicamentos presentes, desburocratização eram promessa de campanha do governo que prometia por a cidade no rumo do desenvolvimento, com a atenção que o maior município do Norte Fluminense merece. Quase sete anos se passaram. Para quem argumentar que sete anos é pouco tempo, dá para imaginar quantas pessoas nasceram e morreram nesse período? Uma criança que nasceu em 2008 hoje já aprendeu a ler e começa a ver o mundo com seus próprios olhos. De lá para cá, não foram poucas as matérias veiculadas em jornais, rádios e tvs mostrando reclamações de pacientes e familiares, a dor de quem precisa de uma resposta no momento mais delicado de sua vida: quando ela está em jogo. Não houve uma semana, talvez um dia, que não chegasse uma reclamação sobre remédios, uma criança precisando de um exame, um idoso, um diabético… Mais ainda, em recente entrevista, o presidente do sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo, destacou algo que foi tomando forma aos poucos e que parece ter feito Campos andar para trás: Voltaram as filas nas madrugadas para marcação de consultas em muitos pontos. A resposta comum nesses casos tem sido que Campos é referência no atendimento e que diversos municípios enviam para cá seus pacientes. Pode ser. Mas se é referência não deveria ter um atendimento que primasse pela qualidade? Campos não deveria ter tomado na cabeceira dessa mesa e chamado os outros municípios para uma conversa que, se não resolvesse, ao menos minimizasse o problema? De 2009 — primeiro ano do primeiro governo Rosinha — até hoje não houve como construir, reconstruir, reformar ou sei lá o que o Hospital São José, que além de atender aos moradores da Baixada ainda poderia desafogar o Hospital Ferreira Machado? Recentemente, o mesmo Ministério Público Federal tem realizado inspeções em hospitais de municípios da região e mostraram o quão longe da “revolução” prometida está a Saúde de Campos. Medicamentos vencidos, pacientes em macas espalhados por corredores, médicos ausentes, esquipamentos com defeito. O procurador da República, Eduardo Santos de Oliveira, disse que as inspeções surpreenderam negativamente: E destacou o caso do HFM, onde agentes encontraram (aqui) medicamentos com validade vencida fora da farmácia, já nos setores próximos. Acompanhadas pela imprensa, as inspeções  mostraram uma fratura exposta e que parece longe de uma cura. Talvez porque a culpa é sempre do outro: Ou do médico, ou do gestor, ou paciente ou, até, da oposição, que não administra nada, mas também já foi responsabilizada em alguns momentos. O que chamou a atenção durante as operações do MPF foi o alívio de pacientes e familiares. Parecia que, enfim, alguém que poderia resolver estava indo ver e solucionar o problema. Engano. Não pode. O MPF pode recomendar, apurar, fazer um já famoso TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), abrir um inquérito. Pode até prender. Mas resolver, só o governo. E quem manda no governo — salvo engano — é a prefeita Rosinha. Então, quem deveria fazer uma inspeção nas instituições de Saúde da cidade que administra é a prefeita e seus secretários. Ir a inaugurações, em dias de festa, não retrata a realidade. O maior erro de um administrador público é ver o mundo pelos olhos de seus assessores. É preciso ver o que o MPF viu, ouvir a voz da população. É preciso tentar curar essa ferida. É preciso ver para crer e resolver.   Publicado hoje na Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Cambuci afastado pela Câmara
26/05/2015 | 10h12
  O prefeito de Cambuci, Agnaldo Vieira Mello (Agnaldinho), foi afastado do cargo pela Câmara dos Vereadores. O afastamento é por 90 dias e foi decidido pelos vereadores, que irão investigar supostas irregularidades na contratação para o Carnaval de 2014. A sessão que decidiu pelo afastamento do prefeito terminou por volta das 20h e uma multidão acompanhava no lado de fora da Câmara. O afastamento foi aprovado por 8 votos a 1. Agnaldinho pode recorrer. Saiba mais no SF Notícias
Comentar
Compartilhe
Servidores da Saúde de Campos realizam ato hoje na Praça
21/05/2015 | 06h26
  Os servidores municipais da Saúde realizam, hoje, sexta feira,  às  15h, na Praça São Salvador, uma manifestação por melhorias salariais e Plano de Saúde. Será junto com o ato dos professores municipais, marcado para o mesmo horário. Depois do ato na Praça, os professores realizam assembleia para decidir se vão ou não continuar a greve iniciada na última segunda-feira. Abaixo a convocação para manifestação que circula em rede social:
 Amanhã, na Praça São Salvador, os funcionários Públicos da Saúde estarão reunidos na Praça São Salvador! HFM, PU de Guarús, PU da Saldanha Marinho, Hospital São José, Ururai, entre outros!
A luta continua!
Com atualização no título e texto.
Comentar
Compartilhe
TRE suspende fundo partidário do PR de Campos
20/05/2015 | 07h36
Para quem achou que já estava ruim...   As contas do exercício financeiro de 2012 * do diretório municipal do Partido da República (PR) em Campos dos Goytacazes foram julgadas desaprovadas, na sessão desta quarta (20). A decisão do TRE-RJ confirma a sentença da 75ª ZE e impede que os diretórios nacional e regional do partido repassem cotas do fundo partidário à agremiação por um ano, de acordo com a legislação eleitoral vigente. Os membros do TRE-RJ rejeitaram as contas, após a comprovação de que o partido recebeu contribuições e doações de fontes vedadas por lei, de pessoas ocupantes de cargos em comissão ou funções da Administração Direta, Indireta e Fundacional que têm a condição de autoridade, como secretário municipal, presidente de Fundação ou de Empresa Pública, conforme análise das folhas de pagamento do município, que discriminaram os valores recebidos indevidamente, bem como identificou os doadores.   (Fonte: TRE)   Atualização : No título. Atualização: Para retificação do ano pelo TRE.
Comentar
Compartilhe
Rosinha exonera DAs e publica novos (e interinos) nomes do governo
29/05/2015 | 10h46
Como adiantou o blog do Bastos, o Diário Oficial de hoje traz a portaria 320/15  com a exoneração de todos os DAs do governo e, em seguida, as portarias com os nomes que ocuparão interinamente os cargos. Apesar da mudança nas funções, são poucas as mudanças nos titulares dos cargos. Confira tudo aqui.

Comentar
Compartilhe
Sepe: Greve dos professores municipais atinge a mais de 70% das escolas
18/05/2015 | 09h58
De acordo com as primeiras avaliações do Sepe, a adesão dos professores à greve de três dias já mobiliza entre 120 e 130 escolas municipais, o que corresponde a mais de 70% da rede pública do município. A paralisação segue amanhã e quarta-feira, quando acontece nova assembleia, às 17h30, no sindicado da Cedae para avaliação do movimento e votação pela manutenção ou não da greve. Leia mais sobre a greve aqui.
Comentar
Compartilhe
Os 10 anos da cassação de Campista
12/05/2015 | 04h19
  Amanhã, 13 de maio, completa uma década de um dos momentos mais tumultuados da história política de Campos: A cassação do mandato do então prefeito Carlos Alberto Campista. Depois de uma campanha marcada por abusos, apreensões e lances quase inacreditáveis, Campista teve o mandato cassado pelo juíza Denise Appolinária. Além dele, outros políticos (dos dois principais grupos que disputaram o poder em 2004) foram condenados à inelegibilidade e/ou pagamento de multas. Mas somente Campista não voltou ao cenário político. Veja o destinos dos principais personagens dessa história: Carlos Alberto Campista - Teve mandato cassado e foi declarado inelegível. Não voltou ao cenário político. Toninho Vianna - Vice-prefeito cassado junto com Campista Arnaldo Vianna - Prefeito antecessor de Campista e que o apoiou. Foi condenado e declarado inelegível. Não conseguiu derrubar a decisão no TRE, mas candidatou-se e foi eleito em 2006 deputado federal. Candidatou-se, também, a prefeito de Campos, porém não foi eleito, enfrentando problemas na Justiça. Anthony Garotinho - Era secretário da mulher, Rosinha, então governadora. Também foi condenado à inelegibilidade, porém conseguiu liminar e depois derrubou a decisão no TRE. Desistiu da candidatura ao Governo do Estado em 2010, alegando perseguição por ter sido condenado junto com a prefeita Rosinha por abusos, mas na campanha de 2008, quando ela foi eleita prefeita de Campos. Garotinho concorreu e foi eleito deputado federal. Ano passado, candidatou-se a governador, as não chegou ao segundo turno. Agora é secretário de Governo da mulher. Rosinha Garotinho - Governadora em 2004, foi condenada e declarada inelegível. Conseguiu reverter a decisão do TRE. Em 2008, concorreu à prefeitura de Campos e foi eleita. Em 2010, teve o mandato cassado pela Justiça e ficou sete meses fora do cargo, voltando em dezembro daquele ano. Candidatou-se à reeleição em 2012 e foi eleita pela segunda vez prefeita. Geraldo Pudim - Era o candidato dos Garotinho na disputa conta Campista. Foi derrotado e condenado. Também livrou-se da condenação no TRE. Foi eleito deputado federal em 2006 e agora está em seu segundo mandato como deputado estadual.
Comentar
Compartilhe
Campos, Cambuci, Miracema e São Fidélis no risco elevado de estiagem
29/05/2015 | 10h33
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) lança, na próxima segunda-feira (01/6), às 14 horas, no auditório do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros do Rio, em Guadalupe, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que será presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Ronaldo Alcântara, contará com a presença de prefeitos e de secretários municipais de Defesa Civil, além de autoridades da corporação.   O trabalho identifica as manchas da prevalência de estiagem e incêndio florestal nos municípios e regiões do estado, estratificando as cidades em cinco classes de risco, que vão desde o leve ao severo. O estudo revela, por exemplo, que municípios como Miracema, Cambuci, São Fidélis e Campos estão na classe risco elevado da estiagem. Já Cardoso Moreira está na classe de risco alto e São João da Barra na classe de risco médio. No quesito incêndios florestais, Silva Jardim, Itaboraí, Araruama e Nova Friburgo apresentam risco elevado para a ocorrência. Petrópolis indica risco muito alto; Teresópolis, risco médio e Duque de Caxias, risco baixo.
 (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Servidores protestam em Campos
22/05/2015 | 05h30
[caption id="attachment_15822" align="aligncenter" width="300"] Nadia Abreu - Facebook[/caption] [caption id="attachment_15824" align="aligncenter" width="300"] Servidores da Saúde - Foto Diony Barreto[/caption]   Em um dia histórico, profissionais da Educação e Saúde de Campos se reuniram na Praça São Salvador e estão, agora, em frente à prefeitura de Campos. Eles protestam por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Não sem razão.  São muitas as denúncias nas duas áreas,  há anos. O Ministério Público Federal (MPF) flagrou em inspeções recentes irregularidades em várias unidades de saúde de Campos. Reclamações recorrentes na vida da população replicadas na imprensa. Na educação não é diferente. Escolas sucateadas, falta de segurança entre outros problemas antigos prejudicam e muito uma categoria que deveria ser muito valorizada. Enfim, não adianta ameaça. Adianta é conversar e resolver.
Comentar
Compartilhe
Câmara preparada para servidores
06/05/2015 | 01h31
A Câmara Municipal já está preparada para  receber os servidores mais tarde. Veja abaixo:        
Comentar
Compartilhe
Educação: Renovação de serviço de merendeiras por R$ 11 milhões/ano
26/05/2015 | 02h44
Semana passada. professores municipais foram às ruas em busca de melhores condições de trabalho e salários. Após promessa do governo Rosinha de atender algumas reivindicações, menos sobre salário (que só volta a ser discutido em setembro, em função da alardeada crise econômica), os profissionais voltaram ao trabalho, mas continuam em estado de greve. Confira na Folha da Manhã (aqui). Hoje, a Prefeitura de Campos publicou, no Diário Oficial, terceiro termo aditivo com a Denjud Refeições Coletivas. O Valor aditivado é de R$ 11.711.101,44 e o prazo de um ano pelo serviço terceirizado de merendeiras.
Comentar
Compartilhe
Secretário de Educação fala de "conquistas" em rede social
19/05/2015 | 11h46
  O secretário municipal de Educação, Frederico Rangel, usou a rede social para falar de "conquistas" para a categoria e que, segundo ele, podem acabar com a greve. Entre as tais conquistas estão: 1) Não desconto da regência em até três dias de falta justificada 2) Licenças médicas analisadas e não descontadas 3) Abono das faltas e dos dias de greve na regência, desde que os dias sejam repostos Na Folha Online, matéria da repórter Carolina Barbosa e Dulcides Netto mostra a insatisfação dos professores e destaca que, segundo o Sepe, os principais pontos não estão na lista de avanços - reajuste salarial (que só será debatido em setembro), Rio Card será discutido com empresas de ônibus e vale alimentação nem entrou na pauta. Nesta quarta-feira haverá assembleia para que a categoria decida se aceita a proposta ou define novos rumos do movimento. Leia matéria completa na edição desta quarta na Folha da Manhã. Atualização para correção no texto.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura paga funcionalismo de amanhã até sexta
26/05/2015 | 06h10
De amanhã até sexta-feira, a prefeitura realiza pagamento do funcionalismo referente ao mês de maio. O valor da folha é de R$ 68.712.118,83. Na folha, está incluído o plano de cargos e salários de ativos e inativos, sancionado no início deste mês. - Apesar do momento de crise que o país vive e da queda de receita dos municípios produtores de petróleo, estamos conseguindo manter o pagamento dos servidores em dia e, também, este mês contemplar o funcionalismo com o tão sonhado plano de Cargos e Salários – disse a prefeita Rosinha. Isso significa que os servidores e inativos receberão toda a progressão acumulada, ou seja, aumento de 2,5% por letra. O aumento médio é de 16%, beneficiando mais de 10.800 servidores. Com o plano de cargos e salários, o servidor com 20 anos de serviço, por exemplo, terá um reajuste mínimo de 25% no salário. Já quem trabalhou 30 anos, receberá um aumento mínimo de 37,5%. Um técnico de enfermagem, por exemplo, na letra A que tem uma remuneração de R$ 2.011,61, ao completar 25 anos vai para a letra M e passa a ganhar R$ 2.705,61, mais R$ 694. Calendário - Quarta-feira (27) - Matrículas com finais de matrícula 0, 1 e 2. Quinta-feira (28) - Matrícula com finais 3, 4 e 5. Sexta-feira (29) - Matrículas terminam em 6, 7, 8 e 9.
Comentar
Compartilhe
Nova concessão na Ponte Rio Niteroi e pedágio mais baixo
19/05/2015 | 12h14
O governo federal assinou ontem no Palácio do Planalto, em Brasília, o contrato com a EcoPonte, a nova empresa concessionária que vai administrar a Ponte Rio-Niterói. A empresa assume a operação no primeiro minuto do 1º de junho, quando passa a valer o novo valor da tarifa, R$ 3,70, um deságio de 36,67% no preço da tarifa do pedágio praticado atualmente (R$ 5,20).
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Cabo Frio escolhe ele mesmo para secretário de Saúde
13/05/2015 | 10h48
  Depois de trocar cinco vezes de secretário de Saúde nos últimos dois anos, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP), anunciou o nome do sexto: o dele mesmo. De acordo com o jornal O Dia, Alair culpou a queda nos repasses de royalties do petróleo para a crise na saúde da cidade. Além de afastar o secretário, Carlos Ernesto Dornellas, o prefeito demitiu 100 médicos entre os 960 que trabalhavam nos seis hospitais, duas UPAs e dezenas de postos de saúde da cidade. “Foram cortes necessários. Com a queda na arrecadação, não há secretaria que segure tamanha falta de recursos”, diz ele, lembrando que somente as participações especiais do petróleo para o município passaram de R$ 34,6 milhões em maio de 2014 para R$ 4,8 milhões, como ‘O Dia no Estado’ mostrou ontem. Este repasse é feito a cada três meses, com base na produtividade dos campos de petróleo. Já em royalties, pagos mensalmente, foram mais R$ 43 milhões de perdas em três meses.
Ele instaurou uma sindicância para fazer um "raio x" da saúde no município e somente após a conclusão, daqui a três meses, irá anunciar o nome do ocupante definitivo da Pasta.
Comentar
Compartilhe
Prefeita publica em Diário Oficial alteração do Plano de Cargos dos servidores
06/05/2015 | 10h35
No dia seguinte à manifestação dos servidores, com carreata que terminou na Câmara Municipal, a prefeita Rosinha publicou hoje em Diário Oficial a alteração da Lei 7.346/02, alterando o Plano de Cargos e Carreira dos servidores municipais. Leia na edição de hoje da Folha da Manhã a cobertura completa da manifestação. E mais sobre a manifestação na Folha Online.
Comentar
Compartilhe
Élvio Granja homenageado cm sala no Fórum
06/05/2015 | 10h03
O professor Élvio Granja, falecido em janeiro do ano passado, será homenageado amanhã, no Fórum de Campos. Seu nome foi escolhido pelo juiz Ralph Manhães para a Sala  de Mediações que será inaugurada às 13h30. A informação foi postada em rede social pelo filho, o também advogado João Paulo Granja.  
Comentar
Compartilhe
Paciente precisa de cirurgia e reclama de descaso da secretaria de Saúde de SJB
30/05/2015 | 04h09
A paciente Valéria Barbosa recorreu ao facebook para reclamar de falta de auxílio da secretaria de Saúde de  São João da Barra. Ela diz que sofreu um acidente no final do ano passado e alega que não recebeu o suporte  necessário para realização de cirurgia que possibilitaria sua recuperação. Para ver o vídeo com o desabafo de Valéria clique aqui. Fica aí o apelo à secretaria para buscar uma solução para esse caso. O espaço está aberto, também, para manifestação por parte da prefeitura.
Comentar
Compartilhe
Professores: Acampamento e assembleia na frente da Prefeitura de Campos
22/05/2015 | 06h14
Professores de Campos, em greve desde a última segunda-feira, realizam assembleia neste momento na frente da Prefeitura, onde realizaram protesto. Muitos levaram barracas e estão acampados na frente da sede municipal.
Comentar
Compartilhe
MP Estadual vistoria PU da Saldanha Marinho
18/05/2015 | 05h07
Depois do Ministério Público Federal, foi a vez do MP Estadual vistoriar uma unidade de saúde. Uma equipe esteve no PU da Saldanha Marinho na manhã de hoje. De acordo com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde, "Os administradores da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) receberam o MPE e percorreram todos os setores. A vistoria ocorreu de forma tranquila e sem problemas". Mais informações na edição de amanhã da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
PRP de Campos recebe presidente regional
24/05/2015 | 04h31
  [caption id="attachment_15839" align="aligncenter" width="273"] Divulgação[/caption]   O PRP de Campos recebeu na tarde de ontem a presidente regional do partido, Eliane Cunha, e o presidente do diretório municipal do Rio, Rodrigo Amorim, em um encontro que reuniu, também, lideranças de outros partidos, como o PSDC, do deputado João Peixoto, acompanhado pelos colegas de partido, o vereador Zé Carlos e o presidente municipal, Edson Faez. Compareceram ainda, Valdemar da Cobranorte, Odilon Martins e Vanilda Rangel, entre outros. Eliane Cunha destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo partido em Campos e disse que ainda não foi definido o caminho para disputa em 2016, mas a meta é formar uma nominata forte para eleger vereadores: "Nada é possível sem uma Câmara forte. Nosso companheiro Fabrício está fazendo um excelente trabalho aqui e é disso que precisamos: Disposição e diálogo", afirmou.  
Comentar
Compartilhe
Inscrições para curso de piano no Trianon terminam hoje
11/05/2015 | 10h47
Terminam nesta segunda-feira (11) as inscrições para o curso gratuito de piano oferecido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude. O objetivo do curso é estimular a atividade musical, desenvolver talentos na cidade de Campos e incentivar o ensino do piano e seus métodos de estudo.
As inscrições acontecem na recepção do Teatro Municipal Trianon, na Rua Marechal Floriano, das 9h às 17h. São oferecidas 25 vagas, já que as aulas são personalizadas.
Os interessados devem levar no ato da inscrição, identidade, CPF e comprovante de residência. Os menores de idade deverão ter a ficha de inscrição preenchida e assinada pelos pais.
O professor Ivan Glória, que vai ministrar as aulas, é formado pelo Centro Cultura Musical de Campos e bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. A idade mínima para se inscrever no curso é de 12 anos, sem idade limite. Os alunos terão uma aula semanal, que será individual.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Clarissa punida pelo PR
08/05/2015 | 01h37
No face, a deputada desabafou:
A Política e seus desafios Já imaginou ser punida por fazer o que é certo? Pois é, acontece!!! Muita gente nem imagina as pressões que sofremos nas votações mais importantes. Elas chegam de muitos lugares e de diversas maneiras. E foi o que aconteceu comigo na votação da MPV 665/14, que restringe o acesso ao Seguro Desemprego. Eu votei contra a medida e meu partido me puniu me tirando da propaganda partidária na televisão. Fiquei triste com a decisão e com a postura de retaliação. Mas estou tranquila com a minha consciência pois fiz o que achava certo. O Programa do Seguro Desemprego é considerado um dos mais expressivos instrumentos de proteção social e garantia de renda. O Seguro Desemprego funciona como um "estabilizador automático" em tempos de crise, onde o desemprego aumenta, a renda cai e o consumo fica reduzido. O Seguro Desemprego não apenas auxilia na manutenção da renda e consequentemente do consumo como também subsidia a busca por um novo emprego. Eu entendo a necessidade de um ajuste fiscal e de uma mudança de rumos na economia. Mas votei contra esse "ajuste trabalhista" por considerá-lo um equívoco conceitual e que pune os trabalhadores brasileiros que mais sofrem com a recessão. A crise que vivemos é fruto de muitos fatores que precisam ser enfrentados: o desperdício, a corrupção, o lucro dos bancos e uma política de desonerações mais criteriosa.
Comentar
Compartilhe
Chico da Saúde é o novo prefeito de Natividade
17/05/2015 | 07h00
Com 52,46% dos votos válidos, o candidato da coligação "Natividade Merece Mais", Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT) tornou-se o novo prefeito de Natividade, nas eleições suplementares deste domingo (17). Os mandatos dele e do vice-prefeito eleito Alan José de Souza Santos, o Alan Batata (PPS), vão até 31 de dezembro de 2016. Derrotado por uma diferença 690 votos, o segundo colocado, Severiano Antônio dos Santos Rezende, o Severiano Neném (PRTB), recebeu 3.658 votos. Deixaram de comparecer à eleição 2.835 pessoas, o que corresponde a uma abstenção de 23,68% dos 11.974 eleitores aptos a votar. Brancos e nulos somaram 851 votos. A diplomação da chapa eleita vai ocorrer até o dia 12 de junho, após o julgamento da prestação de contas.
Comentar
Compartilhe
MPF: #Corrupçãonão
27/05/2015 | 12h28
O Ministério Público Federal (MPF) lançou, no Brasil, a campanha internacional #CorrupçãoNão. A campanha é internacional e está presente em 20 países da América do Sul e Central. Ela chama a população a dizer NÃO a qualquer tipo de corrupção. Não abrange apenas políticos, mas as pequenas corrupções do cotidiano - um "agrado" a guardas, uma tentativa de corromper médicos, enfim, todas aquelas coisas que parecem "perdoáveis", por serem um meio de facilitar nossa vida. Detalhes podem ser conferidos no site www.corrupcaonao.mpf.mp.br. Para ver o vídeo institucional, clique abaixo: #corrupcaonao_VT30
Comentar
Compartilhe
A propaganda está certa: Saúde é coisa séria
14/05/2015 | 12h21
As recentes inspeções em hospitais de Campos e região trouxeram um certo alívio para quem precisa da saúde pública nos momentos em que estão mais frágeis, em função de suas doenças ou de parentes. Para imprensa que tem acompanhado as vistorias, há quase um mês, não trouxeram exatamente uma novidade. As reclamações são inúmeras e diárias. E com fundamento. Para o Ministério Púbico Federal, trouxeram espanto: Em entrevista, na tarde de ontem, o procurador da República, Eduardo Santos de Oliveira, disse que as inspeções surpreenderam negativamente: E destacou o caso do HFM: “Foram 138 medicamentos com validade vencida. É um número bastante significativo e, sobretudo, porque a equipe não os encontrou na farmácia. Não que encontrar na farmácia seja um fato normal. Não é. Mas, evidentemente, encontrar já nos setores próximo aos pacientes é bem mais grave. Porque a grande maioria foi encontrada em salas já próximo aos pacientes e nos fazem deduzir que seriam distribuídos”, disse. Entre os remédios aos quais o procurador se refere, estão alguns, segundo ele, destinados a UTI e pediatria. No dia da inspeção, o jornal Folha no Ar, da Plena TV (canal 24 da Via Cabo e 3, da Ver TV), apresentado e produzido por Robson Almeida, trouxe vídeo mostrando contraste entre o que foi visto pelos agentes e a propaganda oficial. Desta última, só é possível concordar com uma coisa: Saúde é (ou deveria ser) coisa séria. O vídeo foi postado em primeira mão por Fernando Leite, em seu Outros quintais e por Aluysio Abreu Barbosa, em seu Opiniões.    
Comentar
Compartilhe
Servidores preparam manifestação
04/05/2015 | 11h29
Servidores municipais de Campos estão organizando uma manifestação contra perda de direitos trabalhistas. Está prevista para hoje, às 17h30, reunião na pracinha do Liceu e amanhã, 17h, carreata pela Arthur Bernardes.
Comentar
Compartilhe
Reforma do governo Rosinha adiada para 1 de junho
05/05/2015 | 09h33
  O Diário oficial de hoje, dia 05, publica nova versão do decreto 080/2015 que, em seu último parágrafo, o 13, fixa o início da vigência para 01/06/2015. Na versão original , publicada em 17 de abril, a vigência teria início em 01 de maio . Para ter acesso à estrutura completa da prefeitura, clique aqui. Leia mais sobre o assunto aqui. A informação foi postada em primeira mão por Ricardo André Vasconcelos em rede social.
Comentar
Compartilhe
Natividade realiza nova eleição domingo
15/05/2015 | 01h25
Os mais de 11,9 mil eleitores de Natividade, no Noroeste Fluminense, devem retornar às urnas neste domingo (17), para eleger um novo prefeito. O pleito será realizado porque o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o prefeito eleito Marco Antonio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, o Welington da Volks (PSB), por abuso de poder econômico e captação e gasto ilícitos de recursos na campanha, decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano. Como a Justiça Eleitoral anulou os 4.947 votos obtidos em 2012 pela chapa de Taninho, que representaram mais da metade (51,32%) dos votos válidos no pleito, a legislação prevê a realização de nova eleição direta para a Prefeitura.   Três candidaturas vão disputar as eleições deste domingo. A coligação “Natividade Merece Mais” lançou a prefeito Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT), e a vice, Alan José de Souza Santos, o Alan Batata (PPS). Pelo Partido Social Democrático (PSD), concorre a chapa formada pelos candidatos a prefeito Eriques Lopes da Silva, o Mineirinho, e a vice, Jussara da Fonseca Suzano. A chapa da coligação “Natividade União e Paz” é liderada por Severiano Antônio dos Santos Rezende, o Severiano Neném (PRTB), e tem como vice Robson Rodrigues Barreto, o Robson do Açougue (PSL), vereador e presidente da Câmara que assumiu interinamente a Prefeitura.
Comentar
Compartilhe
Secretaria estadual de Trabalho lança Observatório de Emprego
09/05/2015 | 10h42
A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) passou a disponibilizar em seu portal acesso a dados, estatísticas, relatórios e levantamentos tabulados pelo Observatório de Emprego e Renda da Setrab. O link (http://www.rj.gov.br/web/setrab/listaconteudo?generica&forward=observatorio&label=observatorio&search-type=observatorio&secretaria=/setrab) entrou no ar no dia 4 desde mês e representa um avanço na oferta de informações contínuas com foco nos cenários produtivos de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Com a medida, a secretaria busca demonstrar, de forma atualizada, clara, objetiva e de fácil compreensão aos usuários, o panorama conjuntural do emprego e renda no Estado. A divulgação dos dados contribuirá, ainda, para a transparência da administração pública. Na página principal da Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab), o link pode ser localizado em uma aba à esquerda, com a identificação de “Observatório”. --
Comentar
Compartilhe
Operação Placebo: MPF fará coletiva hoje
13/05/2015 | 11h58
    A assessoria do Ministério Público Federal (MPF) informou que haverá entrevista coletiva hoje, às 17h, para detalhes sobre a Operação Placebo no Norte Fluminense com apreensão de medicamentos vencidos.
Comentar
Compartilhe
Câmara dos Deputados aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
28/05/2015 | 01h42
    A Câmara Federal aprovou no fim da noite de quarta-feira o fim da releição para presidente da  República, governadores e prefeitos. A medida não atinge os prefeitos eleitos em 2012 e os governadores  eleitos no ano passado. Todos os partidos orientaram a favor do fim da reeleição e a emenda foi aprovada  por 452 voto sim e apenas 19 votos não, a mais ampla vantagem até o momento na votação da reforma  política. A emenda foi aprovada em primeiro turno, terá que ser aprovada em segundo turno e passar no Senado,  para entrar em vigor. O plenário não votou ainda se será mantido o mandato de quatro anos para os  cargos executivos ou se será aprovado mandato de cinco anos. Isso será decidido em votação marcada  para hoje. (Fonte: O Globo) O blog do Bastos e de Arnaldo Neto também falaram sobre o assunto. Atualização para inclusão de link.
Comentar
Compartilhe
Flashes dos servidores em manifestação hoje na Câmara
06/05/2015 | 05h57
    [caption id="attachment_15738" align="aligncenter" width="300"] Fotos: Dionny Barreto[/caption]
Comentar
Compartilhe
Mulher morre com suspeita de dengue
26/05/2015 | 07h48
Uma mulher de 60 anos, natural de Santa Maria, norte de Campos, morreu ontem, no Hospital dos Plantadores de Cana, com suspeita de dengue.
De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde, ela "procurou ajuda médica durante a semana passada na UPH Santo Eduardo, e culminou com a internação no HPC no dia 23/5. Foi encaminhada para a UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda e choque circulatório. Faleceu em 25/5. Possui um exame de triagem positivo para dengue. A Direção de Vigilância em Saúde abriu a investigação e vai mandar soro pra a Fiocruz". 
Este é o segundo caso suspeito de óbito por dengue esse ano. Em 28 de abril, outra mulher, mas de 42 anos, também faleceu por suspeita da doença. Ela era moradora do Novo Joquei.
Comentar
Compartilhe
Coagro e Agerio assinam convênio na segunda
27/05/2015 | 04h45
  Na próxima segunda-feira, dia 1, às 11h30, a Agerio (Agência Estadual de Fomento) e a Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda) assinam convênio. A cerimônia, de acordo com a assessoria, terá a presença do governador Luiz Fernando Pezão.
Comentar
Compartilhe
Nildo explica que não estava na sessão que votou alteração na lei do Plano dos servidores
13/05/2015 | 12h42
Em resposta a um internauta, o vereador Nildo Cardoso postou em rede social explicação sobre o boato de que teria votado contra os servidores. De licença médica por 10 dias, Nildo, portanto, não estava presente à sessão que votou a alteração na lei de Planos dos servidores. No vídeo, ele ainda se posiciona favoravelmente aos servidores. Para assistir, clique abaixo: video-1431487713.mp4
Comentar
Compartilhe