PT realiza ato para sair dos governos Paes e Cabral
28/06/2013 | 16h24
Militantes do movimento "Retomar o jeito de ser PT" realizam, hoje, dia 28/6 às 18 horas, na sede do partido no Rio de Janeiro, ato pela saída do PT dos governos Paes e Cabral. Motivado pelas ações de repressão brutal da Polícia Militar do Rio durante as manifestações populares dos últimos dias, o ato pretende pressionar o Diretório Estadual a entregar cargos e pastas ocupadas por petistas nos governos municipal e estadual. MOVIMENTO RETOMAR - Criado a partir da reunião de militantes de tendências da esquerda petista no estado do Rio, o movimento  "Retomar o jeito de ser PT" conta com adesão de militantes da capital e de diversas cidades do estado e parlamentares. (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
SUS vai registrar casos de agressão por homofobia
27/06/2013 | 20h09
O Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o registro dos casos de violência por homofobia atendidos na rede pública de saúde. A iniciativa será aplicada a partir de agosto aos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e, em janeiro do próximo ano, será estendida ao restante do país. O anúncio da obrigatoriedade ocorreu nesta quinta-feira (27) durante o lançamento do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (Sistema Nacional LGBT), pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Na ocasião também foi apresentado Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil em 2012. O ministro da Saúde Alexandre Padilha, considera que a obrigatoriedade da notificação será uma ferramenta importante de promoção e de garantia de direitos à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo ele, o preenchimento de um formulário pelo profissional que realizou o atendimento vai tornar visível a dimensão real do problema da homofobia. “É fundamental conhecer a magnitude das violências que acometem esta população, identificando quem são as vítimas, quais os principais tipos de violências, locais de ocorrência, a motivação, a oportunidade do uso do nome social, dentre outras informações”, afirmou o ministro. Ele explicou que este conhecimento vai servir para a formulação e implementação de políticas públicas de enfretamento às violências homofóbicas e políticas públicas de atenção e proteção à população LGBT. (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Reunião da esquerda hoje em Campos
26/06/2013 | 12h01
  Os partidos de esquerda, mais o PT (que para muitos já não é considerado de esquerda), além de diversos sindicatos, vão se reunir hoje, às 19h30, na sede do Sepe,  para discutir formação de um bloco anti fascista. A necessidade surgiu após muitos serem hostilizados durante as últimas manifestações: "Muitos partidos tem lutas históricas pelos trabalhadores e sabemos de quem surgiu os atos hostis", explica Graciete Santana, do PCB. Na reunião de hoje também será debatida a possibilidade de aderir ao ato nacional dos trabalhadores, já amanhã, em caráter emergencial.  
Comentar
Compartilhe
Deputados rejeitam PEC 37
25/06/2013 | 22h08
Após pressão popular, a Câmara dos Deputados rejeitou hoje por 430 votos “não”, contra 9 votos“sim”, e duas abstenções a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que limitada às Polícia Civil e Federal o poder de investigação. Aqui em Campos, o blog e a Folha da Manhã vinha acompanhando o desenrolar dessa história, que se não fosse o momento que estamos vivendo, com certeza teria um fim bem diferente. No início de abril mostrei aqui a ameaça da PEC 37 e, até então, a pouca mobilização popular. Para a Folha, cobri a visita do presidente da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro (Amperj), o promotor Luciano Mattos a Campos, onde realizou palestra sobre o assunto, onde pouquíssimas pessoas compareceram. Que bom que o quadro mudou. Grande vitória do povo brasileiro! E que o Ministério Público, um dos órgãos mais atingidos caso a PEC fosse aprovada, continue (ou volte, em alguns casos) a fazer jus à confiança demonstrada nas ruas.  
Comentar
Compartilhe
TRE multa Garotinho em R$ 15 mil
25/06/2013 | 15h25
A partir de ação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) fixou multa de R$ 15 mil para o deputado federal Anthony Garotinho pelo uso indevido da propaganda do Partido da República (PR) veiculada em 27 de fevereiro. O TRE atendeu ainda à representação da PRE ao punir o partido com a cassação de inserções de rádio e TV equivalentes a cinco vezes a propaganda partidária usada para promoção pessoal.
A condenação do deputado federal foi definida pela unanimidade do Tribunal, que concordou com o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiroque o partido divulgou uma candidatura à revelia da legislação, que veda campanhas antes do início do calendário eleitoral, em 5 de julho do ano do pleito (Lei 9.504/97, art. 36).A ação da PRE se baseou na análise das transcrições completas da propaganda partidária do PR-RJ. Na representação, a PRE/RJ sustentou que foi veiculada uma plataforma governamental de Anthony Garotinho, em vez de se difundir o programa do partido, conforme o previsto pela legislação.
“A decisão confirma o entendimento de que a propaganda eleitoral antecipada não possui um marco inicial para ser caracterizada, podendo ocorrer mesmo em anos pares, não eleitorais”, diz o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro.
Outras ações – Ainda há representação pendente de julgamento contra o PR e Garotinho, por irregularidades na propaganda partidária dos dias 1º, 4 e 6 de março. Além dessas, a Procuradoria Regional Eleitoral propôs representações com os mesmos fins contra o PMDB (duas) e o PT (uma) por desvirtuarem a propaganda partidária visando a promoção antecipada de candidaturas.
(Fonte: PRE)
Comentar
Compartilhe
PSOL pensa em lançar Freixo
25/06/2013 | 11h58
Apesar das críticas aos partidos feitas nas últimas passeatas, a mobilização popular animou o Psol. Muitas de suas lideranças passaram a defender a candidatura do deputado Marcelo Freixo ao governo estadual. Para esse pessoal, o parlamentar teria condições de se apresentar ao eleitorado como alguém não comprometido com máquinas políticas tradicionais. Freixo admite estar sofrendo pressões para disputar o Palácio Guabanara, mas afirma que, no momento, descarta esta possibilidade. “Vamos ver o que acontece”, desconversa. Identidade Apesar do pé atrás, Freixo diz existir uma identidade entre o Psol e muitos dos que foram às ruas. Sua eventual candidatura ao governo o impediria de tentar um mandato de deputado federal ou de renovar sua cadeira na Assembleia Legislativa (Alerj). (Fonte: Informe O Dia, de Fernando Molica) O jornalista Saulo Pessanha falou primeiro em seu Painel. Obs. Marcelo Freixo tem sido um político em constante ascensão. Em 2006, quando foi eleito deputado pela primeira vez obteve cerca de 13 mil votos. Quatro anos depois, na reeleição, foram 177,253 mil. Na disputa pela prefeitura em 2012, recebeu 914 mil votos.  
Comentar
Compartilhe
Dilma propõe plebiscito para reforma política
24/06/2013 | 17h49
Na abertura de sua reunião com governadores e prefeitos, a presidente Dilma Rousseff defendeu a realização de um plebiscito para uma Constituinte exclusiva para a reforma política, além de propor lei para a corrupção ser crime hediondo. - Mais do que um debate estamos aqui para procurar soluções. Buscamos respostas, todas elas republicanas e participativas, aos problemas que inquietam e mobilizam o povo brasileiro - disse Dilma na abertura da reunião que convocou com todos os governadores, prefeitos das capitais e seus principais ministro - O povo está nas ruas dizendo que quer as mudanças, está nos dizendo que quer mais cidadania. Quer serviços públicos de qualidade, mecanismos mais eficientes de combate à corrupção - disse ainda a presidente Dilma. Os demais pactos referem-se à responsabilidade fiscal, saúde, educação e transporte público. Antes do encontro, a presidente recebeu no Palácio do Planalto representantes do Movimento Passe Livre, que iniciou a onda de protestos pelo país com o objetivo de reduzir as tarifas de ônibus.
Comentar
Compartilhe
Pautas dos Cabruncos
23/06/2013 | 12h19
Comentar
Compartilhe
Dilma chama sociedade para pacto de melhorias dos serviços públicos
21/06/2013 | 21h11
A presidente Dilma Rousseff terminou há pouco seu pronunciamento à Nação sobre as manifestações dos últimos dias. Veja alguns pontos: - Reuniões com os chefes dos outros poderes para discutir um pacto de melhorias dos serviços públicos. _ Receberá os representantes dos movimentos que tomaram as ruas. - Chamará médicos no exterior para atendimento ao SUS - Convocou a sociedade para monitorar o uso dos recursos públicos - Defendeu (e chamou o Congresso para votar) lei dos royalties, destinados exclusivamente à Educação - Disse que não será tolerante com arruaceiros e baderneiros - Garantiu a Copa do Mundo no Brasil em 2014, com a mesma receptividade recebida pelo Brasil em outros países para as seleções que estiveram no país.  
Comentar
Compartilhe
Câmara de SJB pede ao Estado redução na passagem para Campos
20/06/2013 | 20h10
O transporte público foi o principal tema da sessão da Câmara de São João da Barra desta quinta-feira (20). Por meio de requerimento, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira, pediu ao governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que autorize a direção do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) a fazer uma revisão nos valores das passagens de ônibus entre os municípios de Campos e SJB. O edil também propôs que a Secretaria Estadual de Transportes crie dispositivos para subsidiar a passagem como já ocorre nos municípios da região metropolitana do Rio. – Estamos vendo essas manifestações por todo o Brasil e, como políticos, temos que ouvir as vozes das ruas. E não é de hoje que as pessoas têm reclamado do alto valor das passagens, o que é um descaso com os moradores do interior. Mas é bom esclarecer que não cabe ao prefeito de SJB nem à prefeita de Campos, regulamentar esses valores, mas sim, ao Detro, que é um órgão subordinado à Secretaria Estadual de Transportes – explicou Aluizio. Os vereadores Jonas Gomes de Oliveira, Carlos Machado da Silva (Kaká), Elísio Rodrigues e Alex Sandro Matheus Firme, também criticaram o trabalho do Detro e da Campos Tur (empresa de ônibus que tem a concessão do serviço). “Não é de hoje que nós, vereadores, temos feito essa cobrança aqui na Câmara e a Campos Tur não dá um pingo de atenção”, ressaltou Kaká. Aluizio Siqueira também propôs, por meio de indicação à Prefeitura, que seja elaborado um projeto que possa fixar o preço das passagens das linhas municipais entre R$ 0,80 e R$ 0,90 centavos. Cabe lembrar que foi realizada neste mês, a licitação para a concessão de serviços de transporte coletivo municipal de passageiros e que os preços ainda serão fixados. “Isso foi um compromisso de campanha de vários candidatos, inclusive, do prefeito Neco, e estamos propondo um valor aproximado, o que daria melhores condições de as pessoas transitarem dentro do município. E tendo menos despesas, o cidadão terá mais renda no seu dia a dia”, ressaltou Aluizio. O presidente lembrou, ainda, que se o requerimento feito ao Governo do Estado não for atendido, a Câmara vai tentar buscar uma solução, no sentido de viabilizar um ponto final, na BR-356, no limite com Campos. “Dessa forma, o passageiro sairia daqui pagando R$ 0,90, por exemplo, desceria nesse ponto final e pegaria o ônibus de Campos, pagando R$ 1,00. O que não pode é a situação continuar do jeito que está”, destacou Aluizio.   
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Flashes dos Cabruncos Livres
20/06/2013 | 19h02
Pegando emprestado fotos feitas pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos da manifestação dos "Cabruncos livres":
Comentar
Compartilhe
Justiça Federal condena 13 políticos de Campos por ofensa a procurador
20/06/2013 | 13h47
Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ), a Justiça Federal condenou 13 vereadores do Município de Campos por atribuírem ao procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, em entrevistas a jornais, fatos ofensivos à sua reputação frente ao cargo que ocupa no MPF. De acordo com a sentença (Processo nº 0002475-36.2009.4.02.5103), em 2008, o vereador Marcos Vieira Bacellar afirmou, em entrevista publicada pelo jornal Folha da Manhã, que o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira agiu com abuso de autoridade ao propor ação de improbidade administrativa contra 17 vereadores do município de Campos dos Goytacazes. Na entrevista, os demais vereadores o apoiaram. A ação de improbidade foi ajuizada em momentos que antecederam a abertura da campanha eleitoral, à época. Ainda em 2008, após representação dos Vereadores, a Corregedoria do MPF concluiu que o referido Procurador da República, com expressiva "demonstração de eficiência", atuou "dentro dos limites legais no cumprimento do dever institucional de seu cargo", ao propor a referida ação de improbidade contra os representantes da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. Comprovada a tentativa dolosa dos condenados em atribuir ao citado procurador da República fatos contrários a sua reputação, a Justiça Federal julgou procedente a denúncia do MPF, concluindo que os vereadores, cientes da falsidade das acusações, agiram sem o amparo de sua imunidade parlamentar. (Fonte: Assessoria do MPF)
Comentar
Compartilhe
Ibope: Aprovação do governo Dilma volta a cair
19/06/2013 | 14h24
Pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, aponta uma queda de oito pontos percentuais na aprovação do governo Dilma e de igual percentual no jeito como ela comanda o país. O levantamento demonstrou ainda um pessimismo da população em relação o restante da gestão da petista. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 8 e 11 de junho, portanto, antes da repressão policial contra os manifestantes, na quinta-feira passada, dia 13, e antes de o movimento se espalhar por todo o país, levando milhares de pessoas às ruas para demonstrar seu descontentamento. De acordo com a pesquisa, 55% dos eleitores consideram o governo bom ou ótimo. Em março, eram 63%. Para 13%, a gestão dela é ruim ou péssima, um aumento de oito pontos percentuais em relação a março, quando apenas 7% tinham essa avaliação. O índice de regular teve uma variação de 29% para 32%. Leia a matéria completa em O Globo.
Comentar
Compartilhe
Calendário de manifestações em Campos e região
19/06/2013 | 11h31
CAMPOS: Dia 20/06, amanhã Local de concentração/saída: Praça São Salvador Horário de concentração para confecção de cartazes: 16 horas. Horário de saída da manifestação: 18 horas. TEMA: - O sucateamento da rede de transporte público: a condição precária dos automóveis, a escassez de linhas que atendam satisfatoriamente a população, a condição do terminal da Beira Rio e os demais pontos de ônibus; - A precariedade da condição dos hospitais públicos da cidade: a falta de profissionais da área da saúde, a falta de material médico-hospitalar, a falta de leitos para atender a todos os necessitados que amontoam-se nos corredores dos hospitais, o enorme tempo de espera na fila para marcar/fazer exames; - A precariedade da educação no município, que está em último lugar no ranking do IDEB: A defasagem das escolas públicas, a falta de professores, a falta de assistência aos mesmos, a falta de merenda escolar, a falta de creches; - A  má administração dos royalties do petróleo: a cidade possui um dos maiores orçamentos do Estado, que não é utilizado de maneira a atender as necessidades mais básicas da população. ITAOACA Dia 21/06, sexta-feira Local: Concentração Posto Aldeia da Pedra Fim da Manifestação: Prefeitura Municipal de Itaocara Horário: 16h Pauta de Manifestação: Saúde Educação Transporte Aumento ao Servidor Público Municipal Apoio aos Produtores rurais Melhora nas estradas "Itaocara - Portela" Vamos juntos revindicar nossos direitos! ATENÇÃO Manifestação Pacifica Proibido degradação de patrimônio Público e Privado Utilização de Bandeiras Partidárias Camisas Partidárias Brigas RIO DAS OSTRAS DIA: Sexta, 21/06 HORA: 16h30 LOCAL: Praça João Pereira Câmara, Centro, em frente a Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição. TEMA: VEM PRA RUA, RIO DAS OSTRAS –Manifesto e protesto contra o custo de vida, altos impostos, estupros em nossa cidade, seguranca,…. e de apoio ao nosso Brasil. Vamos parar a Av.Amaral Peixoto. Levem seus cartazes, faixas, apitos, … SÃO JOÃO DA BARRA Sábado, DIA 22/06 Concentração: Estação das Artes Horário: 16h Tema: Manifestação pacífica contra a empresa CamposTur. Atualização: Em municípios e temas  
Comentar
Compartilhe
Dr. Beda descredenciado para transplantes renais
18/06/2013 | 21h04
O Hospital Dr. Beda foi descredenciado para transplantes renais. Com isso, os pacientes que acreditavam estar na fila do transplante, estão fora dela desde janeiro, segundo informações. A alternativa, agora, é ir ao Rio para fazer a coleta do sangue e, caso haja doador compatível, fazer lá o transplante. É uma situação grave e que precisa ser vista pelas autoridades competentes. As informações me foram passadas por uma paciente, que participou na tarde de hoje de uma reunião com um médico que comunicou a situação. O blog está aberto à direção do Dr. Beda para as informações que achar necessárias. Atualização às 11h, de 19/06:  Em nota, a direção do Hospital Dr. Beda informou na noite de ontem que “a baixa remuneração para a realização dos transplantes está se transformando em problema nacional, uma vez que a tabela do SUS não atende aos investimentos dos hospitais e tampouco interessa aos médicos e paramédicos. Diante das dificuldades para a manutenção de uma equipe em plantão permanente, a receptação e conservação do órgão, além de inúmeros empecilhos de ordem logística, a instituição não renovou sua inscrição no programa”.
 Leia a matéria completa na edição de hoje da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Cabruncos livres pelas ruas de Campos
17/06/2013 | 19h13
O blog de Gustavo Matheus traz uma série de fotos com os melhor momentos da manifestação dos "Cabruncos livres", ocorrida hoje em Campos. Bonita, emocionante. De dar orgulho. Que não seja apenas uma onda e sim uma gota começando a formar um oceano. Confira no Gustavo Matheus.
Comentar
Compartilhe
Deputado quer delegacia de homicídios em Campos
17/06/2013 | 18h47
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSol), irá propor, através de indicação legislativa, a criação de uma delegacia de homicídios no município de Campos dos Goytacazes, para a investigação dos crimes relacionados à disputa agrária na região. A proposta foi anunciada nesta segunda-feira (17/06), durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, para debater a violência no campo. “Queremos uma política de segurança em uma cidade que não é só de vida urbana. Temos aqui um histórico de conflitos no campo muito grande. Esse ano, tivemos dois brutais assassinatos por conta de problemas agrários, disputa de terra, venda de lotes e presença muito forte do latifúndio. Queremos a criação de uma delegacia de homicídios, que, certamente, vai ajudar nos conflitos”, anunciou Freixo. Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também estiveram presentes no encontro e contaram um pouco da realidade violenta da região e as dificuldades dos moradores acampados. “Temos todo tipo de problema social, como a dificuldade de escola para as crianças, moradia, água potável, energia elétrica e acesso à alimentação básica. Esperamos que essa audiência traga o reconhecimento dessas famílias organizadas no processo de luta pela conquista da terra na região”, contou a representante do MST Marina dos Santos, que ainda lembrou das mortes por conflitos agrários. “Essa demora na concretização dos assentamentos tem nos levado a muitos conflitos. Exemplos disso são os assassinatos dos companheiros Cícero Guedes e Regina dos Santos Pinto. São muitas famílias nas áreas de acampamentos e que estão à mercê de politicas públicas que garantem o acesso à terra, à moradia e à segurança”, destacou. Segundo o delegado Carlos Augusto Silva, responsável pela 146ª DP, as investigações dessas mortes, ocorridas no final do ano passado e no começo de 2013, estão em curso. Porém, com a intenção de não atrapalhar as investigações, Silva não deu muitos detalhes sobre os trabalhos, mas explicou as intenções da Polícia Civil local. “Não queremos só as prisões e, sim, a condenação dessas pessoas que estão cometendo esses bárbaros crimes. Queremos reunir muitas provas contra essas pessoas para que elas fiquem o mais tempo possível presas. Nossa intenção é minimizar e, possivelmente, acabar com esses conflitos em Campos dos Goytacazes”, explicou o delegado. Também participaram da audiência pública o deputado Roberto Henriques (PSD) e o vereador de Campos, Edson Batista (PTB), presidente da Câmara local.
 (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Mais mudanças
17/06/2013 | 16h01
A prefeita Rosinha Garotinho anunciou agora. no início da tarde desta segunda-feira (17), no Centro Executivo José Alves de Azevedo, novas mudanças em sua equipe de governo. O ex-vereador Bispo Vieira Reis irá assumir a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, criada recentemente pela prefeita Rosinha, e o administrador Celso Gonçalves será o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). O principal projeto que será desenvolvido pela nova Secretaria de Pesca e Aquicultura será a instalação do Terminal Pesqueiro, em Farol de São Thomé, fazendo a interlocução junto ao Governo Federal, no contexto do projeto do Complexo Industrial e Logístico Farol-Barra do Furado. O administrador de empresas Celso Gonçalves irá substituir Jivago Faria, que será subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e para a qual foi indicado o nome do professor Wainer Teixeira de Castro, em anúncio feito na última sexta-feira (14).
 (Fonte: Secom/Campos)
Comentar
Compartilhe
PT divulga nota pública de apoio a Lindbergh
16/06/2013 | 23h13
O PT divulgou hoje nota pública em apoio à pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao Governo do Estado. A nota foi divulgada pela professora Odisséia Carvalho em rede social.
Nota pública do PT RJ ratificando a pré-candidatura de Lindbergh Farias... O Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro Reafirma a unidade do Partido na defesa da pré-candidatura do Senador Lindbergh Farias a governador do Rio de Janeiro e da candidatura da presidenta Dilma a reeleição; O Diretório Estadual entende que a busca de melhorias para os municípios governados pelo PT é fundamental para o fortalecimento do partido. Nesse sentido entendemos como positiva a rearticulação das reuniões dos prefeitos do PT, ampliando o debate sobre o modo petista de governar e reforçando o diálogo e a cooperação junto aos governos estadual e federal, pautada nos mesmos princípios republicanos em que, desde 2003, o governo federal se relaciona com todas as esferas, sejam os respectivos mandatários da oposição ou da base aliada. Tais reuniões não substituem as decisões das instâncias partidárias sobre quaisquer outros temas; No intuito de reforçar os desdobramentos da decisão do Diretório Estadual de dezembro de 2012, que aprovou por unanimidade o lançamento da pré-candidatura do Senador Lindbergh Farias a governador do estado do Rio de Janeiro, o PT-RJ decide orientar sua executiva a intensificar as articulações com os demais partidos de sustentação do governo Dilma em torno da pré-candidatura do companheiro Lindbergh Farias, objetivando a ampliação das alianças, assim como orienta o conjunto da militância a fortalecer as Caravanas da Cidadania, ampliando nosso conhecimento das prioridades do povo do nosso estado, e a participação ativa nos debates promovidos pela coordenação do programa de governo sobre diversas temáticas, animando nossa agenda política e revigorando nossa relação com o petismo e o povo do nosso estado.
Comentar
Compartilhe
Iguape: Neco com 75% de aprovação e Carla liderando
16/06/2013 | 23h10
Pesquisa realizada pelo Instituto Iguape nos dias 8, 10 e 11 deste mês, mostra que a população de São João da Barra avalia positivamente o governo do prefeito Neco (PMDB), dando-lhe quase 75% de aprovação. Quando computados apenas as opiniões válidas, esta avaliação sobe para aproximadamente 80% de aprovação. Já em relação a eleição de 2014, a ex-prefeita Carla Machado (PMDB) lidera com folga, em SJB, a corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ou Câmara Federal. Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu 500 pessoas, as prioridades da população são Saúde, Geração de Emprego e Segurança Pública. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Para Neco, a aprovação é fruto de um trabalho de continuidade. “A nossa cidade está em pleno desenvolvimento. Estamos dando continuidade ao governo da ex-prefeita Carla Machado, que durante sua gestão de oito anos veio trabalhando para melhorar a vida do povo sanjoanense, e nós vamos continuar com a mesma dedicação”, disse o prefeito Neco, destacando ainda a importância de ter assumido um governo organizado. “Assumimos uma prefeitura organizada e isso facilitou muito o nosso trabalho”, concluiu. A ex-prefeita Carla Machado lidera com folga as pesquisas para o cargo de deputada estadual. Quando perguntado em quem votaria para deputado estadual na pesquisa estimulada, o eleitor sanjoanense dá 53% de suas intenções de voto para Carla. O adversário mais próximo (Bruno Dauaire) fica com 10,8% e o terceiro (Wladimir Matheus) aparece com 3,4%, seguido pelo deputado estadual João Peixoto (PSDC), com 2,2%. Em pesquisa do Iguape realizada em Campos no mês de maio, Carla Machado também lidera as intenções de voto para estadual com 14,7%. Na pesquisa estimulada sobre a disputa por cadeiras na Câmara Federal, Carla Machado também aparece na frente com 44,8% das intenções de voto deixando o deputado federal Anthony Matheus (PR) com 15,2% e Arnaldo Vianna  com 8,6%. Para a ex-prefeita, a liderança nas pesquisas demonstra o reconhecimento de um trabalho realizado durante toda a sua vida política. “Ocupamos diversos cargos dentro do município e como prefeita com mandato de oito anos organizamos São João da Barra para caminhar rumo ao desenvolvimento. Encontramos um município sucateado e o deixamos direcionado para o nosso sucessor Neco que também vem realizando um grande trabalho visto a aprovação de seu governo”, avaliou. Matéria publicada hoje na Folha da Manhã e no Blog do Bastos.
Comentar
Compartilhe
Dilma e Cabral: Só love, só love
14/06/2013 | 18h40
    A presidente Dilma Rousseff declarou hoje apoio ao governador Sérgio Cabral e fez referências elogiosas ao vice Luiz Fernando Pezão, pré-candidato ao governo do estado em 2014. As declarações foram feitas na assinatura de uma parceria público-privada da Prefeitura do Rio para implantação de um corretor de BRT no Centro, financiado com recursos da Caixa Econômica Federal. Mais cedo, na Rocinha, foi Cabral quem afirmou que querem separá-lo de Dilma, mas não vão conseguir. No palanque, estava o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT-RJ), que defende a manutenção de uma aliança do PMDB com o PT do Rio em torno da candidatura de Pezão à sucessão de Cabral. — Cabral, podem falar o que quiserem. Da nossa parte, estamos juntos — disse Dilma. Sobre o vice-governador, a presidente Dilma relembrou momentos em que ainda era ministra do governo Lula: — Eu tenho orgulho de ter dividido com ele (Pezão) o início do PAC 1. O Lula disse, na época, que eu era mãe do PAC e o Pezão, o pai — afirmou a presidente. (Fonte: O Globo)  
Comentar
Compartilhe
Chicão na Saúde e Joilza no Trabalho e Renda
14/06/2013 | 16h43
Confirmado Dr. Chicão na Saúde e Joilza Rangel na secretaria de Trabalho e Renda. Veja outras mudanças: A prefeita Rosinha Garotinho anunciou agora mais mudanças no primeiro escalão de seu governo. O novo secretário municipal de Saúde será o vice-prefeito Doutor Chicão. O atual secretário, também médico Geraldo Venâncio, será o novo secretário da Família e Assistência. A prefeita Rosinha também fez modificações no comando da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que será presidida pelo médico José Manoel Moreira. O atual presidente da FMS, Sebastião Tavares Campista ocupará uma das subsecretarias de Saúde. Conforme anunciado pela manhã, o médico Wilson Cabral assume a direção do Hospital Geral de Guarus, e o médico Ricardo Madeira permanece à frente do Hospital Ferreira Machado. (Fonte: Secom)
Comentar
Compartilhe
Vereador visitará municípios em busca de doadores de sangue
14/06/2013 | 15h25
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e o hemocentro do Hospital Ferreira Machado continua precisando a colaboração de todos para regularizar seu estoque, que continua muito baixo. Na próxima segunda-feira, o vereador José Carlos (PSDC) começa a percorrer municípios da região para tentar sensibilizar prefeitos e secretários da importância da doação. O vereador quer que os municípios da região que dependem do sangue do hemocentro de Campos - são 18 no total - comecem a retribuir, enviando doadores periodicamente. No momento, segundo ele, apenas Santo Antônio de Pádua faz esse trabalho.
Comentar
Compartilhe
Dr Chicão é o novo secretário de Saúde
14/06/2013 | 12h09
O vereador Albertinho acaba de informar em rede social que Dr. Chicão, vice-prefeito, é o novo secretário de Saúde de Campos. Ele entra no lugar de Geraldo Venâncio.  
Comentar
Compartilhe
Altamir Bárbara de volta à Câmara
14/06/2013 | 11h46
  A prefeita Rosinha Garotinho anunciou agora pela manhã desta sexta-feira (14) as primeiras mudanças na sua equipe de governo. O vereador Jorge Rangel assumirá a Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins, em substituição a Zacarias Albuquerque, que será o novo secretário de Meio Ambiente. O atual secretário de Meio Ambiente, o médico Wilson Cabral, irá assumir a direção do Hospital Geral de Guarus. Com a saída de Jorge Rangel para a secretaria de Limpeza Pública, Altamir Bárbara, primeiro suplente do partido, retorna à Câmara Municipal. Ele não conseguiu a vaga na eleição de 2012 porque os 539 votos dados ao ex-prefeito Alexandre Mocaiber (do mesmo PSB) não foram computados e Mocaiber desistiu de recorrer, abrindo a vaga para Fábio Ribeiro. A prefeita Rosinha deve anunciar durante o dia de hoje mais mudanças em outras áreas do governo.
(Fonte: Secom)
A informação foi postada primeiro no blog Painel, do jornalista Saulo Pessanha.
Comentar
Compartilhe
Licitação para obra no Palácio da Cultura
14/06/2013 | 09h31
A Prefeitura publicou hoje edital para licitação destinada à obra de reforma do Palácio da Cultura. Acontecerá dia 2 de julho, às 10h. O valor é R$ 1.148.335,28. O prédio do Palácio e seu entorno estão em estado lamentável, como a Folha da Manhã já mostrou em diversas matérias.
Comentar
Compartilhe
Dilma e Lula: Só love
14/06/2013 | 09h09
  Diante das especulações de que seu nome se fortalecera para a próxima eleição por conta da queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula fez questão de mostrar quem estará na disputa ano que vem: — Eu não sou o candidato. Existe uma plena confiança entre nós dois, e a candidata é ela (Dilma) — disse Lula, em evento ontem em Curitiba. Dilma, por sua vez, retribuiu, declarando seu "amor" a Lula: — Compartilhamos oito anos. Ficarei com ele pelo resto da minha vida — afirmou. (Fonte: O Globo)    
Comentar
Compartilhe
Creche modelo inaugurada na Tapera
13/06/2013 | 22h43

A comunidade da Tapera recebeu na noite de hoje a Creche Escola João Siqueira dos Santos, instalada ao lado da Escola modelo Manoel Ribeiro do Nascimento. Segundo a secretária Joilza Rangel, essa e é a 14ª unidade escolar modelo entregue nos últimos três anos – são 10 creches e quatro escolas. A creche tem capacidade para 150 crianças entre 0 e 3 anos e já está com 149 inscritos.

A creche possui sala do maternal, berçário com banheiro apropriado para a faixa etária das crianças, fraldário, sala de amamentação, biblioteca, brinquedoteca, salas de aprendizagem, lavanderia, cozinha, refeitório, salas de professores e da direção, área de lazer, direção.

Também há uma dispensa, com alimentação apropriada, inclusive suco orgânico oriundo da agricultura familiar, embora ainda não fornecedores de Campos.

Na brinquedoteca, as crianças terão contato com brinquedos pedagógicos, tudo voltado para desenvolver as crianças.

Na biblioteca, há livrinhos de pano e outros que permitem que os pequenos interajam com as histórias.

O secretário Suledil Bernardino  disse que o governo tem investido para alcançar melhores resultados: “Todo esse esforço é um compromisso com melhorias da educação no município”.

Veja abaixo algumas fotos da creche, feitas pela repórter-fotográfica Helen de Souza:

     
Comentar
Compartilhe
Financiamento para setor sucroenergético
13/06/2013 | 17h28
Está previsto para o início de julho, no Palácio Guanabara, a assinatura de convênio entre o governo Sérgio Cabral e a Caixa Econômica Federal com o objetivo de disponibilizar recursos, em condições especiais, através da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Age/Rio e secretaria estadual de Agricultura, para dar incentivo ao setor sucroenergético, que enfrenta hoje problemas com a falta de matéria-prima para produção de etanol e outros derivados. A informação foi dada hoje ao deputado Roberto Henriques pelo secretário de Desenvolvimento, Júlio Bueno. Desde o início do ano, o deputado tem aproximado o setor, representado pelo presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Frederico Rangel Paes, e o vice-presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Carlos Frederico Veiga, do governo estadual para buscar apoio, tendo levado os dirigentes a reuniões em março, inclusive, com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e com o presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Domingos Vargas. Roberto Henriques preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético. “Ao receber a informação hoje sobre o convênio, fiquei feliz com a notícia e convicto de que valeu a pena nossa iniciativa de buscar materializar as ações previstas no decreto de incentivo para revitalizar o setor sucroenergético do Estado do Rio”.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Câmara cria Comissão da Águas do Paraíba
12/06/2013 | 18h36
A Câmara Municipal de Campos criou a Comissão Extraordinária de Trabalho da Águas do Paraíba, da qual faz parte o vereador Alexandre Tadeu Tô Contigo. O objetivo é fazer um levantamento da qualidade dos serviços prestados pela concessionária na cidade de Campos, bem como verificar as condições do contrato de concessão com o município. Cobranças pelo tratamento do esgoto no mesmo valor do consumo de água e pelo hidrômetro serão questionadas junto a empresa. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Feliz Dia dos Namorados
12/06/2013 | 13h17
  A homenagem do google ao Dia dos Namorados está lindinha. Feliz Dia!
Comentar
Compartilhe
PRE denuncia Neco, Alexandre e Carla por formação de quadrilha
11/06/2013 | 15h01
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) denunciou o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, o Neco, sua antecessora Carla Machado, o vice-prefeito Alexandre Rosa e outros quatro políticos por formação de quadrilha e corrupção eleitoral. Os crimes foram cometidos durante a campanha para a eleição de 2012, quando eles se uniram para oferecer vantagens indevidas a candidatos da oposição em troca de seu apoio. Os outros denunciados pelo procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro foram os vereadores Alex Firme (líder do governo) e Elísio Rodrigues e os candidatos não eleitos a vereador Renato Thimóteo e Alex Valentim.
(Fonte: Ascom/PRE)
A informação foi postada primeiro no blog de Cilênio Tavares.
Atualização às 19h05: Advogado de Carla Machado, Paulo Ramalho disse lamentar o fato de o Ministério Público Eleitoral ter divulgado a denúncia antes de os envolvidos tomarem conhecimento: "Ainda não tomei conhecimento da denúncia, somente quando souber o teor poderei me manifestar", explicou o advogado.
O blog do Bastos informa que hoje, no programa “Folha no Ar”, da Plena TV, do Grupo Folha, o vice-prefeito Alexandre Rosa comentou sobre a denúncia. “Mesmo que tentem passar um clima de instabilidade, a grande verdade é que estamos tranquilos e trabalhando muito. Toda essa questão jurídica será esclarecida pelos nossos advogados”, disse Rosa.
Comentar
Compartilhe
Bolsonaro solta rojões em frente ao hotel da seleção italiana
10/06/2013 | 11h26
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) protagonizou uma cena inusitada hoje, em frente ao Hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, no Rio. Ele foi ao local com uma caixa de fogos de artifícios e, diante dos jornalistas que aguardavam a chegada da seleção italiana, atirou os fogos. Ele estava irritado por não ter conseguido dormir durante a madrugada devido ao barulho causado por um gerador elétrico do hotel, que, segundo a gerência, será desligado nas próximas horas. Mais tranquilo, o parlamentar entrou no carro, guardou os fogos e foi embora.  
Comentar
Compartilhe
Semana de audiências públicas
10/06/2013 | 10h40
A semana é de audiências públicas nos Legislativos estadual e municipal. Além da que acontece agora na Alerj, sobre epidemia de crack, solicitada pelo deputado Geraldo Pudim (PR)... Amanhã... A Comissão Permanente de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio promove nesta terça-feira, 11, às 10h30, na sala 316 do Palácio Tiradentes, sede da Alerj, audiência pública para debater os serviços prestados pela concessionária de transporte coletivo Auto Viação 1001. A empresa opera linhas em várias regiões do Estado e em algumas delas, como dos municípios do Norte Fluminense para a capital, é detentora de monopólio. A solicitação para a audiência foi feita pelo deputado estadual Roberto Henriques (PSD). A 1001 é uma das empresas campeãs de reclamações dos usuários, principalmente em relação às tarifas cobradas, estado de conservação dos ônibus e descumprimento de horários. A audiência vai reunir o Detro/RJ, órgão do governo estadual responsável pela concessão e fiscalização, representantes da empresa e usuários. — Decidi solicitar a audiência pública depois de ouvir muitas reclamações dos usuários. E quem quiser dar mais informações ou comprovações de falhas da empresa, a fim de subsidiar a audiência, pode fazer através do site www.deputadorobertohenriques.com.br — pede o deputado. E, em Campos, na quinta-feira, a agricultura familiar e merenda escolar serão o tema da audiência na Câmara Municipal de Campos. A audiência foi requerida pelo vereador Paulo Hirano, líder da bancada governista, e está marcada para às 14 horas. (Fontes: Assessorias)
Comentar
Compartilhe
Crack debatido hoje na Alerj
10/06/2013 | 10h25
  A epidemia do crack que atinge mais de 1,5 milhão de brasileiros será debatida na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na manhã de hoje. A audiência “Crack: internação compulsória é a solução?” tem o objetivo de discutir os modelos de internação aplicados no estado do Rio de Janeiro além de ouvir especialistas, usuários, familiares, operadores do direito e comunidades terapêuticas a fim de propor uma nova Legislação Estadual para prevenção, atenção e tratamento aos usuários. Toda população pode participar.
O autor do requerimento da audiência, deputado estadual Geraldo Pudim se diz estarrecido com a situação. O parlamentar que entre os meses de janeiro e março visitou as cracolândias da Nova Holanda e Parque União, na cidade do Rio de Janeiro entrevistou usuários e se reuniu com diversos setores até perceber a patente necessidade de uma ampla discussão à luz das políticas públicas aplicadas, na busca de um solução para o problema na capital fluminense. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Roda Viva
08/06/2013 | 00h18
Para começar bem o final de semana, a boa lembrança que o mundo roda, a vida roda e Chico continua lindo.
Comentar
Compartilhe
Sábado no Saldanha
08/06/2013 | 00h00
 
Dentro da continuação da programação social para 2013, o cantor capixaba Geraldo Terra Nova, estará se apresentando no Clube de Regatas Saldanha da Gama, dia 08 de junho de 2013, sábado, a partir das 21h, na “Festa do Dia Dos Namorados”. No intervalo haverá um Talk Show com o jovem universitário Gustavo Corradi, que está fazendo sucesso nos bares do bairro Pelinca, em nossa cidade. Com certeza, esta será a programação perfeita para agradar a quem você ama, os convites já estão a disposição na secretaria do Clube, ao preço de R$ 50,00 (cinquenta reais) por pessoa.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Cláudia Eleonora assume gerência da Record
07/06/2013 | 19h46
A jornalista Claudia Eleonora assumiu hoje, a gerência de Jornalismo da TV Record Campos dos Goytacazes. Considerada “prata da casa”, pois faz parte da equipe desde 2008, Claudia Eleonora que atua há quase 20 anos no ramo da Comunicação Social, acrescenta à nova função uma grande bagagem jornalística. Ela já trabalhou como produtora de pautas, repórter e apresentadora. O último cargo na TV Record foi como editora-chefe do telejornal RJ Record. Ela entra no lugar de Vicente Vetromille, que deixou a empresa após 5 anos.    
Comentar
Compartilhe
Linda Mara na Câmara?
07/06/2013 | 19h22
O blog de Gustavo Matheus traz aqui a hipótese que resultaria na ida de Linda Mara Silva, fiel escudeira da prefeita Rosinha, para a Câmara. Caso Mauro Silva saia do Legislativo para retornar à secretaria de Comunicação, o caminho estará aberto para Linda Mara. Pode ser que sim, pode ser que não. Isso porque Linda foi nomeada assessora particular da prefeita, cargo que já exercia, e deve continuar por lá. Aí, quem entra na vaga de Mauro é Eduardo Crespo, atual secretário de Agricultura.
Comentar
Compartilhe
Motoristas da GAP fazem reunião hoje
07/06/2013 | 16h00
Os motoristas de ambulâncias da GAP Comércio e Serviços Especiais estão preocupados com a rescisão do contrato entre a Prefeitura e a empresa. Eles se reúnem hoje, às 17h, com o secretário de administração Fábio Ribeiro para tratar do assunto. Na rescisão, a prefeitura diz que os valores retidos da empresa serão destinados ao pagamento dos funcionários. Seria bom se garantisse empenho para que eles sejam  contratados pela nova empresa.  
Comentar
Compartilhe
Filho de Fernando Trabach tem negócios em Campos
07/06/2013 | 12h10
Só em nível de curiosidade: o filho do empresário Fernando Trabach (aquele da GAP), Fernando Trabach Filho, tem negócios em Campos. Ele é diretor-presidente da NEP Empreendimentos,  que está trazendo para a cidade o empreendimento Supreme, na estrada do Contorno. Fernando Trabach Filho aparece nessa matéria do G1 apresentando um empreendimento em Resende. Leia aqui. O blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, já mostrou empreendimentos da NEP em Campos. Leia aqui. O lançamento do Supreme pode ser conferido no site da prefeitura de Campos aqui. E aqui.
Comentar
Compartilhe
Enfim, publicada rescisão do contrato com a GAP
07/06/2013 | 09h35
  Foi publicado no DO de hoje a rescisão do contrato da Prefeitura de Campos com a GAP Comércio e Serviços Especiais. Na justificativa, as denúncias de irregularidades na composição societária, não pagamento de IPVA, não pagamento no FGTS e ainda o fato de a GAP não ter apresentado defesa apesar de notificada pela prefeitura. A foto do comunicado acima é de Ricardo André Vasconcelos. Ontem foi publicado o edital para pregão da empresa que substituirá a atual, como mostrou o blog do Zé Paes. Obs.: Bom, sobre a não resposta da GAP, a prefeitura não deveria estranhar, já que ela mesmo, por vezes, não responde. Um exemplo foi ontem, quando apesar de questionada várias vezes sobre a questão da rescisão, através de email e telefone para a matéria da edição de hoje da versão impressa da Folha da Manhã, não houve resposta. E como mostra o DO acima, a resposta já existia. Atualização: O blog do Zé Paes mostra que foram três os contratos rescindidos. Confira aqui.  
Comentar
Compartilhe
Justiça bloqueia apartamento do fantasma da GAP
06/06/2013 | 16h49
Por determinação da Justiça, em decisão tomada na última quarta-feira (dia 5), o apartamento 402 em um dos edifícios do luxuoso condomínio Barra Golden Green, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, não pode ser vendido ou transferido a outro proprietário. O imóvel ficará numa espécie de bloqueio pelo menos até a Delegacia Fazendária (Delfaz), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, concluir a investigação sobre um esquema de desvio de verbas públicas. O bloqueio seria uma providência corriqueira da polícia para impedir que o investigado se desfaça de bens eventualmente obtidos com dinheiro ilícito, mas nesse caso há uma diferença inédita. A escritura de promessa de compra e venda do imóvel está em nome de um fantasma. George Augusto Pereira é um empresário fictício com carteira de identidade falsa. Ele também aparecia como dono de uma empresa ligada ao deputado Anthony Garotinho (PR) e a sua família. Até a polícia descobrir quem está por trás de George, o apartamento permanecerá tecnicamente em nome de uma assombração.
 Nos papéis da Junta Comercial, o fantasma era dono da GAP Comércio e Serviços Especial. A empresa, que aluga ambulâncias, recebeu R$ 32 milhões da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, cidade do norte fluminense administrada por Rosinha Garotinho (PR), mulher do deputado.
O Ministério Público do Rio diz que o contrato com o município é totalmente fraudulento. A GAP ainda alugou um carro para o gabinete de Garotinho em 2011, despesa paga com verba da Câmara dos Deputados. A GAP também emprestou um carro de luxo a Wladimir Matheus, filho do deputado.
A informação é da revista Época e foi publicada primeiro por Ricardo André Vasconcelos.
Comentar
Compartilhe
Alerj irá debater crack em audiência
06/06/2013 | 16h32
A epidemia do crack que atinge mais de 1,5 milhão de brasileiros será debatida na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 10 de junho, às 10h. A audiência “Crack: internação compulsória é a solução?” tem o objetivo de discutir os modelos de internação aplicados no estado do Rio de Janeiro além de ouvir especialistas, usuários, familiares, operadores do direito e comunidades terapêuticas a fim de propor uma nova Legislação Estadual para prevenção, atenção e tratamento aos usuários. Toda população pode participar.
O autor do requerimento da audiência, deputado estadual Geraldo Pudim se diz estarrecido com a situação. O parlamentar que entre os meses de janeiro e março visitou as cracolândias da Nova Holanda e Parque União, na cidade do Rio de Janeiro entrevistou usuários e se reuniu com diversos setores até perceber a patente necessidade de uma ampla discussão à luz das políticas públicas aplicadas, na busca de um solução para o problema na capital fluminense.
Comentar
Compartilhe
Paulo Ramos se desliga da bancada do PDT
06/06/2013 | 08h25
O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) avisou que vai se desligar da bancada de seu partido na Casa. O nobre se revoltou com o grupo, favorável à proposta que autoriza criação de cargos de confiança no Poder Judiciário. O moço criticou a presidente do Tribunal Justiça do Rio, Leila Mariano, autora do projeto. Ele acusou a desembargadora de ser inimiga dos servidores e de promover o nepotismo. "Se ela é inimiga dos serventuários, também é inimiga do Poder Judiciário. O que ela quer é o capachismo, o servilismo, o que há de pior. Ela está promovendo a desagregação do Judiciário", atacou.
 (Fonte: Coluna Extra, Extra)
Comentar
Compartilhe
Mauro para Magal: "Tire esse ódio do seu coração"
05/06/2013 | 20h01
O clima esquentou na sessão especial destinada a questionar a Águas do Paraíba. Ao acabar a apresentação dos técnicos da empresa, o vereador Jorge Magal, que solicitou a sessão, criticou o colega Mauro Silva, dizendo que ele teria contribuído com uma parte do vídeo institucional da Águas do Paraíba (a parte em que a prefeita Rosinha aparece falando de parceria com a empresa). Ao subir à tribuna, Mauro respondeu: "Tire esse ódio do coração. De prático o senhor não apresentou nada. Como se eu tivesse domínio sobre o que a prefeita fala. O plenário não pode ser usado para fazer politicagem", disse, acrescentando que Magal havia faltado com a verdade. Por sua vez, o ex-líder do governo respondeu, dizendo que não havia faltado com a verdade e que Mauro o tinha chamado para "tomar café" com representantes da empresa, mas que ele não tomava café escondido e não foi. Na réplica, Mauro reafirmou que Magal faltava com a verdade. Atualização às 20h40: Abdu Neme disse que já foi à Águas do Paraíba para conhecer o sistema e fazer reivindicações de melhorias: "Tomei café, como muitos de nós, mas não foi escondido"
Comentar
Compartilhe
Nomeação de Nahim no Radar Online
05/06/2013 | 14h49
Comentar
Compartilhe
Expoente: Mais R$ 2.042.768,00
05/06/2013 | 11h01
No Diário Oficial de hoje, quem reaparece é a Expoente, no extrato de contrato no valor de R$ 2.042.768,00 para material didático para o 4 ano do Ensino Fundamental, Manuais do Professor e coordenação, acompanhamento e assessoria pedagógica. A  homologação foi publicada no início do mês de maio, como mostrou Ricardo André Vasconcelos aqui. Se não fosse pelo todo questionado sobre a Expoente até o momento (confira no blog Opiniões), pelo valor dos contratos da Expoente com a Prefeitura de Campos, a empresa poderia, pelo menos, ceder os manuais do professor, como algumas editoras fazem Atualização às13h13: Como bem lembrou o jornalista Aluysio Abreu Barbosa, o Opiniões registrou, dia 9 de abril, a compra do material didático no valor de R$ 2.042.768,00. Hoje, Aluysio  fez um "resumão" em seu blog sobre o caso. Então, quer entender (o que pode ser entendido) o caso Expoente? Leia aqui.
Comentar
Compartilhe
Nelson Nahim nomeado hoje para Fenorte
05/06/2013 | 10h04
A nomeação do ex-vereador Nelson Nahim foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado. Ele entra no lugar de Almy Junior. Leia mais aqui. Atualização às 11h10: O Blog do professor Pedlowski foi o primeiro a dar a informação da nomeação hoje.
Comentar
Compartilhe
Neco e Carla visitam Superporto do Açu
04/06/2013 | 20h34
O prefeito de São João da Barra José Amaro de Souza (Neco)visitou, hoje, o Superporto do Açu. Na comitiva estavam, também, secretários, a ex-prefeita Carla Machado e os vereadores Aluizio Siqueira, Alex Firme, Elísio Motos, Eziel Pedro, Jonas de Barcelos, Sonia Pereira e Ronaldo da Saúde, que foram recepcionados pela equipe da LLX do grupo EBX. A visita foi realizada com o objetivo de ver o andamento das obras e conhecer de perto o que o empreendimento está trazendo para a região. Além disso, há uma preocupação por parte do governo Neco, quanto ao futuro do município. Durante a visita, o prefeito Neco, Carla Machado e vereadores tiraram dúvidas quanto à implantação de diversos projetos e a operação do Superporto. Alguns secretários das pastas administrativas também colocaram em questão assuntos que influenciam no município, como o novo bairro, canais e drenagem e o Corredor Logístico. Ainda durante a visita, a comitiva conheceu o projeto percorrendo o canteiro de obras, no TX1, TX2 e foram ao Centro de Controle Operacional do Tráfego Marítimo para ver como é realizado o monitoramento dos trabalhos no complexo e às embarcações. De acordo com o diretor de implantações da LLX, Luis Baroni, o Superporto do Açu continua operando normalmente, e a previsão é que no final deste ano algumas empresas como a NOV e Technip comecem a funcionar com a indústria de Tubos flexíveis. E no segundo semestre de 2014 a exportação do Minério de Ferro. Baroni ainda explica que houve uma desaceleração no Estaleiro Naval, e que um estudo está sendo realizado para a retomada das obras.   
Comentar
Compartilhe
Audiência para debater LDO em SJB
04/06/2013 | 13h15
A Câmara de SJB vai promover nesta quinta-feira (06/06), às 17h, a audiência pública para discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014, cujo orçamento anual estimado é de R$ 454.269.504,00. A LDO é um dos instrumentos de planejamento de que dispõe o município. Ela antecede e define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A audiência tem entrada franca e toda a comunidade está convidada a participar. “Essa discussão é muito importante porque a LDO fornece as diretrizes para a Lei Orçamentária de 2014. Esperamos uma maior participação da população, já que é uma matéria muito importante para o município”, explicou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, salientando que as pessoas podem apresentar emendas ao projeto de lei. Para isso, basta procurar a secretaria da Casa, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. LDO - Dentre as diretrizes, objetivos, prioridades e metas a serem cumpridas na LDO, estão: as metas e prioridades da administração municipal; as metas fiscais e dos riscos fiscais; a estrutura dos orçamentos; as diretrizes para a elaboração do Orçamento do município; as disposições sobre a dívida pública municipal; as disposições sobre despesas com pessoal e encargos sociais; as disposições sobre alterações na legislação tributária e as disposições gerais. Outros itens importantes discutidos e analisados são: metas anuais; avaliação do cumprimento das metas fiscais do exercício anterior; metas fiscais atuais comparadas com as metas fiscais fixadas nos três exercícios anteriores; evolução do patrimônio líquido; origem e aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos; estimativa e compensação da renúncia de receita; margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado e riscos fiscais. (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Nomeações do novo secretariado de Rosinha
04/06/2013 | 11h08
A prefeita Rosinha iniciou as nomeações para seu novo staff. Para a pasta de Relações Institucionais foi designado o advogado Francisco de Assis Pessanha. Atualização às 11h 30: O primeiro a dar a informação foi Alexandre Bastos, que traz, ainda, uma série de nomeações que dão forma à reforma administrativa da prefeitura. Atualização às 12h49: O secretário de Relações Institucionais não é o Francisco Pessanha Filho e sim o pai.
Comentar
Compartilhe
Prefeita de Bom Jesus tem mandato cassado pela segunda vez
04/06/2013 | 01h42
A prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, Graça Motta (PMDB) teve o mandato cassado pela segunda vez em um mês. A informação é do G1. Branca Motta é acusada de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral. A decisão da juiza Fabiola Costalonga foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (03). Entre os motivos são citadas obras de terraplanagem executadas durante o período eleitoral, distribuição de brindes na campanha à reeleição e propaganda eleitoral irregular. A medida do Tribunal Regional Eleitoral do Rio também atinge o vice-prefeito Jarbas Borges e torna os dois inelegíveis por oito anos, além de serem multados em R$ 50 mil. Em maio deste ano, a mesma juíza já havia cassado o mandato da prefeita, que conseguiu uma liminar para continuar no cargo até que os recursos apresentados fossem avaliados. A procuradoria do município informou que vai recorrer da decisão e que deve entrar com um recurso para que a prefeita aguarde a avaliação do Tribunal no cargo, a exemplo do que foi feito em maio. O prazo para entrar com a liminar é de três dias.  
Comentar
Compartilhe
Caça-fantasmas da GAP em rede nacional
03/06/2013 | 22h33
A Record trouxe hoje matéria sobre a operação da Delfaz realizada pela manhã e que investiga o fantasma George Pereira. A informação foi passada primeiro no blog de Ricardo André aqui.
Comentar
Compartilhe
Polícia faz operação para desvendar "fantasma" da GAP
03/06/2013 | 13h36
Policiais da Delegacia Fazendária (Delfaz) fazem, hoje, uma operação para descobrir um esquema de fraude envolvendo uma empresa criada com documentos falsos que fez negócios com deputados, prefeituras, secretarias estaduais e até com a Polícia Civil. Pela manhã, foram realizadas buscas em quatro endereços em nome da empresa GAP Comércio e Serviços, criada em nome do “fantasma” George Augusto Pereira. Segundo as investigações da Tutela Coletiva do Ministério Público e da Polícia Civil, a empresa teria sido usada para sonegação e lavagem de dinheiro de pelo menos R$33.651.461,24, em contratos. O inquérito investiga o responsável pela criação de George, o fantasma revelado pela revista "Época". A carteira de clientes da empresa inclui deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) e a Prefeitura de Campos, dois deputados federais, a Alerj, duas secretarias estaduais, a prefeitura de Duque de Caxias, além da própria Polícia Civil. Depois de criada, a GAP foi vendida para Jacira Trabach Pimenta, uma senhora de 69 anos, mãe do atual procurador da empresa, Fernando Trabach Gomes. (Fonte: O Globo) Leia mais sobre o "fantasma" camarada de muita gente no blog de Gustavo Matheus  
Comentar
Compartilhe
Wladimir: "A hora é essa"
03/06/2013 | 13h05
  Presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho está pleiteando uma vaga de candidato do seu partido a deputado, mas não há nada decidido. Tudo vai depender do que o grupo decidirá no próximo ano.  Mas ele lembra que, se não for agora, pode demorar a ser. Isso porque, caso tudo der muiiito certo em 2014, a mãe já prefeita e se forem eleitos a irmã Clarissa deputada federal e o pai governador, Wladimir não poderá se candidatar, pois estará "engessado" juridicamente: "A hora é essa", diz Wladimir. Leia mais sobre candidaturas, na edição impressa de hoje da Folha da Manhã ou no Folha Online.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

suzy@fmanha.com.br