Entre as melhores
31/08/2009 | 19h04
A Uenf foi, mais uma vez, apontada pelo MEC como uma das 15 melhores universidades do Brasil. É o que mostra a nova versão do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). No Rio de Janeiro, só a UFRJ e a PUC-Rio somaram mais pontos. Leia a matéria completa em: www.uenf.br
Comentar
Compartilhe
Audiência pública
31/08/2009 | 18h31
Convite alerj7_email
Comentar
Compartilhe
O drama de Alencar
28/08/2009 | 22h12
Só quem passou, sabe o que é enfrentar um câncer. Os minutos de esperanças, as eternidades de decepções. O vice-presidente José Alencar enfrenta há um longo tempo essa batalha contra a doença. Essa batalha na maioria das vezes não tem vencedores. Muitos soldados cansam do enfrentamento diário e desgastante. Hoje, quando falava sobre o assunto com o realismo que lhe é típico e com a esperança na qual todos se agarram, vislumbrei uma ponta de exaustão nos olhos de Alencar. Como ele mesmo disse, agora está nas mãos de Deus.
Comentar
Compartilhe
Coisas de Campos
27/08/2009 | 16h10
A Prefeitura suspendeu o desfile cívico, que acontece em espaço aberto, em função da gripe suína. As aulas, que são em locais fechados, estão mantidas. Difícil entender.
Comentar
Compartilhe
Na berlinda
26/08/2009 | 19h59
A situação do vereador Ederval Venâncio não está confortável no PDT. O posicionamento do parlamentar, muitas vezes agindo de maneira independente e sem ouvir o partido, tem desagradado. O caso está nas mãos do diretório municipal e vai para o estadual e federal.
Comentar
Compartilhe
Hoje na Curva
26/08/2009 | 19h32
Direito a sofrer Todo ser humano deveria ter o direito constitucional de curtir uma fossa. Lá entre os direitos fundamentais, entre a casa e a saúde, educação e lazer, deveria estar o direito a curtir uma fossa. Para quem está chegando agora, talvez seja difícil entender o que signifique essa expressão. E, antes que algum engraçadinho diga que isso é do meu tempo, esclareço que meu tempo é agora, mas, quando está lá na adolescência, a gente sofria mesmo. Aliás, é isso que significa “curtir uma fossa”. É sofrer por amor. Mas sofrer mesmo. Amarrar um bode, enfiar o pé na jaca, ir até o fundo do poço. Todo mundo deveria ter direito a alugar os amigos por telefone, chorar todas as suas mágoas, dizer que sem ele (ou ela) não há mais cor no mundo. Chorar baldes de lágrimas, tomar um porre espetacular. Ser superlativo na dor. Porque, somente chegando ao fundo, é possível dar um impulso e tentar chegar ao topo novamente. Nos tempos corridos de hoje, parece ser proibido sofrer. E não é só por amor não. Sofrer, de um modo geral, parece ser coisa de fracos, de pessoas comuns e, como vivemos em uma era de super-homens e mulheres-maravilhas, sofrer parece coisa de menor, dos mais fracos. Como se o coração estivesse, realmente, destinado somente a bombear sangue e não filtrar emoções. Agora tem um programa na tv fechada que o abandonado ou abandonada ganha uma “repaginada” para, então, ingressar em uma nova vida. Como se as dores de amor pudessem ser cortadas com tesouras ou pintadas com tinta de cabelo. Ou se as rugas provocadas pelo chorar pudessem ser alisadas com escova e secador. Em um mundo dominado pelo computador, pelos MP3,6, 10...49?, é muito difícil ser pessoal. Numa era em que o que conta é o número de bocas que você beija em uma noite, expressar ou cultivar sentimentos remete mesmo a coisas do passado. Vidas ultrapassadas. E, com isso, vamos ficando cada vez mais solitários, presos em nós mesmos, até que um dia, acabamos explodindo em dor, fúria ou, com sorte, na firme busca do amor.
Comentar
Compartilhe
II Semana de Engenharia no IFF Fluminense
24/08/2009 | 12h42
Começa amanhã a II semana de engenharia do Instituto Federal Fluminense. Uma programação extensa foi organizada pelo 9º período de Engenharia de Automação. O evento vai até o próximo dia 28. Estão previstas palestras e mini-cursos durante toda semana. A abertura oficial está marcada para as 13 horas no auditório Cristina Bastos com a presença do astronauta Marcos Pontes. Ele vai ministrar uma palestra com o tema “Preparo e persistência: elementos fundamentais para o sucesso”. O gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, o engenheiro José Airton Martins e a engenheira do INPE, Priscila Custódio, também vão ministrar uma palestra sobre os 30 anos da Bacia de Campos. No final das palestras, haverá uma vídeo-conferência com o engenheiro brasileiro Paulo Antônio Souza Junior, que trabalha na NASA e fez parte da equipe que desenvolveu os dois robôs da companhia americana que foram em expedição até Marte. O Centro de Pesquisas da Petrobras também vai mostrar o robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, que participa de trabalhos na inspeção de dutos da Petrobras na Amazônia. O robô foi desenvolvido há 5 anos para explorar os locais de difícil acesso e se locomove tanto na água quanto na terra, além de tirar fotos do local e colher amostras da água para medir sua qualidade. Do dia 26 até o dia 28, vários mini-cursos vão estar disponíveis para os alunos inscritos e também haverá uma palestra com o professor Cedric Salotto Cordeiro sobre desenvolvimento de tecnologia aeroespacial
Comentar
Compartilhe
Contratados de Campos
23/08/2009 | 21h41
A Fundação José Pelúcio começa nesta segunda-feira a entregar as carteiras de trabalho dos funcionários, que atuavam como terceirizados na Prefeitura de Campos. Isso não significa, porém, o pagamento dos direitos trabalhistas. É mais uma luta dos contratados.
Comentar
Compartilhe
Som alto na Pero de Góes
21/08/2009 | 20h58
Moradores da rua Pero de Goes estão há mais de duas horas convivendo com um vizinho temporário, mas nada agradável para eles: um evento de motocicletas próximo ao Senai. O som alto na área, onde grande parte dos moradores é de mais idade, não deixa ninguém assistir tv ou dormir. Fica aí a reclamação.
Comentar
Compartilhe
Agenda — IFF
20/08/2009 | 15h43
Por iniciativa do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (CAAU) do Instituto Federal Fluminense, a coordenação do curso irá realizar bate-papo sobre “o papel da arquitetura na sociedade” com o Arquiteto e Artista Plástico João César de Melo. O evento acontece nesta sexta-feira, 21 de agosto, no bloco B – área de Construção Civil do IFF, às 18h. Será inaugurado um painel, abstrato com influência urbana, confeccionado pelo artista e logo após, o bate-papo. Segundo Bernardo Espinoza, integrante do colegiado do CAAU, o painel é uma simbologia de delimitação de espaço, “uma demarcação: aqui tem o curso de Arquitetura”, afirma. Além de “apresentar para o aluno que o curso abre outras portas e formas de exercício de novos olhares sobre a cidade”, complementa o artista.
Comentar
Compartilhe
Imagem — Dia da fotografia 2
19/08/2009 | 17h36
pordesol Mais um click cheio de poesia do repórter-fotográfico e artista Léo Berenger.
Comentar
Compartilhe
Imagens - Dia da Fotografia
19/08/2009 | 15h39
marajo Uma família de búfalos passeia tranquilamente pela Ilha de Marajó, no Pará, seu habitat natural e onde, ainda hoje, existe a maior manada de búfalo do país. Um registro do fotógrafo amador Otávio Rodrigues.
Comentar
Compartilhe
Carla na CNT
18/08/2009 | 13h29
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, estará sendo entrevistada nesta quinta-feira das 12:30 às 13:00 na CNT. Na ocasião, a prefeita fala sobre o desenvolvimento não só de São João da Barra, mas de toda a região e até do país a partir do Complexo Logístico e Portuário do Açu. A prefeita ressalta ainda a questão do Turismo, cursos de qualificação, curso de mandarim e dos setores ligados à infraestrutura do município.
Comentar
Compartilhe
Coisas de Campos
14/08/2009 | 20h05
A Prefeitura de Campos definiu o final de abril — entre os dias 22 e 25 — o Carnaval do próximo ano. Como não dá para prever enchente (até dá, mas não acredito que seja o caso), ao que parece, a razão seria o fato de algumas agremiações estarem atrasando a entrega da prestação de contas. Fica a dúvida: Não seria mais fácil fazer com que elas entreguem no prazo determinado? E se o atraso continuar, no ano seguinte vai ser escolhido outra data para o Carnaval? Talvez em dezembro, com Papai Noel desfilando?
Comentar
Compartilhe
Guerra das poderosas
13/08/2009 | 19h36
A Record contra ataca com uma matéria extensa sobre a TV Globo. É uma resposta às matérias veiculadas sobre a denúncia do MP contra Edir Macedo e outros integrantes da Igreja Universal. A guerra fria está quente.
Comentar
Compartilhe
Dois pesos
12/08/2009 | 19h47
O deputado federal Geraldo Pudim está de malas prontas para o PR, partido presidido no Estado do Rio por seu padrinho político, Anthony Garotinho. Mesmo com a garantia do PMDB de que não haverá retaliações ao grupo do ex-governador que quiser deixar o partido, Pudim conta mais com a morosidade da Justiça. Caso sua mudança de partido seja contestada — o que poderia levá-lo a perder o cargo — até o processo ser julgado no Tribunal Regional, depois, pelo Tribunal Superior Eleitoral e apresentados todos os recursos, o deputado já terá concluído seu mandato. Em situação menos confortável está a filha mais velha do casal Garotinho, Clarissa, líder do PMDB na Câmara dos Vereadores. Ainda que também tenha a garantia do partido de que poderá seguir o pai, seu mandato está apenas começando, o que poderá levar algum suplente a pedir o seu cargo por infidelidade partidária. Pelo mesmo motivo pode ser acusada, se fizer campanha para Garotinho ano que vem.
Comentar
Compartilhe
Imagens — A janela que revela beleza
11/08/2009 | 20h39
baia Segue mais um click do meu amigo querido, Otávio Rodrigues, que faz bem tudo que se dispõe a fazer. Esse registro foi feito na sala de um escritório, mostrando mais um ângulo lindo da cidade maravilhosa.
Comentar
Compartilhe
IFF e Petrobras
11/08/2009 | 18h01
O Instituto Federal Fluminense (IFF) recebeu nesta terça-feira, a visita de dois técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo foi avaliar a infra-estrutura do IFF para a aprovação de um convênio entre o Instituto e a Petrobrás. O projeto é para a implantação de bolsas de estudo, onde os alunos vão passar a elaborar projetos de pesquisa para a estatal. Cerca de 50% dos alunos serão beneficiados com bolsas de estudos, que vão durar até o fim do curso. Os técnicos Anderson Lima e Luciana Mesquita fizeram uma visita nos campi Campos-Centro e Campos-Guarus. Segundo eles, essa avaliação é uma espécie de credenciamento para o Instituto. "Viemos conhecer todas as condições oferecidas pela instituição e encaminhar para a direção da ANP, através de um relatório. O resultado dessa visita técnica deve ficar pronto em 15 diase só depois disso que vai ser definido quando o projto vai ser implantado", afirmou Luciana Mesquita. De acordo com o gerente de ensino do campus Campos-Guarus, Eugênio Naegele, que também coordena o projeto, essa parceria vai atingir os cursos de Automação, Eletrotécnica, Mecânica e Química do campus Campos-Centro, Eletrônica e Meio-Ambiente do campus Campos-Guarus. O projeto será fiscalizado pela ANP e financiado pela Petrobrás. A intenção é que no futuro os campi de Cabo Frio e Itaperuna façam parte desse projeto. Eugênio Naegele, explica que essa é mais uma conquista para o IFF, porque em todo o Brasil apenas dois institutos conseguiram essa parceria com a Petrobras, o IF Fluminense e o IF do Rio Grande do Norte.
Comentar
Compartilhe
Caminhos de SJB 2
10/08/2009 | 19h54
O ex-prefeito Betinho Dauaire, que preside o PDT em São João da Barra, e que está sendo sondado pelo ex-governador Anthony Garotinho para se filiar ao PR, dará uma entrevista amanhã pela manhã a uma rádio do município. O tema, com certeza, é o que se fala em cada esquina sanjoanense desde semana passada: ele vai ou não se aliar ao ex-governador?
Comentar
Compartilhe
Descanso sem paz
10/08/2009 | 18h26
Ainda está distante o Dia de Finados, quando os holofotes se voltam para os cemitérios, que recebem milhares de visitantes. Mas, nem por isso, a Prefeitura não deveria manter um cuidado especial com esses espaços. Ontem mesmo, muitas pessoas que foram ao Cemitério do Caju, visitarem os túmulos de seus pais, reclamaram da falta de cuidado e de segurança no local. Fica o alerta.
Comentar
Compartilhe
Susto
09/08/2009 | 19h24
Toda minha solidariedade para o casal amigo Vânia Carvalho e Ralph do Espírito Santo, que enfrentaram um grande susto com o atropelamento da filha Bianca. Fica aqui o apoio e a certeza que a linda Bianca vai se recuperar logo.
Comentar
Compartilhe
Imagens — Pra onde seguimos?
08/08/2009 | 16h37
paisagem2 Mais um click cheio de sensibilidade de Leonardo Berenger
Comentar
Compartilhe
Betinho e Garotinho
08/08/2009 | 16h35
A Folha traz na edição de hoje matéria com o vereador Franquis Arêas de Freitas, aliado do ex-prefeito Betinho Dauaire. O vereador confirma a nota publicada aqui no blog, que falava da aproximação entre o ex-governador Garotinho e Betinho Dauaire. Aliás, outro dia em pleno calçadão, um grupo de homens conversava sobre isso, um deles afirmando que Betinho seria o novo presidente do PR em São João da Barra. Se confirmada a aliança, o ex-governador mostra que sabe bem como atingir seus objetivos: fortalecer o PR e ainda, no mínimo, aborrecer e bastante a prefeita Carla Machado.
Comentar
Compartilhe
Mc Dia Feliz
05/08/2009 | 15h22
O Grupo Parceiras Voluntárias, com o apoio do Sistema Firjan e do Sebrae lançaram oficialmente ontem (dia 4), em Campos, a 11ª edição da campanha McDia Feliz, que este ano será realizada no próximo dia 29. Por se tratar de uma campanha de cunho social, que visa arrecadar fundos para ajudar no combate ao câncer infantil, a equipe responsável pela coordenação do evento conta com a solidariedade da população. A meta da Firjan para 2009 é vender oito mil sanduíches Big Mac. As pessoas interessadas em abraçar à causa já podem comprar os tickets antecipadamente por R$ 8,00, na Firjan, pelo telefone 2733-4142.
Comentar
Compartilhe
Ah é, é?
04/08/2009 | 20h04
collor Um dia após ter crescido pra cima de Renan Calheiros e se calado diante de Collor, o senador Pedro Simon justificou sua atitude, citando pai de Collor, o então senador Arnon de Mello, assassinou, com um tiro no peito, o senador acreano José Kairala, em plena tribuna, na década de 60. Sei não. Simon dar essa resposta quase 24 horas depois do embate, parece coisa daquele antigo personagem de programa humorístico que só conseguia dar as respostas três horas depois.
Comentar
Compartilhe