PMDB e PTB com agenda de filiações
31/08/2015 | 23h54
11920337_868752666549381_732326374_n   ptb Setembro é a reta final para aqueles que pretendem concorrer na eleição do próximo ano e os partidos estão elaborando dias especiais de filiações. O PMDB, do deputado Geraldo Pudim (?) e o PTB, do presidente da Câmara, Edson Batista, já estão as datas marcadas.
Comentar
Compartilhe
MPF quer condenação da Ampla por mau atendimento em SJB
31/08/2015 | 12h23
 O Ministério Público Federal (MPF) defendeu à Justiça que a empresa Ampla não pode ser liberada de atender à rede em São João da Barra (RJ) segundo padrões de qualidade fixados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Condenada em 2011 pelas interrupções e outras falhas do serviço local, a Ampla entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão de multá-la em R$ 100 mil por trimestre se não seguisse dois padrões técnicos (referentes àduração e à frequência de interrupção).    
Comentar
Compartilhe
Garotinho diz que empréstimo deve sair até setembro
30/08/2015 | 03h18
garotinho2 O secretário de Governo, licenciado para tratamento de saúde, Anthony Garotinho, participou sábado de programa de rádio, onde afirmou que o empréstimo com base na antecipação dos royalties deve sair até "meados de setembro". Valor, segundo ele, será de R$ 700 milhões. A informação é do blog de Ricardo André Vasconcelos (aqui) Saiba mais sobre a licença de Garotinho aqui.
Comentar
Compartilhe
Governo do Estado incentiva pequenos agricultores
29/08/2015 | 19h28
O governador Luiz Fernando Pezão lança, na próxima segunda-feira (31/8), a segunda edição do Programa de Compras Governamentais para as Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro – Compra Mais 2. O foco do programa é a capacitação de gestores públicos e micro e pequenos empresários, além de ações de inclusão dos produtores rurais no fornecimento da merenda escolar, a fim de garantir a efetiva participação da agricultura familiar nas compras das escolas públicas.  
Comentar
Compartilhe
Fabrício Lírio deixa o PRP
29/08/2015 | 19h26
lirio Desde o início do mês, o PRP de Campos está com novo presidente, Vinicius Madureira. Confira aqui. Ontem, o ex-presidente do partido, o jornalista Fabrício Lírio, publicou vídeo na internet falando da mudança do partido - antes na oposição e agora no grupo rosáceo - e informando que irá se desfiliar.
Comentar
Compartilhe
Enquanto descansa carrega pedras...
29/08/2015 | 00h43
divulgação itaperuna   O secretário municipal de Governo, Anthony Garotinho, está afastado do cargo por 11 dias (a contar de 20 de agosto) para tratamento de saúde. Confira aqui. Mas... Nesse período, já participou de programa de rádio, teria feito uma visita ao presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho (confira no Bastos), além de continuar com seu esporte preferido: A articulação política. Nesta sexta-feira, conforme relatou em seu blog, recebeu o presidente do PR de Itaperuna e ainda anunciou o processo de infidelidade partidária do deputado Jair Bittencourt, a quem chamou de traidor. Desse jeito, vai precisar de uma nova licença para se recuperar da atual.
Comentar
Compartilhe
Leitor reclama da falta de atendimento do CCZ
28/08/2015 | 19h06
ccz   O leitor Ricardo Oliveira enviou reclamação ao blog a respeito de falta de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos. Segundo ele, foi pedido o recolhimento de cães que estariam atacando pessoas e a informação foi que o serviço não está sendo feito no momento. Leia o desabafo abaixo:
Como sabem sempre tive muito respeito à prefeita e a prefeitura, mas diante do caos administrativo da prefeitura de campos, não me resta outra opção a não ser torcer para que sejam renovadas as forças políticas de minha cidade!! A cidade em que nasci e fui criado. Desta vez vi que não é só a falta de dinheiro que causou o caos, foi também a falta de trabalho e boa gestão. Hoje liguei para o ccz vir até a rua onde mora um amigo de infância, aqui no parque guarus (rua são fidélis) e recolher uma matilha de cães que já atacou várias pessoas e derrubou alguns ciclistas e até motociclista, e sabem o que o ccz me informou, através do telefone, que eles estão com o prédio em reforma e que não estão recolhendo nenhum animal e que não existe previsão. Me deram um telefone da associação de proteção aos animais (apas) que nem chega a chamar, como se o telefone não existisse. Agora pergunto eu? Que cidade é está que nem o ccz (centro de controle de zoonoses) funciona? Será que não estão nem querendo combater os ratos por acharem que estão matando um semelhante??? Nunca mais voto nesta prefeita e nem neste governo ou em qualquer um que estiver ligado a ele!!! Isto de não recolherem os cães não é falta de dinheiro. É falta de querer trabalhar e ter o mínimo de competência!!!! Ao meu amigo disse que não adianta nada reclamar, o negócio agora é mudar radicalmente de prefeito e de poder político, só assim para haver esperança de um dia melhorar algo de verdade!!! Rosinha = dilma, garotinho = lula!!!
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Nildo deixa PMDB e assume PSD
27/08/2015 | 17h50
nildo-1   O vereador Nildo Cardoso, ex-presidente do PMDB em Campos, protocolou hoje sua desfiliação do partido. Ele filiou-se ao PSD, partido que passará a presidir. De acordo com Nildo, o motivo que levou sua saída do partido foi a condução da regional ao levar o deputado estadual Geraldo Pudim (PR) para o PMDB — a mudança de partido de Pudim ainda não foi concretizada, mas já foi anunciada pelo presidente Jorge Picciani, que também definiu Pudim como pré-candidato à Prefeitura de Campos. — Continuo na oposição e continuo apoiando meu governador Luiz Fernando Pezão. Tenho muito respeito ao PMDB e nada contra o deputado Pudim, mas acredito que houve uma falta de habilidade por parte da regional. Não fui consultado em nenhum momento — disse. Nildo não especificou seu destino político na próxima eleição — se virá candidato a prefeito ou concorrerá a vereador: "É muito cedo para isso. Será a população que vai apontar o que deseja para Campos". O blog da Coluna, assinado por Murilo Dieguez e José Armando Barreto trouxe a informação da mudança de partido do vereador em primeira mão (aqui). Veja a matéria completa amanhã na Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Paciente relata via-crúcis na tentativa de realizar cirurgia
27/08/2015 | 00h13
paciente cirurgia   A diarista Vânia Santos, que sofre de hipertireoidismo, postou no facebook vídeo relatando o longo caminho em busca da realização de uma cirurgia, que ela precisa e ainda não tem data para ser marcada.
Comentar
Compartilhe
Recurso de Rosinha contra cassação sobe ao TRE
26/08/2015 | 17h03
Recurso cassaçao sobe tre O recurso da prefeita Rosinha Garotinho contra sua terceira cassação de mandato foi encaminhado hoje para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde será analisado. Rosinha e o vice-prefeito Dr Chicão tiveram os mandatos cassados em julho por contratação de pessoal em período eleitoral com base no Reda. Lembre aqui e aqui. Outro recurso da prefeita está na pauta de hoje do TRE, mas de outra ação, como mostrou o blog do Bastos aqui.
Comentar
Compartilhe
Nova redução de vazão prevista para Paraíba seco
26/08/2015 | 10h25
[caption id="attachment_16953" align="aligncenter" width="300"]Arquivo - Folha da Manhã Arquivo - Folha da Manhã[/caption]   A crise hídrica do estado se agravou com a falta de chuvas. Para contornar a situação, o governo do Rio e a Agência Nacional de Águas (ANA) já acertaram uma nova redução no fluxo de água do Paraíba do Sul: a partir de amanhã, passam a chegar ao Rio Guandu - de onde a Cedae faz a captação - 75 metros cúbicos por segundo. A captação de 75 metros cúbicos é um recorde negativo, jamais visto desde que os quatro principais reservatórios do sistema passaram o funcionar, há 37 anos. O fantasma do volume morto voltou a assombrar: o reservatório de Paraibuna, o principal do sistema, estava nesta terça-feira com apenas 1,8% de sua capacidade. O sistema completo (Paraíba do Sul e Guandu) leva água a 199 cidades do Rio, de São Paulo e de Minas Gerais. A média dos quatro principais reservatórios do Paraíba do Sul (Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil) está em 7,69%. No mesmo período do ano passado, a média era de 20%. (Fonte: O Globo)
Comentar
Compartilhe
Vereador desabafa contra injustiça com trabalhadores do camelódromo
26/08/2015 | 00h32
O vereador Dayvison Miranda (PRB) desabafou em rede social sobre o que chamou de injustiça contra trabalhadores do shopping popular Michel Haddad, o camelódromo. Confira abaixo: dayvison codemca
Comentar
Compartilhe
Carla Machado fecha aliança com João Peixoto
26/08/2015 | 00h04
A ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado, anunciou hoje, através de rede social, aliança com o PSDC do deputado estadual João Peixoto. O vereador do partido foi liberado para continuar na base governista. carla joao   O blog do Arnaldo Neto também falou sobre o assunto aqui.
Comentar
Compartilhe
Ponte da Lapa interditada amanhã e quinta
25/08/2015 | 17h40
Nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (27), das 9h às 17h, o acesso à Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa), tanto do lado do Centro quanto do lado de Guarus, ficará interditado, devido à obra de construção de divisor e orientador no trecho, que vai da Rua dos Goitacazes até um trecho da Ponte da Lapa. Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edilson Peixoto, a nova estrutura vai substituir os blocos de gelo baiano que estavam no local.
- Os motoristas têm como alternativa a Ponte Leonel Brizola, nos sentidos Guarus e Centro. A Ponte Alair Ferreira é a opção para quem vem de Guarus em direção ao Centro. Para os motoristas que seguirem em direção a Guarus, outra opção é a Ponte General Dutra – informa o secretário Edilson
O secretário informou que a Ponte da Lapa somente será liberada nos dois sentidos, nesta quarta-feira, às 17h, voltando a ser interditada na quinta, a partir das 9h, e liberada às 17h.
 (Fonte: Secom)
Atualização: Para acerto no texto.
Comentar
Compartilhe
Morre jornalista Luis Maurício
25/08/2015 | 13h02
luis mauricio   O jornalista Luis Maurício de Souza, de 52 anos, morreu na manhã de hoje após passar mal, ao ver a casa de um vizinho pegar fogo. Segundo informações, ele chegou a ser atendido no Hospital Ferreira Machado com complicações cardiorrespiratórias, não resistiu e veio a falecer. Luis Maurício trabalhou na extinta TV Norte Fluminense e na Comunicação da prefeitura. Aos familiares e amigos, meus sentimentos. Mais informações no Valvulado e a luz, de Antunis Clayton.  
Comentar
Compartilhe
Pezão e Picciani: "É uma temeridade municípios pegarem empréstimo neste momento"
24/08/2015 | 20h44
pezao picciani   O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que é um risco os municípios contraírem empréstimos nesse momento com base na antecipação dos royalties: "O momento não é bom porque o preço do dólar está em alta e o do barril do petróleo em baixa. O Estado tem autorização para realizar esse tipo de operação de crédito, mas não vai fazer no momento". A mesma afirmação é do presidente da Alerj, Jorge Picciani. Ele classificou como uma "temeridade" pegar empréstimo no momento e acrescentou: "Isso vai atrasar em uma década, no mínimo, o desenvolvimento de cada município". As declarações de Pezão e Picciani ocorreram na tarde de hoje, em Macaé, durante o I Fórum de Valorização dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Leia a matéria completa na edição da amanhã da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Rosinha publica nova lei que autoriza "venda do futuro"
24/08/2015 | 11h03
nova lei venda A prefeita Rosinha publicou hoje, em Diário Oficial, nova lei sancionada dia 18 de agosto e que autoriza o município a contratar empréstimos com base nos royalties. A lei 8.673/2015 revoga a anterior (8.654/2015), que foi questionada pelos vereadores de oposição e suspensa pela Justiça. Confira aqui. No mesmo dia da decisão judicial, foi marcada uma sessão extraordinária no Legislativo para anular a lei questionada e votar uma substituta (Confira aqui). A sessão que aprovou a lei marcou a volta do vereador Paulo Hirano, que estava afastado para tratamento médico (Confira aqui) e Albertinho e Magal, que ensaiaram uma "independência" em junho, na aprovação da primeira, porém disseram, depois, que pensaram melhor. Confira detalhes da sessão de segunda-feira aqui. O blog de Ricardo André Vasconcelos também falou sobre a publicação da lei. Atualização: No texto.
Comentar
Compartilhe
"Não Venda meu futuro" também nas universidades
23/08/2015 | 22h58
royalties-nao-venda A campanha "Royalties - Não venda meu futuro" está, também, nas universidades. Nesta segunda-feira, ela estará na Cândido Mendes, pela manhã. Desde semana passada, está no Uniflu. À tarde, estará de volta ao Calçadão, no Centro da cidade.
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Quissamã reunido com Dornelles
21/08/2015 | 18h28

Prefeito Nilton Pinto e Vice Governador 21-08-15 Foto Adilson dos Santos (1)

O prefeito de Quissamã, Nilton Pinto, acompanhado por lideranças políticas do município, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (20), no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o vice-governador, Francisco Dornelles.

No encontro, foram debatidos diversos assuntos inerentes aos interesses de Quissamã. Também foram abordadas questões políticas e novas parcerias visando o crescimento da cidade nesse momento de crise em que se encontra o país.

“Estamos reforçando essa aliança política e buscando uma aproximação cada vez maior entre o município e o estado, com o intuito de criarmos alternativas positivas para fazermos a nossa Quissamã voltar a crescer”, declarou Nilton.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Junio Selem, o vereador Marcelo Batista e o Deputado Estadual Comte Bitencourt. As eleições municipais de 2016 foi uma das pautas da reunião.

(Fonte: Assessoria)

Comentar
Compartilhe
Fábio Ribeiro deixa a Câmara e volta para prefeitura
21/08/2015 | 10h28
fabio volta sai carlos O vereador Fábio Ribeiro volta a assumir a secretaria municipal de Gestão de Pessoas e Contratos. Fábio deixou o cargo no dia 10 de junho, assumindo no mesmo dia sua cadeira na Câmara dos Vereadores para garantir número suficiente na votação da "venda do futuro" - Lembre aqui e aqui. A sessão foi questionada na Justiça que determinou a suspensão da lei aprovada naquela sessão. Confira aqui. Com a volta de Paulo Hirano, que estava em tratamento médico no exterior (aqui), O governo, então, enviou novo projeto de lei anulando o anterior e, na última segunda, houve nova votação e aprovação. Veja aqui. Atualização às 10h52 no texto e imagem: Hirano de volta, e dois rebeldes que "pensaram melhor" e voltaram para a bancada governista, Fábio já cumpriu seu papel e retorna à prefeitura. Carlos Frederico Paes, que respondendo no seu lugar, permanece na superintendência de Justiça e Assistência Judiciária.
Comentar
Compartilhe
Licença de Garotinho já no Diário Oficial
21/08/2015 | 10h21
garotinho licença O Diário Oficial de hoje traz o afastamento por 11 dias, por recomendações médicas, do secretário de Governo Anthony Garotinho. No seu lugar foi nomeado o sub-secretário Thiago Godoy. Mais sobre o afastamento no blog do Bastos.
Comentar
Compartilhe
PDT realiza hoje noite de filiação
21/08/2015 | 10h12
Arnaldo-ViannaFoto-Silésio-Corrêa.jpg-17   O PDT, presidido em Campos por Arnaldo Vianna, realiza hoje uma noite de filiações partidárias. O evento contará com a participação de partidos aliados. Será a partir das 19h, na sede da Corpo e Energia.
Comentar
Compartilhe
Neco recebe secretários de estado
20/08/2015 | 18h47
O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco, recebe nesta sexta-feira, 21, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e o secretário estadual de Governo, Paulo Melo. Durante o encontro, serão anunciadas parcerias visando o desenvolvimento do esporte no município. A chegada das autoridades está prevista para as 14h30 no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá.  
Comentar
Compartilhe
Produtores de Campos vão a Pernambuco protestar por subvenção
20/08/2015 | 10h18
eduardo crespo Durante sua visita à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), nesta sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff será recebida com protestos dos produtores de cana do Rio de Janeiro e dos estados do Nordeste. O ato é um das formas encontradas pelo setor para mostrar a insatisfação quanto ao não pagamento da subvenção da safra 2012/13, aprovada em 18 de junho de 2014, através da Lei 12.999. Existe a expectativa de que, na ocasião, representantes dos canavieiros sejam recebidos pela presidente para uma tentativa de entendimento. A subvenção é uma forma de minimizar os prejuízos do setor ocasionados pela seca. O presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Eduardo Crespo – que participará do ato em Pernambuco e da reunião com Dilma, caso aconteça – avaliou que o setor vive um momento muito difícil, de grandes prejuízos e que o não pagamento da subvenção pode agravar ainda mais esta situação. “Estamos acumulando prejuízos ao longo dos anos. Somente na safra atual as perdas já chegam a R$ 140 milhões. Nos anos anteriores a situação também foi crítica. Enfrentamos a maior seca de toda a história e a produção caiu drasticamente. Com muita luta, conseguimos a aprovação da subvenção da safra 2012/13, mas o benefício precisa ser pago. Até porque, a Lei perde a validade no fim deste ano. Se não for pago até lá, perderemos um direito já conquistado. Se isso acontecer, 30 mil produtores ficarão penalizados”, lamentou Crespo. Todas as associações de canavieiros do Nordeste e Rio de Janeiro confirmaram presença no protesto, inclusive a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, maior estado produtor de cana do NE. A subvenção foi aprovada para beneficiar cerca de 27 mil produtores do Rio de Janeiro e dos estados do Nordeste. A Lei 12.999 garante o pagamento de R$ 12 por tonelada de cana, até o limite de 10 mil toneladas. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Incêndio faz trabalhadores abandonarem navio-plataforma
20/08/2015 | 10h14
Um incêndio, na noite de ontem, em um navio-plataforma, segundo informações, o  Skandi Stolmen, levou à desocupação dos trabalhadores. O fogo teria começado na praça de máquinas. Felizmente, foi controlado e os trabalhadores resgatados sem problemas.
Comentar
Compartilhe
Clarissa: Aprovada nova punição para contrabando e descaminho
20/08/2015 | 00h19
12082015plenario02
Foi aprovado por unanimidade, na comissão de viação e transportes, substitutivo de autoria da Deputada Clarissa Garotinho ao PL 393/2015 que acrescenta dispositivo à Lei nº 9.503/1997(Código de Trânsito Brasileiro), determinando que o condutor de veículo automotor que for preso em flagrante praticando o crime de contrabando ou descaminho terá o documento de habilitação recolhido e o direito de dirigir suspenso.
 A proposta inicial teve origem em pleito da Coordenação Geral de Polícia Fazendária da Polícia Federal, que desenvolve atividades de repressão aos crimes de contrabando ou descaminho, bem como a normatização do assunto.
O recolhimento administrativo prévio do documento de habilitação do criminoso e a suspensão de seu direito de dirigir são medidas importantes para desestimular a reincidência na prática dos crimes de contrabando ou descaminho. “É fato que essas atividades vem gradativamente atingindo maior grau de sofisticação, e merecem iniciativas capazes de coibi-las”, afirmou a Deputada Clarissa Garotinho.
O projeto agora segue para as comissões de segurança pública e combate ao crime organizado (CSPCCO) e para a comissão de constituição e justiça e de cidadania (CCJC).
Comentar
Compartilhe
"Meninas de Guarus": MP divulga nota
20/08/2015 | 00h17
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Promotoria de Justiça junto à 3ª Vara Criminal de Campos participaram, nesta segunda e terça-feiras (17/08 e 18/08), de audiência de instrução e julgamento dos 20 acusados de exploração sexual infantil e outros crimes no caso denominado “Meninas de Guarus”. A sessão ocorreu no Fórum Maria Tereza Gusmão, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Testemunhas de acusação e sete de defesa já foram ouvidas. Na terça, exceto o réu Renato Duarte, que será ouvido posteriormente, todos os acusados foram interrogados, dentre eles: Leilson Rocha da Silva, Thiago Machado Calil, Fabrício Trindade Calil, Ronaldo de Souza Santos, Robson Silva de Barros Costa, Nelson Nahim Matheus de Oliveira, José Siqueira de Azevedom, Marcus Alexandre dos Santos, Jayme Cesar de Siqueira e Dovany Salvador Lopes, todos acusados de envolvimento com exploração sexual de adolescentes. De acordo com a denúncia, parte dos acusados mantinha e explorava crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos em cativeiro em uma casa em Guarus, distrito de Campos, para fins de prostituição e exploração sexual. O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, com correntes e cadeados, sempre sob vigília armada. As vítimas eram obrigadas a consumir drogas, como cocaína, haxixe, crack, ecstasy e maconha, sem que pudessem oferecer resistência. (Fonte: Assessoria do MP)
Comentar
Compartilhe
Nildo: "Quem sabe a realidade de Campos é quem vive aqui"
19/08/2015 | 11h31
nildo-1   O vereador Nildo Cardoso, que está presidente do PMDB, como faz questão de frisar, comentou a nota sobre o encontro entre o deputado estadual Geraldo Pudim (PR) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Paes criticou a situação econômica de Campos e ainda fez elogios a Pudim, que está de malas prontas para o PMDB e deve ser o candidato do partido à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho: “Os municípios esqueceram que o petróleo é finito e não se prepararam nos bons tempos para os tempos ruins. E agora vão pagar um preço alto. O governo aprovou pela segunda vez a ‘venda do futuro’. Se aparecer alguma instituição para  fazer o empréstimo, haverá o terceiro, porque o dinheiro não vai dar", disse o vereador, acrescentando: “Respeito muito a opinião do prefeito do Rio, pré-candidato ao Governo do Estado pelo partido que estou presidente, mas sobre a sucessão de Campos, ainda é cedo para discutir. Na hora certa, o candidato que tiver um projeto será avaliado pela população. Quem sabe a realidade de Campos é quem vive aqui”, concluiu.   Leia a matéria completa na edição de hoje da Folha da Manhã ou no Folha Online.
Comentar
Compartilhe
Novos blogs
19/08/2015 | 11h15
A blogosfera de Campos recebeu dois novos integrantes: O blog Arredores campistas, do jornalista Cilênio Tavares, e o Blog da Acic, da Associação Comercial e Industrial de Campos. Sejam bem vindos!
Comentar
Compartilhe
Vereadores de Campos em Brasília
18/08/2015 | 18h44
camara tv aberta Uma comitiva de vereadores de Campos está em Brasília, onde acontece hoje solenidade de assinatura de concessão de tv digital aberta para o Legislativo. Os vereadores, junto com a jornalista Katiana Rodrigues, foram recebidos pelo deputado federal Paulo Feijó (PR). [caption id="attachment_16886" align="aligncenter" width="300"]Reprodução: face ver. José Carlos Reprodução: face ver. José Carlos[/caption]
Comentar
Compartilhe
Dois casos de Chikungunya em Campos
18/08/2015 | 15h11
aedes   Dois moradores de Campos foram diagnosticados com Chikungunya, doença semelhante à dengue e causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é o mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, o mosquito Aedes albopictus. Os dois adultos, pai e filha, contraíram a doença durante uma visita à Bahia, há mais de dois meses. O pai apresentou como complicações a síndrome de Guillain–Barré e a filha, muito inchaço nos joelhos, além das dores intensas. Eles foram atendidos no Centro de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI). O período de contaminação é de 4 a 5 dias, então, de acordo com o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, não existe risco para a população. São os primeiros casos da doença registrados no município.
Comentar
Compartilhe
Oito sucessores de Rosinha herdarão dívida da "venda do futuro"
18/08/2015 | 14h36
O jornalista Ricardo André Vasconcelos fez uma análise muito interessante a respeito da segunda "venda do futuro", aprovada ontem, por maioria, na Câmara dos Vereadores. Além de indagar qual instituição poderia querer comprar, ele ainda lembra que a dívida do empréstimo terá que ser paga por oito (ou mais) sucessores da prefeita Rosinha. Confira abaixo e aqui.

VENDA DO FUTURO: APROVAR NA CÂMARA É MOLE. DIFÍCIL É ACHAR QUEM COMPRE!

Esses são os vendedores. Procura-se agora quem queira comprar o futuro de Campos
Como era esperado, a Câmara Municipal de Campos manteve seu papel coadjuvante da vontade do casal Garotinho e aprovou, mais uma vez, autorização para antecipar os royalties e Participação Especial mediante pagamento de juros. Nem mesmo a reconversão de dois vereadores — Albertinho (PROS) e Magal (PR) — ao grupo do governo foi surpresa. Venderam dificuldades quando se alinharam com a oposição e já devem estar colhendo os frutos "da volta dos que não foram".
Legalizada a situação na Câmara (reveja aqui a lambança que fizeram na primeira votação em 10/06), falta agora encontrar quem compre essa promessa de recursos a serem recebidos nas próximas décadas. O empréstimo, alienação ou venda de títulos da dívida municipal, como preferem, tem base numa resolução do Senado, que é o instrumento legal de endividamento de estados municípios. E, na própria resolução (veja baixo), está o principal obstáculo para os eventuais credores: a amortização anual do empréstimo não pode ultrapassar 10% do valor recebido em royalties e PE naquele ano. Isso pode levar o pagamento da dívida, sem computar os juros, a três décadas.
Se a antecipação já estivesse sido concretizada, neste ano de 2015 a amortização seria em torno de R$ 80 milhões, na medida em que a previsão de arrecadação de royalties e PE não passa dos R$ 800 milhões. De janeiro a agosto entraram nos cofres da PMCG, R$ 477.564.112,06. No entanto, independente da crise internacional e do preço do barril do petróleo em queda livre, há no STF uma lei com efeitos suspensos por força de uma liminar (reveja aqui), e que determina a distribuição dos royalties por todos os municípios brasileiros e não apenas aos produtores de petróleo como é hoje. As expectativas do próprio governo municipal é que, se a liminar for derrubada (como todo mundo sabe que vai ser), a queda de arrecadação do município de Campos seria em torno de 60%. Ou seja: perdendo 60% de R$ 800 milhões, o valor recebido anualmente cairia para algo em torno de R$ 350 milhões.
Se, voltando ao empréstimo, a PMCG só pode pagar 10% do que arrecada para amortecer a dívida, seriam R$ 35 milhões. Se o valor tomado for de R$ 700 milhões (veja abaixo como fazer o cálculo), o tempo para pagar apenas o principal da dívida seria de 30 anos. Até 2046, sem contabilizar os juros.
Há credor disposto a liberar tal soma de dinheiro lastrado em royalties e com essa limitação de pagamento?
Resolução do Senado mostrar como saber o volume de recursos a ser tomado:
O texto foi alterado para uma adequação de redação dias depois, mas sem alterar o mérito
Pela resolução do Senado, os valores a serem contraídos na contratação de operações financeiras (empréstimo) não pode ultrapassar o limite da média das perdas em 2015 e 2016, tendo como referência, a média aritmética do recebido em 2013 e 2014.
Para saber as perdas de 2016 aguarda-se um pronunciamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sem o qual o cálculo não se completa, mas sabe que a média de repasses de 2013 e 2014 ficou em torno de R$ 1,3 bilhão (2013 - R$ 1.309.746.088,92 e 2014 - R$ 1.286.920.735,95 aqui e aqui). Portanto, o valor a ser tomado de empréstimo é limitado à R$ 1,3 bilhão menos  a média aritmética de 2015 e 2016. Suponhamos que 2015 feche mesmo com os estimados R$ 800 milhões e a ANP confirme previsões pessimistas para 2016 em torno de R$ 350 milhões, a média então será de R$ 575 milhões (800 + 350 dividido por 2). R$ 1,3 bi (média 2014/2015) menos a média prevista 2015-2016 = R$ 725 milhões.
Se for alienado este valor e sabendo que a amortização anual não pode exceder 10% do arrecadado e, usando o mesmo exemplo de que a ANP confirme previsão de R$ 350 milhões em 2016), os credores são receberão R$ 35 milhões no primeiro ano e, se mantido o ritmo, só para pagar o principal da dívida levará três décadas ou oito sucessores de Rosinha. Sem falar nos juros.
E por falar em juros, alguém quem comprar o futuro de Campos?
Comentar
Compartilhe
Trilha sonora: "Tire a camisa!"
18/08/2015 | 10h20
  charge   A charge de José Renato, na edição de hoje da Folha da Manhã.      
Comentar
Compartilhe
Paciente no chão do "samdu" de Guarus
17/08/2015 | 23h56
paciente chao O internauta Jean postou em rede social a foto de um paciente caído no chão da UPH de Guarus. Segundo Jean, o rapaz só foi socorrido após as pessoas começarem a fotografar a cena. Lamentável.
Comentar
Compartilhe
Acompanhe a sessão da Câmara
17/08/2015 | 11h37
A sessão da Câmara, que hoje não está sendo transmitida pela internet, retornou há pouco após uma interrupção para análise da Comissão de Orçamento. O vereador Fred Machado cedeu palavra à Rafael Diniz, que cobrou justificativa ao empréstimo. Fred apresentou emenda, caso a lei seja aprovada, de condições de transparência para a aplicação dos recursos. Ele quer que a prefeitura diga onde será aplicado. O vereador Nildo reforçou o pedido de Fred para saber o que foi feito com os R$ 304 milhões (do empréstimo passado) e o que será feito com os R $1,2bi (previsão de novo empréstimo). Genásio agora também apoia a emenda de Fred. Também fala da falta de transparência. Atualização às 11h43: Marcão parabeniza Fred Machado e se diz favorável à emenda para diminuir o impacto negativo do empréstimo. Prestação de contas do empréstimo à parte dos gastos do orçamento municipal. José Carlos à parte, diz que falta de transparência nos R$ 304 milhões. E ressalta que empréstimo poderá comprometer os próximos 25 anos e até agirá não prestou conta ou pagou a dívida dos R $304 milhões. Antes de tomar outro empréstimo, que a prefeita preste contas dos R$ 304 milhões Dayvison apoiou Fred também. Destaca a falta de prestação de contas dos R $304 milhões. Aponta obras paradas, etc, onde os R $304 milhões não atenderam as supostas necessidades Marcão à parte, lembra que os R$ 304 milhões, dito por Mauro Silva disse que era um colchão para aliviar a crise. Dayvison volta e alega a escassez do petróleo e consequentemente do pagamento da dívida. 11911855_993527937335932_386686037_n Já Mauro Silva parabeniza os trabalhadores da Vital na Câmara e diz que a transparência é possível acompanhar no Diário oficial e no Portal da Transparência. Atualização às 11h46: Mauro diz que não há como antecipar quem irá financiar a operação do empréstimo via bolsa de Nova York e diz que a resolução salva vários municípios, dentre eles, Maricá, que é governado pelo PT. Fala, também que emenda de Fred e inconstitucional por ferir artigo constitucional de direito financeiro. Vota contra e pede a bancada o mesmo. Atualização às 11h57 Ze Carlos diz que um vereador o procurou e ofereceu-lhe facilidades caso vote favorável ao governo. Fala da falta de transparência dos R$ 304 milhões e que o que se pretende é o mesmo. Ainda não se prestou contas. Ele diz que tem que parar de pagar a PCE, a Hidrolumem,a carros blindados, rever a firma de manutenções dos jardins, rever DAS. Fábio Ribeiro disse que a emenda é inconstitucional. E afirma que não se trata de empréstimo e sim de cessão de direitos. Atualização às 12h08: Governo rejeita emenda de Fred Machado, com os votos de Magal e Albertinho. Atualização às 12h22: Dayvison Miranda ressalta incoerência de que quando foi dito que os salários da Vital estão em dia e os trabalhadores presentes disseram que não. E afirma que a prefeitura não investe em oportunidade de trabalho e munícipes migram em busca de oportunidades. Albertinho confirma voto contrário à emenda de Fred e diz que está revendo o suposto erro de ter votado contra a venda do futuro. Atualização às 12h30: Rafael Diniz afirma que é contra a "venda do futuro" e que a ideia da emenda foi para amenizar os efeitos da suposta aprovação da lei.
 11872931_993527977335928_1961047151_n
Atualização às 12h36:
Genásio destaca que a emenda apenas pede informações sobre os gastos.
Atualização às 12h48: Marcão apresenta Emenda de sua autoria para revisão do Monte prazo de pagamento em razão do Município só receber royalties e participação devido e recurso no STF...refere-se ao recurso do Pre sal e ressalta o risco pela possibilidade de perda da arrecadação. José Carlos fala do risco da diminuição da arrecadação pela redistribuição do pré sal. Magal questiona as emendas dos da oposição e pergunta-os se as emendas forem aprovadas se eles votariam a favor do empréstimo? Os da oposição dizem que não votariam a favor Magal propõe que vota a favor das emendas se os da oposição votarem a favor do empréstimo. Marcão diz que não negocia o futuro.
 Nildo fala que a dívida levará 150 anos para pagar.
Thiago fala que é incoerência da oposição ao apresentar a emenda mas não votar a favor da lei.
Atualização às 13h01
Dayvison vota a favor da emenda de Marcão e destaca que Campos é um dos menos transparente segundo o MPF. Justifica que as emendas são para amenizar os efeitos dos empréstimos.
Abdu Neme fala do governo federal e das passeatas de ontem, diz que as emendas não colaboram. Destaca fala de Magal, diz que é sabedoria. Altamir destaca fala de Abdu. Atualização às 13h13: Fred destaca que houve vereadores que mudaram o voto, sendo vergonhoso, apesar de terem tirado foto quando votou contra. Destaca que não há motivo para não aprovar as emendas que só querem transparência. Diz que é inegociável votar a favor dos empréstimos e nunca votará a favor. Atualização às 13h17: Miguelito diz que Tadeu está em cima do muro e está ausente da sessão para estar no programa de televisão. E destaca apoio à posição de mudança do Albertinho.
Zé Carlos fala que, em novembro 2014, empreiteiras reclamavam da falta de dinheiro. O rombo de R$110 milhões e de 2009 a 2012, falta de remédios e convênios no mesmo período. Fala, também, que os DAS estejam em alerta pois estão entrando pessoas indicadas e os atuais DAS ficando fora.
Dayvison justifica ausência de Tadeu, lembrando que ele é apresentador do Balanço Geral.
Dona Penha diz que não é venda do futuro mas luta pelo presente. Afirma que pessoas atualmente passando fome e há urgência do empréstimo: "Não há venda dos royalties", diz.
Atualização às 13h39:
Rafael diz que tem vereador que foi contra a venda do futuro inicialmente mas agora é contra as emendas que pedem transparência.Destaca a possibilidade de queda da arrecadação pela decisão de redistribuição dos royalties.Marcão diz que a situação diz que está preocupada com o presente e afirma que a oposição também está: "O presente usufrui de R$ 2,100 bi, mais 304 milhões e agora alega falta de dinheiro?"Atualização às 13h46:Mauro Silva diz que os vereadores fazem propostas para minimizar os efeitos dos empréstimos. 4 emendas para uma lei que está sendo rediscutida e afirma que as emendas estão sendo encaminhadas para atacar o governo.Atualização às 14h13:O vereador Alexandre Tadeu retornou ao plenário.Vereador Zé Carlos denúncia supostas irregularidades no cheque cidadão e diz que não há como crer nesta gestão por novos empréstimos se houve descontrole neste tipo de gasto.Atualização às 14h20:
Thiago Virgílio pergunta à oposição quais os programas sociais e demissões deverão ser feitos e diz que a lei aprovada dará mais segurança ao município.
 Nildo questiona que, se falta dinheiro, como o governo quer pegar empréstimo? como explicar as mais de 50 nomeações recentes? E diz que tem DAS aqui que recebe desde o governo Arnaldo.
Mauro: "A oposição quer sangrar o governo. A oposição vota contra o povo de Campos e não contra o governo". E diz que a oposição confunde a opinião publica.
Emenda de Nildo Cardoso propõe respeito aos limites da lei de responsabilidade fiscal. O líder da oposição afirma que há caminhos alternativos sem que se peguem empréstimos. "É só a bancada marcar com a prefeita, que apresentamos as alternativas. Mas a prefeita não sabe administrar na crise".
Atualização às 14h56:
Marcão: "Rosinha ao assumir a prefeitura ...este não tinha dívidas. Agora tem dívidas de R$ 304 milhões e quer mais 1,2 bi"
Albertinho diz que Rosinha pegou o município sucateado e por isso vota contra as emendas da oposição.
 Marcão: "Se a prefeitura é contra a corrupção que seja apurado o 'sumiço' dos 110 milhões".
 Atualização às 15h10:
Tadeu Disse que estava ausente para defender o povo, que é pago pelo povo. E fala que "Se tem algum que recebe além, por fora, é problema dele".
O presidente da Câmara, Edson Batista, pede esclarecimentos. Tadeu disse que disse "se" mas se a carapuça serviu... Edson disse que é falta de decoro.
Atualização às 15h23:
Fábio Ribeiro insiste q não é empréstimo e sim cessão de crédito onde essa operação irá para a bolsa de Nova York.
 Atualização às 16h37:
Depois de uma interrupção, a sessão retorna para a votação do projeto de venda dos royalties.
Marcão: Nós votamos pelo bem da população e todas as irregularidades serão levadas ao Tribunal de Justiça.
Paulo Hirano: "Estamos em um cenário desfavorável criado pela presidência da República e pelo seu partido".
Atualização às 17h30:
Magal declara seu voto favorável à venda do futuro e justificou que será para contratar pessoal e terminar obras.
Genásio: "Quando criança vendia porcos e se tiver que voltar a vender porcos, faço sem problemas. Não vendo minha honra. Voto contra esse projeto".
Albertinho diz que vota favorável à venda do futuro. Diz que foi induzido por um jornal que declarou seu voto na manhã da sessão de junho.
O presidente da Câmara manda retirar do plenário uma pessoa que teria dito que "vereador estava na gaveta".
Gil Vianna: "O povo vai me julgar na frente. Em certos momentos, a política se torna nojenta. Chega uma hora que se torna inviável ficar ao lado de algumas pessoas".
Dayvison: "As obras já estavam paradas desde a época da eleição. Havia crise? Torço para que, com o dinheiro, dê para pagar todas as dívidas e ainda contratar o show de Luan Santana em Farol. O momento parece até aquela música dele 'é só fazer assim que eu volto'".
Atualização às 18h29:
A Câmara acaba de aprovar, em primeiro turno, novo projeto de lei do Executivo pela "venda dos royalties", com votos contrários de Nildo, Marcão, Fred, Rafael, Tadeu, Dayvison, Gil Vianna e Genásio.
 
A sessão foi interrompida por cinco minutos para votação em segundo turno e depois para a redação final.
Atualização às 18h52:
Sessão retorna.
Marcão agradece aos que votaram contra o projeto: "Vocês podem andar de cabeça erguida porque a população diz 'Rosinha, não venda nosso futuro'".
Câmara aprova por maioria o projeto de lei de "venda do futuro".
Atualização às 22h30: Para acerto no texto.
Comentar
Compartilhe
É grave a crise: Rosinha paga R$ 34.859,03 por servidor cedido da Petrobras
17/08/2015 | 10h35
[caption id="attachment_16809" align="aligncenter" width="300"]transparencia servidor petrobras Portal da Transparência Campos[/caption] Em meio à crise econômica, justificativa para a prefeita Rosinha enviar pela segunda-vez, projeto de lei para a "venda do futuro", que será votado daqui a pouco, a prefeitura pagou dia 12 de agosto último, pela cessão de um servidor da Petrobras, R$ 34.859,03 - R$ 26.077,47 e mais R$ 8.781,56 de complementação pela cessão. Saiba mais sobre a cessão aqui. Em junho, Ricardo André Vasconcelos mostrou que o salário do servidor correspondia ao de três secretários municipais (confira aqui) Leia mais sobre a "venda do futuro" e a sessão de hoje aqui e aqui.
Comentar
Compartilhe
Justiça manda e Rosinha convoca mais aprovados
17/08/2015 | 00h46
A convocação de aprovados em concursos realizados em Campos continua acontecendo por determinação judicial. O Diário Oficial de hoje, segunda-feira, traz uma série de chamamentos de aprovados nos concursos de 2008 e 2012. Para conferir aqui.
Comentar
Compartilhe
UPH de Farol sem médicos
16/08/2015 | 00h09
sem medico farol A saúde continua um caso sério em Campos, que parece agravar-se aos finais de semana. Desta vez, a reclamação de Lewy Nascimento, através de rede social, é sobre falta de médicos na UPH de Farol. Ele relatou que procurou o posto levando o irmão e um amigo, ambos com dores e não puderam ser atendidos.
Comentar
Compartilhe
Orlando Portugal, aliado de Garotinho, assume o Solidariedade
15/08/2015 | 19h13
[caption id="attachment_16798" align="aligncenter" width="300"]Foto: Blog de Ralfe Reis Foto: Blog de Ralfe Reis[/caption] Depois do PRP (aqui), outro partido de oposição foi para o grupo de Garotinho. Desta vez, o Solidariedade, partido do vereador oposicionista Fred Machado. A informação é do Blog de Ralfe Reis. O partido passou a ser presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, conforme mostra a certidão abaixo: sdd certidao
Comentar
Compartilhe
Quem voltará para o barco rosáceo?
15/08/2015 | 17h48
imagem interrogaçao   Do Ponto Final de hoje, na Folha da Manhã:
Após a decisão judicial que barrou a “venda do futuro”, o grupo rosáceo manobrou com velocidade e já agendou uma sessão extraordinária para votar o projeto que libera a antecipação de receitas. Nos bastidores, o grupo já trabalha com a possibilidade de uma aprovação mais folgada. Para garantir essa “folga”, os governistas esperam a adesão de pelo menos dois vereadores que atualmente são “independentes”. É bom lembrar que todos os “independentes” vestiram a camisa do movimento contra a “venda do futuro”. E agora, quem vai tirar essa camisa e vestir novamente o uniforme rosáceo?
 
Comentar
Compartilhe
Rally no Santa Rosa
15/08/2015 | 11h24
buraco   O jornalista Ricardo André Vasconcelos postou em rede social um vídeo mostrando a situação da estrada de Santa Rosa, quase totalmente tomada por buracos. "Estrada de Santa Rosa pronta para sediar rally. Realização Prefeitura de Campos - Minha cidade meu amor", ironizou.  
Comentar
Compartilhe
1ª Mostra Design e Solidariedade
15/08/2015 | 10h03
No dia 26 de agosto, quarta-feira, a loja FEMAC da Alberto Lamego vai receber a 1ª Mostra Design e Solidariedade, das 18h às 22 horas. O motivo não poderia ser mais nobre: unir novos talentos da arquitetura, do design de interior e da arte local em favor das crianças assistidas pela Casa Ronald, do Rio de Janeiro. A mostra tem a idealização das Parceiras Voluntárias e a entrada será 01 (um) ticket no valor de R$ 14,00 que garante a participação no Mc Dia Feliz.   A mostra Além de espaços projetados por arquitetos e designers de interiores que despontam no mercado de Campos, a mostra vai contar também com a estética e as cores de grafiteiros e estandes com exposição de roupas das mais baladas confecções e marcas da cidade.   Mc Dia Feliz Em todo o Brasil, no dia 29 de agosto, sábado, acontecerá o Mc Dia Feliz onde a renda do tradicional sanduíche Big Mac é revertida para a Casa Ronald. A Casa está situada na Tijuca, Rio de Janeiro, e abriga 70 crianças e suas famílias que estão em tratamento de câncer. Essas crianças são encaminhadas à Casa pelo Hospital da Lagoa, INCA e Hemorio. Em Campos, o Mc Dia Feliz acontecerá nas duas unidades – Shopping Boulevard e “Beira Valão”. Para vendas antecipadas de tickets, basta entrar em contato com o número abaixo. É importante lembrar que todos os tickets são vendidos com recibo nominal à A.A.C.N – Associação de Apoio à Criança com Neoplasia.  Tickets Antecipados: FIRJAN – Marcelle - 22 2733.4142
Comentar
Compartilhe
Paulo Hirano de volta e com Wladimir
14/08/2015 | 22h57
hirano wladimir   Recuperado, o vereador Paulo Hirano (PR) já está de volta e esteve com Wladimir Garotinho que postou, há pouco, foto com o vereador. wladimir hirano   Atualização : No título e para correção no texto.
Comentar
Compartilhe
Alerj marca audiência na Câmara de Campos no mesmo horário da sessão da "venda do futuro"
14/08/2015 | 19h38
No mesmo dia e horário da sessão extraordinária para aprovar a "venda do futuro", a Alerj marcou audiência para discutir violência contra a mulher.Esqueceram de avisar?
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) destinada a investigar as causas da violência contra a mulher no Estado, presidida pela deputada Martha Rocha (PSD), vai a Campo dos Goytacazes, no Norte Fluminense, nesta segunda-feira (17/08), às 10h, para debater políticas públicas de combate ao problema na região. A audiência será realizada na Câmara Municipal, na Avenida Alberto Torres, 334, no Centro. A CPI já esteve em Teresópolis, na Região Serrana; em Maricá, na Região Metropolitana; em Mesquita, na Baixada Fluminense; em Resende, no Sul Fluminense; e em Araruama, na Região dos Lagos.
Comentar
Compartilhe
Mobilização para sessão de segunda-feira
14/08/2015 | 16h17
convite venda royalties Circula em rede social convite para o comparecimento da população na sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores, na próxima segunda-feira. A concentração está marcada para 8h no Jardim do Liceu. Além de postagem do vereador José Carlos, setores da comunidade estão se mobilizando para comparecerem e acompanharem de perto a sessão. Com certeza, a entrada da população, dentro da capacidade do Legislativo, será permitida, como ocorreu na sessão de 10 de junho.
Comentar
Compartilhe
Hirano volta hoje
14/08/2015 | 10h17
unnamed (1)   O vereador licenciado Paulo Hirano volta hoje ao Brasil, depois de meses no exterior para tratamento de saúde. A informação é de um amigo próximo ao vereador. O tratamento teve sucesso, Hirano está bem de saúde e voltará de três em três meses para revisão. A licença de Hirano para tratamento médico depois foi revogada e transformada em licença para tratar assuntos particulares. A "manobra" do governo permitiu a aprovação da "venda do futuro ", suspensa ontem por decisão judicial. A Câmara marcou para segunda feira votação de nova "venda do futuro ". Atualização: Em seu blog, Bastos informou que Hirano protocolou hoje a tarde ofício dando conta de seu retorno aos trabalhos legislativos.
Comentar
Compartilhe
Câmara atende Rosinha e convoca sessão extra para votar nova "venda do futuro"
14/08/2015 | 00h55
camara nova venda Depois que a "venda do futuro" foi suspensa por determinação judicial, em função de supostas irregularidades na sessão que a aprovou (confira aqui), a prefeita Rosinha solicitou e Câmara convocou para segunda-feira, às 10h, sessão extraordinária para votar Projeto de Lei 0119/2015 que revoga a Lei 8654/2015, que está suspensa. Como o vereador Paulo Hirano renovou sua licença por mais 45 dias, mas agora para fins particulares, a votação, agora, estaria legitimada. A publicação está no Diário Oficial de hoje, sexta-feira. A informação foi postada no blog de Ricardo André Vasconcelos (aqui) Atualização no texto e título.  
Comentar
Compartilhe
Oposição barra na Justiça "venda do futuro"
13/08/2015 | 21h03
A juíza da 3 Vara Cível, Flávia Justus, suspendeu os efeitos do requerimento nº 1.079/2015 e por consequência, da Lei Municipal nº 8.654/2015, vedando operações de crédito com base nesta, até o fim da demanda. A decisão foi em Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores de oposição - Nildo Cardoso, Marcão, Fred Machado, Rafael Diniz e José Carlos - contra a “manobra” utilizada pelo governo para aprovar a autorização para contrair empréstimo dando como garantia receitas dos royalties. De acordo com entendimento da juíza, o único fato dentro da legalidade na "manobra" foi a exoneração de Fábio Ribeiro do cargo de secretário para voltar à Câmara:  “Inicialmente, tem-se que a exoneração do Sr. Fábio Ribeiro do cargo de Secretário Municipal para que assuma sua posição de vereador, nada tem de ilegal. Mas também se encerra por aí a legalidade nas ‘manobras’ utilizadas para a votação do projeto de lei". A informação foi postada em primeira mão no Bastos. Leia a matéria completa na edição de amanhã da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
Exposição de orquídeas na Universo
13/08/2015 | 19h40
  DSC04416 - Cópia DSC04413 - Cópia DSC04407 - Cópia DSC04401 - Cópia Acontece de hoje até sábado a exposição do Orquidário Binot, no hall da Universo. Entre os destaques desta vinda está a orquídea tailandesa suspensa chamada Vanda. Nesta sexta, a visitação vai de 9h às 22h e sábado até às 16h. No local será possível comprar várias espécies a preços baixos.
Comentar
Compartilhe
Violência contra mulher: Julho tem recorde em denúncias
13/08/2015 | 16h40
Julho foi o mês de 2015 em que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) mais ofereceu denúncias sobre casos de violência doméstica contra a mulher, segundo levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica (CAO Violência). Foram 3.236 denúncias, sendo 1.381 originárias no Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional Rio de Janeiro (CRAAI Rio de Janeiro) — até 6 de agosto, 349 denúncias já haviam sido oferecidas. Ainda segundo o MPRJ, só na Baixada Fluminense, 45% dos inquéritos são de violência contra a mulher. Durante todo o segundo semestre de 2015, o MPRJ e a Secretaria de Estado de Educação vão promover palestras de conscientização sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, para alunos do Ensino Médio e servidores. O projeto “Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas” será realizado em colégios localizados em bairros com maiores índices de violência contra a mulher, com base no Dossiê Mulher 2015, documento elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). São eles: Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Realengo, Taquara e Centro. A primeira palestra foi realizada na quarta-feira (12/08), no CIEP 303 Ayrton Senna da Silva. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Crise de Campos: Alambrado a R$ 120 mil e limpeza de terreno a R$ 60 mil
13/08/2015 | 10h15
alambrado 120 mil   limpeza de terreno 60 mil É grave a crise: No ano da calçada de R$ 128 mil, da Edafo Construções (confira no Bastos), a prefeitura também contratou a empresa Working para construir um alambrado por R$ 120 mil e a Econ Campos Construções e Serviços Ltda para realizar limpeza de terreno por R$ 60 mil. O levantamento foi feito pelo presidente do Observatório Social de Campos, Renato Siqueira (aqui). Investigação Eleitoral - Responsável pela obra da calçada, a empresa Edafo ficou famosa após apreensão de material de campanha do PR na eleição do ano passado, com direito a revelação sobre um suposto “laranja” no comando. A “bomba” envolvendo a Edafo foi revelada pelo blog “Ponto de Vista”, do Christiano Abreu Barbosa (aqui , aqui e aqui). O caso resultou em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que tramita no TRE. Confira.
Comentar
Compartilhe
TCU encaminha denúncia sobre "rombo" de R$ 110 milhões
13/08/2015 | 09h17
tcu Do blog do Bastos:
O vereador Marcão (PT) usou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (12) para informar que o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou procedente, de forma unânime, a sua denúncia sobre o “rombo” de R$ 110 milhões nos cofres públicos de Campos, segundo auditoria interna determinada pela prefeita Rosinha Garotinho (PR). Em sua decisão, o TCU encaminhou a denúncia ao Fundo Nacional de Educação e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em maio, o “rombo” rendeu um inquérito civil público e o posterior indiciamento do ex-secretário de Finanças de Campos, Francisco Esquef. As iniciativas foram de Marcelo Lessa, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva da comarca. Ele, no entanto, isentou a prefeita Rosinha de responsabilidade no que chamou de “supostas operações ilegais e prejudiciais ao erário”. Por sua vez, Esquef negou qualquer ilegalidade nas operações, garantindo ainda que estas deram retorno financeiro positivo aos cofres do município, esclarecimentos que ele disse já ter prestado com documentos, em maio deste ano, à Comissão de Tomada de Contas do Município. Veja mais sobre as “tenebrosas transações” no “Blog Opiniões”, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa: aqui, aqui e aqui. Mais informações na edição de amanhã (13) da Folha. 
 
Comentar
Compartilhe
Prumo registra Ebitda de R$ 43 milhões
12/08/2015 | 18h57

 A Prumo registrou EBITDA(lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) positivo de R$ 43 milhões no 2º trimestre deste ano. O dado consta do relatório de resultados do 2º trimestre de 2015, divulgado hoje pela companhia e que evidencia que este foi o terceiro trimestre em que a empresa registrou o resultado positivo.

 

“Estamos celebrando um novo momento na companhia. Há um ano recebemos no porto o 1º carregamento de minério de ferro. Desde então, 60 embarcações já atracaram no Porto do Açu. Entramos em operação dentro do orçamento previsto e com os prazos estimados e os principais riscos identificados na mudança de controle foram mitigados em menos de dois anos. O terceiro trimestre seguido com EBITDA positivo é uma consequência destas realizações”, conta Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Comentar
Compartilhe
Coletiva com MP e Codemca
12/08/2015 | 12h19
Acontece nesta quarta-feira 12/08, às 15h, uma entrevista coletiva, no MP, com o promotor Leandro Manhãs, além do presidente da Codemca, Wainer Teixeira. 
O encontro vai tratar do comprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura em 2007, além do recadastramento de sepulturas.
(Fonte : Assessoria )
Comentar
Compartilhe
Caso Edafo: Rosinha em nova Ação de Investigação Eleitoral
12/08/2015 | 00h59
  aije edafo   cautelar edafo   A apreensão de vasto material de campanha do PR, ano passado, no galpão da Edafo Construções Ltda resultou na Ação Cautelar 4803 - que ainda tem como denunciados o Partido da República (PR) e a JC Oliveira Construtora. A Ação Cautelar foi apensada a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que tramita no TRE porque tem entre investigados a então deputada estadual e hoje federal, Clarissa Garotinho. Os outros investigados são: a prefeita Rosinha Garotinho, seu marido e candidato derrotado do Governo do Estado, Anthony Garotinho, Carlos Carneiro Neto, tesoureiro do PR, Paulo Ferreira Siqueira (Paulo Matraca - Empresário de fato da Edafo Construções Ltda, segundo consta na  Aije), Otavio Amaral de Carvalho, presidente do Fundecam, Ângelo Rafael Barros Damiano, então subsecretário-Geral de Governo do Município, Márcio Garcia, então candidato a vice-governador. A Aije está conclusa ao relator Marco Couto. No último dia 16 de julho, a prefeita Rosinha teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral em primeira instância, também em uma Aije, mas por suposta contratação de pessoal através do Reda em período eleitoral. Ela está recorrendo no cargo. O Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, publicou a operação da Justiça Eleitoral no galpão da Edafo em primeira mão aquiaqui e aqui. Ontem, o Blog do Bastos publicou a informação que a prefeitura contratou a Edafo para construir uma calçada no Parque Rio Branco por R$ 128 mil (aqui). Confira a matéria completa na edição desta quarta-feira na Folha da Manhã.  
Comentar
Compartilhe
Iphan vistoria Asilo do Carmo
11/08/2015 | 19h46
asilo do carmo   Uma equipe do Iphan ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) esteve hoje no Asilo do Carmo para vistoriar e acertar o início da obra. Acontece que... Os idosos, cerca de 60, continuam morando no Asilo. O Iphan determinou que a prefeitura faça a transferência dos moradores para que, enfim, seja inciada a obra. As informações são do RJ 2 Edição, da InterTV.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura procura patrocinadores para FDP!
11/08/2015 | 00h56
codemca - doces palavras O Diário Oficial de hoje traz chamamento público em busca de pessoas jurídicas para patrocinar o Festival Doces Palavras (FDP), que acontece de 23 a 27 de setembro, no Jardim do Liceu. O Festival reunira literatura e doces tradicionais de Campos. Para saber mais, confira aqui. Para conhecer os quesitos, confira no DO (aqui)
Comentar
Compartilhe
A busca da popularidade perdida
10/08/2015 | 11h32
[caption id="attachment_16710" align="aligncenter" width="300"]Imagem blog Ralfe Reis Imagem blog Ralfe Reis[/caption] Níveis de popularidades do governo Rosinha em queda vertiginosa, como mostrou a última pesquisa do Instituto Pro4 divulgada em julho (confira no blog Opiniões) e desejo de mudança da população de Campos chegando à periferia, tradicional reduto de sustentação política do grupo de Garotinho (confira também aqui). Os dois fatores acenderam o sinal de alerta e o grupo de Garotinho está tentando de maneira geral e individual recuperar sua força através de uma série de ações de mídia junto à população, especialmente a mais carente. Depois da criação do Nos (Núcleos de Organização Social) - que tem a meta de conquistar novos aliados e difundir as - boas - ações do governo (confira aqui e no Bastos), agora o secretário de governo Garotinho, que já faz participações em diversos programas de rádio quase todos os dias, vai voltar com seu "Fala Garotinho" e com caravanas do programa para entrega de prêmios nos bairros, como informou o blog de Ralfe Reis. Parece, realmente, que é grave a crise...
Comentar
Compartilhe
Presidente Regional do PRP nega aproximação com Garotinho
08/08/2015 | 11h46
PRP vinicius madureira2 A presidente regional do PRP, Eliane Cunha, negou, mais uma vez, proximidade com o grupo de Garotinho. Segundo ela, "O PRP não vai sentar no colo do Garotinho. Não somos capachos de ninguém”. Eliane Cunha disse, também, desconhecer que o advogado Vinicius Madureira, empossado como presidente do diretório em Campos, tenha ligação com o ex-governador. A matéria completa está na edição de hoje da Folha da Manhã e no Bastos.
Comentar
Compartilhe
Governo federal libera R$ 500 mil para Esporte e Lazer em Campos
06/08/2015 | 10h56
esporte transparencia federal O Governo Federal, através do Ministério do Esporte, liberou, no último dia 27 de julho, R$ 500 mil para a implantação de 02 (dois) núcleos do Programa Esporte e Lazer na Cidade/Núcleos Urbanos no município de Campos dos Goytacazes/RJ. As informações são do Portal da Transparência do Governo Federal. Acesse aqui.
Comentar
Compartilhe
Empresa alemã compra 20% do terminal de petróleo do Porto do Açu
06/08/2015 | 09h48
logo_prumo A Prumo Logística, empresa controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, assinou contrato com a Oiltanking para a venda de 20% de sua subsidiária que será responsável pelo desenvolvimento do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu por US$ 200 milhões. A Oiltanking também irá gerenciar as operações de transbordo que serão realizadas no terminal. O TOIL tem capacidade para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) e está preparado para receber os maiores navios utilizados para transporte de petróleo (VLCCs). O TOIL está instalado no Terminal 1 (T1) e irá usar a infraestrutura já existente e utilizada pelo terminal de minério de ferro – já em operação. A operação do TOIL está prevista para agosto de 2016 com o transbordo de 200 mil barris de petróleo por dia produzidos pela BG nos campos do pré-sal. O contrato, que foi assinado com a petroleira no início de junho por 20 anos, prevê ainda a possibilidade de expansão para 320 mil barris por dia. (Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
PRP com aliado de Garotinho
05/08/2015 | 23h23
Semana passada, a presidente regional do PRP, Eliane Cunha, esteve em Campos e negou categoricamente qualquer proximidade ou acordo com o grupo do secretário municipal de Governo, Anthony  Garotinho. Ao comentar o encontro de Garotinho com o secretário geral do partido, Eliane afirmou, em entrevista gravada: - O que houve foi um encontro normal, com cumprimentos cordiais, como poderia acontecer com qualquer pessoa, principalmente político, que tem que conversar. Respeito a trajetória do ex-governador Garotinho, sua liderança política, mas quem disser que há qualquer tipo de acordo com ele está mentindo. Confira no Folha Online. Eis que... O PRP de Campos já conta com novo diretório e quem assumiu foi o advogado Vinicius Madureira, ligado ao grupo do ex-governador e que, inclusive, já foi coordenador do Espaço do Empreendedor, da prefeitura de Campos. [caption id="attachment_16689" align="aligncenter" width="300"]PRP vinicius madureira Eliane Cunha com Vinicius Madureira (camisa roxa)[/caption] (Informações e imagem do blog de Ralfe Reis). Para quem não se lembra, o PRP foi o partido, junto com o então candidato a prefeito, José Geraldo, que propôs a ação que levou à terceira cassação da prefeita Rosinha, no último dia 16 de julho. Confira aqui.      
Comentar
Compartilhe
Prumo com mão de obra pioneira
05/08/2015 | 21h54
VTS_1   O Porto do Açu tem a 1º turma de operadores do Serviço de Tráfego de Embarcações – VTS (sigla em inglês de Vessel Traffic Service) do Brasil. Um grupo formado por quatro colaboradores da Prumo concluiu o curso, promovido pela Fundação Homem do Mar (FHM), no último dia 31. Eles foram treinados para atuar nos sistemas de controle de embarcações dos terminais do Porto do Açu. “Estamos muito orgulhosos por ter colaboradores da Prumo como os primeiros operadores de VTS do Brasil. Este grupo está capacitado para prestar um serviço com o mais alto padrão de segurança exigido no tráfego marítimo, com a chancela da Autoridade Marítima Brasileira”, afirma o gerente de Operações da Prumo, Joffre Villote, que também é Capitão de Longo Curso da Marinha do Brasil. Durante duas semanas, os operadores tiveram aulas teóricas sobre gerenciamento de tráfego marítimo, operação de equipamentos, atuação em casos de emergência, geografia local do porto, regulações e normas de procedimento da Capitania dos Portos, entre outros. Eles também treinaram a prática em simuladores instalados na própria instituição. Dentre os novos operadores, está a única mulher a se qualificar como operadora de VTS. “Estou muito feliz com esta oportunidade. Espero ser não só a primeira, mas uma das melhores profissionais na área também”, afirmou a operadora do CCOTM da Prumo, Bianca Enne.
Comentar
Compartilhe
Mais mudanças
05/08/2015 | 17h50
carlos frederico sai carlos frederico interino Do 05082015 carlos frederico secretario Do 05082015 No tabuleiro de xadrez do governo Rosinha, as peças são versáteis. Carlos Frederico da Silva Paes, que foi nomeado secretário interino de Gestão de Pessoas no último dia 31 e a publicação ocorreu dia 3 (aqui), foi efetivado na pasta, conforme DO de hoje. Ele também responde (agora interinamente e sem ônus) pela superintendência de Justiça e Assistência Judiciária.
Comentar
Compartilhe
Inep divulga resultado das escolas no Enem
05/08/2015 | 13h28
enem-2014-932x642   O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje dados de 10.615 escolas nas quais cerca de 1,2 milhão de estudantes fizeram o Enem de 2014.
 O ranking nacional é liderado pela escola Objetivo Integrado, de São Paulo.
No Estado do Rio, aparece em sétimo lugar, com Colégio e Curso Ponto de Ensino, na cidade do Rio.
Já a primeira escola de Campos a aparecer é o Colégio João XXIII, com a colocação 930 na listagem nacional e 142 no Estado. Depois, o Instituto Federal Fluminense (IFF), na 1119 posição geral e 158 no Estado.
Confira a pontuação de seu colégio aqui.
Fonte: O Globo.
 
Comentar
Compartilhe
Governo divulga nota oficial sobre morte do pai de Pezão
05/08/2015 | 12h43
Faleceu nesta madrugada o senhor Darcy de Souza, pai do governador Luiz Fernando Pezão. ?Darcy de Souza tinha 88 anos, era casado com dona Ecy, deixa dois filhos - Luiz Fernando e Carlos - e dois netos, Gustavo e Natália, além dos filhos da primeira-dama, Roberto e Eduardo. O enterro será às 17h no cemitério do município de Piraí, localizado na Rua Santos Dumont, centro. O velório será a partir das 12h, na capela do cemitério.
Comentar
Compartilhe
Rosinha aumenta passagem para R$ 2,75
05/08/2015 | 10h55
aumento passagem Em, 2013, como o blog adiantou aqui, a prefeitura estabeleceu o valor da passagem dos ônibus urbanos em R$ 2,75. Estava apenas aguardando o desenrolar da licitação do transporte público. Demorou, mas... A prefeita Rosinha publicou no Diário Oficial de hoje Decreto 198/2015, aumentando a passagem de ônibus no município, até então de R$ 1,60. para R$ 2,75. A nova tarifa começa a valer em 1 de setembro. A passagem a R$ 1, porém, está mantida. Para isso, a Prefeitura, que antes subsidiava R$ 0,60 por passageiro, passará a subsidiar R$ 1,75. A informação do reajuste de hoje foi publicado no Blog do Bastos.  
Comentar
Compartilhe
Jovens pela paz sem receber há dois meses
05/08/2015 | 10h28
acolhimento jovens pela paz Em contato com o blog, um leitor passou a seguinte informação:
Suzy, com cerca de 15 núcleos o Programa Jovens Pela paz , “Jovens pela Paz”, que concede bolsas de R$ 350 a R$ 500 aos jovens entre 16 e 25 está há dois meses sem pagar. A informação é que a prefeitura está em crise e que, como são bolsas, não tem obrigação de pagamento mensal. Ajude a gente.
Bom, os Jovens pela Paz podem não estar recebendo, mas há setores e empresas recebendo. A Working é uma delas, como mostra o blog do Bastos. A versátil empresa cujos serviços vão de aluguel de tendas a obras em escolas, recebeu mais R$ 720 mil. Confira aqui. Atualização às 13h25: Outra mãe de aluno, através de comentário no blog, diz que apenas o mês de junho está em atraso e julho ainda não teria no dia do pagamento. Confira o comentário abaixo:
  • Alessandra Campanelli
    Boa tarde Suzy. Essa informação não é verdadeira. Meu filho participa dos Jovens Pela Paz e a bolsa não varia. O valor FIXO dela é de 350 reais. E o mês de Junho está atrasado a 20 dias. Julho ainda não venceu… Mas mesmo meu filho participando do programa, eu entendo que a crise é mundial !!!
Comentar
Compartilhe
Pai do governador Pezão, seu Darcy morre aos 88 anos
05/08/2015 | 10h07
pais pezao   Morreu, na madrugada de hoje, o pai do governador do Rio Luiz Fernando Pezão. Darcy de Souza, 88 anos, estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul da cidade. De acordo com a unidade de saúde, Darcy faleceu por volta das 3h20, mas as causas da morte não foram divulgadas. "A instituição lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos do Sr. Darcy", disse o hospital em nota. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.

Darcy, morador de Piraí, cidade que foi berço político de Pezão, deixa esposa, dona Ercy, mais um filho além do governador, dois netos, além dos dois filhos da primeira dama do estado, que ele também considerava como netos. Torneiro mecânico, ele trabalhou durante 50 anos na Light, onde se aposentou. Era Rubro-Negro, diferente do filho Pezão, que torce pelo Botafogo.

 
Comentar
Compartilhe
Mais de 11 mil assinaturas na campanha "Royalties - Não venda meu futuro"
04/08/2015 | 15h14
11807070_986288171393242_1135419376_o   A campanha  "Royalties - Não venda meu futuro", promovida pelo Observatório Social de Campos, com apoio da Acic, já conta com mais de 11 mil assinaturas. O objetivo da ação é conscientizar a população a respeitos dos riscos da operação para antecipação dos royalties, aprovada pela Câmara dos Vereadores na sessão de 10 de junho. Acessando o blog do Observatório (aqui) é possível baixar o formulário para assinatura ou ainda no térreo do edifício Ninho das Águias, onde funciona a Acic.
Comentar
Compartilhe
Encontro com Velha Guarda de "Os Psicodélicos"
04/08/2015 | 14h00
psicodelicos 3º ENCONTRO DA VELHA GUARDA DE “OS PSICODÉLICOS" Neste Domingo - 09/08/2015 – a partir das 13 horas – com feijoada   Quanto mais velho, melhor o vinho! Quanto mais antigo, melhor o samba! Bloco de samba “Os Psicodélicos” apresenta, domingo, dia 9, o 3º encontro da Velha Guarda de “Os Psicodélicos”. Na ocasião, a mesma vai contar a sua história dentro da programação! Será uma oportunidade para um encontro de gerações e conhecer a vida do Bloco de Samba “Os Psicodélicos” através da Velha Guarda. ABADÁ COM DIREITO A FEIJOADA - Banca do Coliseu - R$ 30,00 PROGRAMAÇÃO Dia -09/08/2015 (Domingo)
  • Abertura – 13h
Quadra com som ambiente e TV com os desfiles do Bloco. 13h30 - Apresentação do Kaio Marotto e Grupo Samba Ma+s 14 h – Cantores convidados – 1ª Parte 16 h - Cerimônia da entrega dos troféus 17 h - Apresentação com o Show de Samba da Velha Guarda “Os Psicodélicos” 18 h - Participação Especial do Coreografo Bruno Melo, com um número de dança. 18h10 - Cantores convidados – 2ª Parte 19 h - Bateria Furiosa do morrinho com a participação especial das Passistas e dos Intérpretes (Puxador Oficial do Bloco e Puxadores convidados)
Comentar
Compartilhe
Dividindo o prejuízo...
04/08/2015 | 09h31
eles 3 De um gaiato sobre a reunião do PR, ontem à noite, no Rio Branco: "Quando estava tudo bem, dinheiro a rodo, popularidade lá em cima, era 'Campos, minha cidade, meu amor'. A cidade era deles. Agora, nessa pindaíba, é 'de todos nós?' Querem é dividir o prejuízo". Leia mais na edição de hoje da Folha da Manhã e no Bastos.
Comentar
Compartilhe
Mudança na secretaria de Gestão de Pessoas e Contratos
03/08/2015 | 18h18
geastao sai gestao entra Mais mudanças no tabuleiro de xadrez do governo Rosinha: Desta vez, Fábio Domingues Izaias, que era secretário de Gestão de Pessoas e respondia interinamente como sub-secretário da mesma pasta, passa a ser apenas sub-secretário. Como titular da secretaria, interinamente (e sem ônus) foi nomeado Carlos Frederico da Silva Paes, que já responde pela Superintendência de Justiça e Assistência Judiciária.
Comentar
Compartilhe
Radioterapia do HEAA começa hoje
03/08/2015 | 11h10
radioterapia-300x199 Enfim, começa a funcionar hoje o Setor de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Com esse serviço, pacientes do SUS terão acesso ao tratamento com aparelho de última geração, o acelerador linear modelo Clinac IX, fabricado pela empresa americana Varian Medical Systems. Antes, um tratamento desse tipo só era encontrado nos grandes centros de referência nacional, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A implantação está marcada para as 14h, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho e do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Leia mais aqui, aqui e aqui.  
Comentar
Compartilhe
Morre mãe do deputado João Peixoto
03/08/2015 | 09h17
A mãe do deputado estadual João Peixoto, Maria Francisca do Carmo, 94 anos, nesta madrugada. O corpo está sendo velado na capela da Santa Casa, em frente ao Cemitério do Caju e o sepultamento marcado para às 15h. Ao deputado e familiares, meus sentimentos.
Comentar
Compartilhe
Morre psiquiatra e escritor Içami Tiba
02/08/2015 | 20h15
tiba O escritor e psiquiatra Içami Tiba morreu ontem aos 74 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Integrare Editora. Segundo a assessoria, o escritor estava internado desde o fim do ano passado no Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Tiba era psiquiatra pela FMUSP, psicoterapeuta de adolescentes e família com mais de 77 mil atendimentos feitos, autor de 29 livros com mais de 4 milhões vendidos, e palestrante com mais de 3.400 palestras proferidas. É autor de diversos livros, como “Quem ama, educa!” e “Limite na Medida Certa”. E para uma geração de pais de pequenos "reis", Içami significou o freio na educação do tudo pode, tudo é possível. (Fonte: Extra)
Comentar
Compartilhe
Inscrições abertas para XI Jornada de Clínica Médica
02/08/2015 | 15h15
Email-MKT_Clinica_Medica-2-e1436308361296-1189x300   A XI Jornada de Clínica Médica do Estado do Rio já está com inscrições abertas. O evento acontece no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, de 10 a 12 de sembro próximo, no Rio. A data limite para envio de temas livres é 20 de agosto. Entre os temas centrais, Acidente Vascular Encefálico, Doença de Parkinson, Neuropatia Periférica, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Aterosclerose, Distúrbios Funcionais do Trato Digestivo, Dengue, Aids e Neoplasia de Próstata. Para saber mais, clique aqui.
Comentar
Compartilhe
Casal de SFI mora em baú de caminhão
02/08/2015 | 12h46
[caption id="attachment_16624" align="aligncenter" width="300"]Foto: Blog Paulo Noel Foto: Blog Paulo Noel[/caption] Um casal e seus filhos - uma menina de 4 e um menino de 2 - mora, há seis meses, dentro de um baú de caminhão doado por um vizinho. A situação foi descoberta pelo blog de Paulo Noel (confira aqui) e mostrada pelo Ururau (aqui) A "residência" de Charles Soares Barreto e Elenice Barreto Gonçalves está localizada às margens da RJ 224, na localidade de Santa Rita, cerca de três quilômetros de centro de SFI. Eles começaram a morar ali, segundo relataram, pelo fato de Charles estar desempregado. As crianças estão doentes e a situação é de pobreza extrema. Depois da divulgação pela imprensa, o casal recebeu doações e teve vaga na creche disponibilizada. De acordo com o blog de Paulo Noel (aqui), a secretária municipal do Trabalho da Assistência e Promoção Social, Deyse Teixeira, disse, pelo telefone, que o Governo Municipal já dá assistência a família que mora no baú. — Temos um relatório de duas assistentes sociais que visitaram a família, que já é assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) inclusive a mãe já recebe bolsa família — disse Deyse.
Comentar
Compartilhe
Nildo: "Nada mudou: Continuo pré-candidato à Prefeitura"
01/08/2015 | 10h45
nildo 3 O vereador Nildo Cardoso, líder da oposição em Campos, afirmou há pouco, por telefone, que nada mudou em sua postura com a ida do deputado estadual Geraldo Pudim (PR) para o PMDB, seguindo orientação do presidente regional do partido, Jorge Picciani. "Nada mudou em minha postura e meus compromissos com a população e com a oposição de Campos. Continuo pré-candidato, conforme confirmou o governador Pezão por diversas vezes. Está muito longe da eleição. Serão as pesquisas, lá na frente, que mostrarão aqueles que poderão responder aos anseios da população de Campos e que são muitos", garantiu o presidente do PMDB em Campos
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]