PT reage a declarações de Picciani
28/02/2013 | 18h56
O presidente regional do PT, Jorge Florêncio, reagiu duramente às declarações feitas pelo presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, que, em entrevista ao jornal "Extra", sobre o senador Lindberg Farias. Abaixo a nota do presidente do PT no Estado:

Em relação às declarações do presidente regional do PMDB/RJ, Jorge Picciani, em recente entrevista ao jornal "Extra", qualificando o PT/RJ como "calhorda" e chamando o Senador Lindbergh Farias, de "covarde", Jorge Florêncio, presidente do diretório regional do PT/RJ vem a público esclarecer:

Não será com críticas de um político fracassado e fragorosamente derrotado nas urnas pelo Senador Lindberg Farias que nós iremos alterar o nosso projeto político para 2014.

 Enquanto partido, temos o dever e a obrigação de oferecer à população do Estado do Rio de Janeiro a melhor opção de governo. O PT/RJ não tem dúvidas quanto à capacidade política, técnica e de gestão do Senador Lindbergh Farias.

O Presidente do PMDB/RJ está querendo fazer "vidinha" na convenção nacional do PMDB às custas do PT/RJ. Temos responsabilidade e censo democrático. Não iremos ceder a pressões de pessoas que têm por hábito fazer política através de coação e cerceamento dos direitos políticos dos outros.

 Declarações ofensivas a instituições, como a que foi feita ao Partido do Trabalhadores, revertem ao tempo que o Brasil não quer de volta: o tempo da ditadura. Estamos em um mundo civilizado e moderno, onde não há mais espaço para uma declaração em que faltaram, no mínimo, a ética e o respeito com pessoas de bem que lutam e sonham com um Brasil melhor.

Jorge Florêncio Presidente do PT/RJ

Do jeito que a coisa está, parece que o rompimento inevitável.

Comentar
Compartilhe
Secretário estadual de Desenvolvimento regional amanhã na Acic
28/02/2013 | 15h57
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe dos Santos Peixoto, estará amanhã na Associação Comercial e Industrial de Campos, onde será recebido pelo presidente Getúlio de Almeida Andrade. O encontro tem como finalidade promover a gestão e a função social do território e da economia, através de políticas públicas de estímulo e ao desenvolvimento regional, além de estabelecer arranjos racionais para a distribuição de alimentos e melhoria das condições de produção e comercialização de pescado. (Fonte: Assessoria) Atualização : O encontro será às 15h Atualização 2: Recebi a informação não oficial que o secretário não viria mais, o que não foi confirmado pela assessoria da Acic.
Comentar
Compartilhe
Hoje Na Curva: Sinais do tempo
27/02/2013 | 17h33
  Sinais do tempo   Ele chegou faz tempo, confesso. Mas entre tintas e tratamentos, foi ficando esquecido lá atrás. O primeiro fio de cabelo branco a gente nunca esquece, mas pode deixar lá no cantinho para saca-lo quando for inevitável. Inevitável... inevitável esquecê-lo quando ele aparece na frente, dando a impressão que, mais cedo ou mais tarde, uma alma oculta será revelada e você se tornará Odete Roitman ou Cruella De Mon. Aí não tem jeito e não há mais como ignorar os sinais do tempo. Tudo bem que se quiser prolongar o jogo no primeiro tempo pode dizer que é preocupação, estresse, porém pode ficar calmo como for, o cabelo não volta à cor original. Junto com os cabelos brancos, há outro sinal que a vida passa (que pena!). Olhe as crianças, as suas e as dos outros. Um dia você acorda, pode relatar com detalhes tudo que sentiu no parto ou na gravidez. Mas a pessoa com quem fala já abandonou as tranças faz tempo. Não quer mais saber de bonecas ou brincar de casinha. Em pouco tempo, quem sabe, terá sua própria casa onde construirá suas lembranças. As crianças crescem e são o atestado que o tempo não para. Elas vão seguindo suas vidas, trilhando seus caminhos, saindo dos nossos, pisando com seus próprios pés. Sem a gente perceber, as vozes que balbuciavam, agora fazem longos discursos, enfrentam suas batalhas, nos enchem de medo e orgulho. Cabelos brancos, crianças crescidas, novas gerações chegando. Qual seria o segundo tempo desse jogo da vida? Talvez colher o que plantou. Talvez continuar o jogo, sem expectativa de vitória, mas acreditando nela. Vencer na vida é conquistar o que sonhou, o que acredita. Pode ser uma vida estável. Pode ser uma milionária. Pode ser colocar a cabeça no travesseiro e poder dormir tranquilamente sabendo que não tem nada disso, mas está em paz. Pode ser olhar para filhos e netos e saber que seu futuro, bom ou ruim, está ali. E até vê-los felizes e escrevendo suas histórias é um sinal do tempo.
Comentar
Compartilhe
Fiscalização dos royalties: Serve para o Estado. E para Campos?
27/02/2013 | 10h59
Segunda-feira, durante a prestação de contas e lançamento da segunda fase do Morar Feliz, a deputada Clarissa Garotinho (PR) chamou o deputado Geraldo Pudim (PR) a entrar na luta para dar andamento a Projeto de Lei que, segundo ela, estaria "engavetado" na Alerj. O projeto trata da criação de uma comissão para fiscalizar a aplicação dos royalties do petróleo no Estado do Rio. Ontem, o vereador Marcão, do PT, apresentou na Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei também para a criação de uma Comissão para fiscalizar a aplicação dos royalties do petróleo. Mas pela Prefeitura de Campos. "Na solenidade de segunda-feira, na qual estive presente, além dos deputados estaduais do PR (Clarissa e Pudim), também estavam os federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó. Também os vereadores da base de apoio a prefeita Rosinha. Se existe na Alerj esse projeto com apoio do PR por que não haveria aqui, cuja prefeita é do PR. Não tem como não contar com apoio da base governista para a aprovação", afirmou o vereador.  
Comentar
Compartilhe
Coletiva da Saúde sobre dengue hoje às 11h
27/02/2013 | 01h22
Nesta quarta-feira (27), autoridades de Saúde do município se reúnem, às 11h, na Secretaria de Saúde, para uma entrevista coletiva para apresentar o novo quadro da dengue em Campos. Participarão diversos secretários municipais, como os de Saúde, Geraldo Venâncio, e de Governo, Suledil Bernardino, além dos diretores da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Referência da Dengue (CRD) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Entre os assuntos, o número de casos clínicos epidemiológicos da dengue (casos suspeitos), que são notificados juntamente com os comprovados e pode definir uma situação de surto ou epidemia; o funcionamento do CRD 2 e o laboratório regional para confirmação de dengue no HGG. (Fonte: Secom)
Comentar
Compartilhe
Quantas prestações de conta a prefeita vai ter?
26/02/2013 | 19h55
A sessão da Câmara Municipal já demora quase duas horas e acaba de ser prorrogada por mais uma hora. Parte do tempo prolongado é em função dos governistas, cuja maioria não abre mão de fazer sua parte e defender o governo Rosinha. O interessante é que o mesmo discurso - da prestação de contas da gestão da prefeita - é repetido reiteradamente, entra vereador, sai vereador da tribuna. Atualização: Com muito bom senso, o presidente da Câmara, Edson Batista, informou que conversará internamente com os vereadores sobre o tempo de cada um para falar.
Comentar
Compartilhe
CAPS: MP Requer à Justiça multa a Rosinha por descaso com pacientes
26/02/2013 | 16h51
A respeito das matérias divulgadas pela imprensa sobre a situação dos pacientes psiquiátricos abrigados no Centro de Atenção Psicossocial de Campos (CAPS III), em Campos dos Goytacazes, a Promotoria de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência requereu à Justiça, em março de 2012, que a Prefeita Rosinha Garotinho seja multada, como pessoa física, pelo descaso com os pacientes, caso o problema não seja resolvido.
"É lamentável constatar a omissão do agente público mesmo diante de uma determinação judicial. Infelizmente a saúde mental ainda não recebe do Poder Público a atenção que merece, repetindo-se no presente caso a violência institucional vivenciada historicamente pelas pessoas em sofrimento psíquico", afirma o Promotor de Justiça Luiz Cláudio de Almeida.
(Fonte: Ascom/MP)
Comentar
Compartilhe
Projeto prevê fixação de horário de plantão da saúde em local visível
26/02/2013 | 11h23
A professora Auxiliadora (PHS) vai apresentar na Câmara dos Vereadores projeto de lei que obrigada a colocação, em lugar visível, da escala de plantão nas unidades municipais com os nomes dos médicos, suas especialidades e carga horária. A medida, segundo a assessoria, exige ainda que a hora de entrada e saída dos profissionais seja especificada. O objetivo é vedar práticas irregulares nas instituições municipais de saúde e assegurar à população o direito de saber quem está escalado para trabalhar no dia e horário especificados. (Fonte: Assessoria) Boa iniciativa.
Comentar
Compartilhe
Por que???
26/02/2013 | 10h50
Muito interessante a postagem do blog do Bastos sobre as múltiplas funções do deputado federal Anthony Garotinho, que, além de tudo, fala reiteradamente pela Prefeitura de Campos. Mas o que me chama atenção não é ele estar nesse esse papel que já era seu, mas de maneira mais comedida. O que tem me impressionado é a reação descabida diante de algumas denúncias, como no caso do IPTU. Sem que a Prefeitura respondesse ao questionamento do blog Ponto de Vista, acusou um dos diretores da Folha da Manhã, Christiano Abreu Barbosam de falsificar documento público. Aqui, Christiano comprova suas denúncias. Antes disso, o mesmo procedimento no caso do Caps. A matéria foi veiculada no Jornal Nacional. A resposta veio capenga no dia e, somente ontem (quase três dias depois), o subsecretário de Saúde foi ao local e negou as denúncias. A reação? O argumento usado é que há muito problema no Rio e não precisaria vir a Campos e que isso seria para atingir Garotinho. Como se o JN não mostrasse problemas por todo Brasil ou se Campos não estivesse no mapa. O que não entendo é que, se está tudo tão bom, tudo tão bem, não seria mais fácil resolver o problema e seguir adiante? Ou... Não está tudo tão bem assim?
Comentar
Compartilhe
STF convoca para audiência sobre queimadas de cana
25/02/2013 | 19h26
Termina na próxima quinta-feira, dia 28, o prazo para o recebimento de pedidos de inscrição para os interessados em participar, como expositores, da audiência pública sobre queimadas em canaviais, no Supremo Tribunal Federal. Órgãos e entes estatais, pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos de representatividade ou especialização técnica e pessoas físicas de notório conhecimento nas áreas científicas envolvidas podem manifestar seu desejo de participar e de indicar expositores encaminhando requerimentos exclusivamente para o e-mail[email protected]. A audiência, convocada pelo ministro Luiz Fux, será realizada no primeiro semestre de 2013 e cada expositor terá 15 minutos para apresentar as informações. O ministro ressalta que as discussões não serão jurídicas, e sim sobre aspectos técnicos de áreas do conhecimento diversas do Direito. “São absolutamente vedadas manifestações sobre normas constitucionais ou infraconstitucionais”, afirma o ministro. “O escopo da audiência é esclarecer, pela participação de especialistas, as inúmeras questões ambientais, políticas, econômicas e sociais relativas à proibição da técnica de colheita de cana-de-açúcar por meio de queimadas”. As exposições servirão de subsídio para o STF no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 586224, do qual o ministro Fux é o relator. No processo, discute-se a possibilidade de vedação, por meio de lei municipal, do uso do fogo como método de eliminação da palha no cultivo de cana-de-açúcar. O Estado de São Paulo questiona lei do Município de Paulínia nesse sentido, sustentando que a proibição prejudica a economia do estado e atrapalha o controle ambiental da atividade canavieira.
 (Fonte: Ascom STF)
Comentar
Compartilhe
Segunda fase do Morar Feliz será lançado hoje
25/02/2013 | 11h54
Acontece hoje, às 19h no Teatro Municipal Trianon, a solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa Morar Feliz, que prevê a construção de mais 4.500 casas. Na ocasião, a prefeita Rosinha fará um balanço das ações de seu primeiro governo e anunciará outras obras e metas para o segundo mandato.
Comentar
Compartilhe
Dengue: epidemia pode ser pior que 2008 e prefeitura abre novo CRD
24/02/2013 | 04h21
A epidemia de dengue parece ser iminente em Campos. E tente a ser pior que 2008, já que a maior incidência da doença tem sido pelo sorotipo 4. Para atender às necessidades de assistência, a Prefeitura está criando um segundo Centro de Referência da Dengue, desta vez em Guarus, no Hospital Geral. A coordenação continuará a cargo do médico Luiz José de Souza, uma das maiores autoridades do Brasil quando o assunto é dengue. Mas, como assistência é apenas uma parte do trabalho, está sendo realizado um mutirão-arrastão, integrando várias secretarias municipais. A coordenação dos trabalhos é do secretário Suledil Bernardino. O mutirão pretende ter o apoio, também, de órgãos como CDL, Acic, Carjopa, além de outras entidades de classe. Luiz José lembra que 50% do combate à dengue cabe à população, através de ações simples, como não deixar potes com água e vistoriar seus quintais para ver se não há criadouros: "Essa luta é de todos", destaca.
Comentar
Compartilhe
Educação de SJB cancela edital
23/02/2013 | 17h31
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra suspendeu a lista de classificados para preencher vagas na rede municipal de ensino. A decisão será publicada no Diário Oficial do município de amanhã.  Segundo a secretária Leide Cristina da Silva Fernandes Soares, será feita uma revisão na análise de toda a documentação apresentada pelos candidatos. Somente após isso uma nova listagem será divulgada, em data ainda não prevista. A informação foi publicada em primeira mão pelo Portal OZK.
Comentar
Compartilhe
Garotinho diz que matéria sobre Caps é retaliação
23/02/2013 | 17h18
Embora a prefeita Rosinha não tenha se pronunciado formalmente sobre a matéria veiculada ontem no Jornal Nacional, a defesa veio, embora de alguém fora do governo. Seu marido, o deputado Anthony Garotinho, afirmou em seu blog que a matéria tratava-se de uma retaliação da rede Globo e defendeu o governo Rosinha:
Ontem o Jornal Nacional mostrou uma matéria sobre a situação precária de um dos quatro centros de atendimento aos doentes mentais no município de Campos, segundo William Bonner foi usada uma câmera escondida para captar imagens de pessoas dormindo em colchonetes no corredor e comendo com pratos na mão e não na mesa. Não tem justificativa. Conheço a prefeita Rosinha muito bem e sei que ela irá demitir todos os responsáveis por aqueles desmandos. O orçamento de Campos deste ano para a saúde é de mais de R$ 500 milhões e não se justifica, a não ser por desleixo do responsável por aquela unidade , o tratamento dispensado aos doentes mentais. A cidade de Campos hoje é referência nacional na vacinação de crianças contra meningite viral, a cidade não registra um único caso há três anos, e na vacinação de todas as meninas contra o HPV, que provoca o câncer do colo de útero.
A informação foi publicada primeiro no Bastos.
Comentar
Compartilhe
Triste realidade do Caps é destaque do Jornal Nacional
23/02/2013 | 01h27
O Jornal Nacional exibiu ontem matéria sobre a situação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A denúncia foi feita pelo irmão de uma paciente. Uma câmera escondida flagrou uma triste realidade. Pacientes se amontoam nos corredores, deitados até em colchonetes. Na unidade não há água filtrada e, segundo uma funcionária, “farta tudo”. Leia mais no Blog do Bastos. Veja a matéria do JN. O blog de Fernando Leite falou sobre o assunto.
Comentar
Compartilhe
Em SJB, IPTU com desconto até dia 28
21/02/2013 | 17h35
O carnê de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU-2013) do município de São João da Barra continua disponível no site da prefeitura: www.sjb.rj.gov.br.  A secretaria de Fazenda, através do Setor Tributário, também faz entrega do carnê em casa pelos serviços do Correio ou na Repartição Fazendária da prefeitura, que fica na rua Barão de Barcelos, 88, Centro, das 9h às 16h. Vale ressaltar que quem realizar o pagamento do Imposto até o dia 28 de fevereiro terá 20% de desconto.  
Comentar
Compartilhe
Agência do INSS interditada por problemas de estrutura
21/02/2013 | 11h14
  A agência do INSS de Guarus foi interditada por problemas estruturais. A avaliação foi feita por engenheiros a pedido do próprio órgão. A interdição é preventiva. Nos próximos dois meses, o atendimento será na agência da Praça São Salvador e as perícias médicas (respeitando os horários previamente marcados) na agência da 13 de Maio. Atualização às 11h32 - A informação foi passada pelo jornalista Joca Mouylaert em rede social.
Comentar
Compartilhe
Licença ambiental para Intermoor no Superporto do Açu
21/02/2013 | 10h33
A LLX Logística S.A. (“Companhia” ou “LLX”); (Bovespa: LLXL3), empresa privada brasileira responsável pela construção do Superporto do Açu, o maior investimento em infraestrutura portuária na América Latina, que será o hub brasileiro para a indústria de Óleo & Gás e se posicionará entre os maiores portos do mundo, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em 14 de fevereiro de 2013, o Instituto Estadual do Ambiente (“INEA”) concedeu Licença de Instalação para InterMoor do Brasil Serviços Offshore de Instalação Ltda. (“InterMoor”), empresa integrante do Grupo Acteon, para a instalação de uma unidade que oferecerá apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás.
 A Unidade de Produção estará localizada na margem direita do canal e ocupará uma área total de 52.302 m2. A InterMoor do Brasil irá fornecer um conjunto seleto de serviços para atender às necessidades específicas de seus clientes, entre eles Petrobras, Shell e OGX, assim como todas as demais grandes companhias de petróleo que operam no Brasil.
(Fonte: Assessoria)
Comentar
Compartilhe
Hoje Na Curva: "Água para bimbinha"
20/02/2013 | 21h31
                                                   Água para bimbinha   Minha mãe era uma pessoa muito especial. Pode parecer coisa de filha falando de quem não está mais entre nós. Em geral, na opinião pública, morreu, virou santo. Mas não é isso não. Quem conheceu dona Maria Helena sabe bem do que estou falando. Não havia quem chegasse a minha casa e saísse com o coração ou barriga vazios. Alguém chegava e ia surgindo sabe-se Deus de onde, um bolo, um café, um suco, um prato de comida. Tudo devidamente adoçado com uma boa conversa. E não era só com visitantes não: Filhas ou netos que ousassem falar “Estou com vontade comer...” Era melhor estar mesmo, porque a comida aparecia “do nada”. E sempre uma delícia. Sempre inesquecível. Nunca mais comi um cozido como o de minha mãe ou um doce de carambola de estrelinha marrom. O sabor, sei lá, era mesmo especial. Talvez aquele seja o verdadeiro sabor do amor. O problema é que a gente só descobre certas coisas depois que elas passam e aquele gostinho de “quero mais” nunca mais é suprido.   Mas minha mãe era, também, de contradições. Dizia que não gostava de animais. Mas nossa casa sempre foi frequentada por gatos e cachorros e bem-te-vis. Certa vez, uma gata que fez morada no nosso quintal, teve filhotes e morreu. Mamãe cuidou de cada um deles, dando leite na seringa. Quando perguntada por que fazia isso, se não gostava de animais, respondia: “Vou deixar morrer” e ia sempre cuidando. Eles cresceram e foram ficando. E se multiplicando. Também a cadelinha Princesa e Pipoca, aquela que não parava nunca. Tinha síndrome de coelho, de tanto que pulava. As duas, em épocas diferentes, apareceram e ficaram. Debilitadas, carentes, mas nada que uma boa dose de paciência, carinho e ração não pudessem superar. Mas de todos os hábitos sanfranciscanos de minha mãe, talvez o mais estranho era por água para bimbinhas. Os pequenos marimbondos também escolheram, por anos, nosso quintal como residência. E eram tantos que, às vezes, eu ficava com medo de sair da casa. Mamãe resolveu deixar um copo com água em cima do tanque para as bimbinhas “Tadinhas, um calor danado. Elas ficam com sede”. E não era raro ver lá bimbinhas bebendo água no copo. São quase oito anos que minha mãe se foi. As bimbinhas nunca mais frequentaram aqui em casa e, ao invés de alívio, sinto falta daquele movimento. Também não sou muito chegada a animais – confesso, mesmo com o risco de enfrentar a ditadura dos politicamente corretos – mas meu quintal é abrigo de alguns gatos, pássaros. Cachorros ainda não, mas quem sabe... Pessoas desenvolvem bondade ou maldade por mais diversos estímulos. O tempo tem me feito bem mais benevolente, mais complacente com as características humanas. Bimbinhas picam ou não por instinto, não é por serem boas ou más. É de sua natureza. seja da minha, talvez um dia por água para bimbinhas.
 
Comentar
Compartilhe
CCZ, esperar para que?
20/02/2013 | 11h43
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, divulgou hoje o balanço da dengue no município: 925 casos em 2013 até agora. Ao mesmo tempo, o distrito de Santa Maria sofre com suspeita do surto da doença. Suspeita, porque o diretor do CCZ, Cesar Salles, disse que o órgão não recebeu nenhum comunicado da doença lá, onde até o chefe do posto de Saúde apresenta sintomas: — Não temos nenhum registro de casos de dengue no Centro de Referência da Dengue proveniente de Santa Maria. Suspeitamos que possa estar havendo algum tipo de virose e os sintomas sendo confundidos com a doença. Não há caso de apoio em nenhum hospital. Isso não está registrado em lugar nenhum Está havendo os trabalhos preventivos no local, mas a intensificação das ações acontece apenas onde há resultados positivos — disse. 1) Se não é Dengue, não seria o caso de a secretaria de Saúde enviar uma equipe lá para verificar o que está acontecendo? 2) É muito difícil o CCZ fazer um mutirão lá? Ou pelo menos fazer também uma verificação através da equipe que faz o tal trabalho de rotina? Saúde é algo que não dá para esperar.
Comentar
Compartilhe
"Garotinho é candidatíssimo"
19/02/2013 | 18h24
[caption id="attachment_8127" align="aligncenter" width="300"] Blog do Pudim[/caption] Conversei há pouco com o deputado estadual Geraldo Pudim, que falou sobre as metas traçadas pelo PR visando a eleição de 2014. Pudim confirmou a pré-candidatura do presidente regional do partido: "Garotinho é candidatíssimo" e afirmou que os trabalhos começam em março, com visitas do presidente do Instituto Republicano, Fernando Peregrino, a todos os municípios fluminenses: "Nossa estratégia é planejar, organizar e trabalhar". A matéria completa você lê amanhã, na edição da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
Sessão da Câmara na TV
19/02/2013 | 17h21
Quem tiver a Net TV, pode sintonizar no canal 152 e assistir a sessão da Câmara. Está sendo transmitida ao vivo.
Comentar
Compartilhe
Alô, CCZ! Leitor vai esperar até quando?
19/02/2013 | 11h43
O leitor Oswaldo reclama que dois familiares tiveram suspeita de dengue, ele ligou para o CCZ e ninguém teria aparecido ainda. A primeira vez que ele falou ao blog foi dia 8 de fevereiro e ontem enviou outro email, dizendo que não recebeu nenhuma visita ainda. Não basta ter assistência. A prevenção é a arma mais importante contra a Dengue.
  • É uma vergonha, uma irresponsabilidade do CCZ, já liguei solicitado uma visita, pois ao lado da minha residencia existe uma casa abandonada, e estou com 2 casos comprovados na minha familia, minha mãe com 87 anos, uma irmã. Até o momento ninguém deu as caras e olha é no centro Rua dos Goitacazes entre Ouvidio Manhães e Formosa. Vou esperar até quando?    
Comentar
Compartilhe
TCE explica auditorias
19/02/2013 | 01h13
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou email explicando a auditoria nas folhas de pagamento de município fluminenses, que encontrou diversas irregularidades. A fiscalização abrangeu: 151 órgãos da administração pública municipal (Prefeituras e Câmaras Municipais), uma vez que 31 órgãos não atenderam à solicitação desta Corte; Um volume de recursos total de R$11.306.511.626,47, referentes a pagamentos de 297.031 servidores municipais, com apenas 02 auditores (valor aproximadamente 3,56 vezes maior que a receita tributária total de todos os 91 municípios jurisdicionados do TCE[1]). O trabalho revelou: 8.772 acúmulos ilegais de vínculos de trabalho com a administração pública, pertencentes a 5.385 pessoas com registros distintos no Cadastro de Pessoas Físicas; No que tange a múltiplos vínculos com a administração pública, existência de 01 pessoa com 08 vínculos, 04 com 07  vínculos, seis com 06 vínculos, 23 pessoas com 05 vínculos e 81 pessoas com 04 vínculos com a administração pública;
"Chegou-se a perceber caso extremo de servidor da Prefeitura de Duque de Caxias recebendo remuneração bruta de R$65.022,35 (R$46.041,86 líquidos), bem acima do teto salarial constitucional, e um caso emblemático de inativo da Prefeitura de São Gonçalo falecido no exercício de 2007 cujos pagamentos foram efetuados até o exercício de 2011", diz o relatório do órgão. Segundo matéria do jornal O Globo,  Campos aparece com 3 servidores já falecidos que continuaram recebendo, 490 com dois ou mais vínculos empregatícios, além de médicos sem registro. A auditoria foi realizada ao longo de 2012. Agora vai para o plenário do órgão e as prefeituras irão apresentar suas defesas.
Comentar
Compartilhe
Garotinho lança candidatura ao Governo do Estado
18/02/2013 | 19h54
O deputado federal Anthony Garotinho lançou sua candidatura ao Governo do Estado há pouco, no Rio, no encontro que reúne lideranças do PR e partidos aliados. A informação é do vereador Mauro Silva, em rede social:
Na condição de representante do Partido PT do B, participo neste momento do lançamento da candidatura de Garotinho, a Governador do Estado do Rio de Janeiro. O ato político esta sendo realizado no Salão C do NovoHotel no Rio de Janeiro. O candidato a Governador, estimulou a todos os correligionários do Partido da República a terem " fé, determinação, coragem e muito trabalho." Garotinho, acredita que o PR, além de eleger o novo Governador do RJ, vai avançar conquistando no mínimo, nove vagas de Deputado Federal e 12 de Deputado Estadual.
Atualização às 12h: Em seu blog, até para tentar não dar margem à Justiça Eleitoral, Garotinho fez questão de negar que o encontro tenha sido para lançar sua pré-candidatura ao Estado. Garotinho disse que apresentou seu nome, mas qualquer um do partido também pode apresentar para disputar a vaga com ele (!): 
Foi um encontro para organização e planejamento em todo o estado visando a formação das nossas nominatas (listas) de candidatos a deputado estadual e federal. Deixei até claro que embora o candidato natural do PR que virá a ser escolhido seja eu, o companheiro do partido que desejar porventura ser o nome para a disputa para o governo do Rio pode se inscrever e disputar comigo...
O PR vai ser a alternativa para desalojar do Palácio Guanabara, Cabral e sua Gangue dos Guardanapos e acabar com a roubalheira que tomou conta do nosso estado.
Comentar
Compartilhe
Câmara de SJB elege comissões permanentes
18/02/2013 | 19h37
A Câmara de São João da Barra voltou às atividades hoje e elegeu os vereadores que atuarão nas comisões permanentes. A sessão foi marcada, ainda, pela aprovação de moção de felicitação ao vereador Elísio Rodrigues, que fez aniversário no último dia 16. O plenário também aprovou moção de parabenização, proposta pelo edil Carlos Machado da Silva (Kaká), à Rádio Grussaí FM, pela cobertura do acidente ocorrido em Grussaí, no Carnaval, que deixou um morto e vários feridos devido à queda de uma laje. O único vereador que faltou à sessão foi Franquis Arêas. Abaixo, a relação das comissões:
 Comissão Permanente de Justiça e Redação Presidente - Ronaldo Gomes de Souza Relator - Jonas Gomes de Oliveira Membro - Alex Sandro Matheus Firme Comissão Permanente de Finanças e Orçamentos Presidente - Eziel Pedro da Silva Relator - Elísio Rodrigues Membro - Sônia Pereira (Soninha) Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos Presidente - Jonas Gomes de Oliveira Relator - Eziel Pedro da Silva Membro - Franquis Arêas Comissão Permanente de Defesa do Consumidor Presidente - Elísio Rodrigues Relator - Sônia Pereira (Soninha) Membro - Carlos Machado da Silva (Kaká) Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos Presidente - Eziel Pedro da Silva Relator - Jonas Gomes de Oliveira Membro - Alex Sandro Matheus Firme Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar Presidente - Jonas Gomes de Oliveira Relator - Ronaldo Gomes de Souza Membro - Sônia Pereira (Soninha) Comissão Permanente de Saúde e Vigilância Sanitária Presidente - Sônia Pereira (Soninha) Relator - Alex Sandro Matheus Firme Membro - Elísio Rodrigues Comissão Permanente de Cultura e Assistência Social Presidente - Eziel Pedro da Silva Relator - Sônia Pereira (Soninha) Membro - Jonas Gomes de Oliveira Comissão Permanente de Defesa da Ecologia e Meio Ambiente Presidente - Alex Sandro Matheus Firme Relator - Ronaldo Gomes de Souza Membro - Elísio Rodrigues
Comentar
Compartilhe
SFI: Entrega de cartões alimentação a novos servidores
18/02/2013 | 16h07
A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana divulgou nesta segunda-feira (18/02) o período de entrega de cartões-alimentação para os novos concursados, convocados no ano passado. A entrega dos cartões vai do dia 26/02 até o dia 01/03, sempre das 9h às 16h, e será realizada na sede da Prefeitura. A Secretaria de Administração destaca a importância do servidor retirar o seu cartão o quanto antes, evitando filas, já que são esperados mais de 600 novos concursados.
Comentar
Compartilhe
Câmara volta amanhã com a presença de Rosinha
18/02/2013 | 16h00
A Câmara dos Vereadores retorna às atividades amanhã, às 17h, e recebe na primeira sessão a prefeita Rosinha Garotinho (PR). As informações são do blog do presidente do Legislativo, Edson Batista (PTB).
Comentar
Compartilhe
Funcionários fantasmas na Prefeitura de Campos?
18/02/2013 | 11h55
Em época de caça-fantasmas e marajás na Câmara dos Vereadores, é na Prefeitura de Campos que surge a primeira denúncia oficial. Segundo o jornal Terceira Via, uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostrou que, pelo menos, 493 servidores municipais são “funcionários fantasmas”, donos de mais de um cargo na prefeitura ou falsos médicos. A auditoria foi realizada em 2012 e aconteceu, ainda, em outros 87 municípios do estado do Rio de Janeiro. Embora seja permitida nas áreas de saúde e educação, a prática é ilegal em outros setores públicos, como aconteceria em Campos. No caso de falsos médicos, eles não possuiriam registro no Conselho Regional de Medicina (Cremerj). Nesse caso, o TCE investiga se houve erro no cadastro do médico ou se algum fantasma recebia o salário de médico e, por isso, o nome dele constava na folha de pagamento. Leia a matéria completa aqui.
Comentar
Compartilhe
Pesquisa sobre Dengue começa dia 25
18/02/2013 | 10h52
A equipe da Fundação Oswaldo Cruz, que vem a Campos acompanhar o avanço clínico da doença, está prevista para chegar ao município no próximo dia 25. Com a devida autorização dos pacientes no Centro de Referência da Dengue, os pesquisadores estarão junto no atendimento e realização dos exames. Trabalho semelhante foi realizado no município em 2008 e 2010 e resultou em diversos trabalhos científicos apresentados no Brasil e exterior. Diretor do CRD, Luiz José de Souza, lembra que são das pesquisas que saem resultados para melhorar, por exemplo, serviços terapêuticos. O que é corroborado pela pesquisadora Luiza de Oliveira Pinto diz que a pesquisa realizada aqui foi muito importante para melhor entendimento doença: "Principalmente em relação aos mecanismos relacionados a resposta imune antiviral humana pelo vírus dengue, assim como nos mecanismos imunopatogênicos relacionados a plaquetopenia e disfunção plaquetária, o que certamente contribuirá ao desenvolvimento e geração de novos esquemas terapêuticos".
Comentar
Compartilhe
Relatório Nahim será entregue dia 11
17/02/2013 | 11h55
O Blog do Bastos retratou aqui o que deve ser a Câmara dos Vereadores, com caça aos marajás e ataques ao ex-presidente, Nelson Nahim. Haveria uma trégua, no momento, nos ataques a pedido do principal líder político do grupo. Mas a trégua já tem dia para acabar: 11 de março. O vereador Tiago Virgílio falou hoje ao Programa Conexão Cláudio Andrade, que o relatório sobre as possíveis irregularidades na gestão do ex presidente será entregue nesse dia, mesmo se a Mesa Diretora discordar. Leia aqui.
Comentar
Compartilhe
PSDB do Rio sem PMDB e com candidatura própria
16/02/2013 | 15h39
O deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha divulgou texto, dando o posicionamento do PSDB do Estado (presidido por ele) sobre uma possível aliança com o PMDB. De acordo com o parlamentar, os tucanos pretendem um voo solo para o Governo do Estado: "Candidatura própria. Esse é o nosso caminho". Leia parte do texto:
Aqui, no Estado do Rio de Janeiro, já se anunciou, pelo menos, três candidaturas: do PMDB, PT e PR. O PSDB procura, no Estado do Rio de Janeiro, buscar candidatura própria. Este é o nosso anseio, buscar, no seio da sociedade, um nome representativo, que possa ter a vocação socialdemocrata para que seja o candidato do PSDB. Candidatura própria, esse é o nosso caminho. Evidentemente, também uma candidatura ao Senado da nossa sigla. Nomes que foram ventilados, quatro deles: o do ex-ministro Malan; do ex-presidente do Banco Central, Hermínio Fraga; do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e de um dos criadores do Real, Edmar Bacha. Que partido político não gostaria de ter um desses nomes como candidato ao Senado? Seria, no meu entendimento, um orgulho. Evidente que isso são hipóteses, que têm que ser definidas mediante estratégias para serem perseguidas, porque partido político não pode ser um conjunto de achologia – acho isso, acho aquilo – e essa achologia ser discutida nos jornais. Anteontem, saiu no jornal O Dia, que o recém líder do PSDB, na Câmara Federal, Deputado Federal, Carlos Sampaio, teria estado com o Prefeito Eduardo Paes e pregou que deveríamos participar do Governo do Eduardo Paes, estar mais próximos do Pezão etc., etc. E eu disse ao jornal O Dia que o Deputado Carlos Sampaio tem toda a representatividade possível dentro do meu partido, mas que ele entende tanto da política do Estado do Rio de Janeiro, quanto eu entendo da política de Campinas, que é o seu município base. E que política partidária se discute dentro do partido e não nos jornais; que ele tem companheiros no Estado do Rio de Janeiro – eu, por exemplo, presido o partido. Temos colega de bancada dele, o Deputado Federal Otávio Leite. Hoje, tive também de dar a minha visão a esse respeito para que essa fala não se torne verdade, porque contraria aquilo em que eu acredito. Não tenho falado sobre esse tema porque ainda não é uma decisão partidária, é uma opinião. O partido vai fazer convenção durante três meses seguidos: em março, as convenções municipais, no Brasil inteiro; em abril, as convenções regionais, no Brasil inteiro; em maio, a convenção nacional. O partido é que vai dar o rumo às eleições nacional e estaduais de 2014. Esperamos – espero eu – que o próprio Senador Aécio Neves venha a presidir o PSDB nacionalmente. Como isso ficou ultimamente sendo muito especulado nos jornais, eu vim a público esclarecer essa situação, para que não pairem dúvidas de qual é o nosso desejo aqui no Estado do Rio de Janeiro. Se será realizado ou não, eu não sei, mas esse é o nosso enfoque.  
Comentar
Compartilhe
Governo publica licitação para ponte entre SJB e SFI
15/02/2013 | 18h33
O Governo do Estado publicou edital para licitação da ponte que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.  A licitação ocorrerá no dia 25 de março e o custo do projeto foi orçado em 124 milhões e deverá ser concluída em um ano. As informações foram publicadas na edição de hoje da Folha da Manhã e pela ex-prefeita de SJB, Carla Machado, em sua página no Facebook.
Comentar
Compartilhe
Cabral: Pezão é o candidato
12/02/2013 | 15h59
O governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que espera contar com o PT na chapa que disputará as eleições para o governo do Estado em 2014. Mas ele deixou claro que o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, é o candidato a sucedê-lo, e não o senador Lindberg Farias (PT), que contava com o apoio de Cabral para as eleições do próximo ano. "Respeito o senador Lindberg e desejo que a aliança que me elegeu em 2006 e 2010 se repita em 2014. Agora, temos um candidato sério, honesto e bom gestor. É um excelente candidato. Quando se tem um bom candidato se está seguro para a eleição", comentou o governador. (Fonte: Folha de São Paulo)
Comentar
Compartilhe
Prefeitura cancela Carnaval em Grussaí
11/02/2013 | 12h48
O prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco, cancelou a programação de carnaval da prefeitura em Grussaí, em repeito à tragédia que vitimou uma pessoa na noite de domingo. Leia a nota de condolências:
 

Nota de Condolência

A Prefeitura Municipal de São João da Barra, através do Senhor Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, com profunda tristeza e consternação, manifesta solidariedade à família de Simone Vieira, vitima fatal do desabamento de uma laje na localidade de Grussaí, em São João da Barra. Mobilizamos uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pela Secretária, Drª Lucia Machado, que acompanha de perto a evolução dos demais feridos no Hospital Ferreira Machado, em Campos. Do Centro Municipal de Emergência, em São João da Barra, o chefe do executivo, Neco, acompanhou o atendimento das demais vitimas para prestar toda assistência necessária aos envolvidos e seus familiares. Esta tragédia em muito nos comove, e neste momento de comoção prestamos solidariedade às vítimas e familiares. Rogamos a Deus para que nos abençoe e que a esperança da vida esteja presente em nossos corações. Informamos que a programação do palco oficial prevista para segunda e sexta-feira na localidade de Grussaí, encontra-se cancelada em respeito aos nossos irmãos. Com pesar; José Amaro Martins de Souza (Neco)
Comentar
Compartilhe
Papa renuncia
11/02/2013 | 12h22
  Após oito anos à frente da Igreja Católica, o Papa Bento XVI surpreendeu e renunciou hoje. O motivo seria a idade avançada e o estado de saúde debilitado. Bento XVI- que sucedeu João Paulo II - fica no cargo até 28 de fevereiro. Leia abaixo a íntegra do anúncio de renúncia: “Caríssimos Irmãos, convoquei vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice. Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.”
(Fonte: O Globo)
Comentar
Compartilhe
Carnaval
08/02/2013 | 18h57
Para quem ainda não escolheu o caminho no Carnaval, fica a dica: Seja qual, vá com cuidado. O mundo não acabou em 2012, tampouco vai acabar nos próximos quatro dias. E para quem ainda não escolheu a fantasia, olha só as máscaras que, segundo a loja, estão vendendo bastante.  
Comentar
Compartilhe
Conselho técnico visita Superporto do Açu
08/02/2013 | 17h03
O Superporto do Açu recebeu, no último dia 7, a visita técnica do presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) e de representantes do Conselho Técnico da Praticagem do Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi apresentar ao Conselho Técnico o atual estágio das obras do TX-2, principalmente na sua parte interna. Os práticos seguiram de rebocador até a área da bacia de evolução do TX-2 aonde puderam conhecer as condições de mar na área interna e a visibilidade das instalações, através de uma perspectiva mar para terra.
 (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Agricultura na rede social
07/02/2013 | 11h33
A secretaria de Agricultura de Campos está com uma página no Face, onde é possível acompanhar os trabalhos do órgão. Veja:
Criamos uma página na rede social para que você tenha acesso rápido, prático e informações sobre a construção de nossos projetos com mais transparência e sobre as ações práticas da Secretaria de Agricultura de Campos dos Goytacazes.
Cliquem no link abaixo, e depois no ícone " CURTIR " da nossa página e acompanhe nossos trabalhos diariamente.
Comentar
Compartilhe
Dengue: Casos de janeiro indicam epidemia como 2008
07/02/2013 | 10h32
Os casos de dengue que se multiplicam numa velocidade alarmante em Campos lembram o ano da última epidemia: 2008. Naquele  foram, em janeiro, 713 confirmados. A epidemia atingiu mais de 15 mil casos confirmados. Este ano, até agora são 703 casos confirmados, indicando que a epidemia voltará, agravada que será pelo sorotipo 4. Se não houver uma prioridade na assistência, a coisa ficará muito ruim.
Comentar
Compartilhe
Hoje Na Curva: Você é feliz?
06/02/2013 | 13h50
  Você é feliz? A pergunta surgiu numa roda de amigos, já meio calibrada por muitas doses de cerveja. A resposta foi sincera: “Não” e começou a elencar o que gostaria ter sido diferente em sua vida. Fiquei ali, bebendo também, mas as palavras de ambos. “Você é feliz?” Uma pergunta tão simples, mas, ao mesmo tempo, tão complexa, que envolve milhões de outras questões. Afinal, o que é ser feliz? Pode ser conquistar o que quiser, o que sempre sonhou em bens materiais: Ter uma bela casa, vários carros, apartamentos aqui e ali, sorrir para as câmeras e nunca, mas nunca mesmo, deitar na cama pensando como pagar as contas no dia seguinte. Ter a vida dos sonhos, caminhar na rua como se um tapete vermelho estivesse sempre estendido para você.   Você é feliz? Talvez para outros, a felicidade seja casar e permanecer casada, ainda que com aquelas rusgas normais ou nem tanto. Para algumas pessoas ter ou aparentar ter sucesso na vida sentimental é ser feliz. Você é feliz? Para outros, a felicidade está em carregar o mundo na barriga e, depois, ser eterno. Ser feliz é ser pai ou mãe, olhar olhos que possuem traços dos seus, ver características suas em uma pessoa tão diferente. É vibrar no primeiro sorriso, nas primeiras palavras e comemorar cada pequena vitória, sabendo que valeu a pena. É ver tranças se soltarem tornando-se cabelos sedosos, ver músculos se formarem onde antes eram pequenos braços que te abraçavam. É aceitar que a vida passa. Você é feliz? Alguns podem classificar ser feliz apenas por estarem vivos. Sabe-se lá a estrada que caminharam, quantos obstáculos venceram, quantas montanhas foram ultrapassadas, quantos mapas rasgados. Ou quem sabe a felicidade esteja nisso: Vencer, escrever sua história de maneira diferente do que todos imaginavam que ela seria. Você é feliz? Mudar a vida de outras pessoas, melhorá-las, acalentá-las, dedicar sua própria vida a elas é ser feliz? Ser capaz de parar para admirar o sorriso de uma criança, ouvir uma bela música, apostar no sonho de um mundo melhor é ser feliz? Difícil saber. Porque a felicidade é muito própria, muito pessoal. O que é felicidade para um é o desespero de outro. Sorrir não é ser feliz. Viver em festas e ter vida de cinema não é ser feliz. Ter o cabelo mais lindo e o corpo escultural não é ser feliz. Ter aquela pessoa que você sempre quis e fez de tudo para consegui-la não é ser feliz. Pode até ser, mas não é garantia de felicidade. Ser filantrópico, altruísta pode ser o caminho da felicidade, mas não significa ser feliz por completo, até porque talvez isso nem exista. Sempre há alguma parte em nós que deseja mais ou ser diferente e é essa busca que nos impulsiona a seguir. “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”, Sigmund Freud.   E você? É feliz?
Comentar
Compartilhe
Política de passagem a R$1 não se reverteu em melhor transporte público
06/02/2013 | 12h55
Uma pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UENF. Intitulada ‘Mobilidade urbana e políticas públicas no município de Campos dos Goytacazes: um estudo da política de transportes a um real’, da aluna Isroberta Rosa Araújo, mostra que a política proporcionou aumento da mobilidade, mas não da acessibilidade, pois não conseguiu promover a democratização dos espaços da cidade. A diminuição do preço da passagem provocou um aumento considerável do número de usuários, mas este não foi acompanhado pela melhoria da prestação de serviços. Segundo Isroberta, a oferta inadequada de transporte coletivo vem estimulando o uso do transporte individual, aumentando os níveis de poluição e congestionamentos em Campos. Ela observa que o sistema viário ideal é aquele que prioriza a dimensão humana, facilitando a circulação de pedestres, ciclistas e meios de transporte público coletivo, em detrimento do transporte individual motorizado. A pesquisa teve a orientação do professor Hernán Armando Mamani, do Laboratório de Engenharia de Produção (Leprod) da UENF. Quer conferir o texto completo? Clique aqui. O Blog Momento Verdadeiro deu a notícia em primeira mão.
Comentar
Compartilhe
Sessão extra da Câmara de SJB
06/02/2013 | 11h48
A Câmara Municipal de São João da Barra (SJB) vai realizar nesta quinta-feira (7), às 10h, uma sessão extraordinária com o objetivo de apreciar nove projetos de lei de autoria do Poder Executivo, e que foram enviados com pedido de urgência. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município (Folha da Manhã) nesta quarta-feira.   Entre as matérias da pauta, estão: a que institui o Sistema Municipal de Ensino; a que dispõe sobre a criação de unidades escolares no município de SJB; a que autoriza a cessão de posse e futura doação de próprio municipal ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) e a que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para celebrar convênio com a Santa Casa de Misericórdia de SJB.
 (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Segunda fase do Morar Feliz será lançado dia 25/02
05/02/2013 | 10h56
No próximo dia 25/02/2013 (segunda-feira) às 19h no Teatro Municipal Trianon, teremos a solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa Morar Feliz com a construção de mais 4.500 casas. Também estaremos comemorando a marca de 1,5 bilhão de royaltiesdo petróleo investidos em obras em nossa cidade no quadriênio 2009-2012. (Fonte: Assessoria da prefeita)
Comentar
Compartilhe
Um Garotinho no espaço
05/02/2013 | 01h23
        Uma coisa ninguém pode contestar: Quando os Garotinhos entram      numa disputa sempre é para valer. O filho do casal de políticos, Anthony Matheus, está em campanha para ir ao espaço e tem como "cabo eleitoral" ninguém menos que a irmã, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR). Ela tem postado no Facebook apoio ao irmão. Anthony fez até um vídeo promocional, onde pede o voto na campanha  da marca de desodorizantes AXE, que enviará pessoas ao espaço. Como os escolhidos serão 22 (número do PR) e com a campanha feita, ele tem chance.   E se não for para o espaço, pode ser político. Ele fala com muita desenvoltura. O Blog do Bastos falou primeiro sobre a campanha aqui. Se você tem Face e quer ver o vídeo clique aqui. Se você quer votar em Anthony é aqui      
Comentar
Compartilhe
Cabral amanhã na Alerj e eleição para mesa diretora
04/02/2013 | 17h37
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) dará início à 3ª sessão legislativa desta 10ª legislatura (terceiro ano deste mandato, que se encerra em 2014), nesta terça-feira (05/02), às 10h, em solenidade que contará com a presença do governador Sérgio Cabral. Na ocasião, o governador fará a apresentação do Plano de Governo do Poder Executivo. Em seguida, às 11h, os deputados elegerão os membros da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Parlamento estadual pelos próximos dois anos. Os eventos serão realizados no plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.
Comentar
Compartilhe
Neco debate reforma administrativa
04/02/2013 | 14h07
O Prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, o Neco, se reuniu nesta segunda-feira (04), com Randal Farah, consultor técnico ligado a Superintendência de Organização e Gestão do Instituto Brasileiro de Administração e Gestão - IBAM. A pauta do encontro é a Reforma Administrativa que o prefeito pretende fazer em São João da Barra para dar mais dinamismo à administração, atendendo as necessidades da prefeitura diante do crescimento de São João da Barra. O projeto deve ser entregue dentro de 30 dias. Participaram do encontro o Chefe de Gabinete Antonio Neves, o Sub Chefe de Gabinete José Vitor da Silva, a Secretária de Administração Lara Valentim, o Ouvidor Geral Vito Diniz e o Coordenador de Cultura Bruno Costa. (Fonte: Ascom)
Comentar
Compartilhe
Quantos são os demitidos pela prefeitura?
04/02/2013 | 11h34
Semana passada, publiquei aqui um post sobre a suposta demissão de uma grávida, contratada pela Prefeitura de Campos. Recebi comentário de outra pessoa, um fisioterapeuta, dizendo que, em sua função, foram mais de 100. Veja abaixo:
Tais, a dispensaram sem motivo, sem justa causa, assim como dispensaram muitos. O motivo n existe, a alegação é que foram chamados os concursados. Certo, porem no cargo da gravida, apejas 38 fisioterapeutas foram chamados. Tb sou fisioterapeuta, e junto comigo foram dispensados mais de 100. N sei ao certo quantos fisioterapeutas existiam contratados, mas eram muito mais de 100, e que não davam conta do serviço. Eu mesmo atendia varios pacientes oriundos de são francisco. Na verdade a prefeita foi obrigada a dispensar, mas que reponha os funcionarios. E pague onque deve aos dispensados. A justiça do trabalho deve ficar de olho. E o mp também. A população está sem atendimento, em travessão só tinham dois fisioterapeutas e os dois foram dispensados, nenhum assumiu os cargos lá. Somente em tratamento comigo eram mais de 50 pessoas.
O blog de Fernando Leite traz informação que são mais de 2.400 trabalhadores e que estariam saindo sem receber os direitos.
 Afinal, quantos os demitidos pela Prefeitura? Eles tem direito a que? Com a palavra, o governo municipal.
Resposta da Prefeitura: 
A Procuradoria Geral do Município informa que o desligamento dos contratos está sendo efetuado em função da convocação dos candidatos aprovados no concurso público, realizado no ano passado. Essas pessoas vão atuar nos cargos antes ocupados pelos contratados. Com relação a possíveis dúvidas a respeito de direitos trabalhistas dos contratados, a Justiça do Trabalho tem firmado entendimento que, em contratos dessa natureza, a pessoa tem direito ao recebimento do FGTS.
Comentar
Compartilhe
Morre Flávia Alexim Mansur
03/02/2013 | 19h53
Faleceu agora há pouco Flávia Alexim Miranda Mansur. Ela era casada com Marcelo Mansur, filha do médico Dezinarte  Miranda e Regina,  irmã de  Soraya e Verônica e cunhada do vereador Luiz Alberto Neném. O corpo será velado no cemitério Campo da Paz e a hora do enterro ainda não foi divulgada. O advogado Cláudio Andrade deu a notícia através do Facebook, onde o vereador Neném também postou há poucos instantes. Atualização: Correção na grafia.  
Comentar
Compartilhe
Denúncia: Demissão na Prefeitura
01/02/2013 | 18h43
Recebi o seguinte comentário da leitora Michelle Siqueira que transformo em post, por sua importância:  
PODE ISSO, ARNALDO? PREFEITURA DISPENSA GESTANTE… Dê publicidade ao fato!!! Estou escrevendo em razão da minha total indignação com um caso que aconteceu aqui na Prefeitura de Campos. Uma colega minha, GRÁVIDA de 4 meses foi simplesmente “chutada” dos quadros da PMCG. Ela é fisioterapeuta e trabalhava na UBS do Carvão desde 2009, no malfadado “contrato temporário” que de “prazo determinado” não tinha nada, pois ela trabalha na Prefeitura como fisioterapeuta desde 2006, ora através de empresas “terceirizadas”, ora por contrato direto com a PMCG. No dia 21/01/2013, ela recebeu telegrama expedido pela PMCG solicitando “a presença imediata” para “tratar de procedimento administrativo decorrente de seu desligamento das atividades laborativas com a municipalidade”, fato que lhe causou perplexidade. Em primeiro lugar, por estar a mesma em gozo de férias, devendo a Administração aguardar seu retorno para qualquer tipo de comunicação nesse sentido. Em segundo lugar, pelo fato da mesma estar GRÁVIDA de 4 (quatro) meses, ou seja, entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) semanas, sendo de PLENO CONHECIMENTO da Administração Municipal tal fato. Mesmo sendo ela “contratada”, ou seja, estando a laborar sem a prestação de concurso público, o que em tese poderia caracterizar o contrato como “nulo”, a dispensa de gestante encontra óbices legais e constitucionais, pois deveria ela sujeitar-se, no caso em tela, por analogia, ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive no que diz respeito às obrigações trabalhistas. Mas na Procuradoria o entendimento é o de que “contrato nulo não gera direitos”, ou seja, A PRÓPRIA PREFEITURA faz um contrato viciado, e acaba se beneficiando da sua própria torpeza, violando os princípios da boa-fé, da proteção da confiança e do “venire contra factum proprium”. Chega a ser risível… O entendimento da Procuradoria de Campos/RJ, pela dispensa da gestante, configura clara ofensa os princípios da dignidade da pessoa humana e da proteção ao trabalho, além de violação aos direitos do nascituro. A empregada gestante faz jus à estabilidade provisória, desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto, nos termos do artigo 7º, XVIII, da Constituição Federal e do artigo 10, II, b, do ADCT. Mesmo que se entenda a contratação como “nula”, ato este que FOI PRATICADO PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO, este ato não pode se constituir em entrave aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, como o direito à vida e da proteção à maternidade e da infância. Conclusão nesse sentido se extrai também da Súmula 244, inciso III do TST, nos seguintes termos: “Súmula 244 do TST …. III. A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.” O STF, no RE 287.905, de Relatoria da Ministra Ellen Gracie, caminhou nesse sentido: “EMENTA: CONSTITUCIONAL. LICENÇA-MATERNIDADE. CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO. SUCESSIVAS CONTRATAÇÕES. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. ART. 7º, XVIII DA CONSTITUIÇÃO. ART. 10, II, b do ADCT. RECURSO DESPROVIDO. A empregada sob regime de contratação temporária tem direito à licença-maternidade, nos termos do art. 7º, XVIII da Constituição e do art. 10, II, b do ADCT, especialmente quando celebra sucessivos contratos temporários com o mesmo empregador. Recurso a que se nega provimento.” Ainda, o próprio Excelso Pretório (STF), no Agravo de Instrumento 710.203, de Relatoria da Ministra Cármen Lúcia, afirmou que: “A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal tem entendido que as servidoras públicas, inclusive as contratadas a título precário, independentemente do regime jurídico de trabalho, têm direito à licença-maternidade de cento e vinte dias e à estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto , conforme o art. 7º inc, XVIII, da Constituição da República e o art. 10, inc. II, alínea b, do Ato das Disposições Constitucionais Provisórias.” Mais uma vez, com acerto, o Supremo Tribunal Federal no RE 597.989-AgR, em decisão recente (28/03/2011) de Relatoria do Eminente Ministro Ricardo Lewandowski, decidiu: “EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. LICENÇA MATERNIDADE. MILITAR. ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. POSSIBILIDADE. ISONOMIA. ART. 7º, XVIII, DA CONSTITUIÇÃO E ART. 10, II, b, DO ADCT. AGRAVO IMPROVIDO. I As servidoras públicas e empregadas gestantes, independentemente do regime jurídico de trabalho, têm direito à licença-maternidade de cento e vinte dias e à estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, conforme o art. 7º, XVIII, da Constituição e o art. 10, II, b, do ADCT.” Assim, diante do farto material jurisprudencial, a Prefeitura, com fulcro na Súmula nº 473 do STF, que diz que “a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”, encontra amparo legal para rever o ato de desligamento, porém, não o faz, mesmo diante de requerimento nesse sentido, através de documento protocolizado no Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura de Campos/RJ. Por fim, saliento que ela está tomando as devidas providências, comunicando o fato ao Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, bem como em breve ajuizando ação para sua reintegração (além dos danos morais advindos da conduta do Município), providências essas que poderiam ser evitadas caso a Prefeitura (e sua Procuradoria) tivessem “bom senso”. Grata. Michelle Siqueira
Comentar
Compartilhe
TSE volta hoje e registros de 2012 são prioridade
01/02/2013 | 02h11
O Tribunal Superior Eleitoral retoma hoje as atividades, com sessão que marca o início do ano judiciário. Segundo a própria assessoria do órgão (veja a imagem), todas as atenções estarão voltadas para pendências relativas às eleições 2012.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]