2011, o nosso ano
31/12/2010 | 20h51
Todo final de ano é a mesma coisa. Fazemos um balanço do que passou, colocamos a culpa, na maioria das vezes, no outro e, de novo, vamos traçando a lista do que prometemos para o próximo ano. Embora saibamos que a vida é feita de improvisos, nunca contamos com eles e no entregamos à mesmice, sem levar em conta que o mundo muda a cada segundo, só que nos recusamos a enxergar. Aliás, reclamamos tanto dos políticos, não acreditamos nas promessas que – quase nunca – são cumpridas e seguimos o mesmo caminho. Quantas vezes prometemos começar uma dieta, fazer um curso, aprender a dirigir? Quantas vezes cumprimos? Será que os políticos é que estamos errados Ou será que eles são realmente a representação do comportamento de parte da população? Então, nesses últimos momentos que faltam para 2011, vamos nos comprometer em mudar? Mudar não. Vamos nos transformar. Que nosso primeiro compromisso seja hoje, não amanhã ou depois. Hoje. Comece hoje a esquecer aquele amor antigo e que te faz tanto mal. Permita-se amar de novo. Se dê uma nova chance. Não se segure em uma estabilidade de mentira. A vida é muito boa e muito curta para passarmos por ela sofrendo. Se sofremos, que seja apenas uma parte dela. Pode parecer piegas, mas o importante é tentar e lutar para ser feliz. Por isso, também, volte a falar com aquele parente com quem brigou e nem se lembra mais o por quê. Vai deixar para fazer isso quando? Amanhã? E se amanhã não acontecer? Vai passar a eternidade se arrependendo? Vamos viver o hoje afinal... “É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Porque se você parar Pra pensar Na verdade não há...” Assim, desejo a vocês, leitores tão amigos de todos e tão carinhosos de todos esses anos, e a mim, uma vida plena, em que só importe o que realmente tem importância, em que a gente nunca deixe de ir a uma festa na escola do filho, que possamos amar de verdade e, se houver ausência desse amor, que isso não se traduza em amargura. Que nosso sofrimento, nossa raiva ou dissabor não sejam repassados para aqueles que estiverem ao nosso lado. Que tenhamos amigos, mas aqueles de verdade. Sabe aqueles que você pode ligar de madrugada, falar um monte de bobagem ou, simplesmente, ficar sentado ao lado, sem dizer uma palavra, mas entendendo tudo? Que sejamos felizes. 2011 será o nosso ano. Que ele chegue cheio de paz, sucesso e felicidades para todos nós.
Comentar
Compartilhe
Petrobras bate recorde
30/12/2010 | 13h41
A Petrobras alcançou em dezembro três novos recordes de produção de petróleo no Brasil: média mensal, anual e diária. A média mensal recorde de dezembro deverá ficar em torno de 2 milhões 120 mil barris por dia (bpd). O recorde anterior, obtido em abril deste ano, foi de 2 milhões 33 mil bpd. Confirmado esse resultado, o volume produzido no mês será 6,7% superior à produção de dezembro de 2009 e 4,4% acima da produção de novembro deste ano (2 milhões 30 mil bpd). Além do recorde mensal a empresa registrou mais um recorde diário. No dia 27 de dezembro a produção de petróleo chegou a 2 milhões 256 mil barris. Com esses resultados, a Companhia fecha 2010 com um patamar de produção superior a 2 milhões de barris por dia (2 milhões 3 mil bpd), o que configura, também, um novo recorde anual. Ao longo do mês de dezembro a Petrobras bateu sucessivos recordes diários de produção: no dia 4 foram extraídos, dos campos nacionais, 2.088.560 barris de petróleo diários (bpd); no dia 5 a produção foi de 2.117.321 bpd; em 13/12 chegou a 2.154.518 bpd e no dia 24 atingiu 2.166.504 bpd. (Fonte: Ascom Petrobras)
Comentar
Compartilhe
Cabral com a bola toda
29/12/2010 | 21h00
Pesquisa CNT/Sensus divulgada na tarde de hoje mostra que 90% da população do país aprova a operação de ocupação do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada há um mês em esforço conjunto de tropas do governo do estado e federal. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 27 de dezembro e foram ouvidas duas mil pessoas em 136 municípios de 24 estados. Isso mostra que, com sua política de segurança, o governador Sérgio Cabral está consolidando uma imagem positiva em nível nacional.
Comentar
Compartilhe
Quedas de barreiras na BR 101
28/12/2010 | 18h16
Os motoristas que precisem passar pela BR 101 devem redobrar a atenção: Em dois trechos — quilômetros 14 e 17 da rodovia, próximo a Morro do Coco — houve queda de barreira. A pista não está interditada, porque foi próximo ao acostamento, mas todo o cuidado é pouco.
Comentar
Compartilhe
Cidade X entre prioridades de Eike
27/12/2010 | 12h36
O mega-empresário Eike Batista, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", disse que um de seus objetivos é transformar o Estado do Rio "em um dos lugares mais dinâmicos e ricos do Brasil". "Se eu olhar para o Rio daqui a 10, 15 anos, será inacreditável", afirmou ele ao jornal. Para ele, a cidade será "uma mistura de Califórnia, Nova York e Houston, combinando praias estonteantes com importância financeira e arquitetura ultramoderna". Entre os investimentos para que isso aconteça, Eike cita a Cidade X, uma "cidade digital supermoderna para cerca de 250 mil pessoas". A Cidade X, para quem não se lembra, é a prevista para ser construída no quinto distrito de São João da Barra e que está envolvida na polêmica da desapropriação.
Comentar
Compartilhe
Cambuci debaixo d'água
27/12/2010 | 12h17
A situação do município de Cambuci é muito grave devido às chuvas que caíram ontem. Segundo matéria da InterTv, água e lama invadiram casas, provocando desespero e prejuízo. O município, já castigado nos últimos meses com diversos escândalos políticos, agora enfrenta a força da natureza.
Comentar
Compartilhe
Feliz Natal
23/12/2010 | 19h41
natal Lembro de alguns natais especiais em minha vida. Quando era pequena, a vida era dura, mas achava tudo maravilhoso. Minha mãe tinha esse poder. Nunca demonstrava que as dificuldades a abalavam. Fazia de nosso mundo, um mundo cheio de amor, de carinho, de felicidade. Houve um Natal, que ganhei uma boneca Susi. Nossa! Aquilo para mim foi um sonho. Ela vinha com um puff e um painel simulando uma sala de estar. Brinquei com aquela boneca até grande. Foi meu melhor presente de Natal. Em outros anos, quando a situação começou a melhorar, ganhei presentes mais caros, mas nada superou aquela Susi. Em cada centavo gasto na boneca, no laço da caixa, no papel que a embrulhou, tudo estava repleto de amor. E minha mãe não era do tipo que ficava falando: “comprei, caríssima, você não imagina  sacrifício, cuide bem”. Nada, no máximo era um “brinque bastante”. E ali, com o dinheiro correndo longe, qualquer um podia saber: havia uma família feliz. Acho que essa felicidade e essa segurança da minha infância é que deram a base de minha vida. Nem sempre as coisas são fáceis, mas sempre há um caminho. E com amor, verdadeiro, o caminho pode ser tortuoso, mas nunca errado, nunca falso. Não é esse o sentimento do Natal? Festejar o nascimento de Cristo, lembrar que Ele veio ao mundo para ensinar o óbvio e o que ainda, muitas vezes, insistimos em ignorar: que o Amor tem que estar acima de tudo. O amor verdadeiro, aquele que supera, que edifica, que acompanha. Há outros natais que não esqueço, como o primeiro em que minha mãe não estava mais conosco. Fazia seis meses de sua partida, mas não deixamos de ter ceia, presentes, oração em torno da mesa. Por que? Porque ela nunca permitiria que privássemos as crianças da comemoração que ela tanto gostava, que tanto fazia questão. Muita gente não gosta do Natal. Muitas famílias, também, não são felizes. Mas se pudesse dar um conselho a alguém seria para comemorar o Natal, pelo menos dentro de si mesmo. Repensar a vida, ser mais paciente, cultivar sua própria felicidade. Reescrever sua história. Não são os presentes, a mesa farta, a quantidade de “amigos” que farão a diferença no seu Natal, mas o amor que você tiver semeado, o carinho que tiver distribuído, os sorrisos que forem uma constante em sua existência e na daqueles que fazem parte de sua trajetória. O calor das ruas, o corre-corre do comprar de presentes quase nos faz esquecer seu verdadeiro significado. Há dois mil anos, nasceu um bebê que chegou para abalar o mundo. Se não fosse filho de Deus, já seria especial por sua mensagem de Amor acima de todas as coisas, de perdão, de simplicidade. Sendo o filho de Deus, escreveu a história da humanidade a partir de seu nascimento. Não podemos ignorar isso. Que cada Natal seja feliz e importante ao seu modo. Um feliz Natal a todos.
Comentar
Compartilhe
Lula cumpre a palavra e veta mudança nos royalties
22/12/2010 | 19h59
lula e cabral O presidente Lula cumpriu o prometido ao governador Sérgio Cabral e vetou, hoje, o modelo de divisão dos royalties do pré-sal, aprovado pelo Congresso Nacional. Ele ainda enviará ao Congresso um projeto que preserva as receitas dos estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. A proposta alternativa pretende substituir o item aprovado pelos parlamentares que prevê a divisão do dinheiro arrecadado com a produção de petróleo entre todos os estados, independemente de serem ou não produtores.
Comentar
Compartilhe
Veto às 17h
22/12/2010 | 15h06
O leitor atento Renato Alves Teixeira colaborou com o blog, avisando que o veto do presidente Lula será hoje às 17h. Vamos acompanhando.
Comentar
Compartilhe
Agradecimento
22/12/2010 | 14h39
Um mimo gracioso e elegante a lembrança de final de ano do casal de jornalistas Michelle e Sérgio Cunha. Muito obrigada pelo carinho. Agradecendo aos dois, agradeço, também, a todos os cartões e lembranças recebidos.
Comentar
Compartilhe
Situação abandona sessão e contas...
21/12/2010 | 18h35
Ao contrário do que acreditava o presidente da Câmara, Nelson Nahim (PR), não houve sessão hoje e as contas dos ex-prefeitos Alexandre Mocaiber e Roberto Henriques mais uma vez não foram votadas, como informa o Blog do Bastos (aqui). A situação abandonou o plenário enquanto Nahim agradecia o apoio recebido durante a interinidade, ficando impossível a continuação da sessão.
Comentar
Compartilhe
Veto de Lula até quinta-feira
21/12/2010 | 17h37
O presidente Lula confirmou hoje que irá vetar a nova fórmula de distribuição de royalties do petróleo da camada pré-sal. Inicialmente prevista para hoje, a cerimônia em que o presidente Lula vai assinar o novo marco regulatório para exploração do petróleo desta camada será realizada até quinta-feira. Lula está no Rio desde ontem, participando de inaugurações e homenagens.
Comentar
Compartilhe
Escolas terão que identificar dislexia
21/12/2010 | 16h29
O Estado do Rio terá que adotar medidas para identificação e tratamento da dislexia na rede estadual de Educação. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) garantiu a validade da norma nesta terça (21/12), ao derrubar por unanimidade o veto total do governador Sergio Cabral ao projeto de lei 455/07, que cria a regra. A proposta, que será transformada em lei nos próximos dias, é assinada pelo deputado Alessandro Molon (PT), que defende a avaliação como forma de combate à evasão escolar. “Muito embora não tenha nenhuma relação com capacidade intelectual, a dislexia, que é uma dificuldade com leitura, muitas vezes é mal interpretada, causando a  reprovação dos alunos e desistências”, relata o parlamentar, lembrando que o físico alemão Albert Einstein era disléxico. Para ele, as escolas são o ambiente mais propício para identificação e também para o tratamento do transtorno, que pode ser minimizado. Por isso, a futura lei  prega a capacitação permanente dos professores para esta avaliação. (Da Ascom Alerj)
Comentar
Compartilhe
Novos ônibus
21/12/2010 | 11h09
Depois de enfrentar vários problemas até ter seus veículos retirados de circulação pela Emut, como informei aqui, a Viação Tamandaré está se reestruturando. Segundo informações, a empresa comprou 30 ônibus, com ar condicionado, que já começaram a circular. Os demais das linhas atendidas pela empresa serão aposentados até 6 de janeiro. A população que usa o transporte coletivo agradece.
Comentar
Compartilhe
Lula veta emenda Ibsen amanhã
20/12/2010 | 23h02
cabral e lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta terça-feira o projeto que estabelece o modelo de partilha na exploração das reservas de petróleo do pré-sal, com veto à emenda dosenador Pedro Simon (PMDB-RS). Esta, aprovada no Congresso no início do mês, muda a divisão das receitas de royalties e tira receita dos estados e municípios produtores, especialmente do Rio e do Espírito Santo. No mesmo ato, Lula vai assinar o projeto de lei a ser enviado ao Congresso mudando a distribuição dos royalties dos campos de petróleo a serem licitados. A proposta federal resgata o acordo fechado por Lula com os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, em novembro de 2009. O ponto de partida do entendimento é que ficam inalteradas as regras de distribuição de royalties para as áreas já licitadas e a nova fórmula se aplicará apenas às reservas já leiloadas. Será um presente e tanto para Cabral, que sempre confiou na palavra do presidente Lula. (Fonte: Globo Online)
Comentar
Compartilhe
Freixo recebe comenda de Direitos Humanos
20/12/2010 | 18h55
Amanhã, terça-feira, dia 21 de dezembro, às 11 horas, ocorrerá, no Plenário do Senado Federal, a Sessão Especial para Entrega da Comenda Dom Hélder Câmara 2010, que será conferida a 5 personalidades que se destacaram na defesa dos direitos humanos. Este ano, os escolhidos para receber a comenda são: Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL/RJ), Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.
Comentar
Compartilhe
Alerj aprova reajuste para Cabral, vice e secretários
20/12/2010 | 17h37
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em discussão única, hoje, (20/12), o projeto de lei 3.372/10, da Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle da Alerj, que reajusta os salários do governador, vice-governador e secretários de Estado a partir de 1º de janeiro. O governador terá seu salário reajustado de R$13,4 mil para R$ 17,2 mil. Já os secretários e o vice-governador, que atualmente recebem R$ 10 mil, passarão a ganhar R$12,9 mil. Em plenário, o presidente da comissão, deputado Edson Albertassi (PMDB) reforçou que o  reajuste, incumbência constitucional da comissão de Orçamento, foi calculado com base na possibilidade de comprometimento do Orçamento. “E tivemos a preocupação de propor um teto compatível com as funções que serão beneficiadas”, afirmou Albertassi, lembrando que a alteração beneficia outros profissionais que estão no teto do Executivo, como coronéis da Policia Militar e delegados de policia, entre outros. O texto vai à sanção do governador.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura de Campos inicia pagamento
20/12/2010 | 14h57
Começou hoje, o pagamento do funcionalismo público municipal. Até quarta-feira (22), os servidores recebem os vencimentos referentes ao mês de dezembro antecipadamente. Na folha de dezembro estão incluídos a gratificação dos profissionais de saúde plantonistas da rede de urgência e emergência, além de um acerto divisor de hora extra e adicional noturno de todos os servidores. Na última quarta-feira (15), foi efetuado o pagamento da segunda parcela do 13º salário que, somado ao pagamento deste mês, em uma semana, estão sendo injetados na economia local cerca de R$ 65 milhões.     De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, a antecipação do calendário de pagamentos vai proporcionar uma injeção antecipada de recursos na economia local. “Os servidores estão antecipando suas compras de Natal, garantindo grande movimento no comércio”, salientou Fábio.     Hoje estão recebendo o salário de dezembro os funcionários com matrículas terminadas em 0, 1 e 2. Amanhã (21), segundo dia de pagamento, ?ecebem os servidores com matrículas de finais 3, 4 e 5 e, no último dia de pagamento, quarta-feira (22), será a vez dos servidores com matrículas terminadas em 7, 8 e 9. (Fonte: Secom)
Comentar
Compartilhe
Juiz cassa Riverton Mussi
17/12/2010 | 19h09
Mussi O juiz da 109ª Zona Eleitoral de Macaé, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, cassou o prefeito reeleito da cidade Riverton Mussi Ramos e a vice-prefeita Marilena Pereira Garcia, além de decretar a inelegibilidade dos dois pelo período de três anos, a contar de 2009. O magistrado também multou o prefeito em RS$ 10.915. O candidato a vereador em 2008, Daniel Portugal Couto também foi punido com a inelegibilidade e multa de igual valor. Entre os atos ilícitos praticados pelo prefeito, a vice e o candidato a vereador estão captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Seria diplomada a chapa que ficou em segundo lugar, encabeçada por Dr. Aluizio do PV. Mas como o recesso do judiciário começa hoje, os recursos somente podem ser apresentados em janeiro. Após o julgamento dos embargos, e se for mantida a cassação, é que a chapa será diplomada e Macaé terá novo prefeito.   (Fonte: Assessoria do TRE
Comentar
Compartilhe
Nahim: "Na terça haverá quórum"
17/12/2010 | 17h41
Já de volta ao cargo de presidente da Câmara, Nelson Nahim (PR), me afirmou, agora há pouco, que na terça-feira haverá quórum para que sejam votadas as contas referentes a 2008, nas gestões Alexandre Mocaiber/Roberto Henriques. Segundo o vereador, ele já conversou com alguns colegas e voltará a fazê-lo na segunda-feira, véspera da votação. Nahim lembra que existem matérias importantes pendentes, como o orçamento, por exemplo, que ainda não foram, e precisam, ser votadas: "E serão colocadas em pauta", afirmou. O presidente do Legislativo explicou que não há reunião marcada com a prefeita Rosinha e deixou encaminhados algumas ações, como o Verão: "Anteontem, ao saber da decisão do TSE, falei com os secretários que deixaria as decisões para ela, que voltaria à Prefeitura” PSF — O PSF é um programa muito bom e necessário. Não é porque sai da Prefeitura que vou mudar de opinião. O PSF tá homologado e iríamos começar a chamar essa semana, mas não houve tempo hábil. Agora cabe a ela decidir. Experiência — Agradeço a Deus a oportunidade que recebi. Foi muito boa. Também tenho muito a agradecer aos secretários, que colaboraram muito. Agradeço muito a minha esposa Nélia, que esteve junto comigo em todos os momentos e me ajudou muito na área social. Administração — Tivemos uma programação do Santíssimo Salvador muito boa, uma grande bienal, a iluminação de Natal tem recebido vários elogios. Estou muito feliz, mas acho justo que ela volte. Ela foi eleita prefeita, não eu.
Comentar
Compartilhe
Comércio de portas abertas domingo
17/12/2010 | 17h22
O comércio de Campos estará de portas neste domingo, dia 19 de dezembro. É o último final de semana antes do Natal e a expectativa dos comerciantes é de ótimo movimento. De acordo com o presidente da Carjopa, Eduardo Chacur, o comércio vive tempos de glória: novembro as vendas já estavam superaquecidas. No Natal, devem superar as expectativas.
Comentar
Compartilhe
Jonas Lopes eleito presidente do TCE
16/12/2010 | 18h14
O campista Jonas Lopes de Carvalho foi eleito na manhã de hoje o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ). A notícia foi dada pelo deputado federal Geraldo Pudim (PR/RJ), em seu twitter e no site Ururau.
Comentar
Compartilhe
Começa diplomação dos eleitos
16/12/2010 | 15h06
O governador Sérgio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão acabaram de ser diplomados. Em seguida, recebem o diploma senadores, deputados federais e estaduais. A cerimônia acontece no Theatro Municipal do Rio.
Comentar
Compartilhe
Posse de Rosinha hoje
16/12/2010 | 12h09
O deputado federal Geraldo Pudim acaba de postar em seu twitter que tudo está sendo agilizado para que a posse de Rosinha ocorra hoje, às 17h.
Comentar
Compartilhe
Nahim: "Continuo sonhando em ser prefeito"
16/12/2010 | 10h46
nelson-nahim Nelson Nahim acaba de falar à imprensa, no gabinete de prefeito, sobre o período em que foi prefeito de Campos, no lugar de sua cunhada, Rosinha Garotinho, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e agora obtve liminar para retornar ao cargo. Nahim disse que tem a sensação do dever cumprido e lembrou que realizou seu sonho, que era governar Campos. Ele também agradeceu à população, que o ajudou a governar, mostrou estar ao seu lado e aprovou suas ações. Nahim ainda listou seus feitos no cargo de prefeito, como o retorno do PSF, a entrega da rodoviária e benefícios para os servidores. Nahim reafirmou que continua sonhando em ser prefeito, mas desta vez, eleito pelo povo.
Comentar
Compartilhe
Prefeito Nelson Nahim fala à imprensa
16/12/2010 | 10h35
O prefeito interino Nelson Nahim está agora falando à imprensa sobre a decisão do TSE que reconduziu sua cunhada, Rosinha Garotinho ao cargo. Por consequencia, ele volta à presidência da Câmara dos Vereadores. Em instantes mas detalhes.
Comentar
Compartilhe
Dia de festa pros Garotinho
16/12/2010 | 01h47
garotinhos Hoje, 16 de dezembro, o dia é só de festa para a família Garotinho. De uma vez só, o deputado federal Anthony Garotinho será diplomado hoje deputado federal, junto com a filha Clarissa, deputada estadual. E para completar a semana de vitórias, Rosinha Garotinho deve retornar ainda hoje ao cargo de prefeita.
Comentar
Compartilhe
Site do TSE publica matéria sobre volta de Rosinha
15/12/2010 | 23h22
Liminar determina retorno de Rosinha Garotinho à prefeitura de Campos dos Goytacazes O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão individual deferiu liminar para determinar o retorno de Rosinha Garotinho e Francisco Oliveira aos cargos de prefeita e vice-prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ). A decisão também suspende a realização de novas eleições marcadas para o dia 6 de fevereiro de 2011, até o julgamento, pelo TSE, de um recurso de agravo por instrumento. Rosinha Garotinho e Francisco Oliveira, eleitos em 2008, ajuizaram uma ação cautelar para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que cassou o mandato dos dois por abuso do poder econômico em razão do uso indevido dos meios de comunicação. Na ação, eles ressaltam que, na sessão dessa terça-feira (14) o TSE, por maioria de votos, deu provimento a recurso de Anthony Garotinho, que anulou decisão do Tribunal Regional Eleitoral que tornou Garotinho inelegível em razão de condenação por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. Argumentam que o julgamento do mérito pela Corte Regional “acarretou vulneração aos princípios do duplo grau de jurisdição, do devido processo legal e da vinculação, segundo o qual o juiz que colhe a prova deve julgar a lide”. O ministro Marcelo Ribeiro afirma, na decisão, que no julgamento de terça-feira o TSE, por maioria, declarou nula a decisão regional e determinou que o processo retorne à Primeira Instância para que examine a prova e decida como entender de direito. A maioria dos ministros entendeu que o julgamento não poderia prosseguir no TSE, pois não cabe a esta Corte analisar fatos e provas por meio do recurso apresentado neste tribunal. “Diante desse contexto, faz-se imperioso reconhecer a plausibilidade do direito ora pleiteado, tendo em vista o novel pronunciamento deste Tribunal sobre o tema, contrariamente ao que decidiu a Corte Regional na espécie”, afirmou o ministro na decisão.
Comentar
Compartilhe
Ministro determina o retorno da prefeita Rosinha
15/12/2010 | 21h49
O ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, acaba de conceder liminar e definiu pelo retorno da prefeita Rosinha e do vice Chicão ao cargo de prefeita e vice de Campos.
Comentar
Compartilhe
Calendário eleitoral começa com indefinição
15/12/2010 | 14h52
Começa hoje o calendário da eleição suplementar de Campos marcada para 6 de fevereiro. Hoje, dia 15, éo primeiro dia para as convenções, cujo prazo vai até domingo. Com a decisão de ontem do TSE, que anulou a condenação de Garotinho e retornou o processo à primeira instância, a pergunta que fica é a seguinte: muda alguma coisa? Por enquanto nada, pelo menos até que os advogados de Rosinha Garotinho consigam uma decisão favorável. E não é difícil que consigam, porque vão usar como base a decisão de Garotinho.
Comentar
Compartilhe
TSE devolve processo de Garotinho à 1ª instância
14/12/2010 | 20h35
Posse da Prefeita Rosinha,01-01-09,LB (128) E agora José? Os ministros do TSE decidiram devolver à 1ª instância o processo do ex-governador Anthony Garotinho, condenado pelo TRE por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. Segundo a assessoria, a Corte entendeu que as provas — que não haviam sido contestadas pela defesa de Garotinho — terão que ser reexaminadas. Assim, Garotinho, até segunda ou terceira ordem, continua deputado federal, pode ser diplomado amanhã e, até se quiser, disputar a Prefeitura de Campos na eleição suplementar. ATUALIZAÇÃO ÀS 20H48: O advogado do deputado Arnaldo Vianna, João Batista Oliveira, acaba de explicar o entendimento do TSE no caso Garotinho: Quando entraram com o processo em 1ª instância, o juiz em Campos não quis julgar o mérito por entender que Arnaldo não tinha legitimidade para apresentar a denúncia. Recorreu-se, então, ao TRE, que, por sua vez, entendeu que Arnaldo tinha legitimidade e poderia ser autor da ação contra Rosinha e Garotinho. Por essa razão, o TRE julgou o mérito. Hoje, os ministros do TSE reconheceram que Arnaldo tinha legitimidade e, então, o juiz em 1ª instância deveria julgar o mérito. Como o tempo judicial é diferente do real, até que esse caso seja julgado novamente, Garotinho já poderá estar livre da inelegibilidade. E agora José 2? Se o entendimento dos ministros do TSE for seguido nos outros casos, Arnaldo também estará livre da inelegibilidade e Rosinha da cassação. É quase pule de 10 que a eleição suplementar será suspensa. Atualização às 23h18: E agora... Já tem carro de som pela cidade com o jingle "É ela..."
Comentar
Compartilhe
Começa julgamento de Garotinho no TSE
14/12/2010 | 20h04
Começa julgamento de Garotinho no TSE. Ministro-relator, Marcelo Ribeiro lê parecer. Atualização às 20h20: Marcelo Ribeiro vota por anular condenação de Garotinho pelo TRE.
Comentar
Compartilhe
Geraldo H. Coutinho pode ser nome do PSDB na eleição
14/12/2010 | 17h00
O empresário Geraldo Hayem Coutuinho pode ser o nome do PSDB à Prefeitura de Campos, caso os tucanos optem por candidatura própria. como informou o presidente do diretório lcal, Robson Colla em seu blog. Ele esteve reunido ontem, no Rio, com a executiva estadual, que deseja candidatura própria.
Comentar
Compartilhe
Lula pode vetar pré-sal dia 23
14/12/2010 | 09h07
 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agendou para o próximo dia 23 a sanção do novo marco regulatório para exploração do petróleo na camada pré-sal, com veto à nova fórmula de distribuição de royalties entre os Estados, segundo fonte do Palácio do Planalto. A aprovação do novo marco para o setor de petróleo, regulatório do pré-sal foi concluída na Câmara dos Deputados no início deste mês e, além de estipular um novo modelo de produção para áreas estratégicas, o de partilha, criou um novo sistema de distribuição de royalties entre Estados e municípios.  (Fonte: O Globo Online)
Comentar
Compartilhe
Garotinho na pauta do TSE
13/12/2010 | 18h05
garotinho Está na pauta de amanhã do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Recurso Especial Eleitoral do deputado federal eleito, Anthony Garotinho, condenado em maio deste ano pelo Tribunal Regional à inelegibilidade até 2011. Garotinho concorreu ao cargo de deputado - para o qual foi eleito com quase 700 mil votos - através de liminar obtida pelo TSE.
Comentar
Compartilhe
Encontro de secretário Júlio Lopes e prefeitos em Macaé
13/12/2010 | 12h12
Quarta-feira, às 11h, o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, acompanhado por diretores do Banco Mundial e dos prefeitos das cidades de Campos (Nelson Nahim), Rio das Ostras (Carlos Augusto Balthazar), Quissamã (Armando Carneiro) e Carapebus serão recebidos pelo prefeito  de Macaé, Riverton Mussi. O tema do encontro é a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Petróleo. O estudo de viabilidade seria financiado pelo Banco mundial por solicitação do Secretário Julio Lopes. (Fonte: Assessoria Júlio Lopes) --
Comentar
Compartilhe
Reunião do PSDB no Rio
13/12/2010 | 11h52
colla O presidente do PSDB de Campos, Robson Colla, está reunido no Rio, neste momento, para definir o posicionamento do partido na eleição suplementar de 6 de fevereiro.
Comentar
Compartilhe
PR fora da eleição suplementar?
13/12/2010 | 00h23
O PR, partido do deputado federal eleito, Anthony Garotinho, pode ficar fora da disputa na eleição suplementar, marcada para 6 de fevereiro, em Campos. A estratégia (?) seria para não legitimar a decisão do TRE que marcou o pleito. A hipótese foi levantada, em reunião na tarde de domingo, na casa do casal Garotinho, na Lapa. Estratégia arriscada: o PR vai correr o risco de "entregar" a Prefeitura para a oposição? Vai preferir isso a ter Nahin como candidato? É possível que não. Não se pode desprezar uma Prefeitura como a de Campos e, o que se comenta, é que a chapa que está sendo costurada é a de Wladmir Garotinho (presidente local do PR) e Edson Batista (presidente local do PTB). Como o período de convenções começa na quarta, os capítulos dessa novela serão intensos e corridos.
Comentar
Compartilhe
Lista de prefeitáveis não para de crescer
12/12/2010 | 12h16
vivorio Na eleição suplementar de Campos, a lista de prefeitáveis não para de crescer. Depois dos já declarados pré-candidatos Nelson Nahim (prefeito interino e do PR), Arnaldo Vianna (PDT) e Odisséia Carvalho (PT), agora mais afirmou que entrará na disputa: o sindicalista Marcelo Vivório, que também esteve na corrida pela Prefeitura de Campos em 2008 e fez sucesso com seu slogan, num timbre peculiar: "Meu nome é Marcelo Vivório. Conto com vocês".
Comentar
Compartilhe
Centenário de Noel
11/12/2010 | 20h00
Se fosse vivo, o poeta da Vila completaria hoje 100 anos. Morreu, no entanto, aos 26, no mesmo Rio de Janeiro em que nasceu. No mesmo não. O Rio, com seu samba e suas cores, não foi o mesmo após conviver com suas composições. Vamos conferir?
Comentar
Compartilhe
Política quente em SJB
11/12/2010 | 00h02
São João da Barra não tem que conviver com eleições suplementares como Campos, mas a política por lá também pega fogo. E não só nos debates nas ruas, mas também no cenário virtual. A comunidade que leva o nome do município no Orkut costuma ter discussões acaloradas nos tópicos. Nas enquetes, política também é o tema preferido. em uma delas, o ex-prefeito Betinho Dauaire aparece como o preferido para disputar a eleição em 2012, seguindo pelo presidente da Câmara, Alexandre Rosa, e o vereador Neco, este candidato da situação. Por outro lado, quando o assunto é o melhor prefeito, Carla - que não pode se concorrer por estar em seu segundo mandato - ganha de Betinho.
Comentar
Compartilhe
E Nahim pode ser candidato? Ele afirma que sim.
10/12/2010 | 15h21
Enquanto a oposição se debate na busca de consenso em torno da chapa para disputar a eleição suplementar de 6 de fevereiro, o PR — partido da situação — barrar o pleito recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como informou o jornalista Alexandre Bastos (aqui). Mas, se o partido não conseguir, quem será o candidato? O candidato natural é o prefeito interino Nelson Nahim. Porém, a oposição contestará a candidatura de Nahim, levando em consideração decisões anteriores da Justiça Eleitoral como a que segue:
CONSULTA. ELEGIBILIDADE. CHEFIA DO PODER EXECUTIVO. PARENTESCO. TERCEIRO MANDATO. ART. 14, § 7º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE.
1. É inelegível o atual titular do Poder Executivo, se, no mandato anterior, o cargo fora ocupado por seu parente, no grau referido no § 7º do art. 14 da Constituição Federal, ainda que este tenha assumido o cargo por força de decisão judicial e não tenha exercido todo o mandato. A eventual circunstância de vir o atual Prefeito a ser reeleito configuraria o terceiro mandato consecutivo circunscrito a uma mesma família e num mesmo território. (Precedentes: Consultas nos 1.433, Rel. Min. José Augusto Delgado, DJ de 28.9.2007; 1.067, Relª. Minª. Ellen Gracie Northfleet, DJ de 21.6.2004; 934, Relª. Minª. Ellen Gracie Northfleet, DJ de 9.3.2004). (Resolução-TSE nº 22.768/2008, rel. min. Felix Fischer)
Demais manifestações a esse respeito, a título de exemplo, constam do Acórdão nº 29.184, rel. Min. Joaquim Barbosa, da Resolução TSE nº 21.790/2004, rel. Min. Carlos Veloso e dos RESPEs nº 34.243, nº 32.528, nº 29800, nº 31.979, nº 29.184 e nº 29.191.
Em conversa informal essa semana com o prefeito, que é advogado, ele reafirmou seu desejo de ser candidato — apesar de achar que deveria haver, antes, uma decisão sobre a prefeita cassada, sua cunhada Rosinha Garotinho. Nahim lembra que, como Rosinha foi afastada, ela agora não detém mais cargo e, portanto, a tese de continuidade é contestável. Agora é esperar para ver as próximas cenas dessa novela.
Comentar
Compartilhe
Audiências públicas da OSX e LLX
10/12/2010 | 14h40
A OSX e a LLX, empresas de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural e de logística do Grupo EBX, informam que foram convocadas para os dias 11 e 12 de janeiro de 2011 as audiências públicas referentes ao processo de licenciamento ambiental da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), que será implantada no Superporto do Açu, no município de São João da Barra (RJ). As audiências ocorrerão, respectivamente, em Campos e SJB. (Fonte: Assessoria LLX)
Comentar
Compartilhe
Manifestação pró-Rosinha e contra eleição
09/12/2010 | 11h32
Os aliados da prefeita cassada Rosinha Garotinho preparam uma reação contra o que chamam de "golpe": a eleição suplementar marcada pelo TRE para 6 de fevereiro. Estõ convocando para o dia 13, próxima segunda-feira, às 17h, uma manifestação em frente à Justiça Eleitoral de Campos - onde funcionou a Câmara dos Vereadores. "O processo contra a Prefeita não foi julgado pelo Juiz local e nem pelo TSE, apenas foi julgado pelo TRE. Isso Contraria a lei que garante a todo cidadão o direito de ser julgado em duas instâncias, o que ainda não aconteceu esse é o GOLPE", diz a convocação feita através de email.
Comentar
Compartilhe
PSB estadual quer candidatura própria
08/12/2010 | 14h15
cabral A decisão do posicionamento do PSB na eleição suplementar de Campos vai passar pela Executiva Estadual. A afirmação é do  presidente regional do PSB, deputado Alexandre Cardoso, se reuniu na manhã de hoje com o líder do PSB na Alerj, Wilson Cabral. Cardoso, que foi reeleito com mais de 142 mil votos e é secretário de Ciências e Tecnologia do Governo Sérgio Cabral, afirmou que defende candidatura própria, mesmo visão de Wilson Cabral. Ele lembra que o partido tem três vereadores e não pode ficar fora desse momento eleitoral. Para defender essea posição, a Executiva Estadual irá se reunir com o diretório municipal nos próximos dias.
Comentar
Compartilhe
Nome do PT seria Odisseia
07/12/2010 | 20h00
Em seu twitter, o deputado estadual reeleito, Rodrigo Neves, acaba de afirmar que o nome do PT à Prefeitura de Campos é a vereadora Odisséia Carvalho.
Comentar
Compartilhe
Corram, a eleição vem aí
07/12/2010 | 19h17
Com os prazos curtíssimos definidos para a eleição suplementar de Campos, os partidos estão correndo nas articulações. O presidente local do PSDB, Robson Colla informou que amanhã irá se reunir com a executiva estadual e, com base em orientação da estadual, irá marcar a reunião da municipal para definir o caminho que os tucanos seguirão nessa eleição.
Comentar
Compartilhe
Segundo turno em 27 de fevereiro
07/12/2010 | 18h41
Se houver segundo turno na eleição suplementar de Campos, este acontecerá no dia 27 de fevereiro, último domingo do mês. Segue o calendário completo da eleição suplementar em Campos * As convenções para deliberação sobre coligações e escolha de candidatos —15 a 19 de dezembro. * Requerimento de registro de candidatos — até às 19h de 20 de dezembro. * Publicação da relação dos pedidos de registro apresentados pelos partidos e coligações 22 de dezembro. * Todos os pedidos de registro, mesmo os impugnados, devem ser julgados pelo juiz eleitoral, bem como as respectivas decisões publicas, até 17 de janeiro.  Propaganda eleitoral — a partir do dia 21 de dezembro, inclusive por meio da internet. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão,se for o caso, terá início em 6 de janeiro e encerramento em 3 de fevereiro. Essa é também a data limite para que todos os recursos sobre pedidos de registro sejam julgados pelo TRE e para que sejam publicadas as respectivas decisões. Fim da propaganda política, mediante comícios ou reuniões públicas e para a realização de debates —3 de fevereiro. Véspera do pleito — 22h do dia 5 de fevereiro, fim do prazo para distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade, divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Comentar
Compartilhe
TRE aprova calendário eleitoral de Campos
07/12/2010 | 17h38
O TRE acaba de aprovar o calendário para a eleição suplementar em Campos, marcada para 6 de fevereiro, como divulguei aqui. A aprovação ocorreu na sessão plenária de hoje, como adiantou, ontem, o Blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa (aqui). Como antecipei (aqui), o calendário é o mesmo do aprovado semana passada para o município de Valença.
Comentar
Compartilhe
MP denuncia ex-integrantes do governo Rosinha
07/12/2010 | 15h28
O Ministério Público do Estado (MPE) denunciou cinco pessoas por desvio de recursos públicos da ordem de R$ 7.139.994,61, praticado por meio de contrato realizado em 2006 pela secretaria de Estado de Saúde. As ilegalidades foram cometidas durante a execução do Projeto de Aperfeiçoamento do Modelo Operacional do Programa SAMU-Rio/Emergência em Casa. O contrato foi feito sem licitação, com indícios de superfaturamento, e a maioria das etapas não foi executada. Em 2006, a governadora do Estado era Rosinha Garotinho (PMDB). O interessante da nota do Ministério Público é um dos personagens citados: a Fundação José Pelúcio Ferreira, aquela mesma que manteve contratos com a Prefeitura de Campos durante a gestão do ex-prefeito Alexandre Mocaiber. A Fundação foi uma das envolvidas na Operação Telhado de Vidro, de março de 2008, e que levou ao afastamento de Mocaiber. Segundo o MPE, contratada para executar atividades administrativas e técnico-operacionais, a Fundação José Pelúcio Ferreira recebeu R$ 8.562.270,06 entre novembro e dezembro daquele ano. O cumprimento contratual, porém, limitou-se a entrega de alguns equipamentos, totalizando R$ 1.422.275,45. Foram denunciados pelos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato os ex-Subsecretários Itamar Guerreiro e Alcione Maria Mello de Oliveira Athayde e o Presidente da Fundação José Pelúcio Ferreira, Marco Antonio França Faria (preso na Telhado de Vidro). Alcione — que, junto com Itamar, chegou a ser detida em 2008 na Operação Pecado Capital, também sobre irregularidades na área de Saúde no governo Rosinha — responderá ainda pelo crime de falsidade ideológica, que foi imputado aos membros da comissão fiscalizadora Aloysio de Araujo Ribeiro Neto e Eliana Diniz Calasans.  (Fonte: Ascom MPE )
Comentar
Compartilhe
Calendário de Campos pode ser o mesmo de Valença
07/12/2010 | 15h14
O TRE confirmou que estará na pauta de hoje a minuta com o calendário para a eleição suplementar de Campos, como informou Alexandre Bastos aqui. A votação da minuta foi adiantada, ontem, por Aluysio Abreu Barbosa (aqui). Como a eleição estará marcada para 6 de fevereiro, junto com as de Valença e Mangaratiba (que também será votada hoje), a previsão é que o calendário eleitoral seja o mesmo para as três cidades. O calendário de Valença, aprovado semana passada, é o seguinte: * As convenções para deliberação sobre coligações e escolha de candidatos —15 a 19 de dezembro. * Requerimento de registro de candidatos — até às 19h de 20 de dezembro. * Publicação da relação dos pedidos de registro apresentados pelos partidos e coligações 22 de dezembro. * Todos os pedidos de registro, mesmo os impugnados, devem ser julgados pelo juiz eleitoral, bem como as respectivas decisões publicas, até 17 de janeiro.  Propaganda eleitoral — a partir do dia 21 de dezembro, inclusive por meio da internet. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão,se for o caso, terá início em 6 de janeiro e encerramento em 3 de fevereiro. Essa é também a data limite para que todos os recursos sobre pedidos de registro sejam julgados pelo TRE e para que sejam publicadas as respectivas decisões. Fim da propaganda política, mediante comícios ou reuniões públicas e para a realização de debates —3 de fevereiro. Véspera do pleito — 22h do dia 5 de fevereiro, fim do prazo para distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade, divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Comentar
Compartilhe
Morre jornalista e ex-deputado José Gomes Talarico
06/12/2010 | 18h55
Jornalista e ex-deputado federal, José Gomes Talarico morreu de falência múltipla de órgãos, nesta segunda-feira (6), aos 94 anos. Seu corpo será velado na Assembleia Legislativa – Rua Dom Manuel, s/nº, Centro. O enterro está marcado para 9h amanhã, no Cemitério São João Batista.

Talarico participou da luta pela regulamentação da profissão de jornalista e também ajudou a fundar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Conselheiro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), sempre esteve ligado à militância de esquerda. Amigo do ex-presidente João Goulart, acompanhou Leonel Brizola, ex-deputado e ex-governador do estado, durante toda a sua vida política.

Comentar
Compartilhe
Tudo é dúvida a dois meses da possível eleição
06/12/2010 | 10h37
 ponto-de-interrogacao1 Hoje é dia 6 de dezembro. Nenhuma novidade? Acontece que, a eleição suplementar em Campos for mesmo em 6 de fevereiro, como levantou a possibilidade o presidente do TRE, desembargador Nametala Jorge, , como informei aqui, faltam apenas dois meses, os prazos serão curtíssimos e em meio às festas de final de ano e às férias de verão.  Até agora tudo é dúvida: As coligações seguirão as vontades municipais ou as estaduais vão intervir? O recurso de Rosinha será julgado até lá? Quem serão os candidatos? Existe pelo menos um candidato natural: o prefeito interino, Nelson Nahim, que, passada a fase de lua de mel com os setores da política, começa a enfrentar oposição. Ele, apesar de ter mostrado uma politica diferente da do irmão, Anthony Garotinho, é do mesmo partido e os que não votam em Garotinho dificilmente votarão em Nahim. Também há a hipótese de ele não poder ser candidato por representar um terceiro mandato de continuidade - Nahim, presidente da Câmara, substituiu a prefeita cassada Rosinha Garotinho, sua cunhada. Isso, certamente, será discutido na Justiça. A questão é, se não for candidato, sobre a cabeça de quem Nahim colocará as mãos, "abençoando" com seu apoio? Alguém de seu partido? Roberto Henriques, eleito deputado estadual com seu apoio, Geraldo Pudim, que já disputou duas vezes a prefeitura de Campos levado por Garotinho, ou algum vereador, já que o relacionamento com a maioria da Câmara vai pra lá de bem? É esperar para ver.
Comentar
Compartilhe
Eleição de Campos pode ser em 6 de fevereiro
03/12/2010 | 18h46
A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de divulgar nota informando que a eleição suplementar na cidade poderá acontecer em 6 de fevereiro, mesmo dia da de Valença. Leia a nota abaixo:
O presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, anunciou na sessão desta sexta-feira (3) que a Corte estuda a possibilidade de realizar as eleições para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes no dia 6 de fevereiro. A iniciativa atendeu à solicitação formal de uma delegação de políticos da cidade, recebida pelo presidente do TRE-RJ horas antes do início da sessão plenária. Na quinta-feira (2), o TRE-RJ já havia aprovado o calendário da eleição para a Prefeitura do município de Valença. Como deixa a Presidência do Tribunal em 15 de janeiro, o desembargador Nametala Jorge havia condicionado o estudo de viabilidade do pleito à anuência do atual vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz, que deve estar no comando da Corte em 6 de fevereiro. “Desde que haja condições materiais e disponibilidade financeira, faremos a eleição”, consentiu o vice-presidente.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]