ISABEL BITTENCOURT-MUSA DO BLOG Nº 3
09/12/2017 | 21h27
Origem-Júlio de Abreu Bittencourt e Marly 
Cidade-Muriaé-MG
Curso-Ciências Contábeis UniRedentor Itaperuna
 
 Aniversário-01/03
Fotos-Junior Costa
Compartilhe
Prazo prorrogado para Biometria
09/12/2017 | 11h03
Rio das Ostras: prazo para biometria é prorrogado até 19/12

Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições

Foi prorrogado até 19 de dezembro o prazo para os eleitores de Rio das Ostras realizarem o cadastramento biométrico. O atendimento está sendo realizado na Vila Olímpica (Rua Irmã Faustina, s/n, Village) e no cartório eleitoral do município (Avenida Guanabara, nº 3.837, Bosque da Praia), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. É possível marcar dia e hora para fazer a biometria por meio do site www.tre-rj.jus.br/biometria ou pelo telefone (21) 3436-9000. Até esta sexta-feira (8), mais de 52 mil pessoas já haviam realizado o cadastramento, o que representa cerca de 57% do total de 91.258 eleitores do município.

O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores de Rio das Ostras, com exceção daqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados anteriormente pela zona eleitoral do município. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições, além de ficar sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.

Documentos necessários

No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.

Vale lembrar que o comprovante deve estar no nome do próprio requerente, do cônjuge ou de parente até o 2º grau, juntando-se cópia de documento que demonstre o vínculo familiar. Além disso, quem tiver o título de eleitor também deverá levá-lo.

No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.
Compartilhe
Direto de Cardoso Moreira & Italva, nas Baladas com WS
08/12/2017 | 13h07
COLUNA WS
Por William Souza
_______________________________________________________________
VI LUAU COM CRISTO
O Grupo Jovem RAFEC da Igreja Matriz de São José em Cardoso Moreira, realizou no dia, 25 de novembro, o VI Luau com Cristo. O local escolhido esse ano foi o Parque de Exposição. Com o tema: É necessário que ele cresça e que eu diminua. O evento contou com a participação do Pregador Weslen França (Max) da Comunidade Colo de Deus. Violão, Shuris, Teatro, Adoração e Dança também fizeram parte de uma noite abençoada.
ATO DE CONSAGRAÇÃO CATÓLICA EM CARDOSO MOREIRA
 No dia, 30 de novembro de 2017, foi realizado o Solene Ato de Consagração Católica na Cidade de Cardoso Moreira-RJ. Às 8h Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Ação de Graças pelos 28 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Cardoso Moreira, celebrada por S.Exª Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey. Às 9h Carreata com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Às 10h Solene Consagração a Nossa Senhora Aparecida diante de sua imagem com a presença de S.Exas. Revmas. Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo Diocesano de Campos e Dom Fernando Arêas Rifan.
FELICIDADES
 A Coluna deseja um feliz aniversário para o amigo Victor Nunes, que completa idade nova nesta sexta-feira, 8 de novembro.
ITAMIX B-DAY DUDA ROCHA
 No sábado, 2 de dezembro, a Ryber Eventos realizou a maior festa do ano no Espaço Fundo Di Kintal em Italva. A festa em comemoração ao aniversário do cantor Duda Rocha, vocalista da Banda Melhor de Três, teve início as 21h e só terminou por volta das 8h da manhã do domingo, 3 de dezembro. Foram 18 atrações em uma só noite, com repertório super eclético agradando todos os gostos do público presente. A galera Na Balada marcou presença.
SHOW ZÉ RAMALHO
 Cardosenses e Italvenses marcaram presença no show dos maiores nomes da Música Brasileira - Zé Ramalho, em sua turnê de comemoração de 40 Anos, no último sábado, 2 de dezembro, na Infinity Hall em Itaperuna-RJ.
MEGA TRANSFORMAÇÃO
 Será que é mesmo dos carecas que elas gostam mais? O ator, apresentador, empresário dono da marca Golden Star, Rodrigo Oliver, surpreende seu público ao assinar contrato com a Clínica de Estética Jorge Seriani – Prótese Capilar: “Eu conheci o trabalho do doutor Jorge Seriani pelo Instagram (@jorgeserianiprotesecapilar) e fiquei encantado. Ai fui convidado para colocar a prótese e foi tudo maravilhoso, com certeza rejuvenesci anos! Eu sempre gostei do que via no espelho, mas mudar é sempre bom pra auto-estima.” – conta Rodrigo que ostenta uma belíssima cabelereira desde a última terça.
Fugindo das demoradas cirurgias de implante capilar e dos seus dolorosos pós-operatórios, o procedimento durou 3 horas. O método usa 100% de cabelo humano e consiste em fixa-los em uma tela de silicone ou em HD que posteriormente é colocada no couro cabeludo com a ajuda de uma cola própria que garante total aderência. 
Rodrigo Oliver, que é metrossexual assumido, está sempre por dentro das últimas tendências estéticas e em nome da vaidade, também já realizou algumas cirurgias plásticas. 
DUDA FAZ 10
Maria Eduarda Gama, completou 10 anos de idade na terça-feira, 5 de dezembro, e ganhou festinha preparada pela madrinha Grasyelle Gama.
NATAL DAS CRIANÇAS
Festa de Laço Solidário na Pista de Laço Barracão
Dia: 09/12/2017 Pista de laço Barracão/Cardoso Moreira-RJ.
Premiação: 1º bezerro , 2º bezerro 3º bicicleta 4º ventilador 5º R$ 100,00
6º 1 saco de purina e um par de botina.
Inscrição por R$ 50,00 reais até 21:00.
 
INAUGURAÇÃO CASA DO PAPAI NOEL
No dia, 12 de dezembro, será realizada a inauguração da Casa do Papai Noel na Cidade Carinho, localizada na Rua Joel Reis, Nº 143 (Antiga Casa da Cultura) no Centro de Cardoso Moreira. Ainda tem tempo de você ajudar na realização dos sonhos de nossas crianças.
 
DICA WS PARA O FINAL DE SEMANA
 
 
Um forte abraço e até a próxima semana com mais WS!
 
Compartilhe
Zona de Processamento de Exportação é Aprovada em São João da Barra
07/12/2017 | 20h15
Conselho aprova criação de ZPE do Açu em São João da Barra
Decreto de implantação deve ser publicado ainda este ano. Área, da Codin, tem 185 hectares.
 O Estado do Rio de Janeiro ganhará uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Nesta quarta-feira, o Conselho Nacional das ZPEs aprovou a criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra. A ZPE irá ser submetida à sanção presidencial visando a promulgação do decreto de criação, o que deve ocorrer ainda este ano. Após a criação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará edital para selecionar uma empresa para implantar e administrar a ZPE.
A área destinada à ZPE é formada por terrenos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e tem, no total, 185 hectares. A escolha da região se deve à sua proximidade com o porto e porque a área já dispõe de infraestrutura (energia, saneamento etc) necessária para a implantação. Inclusive, já há uma empresa, de rochas ornamentais, interessada em se instalar na área.
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico em exercício, Alberto Mofati, comemorou a notícia e destacou o momento de virada econômica na atração e implantação de novos empreendimentos para o Estado: “O Governo do Estado está empenhado na criação da ZPE que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da região norte fluminense. É uma oportunidade de retomar a atração de investimentos e gerar emprego industrial no Estado, além de contribuir para o fortalecimento econômico da região”, destaca Mofati. O secretário salienta ainda que, com a instalação da ferrovia Rio-Vitória solicitada pelos Governos do Rio e do Espírito Santo, a logística da ZPE beneficiará a atração de empreendimentos para a área.
 
Sobre ZPE
As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens. As empresas localizadas na ZPE têm que destinar, pelo menos, 80% da produção para o mercado externo, podendo comercializar internamente os 20% restantes, desde que paguem impostos. Entretanto, tramita no Congresso um projeto de lei para aumentar para até 40% a cota de mercadorias oriundas das ZPEs destinadas ao mercado nacional. Atualmente há 25 ZPEs com instalação autorizada no Brasil.
Fonte- SedeisRJ
Compartilhe
Varre-Sai dentre os 10 melhores do Rio
07/12/2017 | 20h09
Por Silaine Terra
 
 
Em Varre-Sai, o Programa Bolsa Família do governo federal foi considerado um dos dez melhores do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Inovação, Desenvolvimento Social. Em monitoramento contínuo nos 92 municípios fluminenses, o Programa Bolsa Família em Varre-Sai obteve excelente resultado no acompanhamento das condicionalidades, visto que o programa auxilia na ampliação da oferta de serviços, entre Saúde, Educação e Assistência Social.
 
No município de Varre-Sai, o Programa Bolsa Família é gerido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.
 
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Isabela Louvain Fabri Moraes, o bom desempenho do programa em Varre-Sai deve-se a fatores como busca ativa e a parceria com outras secretarias.
 
“No município o programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência, mas, além da gestão do programa também devemos atribuir essa ótima colocação a uma intensa busca ativa e à colaboração da Secretaria de Saúde e de Educação que em equipe nos ajudou na inclusão de novos dados para melhor conhecermos os beneficiários e na solução de demandas”, afirmou.
 
De acordo com o gestor municipal do Programa Bolsa Família, Geraldo Lopes Filho o papel da equipe do programa bolsa família, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social é levar o melhor trabalho para aqueles que precisam do benefício.
“Esse marcador só foi possível com muito trabalho e dedicação de todos setores que participam de nossa gestão, direta ou indiretamente. Tal conquista é de todos varre-saenses, que são os principais utilizadores dessa politica socioassistencial”, disse.
Compartilhe
Demissões na Estácio causam revoltas nos alunos
07/12/2017 | 19h42
Por Vitória Pontes
Desde a última terça-feira (5) os alunos da Universidade Estácio de Sá estão indignados com a demissão de 1200 professores dos 10 mil que a rede de ensino superior – com campus espalhados por todo Brasil – possui.
De acordo com a instituição, as demissões tem a ver com as novas regras trabalhistas que entraram em vigor há 1 mês. A empresa afirma que novos profissionais serão contratados sob o modelo trabalhista renovado e “um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres de acordo com as evoluções curriculares” foi criado.
As demissões não foram bem-vistas pelos alunos que pagam uma altíssima mensalidade atrás de um ensino superior de qualidade e temem que o mesmo tenha uma queda brusca, tendo em vista que vários dos cursos com um alto número de demissões já são conceituados a nível estadual e nacional. A maior parte dos docentes demitidos é antiga na casa e tida como os grandes nomes que deram notoriedade aos cursos.
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) está movendo uma Ação Civil Pública contra a Estácio de Sá visando, por meio judicial, impedir as demissões em massa. No texto, eles afirmam que seja qual for o modelo escolhido para seguir as novas regras trabalhistas, certamente haverá a precarização do contrato de trabalho, colocando em risco a segurança dos empregados da categoria profissional dos professores e a sociedade como um todo.
Os alunos também estão se organizando através das redes sociais para protestarem contra a medida. Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, atribuído a um professor de direito do Campus Nova Friburgo, mostra que a indignação é geral:
“A demissão foi sem justa causa, então assim, a gente foi demitido possivelmente porque como a gente é das antigas, a nossa hora-aula é mais cara do que um professor recém-contratado. Eu tô realmente muito triste porque eu adoro dar aula! Estar dentro de sala de aula e ter contato com os alunos é fundamental. Eu tô muito abalado com isso tudo porque foi uma surpresa, esse boato começou de ontem (5) pra hoje (6), eu não esperava... São 18 anos de casa, não são 18 dias...”
Após anunciar as demissões em massa, as ações na Bolsa de Valores da companhia que é a segunda maior rede de ensino do país, subiram. Dados afirmam que a mesma acumula alta de mais de 90% no ano.
COMUNICADO OFICIAL DO GRUPO ESTÁCIO
“O Grupo Estácio promoveu, ao fim do segundo semestre letivo de 2017, uma reorganização em sua base de docentes. Tais medidas visam sempre respeitar os anseios de satisfação dos alunos, e a constante evolução da excelência acadêmica da Estácio, que segue comprometida com sua missão de Educar para Transformar, oferecendo educação de qualidade em todo o País. A reorganização tem como objetivo manter a sustentabilidade da instituição e foi realizada dentro dos princípios do órgão regulatório.
Destacamos que as avaliações e lançamentos de notas não serão impactados e a nossa equipe acadêmica garante que a rotina de nossos alunos seguirá em seu curso normal.”
 Vitória Pontes
Compartilhe
Prefeito de Laje Interdita RJ 116
07/12/2017 | 12h11
Decretado ontem e posto em execução desde às 12 horas deste 7 de dezembro, o prefeito Rivelino Bueno, interditou a passagem de veículos pesados pela cidade.
A RJ 116 corta toda a cidade e principalmente com as chuvas de verão, quando problemas ocorrem em toda região desviando o tráfego, aumentam ainda mais os problemas em Laje do Muriaé, como a excessiva sobrecarga na ponte da chegada principal.
PONTO POSITIVO
A atitude do prefeito é corajosa e deveria ser seguida por outros chefes de executivo cujas cidades sofrem com o trânsito pesado.
Fotos-PMLM
Compartilhe
Novo Bloco de Vereadores Desistiu de Desfilar
07/12/2017 | 11h41
Pode não passar de um sonho de verão a esperança dos eleitores de Itaperuna em relação ao novo bloco de vereadores, (5 ao todo), anunciado anteontem.
Será mesmo de Oposição? Se não for, para que serviria?
Dois integrantes ficaram aborrecidos com a divulgação precoce do grupo quase-recém-formado e discursaram hesitantes. Como se não houvessem vazamentos em política...
Ainda assim, conversações estão ocorrendo para que o Five Block, como ficou batizado, ( Bloco dos Cinco), não afunde e funcione com independência.
Antes do recesso de final de ano, os dias serão definitivos. 
Não é a melhor das fases o momento político itaperunense.
Contudo resta a esperança, um bom nome para um bloco. Que este saia e desfile com garbo em 2018.
Compartilhe
Comédia em Itaperuna
06/12/2017 | 13h53
Calma... é de verdade, com profissionais...
nada a ver com política:
Compartilhe
A Importância do Dentista nas UTI's
06/12/2017 | 12h22
COLUNA MARIA FERNANDA TORGA
Dentistas nas UTI’s dos hospitais garantem qualidade de vida aos pacientes.
A atuação de dentistas nas UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais garantem qualidade de vida aos pacientes, e este é um assunto que tem sido amplamente discutido.
Pacientes que se encontram internados, muitas vezes, apresentam higiene bucal deficiente, o que propicia a colonização da cavidade oral por microrganismos chamados patogênicos, que são aqueles que têm capacidade para levar ao desenvolvimento de doenças, principalmente as respiratórias.
A quantidade de microrganismos patogênicos na cavidade oral aumenta com o tempo de internação.
Caso a higiene bucal não seja realizada adequadamente, a boca acaba se tornando um reservatório desses patógenos. Em paralelo, ocorre também o aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal.
Estudos mostram que existem estreitas relações entre infecções pulmonares e a condição bucal.
Um exemplo é a pneumonia nasocomial ou pneumonia associada à ventilação mecânica, responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares.
Uma das causas da pneumonia nasocomial é a aspiração do conteúdo presente na boca e na faringe, como saliva e placa, cheias de bactérias. Portanto, é necessário a manutenção da saúde bucal, além da maior integração da Odontologia e da Medicina, visando o tratamento global e dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização das pessoas internadas.
Benefícios de obter Cirurgiões-dentistas nas UTI’s
Melhora da qualidade de vida do paciente; redução do risco de infecção e do tempo de internação; menor quantidade de prescrição de medicamentos; diminuição da indicação de nutrição parenteral, já que o paciente consegue se alimentar pela boca, e redução dos custos de internação são alguns dos benefícios quando existe um cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar do hospital.
Uma condição bucal comprometida pode afetar negativamente a condição sistêmica da pessoa, principalmente se ela estiver imunocomprometida, apresentar doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e hepáticos, entre outras doenças.
Assim, quando o cirurgião-dentista remove focos de infecção presentes na boca, colabora para minimizar o risco de infecção desse paciente que está internado, evitando morbidades decorrentes da terapia médica, diminuindo o tempo de internação destes pacientes.
A inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional é capaz de diminuir cerca de cinco dias o tempo de internação, diminuir também em 50% a necessidade de morfina para controle da dor, sendo duas vezes menor a necessidade de alimentação parenteral. Além disso, o risco de mucosite oral, uma das complicações bucais mais comuns do tratamento oncológico, é 13 vezes menor.
Atualmente, existem protocolos de cuidados bucais, incluindo a Laserterapia, realizados pelo cirurgião-dentista durante a quimioterapia ou radioterapia, com resultados que verificam não apenas a redução da intensidade da dor, mas também a diminuição da severidade da mucosite oral.
Projeto de Lei que torna obrigatória a presença do Cirurgião-dentista em hospitais.
A PL 2776/2008 torna obrigatória a presença de dentistas em hospitais públicos e privados de médio ou grande porte em que haja pacientes internados ou que atendam a doentes crônicos, para prestar atendimento dentro da UTI e demais locais que haja necessidade. “Essa lei já tramita há alguns e sofreu modificações. Em 2016, teve parecer favorável da senadora Ana Amélia Lemos, mas ainda não foi sancionada pelo presidente.”
A Resolução RDC no 7, de 24 de fevereiro de 2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de UTI e o Artigo 18 descreve os serviços à beira do leito que devem ser garantidos, por meios próprios ou terceirizados, entre os quais consta a assistência odontológica.
Fontes:
SciELO - Scientific Electronic Library Online
Biblioteca Virtual em Saúde
SCIELO.ORG
Maria Fernanda Torga é Formada pela FOC-Faculdade de Odontologia de Campos com cursos de Especialista em Endodontia, paciente com necessidades especiais e cursando a especialização de ortodontia, tem Atualização em Prótese Dentária e Dentística, além de Capacitação em Harmonização Facial ( botox, preenchimento, fios PDO, IPRF e DermaRoller)
Compartilhe
Sobre o autor

Nino Bellieny

[email protected]