Intervenção Federal no Rio
16/02/2018 | 11h59
Intervenção na Segurança do Rio vai durar até o final do ano. Secretário da pasta, Roberto Sá foi afastado.
Compartilhe
Alvará Eletrônico em Itaperuna
06/02/2018 | 17h48
Itaperuna recebe do Estado do Rio certificado de Adesão ao REGIN para emissão de Alvará Eletrônico.

A Secretaria de Receita de Itaperuna participou, na manhã desta terça-feira (06), da cerimônia de entrega dos certificados de adesão ao Sistema de Registro Integrado – REGIN, para a emissão de Alvará Eletrônico, em comemoração aos 10 anos da Redesimples no Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio Guanabara, na capital.

O município já integra as 38 cidades do Estado que adotaram o sistema facilitador, desde maio de 2017, e os empresários já contam com esse serviço que, no máximo 72 horas, conseguem abrir uma empresa cumprindo com todas as legalidades dos órgãos responsáveis, como Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Corpo de Bombeiros e Prefeitura. Antes, esse processo demorava cerca de dois meses.

“Esse certificado é muito importante porque comprova que o governo municipal está fazendo a cidade avançar e a tecnologia nisso faz toda a diferença”, disse Martha Valéria Esposti, secretária de Receita.

Também estiveram presentes o secretário de Turismo de Itaperuna, Alexandre Boechat, coordenador de Controle Interno, Fabiano Rocha, vice-governador do Rio, Francisco Dornelles, presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, secretário nacional da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, entre outras autoridades.

Compartilhe
Sobrepreço em Secretaria Municipal de Saúde Itaperunense Faz TCE Adiar Licitação
02/02/2018 | 18h15
Adiada compra de medicamentos em Itaperuna
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) adiou, nesta terça-feira (30/01), edital enviado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, para aquisição de medicamentos para a farmácia judicial e a Coordenação da Assistência Farmacêutica, no valor estimado de R$ 12.814.309,20. A decisão seguiu o voto do conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, que identificou, "falhas na demanda estimada" e "significativo sobrepreço para diversos itens que compõem o orçamento".
Ao atual prefeito de Itaperuna, o TCE-RJ determinou, entre outros itens, que "justifique as quantidades estimadas, demonstrando a demanda dos quantitativos fixados no edital" e "explique a exigência de descrição da marca do medicamento", além de ter que "enviar documentação que comprove que foi realizada ampla pesquisa de preço compatível com o mercado".
A licitação permanecerá adiada até que o gestor cumpra todas as determinações do tribunal.
Veja Mais Aqui
Compartilhe
Recuperação de Estradas Vicinais
02/02/2018 | 18h06

Secretaria Estadual de Agricultura vai recuperar mais de mil quilômetros de estradas vicinais até o fim do ano



O Diário Oficial de quarta-feira (31) publicou o aviso de concorrência pública para as empresas interessadas em operacionalizar as máquinas e equipamentos que integram as patrulhas mecanizadas do programa e que vão realizar o trabalho. Os recursos são provenientes de parte de verba adicional do Banco Mundial aprovada no ano passado para investimento no Rio Rural.

– Essa parceria com o Banco Mundial é de extrema importância para que as metas possam ser cumpridas nos municípios do estado do Rio de Janeiro. O nosso objetivo é melhorar as condições de trabalho e de vida dos produtores e da população – afirmou o Jair Bittencourt.

Desde sua criação em 2010, o Estradas da Produção já fez a manutenção e recuperação de mais de 30 mil quilômetros de vicinais, atuando em todo o território fluminense em parceria com as prefeituras. Em virtude das restrições orçamentárias do Estado, o programa foi redirecionado e passa a atender às microbacias contempladas pelo programa de desenvolvimento rural sustentável.

Nessa nova etapa, também estão incluídas obras de revestimento primário com brita corrida e compactada ao leito em 89 quilômetros das vias nas microbacias. A execução e fiscalização dos trabalhos, a serem concluídos até o fim do ano, serão feitos pelas equipes da Engenharia Rural da Emater-Rio e corpo técnico da Secretaria de Agricultura.

Confira os municípios onde estão localizadas as microbacias que receberão as obras: Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Aperibé, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Macuco, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Nova Friburgo, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Teresópolis, Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Rio Bonito, Saquarema e Tanguá.
Compartilhe
Febre Amarela em Varre-Sai
02/02/2018 | 10h17
Luta contra a doença começou no início do ano passado na cidade noroestina do Rio
Reportagem de Silaine Terra
 A Campanha de Intensificação da Vacinação contra Febre Amarela que aconteceu no último sábado (27/01) imunizou apenas 76 pessoas em Varre-Sai. A baixa procura foi devido ao trabalho realizado no início de 2017, com grande mobilização de toda a estrutura do governo municipal e principalmente do prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, que solicitou doses da vacina ao secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior. Na ocasião, foram enviadas 8.700 doses da vacina.
O município que não teve registros de casos da doença foi um dos primeiros do Estado do Rio de Janeiro a realizar a imunização contra a febre amarela, seguindo as orientações do Ministério da Saúde em fazer um bloqueio nos municípios limítrofes aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde a doença avançava, inclusive com mortes.
A vacinação aconteceu das 08 às 16h, na Escola Municipal Carlos Magno Fabri Martins, e teve como público-alvo pessoas entre 9 meses e 59 anos que não tenham recebido nenhuma dose da vacina, exceto na presença de contraindicações.
De acordo com a Coordenação de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai, cerca de 90% dos moradores do município estão imunizados contra a doença.
“A partir de 2018, a vacina contra a febre amarela passa a fazer parte do calendário nacional de imunização para crianças que completaram 9 meses no ano de 2017 e aqueles que ainda não tenham nenhuma dose da vacina podem procurar a sala de vacina, exceto as contraindicações. Ressalvo ainda que a vacinação é um meio de prevenção, portanto, mantenham o cartão de vacinação em dia”, afirmou a coordenadora de Imunização, enfermeira Regiane Aparecida Ferreira.
Quem ainda não foi imunizado contra a doença poderá procurar a sala de vacina, localizada no Centro de Saúde, às quartas-feiras, de 8 às 12h. Sendo que a sala de vacina funciona todos os dias de 8 às 16h, para as demais vacinas.
“Lembramos que o município não tem casos da doença. No ano passado, realizamos uma campanha com boa cobertura vacinal, quando recebemos um bom número de doses da vacina que solicitei ao secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio. Intensificamos a vacinação em virtude do risco iminente, com surto da doença nos estados vizinhos do Espírito Santo e Minas Gerais, como forma de impedir o avanço da doença no município e Estado”, ressaltou o prefeito, Silvestre Gorini.
Compartilhe
Itaperuna Cria Equipe para Jogos Online
01/02/2018 | 13h03
UniRedentor Entra Firme no Universo Fantástico do League Of Legends

Desafiador e criativo, o League of Legends- lol, é um dos games que mais crescem em todo o mundo. "É um jogo online que mistura a intensidade e a velocidade de um RTS- Real Time Strategy, (Estratégia de Tempo Real),um gênero de jogos de computador com elementos de um RPG- Role-Playing Game, em português, jogo de representação de papéis. Duas equipes de poderosos campeões, cada uma com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Com um elenco de campeões em constante expansão, atualizações frequentes e uma cena competitiva exuberante, League of Legends oferece diversão incessante para jogadores de todos os níveis de habilidade."

Os jogadores do Lol, fazem parte da maior comunidade online de jogos do mundo e desenvolvem táticas, estratégias e raciocínios úteis ao dia a dia de qualquer atividade profissional.

Diante deste sucesso todo, a UniRedentor resolveu criar uma equipe para competir em alto nível. E assim nasceu a Redentorianos, pronta para os combates das grandes competições universitárias. A UniRedentor dona de dois poderosos cursos como Sistema de Informação e de Jogos Digitais via EAD, entrou para valer no campo de batalhas.
Com a supervisão do professor Raphael Ramos, mentor do desenvolvimento da equipe, o aluno Thiago Gomes convidou os colegas do curso de Sistemas de Informação, Ediandro Ferreira, Cayro Vinícius, Matheus Aguiar, César Liberatori e Caleb Jr. marcando território e deixando claro que, a Redentorianos, chega para ficar.

O mercado de e-sports é atualmente o mais crescente no mundo e movimenta milhões de dólares, com jogadores vivendo profissionalmente como se fosse praticantes de futebol,basquete, golf, tênis e outros quaisquer. A Redentorianos Team vem treinado forte e muito motivada pelo apoio integral da UniRedentor, vai participar de todos os campeonatos universitários que puder, seja online ou presencialmente. A entidade é a primeira da região a aderir ao esporte, no qual mais de 80 equipes do mesmo tipo já estão, afinal a IES tem um papel fundamental na equipe: por regras da própria Riot Games, entidade que regulamenta e fiscaliza o League of Legends, um time universitário só pode existir se estiver vinculado à alguma instituição de ensino e todos seus participantes precisam estar devidamente matriculados na instituição.

É mais um ponto precioso para quem deseja cursar Sistemas de Informação ou Jogos Digitais Ead na UniRedentor: conquistar uma vaga na equipe.
Compartilhe
Uma Homenagem ao Dr.Renam
19/01/2018 | 20h17
Artigo de Guilherme Fonseca Cardoso*

O médico Dr. Renam Catharina Tinoco, com seu espírito empreendedor conseguiu liderar uma revolução na saúde de Itaperuna a partir da gestão do Hospital São José do Avaí.
Médico brilhante e conceituado no Brasil e no Exterior, Dr. Renam sempre foi uma das orgulhosas referências da nossa região em rodas de conversas no Rio ou Brasília.

Foi a partir deste processo de elevação do conceito no atendimento médico e cirúrgico de Itaperuna que a cidade acelerou o seu desenvolvimento. O setor de serviços foi beneficiado com a implantação da UNIG em 1996. Um curso universitário de medicina em qualquer lugar do país traz benefícios importantes e numa cidade do porte de Itaperuna, foi fundamental para o incremento da economia local e a diversificação dos serviços.

O Hospital São José do Avaí, com a sua conceituada reputação e medicina avançada foi um importante e decisivo indicador para que Itaperuna caminhasse rumo a ser tornar também um polo universitário, depois de já ser um polo médico.

O processo de desenvolvimento de Itaperuna a partir da década de 90 passa a beneficiar indiretamente os demais 12 municípios da região. Muitos serviços antes exclusivos ao Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes ou Juiz de Fora - MG passaram a ser oferecidos a uma distância de 50km em média, considerando a distância da maioria das cidades da região Noroeste.
Um empreendimento traz outro e assim a roda da economia gira.
Dr. Renam Tinoco é sem dúvida é um dos mais ilustres médicos brasileiros e será lembrado com admiração e respeito por muitas gerações de estudantes de medicina, colegas médicos, colegas professores universitários, funcionários do Hospital São José do Avaí, pacientes, familiares de pacientes e pela população, ao qual me incluo.

Não tenho formação na área médica e nunca fui paciente do Dr. Renam Tinoco, mas como porciunculense, morador da região, sempre considerei Dr. Renam um dos nossos conterrâneos mais admiráveis, cuja biografia nos surpreende, principalmente pelos frutos da sua dedicação à medicina e seu elevado espírito público.

Aos familiares e funcionários, meus sentimentos.

* Guilherme é arquiteto urbanista
Compartilhe
Morre o mais famoso médico de Itaperuna
19/01/2018 | 12h30
Faleceu hoje pela manhã, aos 79 anos, o cirurgião-geral Renam Catharina Tinoco, um dos grandes profissionais da saúde brasileira, conhecido internacionalmente. O principal motor do Hospital São José do Avahy, que sob seu comando tornou-se centro de referência. Deixa de ser O Médico para ser Uma Lenda.
Horário de sepultamento no mausoléu da família no Cemitério São José do Avahy ainda não foi definido nem local do velório.
Amado pelo povo, é grande a consternação daqueles que esperam a oportunidade de prestarem as últimas homenagens.
Renam Catharina Tinoco-  05 de março de 1938/19 de janeiro de 2018
Compartilhe
Vai muito bem a Latícinios Marília
04/01/2018 | 10h55
EM 1ª MÃO
NinoBellieny
Fundada em 1970 na cidade mineira de Carangola, onde tem 2 unidades, a Laticínios Marília vem batendo metas diárias  na fábrica de Itaperuna, com 130 funcionários.
Notícia da demissão de 280 empregados na empresa hoje pela manhã, não passou de tentativa de desestabilização, incorreta na informação e nos números. Não parou de funcionar nem ainda tem esta quantidade de pessoas trabalhando em Itaperuna, município beneficiado e muito com sua geração de empregos.
A Marília vai muito bem, obrigado.
O BNB CONVERSOU COM O RH DA EMPRESA AGORA A POUCO
Compartilhe
Morreu Zé Gordo, Papai Noel, líder de torcida do Goytacaz e 1º chefe de gabinete de Cardoso Moreira
30/12/2017 | 11h50
Ele era inteiro coração. Talvez por isso tenha morrido exatamente de infarto. Era do tamanho do mundo o seu coração. Difícil ficar sério perto da colossal figura sorridente, cheia de causos divertidos.
Líder de uma das torcidas organizadas do Goyta durante anos, foi tema de reportagem da Revista Placar, com direito à foto principal de quase página inteira, segurando a bandeira do seu clube amado.
Apaixonado pai e esposo, não se cansava de enaltecer a família. Em 1992, entrou para a história do então recém emancipado município  da sua mulher, Soninha: Cardoso Moreira.
Funcionário da Cedae, foi transferido e passou a ser chefe de gabinete do prefeito Renato Jacinto, de quem tinha sido um dos mais animados coordenadores de campanha. E um fantástico apresentador de comícios.
Mais tarde foi vereador. Nos últimos dias trabalhava com Carla Machado, prefeita da sua São João da Barra, onde nasceu e casa tinha em Grussaí onde veraneava.
Foi o mais genuíno Papai Noel de todo o Norte-Fluminense e não cobrava para ir aonde o chamassem. Em troca de brinquedos que repassava para os carentes, se apresentava com sua natural barba e cabelos brancos. Uma festa imediata se formava quando o Zé Noel chegava.
José dos Santos Gomes era e sempre será O Cara. Capaz de gestos surpreendentes de generosidade e calor humano. Não se continha, emocionava-se com facilidade.
Certamente e não por um talvez, foi isso que o levou. De tanta vida, amor, bom-humor e energia, seu coração deu o último tic-tac ontem à noite.
Tive a honra de ter convivido, profissional e fraternalmente, com esta lenda. Uma lenda verdadeira. Agora somos todos órfãos de Papai Noel, agora somos todos filhos das saudades do Zé.
NOTA 
Com grande pesar informamos que perdemos um homem feito de coração e sorriso. Zé Gordo se foi na madrugada de hoje, sábado, 31 de dezembro de 2017
O corpo está sendo velado no Ginásio Esportivo de Cardoso Moreira até às 16h e seguirá para o cemitério municipal.
Todos que quiserem se despedir serão bem-vindos pois sabemos que maior que a perda foi todo o amor que ele espalhou no coração de quem cruzou seu caminho.
De sua amada família
Compartilhe
Sobre o autor

Nino Bellieny

[email protected]