Morre Belchior, o Poeta do Ceará
30/04/2017 | 11h50
 O cantor e compositor Belchior morreu na noite de ontem sábado, em Santa Cruz-RS, aos 70 anos. A causa da morte ainda é desconhecida. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto de três dias. O corpo deve ser levado para a cidade de Sobral-CE onde deverá acontecer o velório e o enterro.
Fonte- O Globo
Comentar
Compartilhe
A Volta dos Jogos Estudantis
28/04/2017 | 13h39
A Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria Municipal de Educação vão resgatar depois de uma década os JECS-Jogos Estudantis de Campos. O evento será aberto no dia 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física. Esta semana, o diretor do Departamento de Esportes da Fundação, Jacy Sales, se reuniu com a representante da Educação Daniele Ribeiro e professores de 17 unidades de ensino das redes pública e privada para discutir o retorno dos jogos.
 
A competição vai reunir atletas masculinos e femininos em nove modalidades esportivas. Sendo quatro coletivas: futsal, basquete, handebol e vôlei. Além de cinco individuais como: badminton, natação, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Podem participar atletas nascidos a partir do ano 2000.
 
Os jogos vão acontecer na sede da FME, Instituto Federal Fluminense (IFF), Automóvel Clube Fluminense (ACF), Casa do Vôlei, Jardim São Benedito e 56ª Batalhão de Infantaria. O período dos jogos vai depender do número de escolas inscritas.
 
— Estou muito feliz por estar vivendo esse momento do resgate do esporte em nossa cidade e o ponto alto está sendo a volta dos Jogos Estudantis que durante 10 anos ficou suspenso, deixando uma lacuna no esporte campista. Tenho certeza que os professores, envolvidos neste processo de retomada, vão se dedicar para o sucesso do evento, confirmando a vocação esportiva do município — destacou Jacy Sales.
 
Inscrição - As escolas interessadas em participar dos Jogos Estudantis de Campos vão poder fazer a pré-inscrição no período de 5 de junho a 14 de julho, na sede da Fundação de Esportes. No dia 11 de agosto, está prevista a confirmação dos participantes e no dia 20, haverá um congresso técnico para entrega das tabelas com horários e locais dos jogos.
 
O diretor de Educação Física da Smece, Marcelo Leandro, destacou que a realização dos Jogos Estudantis é uma importante ação de interação social e incentivo à pratica esportiva.
 
— É mais um mercado de trabalho para os profissionais que estão na graduação e permite à Fundação de Esportes, através dos projetos nas vilas Olímpicas, descobrir novos talentos. Será uma confraternização entre as escolas em todas as esferas (particular, estadual, municipal e federal) — disse o professor que enfatizou ainda: “é inadmissível que uma cidade como Campos com mais de 500 mil habitantes, mais de 300 escolas, não ter uma competição de nível estudantil”, concluiu Marcelo Viana.
 
Premiação - Nesta edição dos JECs não haverá premiação para o campeão geral. A decisão visa dar maior equilíbrio às instituições participantes. Somente haverá campeão, por modalidade.
Comentar
Compartilhe
Vice-Prefeito de Itaperuna fala sobre o momento político
27/04/2017 | 19h53
EXCLUSIVA
Ao anoitecer de hoje, o vice-prefeito de Itaperuna Rogerinho Bandoli Boechat disse ao BNB, Blog Nino Bellieny,  que os rumores sobre um rompimento com o prefeito Marcus Vinicius de Oliveira Pinto-PR, são infundados e que a amizade e o compromisso político continuam firmes. 
Comentou ainda que algumas poucas pessoas tentam criar alarde usando a velha máxima de dividir para tentar se dar bem em cima de uma situação irreal.
E concluiu: "Estamos unidos como sempre!
Comentar
Compartilhe
CEG Chega a Itaperuna
13/04/2017 | 07h53
EM 1ª Mão
A Companhia Estadual de Gás tem previsão de começar a operar em Itaperuna dentro de 8 meses, depois de concluir suas obras do centro de distribuição, na Rua Mourão Filho, Bairro Aeroporto, em um terreno de 10.500 m2, dos quais mais de 8.000 m2 serão reflorestados.
A geração de empregos diretos beira à 180 vagas.
O primeiro grande cliente deverá ser o HSJA-Hospital São José do Avai, mas postos de gasolina, diversas empresas e residências serão beneficiadas.
A vinda da CEG teve conexões com a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente de Itaperuna, com empenho  do secretário Waldriano Terra e do prefeito Marcus Vinícius de Oliveira Pinto.
Quem sabe agora o Parque Indústrial da cidade tenha condições de virar realidade. Além do gás, a Hidrelétrica da Cachoeira da Fumaça em Retiro do Muriaé, distrito itaperunense, segue seu cronograma projetado. 
Energia fundamental para tocar o futuro.
Comentar
Compartilhe
Presidente de Partido Nega Lançamento de Candidatura
11/04/2017 | 23h17
EXCLUSIVA
Jefferson Leite, presidente municipal do PRB acompanhou o deputado federal Glauber Braga, do PSOL, em uma andança pela Feira Popular de Itaperuna, no sábado passado.
Houve quem achasse ser o gatilho de uma campanha a prefeito por parte do JL, com direito a discurso e tudo, mas ele disse com exclusividade ao BNB que não aconteceu nenhum lançamento, apenas uma visita do Glauber e ele, a convite do assessor Marcelo Tinoco Lessa, esteve o tempo todo ao lado do federal.
Comentar
Compartilhe
Secretário de Estado é Preso
11/04/2017 | 07h46
Ministério Público Federal e Polícia Federal agiram juntos manhã de hoje levando mandados de prisão e de busca/apreensão contra o ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes, Miguel Iskin, presidente da Oscar Iskin, dono de distribuidora de produto hospitalar e do sócio, Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa. Côrtes foi preso  ainda em casa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os empresários também foram detidos. Eles foram encaminhados para a Superintendência da PF.


Fonte-O Globo
Fotos- Sobre Imagens da Rede Globo
Comentar
Compartilhe
Desembargador Luiz Leite Abre o Coração
11/04/2017 | 03h00
Modéstia a parte,
não sou corrupto,
nunca recebi propina.

Desembargador
Luiz Leite Araujo

Como todos sabem, sou Desembargador aposentado, após trinta e cinco anos de Magistratura, sem nunca ter recebido qualquer sanção disciplinar, nem mesmo uma advertência.
Durante toda minha vida, procurei pautar minhas atividades, no trabalho e pessoalmente, dentro dos padrões de honestidade que me foram passados por meus honrados pais, pelos ensinamentos e pelo exemplo, e também de toda minha família e de meus amigos, especialmente, de nossa querida terra de Itaperuna.
Portanto, data venia, quero afirmar e reafirmar que não sou corrupto, nem nunca recebi propina, nem em minha atividade de magistrado, nem em minha vida pessoal.

Pelo contrário, no exercício funcional como Juiz de Direito e como Desembargador, através de sentenças e de acórdãos, além de ter absolvido muitos inocentes, condenei e mandei para a cadeia mais de três mil agentes infratores, e apliquei mais de dez mil anos de condenação dos mesmos em penas privativas de liberdade – de reclusão e de detenção, e ainda penas restritivas de direitos.

Dentre os muitos e muitos processos que examinei e julguei na oportunidade que integrava o Órgão Especial do Eg Tribunal de Justiça, em julgamento colegiado, fui Relator do Mandado de Segurança 0052853-69.2099.8.19.0000, de numeração antiga 2009.004.00187, impetrado pelo Conselheiro José Gomes Graciosa, do Tribunal de Contas do Estado, contra a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e contra a Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada pela Resolução 591 de 2009 da ALERJ, em cujo processo foram admitidos como litisconsortes ativos, entre outros, os Conselheiros do mesmo TCE José Leite Nader e Jonas Lopes de Carvalho.

Não se tratava de um processo para julgamento singular, ou seja, pelo próprio Juiz, mas de um julgamento colegiado, no caso em tela, julgamento por vinte e cinco Desembargadores ao mesmo tempo, sendo eu Relator.
Nos referidos autos, logo no início, em 09/março/2009, concedi liminar parcialmente para sustar a convocação do impetrante, ou a desconstituir se já determinada, para prestar depoimento perante a mencionada CPI.

No mandado de segurança não se examina mérito da acusação, mas, apenas, a legalidade ou ilegalidade processual em questão, e o direito líquido e certo do impetrante.
A referida liminar, apesar de decisão pessoal minha, como Relator, foi objeto de recurso de agravo regimental para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que, por maioria de votos dos Exmos Desembargadores, foi negado provimento ao agravo e, consequentemente, mantida a liminar agravada, antes concedida, sendo dezenove votos a favor de sua manutenção, e cinco votos contrários, não votando o Presidente do Tribunal, como estabelece o Regimento Interno.

Por derradeiro, o julgamento final do mencionado mandado de segurança ocorreu em 03/maio/2010, com a seguinte decisão: em continuação, por maioria de votos, concedeu-se a segurança, nos termos do voto do Relator, que foi acompanhado pelos Desembargadores cujos nomes podem ser conferidos no site do Tribunal de Justiça, acessando-se o processo questionado, vencido apenas um, que a denegava.

Assim sendo, o referido mandado de segurança, examinado por vinte e quatro Desembargadores, foi concedido na forma do meu voto como Relator, e de mais vinte votos dos demais Desembargadores, que me acompanharam, vencido apenas um deles, sendo que outro afirmou sua suspeição, e o Presidente, e o Presidente que não votou, na forma do Regimento Interno, pois só votaria em caso de desempate.

Agora, passados mais de seis anos da data do julgamento, um Conselheiro “canalha” do Tribunal de Contas do Estado, que naquela época foi beneficiado com a decisão no referido mandado de segurança, estando atualmente envolvido num escândalo de corrupção, para tentar salvar-se das malhas da lei, em delação premiada, acusou os demais Conselheiros de crimes idênticos aos seus, e ofendendo a honorabilidade da Magistratura Fluminense, proclamou que um outro Conselheiro havia pago propina a um Desembargador, cujo nome não se recordava, para ser beneficiado com uma liminar, e a TV Globo, através de seu noticiário jornalístico, “Globo News”, ofendendo a dignidade e a honra pessoal deste modesto Desembargador aposentado, jogou na mídia que quem havia dado liminar no caso em tela foram os Desembargadores Luiz Leite Araujo e Nascimento Póvoas.

Quero afirmar e reafirmar aos meus amigos e ao povo de minha terra: Não sou corrupto. Não recebi propina. Aliás, tudo não passa de uma ilação para manchar meu nome, haja vista que não se proclamou quem pagou a propina, nem quem recebeu a propina, nem que tipo de propina era, nem quanto foi o valor ofertado da propina, nem como ela foi paga, nem quem entregou o respectivo valor, nem onde foi entregue, se no Tribunal de Justiça, ou na casa do Desembargador, sendo, portanto, inverídica, perniciosa e caluniosa essa insinuação deslavada do referido Conselheiro e de órgão de notícias da Rede Globo de Televisão a meu respeito.

Com estes esclarecimentos, que entendi que precisavam ser dados, quero apresentar meus melhores agradecimentos aos meus amigos, bem como à imprensa e ao povo da minha terra, pelo apoio moral que venho recebendo de todos, que é o que muito me conforta.
Graças a Deus continuo de cabeça erguida.

Abraços. Muito obrigado.
Comentar
Compartilhe
O que o secretário de Agricultura do Estado do Rio conversou com o Prefeito de Itaperuna
10/04/2017 | 23h38
EXCLUSIVA
A conversa do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt e o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius Oliveira Pinto, ocorrida no gabinete deste, dada em 1ª MÃO aqui pelo BNB na semana passada, para a confecção de um convênio com o município ainda rende assunto.
Assessoria
/ Assessoria
Como ambos foram adversários na recente campanha,( JB apoiou o candidato Alexandre da Auto-Escola), muita gente assídua frequentadora dos bastidores políticos, considerava difícil o encontro acontecer.
Aconteceu. 
Para o bem do município. ( Há quem discorde, por motivos meramente pessoais.)
Os dois, depois da reunião protocolar, continuaram por alguns minutos a conversa, a sós.
Um acordo de cavalheiros foi fechado e ambos assumiram o compromisso, não de mútua colaboração, mas sim, de não atrapalharem um ao outro no pleito para deputado estadual em 2018, logo ali na esquina.
Cada um na sua e todos na de Itaperuna.
Comentar
Compartilhe
Quem é o Cara do Governo na Câmara Itaperunense
10/04/2017 | 23h24
EM 1ª MÃO
Prefeito Marcus Vinícius Oliveira Pinto envia mensagem indicando Glauber Bastos lider do Governo na CM de Itaperuna. O convite foi feito ao vereador Cazalito, mas este preferiu declinar. E ficou nas  mãos de GB.
Comentar
Compartilhe
Onda Empreendedora Chega a Campos
10/04/2017 | 23h00
Dia 12 de abril quarta-feira agora, a Onda faz seu primeiro movimento na Planície, reunindo gente que deseja fazer com quem sabe como e quando fazer. Uma rede de trabalho disponível para novos negócios entrelaçando disposição, conhecimento e senso de oportunidade.
Paula Alexandrisky é uma das surfistas dessa onda que vem com força para Campos. Ela tem experiência em
estabelecer conexões corretas e  disparar objetivos sólidos e vai liderar esse encontro, no  Restaurante Speciale, na Rua Sete Capitães, 10, Bairro Pelinca, Campos, às 19h.
O evento tem entrada grátis, apenas os custos de consumo individual serão considerados.
Inscreva-se AQUI
Comentar
Compartilhe
Petrobras melhora posição de crédito
10/04/2017 | 20h36
A agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota de crédito da Petrobras de B2 para B1. Apesar da mudança, o rating da estatal continua sem grau de investimento, uma espécie de selo de bom pagador.


Fonte- O Globo
Comentar
Compartilhe
Simpósio de Nutrição Vai Além da Expectativa
10/04/2017 | 12h05
Planejado e executado por Patrícia Arraes, da Vitamini, o evento da última sexta-feira bombou proteicamente falando, deixando Niterói e arredores mais saudáveis. O próximo tem Campos na rota.
Quase 200 pessoas se juntaram para ver e ouvir de perto o papa da Nutrição brasileira, Murilo Pereira.
Comentar
Compartilhe
Reforma da Prefeitura de Itaperuna volta hoje à Câmara
10/04/2017 | 11h06
1ªMÃO
 
A Reforma Administrativa da Prefeitura de Itaperuna, retorna hoje ao prédio da Câmara Municipal. Sobe as velhas escadas de madeira e vai ser votada. Dessa vez, quem a viu, disse que é uma Contra-Reforma. Bem diferente da anterior.
Detectada a tempo pelos vereadores alguns senões não permaneceram. Dentre eles, o que foi considerado excessiva concentração de poder para uma secretaria.
Hoje ela será votada em 1º turno e na quarta, é bem provável de que venha a ser aprovada com a nova íntegra.
Desta vez, vereadores, setores jurídicos, prefeito e boa parte dos secretários participaram de sua reelaboração.
Comentar
Compartilhe
Eleições do Diretório do PT
10/04/2017 | 10h48
 O PT de Itaperuna passou o domingo inteiro recebendo os votos de seus afiliados. Para quem acompanhou eleição parecida no auge do partido no poder com Lula e Dilma, ontem foi bem diferente, muito mais tranquilidade. Ao final da tarde, depois das 17h, confirmou-se o vencedor: Gilberto Almenara. Confira os números na 2ª imagem:
A súmula
O resultado
A mesa com Ralf Lichott e Paulo Roberto Boechat
A mesa com Ralf Lichott e Paulo Roberto Boechat
Gilberto
Gilberto votando
Comentar
Compartilhe
Quando as Imagens da Verdade e a Hipocrisia se Colidem
08/04/2017 | 20h52
APRESENTADOR DO TELEJORNAL DA PLENA TV, ROBSON CÂNDIDO TINOCO FALA SOBRE A DIVULGAÇÃO DE IMAGENS DO TIROTEIO NA ÁREA CENTRAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Humildemente gostaria de agradecer às milhares de manifestações de apoio a divulgação da matéria que postamos na noite de ontem em relação ao fato ocorrido na área central da cidade, onde dois elementos foram alvo de arma de fogo. Gostaria também de agradecer às poucas, mas sinceras pessoas que de forma elegante, criticaram a divulgação das imagens e solicitaram que as tirássemos do ar como acabamos por fazer.
As outras que, de forma pejorativa criticaram, nem vamos comentar, até porque, milhões de vidas já foram ceifadas pelo crime organizado e só quem sente a verdadeira dor, é aquele que se torna vítima dele.
No mais, não estamos dizendo aqui quem está com a razão, se é o bandido ou o mocinho, ou se só os bandidos, quem vai saber? O quê fizemos e continuaremos a faze-lo, é manter as pessoas bem informadas e é dessa forma, que levamos ao conhecimento dos interessados, que as vítimas na noite de ontem, foram operadas e se encontram na UTI do hospital Ferreira Machado. Agora, com a palavra, a Polícia Civil.
Bom final de semana para todas as pessoas de bem!!! Eu falei... as do Bem.
O BNB OPINA
Seria extraordinário se, ao deletar todas as imagens dos resultados da violência em Campos ou em qualquer outra cidade do mundo, desaparecesse tudo aquilo que acontece e nem sempre se filma, mas mata, arrasa, decepa, destrói vidas, sonhos e famílias. Não vê-las na tela nos dá a ilusória sensação de que estamos a salvo... mas não estamos. Não mesmo.
ENQUANTO ISSO CAMPOS
BCX
/ BCX
 OCUPA O 19º LUGAR NO RANKING INTERNACIONAL DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS.
Comentar
Compartilhe
QUEM DISSE QUE DINHEIRO NÃO DÁ EM ÁRVORE?
08/04/2017 | 07h58
CiFlorestais
/ CiFlorestais
Eucalipto firma-se como potencial de alta renda e integração na lavoura
 
Citada como um dos importantes polos moveleiros do Paraná, Umuarama conta com cerca de 100 empresas no setor. Além dos móveis, a geração de energia vem abrindo caminho para o investimento na cultura do eucalipto, por parte de agricultores locais e regionais. Tal expansão da silvicultura ao longo dos anos na região da Amerios fez com que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), por meio do Instituto de Florestas do Paraná (IFP), iniciasse um trabalho de qualificação da madeira para levar orientações aos produtores.
 
A estimativa preliminar do IFP é que a região de Umuarama conte com mais de 25 mil hectares de área plantada de eucalipto. Conforme o técnico do Instinto de Floresta do Paraná, Cláudio Marconi, com a conclusão do levantamento, nos próximos meses, será iniciado o inventário florestal. O documento revelará quais as qualidades de madeiras de eucalipto estão sendo produzidas na região. “Vamos poder orientar os produtores se a madeira será para lenha ou móveis. Como também, levar informações de como transformar a plantação em uma ‘madeira clean’ a mais desejada no mercado moveleiro, e que quase não existe hoje”, disse.
 
Os primeiros dados do levantamento regional apontam para uma área significativa de madeira indo para a geração de energia e desta forma, o produtor acaba recebendo um valor inferior se comparado com a madeira para a indústria moveleira. “Esse não é o objetivo das lavouras que estamos orientando os produtores. Nem toda produção precisa ir para lenha, se aplicado o manejo correto da produção de eucalipto. Com isso o produtor pode aumentar 500% do seu faturamento”, explicou Marconi.
Conforme o produtor e presidente da Associação dos Produtores de Eucalipto de Umuarama e Região, Itamar Larsen, os mais de 50 associados estão investindo no setor há sete anos e agora iniciam a segunda fase na produção do eucalipto. Até o momento a madeira era utilizada apenas para a produção de lenha, mas assim como outros setores econômicos do País, os preços do produto recuaram pressionados pela crise nacional.
 
Confiante em uma retomada nos valores, o produtor ressalta que a região conta com um mercado consumidor importante e que necessita de produto de qualidade. “Entramos na fase de iniciar a venda para o mercado moveleiro local, que hoje vem recebendo 100% da madeira de outras regiões do Paraná. Mas para isso, é preciso investir em tecnologia e orientação técnica”, orientou.
 
Madeira Limpa
 
O topo da produtividade da silvicultura do eucalipto seria a madeira limpa, ou seja, sem nós. Esse tipo de produto é utilizado para a produção de lâminas utilizadas na indústria moveleira e que hoje é escaço. Para isso, a planta tem que ser trabalhada desde o plantio com espaçamentos diferenciados e manutenção por períodos, com a desrama e raleio. “Não é um plantio comum, começamos a desrama da árvore entre 7 e 8 meses e a acada seis meses continua realizando o processo até atingir a metragem esperada. Posteriormente, também entra o raleio, pois as árvores começam a competir entre si”, ressaltou Marconi.
O produto chega ao seu auge com uma árvore de 15 anos e devido sua qualidade é disputado pelo mercado. “Quando se tem uma madeira sem nós, esse produto agrega valores que chegam a 500% em relação a uma tora comum”, noticiou.
 
Poupança verde
 
Um dos receios do produtor regional em relação ao cultivo do eucalipto é o tempo de produção. Neste sentido, o técnico do IFP explica que a produção de madeira deve ser pensada para cada propriedade e anseios do produtor. Desta forma, o agricultor não precisa esperar os 15 anos para iniciar a geração de renda com eucalipto. “O eucalipto pode ser manejado com outras culturas e essa é a fórmula para o desenvolvimento econômico da agricultura regional” acrescentou Cláudio Marconi.
 
Quando o produtor se utiliza de maciços florestais, em quatro anos vem o primeiro raleio e pode entrar com a pastagem em meio do eucalipto e a madeira ser vendida para a geração de energia e a construção civil. Mas, se esse é um período grande para o produtor ficar sem renda, então o agricultor entra com silvipastoril na reforma da pastagem. “A orientação é trabalhar com 600 árvores por hectare, o que também vai proporcionar sombreamento ao gado e melhor qualidade de pastagem. A integração lavoura, pecuária e floresta é necessária para elevar os valores de renda da propriedade r
Fonte-Samuel Poubel
Comentar
Compartilhe
Vereadores do Noroeste Formam Associação
08/04/2017 | 07h35
Ontem à noite, no plenário da Câmara de Itaperuna, vereadores da Região composta por 13 municípios se encontraram para a 1ª reunião de formação da Acamuve-Associação de Câmras Municipais e Vereadores do Noroeste. 
A intenção é de fortalecerem , como disse o presidente da Câmara de Natividade, Mineirinho-PMN:
" Se eu chegar no gabinete do governador do Rio e falar que quero conversar com ele, não vai fazer efeito, mas se chegarmos em bloco, dizendo que somos uma associação de vereadores, ele vai nos receber sim."
A presidente da CM de Itaperuna Amanda da Aidê foi a anfitriã do encontro idealizado pelo presidente da CM de São José de Ubá, Juninho Valeriote.
Vereadores e presidentes de todo o Noroeste compareceram.
Fts- Lorenzini e BiancaMarques
Comentar
Compartilhe
Como Está a Rodoviária de Itaperuna
07/04/2017 | 09h56
Para ver a reportagem de Ivonete de Oliveira aperte AQUI
Comentar
Compartilhe
Jair Bittencourt se reúne com Marcus Vinícius
07/04/2017 | 09h26
Assessoria
/ Assessoria
EM 1ª MÃO
Adversários na última campanha, quebram o gelo e firmam convênio para o bem do município.

Ontem o secretário e Jair Bittencourt, se reuniu com o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinicius de Oliveira. O motivo do encontro foi para discutir ações em benefício do município em setores importantes como Agricultura e Saúde.

Atendendo a um pedido do prefeito, o secretário Jair Bittencourt já autorizou a equipe técnica, leia-se Emater, a cessão de maquinários para Itaperuna. O acordo deverá ser assinado ainda neste mês.

Estiveram na reunião, os vereadores Sinei Torresmo, Wellington do Frango e Felipe do Surubi.
Comentar
Compartilhe
As Frases da Semana em Itaperuna
07/04/2017 | 09h20
1-A Estilo Off começou a circular na sexta-feira, 6/04/17, em Itaperuna, com a bombada entrevista do prefeito Marcus Vinícius e nela, há a opinião dele sobre o seu vice, Rogerinho Boechat:
"É o meu terceiro olho"
2-O presidente da CM de Cardoso Moreira, o vereador Ediel Sardinha disse em recente sessão parlamentar:
"O Ministério Público manda lá, aqui mando eu"*
( *Fonte-blogTempoNews)
3-Na 1ª reunião da ACAMUVE-Associação dos Vereadores do Noroeste, na sexta-feira, 6/4/17, a presidente da CM de Itaperuna, Amanda Correia Braga Pacheco da Idê afirmou:
'Nossa associação não é só para lutar e melhorar a região, mas também por nosso país"
4-O vereador Glauber Bastos diante de um diálogo montado contra ele pelo aplicativo de trolagens chamado de WhatsFake, respondeu pelas redes sociais no dia 9/4/17:
"Quando começamos a incomodar pelo trabalho sério e transparente, quem tem a ganância pelo poder, quem não quer que você cresça para outro político crescer, contrariando os princípios éticos e morais, começa a agir no sentido da baixaria."
5-O CEO do Grupo Redentor de Ensino, Luis Adriano Silva, postou em seu perfil do Facebook, em 25/12/2014, uma frase muito atual:
"Se todos pudessem ter o que quisessem na hora em que quisessem, não haveria aquilo que chamamos de política."
Comentar
Compartilhe
As Estrelas de 2 Secretários Sobem
07/04/2017 | 07h46
Segunda-feira, 10 de abril, o Governo MV completa 100 dias de administração. Neste período, 3 secretários se destacaram desde o início: Camila Andrade na Ação Social, França Bombeiro na Educação e Eduardo do Toldo na de Esportes e Lazer.
Nas últimas semanas, Alexandre Martins na Saúde e Waldriano Terra no Meio-Ambiente avançaram bem em suas pastas, chegando ao nível dos outros citados.
Ressaltando ainda, que outras secretarias pelo próprio perfil mais burocrático ou dependente de acontecimentos, como Procuradoria e Defesa Civil, são bem mais discretas, mas funcionais: atendem à necessidades vitais e não requerem visibilidade, mas eficiência. Estão correspondendo.
Bom lembrar da Secretaria de Agricultura, do titular Edson Branco e do sub-secretário Bolinha: os produtores rurais estão satisfeitos com o trabalho. 
Comentar
Compartilhe
O Olhar de Marcelly França
07/04/2017 | 07h27
Fotógrafa itaperunense estreia Coluna no BNB
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Marcelly França
/ Marcelly França
Comentar
Compartilhe
Endometriose: Mal Atinge a 6 milhões de mulheres no Brasil
07/04/2017 | 06h55
O GAPEI-Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose em Itaperuna, vai fazer na cidade, um dia de Conscientização sobre a Endometriose”, doença típicamente feminina e que acontece a partir da 1ª menstruação e pode se estender até a última. 
O evento vai acontecer no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, no dia 11 de abril, das 7 às 13h, com apoio da Secretaria de Saúde de Itaperuna e Unig.
Atualmente, 6 milhões de mulheres sofrem desse mal.
ENTENDA

A doença é invisível, mas os sinais de sua presença no organismo são, na grande maioria das vezes, bem perceptíveis, manifestando-se por meio dos seguintes sintomas:

Cólica menstrual
Infertilidade
Dor na relação sexual, descrita na profundidade da vagina (no fundo da vagina)
Alterações no intestino na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve a região (apresentando sintomas como diarreia, intestino preso, sangramento anal)
Alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve o aparelho urinário (percebidas pelo aumento no volume das micções, dor ao urinar ou sangramento na urina, por exemplo)
Dor contínua, independente da menstruação, principalmente em casos de endometriose mais avançada, com grande quantidade de aderências nos órgãos pélvicos.
 
 
Comentar
Compartilhe
O Mundo de WS
06/04/2017 | 11h05
COLUNA WS
By William Souza

A alegria das fotos desta coluna, enviadas por nossos leitores, é contagiante e merece ser eternizada em cada cantinho do mundo e aqui na WS!
Fiquem por dentro do que rolou nos últimos dias..
_________________________________________________________________________________________
ANIVERSÁRIO DE MAYARHA BORGES
No dia 25 de março, Mayarha recebeu no sítio da família, amigos para comemorar o seu  21º aniversário. A mãe, Adriana Borges, recepcionou a todos com muito carinho. Todos os detalhes foram pensados e executados com muita delicadeza. Teve festa bonita e animada com muita diversão.

LOLLAPALOOZA

Thiago Augusto, curtiu o Lollapalloza 2017 , evento realizado entre os dias 25 e 26 de março, no Autódromo de Interlagos. Uma vibe inigualável de muitas músicas e atividades incríveis.

FELIZ ANIVERSÁRIO
A Coluna deseja muita saúde, paz e amor para a grande amiga Lais Marins Freitas Zózimo, que assoprou mais uma velinha nesta segunda, 27 de março.
CIDADE MARAVILHOSA

Um click do casal Marcelo Corrêa e Graziele Lage curtindo a Cidade do Rio de Janeiro.

FELICIDADES

Felicidades para a Muy Bella Juliana Santos, que ganhou idade nova nesta quinta, 30 de março. Da coluna, os votos de felicidades.

IN NEW YORK

Um dos registros do querido amigo Junior Cabral em sua viagem à New York. Foto tirada em frente à residência do eterno John Lennon, em New York City Central Park.

SOCIAL

Karina Bellienny , curtiu um belo final de semana ao lado do seu namorado Jaime Silva.
 

MISSA DE POSSE
Na segunda, 27 de março, o Pe. João Genes Andrade, foi empossado como novo Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na Cidade de Itaperuna-RJ. Familiares e amigos Cardosenses foram prestigiá-lo.Fotos: PSCJ
BAILE DO SAFADÃO

Não se fala em outra coisa, há não ser o Baile do Safadão. O show foi na sexta passada,31 de março, na Pecuária em Campos dos Goytacazes. O evento teve 2 fenômenos da música: Wesley Safadão e Thiaguinho. Cardosenses agitaram pra valer.
Mais uma super aniversariante: Mayarha com os pais Adriana, Walsinho Borges e o irmão Lukas.
Mayarha Borges e todos os seus grandes convidados
Junior Cabral em New York
A aniversariante da semana passada, Juliana Santos
Rio de Janeiro com Marcelo Corrêa e Graziele Lage
Outra aniversariante especial: Lais Marins Freitas Zózimo
Lollapalooza com o pop star Thiago Augusto
Padre João Genes ao lado do seu pai, Sr. Liberato Andrade
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2017/04/06/170x96/1_z10-655400.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'58e649c88a39a', 'cd_midia':655400, 'ds_midia_link': 'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2017/04/06/z10-655400.jpg', 'ds_midia': 'Padre João Genes em sua posse, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
', 'ds_midia_credi': '', 'ds_midia_titlo': 'Padre João Genes em sua posse, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '600', 'cd_midia_h': '385', 'align': 'Left'}
Kariana Bellienny e o namorado Jaime Silva
Comentar
Compartilhe
Paixão de Cristo em Cardoso Moreira
05/04/2017 | 11h39
Encenação cresce em qualidade e público à cada ano, feita pelo Grupo Jovem Rafec:
Comentar
Compartilhe
A Entrevista Mais Esperada do Ano com o Prefeito de Itaperuna
05/04/2017 | 10h32
BNB EM 1ª MÃO
Na semana passada, o editor-chefe da Estilo Off, revista mensal de alto prestígio e forte circulação regional, conversou na redação durante uma hora e meia com o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius Oliveira Pinto. O resultado, segundo Marcelo, é uma entrevista sincera, com abordagens, perguntas e respostas diretas. Marcus Vinícius não pediu para ver a pauta, não levou assessoria, foi de "peito aberto', segundo definição do editor. Abaixo, algumas das falas do prefeito. A revista sai nessa sexta-feira e dentro dos assuntos, o lixo, a educação, a saúde, os secretários de mais aceitação social, os que não decolaram, tudo foi mencionado.
É esperar para ver.
E ler com atenção.
TRECHOS DA CONVERSA
"Se eu ficar escutando e me deprimindo com críticas não ia estar aqui hoje. Eu sigo a lei."
"(...) nesse meio, às vezes, você não pode confiar totalmente nas pessoas, tem que estar sempre desconfiando. É isso que me deixa, não sei se irritado, mas talvez magoado."
"Não tenho esse tipo de vaidade e peço muito a meu secretariado que não tenha também. A vaidade é um tipo de coisa que faz o homem cair."
"Tem político que adora festa e esquece o trabalho. Se for assim eu quebro todos os protocolos."
 
Designer Capa- Raul Murito
Foto- Paula Brum
Capa-Raul Murito Foto- Paula Brum
Comentar
Compartilhe
Sessões da Câmara Municipal de Cardoso Podem Ser Filmadas
05/04/2017 | 08h04
Ontem, 04 de abril, o presidente da Câmara de Vereadores de Cardoso Moreira Ediel Sardinha permitiu que sessão fosse filmada. Na semana passada, ele não admitira a presença de um cidadão gravando a sessão e o caso foi destaque na Imprensa e redes sociais.
LuizCarlosGomes
CM de CM... / LuizCarlosGomes

A população compareceu em grande número e lotou as dependências do legislativo cardosense. Bom seria se se fosse sempre assim, plenário lotado, independente de polêmicas ou votações.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura de Porciúncula Fala Sobre Vítima da Febre Amarela
05/04/2017 | 00h14
NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA - FEBRE AMARELA
 
DIANTE DO PRIMEIRO CASO DE ÓBITO EM 26/02/2017 POR FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE:
O paciente A.F., 33 anos, morador da zona rural de Santa Clara, terceiro distrito, deu entrada no Posto de Urgência no dia 23/02/2017 com dores no corpo, vômito, diarreia e febre. Com a piora, o paciente foi removido para a UPA de Itaperuna, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital São José do Avahy, vindo a óbito no dia 26/02/2017. O corpo foi levado ao Rio de Janeiro por parentes, onde foi sepultado. O resultado dos exames foi divulgado na noite de 03/04/2017 pelo laboratório LACEN – Laboratório Central Noel Nutels do Rio de Janeiro.
 
Cabe esclarecer que a campanha de vacinação contra a Febre Amarela tem sido intensa no município desde o dia 28 de janeiro de 2017 nas zonas urbana e rural do município. Na ocasião de intensificação rural, o homem em questão se recusou a tomar a vacina oferecida pela equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo esta a única forma de prevenção contra a Febre Amarela, foram disponibilizadas desde o final de janeiro 15 mil doses para a população municipal, o suficiente para fazer a cobertura imunológica de toda a população de 09 meses a 60 anos, salvo casos específicos de contra-indicação.
 
Porciúncula foi o primeiro município do Noroeste Fluminense a disponibilizar vacina para cobertura total da população. Além do atendimento na Policlínica e nos Postos de Saúde de todo o município, a equipe de saúde realizou buscas domiciliares, no comércio local, nas instituições e escolas do município, além de realizar palestras informativas em diversos pontos da cidade. Até o momento, 80% da população encontra-se imunizada.
 
A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA é a única forma de prevenção contra essa temível doença e continua disponível na Policlínica Municipal e nos Postos de Saúde de Porciúncula, Purilândia e Santa Clara, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DE 8 ÀS 16 HORAS. É necessária a apresentação do Cartão do SUS. Casos específicos (idosos, pacientes quimioterápicos e outros que utilizam determinadas medicações) devem receber indicação médica para receber a imunização.
 
A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que não há motivo para pânico: “A população porciunculense está imunizada, foi um caso isolado na zona rural em paciente com histórico de imunidade baixa que se recusou a receber a vacina. De qualquer forma, ainda há vacina, e quem ainda não tomou pode procurar um dos Postos de Saúde do município”, esclarece o secretário Municipal de Saúde Marcelo Menin.
 
A equipe de saúde de Porciúncula estará na próxima quarta-feira, 05/04/2017, realizando novas buscas na região rural de Santa Clara. Toda a equipe técnica de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária do município está em alerta total a fim de conter a FEBRE AMARELA.
 
Faça a sua parte! VACINE-SE!!! A PREVENÇÃO É GRÁTIS, A DOENÇA PODE SER FATAL!!!
Comentar
Compartilhe
Brasileiro abre Universidade nos Estados Unidos para Compatriotas
04/04/2017 | 23h51
A primeira universidade dos Estados Unidos voltada preferencialmente para estudantes brasileiros, a Miami University of Science and Technology (Must), foi inaugurada ontem, dia 3 de abril, na Florida. O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou da inauguração, ao lado de um dos fundadores e sócios da instituição, o professor brasileiro Antônio Carbonari Netto, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).
 
 
Antônio Carbonari vê na iniciativa um instrumento importante de inclusão social. “O diploma universitário representa um melhor projeto de vida, ampliando a empregabilidade e a ascensão junto à comunidade de que participa. Além do mais, vamos tornar possível que pessoas que trabalham o dia todo tenham condições de estudar à noite ou pelo ensino on-line”, completou.
 
É a primeira vez que um brasileiro monta uma universidade em território norte-americano. Carbonari arcou com 60% do capital investido; os demais 40% são de responsabilidade do americano John Peterson, responsável pela área acadêmica, e do administrador de empresas brasileiro Fernando Ruiz.
 
O projeto prevê o início das matrículas em agosto e vai atender também a estudantes de outros países da América Latina e do Caribe, com preços bem abaixo dos praticados na América do Norte.
Fonte-Portal do MEC
Comentar
Compartilhe
Dupla de Itaperuna se Dá Bem em Campeonato de BMX
04/04/2017 | 23h22
Dobradinha de Pódio para Itaperuna na 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Bicicross
Por Leah Araújo
Em Manhuaçu-MG, no último dia 26, rolou a Primeira Etapa do Campeonato Mineiro de Bicicross e Itaperuna levou dois representantes, Fernando Santana na categoria Cruiser, 35 a 39 anos, e Claudinei Mudinho Souza na Expert, de 40 anos a mais.
No desfile das delegações os dois desceram a largada de mãos dadas por Itaperuna, e ambos foram ao pódio.
Na etapa estiveram presentes cerca de 150 pilotos dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Fernando terminou em 3º Lugar e Mudinho em 2º.
BMX
Bandeira do município de Itaperuna / BMX
BMX
Mudinho ( à esquerda) / BMX
BMX
Fernando( terceiro à direita) / BMX
BMX
O retorno à Secretaria de Esportes para o agradecimento oficial / BMX
Os pilotos receberam apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Itaperuna, sem o qual não teriam participado do evento.
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial Sobre a Febre Amarela em Itaperuna
04/04/2017 | 10h55
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE FEBRE AMARELA
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna informa que no dia 26 de fevereiro, um paciente do sexo masculino, de 33 anos, proveniente de PORCIÚNCULA, faleceu, vítima de Febre Amarela no Hospital São José do Avaí.
 
Exames coletados durante a internação e liberados ,nesta segunda-feira 03/04, pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels), confirmam como causa da morte Febre Amarela.
 
O Secretário de Saúde de Itaperuna, Dr. Alexandre Martins, tranquiliza a população de Itaperuna, reafirmando que no município de Itaperuna NÃO EXISTE NENHUM CASO SUSPEITO DE FEBRE AMARELA.
Secretaria Municipal  de Saúde de Itaperuna
Comentar
Compartilhe
Desembargador itaperunense presta declaração
04/04/2017 | 09h12
Depois de ter o nome citado em reportagem do site G1 sobre o ex-presidente do TCE- RJ, Jonas Lopes de Carvalho, o desembargador Luis Leite Araújo disse sucintamente ao BNB por telefone: "Estou tranquilo e sereno diante das inverídicas acusações".
Lopes de Carvalho, não disse nomes, mesmo assim a matéria faz conclusões. E serão, certamente, contestadas judicialmente.
Comentar
Compartilhe
Não há como um Político fugir da Publicidade de seus Atos
03/04/2017 | 09h55
HOMENS PÚBLICOS, VIDA PÚBLICA, ENFIM PUBLICIDADE
Charles Ferreira Machado*
Causou grande alvoroço na agradável Cidade de Cardoso Moreira, a posição adotada pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador Ediel Sardinha e que atualmente exerce seu quinto mandato de vereador, ao tentar impedir que um cidadão fizesse a filmagem da sessão da Casa Legislativa no dia 30/03/2017, chegando inclusive a interromper os trabalhos e deixar o plenário da Casa.
Diante das indagações e posição favorável ao cidadão dos Vereadores Geane Vincler e Tiago Monteiro que defendiam o direito do cidadão de fazer a filmagem do que se passava no ambiente, vez que, segundo os edis nada havia a ser escondido da população e, após discussões a sessão foi reiniciada e filmada até seu término.
A Constituição Federal, que na esfera pública, determina que o direito de imagem dos que exercem cargo público é muito menor do que o interesse coletivo.
Ademais, equivocou-se Sua Excia., o Presidente da Casa Legislativa, ao tentar impor ao particular uma condição não expressa em lei; ao contrário, vez que o Plenário da Câmara é um espaço público, o que possibilita e permite gravações. Posto que, ali o que está em pauta é o interesse público; até porque, ao particular o que não é proibido é permitido, devendo-se ressaltar o que preconiza a Constituição Federal e o próprio direito administrativo, que versa sobre o Princípio da Publicidade e o da Transparência.
Inquestionável que o cidadão agiu em claro exercício regular do direito de acompanhar uma sessão e efetuar a gravação e/ou transmissão da mesma, haja vista a ausência de previsão legal para adoção de medida contrária, o que em última análise fere à própria Constituição e os princípios acima já mencionados.
Ressalte-se que, por uma questão de respeito ao ambiente legislativo, o que não se pode permitir é que qualquer um dos presentes venha a atrapalhar os trabalhos. Neste particular, fica em todo o tempo o Presidente da Casa autorizado a exercer o poder de polícia se necessário, para interromper qualquer tentativa de perturbação dos trabalhos.
Noutra quadra, o ato de tentar proibir que um munícipe realize gravações pode inclusive vir a gerar desconfiança da própria população. Afinal, se elas podem assistir, por que não podem gravar ?
Destarte que a difusão de imagens do ambiente legislativo possui um claro caráter pedagógico, no sentido de imprimir uma cultura nos cidadãos de acompanhamento dos trabalhos desempenhados pelos vereadores por eles eleitos. Condição esta que facilita a fiscalização por parte do contribuinte, despertando-o sobre a noção de controle dos mesmos para uma apropriação e efetivação de direitos constitucionais, entre eles, diria como principal a propositura de ação popular que visa combater às mazelas da administração pública.
Que esse seja apenas o primeiro cidadão a ter essa iniciativa e possa ser seguido por muitos, posto que, é direito do cidadão fiscalizar o agente público/político, bem como, é obrigação do agente público/político prestar contas de seus atos e gestos praticados no exercício da função pública. Em suma, gostem ou não, vivemos em uma democracia e sob o império das leis.
*Charles Ferreira Machado é advogado
Comentar
Compartilhe
Uma Nova Era para o Hospital de Bom Jesus do Itabapoana
02/04/2017 | 21h18
BNB
JaíltondaPenha
/ JaíltondaPenha
Com informações do Blog de Jaílton da Penha
Em reunião ocorrida na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana na quinta-feira recente, atendendo a um requerimento do Vereador José Luiz Rezende-PT do B, diretores do Hospital São Vicente de Paulo compareceram ao plenário e explanaram a atual situação.
O Presidente da Câmara Leo Xambão fez um convite ao Secretário Municipal de Saúde, Pedro Renato Batista. 
 
Os números apresentados pela Secretaria mostram um aumento de 9,8% nos repasses para o hospital, após aprovação do Conselho Municipal de Saúde, no valor é R$ 66.520,00 e autorizações para ultrassonografias e outros exames autorizadas pelo Secretário.
O administrador do HSVP, Victor Cesar Jorge Pavan,  informou os atos implementados desde a posse no mês de janeiro de 2017, alguns, segundo ele, não muito populares, pelas demissões de vários médicos, mas que, acarretou uma economia de R$ 45.500,00 além da manutenção de 48 serviços gerais, necessários para manter o hospital.
O tema mais debatido, foi o plantão no Posto de Urgência, gerador de reclamações, porém com regularização financeira para contratações na urgência emergência de mais médicos é certa a melhora nos atendimentos. Victor agradeceu o apoio do secretário de Saúde Pedro Renato Bastista e do Prefeito Roberto Tatu, ressalvando a preocupação de ambos com a Saúde do município.
O administrador relatou as dívidas, as negociações, as cirurgias feitas (120), o aumento de leitos de 20 para 38 e o CTI.
Disse também que, partir do dia 1º de abril o hospital passará a faturar 7% da receita bruta e até dezembro com 1% ao mês, vai aumentar em 15%,  com o laboratório a ser administrado pelo São Vicente.
Para os funcionários, vai parcelar os salários atrasados desde o ano de 2012 e  porá os pagamentos dos meses de janeiro, fevereiro e março  em dia. 
Ele respondeu às perguntas e tirou dúvidas dos vereadores, pedindo apoio e  união, agradecendo a confiança depositada pelo Centro Popular Pro-Melhoramentos, Conselho Deliberativo, Direção do Hospital São Vicente de Paulo, Faculdade Redentor.
 
Fonte-Blog do Jailton da Penha JDP
Comentar
Compartilhe
Ciclistas de Guaçui-ES Visitam Quilombola
02/04/2017 | 19h31
EM 1ª MÃO
Grupos de ciclistas de Guaçui-ES, Campos dos Goytacazes-RJ e Serra-ES fizeram um passeio social de primeira grandeza neste domingo, 2 de abril: Mais de 40 bikes pelas trilhas da Floresta Nacional de Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Ignoraram o sol estilo Saara e levaram para as crianças e adultos do Quilombola Monte Alegre, um dia inesquecível carregado de brinquedos e material escolar distribuidos entre os moradores.
Com uma maioria de atletas de Guaçui, as equipes são formadas por profissionais de todas as patentes, todos conscientes da importância do esporte, do meio-ambiente e cuidado com o próximo, e não só praticaram o Bem como se depararam com uma Natureza espetacular.
A paisagem incrível rodeada de árvores centenárias deu a sensação de um outro Brasil, vivida com emoção para os pedalistas, já  planejando outra ida ao local. A coordenação foi feita pela Ecotrilhas Brasil,( leia-se Alê Vieira e Jorginho Adriano), uma das maiores Ongs especializadas no esporte que mais cresce no país e contou com o auxilio luxuoso da Imerys Mineradora.
Detalhe emocionante: as crianças em suas bicicetinhas precárias, mas felizes pela presença dos carinhosos visitantes, os acompanharam pelas trilhas da mata.
COMO É O QUILOMBOLA MONTE ALEGRE
Monte Alegre é uma comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Suas raízes culturais foram formadas por negros supostamente originários de Angola e escravizados nas Fazendas (Boa Esperança, Barra do Mutum e Monte Alegre) do seu entorno durante a segunda metade do século XIX.
Em meados do século XIX surgiram diversas e importantes fazendas no interior do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES, dentre elas a Fazenda Monte Alegre. Historicamente os seus grandes proprietários foram o senhor Emiliano Pires de Amorim (1850 - 1915) e posteriormente o seu filho Décio Bello de Amorim (1940 - 1976).
O senhor Emiliano foi proprietário de muitos escravos. Assim que foram libertos alguns destes negros compraram pequenas glebas da própria fazenda onde haviam sido escravizados e formaram o que atualmente é denominado de Comunidade Quilombola de Monte Alegre.
Ainda no século XIX, as primeiras famílias quilombolas a adquirirem terra em Monte Alegre foram: Verediano, Ventura e Oliveira. Com o passar dos tempos muitas outras famílias afrodescendentes se mudaram para Monte Alegre, porém os sobrenomes que ainda prevalecem são: Verediano, Ventura e Adão.
Tradicionalmente, a principal renda dos quilombolas de Monte Alegre ainda é extraída de serviços prestados a produtores rurais (não quilombolas) ligados a agricultura (cultivo de café) e a pecuária de gado leiteiro e de corte.
Atualmente a população local é composta por cerca de 550 quilombolas e busca o seu desenvolvimento através do ecoturismo, do turismo étnico e da participação em projetos de inclusão social e geração de renda.
Comentar
Compartilhe
Estilo Off Traz Entrevista Gigante com o Prefeito de Itaperuna
02/04/2017 | 12h25
EM 1º MÃO
Segundo Marcelo Nascimento, editor-chefe, a conversa foi clara e firme.
O prefeito MV não se furtou a responder à nenhuma pergunta e nem passou insegurança na abordagem de qualquer tema.
A edição de abril começa a circular na primeira semana do mês e pelo jeito vai causar impacto.
É a primeira grande entrevista de Marcus Vinícius de Oliveira Pinto desde de que assumiu a Casa-Grande de Itaperuna em 1º de janeiro.
Comentar
Compartilhe
Erro de Avaliação Política em Porciúncula
02/04/2017 | 12h07
Dentro da Política o relógio costuma ser adiantado de minuto em minuto.
Preterido como candidato a prefeito pelo PSDB nas eleições de 2016, gerando um inédito auto-afastamento do processo eleitoral nas últimas eleições, o arquiteto urbanista Guilherme Fonseca Cardoso já foi convidado para retornar ao ninho dos tucanos porciunculenses.
Alguns lideres políticos já avaliaram o erro estratégico de  não terem apoiado a candidatura  de Guilherme. Reconhecem agora, tarde demais, pelo menos por enquanto, que uma chapa com ele e o atual vereador do partido, Fernando Miranda, possuiam grandes chances de vitória nas recentes, por reunir todas as expectativas desejadas pelo povo: renovação política, competência e seriedade.
Guilherme, ainda jovem e sem ter disputado qualquer cargo eletivo, é um nome regional com trânsito político no Rio de Janeiro e Brasília. O vereador Fernando Miranda, que já exerceu o cargo de Secretário de Fazenda do município, na última gestão do prefeito Antonio Jogaib, é também  respeitado pela sociedade porciunculense e vem se destacando na Câmara de Vereadores na fiscalização do executivo e na cobrança por mais transparência nos gastos públicos.
O relógio da Política é adiantado de minuto em minuto. 2020 já está apitando na curva como os antigos e saudosos trens quando chegavam e partiam da estação de Porciúncula. Quem vai seguir viagem e quem vai ficar, só o calendário dirá.
Comentar
Compartilhe
Mitigação das Cheias no Noroeste- Sonho & Pesadelo
02/04/2017 | 11h40
Há 4 anos o Projeto Noroeste encheu a boca dos governantes do Estado do Rio e a mente dos noroestinos. Tinha tudo para dar certo e não passou de um discurso bonito do governador Pezão, dos seus convidados e de um vídeo pomposo e sedutor.
As obras mal começaram e hoje é só uma das muitas ilusões propagadas na mais pobre das regiões do Estado do Rio.
APERTE PARA VER AQUI
Comentar
Compartilhe
Prisão dos 5 conselheiros do TCE é prorrogada
01/04/2017 | 22h44
SAIU AGORA EM O GLOBO
Por Jaílton de Carvalho
O ministro Felix Fisher, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a prorrogação da prisão provisória dos cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro presos na última quarta-feira, acusados de receber suborno para fazer vistas grossas em obras e contratos de empreiteiras com o governo estadual. A prorrogação da prisão foi pedida pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada, que está à frente do caso. Para o vice-procurador-geral, a permanência dos conselheiros na cadeia é essencial para o avanço das investigações.
 
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/stj-prorroga-prisao-de-conselheiros-do-tce-acusados-de-corrupcao-21148495#ixzz4d3IptHZ8
© 1996 - 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Comentar
Compartilhe
A Reforma do Secretariado Itaperunense
01/04/2017 | 16h56
APress
/ APress
Antes da Administrativa, uma outra tem tudo para ocorrer. Acontecimentos inesperados nas últimas semanas encaminham para uma "reforma ministerial", ou seja, de secretariado.
O prefeito MV prestigiaria os nomes de evidências negativas ou ainda sem desenvolverem o que se precisa, como fazem os presidentes de clubes de futebol com os técnicos depois de 3 derrotas seguidas ou partiria para a primeira renovação de quadros antes mesmo dos seis primeiros meses, os famosos protocolares de paciência, para ver o rendimento de cada um.
Certo que enquanto alguns procuram o rumo, outros fazem o trabalho correto sem muito alarde e andam precisando de um melhor marketing pessoal.
Em contrapartida tem  gente se destacando de braçadas à frente, como Camila Andrade, na Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação e França Bombeiro, na de Educação.
E um vestindo a camisa 10 do time, disparado na artilharia e conseguindo agradar a gregos e baianos, situação e oposição: Eduardo do Toldo.
Comentar
Compartilhe
Já tem Data o Vestibular de Medicina da Redentor
01/04/2017 | 11h28
EM 1ª MÃO
 SÃO 72 VAGAS

Dia 24 de junho próximo a Redentor realiza mais um vestibular do seu curso de Medicina. Os portões serão abertos para os candidatos às 6:30h e fechados às 7:50h, horário de Brasília.
A taxa de inscrição é de R$400,00 para quem fizer o pagamento do boleto até 9 de junho e de R$500,00 para quem fizer depois do dia 10 de junho.

VEJA O EDITAL NA ÍNTEGRA AQUI
Comentar
Compartilhe
O Campista Que se Deu Bem em Itaperuna
01/04/2017 | 11h01
O amor pela advogada Angélica Abreu o fez deixar o território natal e vir para Itaperuna há 8 anos onde criou e cria amigos com facilidade e os mantêm.
Comunicadores de rádio, jornalistas, empresários, todas as classes formam a extensa lista de uma vida construída com muito trabalho e dedicação.
Sócio de Paulinho EletroCenterMartins em uma revenda de automóveis importados e nacionais, se adaptou bem à Cidade da Pedra Preta. É um patrimônio local.
Robson Moreira, o Camisola. Esse cara é do Bem.
NB
Robson E Angélica / NB
Comentar
Compartilhe