Uma Homenagem ao Dr.Renam
19/01/2018 | 20h17
Artigo de Guilherme Fonseca Cardoso*

O médico Dr. Renam Catharina Tinoco, com seu espírito empreendedor conseguiu liderar uma revolução na saúde de Itaperuna a partir da gestão do Hospital São José do Avaí.
Médico brilhante e conceituado no Brasil e no Exterior, Dr. Renam sempre foi uma das orgulhosas referências da nossa região em rodas de conversas no Rio ou Brasília.

Foi a partir deste processo de elevação do conceito no atendimento médico e cirúrgico de Itaperuna que a cidade acelerou o seu desenvolvimento. O setor de serviços foi beneficiado com a implantação da UNIG em 1996. Um curso universitário de medicina em qualquer lugar do país traz benefícios importantes e numa cidade do porte de Itaperuna, foi fundamental para o incremento da economia local e a diversificação dos serviços.

O Hospital São José do Avaí, com a sua conceituada reputação e medicina avançada foi um importante e decisivo indicador para que Itaperuna caminhasse rumo a ser tornar também um polo universitário, depois de já ser um polo médico.

O processo de desenvolvimento de Itaperuna a partir da década de 90 passa a beneficiar indiretamente os demais 12 municípios da região. Muitos serviços antes exclusivos ao Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes ou Juiz de Fora - MG passaram a ser oferecidos a uma distância de 50km em média, considerando a distância da maioria das cidades da região Noroeste.
Um empreendimento traz outro e assim a roda da economia gira.
Dr. Renam Tinoco é sem dúvida é um dos mais ilustres médicos brasileiros e será lembrado com admiração e respeito por muitas gerações de estudantes de medicina, colegas médicos, colegas professores universitários, funcionários do Hospital São José do Avaí, pacientes, familiares de pacientes e pela população, ao qual me incluo.

Não tenho formação na área médica e nunca fui paciente do Dr. Renam Tinoco, mas como porciunculense, morador da região, sempre considerei Dr. Renam um dos nossos conterrâneos mais admiráveis, cuja biografia nos surpreende, principalmente pelos frutos da sua dedicação à medicina e seu elevado espírito público.

Aos familiares e funcionários, meus sentimentos.

* Guilherme é arquiteto urbanista
Comentar
Compartilhe
Morre o mais famoso médico de Itaperuna
19/01/2018 | 12h30
Faleceu hoje pela manhã, aos 79 anos, o cirurgião-geral Renam Catharina Tinoco, um dos grandes profissionais da saúde brasileira, conhecido internacionalmente. O principal motor do Hospital São José do Avahy, que sob seu comando tornou-se centro de referência. Deixa de ser O Médico para ser Uma Lenda.
Horário de sepultamento no mausoléu da família no Cemitério São José do Avahy ainda não foi definido nem local do velório.
Amado pelo povo, é grande a consternação daqueles que esperam a oportunidade de prestarem as últimas homenagens.
Renam Catharina Tinoco-  05 de março de 1938/19 de janeiro de 2018
Comentar
Compartilhe
Vai muito bem a Latícinios Marília
04/01/2018 | 10h55
EM 1ª MÃO
NinoBellieny
Fundada em 1970 na cidade mineira de Carangola, onde tem 2 unidades, a Laticínios Marília vem batendo metas diárias  na fábrica de Itaperuna, com 130 funcionários.
Notícia da demissão de 280 empregados na empresa hoje pela manhã, não passou de tentativa de desestabilização, incorreta na informação e nos números. Não parou de funcionar nem ainda tem esta quantidade de pessoas trabalhando em Itaperuna, município beneficiado e muito com sua geração de empregos.
A Marília vai muito bem, obrigado.
O BNB CONVERSOU COM O RH DA EMPRESA AGORA A POUCO
Comentar
Compartilhe