Campos terá UBS para animais de pequeno porte
23/05/2022 21:41 - Atualizado em 23/05/2022 21:56
A primeira Unidade Básica de Saúde Animal agora é realidade em Campos. O anúncio da construção da UBS para pets de pequeno porte (cães e gatos) foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante a ordem de serviço para retomada das obras do Bairro Legal no Parque Julião Nogueira, nesta segunda-feira (23).

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Carlos Morales, a unidade funcionará em um prédio do órgão, localizada no Parque Aurora, das 8h às 17h. Inicialmente, de acordo com ele, quatro veterinários estarão atuando na UBS, prestando o primeiro atendimento ao animalzinho.

Morales informou, ainda, que os atendimentos serão prioritários para protetores de animais, cães e gatos abandonados e pessoas que não têm condições de custear uma consulta em clínica particular.

“Os atendimentos serão consultas de emergência e, dependendo do diagnóstico, o veterinário receitará a medicação para o proprietário comprar, com exceção da esporotricose, que é uma zoonose (passa do gato para o ser humano), onde o CCZ disponibiliza o remédio gratuitamente, mediante receita emitida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)”, pontuou o diretor, acrescentando que a UBS Animal será um desdobramento do atendimento já prestado pelo órgão.

Carlos Morales anunciou que o projeto já está pronto e a planta será enviada para a Secretaria de Obras, para que as intervenções iniciem o mais rápido possível. “Isso vai ajudar muitos protetores de animais que tanto precisam desse atendimento emergencial”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS