Censa e IseCensa realizam Grande Festa de Maria nesta sexta-feira
Matheus Berriel - Atualizado em 17/05/2022 19:53
Evento em homenagem Nossa Senhora Auxiliadora volta a ser realizado após dois anos
Evento em homenagem Nossa Senhora Auxiliadora volta a ser realizado após dois anos / Foto: Divulgação
Comemorando nesta edição os 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, acontece nesta sexta-feira (20) a tradicional Grande Festa de Maria realizada pelo Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e por seus Institutos Superiores de Ensino (IseCensa). O evento está marcado para as 20h, no ginásio de esportes da instituição, com transmissão ao vivo no Instagram @censaoficial.
— Celebrar a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora para nós, filhas de Maria Auxiliadora e toda a comunidade do Censa, é sempre muito gratificante. Neste ano, temos motivos ainda maiores. Depois de dois anos sem celebrarmos juntos esta festa, nós estamos radiantes: professores, coordenadores, direção, pais, alunos e amigos dessa escola — comenta a diretora geral do Censa e do IseCensa, Irmã Rosa Idália Pesca. — Também temos a celebração dos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que está presente em mais de 90 países e há 97 anos em Campos. Esta é uma festa tradicional, mas é, sobretudo, um momento de crescimento, de renascer na fé, porque celebrar a Festa de Maria é sempre louvar e honrar o seu filho, Jesus — complementa Irmã Rosa.
Para a diretora acadêmica do Censa e diretora geral da Grande Festa, Irmã Luzia Alves de Carvalho, ter o sesquicentenário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora como tema em 2022 agrega valor à importância do evento.
— É um convite a fazer memória de fatos fundamentais que marcaram as origens, a identidade e o caminhar desta grande família, marcada pela presença de Nossa Senhora. Maria, bendita entre as mulheres, evidencia a dimensão feminina do instituto na figura de Maria Mazzarello, a sua co-fundadora — comenta Irmã Luzia. — Dom Bosco e a co-fundadora, Maria Mazzarello, reuniram em admirável síntese a dimensão feminina e mariana do seu carisma educativo. Figuras femininas do Antigo Testamento, representadas por Juliana Falcão e pela professora Marcela de Azevedo Santos, mulheres guerreiras, contextualizadas e engajadas na luta por seu povo, prefiguram Nossa Senhora Auxiliadora e todos nós — enfatiza ela.
Tradicional em Campos, sempre contando com apresentações artísticas e a cerimônia de coroação, a Grande Festa de Maria do Censa e do IseCensa não pôde ser realizada no formato habitual em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19. No ano retrasado, foi feito um passeio em carro aberto com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que passou por várias ruas da cidade, enquanto os devotos participavam das portas e janelas das suas casas, acenando com lenços brancos, acendendo velas e cantando. Já no ano passado, uma carreata marcou a celebração à padroeira do Censa e do IseCensa.
— Este ano é um ano de muita gratidão. Gratidão pelos 150 anos das Filhas de Maria Auxiliadora no mundo; gratidão em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora, nossa mãe Maria; e gratidão por estarmos reabrindo a Festa de Maria, uma festa que é tradicional em nossa cidade — reforça a vice-diretora do Censa e do IseCensa, Beth Landim. — Trata-se de uma homenagem à Nossa Senhora que tem uma repercussão enorme, tamanho o envolvimento das famílias, dos alunos e da comunidade em geral, e também por ser um momento de evangelização. É um momento de muita celebração e um momento reflexivo — salienta.
Em preparação para a festa, termina nesta quarta (18) a Novena de Maria, em que, desde o último dia 10, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas para serem doados a instituições assistenciais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS