Médicos pelo Brasil: Profissionais começam a se apresentar em Campos
09/05/2022 17:41 - Atualizado em 09/05/2022 17:47
Secretário recepciona médicos
Secretário recepciona médicos / Subcom Campos
Os primeiros profissionais do Médicos pelo Brasil, programa que substituiu o Mais Médicos, começaram a se apresentar na secretaria municipal de Saúde de Campos. Nesta segunda-feira (9), oito dos 15 profissionais que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município foram recepcionados pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, e pelo diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
Os demais profissionais serão convocados para apresentação entre os meses de junho e agosto. Eles foram aprovados no processo seletivo realizado pelo Ministério da Saúde, em março deste ano, que ofereceu 4,6 mil vagas para levar profissionais médicos a municípios de todos os estados do país.
Após dar boas-vindas, o secretário de Saúde falou aos profissionais sobre a importância de cada um na reestruturação da saúde em Campos, que começa pela Atenção Primária à Saúde (APA), a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
— São vocês quem estarão lá na ponta, cuidando da criança, da mãe e do idoso. O município vive hoje um novo momento, que vem sendo reconstruindo pela atual gestão, que avançou muito em pouco mais de um ano, com a reabertura das unidades de saúde, fechadas pelo governo passado, construção do novo Hospital Geral de Guarus (HGG), entre outras ações. Nossa meta é continuar avançando, melhorando os indicadores de saúde, principalmente nas áreas de ginecologia e obstetrícia — explicou Paulo Hirano.
Ele disse ainda que, para uma maior resolutividade das ações, a secretaria está empoderando a Atenção Básica, equipando os Agentes Comunitários de Saúde, com aparelhagem adequada para os atendimentos domiciliares. “É inadmissível que o país ainda tenha crianças que nasçam com sífilis congênita porque a mãe não recebeu a devida assistência no pré-natal. Entendam que no posto de saúde, o médico é a autoridade máxima”, acrescentou.
O diretor de Atenção Básica disse que é o próprio profissional quem escolhe a UBSF onde deseja trabalhar. As opções são UBSF Parque Imperial, Parque Aurora, Aldeia, Carvão, Poço Gordo, distrito de Santo Amaro e Ponta da Lama.
O médico afirmou que, como resultado do planejamento estratégico traçado pela Diretoria de Atenção Básica, o município chegou ao ano de 2022 com 41 unidades de saúde em funcionamento, saindo das 28 iniciais encontradas abertas pela atual gestão. Rodrigo Carneiro disse que, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, Campos contava apenas com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), reconhecidas pelo Ministério da Saúde, número que subiu para 26.
— Saibam que qualquer demanda ou eventual problema que vocês tenham no dia a dia nas unidades de saúde, a equipe da Atenção Básica estará aqui para ajudá-los — acrescentou.
Recém-formada, Daniela Maria Medeiros de Oliveira Senra, 27 anos, foi uma das profissionais que esteve na secretaria de Saúde nesta segunda-feira. Antes de ser aprovada no processo seletivo do Médicos pelo Brasil, ela atuou na UBSF do distrito de Santo Amaro por três meses. A partir de agora, a médica vai trabalhar na UBSF do Parque Aurora.
A vontade de cursar Medicina, segundo ela, surgiu há 8 anos após descobrir que era portadora de miopatia metabólica mitocondrial, uma doença degenerativa que causa fraqueza muscular e dor. “Resolvi ser médica para ajudar outras pessoas”, disse ela, que se locomove em uma cadeira de rodas.
Também recém-formado, Gustavo de Araújo Neto, 30 anos, optou por trabalhar na UBSF de Poço Gordo. Será sua primeira experiência em uma unidade de saúde. A expectativa, segundo ele, está grande. “Vou me esforçar para fazer o melhor”.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS