Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar tem programação em Campos a partir de quarta-feira
Dora Paula Paes 16/05/2022 19:02 - Atualizado em 16/05/2022 19:04
Assim como em muitos lugares, a terceira semana de maio é dedicada em Campos à pauta da Alergia Alimentar, assunto sério que mexe com o cotidiano de muitas famílias. Afinal, nem todo alimento pode entrar em casa, para começar. A 8ª Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar tem programação que começa a partir desta quarta-feira (18), com live que vai abordar "O que é dessensibilização e quando começar a usar na Alergia Alimentar?". Um piquenique no campus da Uenf vai fechar a programação, no dia 21.

Mães de crianças alérgicas estão na organização do evento. As duas últimas versões aconteceram apenas no formato remoto, devido à pandemia da Covid- 19. Um piquenique no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) deve ser o evento que vai marcar reencontro e celebrar novas conexões entre famílias que convivem com restrições alimentares impostas pela alergia.

Em 30 de outubro de 2017, foi sancionada em Campos a Lei número 8.788, do ex-vereador Cláudio Andrade. A lei instituiu a semana no calendário oficial do município. A proposta da lei foi atender ao pedido de uma comissão de pais e professores de crianças alérgicas alimentares.

A terceira semana de maio é dedicada à conscientização sobre alergia alimentar em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos da América, há mais de 20 anos, a FARE (Food Allergy & Anaphylaxis Network) trabalha para que mais pessoas saibam o que é a alergia alimentar e suas consequências.

Assim como a FARE, o grupo que organiza a Semana em Campos acredita que, aumentando a conscientização, incentiva o respeito, promove a segurança e melhora a qualidade de vida das crianças e adultos que convivem com alergias alimentares, incluindo todos em perigo de anafilaxia, com risco de perder a vida.

Os relatos de muitas mães são muitos, assim como a preocupação diária para que seu filho nunca ingira alimento que possa causar uma crise. 
- Desde o nascimento da minha primeira filha, percebi que havia algo de errado, e sempre em busca de respostas. Através de muita pesquisa, percebi que os sintomas eram compatíveis com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). O diagnóstico veio depois de um ano, quando um pediatra decidiu pedir exames específicos. Depois do nascimento da minha segunda filha, as coisas foram melhorando, pois o acesso a informações e profissionais estava um pouco melhor. O maior aprendizado que posso deixar aqui para outras mães é: Não deixe de lado seu sexto sentido de mãe. Ele nunca erra! - afirma Josi, mãe da Ester, de sete anos, e da Elisa, de quatro anos, ambas portadoras de alergia alimentar múltipla.
Segundo Aline Nunes, nutricionista materno infantil e mãe do João Benício, de dois anos e 10 meses, desde o nascimento do filho ele passou por diversos desafios, como cólicas intensas várias vezes por dia, refluxo, baixo ganho de peso, irritação, constipação, noites praticamente sem dormir. ''Foi quando ofereci a fórmula pela segunda vez a ele (primeiro contato na maternidade) que veio a primeira suspeita de alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Após muita insistência minha, estudos e busca de ajuda profissional especializada, foi confirmado o diagnóstico de APLV com um ano'', relata ela.
Como profissional, Aline disse que ajuda outras mães a encontrar um caminho mais leve e saudável em meio a tantas restrições alimentares.
Programação em Campos:
Live 1 - 18/05/2022

O que é dessensibilização e quando começar a usar na Alergia Alimentar?

18/05 - às 20:30 no Instagram
com o médico Carlos Hamilton Oliveira Conceição, a nutricionista Alinne Nunes e a social media Josi Gama, ambas mães de alérgicos alimentares.


Live 2 - 19/05/2022

Como é feito o diagnóstico da Alergia Alimentar?

19/05 - às 20h no Instagram
com a médica Janaína Carvalho - Kamilla Coutinho e Flávia Ribeiro, jornalistas e mães de alérgicos alimentares


Live 3 - 20/05/2022

Alergia Alimentar: é possível contornar as limitações na hora de comer

20/05 - às 20h no Instagram
com a nutricionista Alinne Nunes e a social media Josi Gama, ambas mães de alérgicos alimentares


Piquenique Inclusivo - 21/05

Campus da Uenf - 9h
Na quadra do E1 - atrás do prédio da Reitoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS