Escolas suspendem aulas em Campos após surto de Covid-19
18/05/2022 08:22 - Atualizado em 18/05/2022 10:37
Escola Municipal Dr. Luiz Sobral
Escola Municipal Dr. Luiz Sobral / Genilson Pessanha
Após meses de trégua, escolas voltam a fechar com novos surtos de Covid-19, em Campos. A Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, em Guarus, está com as atividades presenciais suspensas desde o dia 11 de maio, quando foi constatado que oito pessoas testaram positivo para Covid-19. Na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, as aulas presenciais também estão suspensas esta semana devido a um surto da doença. As autoridades da área de Saúde do município já previam um aumento do número de casos em maio.
De acordo com a Prefeitura de Campos, nesta quarta-feira (18), será realizada uma testagem itinerante na unidade escolar para todos os alunos autorizados pelos responsáveis e funcionários, de modo a garantir o retorno seguro para os alunos, profissionais e toda a comunidade escolar. A unidade retomará suas atividades na quinta-feira (19).
“As orientações sobre a suspensão das aulas seguiram o protocolo contido no Manual do Retorno das Aulas Presenciais publicado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A diretora da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral solicitou a testagem para os funcionários e o Polo de Testagem da Secretaria foi utilizado para esta finalidade. Os profissionais positivados receberam as devidas orientações, bem como a diretora da unidade escolar”, informou a Prefeitura.
Na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, as aulas presenciais também estão suspensa. De acordo com Jorge Henrique de Lacerda e Silva, diretor de interior do Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (Sindipefaetec), 18 casos foram identificados até a última sexta-feira (13), mas o número “provavelmente aumentou, pois os alunos e servidores continuam fazendo testes”. Durante a semana, as aulas serão on-line, pela plataformona Google Classroom, onde atividades e links serão publicados a critério do professor. O acesso ao Classrroom se dá pelo e-mail institucional do aluno.
Em nota, a Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins informou que a suspensão das aulas foi realizada por precaução, para preservar a saúde de estudantes, familiares e colaboradores. A decisão teve como base o plano de retomada das aulas presenciais elaborado pela Prefeitura de Campos, que determina que as aulas sejam suspensas em caso de duas ou mais pessoas confirmadas ou com suspeita de Covid-19.
A previsão atual é de que as aulas presenciais diurnas voltem na próxima segunda-feira (23) na unidade. Já as turmas noturnas (subsequentes e do Pronatec) dependem do término da desinfecção dos ambientes, uma vez que não houve nenhum caso suspeito ou confirmado de Covid-19 neste período.
Em nota, a Faetec informou que “a direção da unidade suspendeu até quinta-feira as atividades presenciais devido à apresentação de testes positivos para Covid de oito alunos e três professores. Seguindo o protocolo municipal que determina o fechamento da escola, quando há mais de duas ocorrências em diferentes turmas, as aulas estão sendo ministradas de forma remota para que não haja prejuízo no calendário escolar e a unidade já está passando por limpeza e desinfecção dos ambientes. Além disso, a unidade solicitou à Prefeitura que um posto de testagem itinerante seja colocado no dia 20/05 na escola”.
Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a escola pelo WhatsApp (22) 99899-7091.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS