Adriano, O Imperador, está em Itaperuna
31/08/2019 | 17h28
BNB 1ª MÃO
Adriano foi recepcionado pelo vereador Glauber Pessoa Bastos, amigo dele desde 2013. A simpatia e humildade do jogador continuam as mesmas, atestaram todos que conversaram e tiraram fotos com ele.
O vereador e o imperador
O vereador e o imperador / Ft-Spy
Nortom Martins, Gláuber Bastos, Adriano, Zé Carlos Melo e Roberto Sued
Nortom Martins, Gláuber Bastos, Adriano, Zé Carlos Melo e Roberto Sued / Ft-Spy
Comentar
Compartilhe
Literatura em ônibus: uma viagem dentro de outra viagem
30/08/2019 | 17h52
BNB em cima de texto de Bianca Marques
Os ônibus da única viação de Itaperuna, a Santa Lúcia, nesta quinta-feira, 29 de agosto, pela sexta vez transportaram um passageiro especial: o Projeto "Literatura Itinerante", da Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro, expondo trabalhos dos alunos do 1° e 2° períodos da educação infantil com a releitura das obras da escritora e poetisa Cecília Meireles.
Alunas do Curso Normal do CIEP 263 - Lina Bo Bardi, a diretora adjunta do Lincoln, Maria Célia Silva, a orientadora pedagógica, Denise Guedes, a profª Simone Thomazinho e a prof. do CIEP 263, Eloísa Zarro, deram o suporte necessário.
Os usuários das linhas urbanas e rurais conheceram como as crianças interpretam as obras da autora. Cada viagem, um conto e encanto.
Fotos-BiancaMarques
A Literatura Itinerante faz parte do Projeto Festa Literária que acontece há 20 anos na escola. Neste ano, os trabalhos foram produzidos por cerca de 215 alunos. 
Nota do BNB
Com regularidade e excelência nestas 2 décadas, já deixou de ser projeto e virou um programa, real e sólido. 
Fotos-BiancaMarques
Fotos-BiancaMarques
Fotos-BiancaMarques
Comentar
Compartilhe
A Grande Utilidade das Próteses
30/08/2019 | 17h25
BNB em cima de texto de Bianca Marques
Na terça-feira, 27 de agosto, depois de dias antes com o curso de Enfermagem, foi a vez dos universitários de Fisioterapia da UniRedentor lotarem o auditório da unidade para participarem de uma aula especial sobre órteses e próteses, com o especialista e diretor de uma empresa de materiais ortopédicos, Manoel Luiz.
Além disso, pessoas com deficiência física bateram um papo com os alunos sobre os desafios no dia a dia e mostraram como usam os aparelhos
FotoBiancaMarques
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os alunos do 4º, 7º e 8º períodos foram acompanhados pelos professores Luciano Garcia e Raul Oliveira.
Todos eles também participaram de um momento de descontração com  dança  ao som da música “The Lion Sleeps Tonight, de Solomon Linda.
 “Muito interessante conhecer além da teoria sobre órteses e próteses. Essa parte prática foi muito importante para mim e todos”, disse o aluno Lucas Boechat.
“É um imenso prazer ter esse tipo de contato com estudantes, para que eles possam enriquecer ainda mais os conhecimentos em relação à protetização e a preparação do paciente. Cada vez mais vejo essa necessidade e queremos compartilhar o melhor sobre o assunto para que sejam grandes profissionais”, disse Manoel Luiz.
Comentar
Compartilhe
Concessionária de Itap Estreia Já com um 2º Lugar em Vendas
30/08/2019 | 14h18
BNB em 1ª MÃO
De acordo com a Rede Brasil Motors, a representante inaugurada há menos de 2 semanas em Itaperuna ficou em 2º lugar dentre as co-irmãs da Caoa Cherry, no ranking do mês, em todo o Brasil, exceto Rio e São Paulo. 
A concessionária GP Motos Itakorea, com o nome de fantasia Yatta, ficou atrás de uma estabelecida há mais tempo. Proporcionalmente, seria a vencedora. É vencedora.
A meta foi batida com sobras para o mês de setembro.
Itaperuna mais uma vez mostra sua força econômica, quase sempre melhor percebida pelos empresários de fora. 
Comentar
Compartilhe
Sinal Verde para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaperuna
30/08/2019 | 10h54
BNB em 1ª MÃO
Projeto é aprovado depois de longa e exigente análise de órgão ambiental
NinoBellieny
Há 3 anos este blog postava em 1ª mão também a informação de que o empresário Moacir Pinto Filho, começaria um projeto de geração de energia elétrica na Ilha da Cachoeira da Fumaça, no distrito itaperunense de Retiro do Muriaé.
Depois de cumprir as rigorosas exigências ambientais e florestais, Moacir finalmente recebeu a Licença Prévia do Inea- Instituto Estadual de Ambiente podendo começar a infraestrutura da CGH- Central Geradora Hidrelétrica nos próximos dias.
O projeto é de autoria de uma empresa da capital do estado composta por engenheiros civis, hidráulicos, eletricistas e mecânicos e abrange 2 turbinas cuja água usada para movimentá-las "não será desperdiçada em uma gota", segundo o empresário, pois voltará para o rio.
Com geração de 2,74 megawatts, a Usina do Retiro, como será chamada, já tem 2 pré-compradores, a Copapa, fábrica de papel de Santo Antônio de Pádua e a Oi, empresa de telefonia celular, sobrando para outras demandas em qualquer parte do país.
A usina é por fio d'àgua, não tem barragem de grande porte, apenas uma pequena contenção de desvio para o canal alimentador das turbinas.
Ilha Cachoeira da Fumaça
Ilha Cachoeira da Fumaça / FotoAérea: Farley Couto
No local, todas as árvores foram preservadas e dezenas de outras foram plantadas. O projeto já havia recebido a também exigente autorização da ANA-Agência Nacional de Águas, faltava só a do Inea.
A previsão mais otimista de Moacir Pinto Filho é de concluir a obra em 2 anos, incluindo uma ponte da margem até a ilha.
Pioneiro na radiofonia em FM, com a 103 em 1988, o comunicador-empresário faz o mesmo na geração de energia no município, além de empregos e renda que virão com a construção, manutenção e operação da CGH.
NB
 
 
Comentar
Compartilhe
Exclusivo: As Postagens do Invasor do Senado
30/08/2019 | 10h01
BNB com informações de quem estava no local e de O Correio24horas
Autor de vídeos com ameaças ao presidente Jair Bolsonaro, além de outros políticos como Lula, Ciro Gomes e Marco Feliciano, um homem prenome de Victor foi detido nesta quinta-feira (29), no Senado, após quebrar os vidros da entrada do Congresso e fazer ameaças verbais.
 
 
Ele usou uma barra de ferro para quebrar a porta e, em seguida, foi abordado por seguranças e resistiu. A Polícia Legislativa usou uma arma de choque para contê-lo.
 
 
O suspeito foi detido em flagrante por dano qualificado e resistência. Ele passou a tarde preso no Senado e, depois, foi encaminhado à carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal. Segundo relatos, mesmo detido ele seguiu fazendo ameaças aos policiais.
 
 
AS POSTAGENS
Comentar
Compartilhe
A Saga de um UniRedentoriano: Do Noroeste do Rio à América do Norte
30/08/2019 | 00h14
BNB EXCLUSIVO
De Santo Antônio de Pádua, passando por Itaperuna até chegar na América
Por Fabiano de Araujo Pinto - Engenheiro Civil, Weymouth, Massachusetts-USA
A convite do amigo Nino Bellieny, resolvi escrever sobre minha caminhada profissional nos Estados Unidos, onde estou há 1 ano e 4 meses.
Cheguei em abril de 2018, cheio de garra para aprender mais e partilhar conhecimentos. Nasci em Santo Antônio de Pádua-RJ, porém também tenho o titulo de Cidadão Itaperunense, cidade em que passei a viver em 2000.
Minha primeira formação foi Licenciatura Plena em Matemática na UFF. Em 2009, ingressei na Faculdade Redentor (hoje UniRedentor) e de aluno cheguei a professor em 2014 ficando até 2016.
A querida IES faz parte da minha história como o próprio lema afirma: “Formando amigos e profissionais”.
Fiz amizade com os outros professores, os alunos e os funcionários. À UniRed, devo a excelência da minha 2ª graduação.
Eu já tinha o visto para entrar nos EUA desde 2015, mas conversando com um amigo administrador de empresas daqui, surgiu o convite para ocupar uma vaga há algum tempo esperando por um profissional da minha área.
 A FUNÇÃO
 Meu trabalho consiste em fazer orçamentos para uma grande firma de insulation, o isolamento térmico/acústico das construções como casas e grandes prédios residenciais/comerciais.
Recebo os projetos das construtoras, arquitetos e engenheiros americanos e calculo o material a ser usado para o interior da construção ficar aconchegante termicamente, afinal onde estou, no estado de Massachusetts, ao norte do país,  é muito frio no inverno.
A menor temperatura chega a -30 °C em Celsius, já em Fahrenheit:-22 °F. Aliás, a diferença começa pelas unidades de medida e capacidade.
Eles usam Milha no lugar de Quilômetro (km) e, por conseguinte, milhas por hora no lugar de km/h, como Libra no lugar de Quilograma.
Nos projetos também tive que me adaptar:não se usa a medida por Metro(m), mas em polegadas e pés. Isso foi bom, assim aprendi  muito mais sobre a maravilhosa cultura norte-americana.  
Percebe-se um povo altamente patriota, não só pela bandeira americana desfraldada na maioria das casas, mas também por respeitarem a historia e as tradições.
Bom, isso será assunto para os próximos artigos em que terei prazer de contar como é a vida de imigrante nesse pais de primeiro mundo.
Abraços e valeu, UniRedentor, por tudo!
Selfie
FAP
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Furacão Dorian Chega na Segunda aos EUA
29/08/2019 | 23h26
BNB com informações do G1 e Vix
Flórida e Geórgia se preparam para chegada do Furacão Dorian, na categoria 4.
Estado de emergência foi declarado pelos governadores e o presidente Trump cancelou viagem à Polônia, devido à gravidade do caso. Atualmente na categoria 1, Dorian deve chegar ao sudeste dos EUA na segunda-feira.
 O governador da Geórgia, Brian Kemp, declarou emergência em 12 condados litorâneos, um dia depois da vizinha Flórida ter feito o mesmo com toda a sua costa leste.
Kemp afirmou:" Ele tem potencial de produzir impactos catastróficos nos cidadãos em toda a costa sudeste dos EUA."
COMO SÃO AS CATEGORIAS DOS FURACÕES
Escala 1
Ventos entre 119 e 153 km/h. Pode provocar ondas de até 1,5 metro acima do nível normal. Os ventos são classificados como muito perigosos e potenciais causadores de danos como derrubada de galhos de árvores e destruição de telhados e revestimentos. Pode ocorrer danos em linhas de energia, seguidas por vários dias de apagão.
Escala 2
Ventos entre 154 e 177 km/h. Chega ao continente provocando ondas até 2,5 metros mais altas. Neste nível, a perda de energia quase total por dias ou até semanas já é esperada. Árvores de raízes curtas e casas construídas somente na superfícies podem ser tombadas, embora construções mais robustas aguentem os ventos.
Escala 3
Ventos entre 178 e 209 km/h. A partir deste ponto, são chamados de grandes furacões e a costa do continente tende a alagar rapidamente. Carros e até caminhões podem ser destruídos e danos severos à construções podem ser observadas, como remoção total do telhado. Árvores correm o risco de voar. Estradas precisam de bloqueio e a população não terá fornecimento do serviço coletivo de energia e água por semanas.
Escala 4
Ventos entre 210 e 249 km/h. Requer evacuação da área costeira em até 10 km, pois as ondas podem alcançar 5,5 metros. O alagamento de uma cidade pode ocorrer a até 3 metros acima do nível do mar. A maioria das árvores será arrancada e casas bem construídas devem ter até paredes destruídas. A maior parte da área atingida será inabitável até por alguns meses.
Escala 5
Ventos maiores que 250 km/h. É o nível mais forte que um furacão pode atingir e o rastro de destruição é grande. Recomenda-se evacuação das áreas em até 16 km da costa.
 Os danos são classificados como catastróficos: alta porcentagem de casas total destruídas, árvores arrancadas, pólos de energia inviabilizados. Leva meses para que a área seja habitável novamente.
 
 
Comentar
Compartilhe
Ereci Rosa Nomeado Assessor Jurídico Especial
29/08/2019 | 19h00
BNB 1ª MÃO
Nomeação para caso específico. Confira:
Fac-Símile
Comentar
Compartilhe
Familia de Criança do Caso da UPA Emite Nota Oficial
28/08/2019 | 13h16
BNB a pedidos da Famíla
A morte de uma criança de 3 anos, na semana passada, gerou uma séria polêmica nas redes sociais. Os familiares postaram uma nota e pediram ao BNB para reproduzí-la.
Segue:
Amigos
Para quem não sabe, eu sou da familia desse anjinho que partiu. Estamos muito tristes e revoltados sim. Tristes pela partida do nosso anjinho e revoltados pela proporção que o caso tomou. Noticias falsas estão sendo postadas como se fosse da nossa familia. Mentiras. Estamos indignados sim. Mas, as providênvias serão tomadas dentro da lei,não iremos ficar expondo nossa dor nas redes sociais.
Achamos que houve negligência? SIM.Achamos que houve omissão? SIM.
Mas, quem vai decidir os culpados é a justiça. Quanto a foto que está sendo compartilhada com um texto dizendo que ligamos para o prefeito é falsa(se ele tiver alguma culpa, o judiciario decide), já estamos tentando descobrir o autor de tal postagem, para que este seja criminalmente responsabilizado por esse ato covarde.
Não se pode usar a morte de ninguém e a dor de uma familia para fazer politicagem. E como está previsto na lei, compartilhar noticias falsas também é crime. Portanto peço a quem compartilhou, que exclua, pois as providências jurídicas estão sendo tomadas.
RESPEITEM A NOSSA DOR.
Miriã Cosme Bastos com Rosângela Cosme Rosimere Cosme Sara Bastos Daniel Araujo Rafaela Costa Samuel Cosme Saulo Saulim
Comentar
Compartilhe
Itaperuna Sem Delegacia, mas com Distrito Policial
28/08/2019 | 12h15
BNB 1ª Mão
Por sediar  o 29º BPM- Batalhão de Polícia Militar, ter a maior população da região, ser extra-oficialmente capital do Noroeste e ter outras características importantes, como localização em relação aos demais municípios, Itaperuna deverá também sediar um Distrito Policial, de acordo com as novas diretrizes do governador Wilson Witzel, acabando com as delegacias e concentrando o trabalho da PCERJ-Polícia Civil do Estado do Rio, em locais a serem construídos para abrigarem a nova estrutura. Os registros de ocorrências serão feitos pela PM e a investigação ganha mais foco com a Civil.
 As delegacias dos outros municípios serão extintas convergindo o trabalho para o distrito policial de Itaperuna. Como Santo Antônio de Pádua é também sede de um BPM, o 36º, é provável permanecer em sistema semelhante.
A conferir.
É a Capital do Vertice Sudeste* em constante mutação.
* Região das 3 Divisas de Minas, Rio e ES, assim batizada pelo empresário Luis Adriano Silva
Comentar
Compartilhe
Campos e Miracema na Rota da Pedofilia
28/08/2019 | 10h00
Extraída de O Dia
Operação é comandada pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima -
Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Rio - A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) faz, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, uma operação para combater a pedofilia praticada em grupos do aplicativo de mensagem WhatsApp. A Operação Imperium, como foi batizada, pretende cumprir 13 mandados de busca e apreensão em diversas regiões do estado.
De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações, a DCAV identificou grupos formados por homens e mulheres de diversos estados do Brasil, dentre eles o Rio. De form irrestrita, eles recebem e enviam fotos e vídeos com conteúdos de pornografia infantojuvenil. A especializada também que a quadrilha atua fora do país.
Os mandados estão sendo cumpridos em:
Rio de Janeiro: 5 (Itaguaí, Jacarepaguá, Campo Grande, Andaraí e Cidade Alta)
Miracema: 1
Campos dos Goytacazes: 2
Araruama: 1
Silva Jardim: 1
Barra Mansa: 1
Nova Iguaçu: 1
São Gonçalo: 1
A operação conta com o apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Comentar
Compartilhe
Em Regime Semiaberto Goleiro Bruno Assina Contrato
28/08/2019 | 09h33
BNB
Ele foi preso em setembro/2010 e condenado em março/2013 pelo assassinato de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho, fruto da relação de ambos.
 
 
Cumprindo regime semiaberto domiciliar em Varginha-MG, Bruno assinou contrato com o Poços de Caldas FC, da cidade mineira de mesmo nome.
Vai disputar a 2ª Divisão do campeonato de Minas Gerais.
Comentar
Compartilhe
Batalha Judicial por Filhos
28/08/2019 | 09h16
BNB 1ª Mão
Em segredo de justiça por envolver menores, caso ainda segue, com o pai pedindo a guarda unilateral das crianças. Por envolver pais e filhos, ambos queridos na sociedade, a história é comovente e um segundo vídeo foi entregue na Vara de Família.
Comentar
Compartilhe
Rei Leão de Graça para Crianças da Rede Escolar Municipal
26/08/2019 | 22h04
BNB 1ª MÃO
O programa Nós no Cinemaxx apresenta no dia 28 de agosto “O REI LEÃO” - 2D – Dublado - Classificação: ‘livre’ - Duração: 1h58
 O Nós no Cinemaxx fomenta o cinema como fonte de inclusão, uma parceria da Rede Cinemaxx e das Secretarias Municipais de Cultura, de Assistência Social, Educação e Turismo de Itaperuna
 Feito para crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino e usuários dos serviços da Assistência Social, devidamente cadastradas.
 A ideia partiu do assessor da SecTurismo, Enildo Rosa Virgílio e teve apoio imediato do secretário Alexandre Boechat .
 
 
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Juiz Impede Descarte de Restos Mortais de Bebê
26/08/2019 | 20h57
BNB 1ª MÃO

A 1ª Vara de Família da Comarca de Campos dos Goytacazes-RJ, impediu que um laboratório descartasse os restos mortais colhidos em 19/03/2019, na exumação cadavérica da recém-nascida L.T.M.S.
O descarte estava previsto para o dia 29/08/2019.

RELEMBRE O CASO

Em 19/03/2019 foi realizada a exumação e coleta do material genético da menor registrada como sendo filha do casal M.T.A. e T.P.M.S. para realização de exame DNA e confirmação da identidade/investigação do vínculo genético.

Os pais entraram com um pedido judicial de exumação do corpo do bebê sepultado em 03/12/2017, pois, suspeitam que a filha tenha sido trocada na maternidade.

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial da Prefeitura Sobre Caso da Criança no UPA
26/08/2019 | 20h40
BNB
 
 
Comentar
Compartilhe
Presidência da Câmara Quer Saber Mais Sobre Caso da Criança na UPA
26/08/2019 | 20h26
BNB
Fonte: Blog do Adilson Ribeiro
Comentar
Compartilhe
Vereadores se Reúnem Contra Cortes no Pagamento
26/08/2019 | 10h09
BNB de Olho
O presidente da Câmara Municipal de Itaperunam Sinei Torresmo, vai reunir-se com os vereadores logo mais,  para tomada de medidas contra o corte no pagamento de trabalhadores da Prefeitura de Itaperuna.
Origem da notícia: Blog do Adilson Ribeiro
Comentar
Compartilhe
Nascimento, Vida e Morte de um Vinho
25/08/2019 | 11h59
BNB Exclusivo
Coluna de Vinhos- João Ricardo Rodrigues
Para a maioria dos vinhos o auge é agora!!! 90% deles não melhoram depois de postos à venda e são cada vez mais produzidos para serem comercializados e bebidos jovens entre um e cinco anos de idade.
O que é então o vinho de guarda? Para respondermos essa pergunta precisamos entender um pouco sobre a vida do vinho, em uma analogia com o homem, todo vinho nasce, amadurece, mantém a maturidade por um tempo, decai até ficar decrépito e morre.
 A fase de guarda do vinho se inicia após o seu engarrafamento e chamamos essa fase de envelhecimento, durante isso, os vinhos tintos sofrem uma redução quando perdem cor e ganham complexidade e sedimentos, há também perda de tanicidade e acidez, tendendo a se harmonizar e a ganhar complexidade, formando o buquê. (O buquê é o aroma do vinho maduro e engloba as mutações físicas e químicas que ocorrem à medida que o vinho envelhece).
 Porém expectativa de vida do vinho é variável indo de poucos meses até séculos. Os fatores que conservam os vinhos são a acidez, os taninos e os antocianos e a doçura, vinhos com boas quantidades desses fatores são mais longevos sendo que a curva evolutiva varia de vinho para vinho, de safra para safra, porém o veredicto final sempre será na abertura da garrafa.
 Na escolha de um vinho de guarda é importante se observar alguns fatores como a vinícola produtora, a safra, o processo de produção e engarrafamento e principalmente, ter um local adequado para fazer a guarda do vinho. O ideal é comprar mais de uma garrafa e degustar uma de inicio fazendo anotações das características marcantes, e ao longo da guarda nas demais degustações, acompanhar a evolução do vinho até o auge.
 Algumas sugestões de vinhos com potencial de guarda:
 Velho mundo: clássicos como os Grands Crus de Bordeaux e Borgonha, Barolo, Bararesco, Brunello di Montalcino, Chianti Riserva, os Supertoscanos, a maioria dos tintos tradicionais portugueses, espanhóis Reserva e Gran Reserva são todos vinhos que podemos ter em nossas adegas por alguns ou muitos anos.
 Quanto aos brasileiros
Se alguém encontrar um do Lote 43 da Miolo ou os Baron de Lantier 84, vale a experiência de provar um vinho brasileiro de guarda já no auge, sugiro também os: Don Candido Quarta Geração Marselan, de 2005, Don Laurindo Cabernet Sauvignon 1994, Don Giovanni Cabernet Franc e o Aurora Cabernet Sauvignon Millésime.
 A Uva
 A Sangiovese é uma uva tinta italiana, amplamente produzida na região central da Itália, pertence à família da Vitis vinifera, sua origem é incerta, mas algumas informações históricas remetem a registros de que no século XVI, sua produção cobre 11% da superfície vitivinícola nacional, é considerada uma das “jóias” da Toscana.
 Dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas doando características diversas dependendo do seu terroir, alguns são leves e fáceis de beber, como os populares Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile di Montepulciano e em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello de Montalcino.
 Os bons vinhos feitos com a Sangiovese são ricos em taninos, fortes e encorpados, na sua cor podemos perceber um rubi intenso, no seu gosto e aroma, amarena que é um tipo de cereja, amoras, ameixas, mirtilo, em seus aromas florais podemos encontrar violetas e rosas, além de notas de ervas e especiarias, já nos grandes vinhos envelhecidos a baunilha e o tabaco.
 A Sangiovese que foi muito cultivada na Serra Gaúcha e hoje encontra-se em quantidade reduzida.
 Para harmonizar os vinhos tintos menos encorpados, como o Chianti, um bom espaguete a bolonhesa, já os mais encorpados uma boa bisteca de carne.
 A vinícola
 Uma Família de origem Italiana e centenária, onde pela tradição e vocação Orval Salton e filhos criaram o Estabelecimento Vinícola Valmarino em 1997. O nome homenageia os antepassados oriundos de Cison de Valmarino, Treviso - Itália.
 Por ser uma empresa familiar, com produções limitadas, tem como meta principal a elaboração, com qualidade, de vinhos e espumantes diferenciados, que possibilitam prazer e satisfação a seus apreciadores. Utilizamos a tecnologia e os cuidados artesanais como ferramentas principais para revelar a qualidade das uvas e buscar o equilíbrio e a complexidade de nossos produtos.
 Cultivamos atualmente 16 ha de vinhedos aos quais são aplicadas técnicas necessárias para a obtenção de uvas sãs e de plena maturação.
 Fonte site da vinícola.
Sede da Vinícola
Sede da Vinícola / Foto divulg e Analúcia R.
Localizada no distrito de Pinto Bandeira, Município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a uma altitude média de 700 metros, entre encostas e montanhas. Com 16 ha de parreirais, as uvas da Valmarino são produzidas no sistema tradicional de parreirais em latada, praticamente inexistente em todas as demais vinícolas que produzem vinhos finos, substituídos pela espaldeira (plantas em linha).
 A qualidade da uva vem de um plantio diferente das latadas convencionais, havendo quantidade bem menor de plantas por hectare, com menor produção, além de um rígido raleio de cachos durante o ciclo produtivo, resultando-se em 10 toneladas de uvas/há, sãs e maduras (baixíssima produtividade em se tratando de latada). Em resumo, o uso de uma técnica antiga de plantio exige da Valmarino um cuidado extremo no trato com a videira e com a uva para se alcançar a qualidade desejada.
 O Vinho
 Valmarino Sangiovese, safra 2017
João Ricardo
João Ricardo / Foto divulg e Analúcia R.
 
 
Cor vermelha rubi, característico desta variedade;
 Aromas de frutas vermelhas e pretas como amora e ameixa e discreta baunilha resultante do estágio de parte do vinho em barris de carvalho americanos;
 Na boca apresenta um vinho com taninos macios e boa acidez, corpo leve a médio e final de boca com persistência moderada.
 Vinho com estilo de ser servido jovem, porém ganha com o envelhecimento.
 100% Sangiovese.
 13% Vol.
 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho de 2º uso (americanas).
 3.423 garrafas numeradas.
 Potencial de guarda de 6 a 8 anos desde que conservado adequadamente.
 Produção limitada de 3.423 garrafas de 750 ml numeradas da safra 2017.
 Temperatura de Consumo: De 18° a 20° C.
 Preço médio entre R$ 80,00 e R$100,00.
A estrela de hoje
A estrela de hoje / Foto divulg e Analúcia R.
 Adquirido na loja virtual da vinícola. Clique AQUI
 Dicas de harmonização/acompanhamentos:
-Filé a Milanesa, carne assada, rodízio ou espeto corrido de carne de gado, filé ao Molho Madeira, sopa de carne com legumes, pizzas do tipo Portuguesa, Napolitana e 4 Queijos.
Notas
1-Nas degustações sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço do pais de origem da cepa, logicamente serão vinhos distintos, porém a qualidade dos vinhos brasileiros estão no mesmo patamar, no caso de hoje foi um vinho italiano, Garofoli Monte Reale Sangiovese Marche IGT 2017.
2-Artigo a pedidos da leitora Vanessa Novaes.
Comentar
Compartilhe
Política em Movimento: Norte & Noroeste
20/08/2019 | 20h50
BNB Exclusivo
Eles estão na estrada. De Cardoso Moreira, Norte e Itaperuna, Noroeste, os Pré-Municipais não param. O destino é logo ali em 2020.
Kadú Novaes e o Estadual Dr. Deodato
Kadú Novaes e o Estadual Dr. Deodato
Alexandre Seródio, Deputado Estadual Filipe Poubel, Deputada Estadual Alana Passos e Roberto Mozzer
Alexandre Seródio, Deputado Estadual Filipe Poubel, Deputada Estadual Alana Passos e Roberto Mozzer
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2019/08/20/170x96/1_whatsapp_image_2019_08_18_at_23_34_25-1421467.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5d5c8081ebdb5', 'cd_midia':1421467, 'ds_midia_link': 'http://www.folha1.com.br/_midias/jpg/2019/08/20/whatsapp_image_2019_08_18_at_23_34_25-1421467.jpeg', 'ds_midia': 'O deputado estadual Dr Deodalto com os representantes de Cardoso Moreira, 
Múcio Bernardino e Kênia Quintal', 'ds_midia_credi': '', 'ds_midia_titlo': 'O deputado estadual Dr Deodalto com os representantes de Cardoso Moreira, 
Múcio Bernardino e Kênia Quintal', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '813', 'cd_midia_h': '608', 'align': 'Left'}
Comentar
Compartilhe
Pés Diabéticos, Especialista deu Aula em Itaperuna
20/08/2019 | 20h25
BNB de Olho
Os alunos do 6º e 8º anos de enfermagem da UniRedentor receberam na semana passada, uma aula sobre Ortetização para Pés Diabéticos, ministrada pelo ortesista Manoel Luiz, da Ortopedia São José, que esteve em Itaperuna trazendo informação sem custos para profissionais da saúde, incluindo cuidadores de idosos e babás, e apresentando produtos ortopédicos para pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Segundo a coordenadora do curso, enfermeira Aline Cunha, foi uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos dos alunos. “Muito bacana ver a relação dos uniredentorianos com o trabalho de prevenção para que possam oferecer para os pacientes os melhores tratamentos", disse.
"A intenção foi de trazer para alunos da Uniredentor o conhecimento do que existe no mercado para auxiliar os pacientes com algum tipo de ulceração plantar", afirmou Manoel Luiz.
Essa foi a primeira aula para universitários em Itaperuna. Nos próximos dias, Manoel irá à outras IES com o mesmo objetivo. 
BNB em cima de texto da jornalista Bianca Marques
Comentar
Compartilhe
MercoNoroeste Cada Vez Melhor
20/08/2019 | 11h28
BNB de Olho
Itaperuna
Maior feira de negócios do interior do Rio começa quinta-feira 22 e vai até sábado 24 de agosto.
 A Merco Noroeste, Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense, ocupa mais uma vez o Espaço Unidos, ao lado da UniRedentor, na BR 356, Km 01, Bairro Cidade Nova – em Itaperuna.
 Evento é um triunfo da visão e persistência de seu criador, Sergio Almeida e de sua família, com os filhos dando continuidade. É a 21ª edição, consolidando a marca de uma verdadeira festa de negócios e lazer.
PROGRAMAÇÃO
(Algumas palestras são simultâneas.)
 DIA 22/08
 17h - Cerimônia de abertura da XXI Merco Noroeste 2019 | Auditório
 18h - Palestra sobre os impactos da Indústria 4.0 no perfil do profissional | Unidade Móvel FIRJAN SENAI SESI
 19h - Desvendando a Indústria 4.0, com palestrante Maurício Ogawa, gerente geral de tecnologia e inovação da Firjan SENAI | Auditório
 19h - Confeitaria brasileira sem frescura. Sobre bolos veganos | Arena dos Sabores
 20h - ELMEC - energia solar | Auditório
 20h - Chocolate bean-to-bar artesanal. O que é e por que veio para ficar? | Arena dos Sabores
 21h - Petrobras Conexões para Inovação. O SEBRAE, SEBRAE/RJ e a Petrobras lançaram uma iniciativa que direcionará recursos provenientes da cláusula de investimento obrigatório em PD&I da ANP , para a execução de projetos apresentados por micro e pequenas empresas, visando estimular o ecossistema de inovação de pequenas empresas e instituições | Auditório
 23h30min - Show com a banda BR 356 | Palco SESC
 DIA 23/08
 5h - Rodada de Negócios. Empresas âncoras: Unimed Norte Fluminense, Centro Universitário Redentor, Grupo Tangará e Hotel Ibis | Auditório
 17h - Workshop de introdução aos cafés especiais, com Vagner Benezath | Arena dos Sabores
 17h - Palestra sobre a importância da tecnologia na competitividade profissional | Unidade Móvel FIRJAN SENAI SESI
 18h - Workshop Fornecedor Firjan. Como se qualificar para ser um fornecedor da Firjan | Auditório
 19h - Mesa Redentor. Mesa magistrados | Auditório
 20h - Harmonizações com chocolate: vinho, cerveja e café | Arena dos Sabores
 21h - Confeitaria na prática. Brownie – o bolinho “solado” mais querido do Brasil | Arena dos Sabores
 21h - Palestra sobre os benefícios da Ozonioterapia para saúde e beleza | Auditório
 23h30min - Show com a Banda Zen | Palco SESC
 DIA 24/08
 17h - Workshop de introdução aos cafés especiais, com Vagner Benezath | Arena dos Sabores
 17h - Competências sócio emocionais como fatores críticos de sucesso. Palestra com Erica Werneck Duarte Melo | Unidade Móvel FIRJAN SENAI SESI
 18h - Palestra sobre produção de cafés especiais, com Tássio da Silva Souza | Auditório
 19h - Mostra de Cafés Especiais com membros do Caparaó JR | Auditório
 20h - Chocolate bean-to-bar artesanal. O que é e por que veio para ficar? | Arena dos Sabores
 21h - Confeitaria criativa. Blondie – a versão loira do Brownie | Arena dos Sabores
 22h - Tellura: descoberta sensorial da cachaça arte. A cachaça Tellura é produzida em Campos dos Goytacazes, com tradição de mais de 100 anos no cultivo da cana de açúcar | Arena dos Sabores
 22h30min - Show com Groove do Ben | Palco SESC
 23h55min - Show com RX2 | Palco SESC
 A Merco Noroeste é uma promoção e organização da Profive - Studio de Eventos. Patrocinador Institucional: FIRJAN (Senai, Sesi, Iel, Cirj), Fecomércio RJ (Sesc, Senac, Ifec), e Sebrae. Patrocinador Ouro: UniRedentor e Copapa. Parceria: Sesc, Senac. Apoio Institucional: Sincomércio. Apoio: Itanet.
 
Comentar
Compartilhe
Norte & Noroeste, a Pobreza de Ideias e de Investimentos
19/08/2019 | 10h27
A Cascata
Artigo Exclusivo para o BNB
Por Fernanda Malafaia*
Recentemente recebi um vídeo que mostra a triste realidade dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro sendo comparados com os do Estado do Espírito Santo.
Nessa realidade, nós de Itaperuna estamos  tristemente inseridos.
A falta de incentivos fiscais com as empresas automaticamente desvia investidores para os municípios do estado vizinho, comprometendo assim o crescimento das cidades, pois com essa carga tributária que degola o bom investidor, é impossível se instalar nesses locais acarretando grandes prejuízos .
Quebra-se todo um ciclo financeiro, pois afeta o capital de giro nos municípios, gerando  um efeito cascata com graves consequências. O fechamento de empresas e indústrias vai muito além do desemprego. A perda de renda gera problemas na área de educação, a falta de recursos próprios é um impedimento para que os jovens tenham uma boa formação e na saúde tem inúmeras falhas, sem renda os doentes não conseguem se tratar adequadamente.
No comércio também os danos são enormes. Ou seja, a falta de incentivo do estado somada a alta carga tributária do município só gera desempregos, perda na saúde, educação, comércio.
Enfim, o Efeito Cascata.
Sonho futuro : que possamos ser igualados e não comparados.
*Malafaia é fisioterapeuta e presidente do Cidadania itaperunense.
Comentar
Compartilhe
Campistas Investem em Itaperuna
15/08/2019 | 10h18
BNB 1ª Mão
Abriram-se ontem as portas da Yatta, revendedora autorizada da Caoa Chery, de automóveis chineses de alta qualidade. O campista Oswaldo Miranda, experiente no ramo imobiliário, acreditou no mercado itaperunense, cidade-polo do Vértice Sudeste*, ( região das 3 divisas: MG, RJ e ES), com mais de um milhão de habitantes no total e em sociedade com Gabriel Peixoto, veio para ficar.
(Analise as 3 fotos abaixo da Yatta)
Os irmãos Miranda_ Antônio Jr. e Oswaldo
Os irmãos Miranda_ Antônio Jr. e Oswaldo / Fotos NB e Divulg
A loja, na Avenida Pres. Dutra, ao lado da Planalto
A loja, na Avenida Pres. Dutra, ao lado da Planalto / Fotos NB e Divulg
 O jornalista Adilson Ribeiro e os Miranda BrotherENTITY_apos_ENTITYs
O jornalista Adilson Ribeiro e os Miranda BrotherENTITY_apos_ENTITYs / Fotos NB e Divulg
 *Vértice Sudeste, expressão criada por Luis Adriano Silva, CEO do Grupo Redentor de Ensino
Comentar
Compartilhe
Cristo Redentor Palco de Roda de Conversas Temáticas
14/08/2019 | 14h40
BNB 1ª Mão
No último sábado, 10 de agosto, foi promovido pelo partido Cidadania23 e representantes da sociedade civil de Itaperuna uma roda de conversa  sobre a MULHER NEGRA NA SOCIEDADE ATUAL E JOVENS NA POLÍTICA.
Foto-JVM
O encontro foi aos pés da imagem do Cristo Redentor , o mais famoso símbolo itaperunense, com a presença da presidente municipal de Itaperuna do Cidadania23 Fernanda Malafaia , a secretária executiva Fátima Lima , Rodrigo Moreira , Steephanie Martins , Djalma Zanon , Vinícius Bastos e vários jovens.
Comentar
Compartilhe
Pref. de Laje do Muriaé-RJ lança edital para compra de material esportivo
14/08/2019 | 14h25
Fa-Símile de Doc Oficial
Comentar
Compartilhe
Poesia é vida
13/08/2019 | 12h55
Alvaro Telles
Comentar
Compartilhe
Zé Amaro Canaviais do Tempo, o Romance
13/08/2019 | 11h52
BNB EXCLUSIVO
Nas palavras do autor Gildo Henrique, o resumo de história que vai além do próprio tempo, liberando-o dos canaviais, com paixão e força:
"Nasce um menino 'desenganado pelos médicos' e a rezadeira sugere que os
pais façam uma promessa a Santo Amaro. No dia marcado para a viagem, o menino
abre os olhos e a família descobre que ele tem olhos verdes "acesos", além de louro.
Começa aí a primeira curiosidade: não há ninguém na família com essa cor de olhos.
A partir daí, uma série de episódios acontecem com o núcleo principal da
história (duas casas vizinhas do povoado), ao mesmo tempo que personagens locais
transitam pelo mesmo cenário com suas histórias paralelas: segredo, morte, assassinato,
ciúme, traição, vingança, estupro, pedofilia, suicídio, homossexualidade, loucura,
covardia, medo, traquinagem infantil, rito de passagem para a adolescência, mistério e
desespero, tudo isso em meio a paixões desenfreadas. Como sugere a capa do livro, o
personagem-título termina preso."
Gildo Henrique, o autor.
Ft-Divulg
Fts-Divulg
O romance leva o leitor por caminhos extraordinários, cruzando os aceiros dos imensos canaviais da Planície goytacá, tão bem descrita por Gildo Henriques, um autor cuja inspiração é constante e pulsante.
O livro ZÉ AMARO - Canaviais do tempo, vai ser lançado no Rio, na XIX Bienal Internacional
do Livro, Riocentro, no Pavilhão Verde, Estande R32 - Estande da Autografia
Editora - em 05/09/2019 às 15h30. Em Campos, o livro está inscrito (ainda não
confirmado) para participar do Festival Doces Palavras (18 a 22/09/2019). Há um
convite para lançamento na Câmara Municipal e em Maceió, para
outubro.
 
 
 
 
Fts-Divulg
Fts-Divulg
Fts-Divulg
Comentar
Compartilhe
A Correta Escolha da Taça de Vinho
10/08/2019 | 12h42
COLUNA DE VINHOS
João Ricardo Rodrigues
Tenho recebido alguns questionamentos sobre a escolha de taças para se tomar vinho, bem vamos lá, a escolha certa da taça tem a sua importância para que possamos aproveitar tudo de bom que o vinho tem a oferecer, porém não é um impeditivo para você tomar o seu vinho, pois em alguns momentos não teremos a taça ideal.

Existem vários tipos de vinhos no mundo, assim iremos encontrar uma boa quantidade de tipos de taças, como o nosso objetivo no momento são os vinhos tintos finos irei me ater somente nas principais taças utilizadas na degustação desses vinhos.

A escolha da taça para um vinho específico não é apenas uma questão de etiqueta ou convenção, se feita de maneira correta, ela irá realçar as principais características da bebida, pois a taça correta irá permitir a melhor avaliação da cor, aroma e do sabor do vinho.


Irei apresentar três taças que acho importantes para a correta degustação e que servem para praticamente todos os vinhos tintos.


Taça Bordeaux
 
 
 
Ft-Divulg
 
 
 
 
 
 
 


Com bojo grande e borda mais fechada, a taça Bordeaux é perfeita para a degustação de vinhos tintos encorpados e com muitos taninos, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah (por essa razão foi batizada com o nome da imponente região francesa, famosa pelos tintos encorpados e tânicos). Seu bojo grande favorece a evolução dos aromas, que ficam concentrados por causa da borda mais fechada. Outro detalhe também é importante: a aba das taças deve ser fina, para impulsionar a bebida para a ponta da língua, aumentando a percepção dos sabores frutados e do corpo do vinho.


Taça Borgonha
Ft-Divulg


Conhecida por ter formato de “balão”, a taça Borgonha é projetada para os vinhos conhecidos como os mais complexos do mundo, os Pinots da Borgonha. O bojo, maior do que o da taça Bordeaux, permite maior contato com o ar, abrindo até os segredos mais profundos do vinho à taça. Em vez de projetar o vinho para a ponta da língua, a aba mais espessa das taças tem a intenção de levar a bebida acima do meio da língua, minimizando a percepção da acidez e demonstrando mais o aspecto de maturidade do vinho.


 
Taça ISO
Ft-Divulg


A taça ISO funciona como uma espécie de coringa, servindo para todos os tipos de vinho. Foi projetada pela Organização de Padrões Internacionais (International Standards Organization, em inglês). A taça tem bojo maior, num formato que contempla o equilíbrio entre alongado, arredondado e fechado na parte de cima, fazendo com que seja especialmente boa para a percepção de aromas. Apesar disso, é a taça mais utilizada para degustações técnicas.


 
A Uva
Ft-Divulg


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Praticamente todos que apreciam a degustação de vinhos finos já provou algum varietal ou corte da Cabernet Sauvignon. Conhecida como a “Rainha das Uvas”, está presente em todas as principais regiões produtoras de vinho ao redor do globo.

Pertencente à espécie vitis vinifera, é originária de Bordeaux, na França, a principal região vinícola do mundo. Aparece com este nome desde registros do século XVIII, tendo sido recentemente constatado ser uma variedade proveniente do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Normalmente em Bordeaux região que fez com que os vinhos dessa uva ficassem mundialmente conhecidos e onde são produzidos alguns dos vinhos mais caros do mundo e utilizada na produção de vinhos de corte elaborados a partir da mistura de Cabernet Sauvignon com Merlot, Cabernet Franc e em menor escala com Petit Verdot, Malbec e Carménère.

Por ser uma uva cultivada nas mais diversas partes do mundo, o vinho Cabernet Sauvignon tem uma variedade enorme de aromas, dependendo da região onde foi produzido.

Via de regra, o bago é pequeno e bem escuro, mas com possibilidade de oferecer grande concentração de aromas e sabores, pode-se dizer que suas principais características são de um vinho encorpado, com aroma de frutas vermelhas escuras, como amora, mirtilo e ameixa, textura refinada e altos níveis de taninos. Os melhores vinhos produzidos com essa uva são bem encorpados, de coloração bem escura e com grande complexidade de aromas e sabores, que variam de frutas vermelhas escuras, quando ainda novos, até tabaco, trufa e couro depois de maduros.

Atualmente, juntamente com a Merlot, é a principal cepa responsável pela produção de tintos nacionais e que apresenta características ligeiramente diversas conforme o clima local.

A estrutura complexa do vinho Cabernet Sauvignon, a grande concentração de taninos e a alta acidez fazem com que ele seja um vinho perfeito para ser degustado numa refeição, pois a harmonização do vinho com a comida torna a sua degustação muito mais saborosa.

A Cabernet Sauvignon, harmoniza bem com carnes pesadas e gordurosas, como de vaca, cordeiro e vitela, também escolha esse vinho quando estiverem presentes, no tempero, ervas como hortelã, alecrim, tomilho, orégano e manjericão.

Curiosidade

Ainda na Roma Antiga, a Cabernet Sauvignon aparece com o nome de “Biturica”, nome de uma tribo bárbara do noroeste europeu.


O Terroir

Localizado na região conhecida como Sete Povos das Missões, referência histórica dos sete aldeamentos instalados pelos Padres Jesuítas na região Oeste gaúcha entre os anos de 1682 e 1706. Podemos até afirmar que os Padres Jesuítas foram os primeiros a implantar a vitivinicultura na região.

A região apresenta um coeficiente hélio-pluviométrico muito bom e um excelente potencial de solo e clima, com elevados índices de radiação solar, estações bem definidas, adequada amplitude térmica e menor incidência de chuvas, proporcionando mais uma região vitivinicultora “ Terroir Missioneiro” que começa a se consagrar na produção de excelentes vinhos finos.


A Vinícola
Ft-Divulg


A Vinícola Fin é uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos, localizada na Rodovia BR 285, Km 509 - Entre-Ijuís, fica na rota turística que liga Santo Ângelo “Capital das Missões” ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo(Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983) localizado na cidade de São Miguel das Missões.

Vale muito a vista aos locais históricos da região.

Breve Histórico

Tudo começou em 1876 com a vinda do patriarca da família LUIGI FIN nascido em Arzignano, na província de Vêneto, na Itália, para Campo dos Bugres (hoje Caxias do Sul), a continuidade se deu com Patrício Fin em Três de Maio - RS. Jorge Fin, 3ª geração dos Fin no Brasil mantém vivas as raízes e a tradição familiar na elaboração de vinhos e cultivo de videiras.

(Fonte site da Vinícola Fin, https://www.vinicolafin.com.br/principal.php#inicio).



A Vinícola Fin é biodinâmica, ou seja, não utiliza produtos químicos no cultivo e na produção dos seus vinhos sendo também 100% sustentável buscando produzir o próprio adubo com as sobras dos materiais utilizados no processo da produção do vinho. A vinícola produz 60 mil garrafas por ano.

No terroir são cultivadas cepas de origem francesas como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat e a Italiana Ancellota, dessas uvas são produzidos vinhos finos varietais, também produz outras variedades utilizadas para produção de vinhos brancos e tintos de mesa, espumantes e sucos, para o envelhecimento dos vinhos utiliza exclusivamente barricas de carvalho francês.

A vinícola recebe visitas individuais, famílias e grupos de turistas sem precisar agendar.


Bom agora que escolhemos a nossa taça e a uva vamos ao vinho dessa semana!!!!


O Vinho
Ft-Divulg


A escolha desse vinho é especial, pois vem da minha terra natal e foi presente da minha cunhada Ana Paula Cacenote e do meu irmão Jones Ronaldi.

Coleção 7 Povos Vinho Tinto Seco, Cabernet Sauvígnon, Safra 2015.

Cor Rubi intenso com viscosidade persistente com marcas de lágrimas, aroma de frutas vermelhas maduras, um pouco de floral e especiarias, na boca se apresentou de médio corpo, boa acidez, taninos moderados, final de média persistência.

Depois de 1 hora no decanter os aromas abriram mais e os taninos suavizaram.

Teor alcoólico 12,8 %

Temperatura de serviço entre 14 e 18°

Preço médio entre R$ 40,00 e R$ 55,00
Ft-Divulg


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Harmonização picanha no forno e queijo parmesão.
Ft-Divulg


 
 
 
 
 
 
Nota da Coluna
Nas degustações sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço que seja do pais de origem da cepa, logicamente serão vinhos distintos, porém a qualidade dos vinhos brasileiros estão no mesmo patamar, no caso de hoje foi um vinho francês Cabernet Sauvígnon classificação Vin de Pays.


...
Comentar
Compartilhe
PM De Folga, Mas Trabalhando
08/08/2019 | 23h05
BNB Exclusivo
 Eles estariam de folga, porém estão trabalhando. São os cabos Mazorque, Elvis e Rodolfo, do 29º BPM-Batalhão de Polícia Militar, um dos mais eficientes do Rio.
Hoje, quinta-feira, os três estão atentos a tudo e todos, como em uma noite de atividade policial normal. (Como se existisse normalidade na vida de um policial, uma das profissões mais perigosas do mundo)
Eles Fazem parte do RAS- Regime Adicional de Serviço, que normatizou o trabalho dos agentes de segurança em dias de folga e ou férias, complementa renda deles e principalmente reforçando o patrulhamento em todo o Estado do Rio.
Outros no mesmo sistema estão espalhados por toda Itaperuna e a população agradece.
Mazorque, Elvis e Rodolfo
Mazorque, Elvis e Rodolfo / Foto]NinoBellieny
 

Comentar
Compartilhe
Miss Cadeirante 2019 Elas podem sim
08/08/2019 | 21h05
BNB de Olho
Uma ideia bonita e interessante. E que este ano leva a chancela da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio.
A coordenadora do Norte/Noroeste da Secretaria Jeanne Hespanhol, que também atua no Grande Rio, está na foto logo abaixo, ao lado da criadora do Miss Cadeirante, confirmando o apoio.
 
a advogada, assistente social e ex-bancária Lu Rufino.
Divulg
    
Comentar
Compartilhe
Ex-Secretário Assina no Patriotas
08/08/2019 | 20h48
1ª MÃO
O ex-secretário municipal de Planejamento e depois Administração, de Itaperuna, Alexandre Seródio, foi recebido hoje à tarde na sede do partido no Rio, tendo a ficha abonada pela presidente estadual da sigla, Eliane Cunha.
Foto Rob
Eliane e Alexandre
Pela manhã reuniu-se com o deputado Filippe Poubel-PSL. Em setembro, Seródio vai à Brasilia para uma audiência com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina.
Foto Rob
Poubel e Seródio
Comentar
Compartilhe
Única Cidade do Noroeste em Dia
08/08/2019 | 02h34
São José de Ubá comemora não ter restrições no Cauc, um sistema de controle do Tesouro Nacional que avalia quatro pontos obrigatórios: adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência e cumprimento de obrigações legais.
Atrasos no INSS ou no FGTS por exemplo, colocam um município na lista de devedores. Não é o caso de SJ de Ubá, um prodígio regional.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura com apoio da UniRedentor comemora Lei Maria da Penha
07/08/2019 | 14h29
BNB de Olho

Itaperuna está comemorando os 13 anos da Lei Maria da Penha e a Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Saúde, 29º BPM, UniRedentor, Guarda Civil Municipal e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM, está realizando, nesta quarta-feira 7 de agosto, até as 16h, na Av. Cardoso Moreira, no Centro, serviços de prevenção à Saúde da Mulher com aferição de pressão arterial, de glicose e atendimento psicológico e de fisioterapia com os alunos da Uniredentor, além do balcão de empregos.

A viatura da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida - entregue à cidade pelo governo do Estado do Rio, foi apresentada a população pela tenente PM Fabrícia Carneiro. O carro será exclusivo para atendimentos aos casos cobertos pela lei.

“Grandes avanços vem acontecendo nas políticas públicas de proteção à mulher do município e também em todo o Estado. Esse evento vem lembrar a importância das mulheres em situação de violência doméstica e também a importância de fazer a denúncia em caso de agressão e, lembrando, que todas têm o apoio necessário”, disse a secretária de Assistência Social, Micheli Salles.

O prefeito Rogerinho Boechat e a 1ª dama Marly Lima, participaram do evento, acompanhados pelo secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Ary de Souza.
Comentar
Compartilhe
Concurso Nacional de de Poesia
07/08/2019 | 14h14
BNB de OLHO
VI Concurso Nacional Viagem pela Escrita – 2019
Objetivo: edição do livro VI Coletânea Viagem pela Escrita
Homenagem ao escritor José Eduardo Degrazia–
 
Prazo: 31 de agosto 2019, somente pela INTERNET
 
A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VI Coletânea Viagem pela Escrita (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XXI, depois do sucesso da I a IX Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a V Coletânea Viagem pela Escrita.
Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros (ou em entrevistas), estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Alexei Bueno, Álvaro Alves de Faria, Antonio Carlos Secchin, Antônio Torres, Astrid Cabral, Antonio Miranda, Anderson Braga Horta, Clevane Pessoa, Denise Emmer, Evandro Sarmento, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Geraldo Carneiro, Gilberto Mendonça Teles, João Almino, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Matilde Diniz Lacerda, Mauro Mota, Menulfo Nery Bezerra, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha, Pedro Lyra, Pedro Viana Filho, Roseana Murray, Rubens Jardim e outros.
 
SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: MÁXIMO DE 3 POESIAS
 
Ao efetuar a sua inscrição, o autor estará concordando com as regras do Concurso, e, se selecionado, autorizando a publicação dos trabalhos no livro VI Coletânea Viagem pela Escrita. Em caso de cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral, será responsabilizado judicialmente.
 
Tema e Apresentação: – O tema é livre.
– Cada autor poderá inscrever de uma a 3 poesias (versos livres ou poema com forma fixa), cada uma em uma página, inéditas ou não, máximo de até 20 versos cada, fonte Times New Roman, corpo 12 e foto de rosto em jpg –imagem com alta qualidade. Não é necessário pseudônimo.
 
MUITA ATENÇÃO NA HORA DE ENVIAR SEU TEXTO: ENVIE REVISADO.
ENVIAR EM DOC. ANEXO CONTENDO OS TRABALHOS E OS SEGUINTES DADOS:
 
– Nome completo, nº do RG, nome do concurso, títulos dos trabalhos, endereço completo, dados biográficos
(no máximo dez linhas), telefone e e-mail.
– As obras que chegarem sem esses dados não serão consideradas inscritas.
– Todos os trabalhos enviados (selecionados ou não) serão incinerados, após a divulgação do resultado.
Forma de Inscrição:
As obras deverão ser enviadas pela INTERNET para: [email protected]
 
Premiação:
 
Os cinco melhores poemas serão publicados sem qualquer ônus no livro VI Coletânea Viagem pela Escrita, cada um dos cinco autores premiados receberá 3 exemplares da obra pelos direitos autorais, diploma e a sua foto colorida no livro. Será cobrado apenas a taxa de envio dos livros pelos correios devido aos aumentos contínuos.
OBS: A partir do 6º trabalho selecionado, os autores serão convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo, pois serão escolhidos trabalhos de até cinqüenta autores ou mais dependendo da qualidade literária.
 
Jean Carlos Gomes / organizador e editor / e-mail: [email protected]/
organização e realização: PoeArt Editora de Volta Redonda – RJ. TEL/ZAP -24-999793205
Apoiadores: Câmara Municipal de VR, Lex Print – Suprimentos de Informática, Teatro GACEMSS 73 Anos de Cultura, Academias: Volta-Redondense, Barramansenses de Letras e de História e Evangélica de Letras do Brasil, Conselho de Cultura de Barra Mansa, Val Lourenço – Cabelo e Corpo, a imprensa falada e escrita, dentre outros.
 
 
 
Comentar
Compartilhe
O Novo Secretário de Saúde
07/08/2019 | 07h33
BNB 1ª Mão
Durante este período de transição da Secretaria de Saúde de Itaperuna, desde a exoneração de Olliver Barros  anteontem, será Ignael Muniz Rosa. funcionário de carreira.
O prefeito RBB-Rogerinho Bandoli Boechat enquanto isso estuda outras possibilidades.
Comentar
Compartilhe
Ministro Visita Porto do Açu
06/08/2019 | 19h22
Comitiva sobrevoou o Açu e conheceu as obras do maior parque termelétrico da América Latina, em desenvolvimento em São João da Barra (RJ)
 
Com 3 GW de capacidade instalada inicial, a GNA contribuirá para o desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil
 
 O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve na última sexta-feira, dia 2, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Na ocasião, visitou as obras da UTE GNA I e do Terminal de Regaseificação de GNL, que a GNA – Gás Natural Açu constrói no local. Os empreendimentos integram o maior complexo termelétrico a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada. A programação da visita incluiu também um sobrevoo pelo Porto do Açu, que oferece um hub de logística e serviços para o segmento de O&G.
 
 
 
“Estamos desenvolvendo no Porto do Açu um completo hub de óleo e gás, sinérgico, com conectividade à malha dutoviária existente no Sudeste e que será extremamente estratégico para a indústria de óleo e gás do Brasil. Estamos falando não só da construção de um grande parque termelétrico, mas também da operação do único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo, e que em breve oferecerá serviços de armazenagem e blending. Além disso, já operam a partir do Açu empresas líderes no fornecimento de bens e serviços para a indústria de óleo e gás. Graças à nossa localização estratégica, somos uma alternativa real para viabilizar a movimentação de petróleo e o aproveitamento do gás do pré-sal”, afirmou Tadeu Fraga, CEO da Prumo Logística, grupo econômico responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu.
 
 
 
Durante o sobrevoo, o Ministro pôde conferir toda a infraestrutura do complexo, que conta com a maior base de apoio offshore do mundo; terminais para movimentação de granéis sólidos, cargas gerais e de projetos; além de fábricas para a construção de equipamentos subsea e serviços de abastecimento de combustíveis marítimos.
 
 
 
A visita de campo foi iniciada pelas obras da UTE GNA I, uma usina termelétrica a gás natural em ciclo combinado de 1,3 GW de capacidade instalada. Com mais de 75% de evolução das obras e com todos os equipamentos de grande porte fornecidos pela Siemens já entregues no local, a usina está prevista para iniciar a operação comercial em janeiro de 2021.
 
As autoridades visitaram também as obras do terminal de regaseificação de GNL, que será o primeiro terminal de uso privado do Brasil, e onde ficará posicionada, de forma permanente, a Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de GNL, a FSRU BW Magna, que chegará ao Brasil em 2020. Ainda em 2020, está planejado o início da construção da UTE GNA II, usina termelétrica a gás natural em ciclo combinado de 1,7 GW de capacidade instalada.
 
 
 
“A visita do ministro às nossas obras foi uma grande oportunidade de apresentar o nosso projeto estruturante, que contribuirá para a diversificação da matriz energética brasileira”, disse Bernardo Perseke, Diretor Presidente da GNA. Ele complementou afirmando que as usinas em construção no empreendimento funcionarão como projeto âncora para atração de gás doméstico para o Porto do Açu.
Comentar
Compartilhe
Mais Mudanças na Pref. de Itaperuna
06/08/2019 | 17h37
BNB 1ª MÃO
O prefeito Rogerinho Bandoli Boechat e equipe  elaboram uma nova reforma administrativa com inclusão de melhorias no plano de cargos e salários do servidor efetivo. 
Pode haver também um corte no número de secretarias.
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial do Ex-Secretário de Saúde de Itaperuna
06/08/2019 | 17h32
BNB 1ª MÃO
Dirijo estas palavras com especial carinho aos cidadãos itaperunenses, principalmente os mais humildes com os quais convivi diariamente nesse período em que estive secretário de saúde do município. Também quero falar com os funcionários, todos abnegados servidores que com amor e entusiasmo estiveram no enfrentamento das demais diversas questões sem jamais reclamarem ou alegarem impedimentos.
E é por eles a minha preocupação. Nos diversos enganos cometidos no malfadado decreto, o sr. Prefeito foi particularmente infeliz em dois, usando de artifícios para deixar sob suspeição todo o funcionalismo quando suspendeu inopinadamente o atendimento essencial de saúde por 24 horas, ferindo a nossa lei maior, a Constituição Federal e privando os pacientes do indispensável. De uma só vez, dois erros trágicos. Nossos funcionários são heróis que diuturnamente lidam com carinho e paciência com os mais diversos tipos de desafios. E nossos pacientes, maior motivação de nosso trabalho, agora estão sem saber como ficarão os inúmeros programas de saúde dos quais dependem para viverem com mais dignidade. Quem vai prestar contas dessas 24 horas perdidas? Quem vai assumir as diversas falhas oriundas dessa omissão oficial?
Estamos todos preocupados com os atendimentos suspensos e o gigantesco trabalho burocrático totalmente emperrado por conta do açodado decreto feito não com discernimento, mas rancor. O sr. Prefeito poderia ter exonerado a minha pessoa, é do jogo democrático e temos que aceitar as regras, mesmo quando elas são feitas com intuito de prejudicar, mas não, ele preferiu ser ferino no decreto é atingir numa só canetada, funcionalismo e população, conseguindo de forma inexplicável. Talvez motivado por um espírito de reeleição a todo preço, tenha começado a campanha para 2020, desejando assim limpar do caminho os que poderiam muito ajudar, mas depois que muitos que não estiveram nas batalhas de 2016 com ele e Dr. Marcus Vinicius, alcançaram facilidades de conversação pessoal e passaram a opinar em tudo sem nada saberem, o sr. Prefeito mudou da água para o vinho.
Aos meus amigos do funcionalismo da SMS e de toda a prefeitura, ao povo de minha amada Itaperuna, peço a Deus muitas bençãos. A vocês toda a minha gratidão.
Olliver Barros
Itaperuna, 6 de agosto de 2019
Comentar
Compartilhe
Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Itaperuna
06/08/2019 | 13h39
Informamos aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e aos munícipes que, devido à questões urgentes, houve a necessidade de ser decretada, dentre outras medidas, a interdição por 24 horas de alguns setores da gestão de saúde do município, para ajustes e redirecionamentos de ações que vinham sendo efetuadas, visando maior transparência e melhorias no que tem sido ofertado aos usuários do SUS.
Sabemos que isso causou certa estranheza devido ao modo abrupto, mas ressaltamos que não houve em momento algum desejo de se atingir quaisquer pessoas de modo pessoal, sendo o ocorrido necessário para que o objetivo primário fosse alcançado sem prejuízo ao erário público e sem imputar qualquer dano aos envolvidos.
No entanto, diante do que tem circulado pelas redes sociais desde que foi publicado o decreto, seguem alguns esclarecimentos pontuais quanto a informações sem fundamentação que estão sendo dadas:
 
1. Quanto ao processo seletivo para SMS – não houve cancelamento do processo, apenas suspensão temporária para a correção, adequação e regularização do edital. Em breve comunicaremos informações mais precisas sobre os procedimentos a serem adotados.
2. Quanto aos danos nas vias públicas (buracos nas ruas) – o serviço de “tapa buracos” não havia sido licitado. Diante da necessidade de se contratar via licitação, está sendo concluído o procedimento para a chamada pública com vistas à contratação de empresa para tais serviços.
3. Quanto à possibilidade de haver prejuízo nos serviços prestados pela SMS:
a. O Decreto foi explícito para determinar que os serviços prestados aos usuários do SUS fossem mantidos de forma regular.
b. A obra do Centro Administrativo que está sendo construído sobre o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos não sofreu nenhuma interferência e continua sendo executada.
c. O novo sistema de marcação de fichas não foi cancelado, os servidores que atuam na implementação do sistema estão trabalhando.
d. Os salários dos servidores municipais da saúde estão em dia e estão sendo pagos de forma ADIANTADA, ou seja, os salários referentes ao mês de julho foram pagos na segunda-feira, dia 29/07/19, dentro do mês de referência.
e. As gratificações que foram cortadas referem-se apenas àquelas pagas em DUPLICIDADE. Em relação às demais, estão sendo pagas aquelas que atendem ao que é exigido no Decreto nº 5996 de 26/12/18, bem como, ao determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho.
f. A inauguração da UBS do Horto Florestal não foi cancelada devido à interdição.
 
Aos servidores da Secretaria de Saúde do Município, bem como aos cedidos pelo Estado e Governo Federal, reafirmamos que nunca houve e nem há nenhum interesse do poder executivo municipal em promover assédios de qualquer natureza. Todos concordamos que mudanças são necessárias, mas seus impactos devem ser suportados e eliminados. As medidas tomadas são proporcionais aos agravos e foram necessárias.
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Campeão de Votos Sofre Ataque Cardíaco
06/08/2019 | 09h56
BNB 1ª MÃO
O vereador do PP, Nandi Freitas, mais votado em 2016, com 2063 votos, teve um princípio de infarto ontem ao anoitecer e foi levado imediatamente para o HSJA-Hospital São José do Avaí.
Já medicado, deverá ter alta hoje à tarde, depois de fazer uma série de exames.
O vereador é um dos mais populares e queridos dentre os 13 em atividade. Acabou não participando da votação da abertura de cassação do prefeito Rogerinho Bandoli Boechat ontem à noite. 
A vereadora Amanda da Aidê, do PDT, também não votou, por estar de licença-maternidade.
COMO FOI A SESSÃO DE ONTEM
Para saber mais clique AQUI
Comentar
Compartilhe
Nota de Repúdio dos Servidores de Saúde Sobre Exoneração
06/08/2019 | 00h19
BNB 1ª MÃO
Reveja o decreto AQUI
Comentar
Compartilhe
Prefeito Exonera Secretário
06/08/2019 | 00h02
BNB de Olho
Itaperuna-RJ
O decreto foi feito hoje ao entardecer.
Veja a Nota de Repúdio dos Servidores de Saúde sobre a exoneração AQUI
Scanner
Scanner
Scanner
Scanner
Scanner
Comentar
Compartilhe
Abertura de Investigação para Cassação é Aprovada na Câmara
05/08/2019 | 23h39
1ª Mão                
Itaperuna
Com um voto de Minerva, foi decidido a abertura de investigação para cassação do prefeito de Itaperuna, Rogerinho Bandoli Boechat, depois de uma das mais demoradas sessões parlamentares dos últimos tempos.
A Favor
Glauber Bastos
Jayme Ferreira
Moreira da Cedae
Paulo Cesar Contador
Wellington do Frango
Contra
Cazalito
Nel
Felipe
Marquinhos de Retiro
Roninho de Venâncio
O vereador Nandi Freitas teve um mal súbito e não pode votar, está internado no HSJA-Hospital São José do Avahy. O BNB deseja-lhe pronta recuperação.
A vereadora Amanda da Aidê, está de licença-maternidade, também não votou.
COMISSÃO FORMADA PARA A CONDUÇÃO DOS TRABALHOS
Glauber Bastos-presidente 
Jayme Ferreira- relator
PC Contador- vogal
Duração- 90 dias
Comentar
Compartilhe
Trechos Exclusivos da Entrevista do Prefeito Rogerinho à Estilo Off
05/08/2019 | 18h22
BNB 1ª MÃO
Sai amanhã cedo a edição de agosto da Revista Estilo Off, com o prefeito Rogerinho Bandoli na capa e nas páginas centrais, concedendo a 1ª oficial, feita no dia 29 de julho no gabinete do executivo. É a primeira entrevista dele sobre a situação da prefeitura e de seus posicionamentos à frente dela.
Como disse o editor da Estilo Off, Marcelo Nascimento, para este blog: "a revista segue fazendo seu trabalho limpo, isento e dando espaço a praticamente todos os prefeitos que passaram pela administração nesses 13 anos de ESTILO OFF. Jair Bittencourt Jr., Claudão, Alfredão e Marcus Vinícius (com direito a capa) já tiveram seus espaços abertos para dialogarem com o leitor. Essa é a linha de atuação da ESTILO OFF: abrir seu canal a todos os prefeitos, independentemente de coloração partidária ou ideologias."
Foto-Paula Brum
Foto-Paula Brum / Paula Brum
VEJA ALGUMAS DAS FRASES DITAS PELO PREFEITO:
.) assim que cheguei à prefeitura determinei que a procuradoria do município elaborasse uma reforma administrativa justa e enxuta para combater o verdadeiro desperdício de dinheiro público, onde os cofres eram usados para pagar cargos sem importância e desnecessários com altos salários.
 
 
#Hoje temos coordenador do coordenador que tem subcoordenador e outros subcoordenadores e por ai vai. Isso é loucura, é farra.
 
 
 #Gostaria, sinceramente, de ter trabalhado ao lado dele, mas ele escolheu um caminho de espinhos. Quero um caminho de luz bem clara para que possa fazer o melhor pra cidade.
 
 
 #A ideia é revitalizar todo calçadão através de uma urbanização realmente moderna com direito a ciclovia e espaço de pedestre, quiosques e arborização e iluminação adequada.
 
 
 
 
#Quero ter a certeza que vou chegar em casa e minha esposa e meus filhos vão me abraçar e dizer ´você fez o que tinha que ser feito.`
 
 
 
 
#Essa é a nossa obrigação enquanto homens públicos eleitos por cada cidadão dessa cidade que paga seus impostos e quer ver isso sendo honrado.
 
 
 
 
#Cito como exemplo o vereador Glauber (Bastos). Ele ficou dois anos e três meses sem apresentar um questionamento ao prefeito afastado e quando cheguei aqui, já no terceiro dia, ele fez uma denúncia contra mim.
 
 
Foto de Capa, Paula Brum  Arte Gráfica, Arthur
Foto de Capa, Paula Brum Arte Gráfica, Arthur / Paula Brum
 
 
 
#Estamos aqui pensando em ficar mais um dia, dois, três, sempre no intuito de fazer no agora o que vai refletir no futuro pra nossa população. Hoje dependemos que o prefeito afastado não retorne, pois se retornar será péssimo pra cidade.
 A ENTREVISTA CONCEDIDA AO EDITOR MARCELO NASCIMENTO NA ÍNTEGRA ESTÁ ESTILO OFF AGOSTO DE 2019  
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Retorno do Recesso Promete Emoções
05/08/2019 | 17h55
BNB de Olho
A comentarista digital Nathalia Schwartz comenta a volta das atividades legislativas na CM de Itaperuna, nesta segunda-feira, 4 de agosto:
"O recesso acabou! Vocês estavam com saudades? *Acredito que não... Para animar suas segundas e quartas, vem aí : Câmara Live: tudo que devem saber e que não esperam em 2020. Que comecem os jogos!"
Comentar
Compartilhe
Câmara Retorna do Recesso com Novo Pedido de Impeachment
05/08/2019 | 17h40
BNB de Olho
FÉRIAS ACABAM, PRESSÃO RECOMEÇA
O Blog do Adilson Ribeiro conta em 1ª MÃO sobre o novo pedido contra o prefeito interino de Itaperuna, Rogério Bandoli. Confira AQUI
Comentar
Compartilhe
Um Sábado de Super-Reunião Política
03/08/2019 | 19h31
BNB 1ª MÃO
Caciques de todas as tribos e tempos se encontraram
A tarde de hoje foi animada em Aré, interior de Itaperuna. No sítio do ex-vereador José Esposti Pardal, mais de 100 pessoas, dentre elas, vereadores do presente, do passado, itaprefeitáveis e lideres políticos de várias cores e matizes, se encontraram para uma tentativa de coalizão e união rumo a 2020. 
O encontro foi considerado positivo.
Comentar
Compartilhe
Em Algum Lugar do Passado
03/08/2019 | 18h37
Exclusivo
O RETORNO
Por Valéria Passos Sampaio Peres

De tempo em tempo venho escrevendo um pouco sobre de onde vim e vivi. De uma infância com muita simplicidade, num interior em que até hoje o tempo não fez tanta diferença.
Quando relembro, nesse voltar da memória fica mais evidente o privilégio de ter tido uma convivência familiar intensa. No entanto, as coisas mudam. As pessoas e os fatos.
E, nesse mudar, passamos eu e minha mãe mais de 35 anos sem voltar à casa da minha infância.
Casa essa que meu pai foi adquirindo dos irmãos com o intuito de preservar a memória dos meus avós. Por cansaço e o avançar da idade, ano passado ele a doou para mim e minha irmã Mirza.
Morando longe e, por não conseguir levar a contento o objetivo, cedi minha parte para a minha irmã que, reside à uma hora e pouco da cidade onde fica a casa,  continuasse o intuito.
Acertadamente, o que não foi surpresa, pelo nato poder de empreendedora dela. Consertou e reformou com um capricho logo constatado em meu retorno depois de tanto tempo.
Que emoção ... não só minha como da minha mãe, irmão e cunhada que nos acompanhou.
Escrevo sobre isso para chamar a atenção de como devemos preservar aquilo que fez, e faz parte da nossa memória afetiva. De um tempo, que se não volta mais, pode sim continuar vivo em nós.
 

Comentar
Compartilhe
Touriga, a Uva que se Adaptou bem ao Rio Grande do Sul
03/08/2019 | 10h59
COLUNA DE VINHOS
 João Ricardo Rodrigues
As principais cepas utilizadas na produção dos vinhos finos nas vinícolas do Rio Grande do Sul
são oriundas do velho continente, destacando-se como os principais produtores a França, Itália,
Espanha e Portugal, já vimos aqui no Blog algumas delas (França: a Merlot, Malbec, Pinot Noir
e Tannat, da Espanha: a Tempranillo) hoje veremos a Touriga Nacional de origem portuguesa e que é considerada a uva nobre desse país.
 A Uva
Touriga Nacional é uma casta de uva tinta da família das Vitis Viníferas originária de Portugal.
É a rainha das uvas portuguesas e que pelas suas qualidades para a vinificação começa a ocupar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas e californianas.
Sua origem se deu no Dão, uma importante região vitícola do país, mas seu cultivo há muito
tempo ganhou importância em todo o território nacional, daí o termo nacional como
complemento ao seu nome sendo plantada desde o Douro até ao Alentejo
Quando usada numa percentagem conveniente, obtêm-se vinhos com bom teor alcoólico, com
aromas intensos de elevada complexidade, especialmente a violeta, encorpados, com taninos nobres e susceptíveis de longo envelhecimento.
 A Touriga Nacional se adapta bem em diversos tipos de solos e climas seus cachos são
pequenos e mediamente compactos, os bagos também são pequenos, arredondados e de cor
negra-azul. A produção é de apenas 1 a 1,5 Kg por cepa.
 A Touriga Nacional é considerada a melhor variedade para a produção do famoso e muito apreciado Vinho do Porto.
 A Vinícola
Localizada na Serra Gaúcha, no município de Nova Pádua, a 165 Km de Porto Alegre e a 32
Km de Caxias do Sul, a Boscato Indústria Vinícola e seus vinhedos fazem parte de uma região
privilegiada no Vale do Rio das Antas.
 A Boscato Indústria Vinícola foi idealizada em 1983 por Clóvis Roberto Boscato, enólogo, e
Valmor João Boscato, viticultor, ambos descendentes de imigrantes italianos, inicialmente
produziram vinhos de mesa e em 1993 iniciaram investimentos para produzir vinhos finos,
começando a vinificar as variedades Cabernet Sauvignon e Chardonnay na categoria Boscato
Reserva.
 A Vinícola tem sistema de plantio em espaldeiras, estação meteorológica e sistema de
irrigação automático. Cada videira produz uma quantidade limitada de uva. Todos esses fatores,
em equilíbrio com o ecossistema, contribuem para a obtenção de uvas de alta qualidade,
possibilitando a elaboração de vinhos que revelam a verdadeira alma da terra.
 
 
Foto site Trip Advisor
 
 
 O Terroir
Os vinhedos da Boscato localizam-se numa microrregião favorável para a viticultura com um
relevo de encostas, com escarpas de até 800 metros de altitude, localizada na encosta superior
da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, no alto do Vale do Rio das Antas, Serra Gaúcha.
Em termos geológicos, a região tem rochas vulcânicas, incluindo basaltos, riolitos, e solos argilosos. A altitude dos vinhedos e a grande amplitude térmica da região (em pleno verão as temperaturas variam entre 10 graus e 32 graus), permite alta maturação das uvas sem perder a acidez proporcionando vinhos equilibrados.
 
Divulgação
Divulgação
 Foto site da Vinícola Boscato
 O Vinho
Boscato Cave Touriga Nacional, Safra 2015, tinto seco.
Amadurecido 6 a 8 meses em barricas de carvalho, mantidas em caves.
Apresenta cor característica da uva que é o vermelho rubi intenso.
Aroma floral complexo e requintado que lembra frutas silvestres maduras com notas de violeta e um pouco de baunilha devido ao envelhecimento no barril de carvalho.
 Na boca tem início harmonioso, evoluindo para um vinho de estrutura equilibrada, de bom volume, taninos redondos de textura fina, termina elegante e com boa persistência. Gostei muito, difere dos produzidos em Portugal que são mais encorpados.
 
Foto-JRR
Foto-JRR
 
 
Abrir uma hora antes.
Temperatura ideal para consumo: 16°C a 18°C.
Graduação alcoólica : 12,5% Vol.
Valor médio entre R$ 65,00 e R$ 80,00
*Corpo: descreve a textura e o peso de um vinho na boca. Um vinho encorpado é um vinho potente, com maior concentração de compostos. Mais tânico e mais denso, um vinho encorpado dá a sensação de ser mastigável e aveludado, com um sabor que tem maior duração na boca.
O termo que indica o oposto a um vinho encorpado é ser “fácil de beber”, com menos tanino, menos álcool, ou menos acidez, sendo menos presente no palato e mais leve.
Harmonizações ideais
fotos JRR
Comentar
Compartilhe
O Bloco dos 6 Vereadores Vem Ai
02/08/2019 | 12h12
BNB de OLHO
O advogado e também jornalista Ereci Rosa disse agora pouco no Jornal Independente online que os vereadores Emanuel Medeiros, da Silva (Nel), Felipe da Silva Rodrigues (Felipe do Surubi), José Francisco Machado Moreira (Moreira), Marcos Alexandre Finamôr Rodrigues (Marquinho de Retiro), Pedro Fernandes Fraga Freitas (Nandi) e Ronald de Souza Pinto (Roninho de Venâncio), resolveram criar um bloco parlamentar a partir deste segundo semestre. 
Estão com boas intenções.
Ereci Rosa
Da esquerda para a direita: Moreira, Marquinhos, Nel, Roninho, Nandi e Felipe: meio-de-campo e ataque.
Comentar
Compartilhe
O Velho Mané Velho
02/08/2019 | 10h51
BNB Exclusivo
Por Etelvis Faria

Dediquei algum tempo de minha vida à pescaria, me considero um bom pescador, fui do tipo que investe um bom tempo e algum dinheiro, entre "tralha" e revistas que assinava e recebia mensalmente.

Adepto do "Pesque e solte", modalidade onde se solta o peixe após capturado, não coleciono grandes troféus, mas sim ótimas memórias.

Vez ou outra saía para pescar pequenos peixes, nas épocas de água clara, rio baixo, nos meses sem "r", maio, junho, julho e agosto; vara de bambu, um embornal a tira colo, uma pinça hemostática e um saca-anzol feito de bambu, ia ao meio do rio, água do joelho a cintura, me colocava a capturar pequenos peixes, estes confesso que não os soltava, a não ser na gordura quente depois de limpos, dentre eles o mais comum era o mané-velho, na verdade o nome correto é jacundá, o consideram um peixe bobo, por vezes ao ser fisgado mantém-se preso ao anzol, sem fazer força, e ao recolher a linha para checar a isca percebemos que havia sido capturado.

Já não pesco a bastante tempo, hoje dedico até mesmo as folgas ao trabalho.
As melhores pescarias são aquelas que não fizemos, e hoje me arrependo de não tê-las feito, por preguiça, cansaço ou ocupação.

Lembro-me de uma em particular, havia marcado de ir pescar com um Tio, cedo, num domingo, e por algum motivo fiquei acordado até tarde na véspera, e quando acordei já era tarde, ele havia me esperado, mas depois se adiantou para outro compromisso, esta pescaria eu nunca mais irei fazer...

Já se passaram 3 anos, e foi em um mês sem "r" que eu o perdi.

Julho/2019
Comentar
Compartilhe
1ª Entrevista do Prefeito Rogerinho Bandoli
01/08/2019 | 18h41
BNB 1ª MÃO
O atual prefeito de Itaperuna concedeu uma longa e exclusiva entrevista ao editor-chefe da revista Estilo Off, Marcelo Nascimento, relatando os dias à frente do Executivo, sem economizar palavras. As fotos foram feitas pela excelente Paula Brum, com direito à capa da badaladíssima EO.
A edição começará a circular na próxima quarta-feira.
Comentar
Compartilhe
Itaperunenses se reúnem com Vice-Gov de São Paulo
01/08/2019 | 18h06
BNB 1ª MÃO
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, vice-presidente nacional do DEM, recebeu hoje pela manhã no Palácio Bandeirantes na capital paulista, Roberto Mozzer e Alexandre Seródio. 
Agora à noite, ambos vão jantar com prefeitos daquele estado.
ftx
 
 
Comentar
Compartilhe
Ex-Prefeito não Mudou de Partido
01/08/2019 | 09h23
BNB 1ª MÃO
Itaperuna-RJ
O ex-prefeito Alfredão disse sentir-se confortável no PSD-Partido Social Democrático, desmentindo os rumores de que teria mudado da sigla da qual faz parte desde a recente campanha para deputado federal.
Comentar
Compartilhe