Campos dos Goytacazes,  21/10/2019 10:08

por Nino Bellieny

Secretário de Itaperuna Assume Presidência de Conselho Regional
29/02/2016 | 18h30
Alair Ignácio, secretário Municipal do Ambiente de Itaperuna,assumiu a presidência do COSEMMA-NF- Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense. 0f2cb50a-75ed-464b-af84-d0e0de1f9f16 O Conselho é uma unidade colegiada, deliberativa, que tem por finalidade articular, deliberar e planejar sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento, ampliação e efetivação das políticas ambientais da região Noroeste fluminense. É composto por 15 municípios, sendo 13 do Noroeste e dois do Norte: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai. Dentre as conquistas do COSEMMA-NF,  destaca-se a parceria da entidade com a Secretaria Estadual do Ambiente, Associação Estadual de Municípios-AEMERJ e o Instituto Superior de Estudos da Religião-ISER, para a elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica-PMMA. 43c79287-3de3-45d0-9c3b-e3339a90d6e4 Os PMMA possibilitaram um diagnóstico preciso das áreas prioritárias para a conservação e recuperação da Mata no Noroeste. Diante desse cenário os municípios da região passaram a investir em criação de Unidades de Conservação Municipal. As 15 prefeituras assinaram o Pacto pela Recuperação da Mata Atlântica assumindo o compromisso  de recuperação florestal na Região Noroeste. Sobre o lixo de resíduos sólidos, o COSEMMA atua como articulador e facilitador no processo de criação do Consórcio de Resíduos Sólidos do Noroest,  o que deu origem ao primeiro Aterro Sanitário Consorciado de São Fidélis. O COSEMMA também atuou na criação de um banco de técnicos qualificados, constituído por profissionais oriundos das prefeituras da região, para atender ao setor de licenciamento e fiscalização de cada município, tendo em vista o processo de descentralização do licenciamento e as novas atribuições municipais,  ratificadas pela Lei Complementar 140. A ação do COSEMMA tem sido importante no enfrentamento dos problemas relacionados à falta de recursos financeiros e de pessoal, sobretudo de ações e políticas para o desenvolvimento sustentável da região. segura   Informação: Secretaria Municipal do Ambiente | Edição: Decom - Itaperuna Fotos: Secretaria Municipal do Ambiente
Comentar
Compartilhe
Conselho de Segurança Em Noite de Confraternização
29/02/2016 | 16h21
Como não houve espaço na agenda do final do ano passado, na sexta-feira recente, o Conselho Municipal de Segurança de Itaperuna, reuniu-se para uma confraternização na casa de uma de suas integrantes, Nelma Lemos. A conversa rendeu durante um bom tempo com um inesperado show de voz & violão apresentado pelo capitão PM Rudson Lima. 4e46b26e-9e43-43fb-88e2-f95c58a42721 9f42e4f7-4c2b-4c69-82c3-9aa3b87819f7f32f24e5-7def-4851-80eb-8d4aa80a9844NELMA76a8031a-8c8d-4a76-b1ad-f2f13b753ad7
Comentar
Compartilhe
A Recuperação do Delegado Bruno Cleuder
29/02/2016 | 12h24

========================================================================================================================================================

O delegado da Polícia Civil, Bruno Cleuder Melo sofreu no ano passado, um sério acidente de automóvel. Ainda em recuperação, aceitou contar, com exclusividade para os leitores do BNB- Blog Nino Bellieny, como está a vida nesta fase de superação:

[caption id="attachment_8384" align="alignnone" width="206"]Foto Arquivo Pessoal- Dias antes do acidente. Foto Arquivo Pessoal- Dias antes do acidente.[/caption]
OS DANOS FÍSICOS
 Fraturei o úmero e fêmur esquerdos, fui submetido à cirurgia e coloquei uma placa de fixação no úmero e uma haste intramedular no fêmur. Como a fratura foi cominutiva, está bem lenta a consolidação óssea. Estou fazendo fisioterapia e acompanhamento médico periódicos. O prazo para recuperação total ainda é impreciso. 
LEMBRANÇAS 
 A última lembrança que tenho é de ter saído da 134DP, após o término do plantão, e ter passado por Italva. Não me lembro de mais nada. Não sei o que aconteceu. Sinceramente. 
DEUS
 Na verdade, diante do ocorrido, eu só tenho que agradecer muito a Deus por ter me dado outra oportunidade de viver. Sabemos que mortes ocorrem toda hora por motivos banais. Então, dou graças a Deus e espero poder retribuir à graça recebida por Ele, dedicando minha vida aos desígnios DEle, primeiramente. 
APAGÃO
 Na verdade, apesar de ter me mantido acordado a todo instante, eu só consigo me recordar do momento em que eu estava no CTI terciário do HSJA. Tudo que passou dali pra trás, simplesmente apagou da minha mente.
AGRADECIMENTOS
5- Eu tenho muito a agradecer a Deus, que é a razão da minha vida, e aos meus pais, esposa (certamente quem mais esteve ao meu lado em todos os momentos), familiares e amigos (policiais e não policiais) que me ajudaram e ajudam no tratamento. Não posso citar nomes para não correr o risco de esquecer de alguém, pois realmente obtive ajuda de muitos.
Agradecer também ao Dr. Leonardo , que foi quem me prestou os primeiros socorros no local do acidente e pegou minha carteira e arma para entregar aos policiais, e à Dra Danielle, que foi quem me colocou dentro de uma UTI móvel que passava pelo local e me acompanhou até o HSJA. Ressalte-se que os mesmos estavam retornando de seus plantões e passando no local do acidente. Aquele vindo de Cataguases para Campos e essa vindo de Italva para Itaperuna. 
Agradeço ao Dr. Gabriel Pillar (estendendo a toda equipe médica), meu médico e que, também, mesmo estando em seu dia de folga, se deslocou ao HSJA para me operar e acompanhar. Sou grato aos meus fisioterapeutas Daciano Leonardo e Diogo (e toda equipe L3), que me acompanham desde o segundo dia de alta e continuam empenhados na minha recuperação plena.
Agradecer às mensagens de carinho recebidas de policiais (civis e militares), alunos (Unig e Famesc), amigos, colegas e pessoas que nem me conhecem pessoalmente, mas que de alguma forma se compareceram com a situação. 
Por fim, gostaria de me solidarizar com a família que conduzia o outro veículo envolvido no acidente e dizer que sou muito grato a Deus por todos terem saído com vida do evento. Por certo, os encontrarei assim que estiver plenamente recuperado. 
RELEMBRANDO O CASO
Comentar
Compartilhe
Fábrica Boechat: O Fim
29/02/2016 | 09h44

Tribunal de Justiça fecha a tradicional indústria. Abaixo, na foto, o mandado de lacração e arrolamento de bens.

Um dia triste na História do município de Itaperuna. Baque na economia local é o maior dos últimos tempos. Uma das maiores empregadoras da Região Noroeste tem a falência decretada. No mínimo, 200 desempregados a mais em um dos piores momentos da história brasileira. A FB foi lider no setor de conjuntos de freios, alavancas de regulagens, câmaras, sapatas e espelhos de frenagens, com milhares de peças produzidas e comercializadas no mercado automotivo durante anos e anos, reconhecidas pela alta qualidade e consequente durabilidade. [caption id="attachment_8390" align="alignnone" width="169"]Foto Blog do Adilson Ribeiro Foto Blog do Adilson Ribeiro[/caption] CONHEÇA A HISTÓRIA DA FÁBRICA Clicando no site Itaperunaonline
Comentar
Compartilhe
CPMF-O Retorno
28/02/2016 | 20h15

Dilma quer volta da CPMF, que prejudica mais aos pobres

Artigo de Guilherme Fonseca A crise econômica e política que o Brasil atravessa não é obra do acaso, nem de forças externas malignas ou de qualquer outro fator que fosse alheio ao governo federal. Todos os apuros que estamos enfrentando já era previsto e foi denunciando em várias oportunidades, fosse nos embates das campanhas eleitorais, nas tribunas da Câmara, do Senado ou pela imprensa. Está certo que não é hora de chorar pelo leite derramado. Está certo também que o momento exige medidas austeras, pois o Brasil quebrou. No entanto, quem é o responsável pela crise que comece dando o exemplo, neste caso, o próprio governo federal. Que arrecada muito e gasta muito mal. Caminhamos para um feito inédito em nossa história. Três anos seguidos de recessão. O Governo Dilma Rousseff fez o Brasil andar para trás muitos anos. Nenhum país conseguiu prosperar com tanta interferência do Estado sobre a economia, e no Brasil não será diferente. Nem farei um recorte sobre os casos de corrupção, vou me ater apenas à péssima gestão da administração federal e de decisões equivocadas do governo. A volta da CPMF é mais uma dessas decisões equivocadas do governo petista. Ao invés do governo reduzir os seus gastos, resolve aumentar ainda mais a carga tributária para que a população pague a conta da política populista e dos equívocos que foram cometidos nesses 13 anos. Para ser uma ideia do quanto o governo brasileiro já arrecadou, apenas no período entre 2005 e 2015 foram 13 trilhões de reais e diferente da imagem que o governo quer passar, a CPMF não vai resolver o problema do governo, como vai aprofundar ai mais a crise econômica, pois deixará os brasileiros mais pobres. A presidente Dilma Rousseff prometeu uma série de medidas de contenção de gastos, cortes de Ministérios e até agora não pois nada em prática. Na abertura do ano legislativo, esteve no Congresso e voltou a falar sobre necessidade do retorno da CPMF. chargefonseca Os que defendem o seu retorno, jogam para a plateia numa tentativa de amenizar o desgaste político da proposta dizendo que quem paga mais CPMF é quem movimenta mais dinheiro. Porém, já teve quem foi estudar a respeito e o resultado foi o inverso. A CPMF penaliza mais aos pobres que aos ricos. Estudos técnicos foram realizados para a elaboração de uma proposta de reforma fiscal para a Fecomércio. A coordenadora dos estudos, professora Maria Helena Zockun, da FIPE aproveitou os cálculos realizados pela revista da USP e converteu o peso da CPMF em proporção da renda de cada bloco de família. Adiante, o estudo muito detalhado dos economistas Nelson Paes e Mirta Noemi identificou o quanto a CPMF incide sobre o consumo das famílias brasileiras, considerando dez classes de renda e por tipo de consumo. Cabe lembrar que a CPMF não é um tributo direto, e daí certamente surgem essas manobras nos discursos políticos que defendem a volta do imposto numa tentativa de manipular a verdade com a prática que tem se tornado corriqueira, a da desonestidade intelectual. O fato da CPMF ser um imposto indireto, atinge em cheio o custo de vida das pessoas, pois ele é repassado pelas empresas para os produtos que nós compramos no nosso dia a dia. Ou seja, a alíquota de 0,38% acaba se transformando entre 1,31% a 1,33% sobre o que nós gastamos para as nossas necessidades básicas. Por que os pobres serão mais prejudicados que os ricos então? Porque não há diferença entre ricos e pobres sobre a incidência do tributo sobre o produto que consumimos. A diferença crucial está nos gastos que fazemos em alimentação, vestuário, medicamentos ... Quem ganha menos gasta uma parcela maior da sua renda com o consumo do que quem ganha mais. Vamos ao exemplo: Uma família com quatro membros com renda familiar de três salários mínimos, gasta por mês um percentual desta renda muito maior em consumo do que uma mesma família com a mesma quantidade de membros porém com uma renda familiar de trinta salários mínimos mensais. Portanto, quanto maior a renda da família, menor será a carga de incidência da CPMF, exatamente o contrário do que dizem aqueles que defendem o retorno do tributo.
Comentar
Compartilhe
Exército: Novo Contigente no 56º BI
28/02/2016 | 09h25
Para quem prestou o serviço militar em Campos, eis um lugar inesquecível, capaz de provocar lágrimas de saudade. O 56º BI-Batalhão de Infantaria está presente na Região Norte,  desde 1º de janeiro de 1976, formando milhares de jovens no espírito militar e transformando suas vidas. Do Batalhão Capitão Manoel Teodoro, saíram pelotões especiais com participações brilhantes em operações como Rio 92, as visitas de Papas ao Brasil, Copa do Mundo, Copa das Federações, Jornada Mundial da Juventude, Pacificação No Rio e em terras estrangeiras, como no Haiti. De vez em quando, surgiam rumores de trasferência da sede do batalhão, causando tristeza e preocupação, mas, desde 2010, o 56º BI está subordinado ao Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Rio. A incerteza dos tempos em que pertencia à 2ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em São Gabriel da Cachoeira, no do Estado do Amazonas, passou, e felizmente, a chegada de mais um convite para a incorporação do novo contigente traz a alegria da continuidade. A presença do Exército Brasileiro na cidade de Campos dos Goytacazes não é somente por evocar sentimentos de quem serviu à Pátria. É estratégica e cada vez mais será. O Porto do Açu é só um exemplo da necessidade de se ter um braço forte das Forças Armadas na região. Os recrutas chegam assustados, mas,  em poucas horas, começarão a viver uma das maiores aventuras das muitas que terão ao longo da vida. E mais tarde, todas as vezes em que passarem pelo quartel, entenderão o que é ter sido um 56. Isso é Para Sempre. 56 bi Incorporação do Efetivo de 2016 DIA 1º DE MARÇO/2016 19H QUARTEL DO 56º BI Avenida Bartolomeu Lizandro 1186- Jardim Carioca-Guarús-Campos dos Goytacazes-RJ images (4)
Comentar
Compartilhe
Em Abril Jogos Estudantis em Natividade
26/02/2016 | 19h54
Por Lili Bustilho Alan Batata, secretário de Juventude, Esporte e Cultura de Natividade, esteve reunido com representantes de escolas municipais, estaduais e particulares do município, na manhã de terça-feira, dia 23, no Centro Administrativo Municipal Ganha Tempo, no bairro Sindicato.O momento foi totalmente concentrado no agendamento para o início da programação do calendário das atividades esportivas dos Jogos Estudantis. Ficou definido que no dia 4 de abril  às 8 horas da manhã, acontece um desfile pelo Centro do município, com tocha olímpica e tudo. Participaram da reunião representante das escolas: Colégio Padrão; C. E. Flávio Ribeiro de Rezende; Ciep 468 Olga Thurler Mendonça da Fonseca; além dos colégios municipais, Alvorada; João Rodrigues França e Coronel José França da Silva. Alan Batata, que é também o vice-prefeito da cidade, enfatizou a importância do envolvimento dos jovens com o esporte, desenvolvendo habilidades e incentivando práticas esportivas, algumas até desconhecidas por eles. “O estímulo e apoio é fundamental”, conclui. Entre as modalidades, estão o atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei e futsal. lili
Comentar
Compartilhe
Entrevista: O Maior Comunicador de Itaperuna
26/02/2016 | 14h46
Ele é realmente um supercomunicador em qualquer tipo de mídia, tanto que o seu blog, é o mais acessado da Região Noroeste-RJ. Ao lado de Ivonete de Oliveira, ocupa o primeiro lugar dentre os nomes mais conhecidos da cidade em todo o país. Foi sucesso na Rádio Manchete FM, 98 FM e outras no Rio. Publicitário, consegue vender sorvete para estátua. É sucesso em tudo o que faz, entrando de cabeça, sem respirar muito antes. Adilson Ribeiro, do signo de Áries, botafoguense, pensa e fala na mesma velocidade. A entrevista dele, contando boa parte de sua vida ao Programa NB é garantia de interesse permanente. https://www.youtube.com/watch?v=KLT2UWlMJes https://www.youtube.com/watch?v=7Wi1iHN8jmU https://www.youtube.com/watch?v=j7G5Az_qfV4 https://www.youtube.com/watch?v=0EUwtqPowP8
Comentar
Compartilhe
Pesquisa Encomendada Revela Insatisfação Municipal
26/02/2016 | 11h42
A falecida colunista campista, Maria Esther Balbi costumava começar suas notas sociais com um bordão que ficou famoso: "Em uma cidade não muito longe daqui"... e todos sabiam que era em Campos mesmo. O BNB vai usar esse recurso, mas, não no sentido da versão original. Portanto Não é Itaperuna, base deste Blog, e sim, realmente, uma cidade não muito longe daqui, ligada pelo mesmo rio. O prefeito de lá encomendou uma pesquisa e não gostou do resultado: o de rejeição muito alta. As paredes do gabinete não seguraram bem a informação. images (3)
Comentar
Compartilhe
Jovens Investem em Cardoso Moreira
26/02/2016 | 10h33
O seguimento fitness ignora o  mau momento econômico brasileiro e segue crescendo, inclusive no interior. Em Cardoso Moreira, dois amigos, Welton Dias e Vinícius Rocha,  dispensaram a ideia de adaptar uma casa e construíram um prédio voltado totalmente para alojar uma academia, a Life Fitness. Com menos de 15 dias de funcionamento, já é sucesso na cidade que, até então, tinha somente uma. Musculação, spining, ginástica funcional e lutas como muai tay e jiu-jitsu, fazem parte do cardápio do corpo. academiacde8198c-552d-44b5-bb82-7a1581bb2959 26cbeddb-575c-4f65-8395-ae7fff70d77f 59bc6fd8-a8f6-424b-bec6-9f488a41273d 0128c536-67fd-4631-a2bd-f3e3cbfe0947 07366c4f-c644-41ed-ae12-b997adbef24b a32e9b03-3334-45f1-8ffb-88d2aece172b 3d1fdbb0-cbff-42d5-a020-0a4b92a97650 c35573f1-2334-4df6-ba58-44ffda31e3f2 [caption id="attachment_8349" align="alignnone" width="300"]Fotos-William Souza Fotos-William Souza[/caption]
Comentar
Compartilhe
Cardoso Moreira Depois das Chuvas
26/02/2016 | 08h31
======================================================================================================================================================================================================== Resultado das chuvas em Cardoso Moreira ontem à tarde. Bairro Praça Tiradentes. 12767786_894318054018514_1430381648_n 12784361_894318047351848_1647797713_n 12782055_894317950685191_953986828_n 12788221_894317810685205_432496826_n 12782078_894317694018550_678453884_n Cm2 cardoso Das 15:50h às 16:20h Fotos-Neto Castro
Comentar
Compartilhe
Coluna WS- O Melhor da Semana
25/02/2016 | 18h39

BY WILLIAM SOUZA

O MELHOR DA SEMANA NAS CIDADES IRMÃS: CARDOSO MOREIRA E ITALVA

1º ANO DE VALENTINA A princesa Valentina, filha do casal Suelen  e Faustho Marques, soprou sua 1ª velinha no sábado, 20 de fevereiro e reuniu os amiguinhos e os amigos de seus pais para comemorar com uma big festa que teve como tema, Os Passarinhos do Jardim da Valentina! 17b7b780-e7e1-46ec-9f1a-d317c6afa6f11c567ac0-3913-4e32-a4a9-17e7d19a95e7 257fe2d2-fbc7-404c-ab81-f57c845989cf 567c8a98-ceed-4c17-b415-37723153af49 99a40048-4f7b-4084-9051-591d65aab0e4 32ece7af-c671-414d-b7a4-58eccec70031 9a03543a-fca0-42d0-9489-ab51ed129d48 70526212-ad18-44d8-a0dc-c12e2801edd2 76414ab6-7277-4108-8221-ef7f9730f1f8 f988066e-28fd-4dbb-9c87-254d33ccc64b CASAL QUERIDO Um click no casal, Larissa Figueira e Welliton Zanella, esbanjando glamour em evento social. 570487da-09f3-403f-b540-128f02026a4d CHOOPEN BAR O Point da galera nos finais de semana está sendo na choperia do amigo Rafael Campbell na cidade de Italva. As gatas cardosenses marcaram presença no último final de semana. 8fd0891c-1833-4c06-8d94-f65971e8a8ea PARABÉNS A coluna deseja muita saúde e um feliz aniversário ao casal aniversariante  Maia e Dávila Ramos. 43371746-1941-4b7c-8223-b855c9e67d81 BDAY ALICE Quem ganhou idade nova e homenagens nas redes sociais no dia 23 de fevereiro, foi a gatinha Alice, filha da Muy Bella Arícia Marques. f4f317d1-be49-40e2-a6a3-68a689944dfa FELICIDADES Muitos anos de vida, sucesso e  saúde para o Italvense Miller Mendel, proprietário da Academia Max Fitness na cidade de Italva-RJ, que somará idade nessa sexta-feira, 26 de fevereiro. bfeb8097-1c83-453b-a476-df7e9e271a77   VEM AÍ A cidade de Italva se prepara para receber o maior evento automotivo da região: O 3º Campeonato de Som e Rebaixados, no dia 10 de abril próximo, no Parque de Exposições a partir das 11h. Evento é beneficente, ajude levando 1 kg de alimento não perecível. A Realização é do Paulo Pinto. DICAS WS PARA O FINAL DE SEMANA CARDOSO MOREIRA be3c670d-117a-444e-b0d0-00bd995aec64 SÃO FIDÉLIS neon
Comentar
Compartilhe
Redentor é Escolhida Pela Microsoft
25/02/2016 | 12h25
Marcelo Moraes, doutor em Geomecânica Computacional e Representante da Microsoft, corporação fundada por Bill Gates e Paul Allen,  considerada uma das  maiores do mundo  em desenvolvimento, fabricação, licenciamento, apoio e venda de softwares, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais, escolheu a Redentor,  dentre outras inúmeras instituições, para ser a representante da empresa no Interior do Estado do Rio de Janeiro.
Os alunos dos vários cursos da faculdade poderão se tornar MSP-Microsoft Student Partner: Estudantes Parceiros da Microsoft. A multinacional  começa  a associação, oferecendo cursos de Gestão e Desenvolvimento de Projetos.
download (11)
Em menos de seis meses, a Redentor tem mais uma parceria internacional. No ano passado, a Universidade de Winnipeg-Canadá enviou um representante ao Brasil para assinatura de um convênio, que prevê, entre outras coisas, intercâmbio de universitários. A instituição de ensino superior, com apenas 13 anos de idade, fundada em Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro, vem sendo reconhecida pela maneira firme e inovadora com que administra o mais valorizado dos patrimônios: A Educação. O Selo da Microsoft será mais uma conquista.
Comentar
Compartilhe
Novo Prefeitável de Itaperuna Vem dos Tribunais
25/02/2016 | 11h01

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A iminente saida do vereador  Dr. Vinicius da Rede para o PHS ou o PR, ventilada nos últimos dias fez os integrantes da REDE voltassem a conversar com o desembargador Luis Leite Araújo sobre a pré candidatura dele à Prefeitura de Itaperuna. Desta vez, o jurista aceitou o convite. Os afiliados do partido vão continuar se reunindo para novas definições. Luis Leite já foi vereador na Cidade da Pedra Negra, juiz de direito, presidente da 6ª Câmara Criminal e desembargador, em uma carreira judiciária de 35 anos.

6c97a3a3-504e-420e-83f6-5c1b6ff6fe9b 129ac608-6709-42ad-9a30-732ddd476596 luiz leite

Comentar
Compartilhe
Show do Rei em Cachoeiro de Itapemirim
25/02/2016 | 10h26
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Roberto Carlos comemora o aniversário dele na cidade onde nasceu. O bom filho à casa retorna: o rei [caption id="attachment_8287" align="alignnone" width="300"]Casa onde RC nasceu e viveu até mudar-se para o Rio Fotos- variedadess.blogspot.com Casa onde RC e viveu até mudar-se para o Rio.
Fotos- variedadess.blogspot.com[/caption] fundos variedadess.blogspot.com Distâncias De Itaperuna- 138 km via BR-101 e ES-297 De Campos- 123 km, via Br-1o1.
Comentar
Compartilhe
A Cidade que Ignora o Verde
24/02/2016 | 22h43
Articulista colaborador do BNB-Blog Nino Bellieny, Guilherme Fonseca escreve sobre um tema crucial em Itaperuna: o calor. O fatalismo e o conformismo com as altas temperaturas da cidade, não fazem parte do pensamento do jovem bacharel em Direito, Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão Pública, membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística-DTR, do Clube de Engenharia do Brasil e do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Aponta soluções simples,( para quem tiver coragem e disposição), indica alternativas. Bem melhores do que, simplesmente continuar como é, com a mais clara tendência de piorar à cada ano.

Por uma Itaperuna mais verde

Guilherme Fonseca
Texto & Fotos
Itaperuna, que tem na temperatura uma das suas marcas pelo forte calor, não apenas no verão, traz na sua paisagem uma outra característica: A falta de verde. Isso mesmo, a ausência de espaços arborizados e paisagens com bosques e florestas. A arborização urbana na cidade deixa muito a desejar e como agravante, são poucas as praças da cidade que proporcionam um ambiente aconchegante, com amplos espaços sombreados para que as pessoas possam usufruir a qualquer hora. A maioria das praças do centro da cidade são áridas, com amplas áreas de piso impermeável e poucos espaços com gramado e jardins com árvores. A avenida Cardoso Moreira, a mais famosa e movimentada da cidade, possui em seu calçadão central uma extensa arborização, no entanto, cabe destacar que as árvores oferecem mais sombras aos carros ali estacionados do que para as pessoas que transitam a pé. Lembrando que as calçadas laterais, nas margens da avenida, são os acessos aos prédios e ao comércio e têm como únicas sombras aquelas que são formadas pelas marquises e toldos. [caption id="attachment_8292" align="alignnone" width="225"]Campo de São Bento-Niterói-RJ Campo de São Bento-Niterói-RJ[/caption] Para quem caminha pelo calçadão da avenida Cardoso Moreira, precisa ter a sorte de não ter havido a poda das árvores, porque a forma como fazem, retirando o volume da copa, provavelmente por uma preocupação exclusiva com a iluminação pública, fazem com que a arborização diminua a área sombreada, causando desconforto para as pessoas que caminham por ali. Outras ruas famosas da cidade como a Assis Ribeiro, Buarque de Nazareth, Dez de Maio e até mesmo a Rua Vinhosa que faz uma articulação viária do centro com outros bairros não oferecem passeios com sombras, são poucas as árvores existentes. Os ambientes são extremamente áridos e estressantes pelo excesso de calor. Uma cidade como Itaperuna, centro regional, que atrai pessoas de todos os lugares, seja pela medicina de ponta ou pelas universidades, precisa repensar este ambiente urbano que vem sendo construído, agravado pelas características climáticas da região. Espaços públicos com calor excessivo, além de fazerem mal a saúde, certamente servem como fator de repulsão das pessoas. Só circula pelas ruas em dias de muito calor quem não tem escolha. Crianças e idosos são os que mais sofrem. A dependência cada vez maior por ambientes com ar-condicionado também serve de alerta para o tipo de arquitetura que a cidade produz. [caption id="attachment_8293" align="alignnone" width="300"]Parque Jola Valansi- Botafogo-Rio Parque Jola Valansi- Botafogo-Rio[/caption] Não se inverterá a situação facilmente, mas há medidas que poderiam mitigar gradativamente este cenário com ações em diversas escalas. A primeira delas seria elaborar um inventário para identificar as árvores existentes nas vias urbanas e áreas públicas como praças. A partir deste levantamento, a prefeitura conseguiria diagnosticar a quantidade e as espécies de árvores existentes, o que facilitaria a preservação e conservação. Além disso,poderia cruzar informações, comparando as atuais áreas arborizadas com a localização delas sobre o território, pela predominância do tipo de uso: residencial, comercial, misto ou industrial e as vias que tem tendência a atrair mais fluxos de pessoas como imediações do hospital, universidades, prefeitura, rodoviária, Colégio 10 de Maio, postos de saúde etc... Com este retrato da situação ficaria mais fácil planejar ações de arborização urbana para toda a cidade, adotando alguns critérios que poderiam partir justamente das áreas de maior concentração de pessoas. Através de um Plano de Arborização, definiria-se metas a serem cumpridas para que se possa ir expandindo gradativamente, lembrando que existem questões técnicas a serem articuladas, como a gestão de mudas apropriadas para arborização urbana, os locais onde serão plantadas, em razão de redes de esgotamento sanitário e a largura dos passeios, monitoramento das mudas, para que não sofram com vandalismo e é claro, a participação da sociedade que será beneficiada diretamente. [caption id="attachment_8294" align="alignnone" width="300"]Praça Coronel Maximiano- Carangola-MG Praça Coronel Maximiano- Carangola-MG[/caption] Outra grande medida, numa escala de intervenção média, seria a criação de um parque urbano na cidade, que poderia servir como área de lazer e abrigar um viveiro para a produção das mudas que serão utilizadas na arborização da cidade. A própria avenida Cardoso Moreira, com seu calçadão central, poderia ser transformada num parque urbano linear, em toda a sua extensão, sem prejuízo para a circulação das pessoas. E numa escala de intervenção maior, que fosse articulado a criação de uma reserva, para a criação de um parque florestal nas imediações da malha urbana. Além dessas medidas todas, a prefeitura poderia incentivar a produção de um padrão de arquitetura que contemplasse a adoção de menos fachadas com vidros espelhados, coberturas verdes - terraço jardim e o uso de telhas brancas nos telhados. No caso de estacionamentos, a pavimentação com pisogramas ou piso intertravado, como alguns denominam, poderiam contribuir gradativamente para ampliar as áreas permeáveis e diminuir o forte calor. Lembremos que folha não é lixo, então, não vamos repudiar as árvores, elas são nossas amigas e merecem o nosso respeito e admiração.     Contato: [email protected]
Comentar
Compartilhe
Foi Brincar de Assaltante Ficou Preso de Verdade
24/02/2016 | 15h46
Madrugada de calor,  um rapaz de seus inquietos 27 anos, sai caminhando pela Beira-Rio de Itaperuna. Em frente à Pista de Skate, ao avistar um casal, tem uma inspiração: fingir que era um assaltante. Colocou a mão debaixo da camisa, e perguntou se eles já tinham sido assaltados, arrematando, com voz asustadora e cara de mal: " Perdeu, perdeu! Passem os celulares, ou mato os dois!!!". De repente, o jovem mudou de ideia e disse que era só uma brincadeira... pensara que estava diante de amigos e quis dar um susto. Deu, e se lascou. Os Falcões Azuis do 29º BPM foram chamados e a historinha sem graça terminou na Casa da Tia Custódia para o assaltante brincalhão. woody BOLETIM OFICIAL NATUREZA DO FATO * PRISÃO DE SUSPEITO DE TENTATIVA DE ROUBO DATA: 06/02/16 HORA: 00:24 – 04:00 LOCAL: Av. Cardoso Moreira BAIRRO: Centro – Itaperuna Q1 – Vítima – S. F. P.C. - Sexo: F - 20 anos Q2 – Testemunha – R. F. B. J. - Sexo: M – 22 anos Q3 – Suspeito – W. A. S. – Sexo: M – 27 anos HISTÓRICO: Guarnição no local, a fim de verificar possível tentativa de roubo, fez contato com “Q1” e “Q2”, que informaram que estavam próximo a pista de skate, onde “Q3” se aproximou com a mão debaixo da blusa e perguntou se eles  já teriam sido assaltados. Mandando passar o celular senão os matava. E depois de alguns minutos “Q3” teria dito que era uma brincadeira e que tinha achado que era um casal de amigos. Ocorrência apresentada a DP, onde “Q3” foi autuado no Art. 157 combinado com art. 14 do CP, ficando  preso à disposição da PCERJ para posteriormente ser conduzido à Unidade Prisional.
Comentar
Compartilhe
Blog Novo na Área
24/02/2016 | 15h01
============================================================================================================================ É o Blog da Eliana Motta. Comunicadora de sucesso nas manhãs  da Rádio Compaz FM, Itaperuna, abre espaço na rede com dicas de sáude, moda, beleza e atualidades. Conheça clicando AQUI. elaian
Comentar
Compartilhe
Intervenção em Pádua-RJ
24/02/2016 | 09h04

========================================================================================================

Prefeitura de Pádua decreta intervenção em empresa responsável pelo abastecimento de água do município

agua
O Prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, decretou no início dessa semana, intervenção na empresa Águas de Santo Antônio, responsável pelo abastecimento no município. Segundo o prefeito, o motivo teria se dado pela a má qualidade da prestação do serviço pela empresa, que é detentora de uma concessão pública e a falta de prestação de contas de forma correta ao município, dentre outros motivos. O objetivo do decreto, é permitir que a prefeitura tenha acesso a dados que a empresa se nega a fornecer e assim, obrigá-la a cumprir as obrigações previstas no contrato de concessão e principalmente, garantir que os consumidores paduanos tenham um serviço adequado de tratamento e distribuição de água, hoje alvo de muitas reclamações, principalmente de moradores dos distritos. Ainda na tarde de ontem, um dos advogados da prefeitura esteve na empresa, que teria alegado, de que, pelo fato de se tratar apenas de um decreto executivo, não iria cumpri-lo. E aguardaria uma citação judicial. Foi lavrada ocorrência na 136ª Delegacia Legal. Fonte-NatividadeFM
Comentar
Compartilhe
Boletim de Obras de Itaperuna
24/02/2016 | 08h27
A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna mandou para o BNB  uma relação de obras em andamento ou já prontas no município: Escolas: E. M. Santa Paz e E. M. Sítio São Benedito. Construção e reforma de Unidades Básica de Saúde (UBS), nos bairros Surubi, Aeroporto, Carulas, Cehab, Boa Fortuna, Boa Vista (Matadouro) e Presidente Costa e Silva (João Bedim), e no distrito de Aré. Construção de quadra esportivas, no Surubi e no distrito de Boa Ventura. Construção de creche na Escola Municipal. Humberto de Campos. Pavimentação com paralelepípedos, serviços de drenagem e passeio no Loteamento São Manoel. Obras semelhantes nas ruas José Mendes Martins, Dr. Morvam A. Moreira, Manoel Martins, Tenente Antônio José da Silva, Antônio Rossi Bastos, Antônio Armond Boechat, Abílio Martins da Silva, Mozart Bastos Soares, Dr. Dirceu Cardoso de Lima, Nair Almeida Cerqueira, além da Avenida Deputado José de Cerqueira Garcia. Fotos-Marcelo Nunes 9cde1976-f164-4ac9-8bca-c22eba324496 5cbe5658-8b9a-4921-9090-a20e152f4620 573075de-e188-4c1f-9858-32ce0ee59e6e 144b52c5-25b0-4894-a49d-f3d80e70e01d 9ccbd654-bb5c-4356-85b1-4ecb74868616 6462c046-f092-428d-b87c-676e5473f85e 0efe1976-6a18-4f14-9479-25815bd978f2 8b08519f-04e6-49f0-987b-e9f210a67349 a290b361-fdb3-4a9d-b579-fbc6c13b48fd 9870c780-91b4-46a7-b1db-1bbac73fd276 cd465b7c-9daf-4ed4-ab88-666167a88b7f 8fb05777-ec22-4bb6-a40f-6750127b7f57 pref  
Comentar
Compartilhe
Chance de Trabalhar na Faculdade Redentor
23/02/2016 | 16h55
A Faculdade Redentor de Itaperuna está procurando por você que é Técnico de laboratório. Ótima oportunidade de trabalhar em um grupo educacional bem conceituado em todo o Brasil:
Habilidades desejadas: 
1- Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos.
2-Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Redentor oferece remuneração compatível com o mercado. Interessados devem o currículo com foto para: [email protected] ou deixar na departamento de RH da Faculdade Redentor aos cuidados de Simone Monteiro.
images (2)
Comentar
Compartilhe
Fotonovela da Poluição Continua
23/02/2016 | 16h07
====================================================================================================================================== Entre 07 e 09:h de hoje, mais um leitor registrou a rotina da fumaça escura no Bairro Cidade Nova em Itaperuna: 12498632_886031811495909_471625031_n 12767771_886031794829244_232753278_n 12498420_886012631497827_1471182398_n 12782059_886012414831182_1092173801_n 12767415_886012174831206_1848465166_n 12782480_886011864831237_90374935_n quata?triste Colaborações como esta podem ser enviadas para o inbox do facebook.com/nino.bellieny e [email protected]
Comentar
Compartilhe
Entrevista De Combate
23/02/2016 | 12h14
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Antes do curso de Sobrevivência e Operações na Selva realizado no último final de semana em Itaperuna, o Programa Nino Bellieny, (agora veiculado no Blog do Adilson Ribeiro, campeão de acessos na cidade de Itaperuna),  entrevistou os organizadores William Couto, Rafael Vaz e Venon Jr, praticantes do crescente esporte Air Soft. Para quem  já conhece o AS, ou ainda não, vale a pena ver: 10861073_766041326822304_2008825273810610912_o https://www.youtube.com/watch?v=HcpT4iiewm4   https://www.youtube.com/watch?v=JfYlhy_yw0I
Comentar
Compartilhe
O Partido do Prefeitável
23/02/2016 | 09h19
  De sexta-feira, dia 19/11, até hoje, o assunto politico é um só em Itaperuna: o medico e vereador Marcus Vinícius, teria deixado a Rede Solidariedade, e ido para o PHS-Partido Humanista da Solidariedade. O BNB-Blog Nino Bellieny, fez contato com a assessoria do prefeitável e a resposta foi a de que, ainda não, mas,  muito em breve, será tomada uma decisão final. Ou o PHS ou o PR-Partido da República. Desta escolha, será feita uma inversão: o vice será do partido para o qual ele, Vinícius,  não for. Traduzindo: se ele escolher o PR,  seu parceiro de chapa será do PHS, ou vice-versa. [caption id="attachment_8232" align="alignnone" width="300"]3d question mark isolated in white 3d question mark isolated in white[/caption] OS NOMES MAIS COMENTADOS PARA VICE-PREFEITÁVEIS DESSA PROVÁVEL COMPOSIÇÃO ( Em ordem aleatória) Rogerinho Boechat, Luiz Leite, Wilson Chequer, Darcy Teixeirão, Claudete Cerqueira,  França Bombeiro, Zé Egydio e Fernando Paulada A decisão, segundo os assessores, "será do grupo e ancorada em pesquisas." ------------------------------------------------------------------------------------------------- OPINIÃO DE  THIEGO LADEIRA, UM DOS MEMBROS DO REDE SOLIDARIEDADE, SOBRE O ASSUNTO: Você deve ter visto a nossa luta para dar visibilidade a uma nova forma de fazer política. Por isso estamos há tempos acreditando na Rede Sustentabilidade. A Rede Sustentabilidade é fruto de um movimento aberto, autônomo e suprapartidário que reúne brasileiros decididos a reinventar o futuro do país. É uma associação de cidadãos e cidadãs dispostos a contribuir de forma voluntária e colaborativa para aprofundar a democracia no Brasil e superar o monopólio partidário da representação política institucional. Por isso, lamentamos a saída de um parlamentar nosso. A efetiva participação de brasileiros e brasileiras nos processos decisórios é condição fundamental para a promoção do desenvolvimento justo e sustentável. Aberta ao diálogo e construída com a participação direta de seus integrantes, a Rede Sustentabilidade é um espaço de mobilização e inovação, no qual floresce uma nova cultura política.   Uma legenda capaz de abrigar candidaturas de cidadãos que não façam parte de seus quadros, mas, que compartilhem de seus ideais, comprometida com a transparência de seus processos internos e empenhada na renovação de suas lideranças. Quanto à possíveis candidaturas, caminharemos com a posição em que reflita a vontade do cidadao. Independente de interesse eleitoral, nosso trabalho é alem das eleições, estamos preocupados com uma nova política.   Precisamos de representantes que acreditam que através da luta que podemos mudar a realidade em que vivemos . A Rede é contra a reeleição e por ser em Rede, ninguem é dono ou manda mais e sim, na rede se alternam com suas liderancas. Vamos promover varias reuniões pra mostrar nossa coerência. Estamos focados no futuro e no médio prazo. Só definiremos candidatura se for de interesse da população e que, esta, se veja representada. Caso contrário é melhor focar na MUDANÇA de mentalidade na forma de fazer política. É esse é a nossa prioridade. Colocar cidadãos comuns e as Novas Tecnologias como protagonistas.
Comentar
Compartilhe
Corações Valentes no Meio da Selva
22/02/2016 | 11h45
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- JUNGLE OPERAÇÕES ITAPERUNA 20,21/02/2016 Instrução: SPECIAL COMBATS- Fernando Pinheiro- Humberto Costa Organização: ARKANJOS AIRSOFT William Couto-Rafael Freitas- Venon Jr. Cobertura Especial- Nino Bellieny ( sem regalias) 12717738_851665354963325_5832418950542810508_n Foi um dos maiores eventos que Itaperuna já teve, mas, não tinha público. Nem poderia. No meio de uma das poucas reservas florestais do município,  guerreiros modernos, treinaram quase 4o horas,  sob a supervisão de 2 especialistas, tudo o que se pode aprender sobre técnicas de sobrevivência e operações táticas aplicadas ao jogo de combate Air Soft. É só um game, porém, adrenalina, esforço físico, resistência psicológica, e outros limitadores da capacidade humana foram testados intensamente. Sol forte, temperatura de 42 graus, ambiente estranho para a maioria e a pressão implacável, porém, altamente pedagógica dos instrutores.   Treinos diurno e noturno, vigília de base,  privação de  sono, confecção de abrigo, rastreamento, ataque & defesa, emboscada, patrulhamento, nada faltou, sobraram emoção e cansaço. Aprendizado para toda uma vida. Mesmo os que já possuiam experiência militar puderam aprender e reaprender. O cenário foi perfeito, a trilha sonora, o matraquear das AK-47, o pipocar das Glocks, e outras mais, quase reais. Cada participante saiu do curso com uma visão diferente da própria vida. Espírito de corpo, camaradagem, resiliência, praticidade, todas as maneiras de se comportar em um terreno hostil foram testadas à exaustão. Muitos que, cansados, reclamavam baixinho, deram a volta no desconforto, sacudiram as dores do corpo e concluíram a missão com louvor, guardando na gaveta do coração uma recordação de dois dias em que, viver, conviver e aprender a viver melhor, mais do que as novas técnicas de um jogo, foram as melhores lições. Afinal, todo o dia é dia de sobreviver.   FOTOS FEITAS PELOS BNB E PARTICIPANTES 12782123_1140661359278712_1806041113_n12784487_1140661339278714_160671126_n12767306_1140661309278717_1806816955_n12746468_1140661302612051_398427030_n12781944_1140661265945388_303274104_n12782090_1140661255945389_1758131038_n12782139_1140661245945390_544634217_n12767602_1140661209278727_402146681_n12769382_1140661185945396_576462062_n12782325_1140661172612064_1506686414_n12746019_1140661155945399_864194137_nwagnd5be305a-22c6-4abf-842e-393a52dfb940selva 7a44e143-0c3e-474b-b495-a80d17eea186 8e19a24f-1ce4-4ef2-a0ee-643e077deb25 9524c797-bd4d-4180-ba67-d9bc93ae0999 ec58be05-5c11-4c65-9fa9-57c9b33d2dc5 e8947d98-e3b9-4d7d-aeb3-ca11b84150b0 e1ab8fe4-d34d-4334-b204-5fefd56c862e 13edf9cd-7b0c-4a0b-b022-cb5ce9303e71 8a6f8d0d-cd37-4f36-8ac5-0e215ae364cc junglebe90f421-f3f2-4283-837d-46a1976fb67f 13f1653a-4055-4492-929a-a6cc8635cf79 e30d26e9-4410-41ba-8314-328cdd2ce0e9 d6431345-40ce-4c24-a0c0-42ff53fa0903 12728820_851665004963360_4821180121033685791_n  12742466_851665304963330_2268343449463161861_n 12734163_851665268296667_9082147490627988742_n 12718185_851665218296672_2592636969008264478_nd40cc2c1-d6d9-486f-a062-5991759a1862 bffff91a-4c3f-4a8f-b1d5-e91dbdefada5 6f6fe237-3ffd-4fe0-9b0a-2beabeef9049 9f5e6b7e-8db9-48db-b6c6-5c1704ca2942 6eec43da-e5d6-4892-92c0-7e4cdf719953 27ba11fe-ea27-4847-88e6-253e8f3cd925 c89411f4-ff34-4130-b6bb-c63fcd4ec904 1292fedd-6ca2-48a7-ae29-8654cf4fd6e1 fa823fb1-015f-49da-a3b3-94efa8a14ca7 3b505dd5-c40b-4253-8f84-7a8244bcf577 ca60adb3-e46f-40cc-b8f4-b37978a04a7f e0c5c478-ed92-43d1-b4e9-d94e99af43da 74e163bb-3277-4d59-a336-4aeae8e0d439 60d50635-5136-488b-8ede-b20d51c7790b a06982eb-a99d-44a0-b216-0e1a979f33cc 8955d675-204f-4581-81f2-4e4c86069452 65cb73fb-126d-4330-858e-40814fff3213 56e8952d-45ab-4207-9b97-06addfd4d2aa 653886b3-667a-489e-a928-d470f5b042a2 1deb9658-490a-46eb-8c9f-8ea209c1dc1a 22c58043-f270-47d2-bfa1-4c786611d351 8e4ae6a3-ec4e-4061-96f2-d9185f50763a cf01a40a-7db8-4a80-bbe0-4645a893c34f dd8d9160-8345-4f86-b35c-5af893ea194a e4426209-7dce-4253-9a21-e2253a69d950 JUNGLE 3268f79a-b7b9-45a1-a358-b4b205a4d1c6 07637623-5828-48fc-82dd-28f304048410 106e3420-5be0-477d-b6b2-414e7b814a01 b596eb5e-d311-4b03-a879-c59ac2aac5e3 30dc52c2-34b6-4fba-922f-dc6b1c339b4e 508a7d04-f618-457e-a3fd-f3eed0272c16 6a9ea57c-f39e-4a9c-934d-b22f0dedb9e3 jungle e3fec172-84d7-46f0-84bd-74561c4aa154   UMA HOMENAGEM DO BNB-BLOG NINO BELLIENY AOS INSTRUTORES E PARTICIPANTES DO JUNGLE OPS EM ITAPERUNA-RJ/2016 https://www.youtube.com/watch?v=MHgfertaduI CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - 

Run Through The Jungle-Correr pela Selva

Comentar
Compartilhe
50 Tons de Cinza
22/02/2016 | 10h57
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Itaperuna-RJ: As fotos foram feitas às 7h de um domingo, 21/2016, mas, poderiam ter sido feitas em qualquer outro dia. Chaminés da Fábrica da Quatar, (antiga Leite Glória). Foram enviadas por um morador do entorno. quatar fim quatar 3 quatar2 12746046_885230131576077_540383112_n
Comentar
Compartilhe
Já Que Não Tem Petróleo Jorra Esgoto
22/02/2016 | 06h21
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Na Rua Apolinário Cunha, atrás da concessionária de veículos Sport Car o esgoto brota com vontade há mais de 3 meses. O Grupo Vigilantes Urbanos passou no local e registrou: 12721685_1141498775868835_1530939451_n 12767238_1141498772535502_670640824_n 12442865_1141498479202198_845937116_n china Colaborações pode ser mandadas para [email protected] e inbox do www.facebook.com/nino.bellieny
Comentar
Compartilhe
A Gagueira do Radialista
21/02/2016 | 15h44
Ele é um dos melhores radialistas de Campos dos Goytacazes, uma tradição radiofônica, presente todas as tardes na Rádio Absoluta AM. A pedidos do BNB, resume a trajetória de sucessos, que não começou bem, exigindo muita perseverança. Vale a pena ler: nilson

O LOCUTOR GAGO

Por Nilson Maria

         Desde criança sempre fui apaixonado por rádio.  Acompanhava as novelas e programas de auditório da Rádio Nacional, os seriados e os programas de Humor da Rádio Mayrink Veiga.   Não perdia, também, em Campos, os programas da Rádio Cultura e as reportagens da Emissora Continental.          Quando eu tinha 12 anos, Bueno Braga  fundou a Rádio Educadora Goitacá.  Pedi a meu avô, o jornalista Julio Nogueira, que me levasse  à emissora.  Imediatamente colocaram-me frente ao microfone.  Só tinha uma dificuldade: E que dificuldade! Eu era gago, incrivelmente gago.  Um mês depois, Bueno Braga demitiu-me, desci chorando as escadas da emissora até encontrar Auri Fonseca, que me levou para a Rádio Continental.  Permaneci ali, tentando, insistindo, mas, enfrentando a dificuldade de uma pronuncia incorreta, uma respiração ruim, que comprometia o sonho de tornar-me radialista. A minha vida mudou depois que fui encaminhado até a Profª Evany Medina, que ensinou-me a usar o diafragma, a respirar corretamente e a emitir bem os fonemas. Se me tornei locutor devo à ela... e à muita insistência minha. Bastante novo tive a chance de seguir carreira no Rádio do Rio de Janeiro, o que não aconteceu por proibição de meu pai. Não me arrependo.  Passados 55 anos, aposentado do Banco do Brasil, mas, não do rádio, posso fazer com gosto o que me dá mais prazer na vida:  Produzir e apresentar o meu programa diário de Rádio, ao lado de valorosos companheiros, como Carlinhos Manhães, Diego Machado,  Sergio Tinoco, Ivan Granato, Benilton Muniz, Heroito Pereira Pares, Fernando Melo e Marcelo Sampaio. Posso gabar-me der haver reunido uma equipe que todas as tardes divide comigo este momento de prazer! E agradeço a Deus por ainda ter espaço!
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial da Prefeitura Esclarece Gastos da Semana Regional de Saúde
19/02/2016 | 15h50
NOTA DE ESCLARECIMENTO A Prefeitura de Itaperuna esclarece a população, que está sendo veiculada em redes sociais, uma série de MENTIRAS sobre o evento “Semana Regional de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador”, realizado de 07 a 11 de dezembro de 2015, no Mercado do Produtor, BR 356, Km 2. A verba utilizada para a realização do referido evento é REGIONAL, proveniente do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), portanto, NÃO HÁ NENHUM CENTAVO DE RECURSO DA PREFEITURA DE ITAPERUNA GASTO COM ESSE EVENTO. Os recursos do CEREST foram aplicados apenas em atividades referidas à saúde do trabalhador, como foi o caso da Semana Regional. ESTA É UMA VERBA CARIMBADA QUE SÓ PODE SER UTILIZADA NESTA ÁREA. Vale destacar ainda, que o evento foi direcionado ao servidor público da Região Noroeste Fluminense. MAS, O QUE É CEREST? Criado a partir da Portaria Ministerial 1.679/2002, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), juntamente com as áreas técnicas de Saúde do Trabalhador, nos âmbitos estaduais e municipais de saúde, tem o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS. O CEREST - Noroeste abrange 14 municípios, entre eles, Itaperuna, onde se localiza o polo regional. Os demais municípios são Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Natividade, Miracema, Porciúncula, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. A Prefeitura de Itaperuna REPUDIA TODO E QUALQUER TIPO DE MANOBRA ELEITOREIRA, com o intuito de tentar desestabilizar a atual administração, que mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela crise que assola o Brasil, vem conquistando uma série de vitórias para o município. COMO POR EXEMPLO: construção de escolas, como é o caso da E. M. Santa Paz e E. M. Sítio São Benedito; construção e reforma de Unidades Básica de Saúde (UBS), nos bairros Surubi, Aeroporto, Carulas, Cehab, Boa Fortuna, Boa Vista (Matadouro) e Presidente Costa e Silva (João Bedim), além do distrito de Aré; obras de pavimentação com paralelepípedos, serviços de drenagem e passeio no Loteamento São Manoel; construção de quadra esportivas, como no Surubi e no distrito de Boa Ventura; construção de creche na E. M. Humberto de Campos; pagamento do salário dos servidores em dia; dentre muitas outras ações. INFELIZMENTE HÁ PESSOAS TENTANDO A TODO CUSTO DENEGRIR A IMAGEM DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO. Realmente, existem obstáculos a serem superados, mas, todos os esforços em prol de melhorias para o município estão sendo empregados e os resultados positivos já estão aparecendo, incomodando aqueles que tentam enganar a população com manobras eleitoreiras.  Prefeitura de Itaperuna [caption id="attachment_8116" align="alignnone" width="259"]Foto Blog do Adilson Ribeiro Foto Blog do Adilson Ribeiro[/caption] ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O QUE ESTÁ NAS REDES E MOTIVOU A RESPOSTA DA PREFEITURA: Uma foto do vereador Dr. Vinícius com um texto sobreposto em que, dentre outras coisas, diz "Em um momento crítico da economia nacional, com reflexos terríveis em nosso estado com repasses reduzidos a prefeitura gasta R$ 630.921,83..." ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A OPINIÃO DO BNB-BLOG NINO BELLIENY Se as artes da Política esfriaram na cidade um pouco antes do Natal, dando uma falsa impressão de paz, passado o Carnaval, voltaram quentes. E a tendência, é ferverem nos próximos meses.  
Comentar
Compartilhe
O MELHOR DAS TÉCNICAS DE OPERAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA NA SELVA EM ITAPERUNA
19/02/2016 | 11h12
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tudo preparado para amanhã, às 07:h, começar o 1º Curso de Sobrevivência na Selva de Itaperuna, o Jungle Ops. Instrutores de comprovada experiência estarão ensinando técnicas tradicionais e também avançadas, de como se comportar em uma área inóspita e sobreviver. O curso é uma iniciativa do Grupo Arkanjos, que reúne na Cidade da Pedra Negra, praticantes de um esporte cheio de adrenalina, comprometimento, aventura, seriedade e honradez, além de resistência física, habilidades psicomotoras e sabedoria. É o Air Soft, uso de alto rendimento da tática e da estratégia de combate, numa simulação em que, armas de pressão, com projéteis não letais, passam uma forte  sensação de realidade, parecido em tudo com uma batalha, menos, é claro, com as baixas de vidas que toda guerra causa.   William Couto, Venon Jr., e  Rafael Freitas, são membros do Arkanjos e como todo o resto do grupo, estão empolgados. Além das instruções de sobrevivência, eles vão combater dentro da mata. O curso dura 35 horas, com poucas horas de sono, alimentação reduzida, conforto zero e pressão psicológica em terreno lamacento, mata fechada e todos os tipos de adversidades previsíveis e imprevisíveis de uma Operação Selva.   Os instrutores estão dentre os melhores do mundo, são cascas-grossas, acostumados a todo o tipo de ação,  com treinamentos em todo o mundo. E a partir de amanhã, em uma área ainda preservada de Mata Atlântica, em algum lugar do município de Itaperuna, 45 homens, entre civis e militares, serão treinados nestas artes.   O curso é tão levado a sério, que, entre outras exigências, só participa quem estiver em dia com a Justiça: uma declaração de Nada Consta terá que ser apresentada no início dos treinamentos. E não é só isso. Para William Couto,  um sonhador que vê mais um sonho dele e dos amigos começar a realizar-se, honra é uma atitude imprescidível para os participantes do evento. Por isso, tanto cuidado em relação à segurança. E o caráter de cada um faz parte deste processo.   Toda a prática será coordenada pelo Special Combat, entidade criada por 2 visionários e amigos acima de tudo, para oferecer treinamentos com alto nível e custo-benefício, dando aos que tiverem a oportunidade de ingressar em um dos muitos cursos oferecidos,  acesso ao melhor. A empresa tem base operacional em Santa Catarina, na cidade de Navegantes. Um dos principais temas é a Sobrevivência em Matas, mas, também trabalham com Operações Urbanas. Atendem a estilos variados de pessoas,  como biólogos, bombeiros militares, militares, policiais, agentes de segurança privada, praticantes de Air Sof, aventureiros e quem mais quiser aprender técnicas que podem significar a diferença entre vida e morte. Perguntem isso a quem sobreviveu, por exemplo, à uma queda de avião em área de mata e ficou dias até ser resgatado, ou a qualquer pessoa que tenha passado por algo semelhante. Para quem tem conhecimentos, certamente, foi mais fácil. Embora, esse seja um fácil bem difícil. Por isso, a oportunidade que itaperunenses e cidadãos de outras regiões e estados terão amanhã e domingo, ( término ao meio-dia), é de grande valor. O BNB-BLOG NINO BELLIENY VAI PARTICIPAR DO CURSO, MOSTRANDO TUDO EM EDIÇÃO ESPECIAL NA SEMANA QUE VEM images (18)download (9)boonie-hat-chapeu-militar-kryptek-mandrake-selva-airsoft-141301-MLB20302809720_052015-Oimages (17) cache? d1lyucid59bx7sigytclhsbcy selva
Comentar
Compartilhe
Quem Reclama Só Reclama Quase Sempre Nada Faz
19/02/2016 | 08h59
UMA CIDADE DE 40 MIL HABITANTES ENSINA ÀS MAIORES Por Eunice Gama* Prestem atenção ao vídeo ao final. Ele mostra o aumento de salário dos vereadores em Oliveira - MG, cidade natal de meu marido, e também, o exemplo de cidadania. Reivindicações feitas pelo povo e para o povo, de maneira, organizada e coerente. Sem baderna e sem barganhas.  Para que isso acontecesse em nossa cidade, bastaria o povo tomar consciência e começar a frequentar as reuniões na câmara dos vereadores, por lei,  aberta ao povo. Alguém já foi em uma sessão legislativa aqui em Itaperuna? Seja sincero!. Quero ver político corrupto entrar no poder quando o salário for o mínimo. Nós brasileiros temos que mudar essa cultura do "Se dar bem a todo custo" que vem dos pequenos atos como por exemplo, receber troco a mais e não devolver, fingir que está dormindo para não ceder lugar ao idoso, furar fila, dar um jeitinho para se conseguir as coisas,  entre outras pequenas ações que considero pequenas grandes corrupções! Vamos parar de reclamar e mudar, pois reclamar do prefeito e vereadores é fácil, quero ver tirar a bunda do sofá e ir lutar de maneira adulta, como esses Oliveirenses fizeram com garra e atitude.   https://www.youtube.com/watch?v=rhUxz5-j2lc *Eunice é  psicóloga e consultora de negócios.
Comentar
Compartilhe
É Disso Que O Mosquitinho Gosta
18/02/2016 | 19h01
===================================================================================================================================== Enquanto isso em Itaperuna City... 12713947_570304243138997_1847224280_n mosqui Fotos- LeitorLigado
Comentar
Compartilhe
Bomba! Ex-Prefeito pode ser vice de Prefeitável Médico
18/02/2016 | 12h51
BNB EM 1ª MÃO É muito forte a possibilidade do ex-prefeito de Itaperuna,  Fernando Paula, vir a ser o candidato a vice-prefeito do médico Marcus Vinícius, atualmente na Rede Sustentabilidade. Mudança de partido também é outra variante na estratégia do oftalmologista, muito festejado no ano passado quando entrou para a agremiação partidária,mas, agora, a Sustentabilidade pode ficar sem ele. E um novo nome, ainda em estudos, ocuparia o doce balanço da Rede. É esperar e conferir, afinal, em época de eleições, os ventos mudam muito bruscamente.   voto-com-urnas-eletronicas  
Comentar
Compartilhe
Zika Zero Não Pode Ser Utopia
18/02/2016 | 00h32
A Zika tá solta, a Dengue e a Chikungunya acompanham a farra. E quem se dana é o povo. Por isso, a Redentor, uma das mais influentes e respeitadas instituições de Ensino Superior do Estado do Rio e do Brasil, começou ontem uma campanha de conscientização. E traz esperança de vitória, afinal, não é possível que um minúsculo ser, que, absolutamente não tem culpa de nada, continue fazendo tantos estragos. Como assim não tem culpa? Tente ensinar um mosquito a não picar alguém. Está no DNA dele. Ensinar gente a ser gente deveria ser mais fácil. Infelizmente não. Isso nos torna os verdadeiros culpados, com o nosso desleixo, o desrespeito ecológico, a nossa mania brasileira de deixar para depois, de esperar pelo tempo frio, de esperar que o Governo faça tudo, enfim, de culpar os outros e não assumir as responsabilidades, enquanto o Sr. Aedes Egypt se multiplica.  Nós, Humanos, Juntos Somos Mais Fortes. Essa frase vale para muitas outras frentes, mas, no momento, o sentido é este mesmo: derrotar um inimigo à cada dia mais forte. Ou ser eliminado por ele.   juntos somo s

Redentor 10 X Zika 0

Comentar
Compartilhe
Coluna WS Especial- A Gata do Surf é de Italva
17/02/2016 | 19h04
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ws

 BY WILLIAM SOUZA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 291666_209238255802846_206336239426381_568915_3677745_o

 LUDYMILLA REIS

Ela é de Italva-RJ e atualmente  mora em Saquarema-RJ, onde posou para a fotógrafa Leidy Reis, a convite da Escola de Surf  Saquarema.
55091104-127f-4883-b55d-fd64b4b59a15 9adc1f3f-ddf5-4b5e-a423-e1a90cc5cabd 4d5b4d65-2ec1-409b-94b0-b7715d9396c5 d1c1e402-9aae-4269-b8f3-c3362cc51bbb 08c12d21-d967-4021-8dd8-204fced2221c a32de56e-02cc-4c24-a5fd-39ee41d5de9f ea4e99df-8645-4e85-85a3-94c55f2a3e55 25c49069-7c3b-492c-9908-e662ca096b4e 2669ef3b-4861-4074-bdf7-e02c2fffeebf 28c5510d-327e-4c30-8be6-6e02abeb9786 9a2e659c-6d90-41c9-bad8-c9f020c8445c Garota1
CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESCOLA DE SURF SAQUAREMA AQUI
Comentar
Compartilhe
O Medo de Ser Realmente Livre Politicamente
17/02/2016 | 09h57
Por Angelo Lorenzini* Presenciamos neste blog a oportunidade dada a todos frequentadores de redes sociais: um debate  gerado depois de uma reportagem sobre bueiros entupidos em uma rua de Itaperuna.  Um dos muitos casos da nossa querida cidade.Pergunto qual o percentual de participação dos cidadãos itaperunense? O debate foi intenso, embora respeitoso, mas, polarizado. Muitos comentários, mas, poucos comentaristas. Curtir, tem a sua importância também, mas, nos comentários é que vemos como anda a insatisfação do povo. E aí, quem se preocupa, comenta, argumenta, se sente quase sozinho, botar a cara na reta, poucos têm a coragem, então, como querer defender a quem não está interessado em ser defendido? É a eterna luta entre  Davi e Golias, os caras que defendem a administração atual, têm rádio à disposição 24 hs por dia, têm empregos e cargos comissionados, isto é,  contam com infraestrutura e o mais importante, tempo para ficar  patrulhando as redes e neutralizar qualquer informação passível de virar notícias contra seus patrões.  E nós, temos  apenas uma pedra e um estilingue, o estilingue é a informação que gera o debate,  a pedra é a população, só que, quando você estica a atiradeira e se abaixa para colocar a pedra, o que acontece? Ela se esconde atrás da mediocridade, mergulha no complexo de inferioridade em que acredita ter e se esquece que juntos, podemos acertar  a testa do gigante. E para ilustrar isso em âmbito nacional,  uma foto e uma frase que nos faz pensar. Encontrei  no Facebook, a mais popular das redes no Brasil e no mundo, na qual, ainda existe uma certa liberdade de expressão, embora, mal aproveitada em nossa cidade, pelas razões  por mim citadas, inclusive, o medo de todas as portas se fecharem, num lugar onde poucas portas existem.   big mac
*Ângelo Lorenzini é  advogado e empresário.
Comentar
Compartilhe
Livro Ajuda Idosos de Porciúncula
16/02/2016 | 13h22
Venda de livros em Benefício do Lar dos Velhos de Porciúncula
Os membros do Rotary Club de Porciúncula estão vendendo o livro “Gente”, uma coletânea de crônicas feita por 23 escritores, organizada por Christina Ramalho e J.G. Pascale.  Uma das escritoras, Karina Achôa, esteve em Porciúncula, no mês de novembro passado, eum noite de autógrafos no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Cada exemplar custa R$ 20,00. Metade do valor  vai  ser doada para o Lar dos Velhos, respeitada instituição da cidade. A Secretaria de Cultura do município apoia a iniciativa.
rotary
rt
   
Comentar
Compartilhe
Debatendo uma Rua e seus Bueiros Entupidos
16/02/2016 | 08h44
Essa semana, a foto de um morador do Bairro Cidade Nova, considerado área nobre em Itaperuna,  publicada essa semana no Blog, gerou, como bem diz o famoso radialista de Campos dos Goytacazes, Nilson Maria, um "Acalorado Debate" no Facebook. O BNB-Blog Nino Bellieny reproduz os comentários, devidamente autorizado pelos participantes, na intenção de mostrar os variados sentimentos em relação a um problema urbano, nem muito difícil de ser resolvido. Relembre a matéria AQUI e depois, analise as opiniões abaixo:   rua porto alegre
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini E os caras tem a cara de pau de passar o fumacê as 05h. Vai desentupir  os bueiros, Sr. Prefeito, em vez de acordar cedo e ficar na padaria tirando foto!!! Tá enganando a quem?
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira LIXAO, DEPOSITO DE MOSQUITO. VAI LÁ.
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro "Se cada um varresse a calçada da sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa" - (Jean Vien Jean)
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Os bueiros entupiram, com certeza, por causa do desleixo dos que não cuidaram de suas calçadas... é a ordem natural....
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira E também é normal a prefeitura limpá- los.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini O cara ganha um caminhão de dinheiro pra quê?
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Os bueiros entupiram pq existem cidadãos que ainda defendem as administrações populistas em troca de cargos públicos, o estoque de óleo de peroba acabou em nossa cidade faz muito tempo!!!
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Sou concursado e não necessito de boquinha como muitos que já passaram pela Prefeitura, e só acho que a população, idependente de quem esteja no governo, se é A ou B, tem que assumir suas responsabilidades. Pois a questão da dengue, zika ou chikungunia é mundial e não local. Fazer deste tema um tema polêmico político e partidário, sim, é populismo.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Não é pq vc é concursado que não possa pela sua capacidade profissional ter cargo de confiança, certo?
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini O que não pode é imputar no cidadão o erro de administrações que há anos vem cometendo as mesmas mazelas, o bueiro da foto, caso o Sr. não saiba onde fica, está nos fundos da Leite Glória em frente à unidade do Detran, que infelizmente tem calçada e é num órgão público e que deveria também estar varrendo a calçada. Este bueiro está entupido a muito tempo!!!!
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini O que precisa é ter vergonha na cara quem administra e quem defenda administrações deste tipo, pq é a saúde das pessoas que a muito tempo vem sendo tripudiada por pessoas sem nenhum compromisso com a sociedade!!!
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini E que saber? Mais chora aquele por onde sente saudades!!!!
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Vergonha na cara eu tenho e vc sabe muito bem pq vc me conhece.... quanto ao compromisso eu já tirei dinheiro do meu bolso para limpar quintal de vizinho que estava cheio de vetores e abandonado. Não defendo administração defendo ação da população naquilo que lhe cabe e nisto dou exemplo.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Vc defendeu sim quando disse que os bueiros estão entupidos pq nós não varremos nossas calçadas. Vc sabe muito bem, como homem público que, quando são feitas as varreduras das ruas, é deixada nas sarjetas vários montinhos de lixo que apodrecem ou as chuvas levam para dentro dos bueiros.Diante desses fatos, a partir de agora irei fotografar e enviar para o seu zap. Por isso é que me insurgi contra sua defesa, e é pq eu o conheço que me decepcionei pela frase do Jean q vc além de publicar fez considerações imputando a varredura das calçadas ao entupimento dos bueiros, essa é minha defesa em favor da população!!!
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Parece que vc não entendeu nada da frase do Jean.... tsc tsc tsc...
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini A frase eu entendi, só não entendi vc ter usado a varredura da calçada com justificativa para os bueiros entupidos!!!
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro É simples o entendimento: quando não se limpa a frente da casa toda a sujeira vai se juntando e quando vem a chuva é carreada para os bueiros, ribeirões, rios, riachos, lagoas e etc... Espero ter sido entendido agora... A frase foi neste contexto...
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Se vc acha que não varrer as calçadas no final do dia é motivo suficiente para entupir bueiros, é sua opinião, que respeito, só não concordo!!!
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Vc não tem que dar explicação a mim, vc tem que explicar para quem paga imposto, que ele é o culpado pelos bueiros entupidos por não varrer sua calçada, pq a sua explicação a mim não me convence e vamos parar por aqui, até pq sua opinião como já disse respeito, só que o direito de divergir eu tenho e intelecto para entender frases colocadas impropriamente também, parabéns pela defesa de sua tese!!!
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Fazer o que né..... Então tem que mudar toda uma mídia mundial que fala justamente o que eu acabei de falar.... E por falar nisso esses bueiros estavam entupidos em 2009.. 2010.. 2011.. 2012..
Thiego Ladeira
Thiego Ladeira Além de educação ambiental o poder público tem que fazer a sua parte. Independente dos governos passados.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini E vc fez parte desses governos e os outros também ou vc esqueceu a vc é funcionário e atuou em várias secretarias?
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Sou Funcionário Público desde 1998....
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Exatamente então fez parte de todos os governos desde essa data!!!!
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira UAI PRA QUE SERVEM OS VARREDORES DE RUA? NAO ENTENDI ÉSSA POLÊMICA, VINICIO.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Todo populista tem amnésia ( vide o Lula, a Cristina Kirchner e Nicólas Maduro) e os defensores também!!!!
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira A gente paga tudo, e ainda tem que limpar a rua? Me poupem.
Angelo Lorenzini
Angelo Lorenzini Alguém não está fazendo o dever de casa!!!!
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira Mas tá recebendo, claroooo.
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira Essa empresa que cuida das ruas tá uma vergonha, e ainda querem mais da gente? Nao entendi o posicionamento do M. VINICIO.
Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Marcos Vinicio Dias Ribeiro Ela sempre cuidou das ruas né??? Em todos os governos anteriores.....
Ivonete de Oliveira
Ivonete de Oliveira MAS, AGORA TÁ DEMAIS, TUDO Muito SUJO.
Comentar
Compartilhe
Escola Nova em Raposo
15/02/2016 | 18h24
================================================================ ================================================================ As imagens feitas pelo fotógrafo Marcelo Nunes, do Departamente de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna, mostram a Escola Municipal Santa Paz, em Raposo, a Capital do Turismo Itaperunense, em avançado estágio de construção. O antigo sonho dos moradores de uma estrutura moderna para os alunos, começa a se tornar realidade. 3828c569-434e-410e-8f3c-4e96916c303e 7c105495-3395-4afc-9222-6625a590fc14 cc62b680-53d7-4137-ba24-7cc4eadfc49c 7656835f-b927-4331-a13c-3e830d447803 raposo
Comentar
Compartilhe
A Tradução de uma Cidade em um Simples Anúncio
15/02/2016 | 16h12
=========================================================================================================================== gelo e fogo ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Quem conhece bem Itaperuna, (e isso, grande parte dos próprios itaperunenses não conhece), sabe como a cidade é. Não só quente no sentido literal da palavra, mas, em outros múltiplos significados lembrados pelo substantivos concretos aparentemente diferentes chamados carvão e gelo: um a oferecer calor imediato e outro, a resfriar bebidas e a esfriar relações com súbita facilidade, ao sabor das conveniências, principalmente as políticas. Gelo e carvão, artigos de grande comercialização, necessários para os churrascos, as festas, a vida a ser comemorada. Carvão e gelo, opostos e parceiros, ambos queimam, basta segurá-los na palma da mão, apenas com diferença de tempo, combustão e transformação para sentir. Toda cidade tem seus mistérios. Seja grande ou pequena, aqui ou na China. Desvendá-los requer tempo e agudo senso de observação. Viver e sobreviver são exercícios diferentes de pareceres semelhantes, mas, somente isso e nada mais. Itaperuna se revela nas suas incogruências e só não vê, quem não quer ou finge não ver. Nos bairros periféricos mal iluminados, de ruas empoeiradas ou enlameadas, na precariedade de barracos ao lado de casas magníficas, nas grandes construções comerciais rodeadas por vias esburacadas, nos bairros chiques também mal iluminados e de ruas igualmente negligenciadas. Uma cidade de contrastes, trastes e luxo, pobreza e riqueza em um mesmo espaço. Um organismo vivo a crescer desordenamente. Entender Itaperuna não é para profissionais. É para amadores. Gente que ame essa gente do Caminho da Pedra Negra, gente que ame gente. O maior patrimônio desta cidade é o seu povo. Gentil, assustado, calado, sofrido, adestrado, apaixonado, apaixonante, único. Uma gente que trabalha. Que estuda. Que faz. E não recebe dignamente o tanto que merece receber, por parte de quem deve pagar. Um pagamento chamado consideração pública. Incluíndo lazer, espaços verdes, cultura, diversão, cidadania. Tanta coisa tão simples de ser oferecida se houver boa vontade. Disposição para fazer. Transformar como o carvão e o gelo se transformam. Para finalmente, ser uma cidade de verdade, onde todos tenham condições de viver como merecem viver. NinoBellieny 2aacc3ca-4f3f-4d50-9a6b-d263f4c997d9 Pode não parecer, mas, a imagem é de uma rua na sede do município de Itaperuna. Um bairro com nome, casas, vidas. Existem dezenas iguais à esta. É normal isso? Fotos-NB
Comentar
Compartilhe
Esse Ano Foi Igual Aquele Que Passou
14/02/2016 | 15h02

O Não-Carnaval em Itaperuna

Por Thiego Ladeira Eu já sabia que não teria Carnaval em nossa cidade. Nenhuma novidade. Aliás, todo mundo já sabia! Até avisei uns dias atrás pelas redes sociais que usariam a famosa desculpa da "crise". Boa parte das prefeituras da região, anunciou que não faria o Carnaval oficial de suas cidades com a desculpa de investir em outros setores, inclusive na Saúde. Segundo alguns especialistas, tudo não passa de ‘demagogia” a decisão de alguns prefeitos em cancelar o carnaval para priorizar a Educação, a Saúde e até mesmo o pagamento dos salários em atraso dos servidores. ” Em lei é previsto que qualquer investimento público é definido na elaboração da peça orçamentária de acordo com a importância de cada setor e com o grau de prioridade e de atuação que poder público propõe para atender as necessidades da sua população." “A Educação e a Saúde recebem repasses federais e possuem orçamentos, 25% e 15%, estabelecidos pela própria Constituição, o que demonstra a falácia dos que justificam o cancelamento do carnaval para investir nessas áreas consideradas prioritárias. Deixar de investir em Cultura não vai resolver os problemas da péssima qualidade de ensino e da assistência médico/hospitalar. Tampouco servirá para colocar em dia a folha de pagamento dos servidores. A verdade é que cada secretaria vale quanto pesa, sem que seja preciso deixar de investir em um setor em função de outro. ” A responsabilidade por tudo isso, não se justifica em “ter ou não ter o Carnaval”, mas sim da “incompetência e do desvio do dinheiro público”, porque remanejam como bem entendem os recursos previstos pelo orçamento, tudo isto com a “coparticipação ou a omissão” da grande maioria de nossos vereadores. Alegar que o Carnaval é “despesa ou que é obra do encardido", só porque não gostam, não é justificativa plausível para quem lida com uma cidade do nosso porte. O pior é que não só os gestores, mas, parte da sociedade desconhece sobre a capacidade da Cultura em transformar a vida das pessoas e em gerar riquezas e empregos. Pode-se muito bem fazer uma festa mais barata e de acordo com a capacidade econômica de cada município, com atrações locais e estaduais. “Segundo o professor Guilherme Moura falando do retorno financeiro do Carnaval, a questão de geração de emprego tem sua relevância não só momentânea, com a criação de vagas temporárias, mas também no desenvolvimento e qualificação posterior que esta possibilita para a região. O professor ainda aponta que, a vantagem para estas cidades diante das demais que não possuem na festa popular uma época de fluxo intenso de turistas, se dá pelo fato de “ter um incremento econômico durante o período, enquanto as cidades que não têm o Carnaval, ficam economicamente paralisadas pelo feriado”. images (16) As pessoas que não tiveram condições de viajar para as praias ou a outros lugares ficaram como? Sem direito ao Lazer e a Cultura? Engraçado que ninguém nos altos cargos comissionados diminuiu ou deixou de receber o salário por causa da “crise”. Os salários caíram na conta deles todo mês certinho. Um bom exemplo do porte de nossa cidade é  Diamantina-MG, situada a 290 km de Belo Horizonte, com população de aproximadamente 45 mil habitantes e que tem no período do Carnaval um momento forte para a economia, sendo considerada a festa de maior importância da região. Neste ano, a estimativa é a de que a cidade tenha recebido 50 mil foliões por dia, com possiblidade do turista ter gastado uma média de R$ 900 a R$ 1,1 mil nos quatro dias de festa. Então, esse “papo” de economia é puro "oportunismo eleitoral”. A atual gestão completou 4 anos sem um evento cultural digno do porte de nossa cidade, apesar dos vários turistas que aproveitaram o feriadão do Carnaval e vieram `a sua terra natal para estar com os familiares. Percebemos inclusive que, estes turistas, não tinham onde gastar dinheiro, porque não havia “nada”, literalmente “nada”. Os supermercados e padarias abertas, foram as únicas alternativas de consumo, e se notou um certo movimento, mas, após o sábado de Carnaval, Itaperuna virou uma “cidade fantasma”. Os mesmos turistas que aqui estavam, buscaram outras cidades para gastar, porque aqui não aconteceu “nada, em lugar nenhum”. Não tivemos nada o que comemorar neste Carnaval, afinal o direito ao Lazer e à Cultura. é  previsto na Lei Orgânica e na Constituição, trata-se de um direito, não de um favor. Existe um ditado que diz que “o ano só começa depois do Carnaval”. Que nossos governantes parem de se omitir e passem a reconhecer seus erros, afinal, já estão quase encerrando o mandato e   mais um Carnaval se passou em brancas nuvens, porém o ano nunca começa de verdade. Por que será?
Fonte: Carnaval: Contribuição para Economia do Brasil, ABEOC / Sergio
Matias.
Comentar
Compartilhe
Na Guerra Contra o Mosquito o Inimigo Nem Sempre é o Próprio.
13/02/2016 | 21h00
======================================================================================================================================rua porto alegre ====================================================================================================================================== Itaperuna, Bairro Cidade Nova, Avenida Porto Alegre, em frente ao Detran, fundos da Fábrica de Leite Glória-( Quatar): Alagamento causado por entupimento dos bueiros entupidos é caso antigo. Piscina para o Aedes Aegypit, que precisa apenas de 48h para nascer, depois da postura do ovo,  com o embrião já formado e pronto para eclodir, ocorrendo  em boas condições de água, como as da imagem feita por um morador da área. Exército Brasileiro, Guarda  Civil Municipal, Agentes de Saúde, uma verdadeira força tarefa montada pelos poderes públicos se esforça no combate, mas, uma única foto mostra que há muito, muito ainda o que fazer.
Comentar
Compartilhe
Mais uma Lei é Desobedecida em Itaperuna
13/02/2016 | 13h49
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ carroc?a ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No dia 8 de janeiro deste ano, o governador Luiz Fernando Pezão sancionou, a Lei 7.194/16, que proíbe o uso de animais de tração para transporte de materiais, cargas ou pessoas em charretes, carroças e demais materiais usados para tração no Estado do Rio. A exceção existe apenas para para os animais utilizados em áreas rurais,  necessários como meio de locomoção e sustento, e em turísmo, a exemplo de Paquetá, Petrópolis e Praça dos Cavalinhos, na  Xavier de Brito, na Tijuca, Rio. AS FOTOS AQUI, FORAM FEITAS POR DEFENSORES DOS ANIMAIS,  EM ITAPERUNA, TODAS NA ÁREA CENTRAL,  100% URBANA, PORTANTO, AS ATIVIDADES  MOSTRADAS NÃO SE ENQUADRAM NAS EXCEÇÕES  PREVISTAS, ESTANDO  TOTALMENTE FORA DA LEI. Quem for flagrado infringindo a determinação governamental será punido de acordo com a legislação relacionada a maus-tratos com  animais. Com a palavra, as autoridades... UMA PERGUNTA A Lei se preocupou em criar alternativas de trabalho para quem depende deste meio de sobrevivência? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O editor da Revista Estilo Off, Marcelo Nascimento opina:
Marcelo Nascimento
  Sou plenamente a favor da lei. Já passou da hora de extinguir essa atividade jurássica . Porém, o melhor seria fazer um cadastro de quem já atua há anos e deixa - los finalizar suas atividades em paz, já que dificilmente conseguiriam renovar - se em quaisquer outras atividades, mas, que não se deixasse herança nesse sentido. Ou seja, que ninguém mais assumisse esse tipo de trabalho.
Comentar
Compartilhe
Quando as Almas se Tocam
13/02/2016 | 13h19
=======================================================================================================================================
Com uma nova e reforçada  proposta de abrir espaço para os talentos locais e regionais, em quaisquer temas, o BNB traz um texto de uma consagrada psicóloga e educadora. Vale ler e sentir o carinho de um texto feito... no meio da noite.
A DIFÍCIL ARTE DE ESCREVER
Dura Ferrer
É meia-noite. Um amigo me chama no Facebook e pede para eu escrever um texto uma crônica, algo que transmita alegria e prazer aos leitores do Blog dele. Parei por instantes e fiquei pensativa. Se eu pudesse falar seria mais fácil, mas encontrar palavras que tocam o leitor, é difícil, muito difícil.
Eu poderia escrever sobre aquilo que me fascina e que leio: como tocar a alma das pessoas. E aqui estou eu, tentando dizer: Tocamos a alma quando paramos para atender a um pedido de um amigo. Tocamos a alma das pessoas, mesmo que só olhando  e acenando de longe. Tocamos a alma quando falamos sem cobranças . Tocamos quando usamos uma voz melodiosa em um momento estressante. Tocamos a alma das pessoas quando simplesmente atuamos sem interesse, mas com intuito de ficarmos mais próximos. Tocamos a alma das pessoas quando mandamos uma postagem sem endereço, mas, fácilmente identificada por quem a recebe. Tocamos a alma simplesmente em total silencio em uma noite de chuva ou em uma noite enluarada. Tocamos, por que, somos tocados pela inefável brisa do bem querer, tornando nossas vidas mais leves, com as asas abertas na imensidão do amor.
12670181_1253656118005757_5441712959404612578_n
Comentar
Compartilhe
De Médicos e Sentimentos
13/02/2016 | 01h30
Roberta Xavier é médica. Tive o prazer de conhecê-la quando estava iniciando o 1º período da FMC-Faculdade de Medicina de Campos, durante uma das Expos Agropec de Campos-RJ. Ao lado de sua mãe, era ainda uma menina cheia de sonhos e objetivos, Parte deles conseguiu ao se formar. E agora, a convite do BNB-Blog Nino Bellieny, nos faz pensar com uma simples, cortante, forte e inquietante frase de poucas palavras, porém real como uma pedra que se lasca da montanha e desce com toda a força passando por tudo o que estiver pela frente:

 11813258_946468842085318_6394894901549627296_n

ESTAÇÕES DIFERENTES

BY ROBERTA XAVIER 
Eu não quero razões, não preciso de desculpas, nem de sorrisos sem vontade. Eu desejo apenas o contráriio de tudo isso. E se eu precisar explicar o que é contrário, passe batido, não estamos na mesma sintonia. Quem sabe um dia, quem sabe não. Quem tem que achar a estação certa, é você. A minha, estou rumando para lá. E como são muitas, muito ainda irei mudar com o que aprender em cada uma, mas, garanto, meus trilhos são em frente. E para lá que eu vou.
 
Comentar
Compartilhe
O Repórter de Bermudas Entra em Combate
12/02/2016 | 16h31
====================================================================================================================================== Paulo Roberto Boechat Rodrigues, é de Itaperuna e foi batizado pelo BNB como o Repórter de Bermudas. Com muitas idéias na cabeça e uma câmera na mão, mostra assuntos variados da cidade, sempre de modo rápido e objetivo. No vídeo abaixo ele ensina como dar um jeito no zikeiro mosquito que vem dando um baile nas autoridades. 12670273_964653666962509_6142434211347706426_n https://www.youtube.com/watch?v=oekf8a-kAnc&feature=youtu.be
Comentar
Compartilhe
Não Tem Pra Ninguém: Laje Fez O Melhor Carnaval do Noroeste
12/02/2016 | 16h06
O BNB-Blog Nino Bellieny- pediu ao jornalista e advogado Heraldo Galliters Bernardo uma matéria sobre o Carnaval de Laje de Muriaé, vizinho município de Itaperuna, que fez uma festa irrreprensível e de muito sucesso. A cidade lotou, o comércio faturou,  o povo brincou e tudo deu mais do que certo, com alegria, organização, segurança e tranquilidade.

Laje do Muriaé-RJ realiza o melhor carnaval da região

POR HERALDO GALLITERS A festa do Rei Momo na pequena e simpática Laje do Muriaé foi a melhor da região, e quem afirma, são os moradores da cidade e os turistas, que se esbaldaram. Foram sete bandas diferentes que agitaram a galera, sendo duas delas do próprio município. Laje recebeu visitantes de toda a região: calcula-se que mais de três mil pessoas, por noite, estiveram na Praça Padre Martins, transformada em passarela do samba. Este ano, foram montadas arquibancadas nos dois lados da avenida, dando conforto aos visitantes, principalmente para os idosos. A abertura na sexta-feira contou com o desfile dos blocos EDUCAsamba, (composto por alunos da rede pública de ensino), e CarnaTOURO. Depois, a banda FLASHBACK, genuinamente lajense, estreou no palco principal, fazendo um tremendo sucesso.  Na sequência, também de Laje, o Grupo Delírio não deixou a animação cair. No sábado, além dos desfiles dos blocos, se apresentou a  banda Flor da Jamaica. No domingo, desfilaram vários  outros blocos e a Escola de Samba Gresul, com  uma bela homenagen ao saudoso compositor lajense Romero Garcia. A Banda Fuzueira cuidou do resto do tempo com muita categoria. Na segunda feira, mais blocos e show com a eletrizante Banda Cinta Liga. Na terça feira, matinê às 18 horas, feita pela TJ SHOW, dando vez  aos foliões mirins. Um show a parte foi o Bloco das Piranhas, uma tradição local, seguida com muita irreverência. Os integrantes se concentraram na saída para Miracema e desfilaram até o Centro. Se apresentaram também, os blocos Boi Turuna, Estrela Brilhante. Fechando  o desfile a Escola de Samba Unidos do Rosário, em mais uma homenagem a Romero Garcia, além de fazer o mesmo em memória do jovem Anaoto José, falecido há alguns meses. A Banda  Los Gringos agitou a última noite, deixando  no ar um misto de alegria e futuras saudades.  Amizades foram feitas, amores nasceram, outros se desfizeram, mas, a festa, ganhou elogios de itaperunenses, miracemenses, paduanos, natividadenses, mineiros, cariocas e é claro, do cidadão lajense.  Foram momentos de muita folia, sempre terminando às 04h, dando tempo pra todos se esbaldarem. Barracas padronizadas, deram um toque diferente. Ponto para a prefeitura, a guarda civil municipal, a polícia militar do Estado do Rio, e todos os que trabalharam, acreditaram, se divertiram e fizeram um carnaval inesquecível, com pouco dinheiro, mas, muita criatividade e amor. [caption id="attachment_7986" align="alignnone" width="300"]Fotos-Heraldo Galliters Fotos-Heraldo Galliters[/caption] eba7607f-ff59-42e4-839e-585c42156313
O prefeito de Laje, Rivelino, com o itaperunense Dilolô
  55a502f8-5867-442a-bc58-a76d570ab29c lage 03d7a920-0a39-4713-83c1-7330e4d0eeee
Comentar
Compartilhe
WS ESPECIAL CARNAVAL 2016
12/02/2016 | 15h00
============================================================================================================================================================================================================================================================================ ws poster do carnaval

POR WILLIAM SOUZA

======================================================================================================================================

GRUSSAÍ, ATAFONA & SÃO JOÃO DA BARRA-

GALERA WS ESBANJA SAÚDE & ENERGIA

82795132-60a2-4399-acd8-ce2f9859f080 899eff75-571f-4cc3-8f1e-aad0f6be40f0 24f669ce-04fd-4ba4-ac5d-2f7e8a8f4b34 c741fdf8-d0f6-4c4e-90ce-1773a7caceb9 184fac4a-7ab5-463a-b561-e2cb9ca52b0e 6c082a0a-5318-4c02-a7bf-8c69e4a9bd08 418f2f88-367e-426d-9133-929dd0507740 36cfabb6-a2e5-44d8-a4d3-c5d8d80cd8a2 bbf096c3-e86b-4778-87a7-78f79a5af22d a4bf15a8-af1f-4755-a3e4-66ef526f4c94 4 2fee2e53-c6bd-481b-bb46-161d94e261b7 2 cardoso

E PARA QUEM FICOU EM CARDOSO MOREIRA

b229db48-3597-4295-bf73-dad52756c5e9 3ff9d4f4-833e-435e-a461-11988908f6f2 efeb2bc5-af6c-4574-8d49-fc2ea42b78f9 2b939d99-41e2-4c7f-8a09-3e041671ac3c 678a4165-357e-44ea-bfc6-ff4a0e85fd52 59b21686-f528-42ec-84d2-cd43828c99be 7633d52e-074b-4148-aa2e-98cf65cacab2 12e350c3-985f-4ada-b8c7-7717cef1d074 fd53fb9f-e1c9-4eb8-97c3-b97ffb9c326b dfd1b146-4b82-456a-a2c7-343694a266aa a505e72a-8875-4b84-aa0c-d3ae9f0c5665 c6ccbcc4-9f66-4cde-a46a-389065b2a3e2 b01b3c5f-93c9-4f95-b7ba-872c4b231b22 344e3b18-364a-401c-96cc-4e69ba625b52 cardosomoreira ws   ANIVERSARIANTE DE HOJE COM O CARINHO DA COLUNA Mariane Zabal Salgueiro ZABAL  
Comentar
Compartilhe
O Verme da Burocracia Tem Muita Fome
11/02/2016 | 21h57
POR LUCIANO DINUCCI O primeiro passo da burocracia para não resolver nada é emperrar qualquer iniciativa de melhora, com a criação de comitês, planos, programas com nomes pomposos e promessas de não onerar os cofres públicos, já ensinava o economista liberal Milton Freedman: "Não existe almoço grátis, uma hora a conta aparece. ". Portanto, toda vez que vejo um programa governamental, seja municipal, estadual ou federal, cheio de fanfarras ao ser lançado, fico imaginando, como estará isso dentro de um ano? Geralmente, o fracasso não demora nem isso. Meu país precisa de mais fé. Porque, deste jeito estamos caminhamos ao lado do precipício e vice-versa. vermes-causadores-de-doencas-620x426
Comentar
Compartilhe
Governo do Rio Recria Conselho de Transportes
11/02/2016 | 16h00

Governo recriará Conselho de Transportes e Logística com expectativa de ampla participação social

  *

Governo do Estado recriará Conselho Estadual de Transportes e Logística com expectativa de ampla participação social

Um grande passo começa a ser dado em relação ao planejamento das políticas públicas de transportes. O governo estadual está elaborando um decreto que recria, sem nenhum ônus para o administração estadual, o Conselho Estadual de Transportes e Logística. O CETL terá competências das mais diversas em matéria de planos, projetos, fiscalização e implementação de ações para a mobilidade e logística e estará sob a estrutura da Secretaria Estadual de Transportes.

Um dos fundamentos para a criação do CETL é aquele que considera o transporte como um direito social fundamental da pessoa humana, previsto no artigo 6º da Constituição Federal. A Lei Federal nº 12.587 de 2012 também é considerada. Ela trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Este Conselho funcionará na condição de órgão auxiliar da Secretaria Estadual de Transportes e seus conselheiros deverão ser representantes do poder público, da sociedade civil, através de diversas entidades, e das concessionárias de serviço público de transporte.

A garantia da participação social será um gesto muito bem recebido por diversos setores e o governo marcará muitos pontos junto à opinião pública. O secretário Carlos Roberto Osório já foi abordado em relação a este tema por representantes de algumas entidades, como o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro – FMU-RJ, de que a participação social contemplará um equilíbrio de representação no CTEL, fazendo-se valer e justificando ainda mais o seu retorno à estrutura governamental.

Garantindo a participação social de fato e de direito, o governo estadual será beneficiado com a ampliação do canal de discussão sobre os rumos que as políticas de transportes irão seguir, com a oportunidade de ouvir os usuários e vice-versa.

Se o objetivo é conciliar a qualidade das decisões sob aspectos de eficiência, não há a menor possibilidade de não haver participação social ou que esta participação seja para inglês ver.

A exemplo, destaco aqui entidades civis ligadas às associações de moradores. Quando se planeja a política de transportes de pessoas, sob as suas diversas variantes, seja o tipo de modal, integrações, a fiscalização dos concessionários e porque não dizer sobre os direitos e deveres dos profissionais que trabalham no sistema de transporte, como motorista do ônibus, cobradores, operadores do metrô etc estará se criando intervenções sobre o espaço urbano construído. A respeito disso há situações pertinentes aos moradores que precisam ser considerados pelo poder público e quem dará esse levante é a sociedade civil.

Um exemplo é quando se traça uma linha do metrô do ponto ‘A” ao ponto “D” e considera-se entre as diversas estações que serão construídas, que uma estação especificamente será sobre uma praça no ponto “B”. Os benefícios deste metrô em matéria de deslocamento afetarão positivamente os habitantes de todos os pontos A, B, C e D, no entanto, a população do ponto “B” considera que se esta estação for construída sobre aquela praça da forma que o projeto está contemplando, haverá uma agressão à paisagem urbana ou à história local, danos ambientais ou equívocos na logística dos acessos dos usuários para embarque e desembarque. Havendo a chance de um chamamento para essa questão, em tempo hábil, para melhoramentos no projeto, ainda na fase de planejamento, ninguém sairá perdendo, nem o governo, que terá a chance de conhecer antecipadamente como a população considera mais apropriado e será melhor beneficiada e nem o governo, que executará um plano mais próximo possível das necessidades da sociedade.

A participação social no Conselho Estadual de Transporte e Logística, num momento tão importante quando este, em que se discute o Plano Estratégico de Logística e Cargas – PELC, o Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – PDTU e se há em curso articulações para que os municípios promovam seus planos de mobilidade e que estes estejam integrados tanto ao PELC e ao PDTU, a participação social é fundamental, para que não apenas os planos estejam integrados mas que a população esteja integrada aos planos.

Julgar a experiência sem a teoria é um equívoco tão grande quanto crer que a teoria sem a experiência resolve tudo.

(Artigo reproduzido com autorização do autor e do site Diário do Rio)

**Guilherme Fonseca

Guilherme Fonseca Cardoso, é bacharel em Direito, Arquitetura e Urbanismo. É especialista em Gestão Pública, membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) do Clube de Engenharia do Brasil e do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Contato: [email protected]
Comentar
Compartilhe
Ivonete de Oliveira Mostra Berçário de Mosquitos
08/02/2016 | 12h47
Enquanto muitos aproveitam o Carnaval para descansar ou se divertir,  Ivonete de Oliveira, a Repórter Furacão, sai pela cidade e mostra uma das razões do Aedes Aegypti se dar bem em Itaperuna. Imagens-Fred Boechat-Tv Noroeste https://www.youtube.com/watch?v=RyAb-nRlLr8
Comentar
Compartilhe
Gordinho Gostoso em Grussaí
06/02/2016 | 10h24
Em Grussaí, a expectativa do Carnaval é o Bloco Gordinho Gostoso, em sua segunda edição. A concentração  começa às 14h na Rua Idalina Gomes de Souza - Rua da Igreja Batista, no dia 13 de fevereiro, fechando a semana de carnaval em São João da Barra. O GG surgiu na Calçada da Fama, na Quarta-Feira de Cinzas de 2015,   4 amigos que se reconheciam gordos sem culpas nem complexos, estavam ouvindo a música o Gordinho Gostoso, e tiveram a idéia de criar o bloco.
gordinhobloco
Com o apoio de outros amigos, gordos e magros,  conseguiram botar o  bloco na rua,  no primeiro sábado depois do carnaval. Quase desanimaram,  devido à exigência de diversos protocolos e providências que deveriam ser imediatas, porém, a  pressão para o Gordinho ir pras ruas, foi maior. Com o apoio da ex-prefeita Carla Machado, conseguiu-se um trio elétrico, banheiros químicos, tenda, mesas e alegorias.  A prefeitura também resolveu apoiar, permitindo fechar a rua para concentração do Bloco. E o Gordo Gostoso bombou sem dó.
gg
Este ano,  mais organizado e patrocinado,  tem até marcha de enredo gravada em estúdio profissional. Outra atração, é a 2ª eleição do Gordinho Gostoso. Segundo a diretoria do Bloco, todo gordo é irreverente por natureza e o concurso é muito divertido. Muitos outros blocos de carnaval de Grussaí e São João da Barra participaram da folia e voltam esse ano. A jornalista Verônica Mattos foi lembrada pelos Gordinhos Oficiais, como a primeira a cobrir o evento e é a convidada de honra para essa  segunda edição.
Comentar
Compartilhe
Bloco Na Hora H do Hugo em Santa Clara
05/02/2016 | 09h49
Da casa do papai, como diz o organizador Hugo Nunes, na Rua Quinta da Amendoeira, nº 297, na praia de Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana-RJ, sai no domingo, o Bloco Na Hora H. Depois de fazer sucesso em vários carnavais, pela primeira vez, vem organizado e produzido. Celebridades políticas, esportivas e artístiscas, como Alex do Forró e DJ Roni Miranda já confirmaram presença. Huguinho, é filho de Celinho Nunes, ambos de Cardoso Moreira e não perdem um verão na que, foi nos Anos 1980/1990, a mais badalada praia do lado esquerdo do Rio Paraíba do Sul, na Região Norte do Estado do Rio. Quem viveu o auge do Batelos, sabe bem. Agora, os bons tempos estão voltando e o Hora H é um dos sinais da recuperação da tradição festeira da praia. A concentração começa a partir das 13h, na própria residência da Família Nunes, próxima do bar Ponto de Prosa, no endereço citado no início deste texto.
Horah
Comentar
Compartilhe
Empresários da Região Visitam o Porto do Açu
05/02/2016 | 00h45
Porto do Açu recebe visita de empresários da Firjan   Cinquenta e quatro empresários da Firjan-Regional Norte Fluminense, estiveram anteontem no Porto do Açu. Além de conhecer os terminais já em operação, como o terminal de minério de ferro, o de multicargas (T-MULT) e a área de clientes, também visitaram o Terminal de Petróleo -T-OIL, ainda em construção . Coversaram com a diretoria de de Suprimentos da Prumo, que  lhes apresentou o Programa de Fornecedores do Porto do Açu e como fazer para se tornar um fornecedor do empreendimento. Firjan  
Comentar
Compartilhe
Itaperuna ganha 2 Zikamóveis para Ajudar no Combate ao Mosquito
04/02/2016 | 16h31
================================================================== bfa18284-9944-483a-88d3-b700ed3a980b ================================================================== Ddeputado Jair Bittencourt e secretário de Saúde de Itaperuna participam da cerimônia entrega de carros destinados ao combate do Aedes Aegypti nos municípios. O combate ao mosquito no  estado do Rio recebe reforços. Nesta semana, a última remessa de viaturas especiais foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde em cerimônia realizada no Palácio Guanabara-Rio e que contou com a presença do presidente da Comissão de Saúde da Alerj, o deputado estadual Jair Bittencourt, além do secretário municipal de Saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys.  Ao todo, 170 veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado com verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde.   A compra dos carros  é pela  necessidade destes no apoio às equipes de campo, no transporte de amostras e na investigação de casos. Itaperuna recebeu 2 veículos, pois está na faixa populacional que vai de 23 mil a 160 mil habitantes.  São todos zero quilômetro para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar o combate na guerra contra o mosquito, até agora, vencida com vantagens para o inseto da Ordem Diptera; da Família Culicidae; do Gênero Aedes; da Espécie Aedes Egypit. Está mais do que na  hora do Homo Sapiens reagir.   b_800_600_0_00_images_stories_10_minDengue_-_entrega_de_carros O Zikamóvel, Zero Km, pronto para a guerra. Que sejam bem cuidados e usados exclusivamente para o fim proposto: ajudar a acabar com os mosquitos Aedes Aegipyt.    
Comentar
Compartilhe
Câmara Municipal Retorna das Férias
04/02/2016 | 11h13
================================================================== ================================================================== [caption id="attachment_7903" align="alignnone" width="300"]Ft-Natividade FM Ft-Natividade FM[/caption] A Câmara Municipal de Itaperuna voltou do recesso ontem, quarta-feira. Na sessão especial, foram seguidos os ritos regimentais de sempre e formadas as comissões para 2016, ano que, pode ser o último  para boa parte dos vereadores, afinal, esta é a época da onça beber água gelada e com gáz. Como a fonte é pequena, cabem apenas 13, as feras podem acabar  se engalfinhar na disputa para matar a sede de continuar mais um mandato. COMISSÕES Comissão de Justiça e Redação Final Antônio Carlos de Santana Luiz Roberto da Silva João Batista da Silva Comissão de Finanças e Orçamento Francisco José da Fonseca José Alberto Chiarelo Tinoco Luiz Roberto da Silva Comissão de Obras e Serviços Públicos João Batista da Silva Paulo Rogério Bandole Boechat Francisco José da Fonseca Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social Franciney Luiz de França João Cunha Neto Francisco José da Fonseca Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Alberto Chiarelo Tinoco Paulo Rogério Bandole Boechat João Batista da Silva -------------------------   90402b47-08ca-4054-bdec-38995d1496f0  Marcus Vivicius 01 Cabecinha 01 Tim 01 Joao Neto 01 Francisco Jose 01 Franca 01 Nel 01 Alexandre 01 Batista 01Moreira 01Rogerinho 01Zampier 01
Comentar
Compartilhe
Cidade Onde a Água Sobra
03/02/2016 | 18h12
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- agua 3 agua2 agua Itaperuna- Bairro Cidade Nova, dia 2 de fevereiro de 2016
Comentar
Compartilhe
O Vereador que não Virou Vereador
03/02/2016 | 17h23
MUDANÇA QUE NÃO HOUVE FAZ ANIVERSÁRIO DE UM ANO HOJE Um ano se passou, mas, Sinei Menezes, continua sendo o Sinei Torresmo de sempre. E também continua suplente. Naquela data,  BNB-Blog Nino Bellieny, publicava a nota, (reproduzida abaixo), em 1ª Mão, dado como certa e confirmada por todo o IMPE-Incrível Mundo Político Itaperunense. O tempo passou e nada do escrito aconteceu. Não por culpa do blogueiro. Nem dele, Sinei, mas de alguém ou de "alguéns", com certeza... novereador

Novo vereador assume semana que vem

Itaperuna-RJ Sinei Menezes, do PR, mais conhecido com o Sinei Torresmo, ( há 18 anos é proprietário de uma pequena empresa produtora de torresmos comercializados em todo o Estado do Rio),  assume nas próxima semana,  a vaga de José Francisco Machado Moreira- o Moreira da Cedae, da mesma coligação, que aceitou o convite do prefeito Alfredão para ser o titular da Secretaria Municipal  de Obras. Formado em Administração, pai de 3 filhos, Sinei teve 801 votos nas eleições de 2012 e segundo ele,  a Cehab, seu bairro, há 30 anos não tem um representante na Câmara de Itaperuna. Entre os seus planos, estão a construção de uma creche, capela mortuária, posto de saúde, guaritas de ônibus, centro comunitário e um posto policial 24 horas, todos os projetos para  a Cehab, um dos mais populosos bairros da cidade.
Comentar
Compartilhe
WS- 1ª Coluna 2016
03/02/2016 | 17h03
ws

BY WILLIAM SOUZA

ANIVERSÁRIO GRAZIELE LAGE
No sábado, 30 de janeiro, Graziele Lage comemorou mais um aniversário. O local escolhido foi a sua residência, onde recebeu abraços e carinhos de familiares e amigos íntimos. Na ocasião a aniversariante agradeceu a Deus por mais um ano de vida e pelos 2 meses de casada com seu esposo Marcelo Corrêa com o Culto de Ação de Graças, ministrado pelo Pastor Sebastião Roberto. Um menu especial, foi servido para todos que fizeram parte deste momento tão especial. As fotos registram.
ws1 c8104b79-b651-4688-bc85-21a622fd36ef bf161b33-bae0-4876-a115-428042832b04 47a0b336-0f39-484f-8663-b94b256e5d8e d1077240-d713-491c-a43c-8019ccb6faaa b25017d0-3b56-4e39-8aca-98feca1c4720 bfa3e36f-1483-4bf4-8bc0-9c178dfe32f6
REGIÃO DOS LAGOS
A gravidíssima Hesline Freitas e o maridão Thiago Aguiar, curtindo a belíssima Praia do Forno em Arraial do Cabo-RJ.
066d3974-2881-4729-9477-69ed88b14d09
ANIVERSARIANTE DA SEMANA
WS deseja alegria, paz, amor, saúde e realizações à Muy Bela Ana Paula Furtado, que ganhará idade nova neste sábado, 6 de fevereiro.
a3bc8fa3-0e50-44eb-ac5c-e74570274885
B-DAY DA ADRIANA
Quem somou novo tempo no dia 01 de fevereiro, foi Adriana Carvalho, que reuniu-se com amigos mais chegados na residência da amiga Angélica Zabbal, com muitos brindes.
d50671f5-8232-428f-b4ac-61dbfab2deda
CLICK DE CARNAVAL
A fotógrafa Wanessa Won-Held realizou mais um belo ensaio fotográfico e dessa vez em rítimo carnavalesco com as lindas gêmeas Helena e Paula.
d255a22d-0dc3-4d8c-84e1-7668bc90cf8a c4bcb438-8c08-43f4-9835-d32adaa7a31f
NASCEU BENÍCIO
Nasceu, no dia 2 de fevereiro, no Hospital das Clínicas na cidade de Itaperuna, cheio de saúde para alegrar ainda mais a vida dos papais Milla Grassini e Daniel Siqueira, o príncipe Benício. A coluna deseja felicidades para esta linda família.
74bd5ec1-813a-46cc-b84c-17d5aaa4659e
ACAMPAMENTO JUVENIL
Jovens da Paróquia São José de Cardoso Moreira, participaram do Acampamento Juvenil no Sítio Sagrada Família-Rio Preto, no último final de semana.
2106467c-1669-45f0-9786-18af938add36
RECORDAR É VIVER
No Carnaval passado, um grupo de amigos cardosenses escolheram São João da Barra-RJ, para curtir a melhor festa do ano e este ano tem bis. Confira um dos registros realizados por este colunista e na próxima edição a cobertura completa do carnaval 2016.
3e7a697f-ef36-45c4-a452-62666f499681
CARNAVAL CARDOSENSE 
43753e31-a04b-4c0e-9dc4-c603a4ccc2a5
Comentar
Compartilhe
No Tempo em que os Políticos Faziam Pelo Povo
03/02/2016 | 12h56

Por Guilherme Fonseca Cardoso

Há 85 anos nascia o contador, administrador e ex-prefeito de Porciúncula,  Alaor Braz da Fonseca. Mineiro de Guiricema, chegou a Porciúncula aos 4 anos de idade, indo residir  na fazenda do seu avô, na serra de Purilândia, com seus pais e irmãos. Anos mais tarde, mudou-se com a família para a Rua São Sebastião, em Porciúncula. Eleito prefeito em 1976, pela ARENA, tendo como vice-prefeito, Dr. Edésio Barbosa da Silva, fez um governo revolucionário, lembrado como um dos que mais contribuíram para o progresso do município, realizando importantes obras, que estruturaram diversos setores de Porciúncula. Alaor governou até 1983. Tendo ficado no cargo por 6 anos consecutivos, foi o terceiro prefeito mais longevo do município. Em primeiro está o ex-prefeito Antonio Jogaib e em segundo, Antonio Monteiro. Dentre as principais realizações do seu governo destacam-se: A sede da Prefeitura Municipal- Primeiro Plano de Governo Municipal, Lei Municipal 651/78- Construção do terminal rodoviário da cidade- Melhoramentos na Estrada Porciúncula - Santa Clara (RJ 230), alargando a estrada para 7,60 metros com uma camada de 20 cm de saibro- Eletrificação Rural do Vale do Caeté- Construção da Unidade de Saúde do Caeté- Construção de 53 casas populares na Rua Maximiniano Alves Ribeiro, um dos primeiros  conjuntos habitacionais da cidade- Construção do Jardim de Infância Carolina Oliveira de Almeida- Construção da Escola Augusto Albino, no Córrego do Ouro- Construção da Escola Felicíssimo Francisco de Carvalho, na Capivara- Reforma da Escola Alexandre Brethél, no Cristo Rei- Reforma e modernização do Estádio Albino Friaça Cardoso, inclusive com a ampliação da arquibancada com a construção da laje- Construção no Bairro São João Batista do muro de contenção no acesso ao bairro- Construção de 7km de redes de esgotamento sanitário e redes pluviais- Construção de 14 pontes nas estradas rurais- Renovação da frota de veículos da prefeitura, incluíndo ambulância, máquinas e tratores- Construção do Conjunto Habitacional Deputado Luiz Fernando Linhares, em Santa Clara- Incentivou e autorizou a criação de quatro novos bairros, sendo eles: João Clóvis Breijão-  João Francisco Braz, Bela Vista e Olívia Peres Moreira- Implantou a Agência da Previdência Social- Implantou a extinta Farmácia Pública, conhecida como “Farmacinha”- Construiu a Praça São Sebastião- Instalação da Agência do Banco do Brasil- Conseguiu junto a presidência da Caixa Econômica Federal a construção da sua nova sede, na praça Antonio Amado- Apoiou a criação do Núcleo Comunitário da Legião Brasileira de Assistência (LBA), cuja primeira presidente foi a primeira-dama, D. Olga Pillo da Fonseca, que exercia a função de forma voluntária- Realizou a retificação do Rio Carangola, a mais importante obra de mitigação das inundações já realizada no município, conseguindo reduzir drasticamente o período das inundações e evitando que a cidade seja inundada com uma frequência maior- Realizou obras de infraestrutura e pavimentação nas seguintes ruas e avenidas: Rua Poeta Theodoro de Castro Filho, Rua Frederico Pinto, Rua Furtado de Mendonça, Rua Dep. Carlos Pinto Filho, Rua Alexandre Brethél, Rua Antonio Procópio, Rua João Francisco Braz, Rua Pedro Lopes de Oliveira, Rua Fernandes Lannes, Rua Capitão Severo, Rua Dantas Brandão, Rua Sylvio Henriques da Cunha. Em Purilândia, Rua dos Ladeiras, Rua Dona Júlia, Rua Geraldino Silva e Rua da Igreja. Em Santa Clara, Avenida Santa Clara, Rua João Antonio da Costa, Rua Pinheiro da Costa e Praça Alencar da Fonseca Ramos. No Bate Pau, a Praça Nossa Senhora das Graças- Iniciou as obras de construção da Centro de Cultura e Desporto Prefeito Ivon Mansur- Realizou a primeira Exposição Agropecuária e Industrial, marcando época- Voo Livre - Seu governo poiou de forma direta as primeiras ações ligadas ao incremento do turismo, quando apoiou a realização de uma etapa de um Campeonato Brasileiro de Voo Livre, tendo sua administração construído a primeira e histórica rampa de decolagem de asa delta em 1981-  O prefeito Alaor também foi sócio fundador do Lions Club de Porciúncula, tendo ido presidente por uma ocasião, foi sócio fundador do Clube de Caça e Pesca e da Associação Lar dos Velhos Antonio e Jacinta Schuwartz Vieira, além de ter integrado a diretoria doa Associação Hospital de Porciúncula por vários anos e da Associação Comercial- Alaor com apenas uma gestão conseguiu deixar uma marca indelével na história política de Porciúncula e região. Foi convidado em duas ocasiões para concorrer a deputado estadual, após o falecimento trágico do saudoso Deputado Luiz Fernando Linhares, mas nunca aceitou o convite- Uma característica da sua administração era inaugurar obras sem se preocupar em colocar placas com referência à sua gestão. Quatro décadas depois da sua eleição para prefeito, o reconhecimento à sua administração é espontâneo e relembrado com saudosismo por populares e ex-servidores da prefeitura até hoje- Alaor faleceu na madrugada do dia 27 de outubro de 1999. Homenagens póstumas foram registradas nos anais da Câmara Federal, em pronunciamento do deputado federal Paulo Feijó e no programa de rádio do amigo e ex-deputado federal, Saramago Pinheiro. Seu nome foi dado ao Terminal Rodoviário da cidade, numa iniciativa do vereador Eden Jones Teto Ribeiro, através do deputado estadual Délio Leal e na RJ 230, trecho entre a sede do município e o distrito de Santa Clara, por iniciativa do deputado estadual João Pedro Figueira.
guilherme
2gui2
3gui3
alaor
 1 - Prefeito Alaor com o governador Faria Lima inaugurando a pavimentação da rodovia que liga Porciúncula-RJ a Tombos-MG.
2 - Alaor com a esposa, Olga e as filhas, Jane, Sonia e Sandra.
3-  Com o  deputado Luiz Fernando Linhares
4-  Com a esposa Olga
Comentar
Compartilhe
Aberto Edital de Transferência para Medicina Redentor
01/02/2016 | 22h54
MEDICINA REDENTOR Foi lançado ao final da tarde de ontem o edital de transferência para um dos cursos mais cobiçados  do país, mesmo com tão pouco tempo de existência. É a Medicina Redentor.  São vagas para reingresso e transferência. Também para o segundo período. Melhor se apressar: VEJA AQUI --------------------------------------------------------------------------------- E tem mais: Acaba de sair o resultado do Fies. Veja o resultado AQUI  
Comentar
Compartilhe
O Sonho do Beija-Flor
01/02/2016 | 12h38
  Nino Bellieny Desde menino olhando mais o céu do que o chão, parecia flutuar e não caminhar como todos os meninos nascem para fazer: correr, rodar pião, jogar bola e  baleba. Ele, não. Gostava mesmo era das coisas do ar, dos passarinhos,  das folhas soltas bailando das árvores ao gramado e principalmente, de aviões. Ah, os aviões! Grandes sonhos de metal passando pelo quintal da casa, sob a rota da base aérea ali perto. Dizia para a mãe: “ Um dia eu vou voar” e ela sorrindo, respondia: “ deixa disso menino, voar é para as águias.” . Talvez o coração de mãe já adivinhasse o destino do filho. Voar muito, voar além da imaginação, feito as águias poderosas riscando o azul. Ele nascera para ir acima das nuvens. Estava escrito no leme de algum aeroplano, nas hélices de um helicóptero, nas turbinas de um jato. Estudou e trabalhou, trabalhou e estudou, horas sem dormir, não dormindo, mas, sonhando, sonhando, mas, trabalhando e pondo os olhos aonde poucos miram. Aquele ponto invisível onde começa a Linha do Horizonte e termina a Linha do Impossível. O tempo, esta outra máquina voadora,  levou-lhe aos lugares mais distantes do país e em cada avião viajado, um pedacinho de antiga vontade ia sendo alimentado. Ainda teria o seu avião. Pilotado por ele. Ele, o menino voador, de verdade. Real e confiante. 579539_3648718091554_1750936562_n Uma tarde qualquer, destas de chuva e vento, ao entrar em um prédio, encontrou um beija-flor, caído, tonto por ter batido de frente com uma vidraça. Pegou o bichinho com carinho, soprou-lhe palavras secretas, reanimou-lhe e o colocou no beiral, deixando pronto para, de novo, voar. Continuou seu caminho e passos adiante, olhou para trás. O beija-flor, ainda meio zonzo, também olhava para ele, o pescocinho curvado, curioso e agradecido, um imagem sagrada e  bela na zoeira da cidade grande. Comoveu-se, riu sozinho e guardou no álbum da memória a imagem da gratidão. Pouco tempo depois,  o desejo também guardado por anos e anos tornou-se real. Conseguira seu brevê. Depois de longas aulas de pilotagem profissional, poderia finalmente voar pelas próprias asas, cortar a imensidão, furar as nuvens de algodão–doce e ir aonde quisesse! Agora, lá no mais alto dos sonhos de menino, à cada voo,  um companheiro não o abandona , ainda que somente dentro da lembrança. O beija-flor agradecido. Depois dele, voar, finalmente tornara-se possível. E o homem feito, de novo fazia-se menino.
Comentar
Compartilhe
Fim do Recesso- Recomeço da Política
01/02/2016 | 04h23
De dezembro do ano passado até hoje, o blog ficou em silêncio. Com o fim das férias, retorna ao cotidiano das informações, opiniões e reportagens. Não por acaso, foi escolhido o mês de janeiro, quando tradicionalmente, a população de Itaperuna parece ser abduzida e o vazio é dominante. O BNB-Blog Nino Bellieny agradece a compreensão pela ausência e continua contando com as suas colaborações. Durante este período, o editor ficou afastado completamente, inclusive das redes sociais. Ao voltar, notou que, muitas coisas continuam as mesmas ou pioraram:  mais dengue, chikungunya, zika, microcefalia, obras inacabadas, obras paralizadas, cidade vazia como em todo o verão. Uma sensação de filme repetido, mas, sem final. O ano de 2016 ainda está em seus primeiros dias. Algo melhor, portanto, pode ser feito. Ano de eleição municipal, certamente, ouvirão-se muitos fogos de artifício, muito espetáculol, falação, baixarias, troca de farpas, escândalos e mais do mesmo. Preparem-se seus estômagos. Depois do Carnaval, (o feriadão, porque programação oficial não vai existir outra vez), a Guerra dos Votos vai começar para valer. E  como disse o americano- Boake Carter , "Na guerra, a primeira vítima é a verdade". Principalmente em Política. mentira x verdade
Comentar
Compartilhe