Repórter Faz Festa Para Operários da Secretaria de Obras
31/10/2018 | 18h13
A jornalista Ivonete de Oliveira reúne os funcionários da Secretaria Municipal de Obras de Itaperuna nesse sábado, 3 de novembro para um churrasco em sua residência. Show musical e de mágicas estão no cardápio. Ivonete diz que a festa é para homenagear em especial os que trabalham nas ruas, nas mais diversas e pesadas tarefas do dia a dia. É esperada a presença do prefeito MV de Oliveira Pinto e do secretário de Obras, Eduardo do Toldo.
Comentar
Compartilhe
Mensagem do Presidente do TRE-RJ
31/10/2018 | 10h10
Mensagem do presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos
 
"É com enorme satisfação que venho trazer um balanço muito positivo deste segundo turno. Encerrado o processo de votação, podemos destacar um número reduzido de incidentes registrados e uma maior fluidez da condução dos trabalhos e no exercício do direito de voto por parte do eleitor.
 
Tal sucesso decorre da conjugação de diversas medidas que foram implementadas, a partir de um trabalho proficiente desenvolvido pelos servidores e colaboradores desta Justiça Eleitoral, a quem presto meus sinceros agradecimentos, que se dedicaram, incessantemente, de modo a possibilitar a otimização dos procedimentos.
 
Gostaria de manifestar meu profundo respeito aos juízes eleitorais, principalmente aqueles incumbidos da atividade fiscalizatória, que atuaram com independência e seriedade, em um ambiente político tormentoso e de acirramento de ânimos.
 
Entre mais de 1.200 operações deflagradas pela fiscalização, somente foram impetrados 15 mandados de segurança, o que reflete a pertinência das providências adotadas, a sensibilidade e a sensatez desses magistrados.
 
Gostaria de cumprimentar, também, o interventor federal, General Braga Netto, o Secretário de Segurança, General Richard Nunes, e toda a Secretaria de Segurança, que, em diálogo permanente com este Tribunal, possibilitaram o transcurso de todo o processo eleitoral com total segurança, sem permitir quaisquer ações ostensivas do crime organizado ou de milícias que viessem a atentar contra a vida de aspirantes a cargos públicos ou constranger o eleitor em seu livre exercício ao direito de voto.
 
Agradeço, ainda, ao Tribunal Superior Eleitoral, por todo apoio oferecido a esta Corte, notadamente no combate à difusão das chamadas “fake news”, e a todas as instituições que compuseram a coalizão eleitoral, que, permeadas por espírito público, atuaram de forma integrada, tanto na gestão de vetores de risco quanto no planejamento e na repressão a ilícitos eleitorais.
 
Comunico que, ao término do 1° turno, já tínhamos mais de 3,2 milhões de biometrias, importadas do banco de dados do Detran/RJ, validadas nas urnas, montante, este, que, certamente, se elevará após o 2°turno. A votação mediante identificação biométrica, nada obstante influencie na celeridade dos procedimentos eleitorais, garante maior segurança ao eleitor, inviabilizando que outro vote em seu lugar. Entre a rapidez e a segurança, é este o valor que deve preponderar. A incorporação de digitais cadastradas junto ao Detran/RJ não apenas tutela o direito de voto do cidadão, como alivia o trabalho dos servidores e poupa recursos públicos, tendo possibilitado, até o presente momento, uma economia de quase R$ 13 milhões de reais.
 
Gostaria, por fim, de transmitir minha deferência ao eleitor, que mesmo em uma disputa eleitoral polarizada, externou suas preferências políticas de forma respeitosa e consciente, sem se olvidar do direito do próximo. O mútuo respeito, o intercâmbio de experiências e o diálogo entre posicionamentos diversos constituem pressupostos da cidadania e alicerces fundamentais de uma democracia consolidada.
 
Obrigado,
 
Desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos
Presidente do TRE-RJ"
Comentar
Compartilhe
Ex-prefeito de Italva e ex-secretários são condenados
31/10/2018 | 00h06
Direto do site eliseupires.com Confira AQUI
www.elizeupires.com
Comentar
Compartilhe
Para os grandes jornais a campanha não acabou
30/10/2018 | 10h28
Com exceções de O Estadão e da Folha da Manhã de Campos*, ( a incluo sim dentre os maiores do país), os grandes jornais ao que parecem ainda estão cobrindo-ou fazendo-uma campanha presidencial baseada na imposição do medo do que poderá vir.
Talvez isso funcione como um freio. Ou simplesmente como um terrorismo midiático revanchista.
*Pelo nível intelectual de seus profissionais, pela coragem de pensar e agir grande, mesmo não sendo da capital.
Comentar
Compartilhe
O Milagre de Wilson Witzel em Itaperuna
29/10/2018 | 14h21
Depois do 1º turno, o antes desconhecido Wilson Witzel, eleito ontem governador do Estado do Rio de Janeiro, conseguiu motivar dois adversários que, se elegeram juntos respectivamente vice e prefeito de Itaperuna em 2016, e embora agora trincados politicamente, trabalharam pelo mesmo candidato. De certo não caminharam na mesma trilha, porém o destino foi um só, a vitória do 20.
Rogerinho Bandoli, vice-prefeito e Marcus Vinícius de Oliveira Pinto, prefeito, cada um com os seus grupos, pegaram para valer na campanha durante o turno final.
CORRENDO ANTES
Também não devem ser esquecidos os grupos independentes agindo forte desde o 1º turno, crentes no momento em que muitos nem sabiam quem era o pretendente do PSC-Partido Social Cristão.
E como disse um deles, membro ativo de um grupo pioneiro de direita, pedindo para não ser identificado:"Pegar carona com a vitória encaminhada no 2º turno foi fácil, queria ver lá no começo." 
Resta esperar pelo reconhecimento do novo governador não ao trabalho de quem por ele se dedicou, mas por toda a Itaperuna, há muito tempo esquecida pelo Palácio da Guanabara.
Saiba quantos votos Witzel teve em Itaperuna olhando AQUI
Palácio da Guanabara, foto Wikipédia
Comentar
Compartilhe
Quem Diria que Witzel ganharia as eleições?
29/10/2018 | 09h54
NinoBellieny
O novo governador do Rio, há 40 dias era conhecido apenas dentro do mundo jurídico e nem tanto assim. Ninguém apostaria 10 reais nele naquele período em que os nomes mais comentados eram os de Romário e Eduardo Paes.
Mal detectado pelas pesquisas, Witzel não era nem um azarão, como se chama o cavalo vencedor de uma corrida pelo qual não se dava nada.
Mas em Itaperuna, houve quem percebesse nas nuvens um desenho diferente. E foi exatamente comigo que este observador falou por Whatsapp há 40 dias: "Fique atento com o Wilson Witzell, ele vai para o 2º turno..."
repro
Não só foi, como venceu. Impressionante que nem mesmos os analistas políticos mais experientes perceberam a ascensão do governador eleito, sequer os orgãos de comunicação.
A subida relâmpago pegou a todos de surpresa, menos ao amigo deste blog, como sempre com os olhos no futuro: Luis Adriano Silva, CEO do Grupo Redentor de Ensino, aquele que, fez a previsão, e acertou.
O conectado LAS mais uma vez antecipou-se.
Comentar
Compartilhe
Votos para governador do Rio em Itaperuna
28/10/2018 | 19h53
Comentar
Compartilhe
Laje tem novo prefeito
28/10/2018 | 19h18
Zé Eliézer é o vencedor da eleição suplementar em Laje do Muriaé, vizinho município de Itaperuna
Comentar
Compartilhe
Finalistas do Concurso Café do Ano seguem para BH
28/10/2018 | 17h05
Concurso Coffee Of the Year 2018 bate recorde!
 
Uma das mais importantes premiações nacionais recebeu 405 amostras de cafés de 20 regiões brasileiras. Classificados vão à Semana Internacional do Café para provas finais de compradores e do público.
 
Os 180 melhores cafés do Brasil já estão classificados para o Coffee of the Year 2018. Os escolhidos são de 14 regiões diferentes do país. E este ano o concurso registrou um número recorde: 405 amostras recebidas. O desafio da escolha também foi superlativo. Nada fácil chegar aos 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Todos eles estarão na Sala Coffee of the Year 2018, durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 7 a 9 de novembro. Os 10 melhores arábicas e os cinco melhores canéforas também já foram escolhidos e serão degustados, às cegas, pelos visitantes durante os três dias da SIC. Os campeões do público serão anunciados no último dia do evento (9/11).
 Rigoroso processo de seleção
 Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).
 Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.
 A Comissão de Julgadores foi composta por Juízes Certificados pela SCA – Specialty Coffee Association ou por Q Graders e R Graders Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como Coordenador Geral, Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.
 
 Vencedores Coffee of The Year 2017
 Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, de Araponga, nas Matas de Minas, levou o título de Coffee of the Year 2017 na categoria arábica. Ela foi a primeira mulher a vencer o concurso! Sandra tem uma produção familiar na sua região e conta que desde a premiação recebeu uma série de visitas de empresários do exterior que foram comprar o café que ela produz. “Sem dúvida ficamos muito mais conhecidos, o prêmio foi uma vitrine para o nosso café”, comemora! Na categoria conilon, a campeã de 2017 foi Osvaldina Alves Dutra, do Sítio Boa Vista Dutra, de Manhuaçu, nas Matas de Minas.
 
 
 
 
 Raio X 2018 – Números
 180 melhores cafés
 14 regiões do Brasil classificadas
Arábica: as regiões com mais cafés classificados foram Matas de Minas e Cerrado Mineiro.
Canéfora: as regiões com mais cafés classificados foram Montanhas do Espírito Santo e Rondônia
 
Pontuação dos cafés classificados
 Arábica: cafés acima de 84,10 pontos
 Canéfora: cafés acima de 78 pontos
 Regiões classificadas arábica
 
150 cafés
 
 Alta Mogiana - 6
 Cerrado Mineiro - 25
 Chapada de Minas - 1
 Chapada Diamantina - 8
 Mantiqueira de Minas - 7
 Matas de Minas - 41
 Média Mogiana - 2
 Mogiana Paulista - 3
 Serra do Caparaó - 19
 Sul de Minas - 23
 
 Regiões classificadas canéforas
 
30 cafés
 Matas de Minas – 2
 Montanhas do Espírito Santo - 9
 Nordeste Capixaba – 4
 Rondônia – 7
 Serra do Caparaó – 2
 Sul do Espírito Santo – 6
 Confira aqui a lista final: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=3560
 Sobre a Semana Internacional do Café
A SIC-Semana Internacional do Café, é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Nesta edição, estão confirmados os certames mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
 
Patrocinadores
 
A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.
 Serviço
 Semana Internacional do Café 2018
 De 7 a 9 de novembro
 Das 11h às 20h
 Expominas, Belo Horizonte (MG)
 Facebook e Twitter: @semanadocafe
 Instagram @semanainternacionaldocafe
 www.semanainternacionaldocafe.com.br
Comentar
Compartilhe
Jornalista é Vitima de Fake News
28/10/2018 | 11h11
O jornalista Adilson Ribeiro é a mais recente vítima das Fakes News. Ao acompanhar o filho ontem à 143ª DP, em Itaperuna, o editor do mais acessado blog da cidade, foi fotografado e foto viralizou nas redes com equivocada legenda narrando sua detenção por colar cartazes políticos com os dizeres Elenão. Adilson explica o mal-entendido AQUI. Todos os envolvidos na confecção e disseminação da fake news serão legalmente processados.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Eu, Marllus Antunes, advogado, registrado pela OAB-RJ subseção Itaperuna, venho por meio deste para esclarecer os recentes acontecimentos com meus clientes, pessoa jurídica Blog do Adilson Ribeiro, bem como a pessoa física Adilson Ribeiro Rodrigues, que;
1- repudiam toda forma de fake news, bem como o jornalismo leviano e inconsequente.
2- nem a pessoa jurídica Blog Do Adilson Ribeiro, nem a pessoa física, jornalista Adilson Ribeiro Rodrigues, foram condenados por nenhum tipo de ação civil ou criminal.
3- que a pessoa física Adilson Ribeiro não foi conduzido à delegacia na noite de hoje por crime político ou de qualquer outra natureza.
4- que todas as postagens que vão de encontro a isso são fake news, e como tal, os autores responderão pelos crimes de Calúnia, Difamação e/ou Injúria.
5- que todas as precauções já estão sendo tomadas.
 
Marllus Antunes OAB RJ 309131
Comentar
Compartilhe
TSE permite acompanhamento dentro da sala-cofre da contagem
27/10/2018 | 18h15
A ministra Rosa Weber, presidente do TSE-Tribunal Superior Eleitoral despachou em caráter de urgência, permitindo o acesso de representantes das coligações que disputam a presidência do Brasil na famosa sala-cofre da contagem dos votos. O pedido partiu do candidato Jair Bolsonaro.
Comentar
Compartilhe
Os Perigos dos Suplementos Alimentares e dos Compostos Naturais
27/10/2018 | 11h31
Artigo de Luciana Dornelles Sampaio Peres*
Mais da metade dos adultos nos EUA consomem algum tipo de suplemento alimentar. A agência reguladora neste país chama-se Food and Drug Administration (FDA). Só para localizar vocês, no Brasil mais da metade da população também consume suplementos e a nossa vigilância é feita pela ANVISA.

Um estudo publicado no periódico JAMA este mês mostrou que muitos suplementos vendidos como "naturais" estão na verdade ADULTERADOS e contem medicações não declaradas na sua lista de ingredientes.

De 2007 até 2016 , 776 suplementos adulterados ( de 146 marcas diferentes) foram identificados pelo FDA. Destes, 20% continham mais um ingrediente não aprovado como suplemento.

Para quais as finalidades estes suplementos estavam sendo utilizados?



- 45% estavam sendo usados para aumentar o estímulo sexual – nestes a maioria continha sildenafil ( outros compostos como a tadalafila e a vardenafila também foram encontrados). O sildenafil é o fármaco ativo do popular “viagra”, medicação esta utilizada para disfunção erétil. Essas medicações são inibidoras da fosfodiesterase -5 e não podem ser utilizadas em qualquer pessoa (ex: homens em uso de nitratos).


- 40,9% estavam sendo usados para perda de peso, nestes a maioria continha sibutramina e/ou laxativos. Antidepressivos como a fluoxetina e o próprio sildenal mencionado anteriormente também foram encontrados em alguns destes produtos.





- 11,9% estavam sendo usados para aumento de massa muscular, nestes a maioria continha esteroides anabolizantes sintéticos.



- alguns “produtos naturais” para diminuir dores articulares e musculares continham anti-inflamatorios (diclofenaco foi o mais encontrado) e corticóides (principalmente dexametasona – lembrando que estas pessoas correm o risco de desenvolver insuficiência adrenal com a suspensão abrupta do uso).



E pasmem, muitos deles continuavam sendo adultados MESMO APÓS a FDA ter lhes dado uma ADVERTÊNCIA ( alguns produtos tinham mais de 3 advertências consecutivas!!!).

Em resumo, temos ai um grande problema de saúde pública, muitas pessoas optam por compostos naturais por acreditarem não estarem usando medicação, mas como vocês podem ver não é sempre assim! Não acreditem em milagres, consultem sempre um médico... antes estar tomando uma medicação regulamentada do que um falso composto natural.



Referência :

Jenna Tucker, et al. Unapproved Pharmaceutical Ingredients Included in Dietary Supplements Associated With US Food and Drug Administration Warnings. JAMA Netw Open. 2018;1(6):e183337. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.3337
*Luciana é clínica médica (RQE 29636), endocrinologista (RQE 29637), pós-graduada em Nutrologia/ABRAN. Atua em Porto Alegre e Alegrete, no Rio Grande do Sul.
Comentar
Compartilhe
Mais uma Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde
25/10/2018 | 23h20
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna/RJ vem através desta nota esclarecer os fatos narrados na Câmara Municipal de Itaperuna na seção no dia 24/10/18:
 No que tange o abastecimento de carros da Secretaria Municipal de Esporte pela Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o setor de transporte não tomou conhecimento do fato até então, de modo, este setor já encaminhou ofício ao Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, onde o Secretário de Saúde, na pessoa do Sr. Olliver Barros já ordenou abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos e para que no fim tomar as medidas legais cabíveis.
 No tocante ao abastecimento de carros sucateados, usando suas placas em requisições, informa que tal ato é considerado crime, e que, nos 05 (cinco) meses da atual gestão em nenhum momento esta prática fora constatada, todavia, o Secretário de Saúde após denúncias ordenou abertura de procedimento para averiguar todo histórico recente no setor de transporte, com fulcro de sanar qualquer irregularidade e encaminhar relatório para autoridades competentes.
Ainda sobre abastecimento, a denúncia do nobre vereador, no tocante a sobrepreço nas notas fiscais, resta intempestiva, haja vista que a Secretaria, através do setor de transporte, outrora, observou o ato e por conseguinte, através dos órgãos de controle interno, legalmente glosou os pagamentos no limite de preço a ata de registro nº 08/2018, pregão 014/2017.
 Por derradeiro esclarece que a atual gestão da Saúde de Itaperuna, ao assumir o comando da Secretaria Municipal de Saúde encontrou já realizado Pregão Presencial para contratar fornecedor de gasolina, contudo pela aparente lisura do feito, em voga, uma vez que o mesmo tramitou no TCE, a gestão utiliza-se da ata de registro de preços sem dar reajustes e sem executar certame em emergencial.
NOTA DO BNB
Toda nota oficial de qualquer origem, é publicada em sua íntegra, sem edição nem correção por parte deste blog.
Comentar
Compartilhe
O Sequestro que Não Foi Sequestro
25/10/2018 | 18h14
Banner produzido pela Comunicação do 29º
Comentar
Compartilhe
Café dos Deputados
25/10/2018 | 14h20
Na foto feita hoje de manhã, o advogado e analista político Angelo Lorenzini ao lado dos reeleitos, deputado estadual Jair Bittencourt e
Foto-Adriano Santos
 deputada federal Soraya Santos.
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial da Secretaria de Saúde
25/10/2018 | 05h11
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, com base em nota do Exmo. Senhor Vice Prefeito Rogério Bandole Boechat, vem esclarecer que o veículo relatado em nota o Chevrolet ‘SPIN’ Cor Branca Placa LSY-5549 sofreu um sinistro no qual não houve prejuízo a terceiros nem danos físicos, outrossim o veículo não está segurado, todavia, está quase totalmente recuperado pelo Responsável da Prestação de Serviço. Ademais visando celeridade na recuperação do veículo onde a Secretaria não possui requisitos e pressupostos formais para tal recuperação veicular e os mesmos estão sendo liquidados com recursos particulares do Gestor da Pasta de modo que não houve prejuízo aos cofres públicos.
‘‘É um veículo novo que historicamente era utilizado para uso restrito do Secretário de Saúde, mas que após a atual gestão assumir foi incorporado na frota fixa da Secretaria para uso dos munícipes’’, explicou o Secretário Municipal de Saúde Olliver Barros.
Sem mais, colocamo-nos a disposição.

Departamento de Comunicação
decomsaude@gmail.com
Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna-RJ
Prefeitura de Itaperuna-RJ
Comentar
Compartilhe
30% Acham normal o uso de Fake News
24/10/2018 | 13h53


Segundo estudo, 30% dos brasileiros acham legítimo que um candidato use Fake News para se promover ou para prejudicar seus adversários

Toluna traz estudo sobre o impacto das Fake News na reta final das eleições

O clima das eleições brasileiras de 2018 é tenso e entre muitas acusações e problemas externos, um dos grandes problemas que enfrentamos é a grande distribuição de Fake News, ou seja, notícias que são falsas ou montadas para prejudicar algum grupo, pessoa, ou partido político que estão participando das votações.

Mesmo com a alteração de imagens, edição de manchetes, criação de textos falsos, e mais acontecendo discriminadamente, pesquisa da Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda, com 1032 pessoas, mostra que 30% dos entrevistados acham legítimo candidatos usarem Fake News para se promover ou para prejudicar seus adversários, com 64% não aprovando essas práticas e 7% não tendo opinião formada sobre o assunto.

No mesmo estudo, foi perguntado se as pessoas conseguem identificar quando recebem fake news, e a maioria delas (70%), afirma que consegue reconhecer informações falsas, com 21% dizendo que tem dúvidas em como reconhecer essas notícias e 9% não sabem como reconhecer as pautas falsas.

Ainda foi questionado se as pessoas acreditam que só recebem informações verdadeiras sobre seus candidatos. Segundo o estudo, 69% delas dizem que acreditam que recebem metade das notícias reais e metade falsas, 20% acham que só lhes são enviadas fake news e 10% deles afirmam que todas as matérias que eles recebem são verdadeiras.

Maioria compartilha notícias só após ler o artigo todo

O estudo da Toluna também procurou saber o quanto as pessoas gostam de difundir notícias. Perguntados se compartilham as notícias que recebem, 76% dizem que enviam os artigos para outras pessoas. Outro número curioso é que 90% das pessoas afirmaram que leem todo o texto antes de replicar as informações, com 6% falando que analisam apenas parte do texto e 4% delas só veem a manchete antes de passar adiante.

Link para o estudo: http://tolu.na/l/Kj47AsZk3
Comentar
Compartilhe
Como será a ordem de votação neste 2º turno
24/10/2018 | 13h42
Eleições 2018: saiba como será a ordem de votação no 2º turno

No segundo turno das eleições gerais, em 28 de outubro, o eleitor deve ficar atento à ordem de votação na urna eletrônica. Em primeiro lugar, o voto digitado será para o cargo de governador - o número do candidato é formado por dois dígitos. Após a digitação, o eleitor deve esperar aparecer a foto do candidato na tela da urna, para então teclar no botão "confirma" (verde).

Em seguida, será a vez de votar para o cargo de presidente - o número também é formado por dois dígitos. Mais um vez, confira a foto do candidato na tela e depois aperte a tecla "confirma".

Atenção: tanto no momento do voto para governador, quanto para presidente, caso o eleitor digite um número errado, basta apertar a tecla "corrige" para apagá-lo. Depois, é só digitar o número correto.

Em qualquer caso, se a foto de seu candidato não aparecer na tela após a digitação do número, confira se digitou o número correto para o cargo correspondente. Se digitar o número de um candidato inexistente, não aparecerá foto nenhuma. Caso o eleitor confirme a votação de um número errado, esse voto será considerado nulo.

Eleições suplementares

Nos municípios de Aperibé, Laje do Muriaé e Mangaratiba, haverá eleições suplementares para prefeito na mesma data das eleições gerais, em 28 de outubro.

Portanto, nessas cidades, além de votar para os cargos de governador e presidente, o eleitor votará também para prefeito. A ordem de votação será a seguinte: em primeiro, governador; depois, presidente; por fim, prefeito. O número para o cargo de prefeito também é formado por dois dígitos.

O eleitor deve seguir as mesmas orientações gerais na hora do voto: para cada cargo, conferir as fotos dos candidatos, apertar a tecla "confirma", e digitar o voto seguinte, conferindo e confirmando cada voto, até aparecer "fim" na tela.

Em Iguaba Grande, as eleições suplementares para prefeito, que estavam marcadas para 28 de outubro, foram suspensas por uma decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, em 4 de outubro.
Comentar
Compartilhe
Jornalista da Folha Toma Posse na Academia Campista de Letras
23/10/2018 | 11h10
Em noite de casa cheia,  ontem na sede da ACL-Academia Campista de Letras, no Jardim São Benedito, Aluysio Abreu Barbosa, criado dentro da redação de um jornal e poeta premiado, uma autêntica inteligência Pré-Google, tomou posse de uma cadeira acadêmica, ao lado dos também empossados Elias da Rocha Gonçalves, Ronaldo Barbosa Junior e Roberto Pinheiro Acruche, sócio-correspondente, já que mora em São João da Barra.
SAIBA  MAIS AQUI
Repro
 
 
Comentar
Compartilhe
O Plástico que todos Comem Sem Querer
23/10/2018 | 10h37
Do jornal Estado de Minas
Usado no dia a dia de forma exagerada e descartado sem cuidado, o plástico pode estar literalmente envenenando os seres humanos. Um estudo inédito apresentado no 26º Congresso Europeu de Gastroenterologia, em Viena, revelou que estamos ingerindo regularmente pelo menos nove tipos diferentes de plástico, sem nem nos darmos conta do problema.

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Viena e da Agência de Meio Ambiente da Áustria monitoraram um grupo de participantes de oito países diferentes (Finlândia, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Rússia, Reino Unido e Áustria). Os cientistas descobriram que todas as amostras de fezes coletadas nos mais variados pontos do planeta continham microplástico.



O que os cientistas chamam de microplástico são partículas de plástico de menos de cinco milímetros. Esses resíduos são criados a partir do descarte e da degradação de pedaços maiores de plástico. Mas também são produzidas industrialmente para o uso em alguns produtos. O microplástico tem impacto na saúde humana, sobretudo no trato gastrointestinal, onde pode interferir na resposta imunológica do organismo.

O estudo foi feito com grupos de participantes de oito países. Cada voluntário manteve um detalhado diário de sua alimentação na semana que precedeu a coleta de amostra de fezes. Os diários alimentares revelaram que todos os participantes são expostos aos plásticos, seja pelo consumo de alimentos embrulhados em plástico ou por beberem líquidos em garrafas de plástico. Muitos também consumiram peixes.

As amostras de fezes foram testadas pela Agência Ambiental da Áustria para a presença de dez diferentes tipos de plástico. Até nove variantes foram detectadas, em tamanhos que variaram de 50 a 500 micrometros (um micrômetro equivale à milésima parte do milímetro). Os tipos de plástico mais frequentemente encontrados foram o polietileno e o PET.

“É o primeiro estudo deste tipo a comprovar o que suspeitamos há tempos: que os plásticos, no fim, acabam atingindo o intestino humano”, afirmou o principal autor do estudo, Philipp Schwabl. “É particularmente preocupante no que tange aos pacientes com doenças gastrointestinais. Em estudos com animais, as maiores concentrações de plástico foram encontradas no intestino, mas também foram encontradas partículas menores capazes de entrar na corrente sanguínea, no sistema linfático, podendo ate alcançar o fígado. Agora que temos os primeiros indícios de microplásticos no organismo humano, precisamos de mais pesquisa para entender o impacto na saúde humana.”

A produção global de plástico vem aumentando substancialmente desde o início dos anos 50. Estima-se que, por conta da poluição de 2% a 5% de todo o plástico produzido no mundo acaba nos oceanos. Lá, eles acabam sendo consumidos por animais marinhos, entrando na cadeia alimentar humana.
Quantidades significativas de microplástico já foram encontradas em atum, lagosta e camarão. Segundo cientistas, é muito provável que haja também contaminação ao longo da cadeia de processamento de alimento e mesmo na embalagem.
Comentar
Compartilhe
Juiz-auxiliar do TSE em Itaperuna nessa sexta-feira
23/10/2018 | 01h53
Paulo de Tarso Tamburini de Souza vai estar no auditório do Tiro de Guerra de Itaperuna às 10h, palestrando para os soldados-atiradores e convidados.
Tamburini graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e neste Estado, é juiz de Direito da Tribunal de Justiça. Atua como juiz auxiliar da Presidência do TSE- Tribunal Superior Eleitoral e também do STF-Supremo Tribunal Eleitoral
Comentar
Compartilhe
Votos de Soraya Santos no Noroeste e em Campos
10/10/2018 | 20h23
A deputada do PR, reeleita foi bem votada no Noroeste e em Cardoso Moreira, São Fidélis e Campos, cidades do Norte Fluminense.
Aperibé-177
Bom Jesus do Itabapoana-272
Cambuci-39
Cardoso Moreira-44
Italva-289
Itaocara-192
Itaperuna-717
Laje do Muriaé-151
Miracema-302
Natividade-235
Porciúncula-145
S.A. Pádua-117
São Fidélis-47
São José de Ubá-136
Varre-Sai-13
Campos dos Goytacazes-1.471
Total-4.347
 
Total no Estado do Rio- 48.328
 
Comentar
Compartilhe
Secretário de Saúde Agradece Votos
10/10/2018 | 19h54
O titular da secretaria municipal de Saúde de Itaperuna, Oliver Trajano de Moraes, agradeceu em suas redes sociais os votos locais dados aos candidatos Max Lemos e Rodrigo Bacelar para deputado estadual e Felipe Bournier e Dr. Luisinho para federal.
Ao final, computa os 7. 214 votos para os 4, graças ao grupo que teve a honra de ajudar a moldar, segundo suas palavras na mensagem.
Comentar
Compartilhe
Itaperuna só faz um deputado
07/10/2018 | 23h21
Dos candidatos locais, somente Jair Bittencourt-PP,  venceu, se reelegendo deputado estadual com 32. 656 votos.
Comentar
Compartilhe
Comunicado Oficial do TRE-RJ
07/10/2018 | 20h12
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro esclarece que, em relação às filas nos locais de votação, tal situação, que tem sido verificada em diversos estados do país, deve-se a uma série de razões, entre as quais o fato de que, por se tratar de uma eleição que envolve a digitação dos números de seis candidatos, inclusive de duas vagas para senador, alguns eleitores têm dificuldades para votar, o que causa uma maior demora na votação. Da mesma forma, a identificação biométrica está sendo feita, em todo o estado, para os mais de 2,3 milhões de eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral, bem como para os mais de 4,6 milhões que tiveram seus dados do Detran-RJ aproveitados, o que também pode gerar uma demora maior do que a habitual.

O TRE-RJ reforça que o aproveitamento dos dados do Detran-RJ, embora no momento da votação possa gerar alguma demora, será positivo para o eleitor, que, tendo sua biometria validada, poderá ser dispensado pelo TSE de comparecimento posterior ao cartório eleitoral para realizar o cadastramento. Além disso, deve-se destacar que o TRE-RJ orienta os mesários de que nenhum eleitor poderá ser impedido de votar por não ter suas digitais reconhecidas. Nesse caso, o mesário deve liberar o acesso à urna do eleitor que se identificou com um documento oficial com foto e esteja apto a votar naquela seção.

Quanto a relatos de “fraudes” nas urnas, de candidatos que “não aparecem” quando os seus números são digitados pelo eleitor, o TRE-RJ esclarece que se trata de informação falsa. É comum o eleitor se confundir no momento da digitação dos números, o que leva a esse tipo de questionamento equivocado. Há casos em que o eleitor vota no primeiro cargo de senador e se esquece de que há outro candidato a ser escolhido para o mesmo cargo, confundindo com os cargos subsequentes de governador e presidente.

Além disso, o grande aumento, nestas eleições, da circulação de mensagens em aplicativos e redes sociais gera insatisfação em muitos eleitores devido a informações inverídicas. Por exemplo, um vídeo que vem circulando com imagens de garis transportando urnas eletrônicas não representa qualquer irregularidade. Em razão de convênio firmado pelo TRE-RJ com a Comlurb, esses profissionais estão devidamente habilitados a desempenhar tal atividade, que é acompanhada por servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares.
Comentar
Compartilhe
Coluna Maria Luzia Nº2
07/10/2018 | 20h07
Maria Luzia Borges Amaral Ramos
 
Uma feijoada, a 1ª da Fraternidade, e um desfile na bonita casa de  Cristiane Henriques foram os destaques da semana. As fotos contam:

 
 
Comentar
Compartilhe
Chances de Emprego na Vale
04/10/2018 | 23h28
Nesta primeira semana de outubro de 2018, a mineradora Vale abriu oportunidades de emprego para trabalho na Mina de Brucutu, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo.

As vagas disponíveis são para as funções de técnico automação II, técnico telecom II, médico do trabalho e analista telecom.

Para as vagas de técnico automação e técnico telecom, é necessário possuir formação técnica completa. Já para os cargos de médico do trabalho e analista telecom, é exigido formação superior.

Para se candidatar, é necessário acessar o Portal de Vagas da Vale, verificar todos os requisitos da vaga de interesse e cadastrar o currículo. Cada uma das vagas possui um prazo diferente de encerramento de inscrição.

Comentar
Compartilhe
Decisão do TRE-RJ sobre cobertura da imprensa no dia da eleição
04/10/2018 | 21h25
Eleições 2018: TRE-RJ publica decisão sobre cobertura da imprensa nos locais de votação

Os veículos de imprensa estão autorizados a fazer, no dia das eleições (7), registros fotográficos e em vídeo de candidatos nas áreas comuns dos locais de votação, como pátios e corredores, bem como nas seções eleitorais, desde que não seja ultrapassada a entrada da sala de votação e haja prévia comunicação ao respectivo juiz eleitoral, a quem compete o exercício do poder de polícia na condução dos trabalhos eleitorais. A decisão foi tomada na sessão plenária nesta quinta-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O assunto foi submetido aos membros da Corte pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, por entender necessária a uniformização do procedimento, tendo em vista as diferentes linhas de entendimento que têm sido adotadas pelos Juízos Eleitorais sobre os limites para o registro jornalístico de imagens e vídeos nos locais de votação. O objetivo da uniformização é "afastar possíveis alegações de tratamento diferenciado a este ou aquele candidato", redigiu, na questão de ordem, o presidente do TRE-RJ.

A posição adotada pelo Tribunal objetiva conciliar o sigilo do voto com a liberdade de imprensa e a isonomia entre os candidatos, de modo a estabelecer uma diretriz única no âmbito da Justiça Eleitoral Fluminense e minimizar a ocorrência de possíveis incidentes.

Para saber a qual cartório eleitoral pertence o local de votação de interesse, acesse https://bit.ly/2pxuMn7 . A lista completa de endereços e telefones das Zonas Eleitorais você encontra em https://bit.ly/2kTeToA .
Comentar
Compartilhe
Aviso Nº II da Justiça Eleitoral
04/10/2018 | 14h26
ITAPERUNA
O Excelentíssimo Juiz Eleitoral de 107ª Zona Eleitoral, Dr. José Roberto Pivanti comunica alteração dos seguintes Locais de Votação:
Seções Eleitorais que funcionavam na Associação Comercial e Industrial foram transferidas para a Fundação Educacional e Cultural São José - FAFITA
Seções Eleitorais que funcionavam na Escola Municipal Juvenal José da Costa ( Bambuí) foram transferidas para o CIEP 467 Boa Fortuna. Haverá transporte de Eleitores oferecido pela Justiça Eleitoral saindo da Escola Municipal Juvenal José da Costa para o CIEP 467 Boa Fortuna às 7h- 10h e 14h, com retorno do CIEP 467 Boa Fortuna às 9h - 13h e 15h.
Comentar
Compartilhe
Aviso da Justiça Eleitoral
04/10/2018 | 14h22
ITAPERUNA
O Excelentíssimo Juiz da 107ª Zona Eleitoral, Dr. José Roberto Pivanti comunica que em virtude da logística de organização do Pleito neste Município, nos dias 05,06 e 07 de outubro de 2018 as ruas citadas a seguir estarão fechadas e com o estacionamento proibido:
- Avenida Cardoso Moreira (do Colégio Estadual 10 de Maio até o final da praça dos camelôs próximo à Drogaria Pacheco).
- Rua Licy de Castro Pereira, Rua Major Porfírio Henriques ( Retorno e o trecho compreendido entre as lojas Carmem Steffens e a Vivará).
Entretanto, a Rua Buarque de Nazareth, no trecho compreendido entre o Colégio Estadual 10 de Maio até a Avenida Beira Rio terá o trânsito liberado em sentido único e será proibido o estacionamento de ambos os lados.
Comentar
Compartilhe
Horário de verão vai começar em novembro
03/10/2018 | 23h18
Por causa do Enem- Exame Nacional do Ensino Médio e das eleições, o horário de verão foi adiado mais uma vez. Chegou a ser divulgado o dia 4 de novembro, mas a data definitiva foi escolhida: 18 de novembro, depois do resultado do exame e bem depois do dia 28 de outubro, data de onde houver segundo turno.
Data do término: terceiro domingo de fevereiro de 2019, dia 17.
 
Comentar
Compartilhe
Ordem de Prisão para filho de Vereador
01/10/2018 | 18h00
 EM 1ª MÃO
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, manda prender, de forma preventiva, Rafael Xavier de Camargo, filho do vereador de Miracema-RJ,Guillerni Ribeiro de Camargo,o Guigui, do PMDB, deferindo liminar em recurso protocolado pelo Ministério Público.
O desembargador considerou a possibilidade de influência política exercida pelo réu para deferir a liminar e determinar a imediata prisão de Rafael.
Nesta segunda-feira, a PCERJ tentou cumprir o mandado de prisão preventiva expedido pelo desembargador, não conseguindo, pois Rafael, até o momento está foragido. Desde a semana passada, não é visto na cidade de Miracema.
Nos fac-símiles abaixo, os motivos da prisão
 
Comentar
Compartilhe
Morreu um dos maiores ícones da música francesa
01/10/2018 | 09h48
Depois de ter vivido 94 anos de uma forma única, o cantor e compositor Charlez Aznavour faleceu.
"Cantor mais importante do século XX". Este é o título concedido em 1988 a Charles Aznavour pelo canal americano CNN e pelo Times. Mais de 1200 músicas em sete idiomas diferentes, shows em 94 países e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Mas também mais de 60 participações em filmes. Muito discreto sobre sua vida privada, o cantor foi casado três vezes e teve seis filhos, três deles com sua última esposa, Ulla, com quem esteve casado por mais de 50 anos.
De tantos e tantos sucessos, She, em inglês, é certamente o que mais ajudará seu nome a permanecer na eternidade.
Veja a notícia no jornal Le Figaro e assista o cantor AQUI
FONTES-Français à Búzios ( Página Facebook)  e LE FIGARO
MAIS DETALHES M OUTRAS EDIÇÕES DO BNB
NOTA DO BNB-BLOG NINO BELLIENY
A sensação é a pior dentre outras depois de uma semana atípica. Desde a minha infância, Aznavour era constante no toca-discos do meu pai, e foi comigo para os programas de AM/FM pelo Brasil onde trabalhei. Recentemente ficou fortemente presente em grandes e ótimas conversas ao som do Youtube. Era como se um velho conhecido estivesse ao meu lado cantando como só os franceses sabem, do jeito meio falado, na penumbra de um bar com um bom vinho e uma inesquecível companhia. Charles cantou a mulher amada como poucos e loucos por amor sabem. E sabia que toda perda nunca vem sozinha. Agora virou assinatura nas nuvens e elas brilharão mais ao sol.
NB
Le chanteur auteur et compositeur Charles Aznavour, pose ici à lENTITY_apos_ENTITYoccasion dENTITY_apos_ENTITYune entretien avec Le Figaro, au cours duquel il nous parle de la sortie de son nouvel album, et de son retour scénique à Paris, du 15 au 27 septembre au Palais des Sports.
Le chanteur auteur et compositeur Charles Aznavour, pose ici à lENTITY_apos_ENTITYoccasion dENTITY_apos_ENTITYune entretien avec Le Figaro, au cours duquel il nous parle de la sortie de son nouvel album, et de son retour scénique à Paris, du 15 au 27 septembre au Palais des Sports.
Comentar
Compartilhe