Morreu Zé Gordo, Papai Noel, líder de torcida do Goytacaz e 1º chefe de gabinete de Cardoso Moreira
30/12/2017 | 11h50
Ele era inteiro coração. Talvez por isso tenha morrido exatamente de infarto. Era do tamanho do mundo o seu coração. Difícil ficar sério perto da colossal figura sorridente, cheia de causos divertidos.
Líder de uma das torcidas organizadas do Goyta durante anos, foi tema de reportagem da Revista Placar, com direito à foto principal de quase página inteira, segurando a bandeira do seu clube amado.
Apaixonado pai e esposo, não se cansava de enaltecer a família. Em 1992, entrou para a história do então recém emancipado município  da sua mulher, Soninha: Cardoso Moreira.
Funcionário da Cedae, foi transferido e passou a ser chefe de gabinete do prefeito Renato Jacinto, de quem tinha sido um dos mais animados coordenadores de campanha. E um fantástico apresentador de comícios.
Mais tarde foi vereador. Nos últimos dias trabalhava com Carla Machado, prefeita da sua São João da Barra, onde nasceu e casa tinha em Grussaí onde veraneava.
Foi o mais genuíno Papai Noel de todo o Norte-Fluminense e não cobrava para ir aonde o chamassem. Em troca de brinquedos que repassava para os carentes, se apresentava com sua natural barba e cabelos brancos. Uma festa imediata se formava quando o Zé Noel chegava.
José dos Santos Gomes era e sempre será O Cara. Capaz de gestos surpreendentes de generosidade e calor humano. Não se continha, emocionava-se com facilidade.
Certamente e não por um talvez, foi isso que o levou. De tanta vida, amor, bom-humor e energia, seu coração deu o último tic-tac ontem à noite.
Tive a honra de ter convivido, profissional e fraternalmente, com esta lenda. Uma lenda verdadeira. Agora somos todos órfãos de Papai Noel, agora somos todos filhos das saudades do Zé.
NOTA 
Com grande pesar informamos que perdemos um homem feito de coração e sorriso. Zé Gordo se foi na madrugada de hoje, sábado, 31 de dezembro de 2017
O corpo está sendo velado no Ginásio Esportivo de Cardoso Moreira até às 16h e seguirá para o cemitério municipal.
Todos que quiserem se despedir serão bem-vindos pois sabemos que maior que a perda foi todo o amor que ele espalhou no coração de quem cruzou seu caminho.
De sua amada família
Comentar
Compartilhe
Blog em Recesso
28/12/2017 | 00h20
O BNB retorna em fevereiro. Em casos de notório interesse público este recesso pode ser interrompido.
Obrigado a todos pelo acompanhamento de cada dia.
Nino Bellieny
Comentar
Compartilhe
Natal com Sabor de Melancolia.
24/12/2017 | 00h40
Crônica de Adma Pillar
Hoje, 23 de dezembro, quase véspera de Natal. Tudo se faz tão diferente! Será que estou ficando velha, gente? Nem tão longe assim eu e meus irmãos saíamos nas noites que antecediam o Natal e sentíamos juntos toda a emoção que a data impõe. Achávamos mágico e encantador, encontrarmos nas ruas com pessoas amigas e nos abraçarmos, desejando um Feliz Natal e um bom Ano Novo. Os pisca - piscas iluminavam as calçadas, as árvores de Natal com brilho e cor atraiam crianças sedentas de Papai Noel e adultos que comemoram fundamentalmente, o aniversário do Menino Jesus.
Ontem saí pelas ruas e que decepção! Muitos carros, muitos faróis, muitas buzinas e nenhum clima, nada alusivo a melhor, maior e mais importante data de todos os tempos: O nascimento de Cristo Jesus, aquele que veio para nos salvar! Olho as pessoas que passam, ensaio um sorriso e não acho resposta. Como o ser humano se modificou!
Questiono a cada momento essa mutação que infelizmente não foi para melhor. Há pouco tempo atrás, bem pouco tempo, semanas e semanas antes do Natal, pelas páginas do extinto Orkut, amigos enchiam as páginas com lindas mensagens de Natal e o que temos para hoje nas páginas de seu substituto, o questionável Facebook .
São agressões, picuinhas ( como dizia minha avó) , flechada para todo lado. O que estamos fazendo com nosso lado do BEM e por BEM? Como podemos deixar as coisas tomarem essa proporção? Como nós, seres pensantes, errantes e passantes podemos permitir que o afeto, o amor fraterno, a paciência com o diferente, possa tomar conta de um mundo que já se faz tão hostil?
A cada dia mais e mais campanhas entram pelas nossas casas, através de todos os tipos de mídia, precisamos de uma efetiva e contundente campanha de AMOR... AMOR no sentido lato, amplo e irrestrito da palavra, porque quando amamos de fato, aceitamos, compreendemos , apoiamos e amamos além e apesar DE.
Não amamos somente quem concorda e aceita todas as nossas opiniões, muito pelo contrário, é tão bom amar aquele que contesta, questiona e nos ajuda a crescer!
Não quero ser piegas, só quero amar, amar perdidamente...amar só por amar!
Um Feliz Natal ... com um abraço quente, envolvente, que aquece o coração da gente!!!!
Comentar
Compartilhe
Protesto interrompe trânsito entre Itaocara e Cambuci
23/12/2017 | 11h52
Texto e  Fotos:Seylor Ornellas
Edição BNB
Fogo na esburacada RJ-158 
Manifestantes interditaram na manhã de hoje, a rodovia que liga Itaocara à Cambuci, próximo de Portela.
Eles reivindicam por melhorias na estrada que liga Itaocara a Campos dos Goytacazes. O trânsito está impedido nos dois sentidos. Não há previsão para liberação da via.
Com pneus, lenha e fogo, os manifestantes fecharam completamente entre Duas Porteiras e a entrada de Valão do Papagaio.
O protesto começou por volta das 8h30 e contava com a participação de cerca de 30pessoas, a maioria de motoristas indignados com o estado de conservação da rodovia.
Fonte-Rádio Feliz/Pádua
Comentar
Compartilhe
Combate à Seca no Norte/Noroeste do Estado do Rio
23/12/2017 | 11h29
O que antes era uma realidade distante , conhecida apenas no Nordeste brasileiro, agora  é aqui, no Norte e Noroeste do Estado do Rio: ações de combate aos efeitos da seca. Por conta disso, osecretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt assinou nessa semana documento de parceria da Emater-Rio co o Banco do Brasil sobre as ações de mitigação dos efeitos de estiagem nas regiões Norte e Noroeste Fluminense para os produtores beneficiados pelo crédito rural.

A cerimônia foi na superintendência regional do banco em Campos dos Goytacazes com a presença dos prefeitos de São José de Ubá, Marcionílio Botelho; Varre-Sai, Silvestre Gorini; Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; Itaocara, Manoel Faria e diversos secretários municipais. Além destes, estavam o presidente da Emater-Rio, Antônio Emílio e o superintendente estadual de negócios de varejo e governo do Banco do Brasil, Luiz Cláudio Batista.

A Emater-Rio verificou que os produtores rurais estavam com dificuldades geradas pela estiagem, sendo assim, a empresa gerou um laudo técnico e, em acordo com o Banco do Brasil, todos os beneficiados pelo crédito rural poderão renegociar suas parcelas vencidas no período de julho a dezembro de 2017. Para a negociação, o agricultor deve entre em contato com uma das agências bancárias ou na Emater.

A renegociação do crédito rural faz parte das ações implementadas para diminuir o impacto da estiagem, conforme explicou o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt. “A seca sofrida este ano foi uma das maiores, portanto, o prejuízo para o homem do campo foi muito grande. Com isso, através dos núcleos da Emater-Rio, fizemos os laudos técnicos e realizamos essa parceria com o Banco do Brasil para que os produtores possam refinanciar suas dívidas”, esclarece o secretário Jair Bittencourt.
Comentar
Compartilhe
29º BPM Apreende 55 kilos de Maconha
22/12/2017 | 21h03
EM 1ª MÃO*
2017 termina daqui a 9 dias, mas os policiais militares de Itaperuna já comemoram a maior apreensão de drogas do ano: 55 kilos de Cannabis Sativa, a popular maconha. 
A erva estava dentro de tonéis impermeáveis enterrada a poucos metros da superfície, facilitando o manuseio dos traficantes, que a retiravam ocasionalmente para venda nos bairros da cidade. Um dos recipientes foi encontrado vazio, provavelmente uma quantidade semelhante a encontrada já teria sido comercializada. Empacotadas, lembravam rapaduras, a aproximadamente 1 kilo cada, ao possível valor total de 500 mil reais.
Toda a mercadoria foi encontrada às margens da RJ 216, entre Itaperuna e Natividade, a 5 km depois do trevo de acesso na BR-356.
A investigação feita pela P2 durou uma semana e ao entardecer de hoje deu-se o desfecho, com a presença do comandante do 29º BPM, tenente-coronel João Carlos. 
Video no Facebook AQUI
* O BNB ACOMPANHOU TODA A OPERAÇÃO
foto-NB
foto-NB
Comentar
Compartilhe
Ex-Presidente Dilma Pensa em ser Senadora pelo Piauí
21/12/2017 | 22h34
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) cogita se candidatar ao Senado em 2018. No entanto, ainda não está definido por qual Estado a petista será candidata. Dilma nasceu em Minas Gerais, mora no Rio Grande do Sul e avalia se candidatar pelo Piauí.

Segundo destaca o colunista Josias de Souza, do UOL, está não é a primeira vez que Dilma cogita ser candidata do Piauí. A possibilidade foi discutida há cinco meses e chegou a causar certo desassossego no PT piauiense, forçando o governador a negar que estivesse negociando com Dilma a transferência do domicílio eleitoral dela de Porto Alegre para Teresina.

No Rio Grande do Sul, o PT deixou Dilma de lado e já escolheu o senador Paulo Paim como candidato à reeleição para o Senado. Se a ex-presidente for candidata pelo Piauí, ela não irá enfrentar Aécio Neves, que já se declarou disposto a pleitear junto ao eleitorado mineiro a renovação do mandato.
Fonte-NotíciaAoMinuto
Comentar
Compartilhe
TRE Retira do Ar Propaganda Antecipada
21/12/2017 | 22h28
TRE-RJ determina retirada de posts de Bernardinho nas redes sociais por propaganda antecipada
 
O TRE-RJ determinou liminarmente, na sessão plenária desta segunda-feira (18), a retirada, em 48 horas, de qualquer divulgação de manifestação de Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, vinculada ao número 30, do Partido Novo, "sobretudo daquelas que já constam no seu perfil no Facebook". A Corte decidiu, ainda, proibir o pré-candidato de fazer qualquer divulgação relacionada ao número de seu partido. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
 
Em caso de descumprimento, Bernardinho deverá pagar multa de R$ 200 mil, e o Facebook será notificado, então, para retirar o conteúdo do ar. Na hipótese de também a empresa norte-americana não cumprir a decisão, a Corte determinou que seja cobrada multa diária de R$ 40 mil, bem como que suas operações financeiras sejam congeladas, sendo impossibilitado qualquer tipo de movimentação de numerário. As medidas foram determinadas para garantir o cumprimento da decisão judicial, uma vez que há um histórico de resistência por parte do Facebook.
 
De acordo com a relatora do processo, desembargadora eleitoral Cristiane Frota, "houve transbordamento dos limites de atos de pré-campanha, sobretudo em dois aspectos (...): em primeiro lugar, existe uma vinculação direta do pré-candidato ao número do seu Partido (Novo nº 30); de outro lado, percebe-se na conduta do candidato uma interação com o eleitorado, conclamando os seus espectadores a aderir à sua candidatura, em uma postura típica de palanque em diversas manifestações, sobretudo nos vídeos".
 
Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, que ingressou com a ação cujo pedido liminar foi julgado nesta segunda-feira, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei realizou propaganda eleitoral antecipada de sua candidatura ao cargo de governador do estado do Rio de Janeiro em matérias veiculadas no jornal "O Globo" e na revista "Veja", bem como por meio do material divulgado na rede social Facebook. O mérito da ação ainda será julgado pelo TRE-RJ.
Comentar
Compartilhe
Compromisso com a Segurança
21/12/2017 | 13h45

A Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro-Seseg realizou ontem, 20 de dezembro, o programa " Compromisso com a segurança ", no auditório do Teatro Sesi Guarus, em Campos, além de capacitação para utilização do aplicativo de atendimento e abordagem aos grupos vulneráveis.
O evento foi direcionado para os agentes de segurança pública e guarda municipais de Campos. Na ocasião, o coordenador de Análise e Integração Regional da 6 RISP, Wagner José Duarte, explicou que o programa é uma metodologia que possibilita o alinhamento e fortalecimento das políticas sobre segurança do Estado do Rio de Janeiro e seus municípios, além de estimular a participação de instâncias municipais para tratar do tema na perspectiva da prevenção.
O programa " Compromisso pela segurança " é uma ação promovida pela Polícia Militar Estado do Rio de Janeiro , Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Segurança e Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Comentar
Compartilhe
Lei Mais Rigorosa Para Motoristas Bêbados
21/12/2017 | 12h10
Foi sancionada ontem, 20 de dezembro, pelo presidente Michel Temer lei com maior rigor para quem for o causador de morte no trânsito ao dirigir bêbado.
As novas regras estarão vigorando dentro de 120 dias no Código de Transito Brasileiro.
Os infratores serão enquadrados no crime de homicídio culposo, (sem intenção de matar) e a  pena vai de 5 a 8 anos de prisão.
Comentar
Compartilhe
Secretaria de Turismo Movimenta Itaperuna
12/12/2017 | 19h19
Turismo de Itaperuna caminha com o apoio da ABIH-RJ e do SindHotéis Rio.
Por Angelique Damadá Meirelles

A Secretaria de Turismo de Itaperuna tem investido nas parcerias e registros nos setores correspondentes para que sua atividade seja referência na região e tem se destacado na Capital e instituições. Por conta disso, durante a última semana, o município recebeu a visita do executivo da associação de hotéis, Paulo Reis que se reuniu com José Francisco Finamore e Carlos Augusto Carvalho, respectivamente presidente e assessor do Sindicato dos Hotéis e Similares de Itaperuna.

Durante o encontro, foram abordados a estruturação da rede hoteleira e da atividade turística na região. Itaperuna é uma cidade com riquíssimo valor histórico e cultural, onde foi implantada a primeira Câmara Republicana do país e onde possui o 2º maior Cristo Redentor.

Com a parceria, município está realizando uma apuração do inventário hoteleiro, que recentemente recebeu investimentos da Rede Accor, com a marca Ibis, além da elaboração de um calendário de eventos que possa alavancar a atividade turística.

“Fico muito feliz em ver o nosso turismo sendo reconhecido. Itaperuna é uma cidade com muitos valores que antes eram pouco lembrados”, disse o secretário de Turismo de Itaperuna, Alexandre Boechat.
Comentar
Compartilhe
A Cidade que Preserva a História
12/12/2017 | 19h06
As Estações Ferroviárias e o exemplo de Porciúncula
Por Guilherme Fonseca Cardoso
 
Há dias publiquei no meu perfil do facebook uma imagem da antiga Estação Ferroviária de Itaperuna, que ficava localizada na Avenida Cardoso Moreira. Segundo informações em sites especializados no tema ferrovias, a estação do século XIX foi substituída por outra no século XX que mais tarde também foi demolida.
 
A inauguração da primeira Estação Ferroviária ocorreu em 25 de junho de 1883 e contou com a presença do Imperador D. Pedro II, que no dia anterior estava em Campos dos Goytacazes para a inauguração do sistema de iluminação elétrica da cidade.
 
A inauguração da Estrada de Ferro Carangola, que ligava Carangola (MG) a Campos dos Goytacazes (RJ) e a Estação Ferroviária de Itaperuna são considerados, segundo registros, marcos do desenvolvimento de Itaperuna e do Noroeste Fluminense.
 
As estações não são apenas edifícios, elas representam símbolos. Símbolos do desenvolvimento e do progresso da região e se não tivessem sido extintas, poderiam ter acelerado ainda mais o desenvolvimento da região. Eu, como brasileiro do Noroeste Fluminense, só tenho a lamentar a extinção das ferrovias na região, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas, assim como lamento o baixo investimento federal no setor, não sendo culpa de um único governo, mas de um consenso equivocado que permeia as decisões políticas em Brasília há quase 4 décadas.
 
Em Porciúncula, a Estação Ferroviária continua de pé a serviço da população como sede da Secretaria Municipal de Cultura e da Biblioteca Eloy Vieira Lannes, no centro da cidade. Lamentavelmente não teve o mesmo destino a Estação Ferroviária de Dona Emília, na zona rural do 1º Distrito.
 
A relação da Estação de Porciúncula com a história do município é muito forte. Antes denominado Santo Antonio do Carangola, o município passou a denominar-se Porciúncula em homenagem ao governador do Estado, José Thomaz da Porciúncula, que determinou a construção da estação em atendimento ao pleito da população, colocando fim ao movimento popular conhecido como “operação arranca trilhos”.
 
A Estrada de Ferro Leopoldina se recusava a construir uma estação na cidade e o maior interesse da população se devia ao fato da viagem para o Rio de Janeiro ser feita em apenas um dia pela Leopoldina. A compra de passagens e embarque de mercadorias só ocorriam em Tombos ou Antonio Prado de Minas, as duas em Minas Gerais. O movimento teria ocorrido em 1892, segundo registros do livro Subsídios para a História de Porciúncula, de autoria do Dr. Edésio Barbosa da Silva, p. 74.
 
Após a desativação das linhas na década de 70, configurando, de fato, um grave equívoco para o planejamento logístico do Brasil, o edifício só veio a ser restaurado em 1991, durante o governo Antonio Jogaib, passando a abrigar alguns órgãos municipais.
 
A Estação Ferroviária de Porciúncula começava uma nova fase como Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Dr. Edésio, é figura ímpar na história de Porciúncula, tendo sido chefe dos três poderes no município, além de ter sido vice-prefeito de 1977 a 1983 e vereador por cinco legislaturas, integrando a primeira Câmara Municipal.
 
Em 2014, solicitei em ofício à Secretaria Municipal de Cultura que atendesse ao pedido do Dr. Edésio Barbosa da Silva, cujo pedido pairava há quase 20 anos na página 76 do livro “Subsídios para a História de Porciuncula”, onde menciona a instalação de uma placa na estação com a mensagem: “Por aqui passaram, durante quase um século, semeando progresso, as estradas de ferro Leopoldina e Carangola. O povo não esquece.”
 
No dia 26 de outubro deste ano, o secretário municipal de Cultura de Porciúncula, Vitor José de Araújo Cunha, em atendimento à solicitação, fez avançar mais uma etapa do processo de preservação da Estação ao inaugurar a placa com a presença do filho do Dr. Edésio, José Edésio.
 
Para alguns, pode parecer algo apenas protocolar, mas eu afirmo que esta placa servirá para as futuras gerações como um carimbo, atestando a representatividade histórica daquele edifício e na hipótese futura da estação deixar de ser sede dos órgãos públicos ali instalados, que ninguém ouse sugerir a sua demolição e sirva de estímulo à conservação do edifício, dando a ele novo uso à serviço sempre da população.
 
Pelo que me consta, a Estação Ferroviária de Porciúncula não é tombada por lei municipal e nem estadual. No primeiro caso, poderia ser feito por iniciativa tanto do Poder Executivo quanto por iniciativa de algum legislador.
 
Em relação ao Estado, sugiro à Secretaria Municipal de Cultural de Porciúncula a formação de uma comissão para defender junto ao INEPAC o tombamento estadual da “nossa” Estação Ferroviária.
 
 
Guilherme Fonseca Cardoso, arquiteto urbanista
Comentar
Compartilhe
A Cidade que Preserva a História
12/12/2017 | 19h06
As Estações Ferroviárias e o exemplo de Porciúncula
Por Guilherme Fonseca Cardoso


Há dias publiquei no meu perfil do facebook uma imagem da antiga Estação Ferroviária de Itaperuna, que ficava localizada na Avenida Cardoso Moreira. Segundo informações em sites especializados no tema ferrovias, a estação do século XIX (ver imagem) foi substituída por outra no século XX que mais tarde também foi demolida.

A inauguração da primeira Estação Ferroviária ocorreu em 25 de junho de 1883 e contou com a presença do Imperador D. Pedro II, que no dia anterior estava em Campos dos Goytacazes para a inauguração do sistema de iluminação elétrica da cidade.

A inauguração da Estrada de Ferro Carangola, que ligava Carangola (MG) a Campos dos Goytacazes (RJ) e a Estação Ferroviária de Itaperuna são considerados, segundo registros, marcos do desenvolvimento de Itaperuna e do Noroeste Fluminense.

As estações não são apenas edifícios, elas representam símbolos. Símbolos do desenvolvimento e do progresso da região e se não tivessem sido extintas, poderiam ter acelerado ainda mais o desenvolvimento da região. Eu, como brasileiro do Noroeste Fluminense, só tenho a lamentar a extinção das ferrovias na região, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas, assim como lamento o baixo investimento federal no setor, não sendo culpa de um único governo, mas de um consenso equivocado que permeia as decisões políticas em Brasília há quase 4 décadas.

Em Porciúncula, a Estação Ferroviária continua de pé a serviço da população como sede da Secretaria Municipal de Cultura e da Biblioteca Eloy Vieira Lannes, no centro da cidade. Lamentavelmente não teve o mesmo destino a Estação Ferroviária de Dona Emília, na zona rural do 1º Distrito.

A relação da Estação de Porciúncula com a história do município é muito forte. Antes denominado Santo Antonio do Carangola, o município passou a denominar-se Porciúncula em homenagem ao governador do Estado, José Thomaz da Porciúncula, que determinou a construção da estação em atendimento ao pleito da população, colocando fim ao movimento popular conhecido como “operação arranca trilhos”.

A Estrada de Ferro Leopoldina se recusava a construir uma estação na cidade e o maior interesse da população se devia ao fato da viagem para o Rio de Janeiro ser feita em apenas um dia pela Leopoldina. A compra de passagens e embarque de mercadorias só ocorriam em Tombos ou Antonio Prado de Minas, as duas em Minas Gerais. O movimento teria ocorrido em 1892, segundo registros do livro Subsídios para a História de Porciúncula, de autoria do Dr. Edésio Barbosa da Silva, p. 74.

Após a desativação das linhas na década de 70, configurando, de fato, um grave equívoco para o planejamento logístico do Brasil, o edifício só veio a ser restaurado em 1991, durante o governo Antonio Jogaib, passando a abrigar alguns órgãos municipais.

A Estação Ferroviária de Porciúncula começava uma nova fase como Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Dr. Edésio, é figura ímpar na história de Porciúncula, tendo sido chefe dos três poderes no município, além de ter sido vice-prefeito de 1977 a 1983 e vereador por cinco legislaturas, integrando a primeira Câmara Municipal.

Em 2014, solicitei em ofício à Secretaria Municipal de Cultura que atendesse ao pedido do Dr. Edésio Barbosa da Silva, cujo pedido pairava há quase 20 anos na página 76 do livro “Subsídios para a História de Porciuncula”, onde menciona a instalação de uma placa na estação com a mensagem: “Por aqui passaram, durante quase um século, semeando progresso, as estradas de ferro Leopoldina e Carangola. O povo não esquece.”

No dia 26 de outubro deste ano, o secretário municipal de Cultura de Porciúncula, Vitor José de Araújo Cunha, em atendimento à solicitação, fez avançar mais uma etapa do processo de preservação da Estação ao inaugurar a placa com a presença do filho do Dr. Edésio, José Edésio.

Para alguns, pode parecer algo apenas protocolar, mas eu afirmo que esta placa servirá para as futuras gerações como um carimbo, atestando a representatividade histórica daquele edifício e na hipótese futura da estação deixar de ser sede dos órgãos públicos ali instalados, que ninguém ouse sugerir a sua demolição e sirva de estímulo à conservação do edifício, dando a ele novo uso à serviço sempre da população.

Pelo que me consta, a Estação Ferroviária de Porciúncula não é tombada por lei municipal e nem estadual. No primeiro caso, poderia ser feito por iniciativa tanto do Poder Executivo quanto por iniciativa de algum legislador.

Em relação ao Estado, sugiro à Secretaria Municipal de Cultural de Porciúncula a formação de uma comissão para defender junto ao INEPAC o tombamento estadual da “nossa” Estação Ferroviária.


Guilherme Fonseca Cardoso, arquiteto urbanista
gfonsecac@uol.com.br
Comentar
Compartilhe
SicoobFluminense Inaugura Agência em Friburgo
12/12/2017 | 11h57
Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, vai receber um presente nessa quinta-feira, 14 de dezembro: o Sicoob Fluminense inaugura a sua mais nova agência, em amplo e moderno espaço na área central da cidade.
A inauguração está marcada para as 16h, com a presença confirmada de representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, a exemplo da Associação Comercial de Nova Friburgo, comemorando seu centenário neste mês de dezembro.
A 15.ª agência do Sicoob Fluminense no estado do Rio de Janeiro fica na rua Moisés Amélio, n.º 31, Centro, Nova Friburgo, com o telefone (22) 25239800.
O incansável Neilton Ribeiro da Silva, diretor-presidente e um dos fundadores do sistema nacional, estará presente.
Comentar
Compartilhe
Juízes de Olho na Propaganda Eleitoral Antecipada
12/12/2017 | 11h33
TRE-RJ aprova ato sobre atuação de juízes eleitorais na fiscalização da propaganda antecipada
 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão plenária de ontem, segunda-feira (11), o Ato Conjunto nº 14/2017, que trata do exercício do poder de polícia dos juízes eleitorais em relação à fiscalização da propaganda no período pré-eleitoral. De acordo com o documento, as denúncias e notícias de irregularidades recebidas pelo Tribunal serão prontamente encaminhadas ao Juízo Eleitoral competente, para as providências cabíveis. O Ato destaca, ainda, que compete ao juiz eleitoral, no exercício do poder de polícia, "adotar as providências estritamente necessárias à inibição das práticas ilegais, bem como fazê-las cessar, inclusive mediante a suspensão cautelar". A íntegra do documento estará disponível no Diário da Justiça Eletrônico de amanhã, quarta-feira (13).
Comentar
Compartilhe
Juízes de Olho na Propaganda Eleitoral Antecipada
12/12/2017 | 11h28
TRE-RJ aprova ato sobre atuação de juízes eleitorais na fiscalização da propaganda antecipada
 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão plenária de ontem, segunda-feira (11), o Ato Conjunto nº 14/2017, que trata do exercício do poder de polícia dos juízes eleitorais em relação à fiscalização da propaganda no período pré-eleitoral. De acordo com o documento, as denúncias e notícias de irregularidades recebidas pelo Tribunal serão prontamente encaminhadas ao Juízo Eleitoral competente, para as providências cabíveis. O Ato destaca, ainda, que compete ao juiz eleitoral, no exercício do poder de polícia, "adotar as providências estritamente necessárias à inibição das práticas ilegais, bem como fazê-las cessar, inclusive mediante a suspensão cautelar". A íntegra do documento estará disponível no Diário da Justiça Eletrônico de amanhã, quarta-feira (13).
Comentar
Compartilhe
Monitoramento de Pesca no Porto do Açu
11/12/2017 | 17h19
Dados do estudo que abrange São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana foram mostrados às três colônias de pescadores da região

Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2017 – Integrantes das três colônias de pesca da região receberam, neste início de dezembro, o balanço da segunda fase do Projeto de Monitoramento da Pesca do Porto do Açu, lançado em abril deste ano. A nova apresentação do estudo foi realizada três meses após a primeira devolutiva. Ao longo do monitoramento, que terá duração de dois anos, um total de seis devolutivas serão realizadas.
O projeto, desenvolvido de maneira voluntária e com o apoio da Braço Social Consultoria, tem o objetivo de levantar dados sobre produtividade, número e fluxo de embarcações pesqueiras, além de aumentar a compreensão sobre a dinâmica do setor. Para isso, o estudo conta com uma equipe de 12 pessoas, entre coordenação, equipe técnica e monitores locais, que são membros das comunidades capacitados pela empresa.

Para o gerente de Responsabilidade Social do Porto do Açu, Caio Cunha, houve avanços significativos da primeira para segunda devolutiva: “Nós estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e, principalmente, por contarmos com a colaboração espontânea dos pescadores para atingirmos um balanço cada vez mais sólido. O projeto visa a compreensão da socioeconomia da pesca local, o funcionamento da atividade como um todo e a influência que ela exerce sobre o Norte Fluminense. O projeto reunirá dados importantes para o alinhamento das ações do Porto, do poder público e da própria comunidade pesqueira”, reforçou.

Ao longo de uma semana, os responsáveis pelo projeto percorreram cada uma das cinco localidades monitoradas para apresentar os dados atualizados à comunidade pesqueira. Um relatório impresso com o balanço do estudo foi entregue às lideranças da pesca e banners com os principais números coletados foram instalados nas sedes das colônias de pescadores.
Para o diretor da Braço Social Consultoria, o oceanógrafo Victor Patiri, o bom relacionamento com os pescadores é a base para a eficiência de todo o projeto: “Os resultados que estamos atingindo ao longo destes sete meses de coleta de dados são promissores. Conforme o nosso trabalho de campo avança, mais consistente fica o estudo. Nosso desafio é que os pescadores reconheçam no conteúdo gerado pelo monitoramento o cotidiano da atividade que desenvolvem. Por isso, a importância dos laços de confiança entre o projeto e os pescadores, o que é construído dia a dia pelos nossos monitores locais”, explicou Patiri.
Os dados gerados pelo Projeto de Monitoramento da Pesca serão periodicamente compartilhados com o poder público, instituições do setor e, em especial, com as comunidades pesqueiras, através de visitas programadas e informativos impressos.
Comentar
Compartilhe
ISABEL BITTENCOURT-MUSA DO BLOG Nº 3
09/12/2017 | 21h26
Origem-Júlio de Abreu Bittencourt e Marly 
Cidade-Muriaé-MG
Curso-Ciências Contábeis UniRedentor Itaperuna
 
 Aniversário-01/03
Fotos-Junior Costa
Comentar
Compartilhe
Prazo prorrogado para Biometria
09/12/2017 | 11h03
Rio das Ostras: prazo para biometria é prorrogado até 19/12

Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições

Foi prorrogado até 19 de dezembro o prazo para os eleitores de Rio das Ostras realizarem o cadastramento biométrico. O atendimento está sendo realizado na Vila Olímpica (Rua Irmã Faustina, s/n, Village) e no cartório eleitoral do município (Avenida Guanabara, nº 3.837, Bosque da Praia), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. É possível marcar dia e hora para fazer a biometria por meio do site www.tre-rj.jus.br/biometria ou pelo telefone (21) 3436-9000. Até esta sexta-feira (8), mais de 52 mil pessoas já haviam realizado o cadastramento, o que representa cerca de 57% do total de 91.258 eleitores do município.

O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores de Rio das Ostras, com exceção daqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados anteriormente pela zona eleitoral do município. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições, além de ficar sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.

Documentos necessários

No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.

Vale lembrar que o comprovante deve estar no nome do próprio requerente, do cônjuge ou de parente até o 2º grau, juntando-se cópia de documento que demonstre o vínculo familiar. Além disso, quem tiver o título de eleitor também deverá levá-lo.

No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.
Comentar
Compartilhe
Direto de Cardoso Moreira & Italva, nas Baladas com WS
08/12/2017 | 13h07
COLUNA WS
Por William Souza
_______________________________________________________________
VI LUAU COM CRISTO
O Grupo Jovem RAFEC da Igreja Matriz de São José em Cardoso Moreira, realizou no dia, 25 de novembro, o VI Luau com Cristo. O local escolhido esse ano foi o Parque de Exposição. Com o tema: É necessário que ele cresça e que eu diminua. O evento contou com a participação do Pregador Weslen França (Max) da Comunidade Colo de Deus. Violão, Shuris, Teatro, Adoração e Dança também fizeram parte de uma noite abençoada.
ATO DE CONSAGRAÇÃO CATÓLICA EM CARDOSO MOREIRA
 No dia, 30 de novembro de 2017, foi realizado o Solene Ato de Consagração Católica na Cidade de Cardoso Moreira-RJ. Às 8h Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Ação de Graças pelos 28 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Cardoso Moreira, celebrada por S.Exª Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey. Às 9h Carreata com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Às 10h Solene Consagração a Nossa Senhora Aparecida diante de sua imagem com a presença de S.Exas. Revmas. Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo Diocesano de Campos e Dom Fernando Arêas Rifan.
FELICIDADES
 A Coluna deseja um feliz aniversário para o amigo Victor Nunes, que completa idade nova nesta sexta-feira, 8 de novembro.
ITAMIX B-DAY DUDA ROCHA
 No sábado, 2 de dezembro, a Ryber Eventos realizou a maior festa do ano no Espaço Fundo Di Kintal em Italva. A festa em comemoração ao aniversário do cantor Duda Rocha, vocalista da Banda Melhor de Três, teve início as 21h e só terminou por volta das 8h da manhã do domingo, 3 de dezembro. Foram 18 atrações em uma só noite, com repertório super eclético agradando todos os gostos do público presente. A galera Na Balada marcou presença.
SHOW ZÉ RAMALHO
 Cardosenses e Italvenses marcaram presença no show dos maiores nomes da Música Brasileira - Zé Ramalho, em sua turnê de comemoração de 40 Anos, no último sábado, 2 de dezembro, na Infinity Hall em Itaperuna-RJ.
MEGA TRANSFORMAÇÃO
 Será que é mesmo dos carecas que elas gostam mais? O ator, apresentador, empresário dono da marca Golden Star, Rodrigo Oliver, surpreende seu público ao assinar contrato com a Clínica de Estética Jorge Seriani – Prótese Capilar: “Eu conheci o trabalho do doutor Jorge Seriani pelo Instagram (@jorgeserianiprotesecapilar) e fiquei encantado. Ai fui convidado para colocar a prótese e foi tudo maravilhoso, com certeza rejuvenesci anos! Eu sempre gostei do que via no espelho, mas mudar é sempre bom pra auto-estima.” – conta Rodrigo que ostenta uma belíssima cabelereira desde a última terça.
Fugindo das demoradas cirurgias de implante capilar e dos seus dolorosos pós-operatórios, o procedimento durou 3 horas. O método usa 100% de cabelo humano e consiste em fixa-los em uma tela de silicone ou em HD que posteriormente é colocada no couro cabeludo com a ajuda de uma cola própria que garante total aderência. 
Rodrigo Oliver, que é metrossexual assumido, está sempre por dentro das últimas tendências estéticas e em nome da vaidade, também já realizou algumas cirurgias plásticas. 
DUDA FAZ 10
Maria Eduarda Gama, completou 10 anos de idade na terça-feira, 5 de dezembro, e ganhou festinha preparada pela madrinha Grasyelle Gama.
NATAL DAS CRIANÇAS
Festa de Laço Solidário na Pista de Laço Barracão
Dia: 09/12/2017 Pista de laço Barracão/Cardoso Moreira-RJ.
Premiação: 1º bezerro , 2º bezerro 3º bicicleta 4º ventilador 5º R$ 100,00
6º 1 saco de purina e um par de botina.
Inscrição por R$ 50,00 reais até 21:00.
 
INAUGURAÇÃO CASA DO PAPAI NOEL
No dia, 12 de dezembro, será realizada a inauguração da Casa do Papai Noel na Cidade Carinho, localizada na Rua Joel Reis, Nº 143 (Antiga Casa da Cultura) no Centro de Cardoso Moreira. Ainda tem tempo de você ajudar na realização dos sonhos de nossas crianças.
 
DICA WS PARA O FINAL DE SEMANA
 
 
Um forte abraço e até a próxima semana com mais WS!
 
Comentar
Compartilhe
Zona de Processamento de Exportação é Aprovada em São João da Barra
07/12/2017 | 20h15
Conselho aprova criação de ZPE do Açu em São João da Barra
Decreto de implantação deve ser publicado ainda este ano. Área, da Codin, tem 185 hectares.
 O Estado do Rio de Janeiro ganhará uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Nesta quarta-feira, o Conselho Nacional das ZPEs aprovou a criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra. A ZPE irá ser submetida à sanção presidencial visando a promulgação do decreto de criação, o que deve ocorrer ainda este ano. Após a criação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará edital para selecionar uma empresa para implantar e administrar a ZPE.
A área destinada à ZPE é formada por terrenos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e tem, no total, 185 hectares. A escolha da região se deve à sua proximidade com o porto e porque a área já dispõe de infraestrutura (energia, saneamento etc) necessária para a implantação. Inclusive, já há uma empresa, de rochas ornamentais, interessada em se instalar na área.
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico em exercício, Alberto Mofati, comemorou a notícia e destacou o momento de virada econômica na atração e implantação de novos empreendimentos para o Estado: “O Governo do Estado está empenhado na criação da ZPE que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da região norte fluminense. É uma oportunidade de retomar a atração de investimentos e gerar emprego industrial no Estado, além de contribuir para o fortalecimento econômico da região”, destaca Mofati. O secretário salienta ainda que, com a instalação da ferrovia Rio-Vitória solicitada pelos Governos do Rio e do Espírito Santo, a logística da ZPE beneficiará a atração de empreendimentos para a área.
 
Sobre ZPE
As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens. As empresas localizadas na ZPE têm que destinar, pelo menos, 80% da produção para o mercado externo, podendo comercializar internamente os 20% restantes, desde que paguem impostos. Entretanto, tramita no Congresso um projeto de lei para aumentar para até 40% a cota de mercadorias oriundas das ZPEs destinadas ao mercado nacional. Atualmente há 25 ZPEs com instalação autorizada no Brasil.
Fonte- SedeisRJ
Comentar
Compartilhe
Varre-Sai dentre os 10 melhores do Rio
07/12/2017 | 20h09
Por Silaine Terra
 
 
Em Varre-Sai, o Programa Bolsa Família do governo federal foi considerado um dos dez melhores do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Inovação, Desenvolvimento Social. Em monitoramento contínuo nos 92 municípios fluminenses, o Programa Bolsa Família em Varre-Sai obteve excelente resultado no acompanhamento das condicionalidades, visto que o programa auxilia na ampliação da oferta de serviços, entre Saúde, Educação e Assistência Social.
 
No município de Varre-Sai, o Programa Bolsa Família é gerido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.
 
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Isabela Louvain Fabri Moraes, o bom desempenho do programa em Varre-Sai deve-se a fatores como busca ativa e a parceria com outras secretarias.
 
“No município o programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência, mas, além da gestão do programa também devemos atribuir essa ótima colocação a uma intensa busca ativa e à colaboração da Secretaria de Saúde e de Educação que em equipe nos ajudou na inclusão de novos dados para melhor conhecermos os beneficiários e na solução de demandas”, afirmou.
 
De acordo com o gestor municipal do Programa Bolsa Família, Geraldo Lopes Filho o papel da equipe do programa bolsa família, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social é levar o melhor trabalho para aqueles que precisam do benefício.
“Esse marcador só foi possível com muito trabalho e dedicação de todos setores que participam de nossa gestão, direta ou indiretamente. Tal conquista é de todos varre-saenses, que são os principais utilizadores dessa politica socioassistencial”, disse.
Comentar
Compartilhe
Demissões na Estácio causam revoltas nos alunos
07/12/2017 | 19h42
Por Vitória Pontes
Desde a última terça-feira (5) os alunos da Universidade Estácio de Sá estão indignados com a demissão de 1200 professores dos 10 mil que a rede de ensino superior – com campus espalhados por todo Brasil – possui.
De acordo com a instituição, as demissões tem a ver com as novas regras trabalhistas que entraram em vigor há 1 mês. A empresa afirma que novos profissionais serão contratados sob o modelo trabalhista renovado e “um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres de acordo com as evoluções curriculares” foi criado.
As demissões não foram bem-vistas pelos alunos que pagam uma altíssima mensalidade atrás de um ensino superior de qualidade e temem que o mesmo tenha uma queda brusca, tendo em vista que vários dos cursos com um alto número de demissões já são conceituados a nível estadual e nacional. A maior parte dos docentes demitidos é antiga na casa e tida como os grandes nomes que deram notoriedade aos cursos.
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) está movendo uma Ação Civil Pública contra a Estácio de Sá visando, por meio judicial, impedir as demissões em massa. No texto, eles afirmam que seja qual for o modelo escolhido para seguir as novas regras trabalhistas, certamente haverá a precarização do contrato de trabalho, colocando em risco a segurança dos empregados da categoria profissional dos professores e a sociedade como um todo.
Os alunos também estão se organizando através das redes sociais para protestarem contra a medida. Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, atribuído a um professor de direito do Campus Nova Friburgo, mostra que a indignação é geral:
“A demissão foi sem justa causa, então assim, a gente foi demitido possivelmente porque como a gente é das antigas, a nossa hora-aula é mais cara do que um professor recém-contratado. Eu tô realmente muito triste porque eu adoro dar aula! Estar dentro de sala de aula e ter contato com os alunos é fundamental. Eu tô muito abalado com isso tudo porque foi uma surpresa, esse boato começou de ontem (5) pra hoje (6), eu não esperava... São 18 anos de casa, não são 18 dias...”
Após anunciar as demissões em massa, as ações na Bolsa de Valores da companhia que é a segunda maior rede de ensino do país, subiram. Dados afirmam que a mesma acumula alta de mais de 90% no ano.
COMUNICADO OFICIAL DO GRUPO ESTÁCIO
“O Grupo Estácio promoveu, ao fim do segundo semestre letivo de 2017, uma reorganização em sua base de docentes. Tais medidas visam sempre respeitar os anseios de satisfação dos alunos, e a constante evolução da excelência acadêmica da Estácio, que segue comprometida com sua missão de Educar para Transformar, oferecendo educação de qualidade em todo o País. A reorganização tem como objetivo manter a sustentabilidade da instituição e foi realizada dentro dos princípios do órgão regulatório.
Destacamos que as avaliações e lançamentos de notas não serão impactados e a nossa equipe acadêmica garante que a rotina de nossos alunos seguirá em seu curso normal.”
 Vitória Pontes
Comentar
Compartilhe
Prefeito de Laje Interdita RJ 116
07/12/2017 | 12h11
Decretado ontem e posto em execução desde às 12 horas deste 7 de dezembro, o prefeito Rivelino Bueno, interditou a passagem de veículos pesados pela cidade.
A RJ 116 corta toda a cidade e principalmente com as chuvas de verão, quando problemas ocorrem em toda região desviando o tráfego, aumentam ainda mais os problemas em Laje do Muriaé, como a excessiva sobrecarga na ponte da chegada principal.
PONTO POSITIVO
A atitude do prefeito é corajosa e deveria ser seguida por outros chefes de executivo cujas cidades sofrem com o trânsito pesado.
Fotos-PMLM
Comentar
Compartilhe
Novo Bloco de Vereadores Desistiu de Desfilar
07/12/2017 | 11h41
Pode não passar de um sonho de verão a esperança dos eleitores de Itaperuna em relação ao novo bloco de vereadores, (5 ao todo), anunciado anteontem.
Será mesmo de Oposição? Se não for, para que serviria?
Dois integrantes ficaram aborrecidos com a divulgação precoce do grupo quase-recém-formado e discursaram hesitantes. Como se não houvessem vazamentos em política...
Ainda assim, conversações estão ocorrendo para que o Five Block, como ficou batizado, ( Bloco dos Cinco), não afunde e funcione com independência.
Antes do recesso de final de ano, os dias serão definitivos. 
Não é a melhor das fases o momento político itaperunense.
Contudo resta a esperança, um bom nome para um bloco. Que este saia e desfile com garbo em 2018.
Comentar
Compartilhe
Comédia em Itaperuna
06/12/2017 | 13h53
Calma... é de verdade, com profissionais...
nada a ver com política:
Comentar
Compartilhe
A Importância do Dentista nas UTI's
06/12/2017 | 12h21
COLUNA MARIA FERNANDA TORGA
Dentistas nas UTI’s dos hospitais garantem qualidade de vida aos pacientes.
A atuação de dentistas nas UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais garantem qualidade de vida aos pacientes, e este é um assunto que tem sido amplamente discutido.
Pacientes que se encontram internados, muitas vezes, apresentam higiene bucal deficiente, o que propicia a colonização da cavidade oral por microrganismos chamados patogênicos, que são aqueles que têm capacidade para levar ao desenvolvimento de doenças, principalmente as respiratórias.
A quantidade de microrganismos patogênicos na cavidade oral aumenta com o tempo de internação.
Caso a higiene bucal não seja realizada adequadamente, a boca acaba se tornando um reservatório desses patógenos. Em paralelo, ocorre também o aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal.
Estudos mostram que existem estreitas relações entre infecções pulmonares e a condição bucal.
Um exemplo é a pneumonia nasocomial ou pneumonia associada à ventilação mecânica, responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares.
Uma das causas da pneumonia nasocomial é a aspiração do conteúdo presente na boca e na faringe, como saliva e placa, cheias de bactérias. Portanto, é necessário a manutenção da saúde bucal, além da maior integração da Odontologia e da Medicina, visando o tratamento global e dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização das pessoas internadas.
Benefícios de obter Cirurgiões-dentistas nas UTI’s
Melhora da qualidade de vida do paciente; redução do risco de infecção e do tempo de internação; menor quantidade de prescrição de medicamentos; diminuição da indicação de nutrição parenteral, já que o paciente consegue se alimentar pela boca, e redução dos custos de internação são alguns dos benefícios quando existe um cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar do hospital.
Uma condição bucal comprometida pode afetar negativamente a condição sistêmica da pessoa, principalmente se ela estiver imunocomprometida, apresentar doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e hepáticos, entre outras doenças.
Assim, quando o cirurgião-dentista remove focos de infecção presentes na boca, colabora para minimizar o risco de infecção desse paciente que está internado, evitando morbidades decorrentes da terapia médica, diminuindo o tempo de internação destes pacientes.
A inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional é capaz de diminuir cerca de cinco dias o tempo de internação, diminuir também em 50% a necessidade de morfina para controle da dor, sendo duas vezes menor a necessidade de alimentação parenteral. Além disso, o risco de mucosite oral, uma das complicações bucais mais comuns do tratamento oncológico, é 13 vezes menor.
Atualmente, existem protocolos de cuidados bucais, incluindo a Laserterapia, realizados pelo cirurgião-dentista durante a quimioterapia ou radioterapia, com resultados que verificam não apenas a redução da intensidade da dor, mas também a diminuição da severidade da mucosite oral.
Projeto de Lei que torna obrigatória a presença do Cirurgião-dentista em hospitais.
A PL 2776/2008 torna obrigatória a presença de dentistas em hospitais públicos e privados de médio ou grande porte em que haja pacientes internados ou que atendam a doentes crônicos, para prestar atendimento dentro da UTI e demais locais que haja necessidade. “Essa lei já tramita há alguns e sofreu modificações. Em 2016, teve parecer favorável da senadora Ana Amélia Lemos, mas ainda não foi sancionada pelo presidente.”
A Resolução RDC no 7, de 24 de fevereiro de 2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de UTI e o Artigo 18 descreve os serviços à beira do leito que devem ser garantidos, por meios próprios ou terceirizados, entre os quais consta a assistência odontológica.
Fontes:
SciELO - Scientific Electronic Library Online
Biblioteca Virtual em Saúde
SCIELO.ORG
Maria Fernanda Torga é Formada pela FOC-Faculdade de Odontologia de Campos com cursos de Especialista em Endodontia, paciente com necessidades especiais e cursando a especialização de ortodontia, tem Atualização em Prótese Dentária e Dentística, além de Capacitação em Harmonização Facial ( botox, preenchimento, fios PDO, IPRF e DermaRoller)
Comentar
Compartilhe
Mudanças na Direção
05/12/2017 | 14h25
Decepcionado, um membro da Mesa Diretora da CM de Itaperuna confessou a correligionários a intenção de passar para a Oposição em 2018.
Comentar
Compartilhe
Mais uma homenagem ao médico Alahyr Gouveia
05/12/2017 | 11h25
Dr. Alahyr, um expoente da sociedade itaperunense
Em 1976, foi o candidato mais votado para a prefeitura de Itaperuna e por conta da sublegenda, Dr. Alahyr não foi considerado eleito.
Naquela eleição disputaram pelo MDB, Orlando Tavares, tendo como vice José Gouvêa Leonardo, obtendo 8.028 votos. O segundo candidato do MDB foi Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, tendo como colega de chapa Paulo Ernani Ferreira.
A chapa de Claudão obteve 4.328 votos. O terceiro nome do MDB na disputa de 76 foi Evergisto José Mozer e seu vice Walfrido Marques de Oliveira, que alcançaram 551 votos. Pela ARENA, Rubens Vieira Leite como candidato a prefeito e José Basilio de Freitas, como vice, conquistaram 2.160 intenções.
O campeão de votos foi Dr. Alahyr, tendo como colega de chapa, Petrônio Fernandes Brandão. A chapa obteve 8.140 votos.
Por que Dr. Alahyr não tomou posse?
Porque somando os votos dos candidatos do MDB obteve-se 12.907 votos e os candidatos da ARENA, partido do Dr. Alahyr, 10.300. Desta forma, o mais votado do MDB, Orlando Tavares, foi considerado eleito.
As regras eleitorais vigentes no período criavam situações como esta e até hoje, acontece algo semelhante com a eleição proporcional para deputado, na medida que candidatos com maior número de votos não são considerados eleitos, que outros com menos votos, porque os partidos não atingiram o quociente eleitoral. Naquela época podia acontecer o mesmo na eleição de prefeito.
Lançar mais de um candidato pela sublegenda não era obrigatória. Era permito pela lei, mas não obrigatório. Em Porciúncula, no mesmo ano, meu avô, Alaor Braz da Fonseca, era eleito prefeito pela ARENA. Naquela eleição, tanto a ARENA quanto o MDB lançaram apenas um candidato.
Apesar do ocorrido na eleição de 1976, a liderança política do Dr. Alahyr em Itaperuna tinha reflexos na região Noroeste, e o colocava como uma figura destaque no contexto político-partidário.
Dr. Alahyr foi amigo do meu avô Alaor e durante o seu governo, em Porciúncula, esteve presente em vários momentos, com diversos registros em jornais da época e recentemente por mim, no livro O Prefeito Progressista.
Naquela época, durante o Governo Faria Lima e dos Governos Geisel e Figueiredo, a região vivia um período de intenso progresso, sob as articulações políticas dos deputados Luiz Fernando Linhares, Saramago Pinheiro e Alair Ferreira e certamente Dr. Alahyr teria sido um grande interlocutor da região a frente da prefeitura itaperunense.
Como médico e fundador da Casa de Saúde e Maternidade Santa Therezinha, o seu espírito empreendedor e a sua dedicação pela profissão se traduziam no reconhecimento e gratidão da comunidade itaperunense.
Não tive a oportunidade de conviver com Dr. Alahyr, mas como observador da política porciunculense e regional desde muito pequeno, principalmente porque nasci e vivi dentro deste ambiente, o nome do Dr. Alahyr sempre surgia, entre fotos e histórias de um tempo onde se fazia política por amor e dedicação à causa pública.
Aos familiares do Dr. Alahyr, meus sinceros sentimentos.
Guilherme Fonseca Cardoso
Legenda das fotos -
Foto 1 - A partir da esquerda - Dr. Alahyr, deputado federal Saramago Pinheiro, deputado estadual Luiz Fernando Linhares, senhora não identificada, prefeito Alaor Braz da Fonseca.
Foto 2 - A partir da esquerda, Dr. Alahyr é o segundo, em primeiro plano, ao lado do prefeito Alaor.
Foto 3 - Entrada principal da Prefeitura de Porciúncula. Dr. Alahyr, é 5º, em primeiro plano, a partir da esquerda. Entre vários vereadores, servidores municipais, amigos e correligionários estavam presentes os deputados Saramago Pinheiro, Luiz Fernando Linhares e o prefeito Alaor.
Guilherme é arquiteto urbanista e porciunculense
Comentar
Compartilhe
RESPEITEM A NOSSA CIDADE!
04/12/2017 | 21h20
ITAPERUNA
Por LUIS ADRIANO SILVA*
Faço parte, com muito orgulho, do Grupo Redentor de Ensino, e que aqui está há mais de 15 anos.
Procuramos fazer um excelente trabalho no ensino, naquilo que é da nossa competência, e penso que tenhamos tido êxito em grande parte de nossos projetos.
Geramos emprego, geramos conhecimento, realizamos ações das mais diversas natureza, e temos convicção do impacto que isso dá na cidade e região. Trazemos professores, palestrantes, e alunos dos mais diversos cantos do país para aqui trazerem suas experiências e estudar. Pensamos ser isso uma grande oportunidade também para a cidade. Contudo, nesse tempo todo que aqui estamos trabalhando, nunca vi a cidade de ITAPERUNA tão abandonada, tão mal tratada, com ruas sem pavimentação alguma, calçadas irregulares, enfim, as coisas mais básicas que qualquer cidade média no Sudeste já deveria ter.
Temos aqui duas grande IES, Instituição de Ensino Superior( com dois cursos de medicina, inclusive ), um grande Hospital regional, além de ser centro econômico regional. Precisamos ter um município bem gerido que atenda a esse porte de cidade, que esteja à altura de nosso município. Como avançarmos com temas mais complexos como a geração de empregos, distrito industrial, por exemplo, se o básico do básico deixa a desejar ?
Continuamos e continuaremos sempre a acreditar na região, na cidade e estaremos sempre de portas abertas para todos, instituições públicas ou não para conversar e trabalhar por uma cidade/região melhor, pois temos certeza do potencial daqui, Itaperuna, cidade que aprendemos a amar.
Pró Reitor de Finanças da UniRedentor
CEO do Grupo Redentor de Ensino
Comentar
Compartilhe
Vendem-se sonhos a 1 Real
04/12/2017 | 18h53
Por Nathália Schuwartz
Um espectro ronda eternamente a política, o da decepção dos eleitores. Podemos dizer que o voto de confiança, continua gerando várias ondas de descontentamento em relação aos eleitos
Todos estão cansados da política tradicional, cada vez mais corrupta, ineficiente e distante dos reais interesses.
No contexto brasileiro, em 2017, esse cansaço chegou ao cume da “exaustão moral”, provocando a erupção generalizada de sentimentos antipartidários e de uma exasperada repulsa aos políticos.
As promessas da última campanha eram amplas, vagas, e em determinados casos, contraditórias. Mas funcionaram, baseadas na vontade popular de mudar.
Mas mudar para onde? Como? Ninguém sabia ao certo e mesmo assim embarcou no caminhão.
As propostas vagas, mas sedutoras, encaixaram-se perfeitamente nos desejos de enorme parcela de eleitores, ávida por mudanças. Esses eleitores acreditaram no discurso que pregava uma política baseada exclusivamente em negociações pragmáticas. Acreditando num governo de união conduzido por uma aliança de  bons indivíduos, acima de interesses próprios. Acreditando em qualquer coisa que significasse um futuro melhor.
"Quem promete e não cumpre, o superior entende como afronta, o igual como injustiça e o inferior como tirania"
A frase acima define a atualidade, resultado dos ideais de outrora grandes políticos, queridos e respeitados até então, mas que se revelaram criadores de uma estratégia apenas para vencer, sem um plano viável e transformador para o cidadão.
Ofereceram promessas para se elegerem e ao chegarem ao poder, perderam o senso da ética, da honestidade, do compromisso e até da religiosidade, usando Deus como argumento para conquistar a boa fé dos eleitores.
Prometem o que sabem muito bem não terão como realizar. Pouco importa. Importante é se eleger.
São impostores, são os ladrões de sonhos dos eleitores.
Estudam os os sonhos do povo, adulteram-nos e os adaptam ao gosto do freguês. Fazem todos acreditar em um sonho totalmente sem condições de ser realizado.
É revoltante ouvir os políticos prometerem tantas e tantas coisas, os eleitores votarem neles e quando chegam ao poder, não cumprirem o que prometeram.
"Esquecem" ou "fingem" que não é com eles, fazendo e tratando os eleitores como bobos.
Acreditam que são espertos, e são, na medida que conseguem enganar os eleitores com promessas, favores e dinheiro.
O que seria um sonho vira decepção, a decepção se transforma em rejeição.
Enquanto isso, o que lhes elogiam, ainda que falsamente são bem-vindos e os que ousam dizer a verdade, são tratados como inimigos.
Mas a verdade, ainda que demore, sempre prevalece.
Comentar
Compartilhe
Homenagem ao Dr. Alayr Gouveia
04/12/2017 | 18h07
Falecido ontem aos quase 90 anos, o médico Alayr Gouveia recebe da colunista e professora Adma Pillar o seguinte texto:
Homem de Bem e do Bem
Por Adma Pillar
Toda uma cidade de luto. Itaperuna perdeu hoje um dos seus filhos mais ilustres. Dr. Alayr Gouveia.
Um homem de bem e do bem que, fez da medicina a sua vida, promovendo a saúde para todos, abrindo a sua Casa de Saúde Santa Therezinha para Itaperuna e região, com ou sem dinheiro, com ou sem plano de saúde, com ou sem SUS.
Grande ser humano... grande pai... grande médico.
Debaixo do semblante sério, um coração puro e abençoado, guiado pela bondade e amor sem limite ao próximo.
Descanse em paz, nos braços do Criador.
Comentar
Compartilhe
Os 10 números mais sorteados da Mega-Sena
03/12/2017 | 05h41
Desde o jogo 0001 em 11/03/1996, até o mais recente, os 10 números mais sorteados pela Mega-Sena são são 5, 33, 54, 51, 43, 53, 4, 24, 29 e 17, segundo a Caixa.
QUANTIDADE DE VEZES
5> 177 
33> 163 
54> 162 
51> 161
43> 160 
53> 160 
4> 159 
24> 158 
29> 158
17> 157 
Comentar
Compartilhe
MUSA DO BLOG FÁTIMA DE ABREU
02/12/2017 | 20h09
Origem: Emílio Carlos Moreira de Abreu e Maria Aparecida 
Cidade: Antônio Prado de Minas-MG
Aniversário: 14/09
Profissão: Advogada
Agora: Itaperuna
Nome completo: Fátima Moreira de Abreu
Fotos: Guilherme Matheus
Comentar
Compartilhe
Novo Presidente do TRE-RJ
01/12/2017 | 12h40
 
Na próxima terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dará posse a seu novo presidente, que comandará a Justiça Eleitoral fluminense nas eleições gerais de 2018. O novo presidente será escolhido pelo Plenário do TRE-RJ, na mesma sessão, entre os dois desembargadores estaduais titulares: o vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Rosa Fonseca Passos, e o desembargador Carlos Santos de Oliveira, que tomará posse como membro na ocasião. A cerimônia será às 17h, no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), na Av. Erasmo Braga 115, Lâmina I, 10º andar.
Comentar
Compartilhe
Comitiva Capixaba Visita o Porto do Açu
01/12/2017 | 12h33

 Representantes de 20 empresas capixabas foram recebidos, ontem, no Porto do Açu. A comitiva, organizada pela Fundação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), conheceu a infraestrutura do Porto e as demandas das empresas instaladas no empreendimento. O grupo visitou os terminais de Minério de Ferro (Ferroport), de Petróleo (T-OIL) e Multicargas (T-MULT), além da área destinada aos clientes. Durante o encontro, os empresários tiveram a oportunidade de se apresentar e mostrar seus serviços e produtos. As empresas do Complexo Portuário também apresentaram suas necessidades.

Para Rafael Pinho, consultor comercial do Porto do Açu, esta troca é positiva para ambos os lados: “O nosso objetivo é estreitar o relacionamento das empresas em operação no Porto com empresas que têm experiência no mercado. É identificar os empresários que têm potencial para se tornar possíveis fornecedores do Complexo ou, até mesmo, para se instalar futuramente no empreendimento”, afirmou Pinho.

Ao final da visita, os empresários puderam detalhar os seus serviços para as áreas de Suprimentos das empresas instaladas no Porto. A intenção foi viabilizar, a partir desta primeira visita, a possibilidade de novas parcerias comerciais.

Para o gerente de Suprimentos da TechnipFMC, Marco Perez, o evento foi muito proveitoso. “É extremamente válido este tipo de encontro, porque ele propicia uma ampliação da relação comercial entre cliente e fornecedor. Nós tivemos a oportunidade de conversar com cada empresa interessada e o nosso comprometimento é apresentá-las a nível de América Latina, estendendo seus serviços às demais unidades da TechnipFMC”, garantiu.

O vice-presidente da FINDES, Luiz Toniato, acredita que o encontro é uma oportunidade de criar condições para gerar futuros negócios: “Este intercâmbio é proveitoso tanto para as empresas do Espírito Santo, que puderam expor o seu potencial, quanto para as empresas instaladas no Porto, que passam a contar com um conjunto de possíveis fornecedores gabaritados, que já atuam para grandes companhias do setor”, ressaltou.
Comentar
Compartilhe