Inaugurado Lojão de Eletromóveis
30/09/2019 | 20h21
 A matriarca
A matriarca
BNB EXCLUSIVO
Abriram-se hoje cedo as portas da maior loja do ramo em Itaperuna, a TonyLar.
O espaço tem 2.400m 2, vai da Avenida Cardoso Moreira à Beira-Rio, num total de 100 metros de um lado ao outro, com 2º piso.
No mesmo endereço vai funcionar a Infolar também de Toninho Ferraz. Vinte novas contratações foram feitas.
Celebridades empresariais e políticas compareceram:
 
 
  Oswaldo, um dos primeiros clientes da nova loja
Oswaldo, um dos primeiros clientes da nova loja / Fotos-NinoBellieny
Fotos-NinoBellieny
Fotos-NinoBellieny
Rose, Oswaldo Miranda e Luma Marques
Rose, Oswaldo Miranda e Luma Marques / Fotos-NinoBellieny
Fotos-NinoBellieny
Comentar
Compartilhe
Prefeitura Convoca Usuários Pendentes no Minha Casa Minha Vida
30/09/2019 | 12h05
Nota Oficial
CONVOCAÇÃO URGENTE DOS USUÁRIOS COM PENDÊNCIAS NO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM ITAPERUNA

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, buscando transparência e otimização dos trabalhos referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida, vem a público solicitar a imediata apresentação dos cidadãos inscritos no programa cujos dados se encontram com pendências que precisam ser sanadas.
Informamos que já foram realizadas diversas tentativas de visitas domiciliares aos citados nas quais as equipes da secretaria não obtiveram êxito em encontrar.
Portanto, é necessário e urgente que os cidadãos relacionados procurem a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação na Prefeitura de Itaperuna, na Rua Izabel Vieira Martins, 131, 1º andar, sala 22, na Cidade Nova no horário de 8 às 13h. O telefone de contato é 3822 2228.
Tais usuários têm 10 (dez) dias a contar da data da publicação feita em 24 de setembro, para regularizar as pendências.

Seguem os nomes dos respectivos beneficiários que possuem pendências:

ADELIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA
ANA CRISTINA ANGELICA MIGUEL
EDILEUZA DOMINGAS DIAS
EDYANNE CAVALHEIRO FERREIRA
IZABEL SILVA DA CRUZ
JAQUELINE DA CRUZ EUCLIDE
LUZIA SEPULVEDA DA SILVA
MARIA APARECIDA DE SOUZA
MARIA CELESTE DA SILVA COUTINHO
ROSEMEIRE BEZERRA DOS SANTOS
Comentar
Compartilhe
O Mais Importante Político que Italva já Teve
29/09/2019 | 21h32
BNB de Olho
Ele mesmo, Eliel de Almeida Ribeiro, ganha uma mega-homenagem do Jornal Tempo News e do jornalista Avelino Ferreira.
Comentar
Compartilhe
Exótica e Especial
28/09/2019 | 11h29
BNB EXCLUSIVO
COLUNA DE VINHOS
Por João Ricardo Rodrigues
Marselan, uma uva exótica e especial
 
A uva
 
Marselan é um cruzamento entre as uvas Cabernet Sauvignon e Grenache. O nome vem de Marseillan, uma comuna localizada na costa francesa do Mediterrâneo. Criada em laboratório pelo instituto de pesquisa agrícola francês (INRA), no ano de 1961, numa experiência em que a intenção dos pesquisadores era obter estrutura, cor e elegância do Cabernet Sauvignon e a robustez e tolerância ao calor da Grenache. O resultado foi uma uva de cachos grandes e pequenas bagas, mas que acabou sendo deixada de lado por não apresentar o rendimento esperado.
 
Em 1990 foi inserida no registro oficial de variedades e em 2002 surgiu o primeiro vinho 100% Marselan do mercado, o francês Domaine Devereux. Desde então, passou a ser exportada para diferentes países, e vem ganhando espaço na Califórnia, Brasil, com destaque para a China, onde o Chateau Lafite Rotschild implantou vinhedos de Marselan mirando o mercado interno chinês.
 
 
A acidez da Cabernet Sauvignon combinada com a leveza e versatilidade da Grenache Noir, transformou a Marselan em uma uva exótica e especial, produzindo vinhos com as seguintes características: cores intensas, bastante aromáticos, corpo médio e com potencial para envelhecer.
 
A Marselan é uma variedade versátil, contudo seus taninos finos permitem melhor uma boa harmonização com carnes vermelhas, queijos médios como Gruyère e Emmental e massa ao sugo.
 
No Brasil, a Marselan tem se adaptado bem por sua boa resistência a doenças fúngicas que aparecem ao menor sinal de umidade, característica do clima frio e úmido da Serra Gaúcha e como resultado produz excelentes vinhos com ótimo equilíbrio entre taninos e acidez, além do álcool sempre bem incorporado.
 
 
 
 
A Vinícola
 
Localizada em Flores da Cunha, na IP Alto dos Montes na Serra Gaúcha, a Viapiana é uma vinícola boutique familiar fundada em 1986. Possui trinta hectares de vinhedos próprios, onde são cultivadas cepas interessantes e pouco convencionais como a Marselan, Nebbiolo e Pinot Noir, que caracterizam a busca pelo novo.
 
Em 1999, a vinícola investiu em modernização e tecnologia, com adequação dos vinhedos, das instalações e procedimentos para produzir os primeiros vinhos finos de qualidade (registro de rótulo do 1º vinho fino elaborado, Cabernet Sauvignon 1999). Entre os anos de 2004 e 2005 teve início a elaboração de espumantes, em 2009, foi lançado o vinho varietal da uva Marselan, uma uva até então pouca conhecida.
 
Embora tenha surgido com foco em volume, hoje a vinícola produz não mais que 50 mil garrafas por ano, produzindo exclusivamente vinhos finos, sendo cerca de metade da produção formada por espumantes de método tradicional.
 
A vinícola oferece visita guiada e um enoespaço, criado para recebimento de visitantes. O espaço compreende um wine bar para degustação e uma boutique com acessórios e souvenires.
 
 
 
 
 
O Vinho
 
 
Vinho Tinto Viapiana Expressões Marselan safra 2013
 
 
Cor rubi violáceo vibrante com lágrimas firmes;
 
No nariz o vinho é complexo, os aromas encontrados vão de cereja, framboesa e amora passando por ervas finas e pimentas pretas com ligeiras notas de café;
 
Na boca ele é picante, taninos bem domados e equilibrados com a acidez, médio para encorpado e final de boca com longa persistência.
 
A Viapiana sempre surpreende com vinhos de alta qualidade e o Marselan não é diferente, gostei muito e recomendo.
 
 
 
 
Garrafas produzidas desse rótulo: 5.058 garrafas;
 
Estágio em barrica: 22 meses em barricas de carvalho americano;
 
Temperatura de serviço: 16 a 18ºC;
 
Teor Álcoolico: 12,6% Vo;
 
Harmonização: Cordeiro, carnes em geral, massas com molho fresco e picante;
 
Preço médio R$ 75,00
 
 
PREMIAÇÕES
 
OURO - GP Vinhos do Brasil 2016
 
Premiado com 5 taças no Selo 7S
 
Nota
 
Nas degustações, sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço do pais de origem ou de onde a cepa se destaca. Logicamente, serão vinhos distintos, porém, a qualidade dos vinhos brasileiros está no mesmo patamar. No caso de hoje, foi um vinho uruguaio Garzón Reserva Marselan, 2016.
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Vão se casar
28/09/2019 | 10h51
BNB
Logo mais às 20:30 na Matriz N.Srª de Lourdes na Cehab em Itaperuna, casam-se Gustavo Goulart e Angélica Medeiros.
Ft-Spy
Comentar
Compartilhe
A dor de uma jornalista ao escrever sobre a morte da irmã
27/09/2019 | 21h49
BNB VIDA
A iluminada jornalista Viviane Aquino escreveu hoje um dos mais belos e sentidos textos de sua vida, ela que sabe transmitir de modo raro e emocionante o que pensa, se despediu da irmã. Impossível não se comover, como não ver a dor transformada em alento pelas mãos de quem a sente?
Seguem as palavras de Viviane, postadas no Facebook:
“Pra Deus, um dia é como mil anos. E mil anos como um dia”. No tempo de Deus, eu creio.
À Beth, minha irmã, dei o meu tudo. E ela muito me amou por isso. Sabemos que amor e dor não se mensuram. Vem da alma. 
“Eu te coloquei no deserto para ver o que existia em seu coração”, diz o Senhor. Essa é a vida com significado.
Perguntei-me incontáveis vezes quem eu era diante dessa grande e heróica luta de minha irmã, Beth, única. Alimentei-a por mais de 3 anos, com meus momentos de esperança, alegria, bom humor, alto astral e “inverdades” .
E na renúncia diária de tantas coisas insignificantes nos situávamos em nós mesmas.
E agora?
Com que rezarei o terço das 6 da tarde? Ou para quem farei o bolo preferido do café da tarde? Ela sorria com os olhos com a minha chegada.
Vida utópica essa.
Neste momento o Espírito do Senhor repousa em mim na certeza de que Beth está agora na luz da face Pai.
O nosso Pai que nunca permiti que nos faltasse em meio às tormentas.
 
 
Tudo o que somos deixamos aqui."
Na foto Beth e Viviane.
FotoFamília
Comentar
Compartilhe
Eduardo Costa em Lage do Muriaé-RJ Hoje
27/09/2019 | 21h01
BNB EVENTOS
Alexandre Dimensão traz mais um mega-astro ao Noroeste.
 
O cantor se apresenta na Festa do Peão, no Parque de Exposições da cidade.
Comentar
Compartilhe
Pastor Lança Programa nas Redes Sociais
27/09/2019 | 11h51
BNB 1ª MÃO
Youtuber Religioso
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
 Marcos 16:15
Pastor há 47 anos, Heitor Antônio da Silva é também professor universitário e doutor em Psicanálise, funções exercidas até hoje, mas o coração missionário nunca deixou de bater, tornando-se mais ativo em um mundo sempre online.
Há um ano surgia uma ideia assim definida por ele: " Foi inspiração de Deus, fazendo-me ver a necessidade de um Avivamento em todas as Igrejas Evangélicas, independente das denominações, por estar ocorrendo hoje um secularismo contagiante em todas elas."
Nada melhor do que o uso das redes sociais. Heitor já trabalhara em TV, com o pastor Nilson Fanini, e participou de centenas de programas de rádio, sendo orador e pregador em cultos e congressos. Usando as naturais habilidades e experiências, formatou o projeto e o fez realidade, por meio de um pequeno, porém moderno estúdio no Centro de Itaperuna, com a ajuda de um sobrinho especialista em TI-Tecnologia de Informação, Fabrício Boechat.
Hoje, 27 de setembro, entra no ar o 1º episódio, de natureza evangélica, cultural e informativa. É o Programa Aviva Brasil, transmitido diretamente pelo YouTube ou pelo site avivabr.com.br , e mostra a capacidade criativa e irrequieta de um pastor conectado com a linguagem de uma comunicação em eterna mudança.
ARTE-FB
Comentar
Compartilhe
Café das Montanhas em Varre-Sai
26/09/2019 | 14h54
Varre-Sai promoveu Dia de Campo “Cafeicultura de Montanha”

Por Silaine Terra

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, participou na manhã de ontem, quarta-feira, do Dia de Campo “Cafeicultura de Montanha”, que aconteceu na Fazenda Malacacheta do proprietário José Ferreira Pinto. O Dia de Campo foi uma organização da Emater-Rio, Prefeitura de Varre-Sai, Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol) e Sebrae, com parcerias de diversas empresas.
Também estiveram presentes os secretários de Agricultura, Antônio Carlos Celebrini, de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra e de Turismo, Adriano de Oliveira Silva.

O Dia de Campo é um método de assistência técnica e extensão rural muito importante para divulgar de forma prática informações para um grupo maior de pessoas.

Nessa edição foram três estações, que seriam mais difíceis de serem desenvolvidas individualmente, pensando em práticas que precisam ser adotadas por cafeicultores.

A Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Agricultura contribuiu com maquinário para o preparo das estradas de lavoura, pessoal de apoio, confecção dos convites e divulgação do evento.

“Em um momento de crise, esse evento é importante onde os produtores podem trocar experiências e informações, pois os problemas existem, mas temos de encará-los de frente”, lembrou o secretário de Agricultura de Varre-Sai, Antônio Carlos Celebrini.

O prefeito Silvestre José Gorini falou da grande participação dos cafeicultores do município no evento.

“Acho interessante a realização do Dia de Campo com grande participação dos nossos produtores de café, mostrando que apesar da crise atual estão interessados em continuar a preservar seus cafezais com a esperança que brevemente dias melhores virão”, ressaltou o prefeito.

O presidente da Coopercanol e representante do Ministério da Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, José Ferreira Pinto, que também é proprietário da Fazenda Malacacheta falou da importância do evento.

“Chamamos o Dia de Campo de difusor de tecnologia. Um momento para passar para os produtores as novidades que vem acontecendo em termos de novas técnicas e o bom é damos uma assistência grupal, atingindo um número grande de pessoas”, destacou.

As estações foram divididas em : Nutrição do Cafeeiro Eficaz em Tempos de Crise, Atualizações no Manejo da Poda e Micro-Terraços, Melhorias da Vida de Meeiros e do Meio Ambiente.

O extensionista rural da Emater-Rio, Miguel Ângelo Engelhardt, lembrou que o trabalho de extensão rural fica entre a pesquisa e o cafeicultor, transferindo as novas tecnologias para os mesmos.

“O Dia de Campo é um método de extensão rural grupal que serve para transferir novas tecnologias e promover o ensino-aprendizagem dos cafeicultores”, disse.

O analista do Sebrae, Maurício Apolônio, lembrou que o Sebrae tem como principal atividade capacitar e qualificar a mão de obra na área de gestão, indo de encontro com a proposta do Dia de Campo.

“Um evento como este que reúne empresários e difunde o conhecimento nos dá a certeza que a atividade da cafeicultura gera riqueza para as regiões onde é cultivada e o Sebrae tem como foco apoiar segmentos que geram emprego e rendas”, frisou.

Aconteceram exposições de portfólios de diversas empresas, apresentando produtos, equipamentos e maquinários e diversos serviços oferecidos ao homem do campo.

Concursos Melhores Cafés - Como forma de incentivar o produtor rural, a Prefeitura de Varre-Sai está preparando para o próximo ano a realização do Concurso de Melhores Cafés do município. A premiação para o vencedor é um microtrator.

“Entendemos a importância de uma agricultura fortalecida em Varre-Sai, sendo a cafeicultura a área que o município se sobressai. Com o prêmio de um microtrator, a Prefeitura entende que é uma forma de incentivar o produtor a fazer seu melhor produto para que assim, possa conseguir o melhor preço para seu café”, afirmou o prefeito Silvestre.


Comentar
Compartilhe
O Escravo do Samba
26/09/2019 | 12h32
Comentar
Compartilhe
Como foi a posse de um campista no Órgão Especial do MPERJ
23/09/2019 | 18h09
BNB EXCLUSIVO
O campista Cláudio Henrique da Cruz Viana  tomou posse nesta segunda-feira, 23 de setembro, ao final da manhã, pela segunda vez consecutiva, como membro eleito do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Rio.
A solenidade foi no auditório do Edifício Sede do MP, Centro do Rio.
A respeito do procurador Claudio Henrique, a promotora pública Raquel Rosmaninho, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva- Núcleo itaperuna, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriae, disse:
Ele é um jovem procurador de justiça que muito honra o Ministério Público com sua atuação firme e postura ética com os colegas, eis o merecimento pelos cargos que ocupou e ocupa!
Fotos-NB
Fotos-NB
Fotos-NB
Fotos-NB
COMO FUNCIONA
(De acordo com o site do MPERJ)
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, pelos 10 Procuradores de Justiça mais antigos na classe e por 10 Procuradores de Justiça eleitos.
 
 
Compete ao Órgão Especial, dentre outras funções, dar posse ao Procurador-Geral de Justiça e ao Corregedor-Geral do Ministério Público e propor ao Procurador-Geral de Justiça a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.
Comentar
Compartilhe
A Pitangueira
22/09/2019 | 11h48
BNB CRÔNICA
NinoBellieny
Ficava do outro lado da cerca, longe dos olhares da cozinha, mas de outubro a janeiro o cheiro atravessava os bambus enfileirados e o arame que os juntava, entrando pela casa, ressuscitando narinas e desejos pelo sabor doce. Disputávamos com os passarinhos, eu e meus irmãos, cada um dos frutos avermelhados, alaranjados, dançando na ponta dos galhos.
A pitangueira ficava próxima da grande mangueira que ainda hoje resiste e traz outras lembranças da infância, da sombra protetora e raízes expostas.
Depois de anos e anos, ela voltou esta semana em forma de fala e fotos, de alguém que cuida de uma no litoral de Niterói.
Grandiosa, robusta, com as bandeirinhas verdes em galhos patrióticos, os frutos já se assanham para o outubro logo adiante.
Os olhos da dona do quintal brilham e as imagens guardadas no celular comprovam a razão de tanto amor pela árvore de 10 anos.
Das folhas boas para chá que diminuem a hipertensão dentre outros males, da fruta cobiçada para licor, suco, geleia, doce e qualquer outro tipo de receita criativa, veio de novo o aroma a atravessar cercas de bambus e paredes mentais, despertando a saudade do homem que se faz menino em ocasiões repentinas e carregadas de simbolismos. 
A rica infância de um garoto pobre que não sentia falta do que não tinha, mas sabia aproveitar o que havia.
Só não chora pitangas por preferir sorrí-las. Pitangas tem um tempo certo de provocar nariz, língua e olhos, saudade não, vem quando quer. E não vai, fica plantada disparando cheiro, sabor e cor em quintais muito além de um lugar qualquer.
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L.
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L. / Fotos-Cynthia Hanning
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L.
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L. / Fotos-Cynthia Hanning
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L.
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L. / Fotos-Cynthia Hanning
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L.
Pitanueira, nome científico: Eugenia Flora L. / Fotos-Cynthia Hanning
Comentar
Compartilhe
A Rua das Confecções
21/09/2019 | 10h20
Até que enfim o endereço recebe a atenção merecida
A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, reuniu-se ontem com empresários da Rua das Confecções, na Cidade Nova, ao lado da Rodoviária, para formalizar uma parceria e atender com mais qualidade os visitantes, muitos  de  outras partes do Brasi.
A área vai  receber a instalação de novas placas de sinalização, via DEMUT-Departamento Municipal de Trânsito, estacionamento para ônibus de turismo e motos, pintura de meio fio e rondas das Guarda Civil Municipal, um projeto para decoração de natal e a adoção do local pela Lei Adote a Pedra Preta.

Segundo o secretário da pasta, Gregory Guzowsky, os comerciantes terão maior apoio, gerando mais vendas e acessos, tornando as empresas mais competitivas, a cidade mais receptiva e aconchegante.
O setor de confecções é responsável por aproximadamente 15 mil empregos.
BNB em cima de texto do Decom-Departamento de Comunicação da Pref. de Itaperuna.
BNB-PERGUNTA
Por que não um portal no início da rua? Daria um aspecto marcante à Rua das Confecções.
Comentar
Compartilhe
Campanha em Campos dos Goytacazes
20/09/2019 | 12h42
Acontece hoje, 20 de Setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a partir das 14h, uma ação no Boulevard Shopping, em parceria com a ANFEA - Associação do Norte Fluminense dos Engenheiros e Arquitetos. 

Estarão juntas entidades como a Apae, Apoe, Apape, Serviço de Assistência São José Operário - Educandário para Cegos, Grupo Retina Campos, Conselho Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Paresportes Campos, Ong Esportes sem Fronteiras, AMA Campos e Olimpíadas Especiais Brasil Regional Norte/Noroeste Fluminense.

A ação consiste na conscientização de uso de vagas especiais, apresentação de grupo de dança, atividades paraesportivas e distribuição de cartilhas da lei de acessibilidade.




Comentar
Compartilhe
Os Mitos e a Memória de Raquel Saliba
18/09/2019 | 11h40
BNB EXCLUSIVO
Escultora correu o mundo e o traz nas pontas dos dedos
Ela é uma rara pessoa, artista plástica, esposa, mãe, filha, irmã e amiga. Psicanalista por formação, suas obras carregam mistérios, porém revelam a psique de quem as vê, toca, sente. Transcende silenciosamente conversando com quem estiver em volta. Pequenos moais de uma grande Ilha de Páscoa em cada olhar humano, suas peças passam o sagrado, sendo impossível não ficar um bom tempo admirando... e mirando-se nelas.
 Raquel abre amanhã mais uma exposição, desta vez no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.
fa-símile
Saiba mais sobre Saliba clicando AQUI 
 
 
Comentar
Compartilhe
Campista Toma Posse em Órgão Especial da Procuradoria de Justiça
18/09/2019 | 01h08
BNB 1ª MÀO
Ele se formou na FDC-Faculdade de Direito de Campos em 1990, dois anos depois passaria no concurso para a promotoria pública do Estado do Rio de Janeiro.
Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, às 11h, Cláudio Henrique da Cruz Viana toma posse pela segunda vez consecutiva como membro titular eleito do Órgão Especial do Colégio de Procuradoria de Justiça. O mandato vai de 25 de setembro deste ano a 24 de setembro de 2021. Anteriormente foi do Conselho Superior também por dois mandatos. 
Cabe ao Órgão Especial dar posse ao procurador-geral de Justiça-RJ e à corregedoria-geral; criar cargos e serviços auxiliares; modificar a Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e cuidar de outras demandas institucionais.
Fac-Símile
Comentar
Compartilhe
O Eterno Baile da Saudade do Itaperuna Tênis Club
18/09/2019 | 00h42
BNB-EXCLUSIVO
ADMA PILLAR ESPECIAL
FotoDivulg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A recente noite de sábado, quatorze de setembro, entra para a história do ITC  com mais um grande evento,  balançando as estruturas do tradicional e estiloso clube da cidade,  recuperando o tempo passado, vivido de forma intensa e merecedor de um reencontro magnífico como este.
 Os " jovens maduros" da Geração Anos 70/80, mostraram que o passar dos anos não mudou a essência.
Dançaram, brindaram, abraçaram grandes amigos, revivendo tudo aquilo que o tempo não foi capaz de apagar. O Baile da Saudade não poderia ter um nome melhor e felizmente retornou para ficar.
 Nas fotos, algumas das muitas estrelas da festa:
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
FotoDivulg
Comentar
Compartilhe
2 Ofertas Milionárias no Setor Imobiliário
17/09/2019 | 08h23
BNB 1ª MÃO
Dois imóveis de donos diferentes, um na área central de Itaperuna e outro na Cidade Universitária, às margens da BR-356, receberam respectivamente ofertas de um empresário mineiro, de 15 e 20 milhões, ambas recusadas. 
O moço é do tipo persistente. tem investido bem na cidade. Aguardam-se novas propostas.
Comentar
Compartilhe
2 Partidos de Direita se Juntam
16/09/2019 | 18h58
BNB 1ª MÃO
ITAPERUNA DIREITA VOLVER

Depois de muita conversa a direção estadual do PRTB, partido do vice-presidente General Mourão e do PSL, partido do Presidente Jair Bolsonaro, selaram acordo para caminharem juntos na Cidade da Pedra Preta, aumentando o capital político da Direita, podendo lançar mais de 35 candidatos a vereador com a promessa de indicação dos nomes para prefeito e vice no município.
Comentar
Compartilhe
Aniversário do 29º Batalhão de Polícia
16/09/2019 | 10h47
BNB em 1ª MÃO
O mais bem conceituado BPM do Estado do Rio comemora a semana inteira:
Fac-Símile Convite
Comentar
Compartilhe
A Ressurreição da Uva Carménère
15/09/2019 | 20h18
BNB EXCLUSIVA
COLUNA DE VINHOS
Por João Ricardo Rodrigues
A Coluna aborda nesta edição, a emblemática uva do Chile, a Carménère, originária de Bordeaux, na França, cujo nome é derivado da palavra francesa carmim, graças às folhas que se tornam vermelhas mais cedo no outono.
A Carménère foi uma das castas mais cultivadas até o começo do século XIX, principalmente nas regiões de Graves e Médoc, porém no final dos 1800, uma praga chamada Filoxera dizimou os vinhedos na Europa, acabando com todas as uvas Carménère daquela região.
A partir daí foram quase 200 anos sem um vinho Carménère, especialistas davam a uva como extinta, porém a redescoberta foi feita em 1994 por um pesquisador francês chamado Jean-Michel Boursiquot: ao notar videiras plantadas nas áreas da vinícola Viña Carmen, percebeu que algumas amadureciam depois das demais, assim o pesquisador fez um estudo genético e identificou que era a Carménère se passando por Merlot.
 
A Viña Carmen foi a primeira a produzir um Carménère varietal, em 1996. Em 1998 o Departamento de Agricultura do Chile oficialmente reconheceu a Carménère como uma variedade distinta, e não apenas um “clone de maturação tardia” da Merlot.
 O vinho de Carménère ganhou o título de “fênix das uvas“, ressurgindo das cinzas, permitindo que pudéssemos beber novamente um Carménère graças ao Chile.
 A Carménère é uma uva muito sensível e precisa de atenção especial, principalmente pelo fato de demorar mais para amadurecer, se comparada com outras variedades. Quando colhida na época certa tem frescor e profundidade que lembram aromas de cerejas e ameixas. Quando retirada das vinhas de maneira tardia, ocorre a redução de sua acidez.
 Muitos produtores acham que a Carménère é melhor quando misturada com outras variedades de Bourdeaux. De acordo com o livro“Todovino”, uma das mesclas que tem muita aceitação no Chile é a mistura das castas Carménère e Cabernet Sauvignon.
 Além do Chile outros países como os Estados Unidos, Argentina, Itália e, mais recentemente, o Brasil também estão produzindo vinhos com a uva Carménère.
 Os vinhos produzidos a partir da cepa Carménère possuem cor vermelha lilás, bastante profunda, aromas de frutas vermelhas, terra umidade e especiarias com notas vegetais que vão se suavizando na medida em que a uva amadurece na própria planta.
 Os taninos são mais amigáveis e suaves que os do Cabernet Sauvignon. Faz um vinho de corpo médio, fácil de beber e que deve beber-se jovem, quando apresenta sabor persistente que tende ao gosto de framboesa madura e beterraba doce.
 Por ter a acidez maior, muitas vezes esses vinhos combinam com comidas ácidas, como molhos e carnes de porco. Um benefício em usar esse vinho para fazer harmonizações é seu sabor herbáceo, que combina com carnes assadas, como boi e frango, também pode ser harmonizado com os queijos parmesão, mussarela, azeitonas, guisado de carne, peru assado e entre outros. 
 
Fotos-Google e Analúcia Rodrigues
 
 
Terroir
 
 IP (Indicação de Procedência) Altos Montes, que compreende a microrregião vitivinícola localizada entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, tem área geográfica delimitada de 173,84 quilômetros quadrados, 66,6% dos quais localizados em Flores da Cunha e 33,4% em Nova Pádua.
 Foi assim batizada por causa de seu relevo acidentado e pela altitude, que chega a 885 metros em relação ao nível do mar, o que favorece os vinhos tintos, já que a bebida elaborada na região tem grande potencial fenólico, em virtude da amplitude térmica.
O cultivo da uva na região é marcado pela ocorrência em pequenas propriedades e por empregar basicamente mão de obra familiar. Isso não impediu que as vinícolas fizessem uso de alta tecnologia para elaborar vinhos cada vez melhores.
Fotos-Google e Analúcia Rodrigues
 Algumas regras da IP Altos Monte
 - Variedades autorizadas: Vinhos: Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Ancellotta, Refosco, Marselan, Tannat, Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Moscato Giallo, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Moscato de Alexandria, clone R2; espumantes secos: Riesling Itálico, Chardonnay, Pinot Noir, Trebbiano; espumantes doces: Moscato Branco, Moscato.
- No mínimo 85% da uva utilizada deve provir da área delimitada.
 - A elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos produtos deve ocorrer dentro da área geográfica delimitada.
- Vinhedos com controle de produtividade.
  Nenhum vinho pode ir para o mercado sem passar pelo crivo da comissão de degustação.
 *O selo IP dos Altos Montes foi conquistado em 2013.
 A Vinícola
 A Vinícola Fabian está localizada na VRS 814, KM 9.2, em Nova Pádua na IP dos Alto Montes. A família imigrou da Itália para o Brasil no final do século dezenove. A tradição vitivinícola herdada dos ancestrais foi favorecida pelo clima encontrado na região dos Vinhos dos Altos Montes.
 A ascendência francesa traz consigo o símbolo da flor-de-lis que caracteriza a marca Fabian.
 A Vinícola Fabian tem por filosofia produzir uvas e elaborar vinhos em pequena quantidade, com produção limitada e controlada para a satisfação plena do apreciador de vinhos.
 Os vinhedos da vinícola Fabian são formados com mudas importadas da Europa, selecionando os melhores clones para obter as melhores características de nosso território. Localizados entre colinas de 780m de altitude, proporcionam amplitude térmica, fator relacionado a uma boa formação de componentes que determinam a qualidade do vinho.
As vinhas, são conduzidas por sistema espaldeira, que favorece a circulação de ar e melhor exposição aos raios solares. A produção é limitada no máximo a 8 ton./ha. Visando obter a perfeição entre natureza e tratos culturais, aplica-se, uma vez iniciado o processo de maturação, a eliminação de folhas e cachos que eventualmente não estejam uniformes ou em excesso na planta. Desta forma atingimos o nível de maturação adequada, fator importante para obter excelente qualidade de uvas.
Fonte: site Vale das Serras
Fotos-Google e Analúcia Rodrigues
 
 
Foto site da vinícola
 A Vinícola oferece visitação guiada com degustação e vista aos vinhedos.
 Grupos acima de 15 pessoas necessita agendamento - (54) 3296 1399 ou fabian@vinhosfabian.com.br
 Não há taxa de ingresso para visitação turística.
 O Vinho
 São poucas as vinícolas que produzem vinhos da uva Carménère no Brasil, em uma rápida pesquisa na internet só encontre o da Fabian sendo comercializado e relatos de alguns que foram produzidos, mas já se esgotaram como o Aurora Pequenas Partilhas 2009.
 Fabian Carménère Reserva, safra 2017.
 Aos olhos, vermelho rubi intenso, límpido e lagrimas firmes;
 Aromas de frutas vermelhas, amoras e cereja, madeira e terra;
 Na boca, boa estrutura, encorpado, taninos presentes equilibrados com a acidez e boa persistência.
 Diferente dos chilenos, experiência rara com essa cepa no Brasi, apresenta características únicas, com influências do terroir, achei muito interessante, vinho elegante e que deve ganhar em complexidade com o envelhecimento, agregando os aromas terciários que ainda não apareceram devido a juventude l!!!
 Vinho jovem potente, aguenta uns bons anos de guarda.
 Graduação Alcoólica: 13,1%;
 Guarda: 3 anos;
 Temperatura de serviço: 16 a 18ºC;
 Amadurecimento: 13 meses de maturação em barris de carvalho Francês e Americano;
 Preço entre R$ 80,00 e R$ 100,00.
 
 
Fotos-Google e Analúcia Rodrigues
 Nota
Nas degustações sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço do país de origem da cepa, logicamente serão vinhos distintos, porém a qualidade dos vinhos brasileiros estão no mesmo patamar, no caso um vinho chileno da Viña Carmen Premier Reserva 1850 Carménère 2017.
Fotos-Google e Analúcia Rodrigues
 
 
Comentar
Compartilhe
Paraguai Reduz Impostos de Produtos em Ciudad del Este
14/09/2019 | 21h31
BNB Economia

Produtos podem ficar até 20% mais baratos!

Medida visa dar mais competitividade para o comércio de Ciudad Del Este e de outras cidades de fronteira que vem amargando sucessivas reduções no volume de vendas, causadas pela alta do dólar e a crise na economia enfrentada por Brasil e Argentina.
O vice-ministro da Economia do Ministério das Finanças, Humberto Colmán , anunciou nesta semana a assinatura do Decreto 2505 para incentivar o comércio de fronteira com a redução de tarifas em média de 9% a 6% de para cerca de 160 produtos que estão sob o regime turístico e dentro da Lista Nacional de Exceção do Mercado Comum do Sul ( Mercosul ). O objetivo é incentivar o comércio fronteiriço dando ainda mais vantagens para os produtos adquiridos na cidade, em relação aos comercializados no Brasil, o que representaria uma economia aproximada de US $ 370 milhões anuais para os comerciantes.

O governo, já havia assinado o Decreto 1931, em junho, que atualizou a lista do regime turístico e proporcionou uma redução da taxa do imposto sobre o valor agregado (I.V.A) de 1,5% para 1,0% e depois disso, em agosto, o Decreto 2278, com o qual as tarifas de bens de capital e eletrônicos foram reduzidas de 2% para 0%, em resposta a uma resolução do Brasil que também estabeleceu a tarifa zero para esses produtos.

A curto prazo, brasileiros poderão verificar em breve que, alguns dos produtos comercializados em Ciudad Del Este, poderão apresentar redução de 20% a 10%, enquanto outros de 8% a 6% em seu valor final de venda, mas a média de redução conseguida com o conjunto de medidas tomadas pelo governo paraguaio nos mais de 160 produtos sob o regime turístico e dentro da Lista Nacional de Exceção do Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) é de 3%.
Transcrito de clickfozdoiguaçu
Comentar
Compartilhe
Bernardo Küster Visita Itaperuna Hoje
13/09/2019 | 07h55
BNB DE OLHO
Expoente da Direita, ensaísta, tradutor e jornalista, estudioso de Teologia, Filosofia, História, Música e Literatura, forte ativista contra a teologia da libertação, marxismo cultural, ideologia de gênero, dentre outras pautas consideradas progressistas. Sabe muito sobre o apóstolo Paulo, Santo Agostinho e Chesterton, enfrenta o aparelhamento político da Igreja Católica e comunica-se fácil com pessoas de todas as idades.
Ele é a atração desta sexta-feira itaperunense. 
Comentar
Compartilhe
10 Coisas que você tem de Saber sobre Diabetes
13/09/2019 | 00h03
BNB Saúde
O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
 
Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.
 
Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes:
 
1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de complicações de curto e longo prazo. A hipoglicemia pode causar sintomas indesejáveis e com complicações que merecem atenção.
 
2. Tanto insulina, quanto medicação oral podem ser usadas para o tratamento do diabetes. A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente). A medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.
 
3. A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, pessoas com diabetes devem escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física.
 
4. A contagem de carboidratos se mostra muito benéfica para quem tem diabetes. Os carboidratos têm o maior efeito direto nos níveis de glicose, e esse instrumento permite mais variabilidade e flexibilidade na alimentação, principalmente para quem usa insulina, pois a dose irá variar conforme a quantidade de carboidratos. Isso acaba com a rigidez no tratamento de antigamente, quando as doses de insulina eram fixas, e a alimentação também devia ser. É importante ter a orientação de um nutricionista.
 
5. As tecnologias têm ajudado no tratamento do diabetes. Os aparelhos vão desde os glicosímetros (usados para medir a glicose no sangue) até bombas de infusão de insulina e sensores contínuos de monitorização da glicose.
 
6. Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, disfunção erétil, dentre outros. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar a levar uma vida normal.
 
7. A educação em diabetes é muito importante para o tratamento. Não só o paciente precisa ser educado, mas também seus familiares e as pessoas que convivem com ele. Assim, o paciente pode ter o auxílio e o suporte necessários para um bom tratamento e tomar as decisões mais adequadas com base em conhecimento.
 
8. Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com prática regular de atividade física.
 
9. O fator hereditário é mais determinante no diabetes tipo 2. Ainda se estuda o que desencadeia o diabetes tipo 1 e, por enquanto, as infecções, principalmente virais, parecem ser as maiores responsáveis pelo desencadeamento do processo autoimune. No tipo 2, os casos repetidos de diabetes em uma mesma família são comuns, enquanto a recorrência familiar do diabetes tipo 1 é muito pouco freqüente.
 
10. Ainda não há cura para o diabetes. Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados.
Transcrito na íntegra do site da SBEM- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 
Comentar
Compartilhe
3 Itaprefeitáveis, Muito Café e Conversa
12/09/2019 | 21h40
BNB- 1ª MÃO
ITAPERUNA
Ao entardecer de hoje a presidentes do Cidadania, Fernanda Malafaia e o presidente do PSB, Thiego Ladeira, se reuniram acompanhados do ex-secretário municipal de Cultura Henrique Couto.
Não é sempre que 3 itaprefeitáveis se encontram para café, política & prosa.
selfie e arte
Comentar
Compartilhe
Quem nasce em Bom Jesus do Itabapoana-RJ é...
12/09/2019 | 11h34
BNB Exclusivo
Por Alberto Rodolfo*
OLHA AÍ UMA BOA RESPOSTA aos que insistem em escrever "bonjesuense".
Eu escrevi à Academia Brasileira de Letras, o órgão que normatiza a língua portuguesa. A minha pergunta foi a seguinte e ao final, a resposta definitiva:
 ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
ABL RESPONDE
 Pergunta
Sou jornalista e trabalho na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Os órgãos de imprensa da cidade não conseguem chegar a uma conclusão unânime em relação ao gentílico do nascido na cidade. Uns optam por bonjesuense, outros por bom-jesuense , este é o meu caso, afinal o nome da cidade não é "BONJESUS". Lembro-me de, há alguns anos, ter feito uma consulta à ABL e a resposta foi uma palavra que nem mesmo os nascidos na cidade já teriam ouvido falar. Agradeceria se fosse possível ajudar neste esclarecimento.
 Resposta
Prezado Alberto Rodolfo: o gentílico é "bom-jesuense".
* Jornalista, Turismólogo e Publicitário
Comentar
Compartilhe
A Síndrome de Golias
12/09/2019 | 09h49
BNB EXCLUSIVO
Síndrome de Golias
Por pr. Neemias Lima, Igreja Batista do Braga, Cabo Frio.
 No famoso evento da luta entre Davi e Golias, o gigante apresenta reações características daqueles que se julgam poderosos. Assim é sua escalada:
1º - Olhou para Davi com desprezo.
2º - Fez pouco caso dele.
3º - Amaldiçoou Davi, invocando seus deuses.
4º - Assumiu a condição de dono da vida: “Darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo”.
 
Davi, por sua vez, ensinou como enfrentar essa síndrome:
1º - Eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos.
2º - Você desafiou o Senhor dos Exércitos.
3º - O Senhor o entregará em minhas mãos.
4º - Toda terra saberá que há Deus em Israel.
 
Os Golias estão espalhados por aí. O maior problema é que, ao enfrentá-los, usam-se as mesmas armas dele. Derrota na certa. Eles conhecem essas armas. As armas tem que ser espirituais.
 
Como vencer os Golias que aparecem na caminhada?
1º - Enfrentá-los em nome do Senhor.
2º - Saber que eles desafiam a Deus.
3º - Confiar que Deus dará a vitória.
4º - Divulgar em toda a terra que há Deus.
 
Quando surgir um Golias, coragem. É apenas uma síndrome, logo passa!
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Promotora de Justiça Conversa com Alunos
12/09/2019 | 09h15
BNB Justiça
A promotora de Justiça da Tutela Coletiva dos municípios de Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana e Italva, Raquel Rosmaninho Bastos, fez uma palestra na manhã de ontem, 11 de setembro para professores e alunos das escolas municipais Primo José Sobreira e Elídio Valentim de Moraes.
O evento foi na Escola Municipal Primo José Sobreira, em Varre-Sai. Ela foi recebida pelo prefeito Silvestre José Gorini e a  secretária municipal de Educação e Cultura, Fátima Pimentel.
Direitos, deveres, bullying e os perigos das drogas foram os temas da palestra da promotora.
BNB com informações de Silaine Terra
FT-ST
FT-ST
Comentar
Compartilhe
Brasil: Campeão de Depressão na América Latina
11/09/2019 | 23h00
BNB SAÚDE
 
Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde.

O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS. Porém, a psiquiatra Nadège Herdy alerta para o aumento do número de registros de Transtornos de Ansiedade. “Os mais comuns são os transtornos de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. Em 2015, 18,6 milhões de pessoas sofriam com transtorno de ansiedade no Brasil”. 
Fonte: Estadão
Comentar
Compartilhe
Nas Asas do Vento
11/09/2019 | 22h54
BNB EXCLUSIVO: Da série Toda Poesia é Necessária
Asas do Vento
SONIA NUSS

Nas asas invisíveis do vento,
Parto para uma longa viagem,
Sem destino ou rota...
Vou aonde ele quiser me levar,
Deixo-o me conduzir
Como quiser...
Para fora da realidade
Um novo mundo, irreal,
Fantasioso...
Gosto de viver fantasias e sonhos
Sentir o vento forte ou suave,
Levando-me para longe,bem distante,
O horizonte é logo ali...
E o vento me leva a ultrapassá-lo,
Facilmente, com leveza a flutuar
No espaço sem fim...
Fecho os olhos e rodopio no ar,
Sinto que este momento é só meu
Quero eternizá-lo através do sussurro
Que ouço vindo da brisa do mar,
Das ondas suaves que se desfazem na praia,
Dos pés que pisam a areia molhada
E do corpo que se deixa levar.
Comentar
Compartilhe
Itaperuna: Nome Novo no DEM
11/09/2019 | 11h05
BNB 1ª MÃO
O diretório municipal do Democratas, dirigido pelo ex-secretário de Esportes, Eduardo do Toldo, estadual pelo vereador Cesar  Maia e nacionalmente pelo prefeito de Salvador-BA, Antônio Carlos Magalhães Neto, deve abonar nos próximos dias o nome de um calouro na política, mas veterano em gestão, de visão abrangente, considerado figura exponencial na sociedade local e regional.
Fica no ar, mas as folhinhas do calendário dirão em breve.
Comentar
Compartilhe
Rotas de Turismo Rural Ganham Atenção
10/09/2019 | 21h43
BNB de Olho
Comentar
Compartilhe
Novo CEO no Porto do Açu
10/09/2019 | 18h45
A Prumo Logística anunciou hoje que José Firmo assume, a partir de 1º de novembro, como CEO da Porto do Açu Operações. A empresa, que é subsidiária da Prumo, opera e administra o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Até o final de outubro, Antonio Primo Ferreira, diretor de O&G da Porto do Açu Operações, permanece como CEO interino.
 Com vasta experiência no setor de O&G, nos últimos anos o executivo atuou na Seadrill, inicialmente como presidente Brasil e, desde o início de 2018, como vice-presidente para o Hemisfério Ocidental. Além disso, Firmo atuou por mais de 20 anos na Schlumberger onde esteve em diversas posições, entre elas como responsável pelas operações da empresa no Brasil e na América Latina.
 
 
Comentar
Compartilhe
As Grávidas, as Bebidas Alcóolicas e os Efeitos nos Filhos
10/09/2019 | 03h07
Síndrome Alcoólica Fetal: sintomas, como reconhecer e tratar
Drª. Sheila Sedicias Ginecologista*
O que é:
A síndrome do alcoolismo fetal, também conhecida como síndrome alcoólica fetal, acontece quando a mulher consome bebidas alcoólicas em excesso durante a gravidez, resultando em atraso no desenvolvimento físico e mental no bebê.
 O álcool passa pela placenta e chega até o feto causando alterações no sistema nervoso central do bebê, que não podem ser revertidos, além de afetar gravemente os seus órgãos, gerando consequências como os problemas físicos e emocionais, problemas cognitivos e comportamentais.
Geralmente, os recém-nascidos com síndrome do alcoolismo fetal são pequenos para a idade gestacional e apresentam algumas características como microcefalia, lábio superior fino e nariz curto, além de alterações de comportamento cognitivo e psicossocial e retardo mental. 
Sintomas da síndrome do alcoolismo fetal
As características da síndrome do alcoolismo incluem:
Dificuldade em aprender;
Problemas na linguagem;
Dificuldade para socializar com outras pessoas;
Problemas de memória a curto prazo;
Incapacidade para perceber instruções complicadas;
Dificuldade para separar a realidade do mundo imaginário;
Hiperatividade ou déficit de atenção;
Dificuldades de coordenação.
O diagnóstico da síndrome do alcoolismo fetal pode ser feito através da observação dos sintomas e comportamento da criança. Porém pode ser recomendado fazer exames de diagnóstico, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada para confirmar problemas de desenvolvimento mental, por exemplo. Isso não é fácil e depende da experiência do pediatra, mas a confirmação do consumo excessivo de bebidas alcoólicas na gestação pode ajudar a chegar a um resultado esclarecedor.
 A mulher que teve um bebê com esta síndrome, se engravidar a seguir poderá ter uma gestação saudável se não consumir álcool durante a gestação.
Tratamento 
O tratamento para a síndrome do alcoolismo fetal depende dos sintomas de cada criança, mas, normalmente, todas as crianças necessitam ser acompanhadas por psicólogos e outros profissionais, como terapeuta ocupacional ou terapeuta da fala, para aprenderem a interagir com os outros.
 Assim, as crianças com síndrome do alcoolismo fetal devem frequentar escolas adaptadas para receber crianças com necessidades especiais, onde podem ter mais oportunidades para se desenvolver intelectualmente.
Além disso, alguns problemas, como doenças cardíacas, podem necessitar de ser tratados com a ingestão de remédios e cirurgia, de acordo com as indicações do pediatra.
 Bibliografia
ALVES, Flávia Kayana Santos. Síndrome Alcoólica Fetal. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Biomedicina, 2016. Faculdade São Lucas.
*Transcrito do site tuasaude.com
Comentar
Compartilhe
SACMaster ainda é o único de Campos em 55+/59+ feminino
09/09/2019 | 23h00
BNB EXCLUSIVO
Nota Oficial do SACMaster
Primeiro queremos agradecer a Deus por estarmos juntas, nessa nova fase do nosso clube, iniciada em março de 2018.
Neste momento, buscando novos caminhos e objetivos, estamos mostrando a nossa seriedade , respeito e coragem, que só mulheres guerreiras conduzem.
De forma alguma esqueceremos os demais grupos, que travam as mesmas batalhas. Entretanto, importa ressaltar que o SAC MASTER FEMININO é o único composto pelas categorias de 55+ e 59+ , até o presente momento; representando com amor e dedicação ao voleibol, no município e regiões próximas, participando em competições de quadra, a exemplo, do brasileiro, nestas categorias.
Não pretendemos exclusividade. Que outros venham nestas e demais categorias. Mas ressaltamos: no momento somos os únicos.
Estamos focados em crescimento e aprimoramento, sem qualquer intenção de competição fora das quadras. Desejamos o sucesso de todas as equipes que se dedicam ao esporte, em Campos, com especial destaque para o voleibol feminino.
Destacamos por oportuno que a matéria dedicada aqui neste blog ao SAC MASTER FEMININO referiu-se, especificamente, às categorias citadas acima, não mais que isso.
Qualquer interpretação diversa estará sendo extensiva e, assim, fora do contexto e do texto, propriamente dito. Continuaremos o nosso trabalho de forma clara, respeitosa e focada para agregar bons valores.
 A Diretoria do SACMASTER
Comentar
Compartilhe
Mais um Vereador Assassinado na Região dos Lagos
09/09/2019 | 10h33
O vereador Ciraldo Fernandes da Silva (DEM), de 57 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo, em Araruama, na Região dos Lagos. Ele foi atingido por mais de sete disparos em frente ao bar da Amendoeira, no bairro Fazendinha, por volta das 19h25.
De acordo com testemunhas, o vereador estava em um bingo, próximo ao Campo do UTA, quando dois homens armados em uma moto passaram e efetuaram os disparos. Ele morreu na hora. O caso é investigado pela 118ª DP (Araruama).
Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é que o político teria se recusado a pagar propina a traficantes. Ele era dono de uma loja de material de construção na região. "Diligências estão em andamento. A investigação corre sob sigilo", a Polícia Civil disse, em nota.
OUTROS CASOS
 
Este é o segundo caso de assassinato envolvendo um político em Araruama neste ano. Em maio, o ex-vereador Sérgio Cunha de Andrade, conhecido como Serginho da Lotada, também foi morto a tiros na RJ-138, na altura da Fazendinha.
Na Baixada Fluminense, no dia 24 de março, o vereador de Japeri Wendel Coelho (PTdoB), 26, foi morto a tiros quando passava de carro pelos arredores da praça Olavo Bilac, no bairro de Engenheiro Pedreira. Ele estava em seu primeiro mandato como vereador.
 
Em Duque de Caxias, criminosos dispararam mais de 30 vezes contra a comitiva do prefeito, Washington Reis (MDB), no dia 4 de janeiro. Ninguém se feriu.
Extraído em partes de O Dia
Comentar
Compartilhe
Remédios que Matam
07/09/2019 | 19h23
Extraído de Vida& Saude, terra.com.br
Por Roberta Figueira

Um levantamento divulgado recentemente indicou que a maioria de intoxicações por medicamentos acontecem com remédios considerados inofensivos pela população como analgésicos, anti-inflamatórios e antigripais. No Brasil a situação não é muito diferente. Segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológica (Sinitox), ligado ao Instituto Fio Cruz, os medicamentos são os principais responsáveis por intoxicação humana superando venenos, drogas e agrotóxicos.


A situação piora bastante quando há uma combinação entre diferentes medicamentos. “Muitas vezes o problema vem de uma automedicação. Um amigo ou familiar recebeu uma prescrição de um remédio e repassa para o paciente quando está com sintomas parecidos, apenas querendo ajudar. Porém, não é porque uma medicação funcionou bem para um que terá o mesmo efeito no outro. Isso traz um risco muito grande de complicações”, alerta o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia Carlos Augusto Mello da Silva, do Centro de Informações Toxicológica do Rio Grande do Sul. Além de outros medicamentos, alguns alimentos, hábitos e doenças também podem alterar o metabolismo de remédios. Por isso, é importante deixar seu médico a par da situação geral de sua saúde e questioná-lo sobre as restrições que envolvam seu tratamento.

Outro problema comum é um paciente que já faz um tratamento com acompanhamento médico esquecer de informar durante a consulta com outro especialista quais são os medicamentos que já estão sendo usados. Para evitar esse problema, Carlos Augusto indica que o paciente sempre leve as receitas para consultas em médicos e visitas ao hospital. “Outra opção, especialmente para as pessoas mais idosas que costumam usar diversos remédios regularmente, é anotar os nomes dos medicamentos, horários e doses em um papel. Dessa forma os riscos de o especialista receitar um produto que terá uma interação prejudicial com outros diminuirá muito”, aconselha ele.

Segundo Anthony, a interação entre medicamentos pode intensificar ou anular o efeito deles, além do risco de gerar algum novo problema. “Cada paciente tem uma reação imunológica diferente. Isso também varia durante a vida. Algo que causava alergia em você durante a infância pode não oferecer riscos na vida adulta, você pode desenvolver uma hipersensibilidade durante a gravidez ou depois de algum vírus que causou mudanças em seu sistema imunológico. Então, o acompanhamento médico é sempre algo indispensável”, justifica ele.

Confira algumas combinações perigosas:

Anticoncepcional + antidepressivo fitoterápico (hipérico ou erva de São Jorge)
A mistura diminui em até 60% o efeito contraceptivo da pílula

Anti-inflamatórios + ácido acetilsalicílico (aspirina)
A mistura pode causar uma irritação na mucosa gástrica devido a um efeito somatório, aumentando o risco de desenvolvimento de gastrite e úlceras.

Anti-inflamatórios + paracetamol
Os dois remédios juntos podem gerar problemas renais levando a quadros hepáticos

Antidepressivos + antigripal (anfetamina)
Essa combinação pode gerar um grande aumento da pressão, levando até a delírios.

Anti-inflamatórios + corticoides
Aumenta a retenção de líquidos e sal, causando inchaço, e pode levar a um aumento de pressão. Também pode irritar o estômago, gerando em alguns casos sangramentos e formação de úlceras.

Antiácidos + antibióticos
O antiácido pode interferir na absorção do antibiótico diminuindo sua eficiência

Anti-hipertensivo + calmantes
Causa sonolência e queda de pressão

Remédios para disfunção erétil + antidepressivos
Aumenta os riscos de priapismo, quando o pênis fica ereto por mais de seis horas causando problemas para o órgão

Anticoncepcional + anti-inflamatórios
Em algumas situações pode causar sangramentos

Colírios + descongestionantes nasais
Em alguns casos pode gerar um aumento de pressão, especialmente em idosos e crianças

Anti-hipertensivo + diurético
A combinação pode levar a perda de sais minerais, causando desidratação e problemas renais

Anticoncepcional + antibiótico
Alguns tipos de antibióticos podem causar algumas alterações pontuais no metabolismo do anticoncepcional

Remédios para emagrecer + antidepressivo
Pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial

Inibidores de apetite + ansiolíticos
A combinação traz possibilidade de o paciente sentir irritabilidade, confusão mental, alterações de batimentos cardíacos e tontura

Anticoncepcional + hormônios femininos, como estrógeno
Dependendo do tipo de pílula pode haver um excesso de estrógeno aumentando o risco de coagulação sanguínea

Anticoagulantes + antifúngicos
Há alteração no metabolismo dos medicamentos e pode causar arritmias cardíacas

Anticoagulante + anti-inflamatório
Aumentam os riscos de hemorragia
Comentar
Compartilhe
Venda de Veículos Cresceu em Agosto de 2019
07/09/2019 | 17h28
BNB
Crescimento é referente ao acumulado de 2018
 De acordo com dados de emplacamentos, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), nesta segunda-feira, 2, as vendas de veículos apresentaram crescimento de 11,27% no acumulado de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, somando 2.615.519 unidades emplacadas, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros.
 Segundo o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, o resultado segue apoiado nas Vendas Diretas. “No acumulado de janeiro a agosto, as Vendas Diretas representaram fatia de 45,12% dos emplacamentos de Automóveis e Comerciais Leves, contra 41,51% no mesmo período de 2018. O varejo cresceu 2,57% nesse período, enquanto as Vendas Diretas avançaram 17,23%”, comentou o Presidente da entidade.
 Ainda segundo a FENABRAVE, as 347.091 unidades vendidas em agosto representaram retração de 0,67% sobre julho, e de 1,5% sobre as vendas de agosto de 2018.
 Desempenho dos segmentos
Os segmentos de Automóveis e Comerciais Leves apresentaram, de janeiro a agosto, alta de 8,71% sobre o mesmo intervalo do ano passado, somando 1.711.797 unidades.
O mercado de caminhões continua em ascensão, apontando avanço de 40,92%, somando 65.446 unidades.
 A comercialização de motocicletas registrou alta de 13,95% no acumulado de janeiro a agosto, totalizando 708.871 unidades.
Transcrito do site sac@usac.com.br
Comentar
Compartilhe
Nota Oficial da Pref de Itaperuna Sobre o Tiro de Guerra
07/09/2019 | 15h15
BNB
Comunicado Oficial da Prefeitura de Itaperuna-RJ, 7/09/2019.
A Prefeitura de Itaperuna informa que todas as pendências jurídicas e administrativas de gestões anteriores do convênio firmado com o Tiro de Guerra 01-008 foram resolvidas pela atual gestão do prefeito Rogerinho Bandole Boechat, após reunião, nesta quinta-feira (05/09), entre o prefeito; instrutores do TG, o tenente Theodoro e o subtenente Moreira; secretário de Governo, Wagner Aguiar; de Administração, Andreia Cnop e o assessor jurídico da procuradoria geral do município, Marcelo Stit.
O prefeito Rogerinho Boechat sempre manteve total respeito pela instituição, onde também serviu, e mantém frequente contato com os instrutores para ajustes relacionados à ela.
O prefeito ainda destaca que nunca deixou de atender o TG do município e que sempre se importou com suas atividades.
O prefeito ainda relata entender a preocupação da população, políticos e de outras instituições quanto ao funcionamento da unidade e entende o papel do executivo, o único que tem a competência de ajustar o funcionamento do Tiro de Guerra. Sendo assim, o prefeito Rogerinho mantém o compromisso com o Tiro de Guerra em Itaperuna.
ENTENDA A SITUAÇÃO 
Releia no BNB
Clique em cima:
Comentar
Compartilhe
A Importância do Sommelier
07/09/2019 | 10h10
BNB EXCLUSIVO
COLUNA DE VINHOS COM JOÃO RICARDO RODRIGUES
A coluna desta edição conta com a participação do sommelier Jean Gomes formado no SENAC-Rio, contando como a profissão que é importante para o mundo dos vinhos.
Jean Gomes
Jean Gomes / Fotos-João RR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vamos falar um pouco da história, a palavra Sommelier, tem origem francesa, do termo sommier, assim era chamada a pessoa responsável pelos animais de carga, que puxavam os carros que transportavam comidas e bebidas, entre outros elementos. Com o tempo, o funcionário que era responsável por arrumar a mesa e fazer o serviço levou o nome de Sommelier.
 
 
 A profissão de Sommelier, como atualmente conhecemos, nasceu no século XIX, com o surgimento dos grandes restaurantes e posteriormente dos grandes hotéis, sendo ele o responsável pela escolha e compra dos vinhos e demais bebidas, pelo armazenamento, pela elaboração das cartas, pelo serviço, pela recomendação de harmonizações e outros.
 No Brasil segundo a LEI Nº 12.467, DE 26 DE AGOSTO DE 2011, para exercer a função de Sommelier é preciso, no mínimo, três anos de prática na função, ou um certificado expedido por um curso oficial.
 No Rio de Janeiro existem duas escolas de formação de Sommelier: a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS – Rio) que possui um curso em 3 módulos de três meses e meio cada, somando 162hs aula, o certificado é reconhecido pela Association de La Sommellerie Internationale e o SENAC Rio que tem carga horária de 200hs aula e é reconhecido pelo MEC.
 Engana-se quem acha que o Sommelier somente entende de vinho, ele precisa ter conhecimentos gerais sobre bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, ou seja, vinhos, destilados, licores, cervejas, chás, cafés, água e outros. Saber sobre azeites, chocolates, queijos, tabaco, coquetelaria, inclusive ter conhecimento básico em gastronomia, senão fica difícil recomendar harmonizações de comidas e bebidas. Tem que saber degustar e conhecer o serviço correto de cada produto e gerenciar o setor de bebidas. É importante o conhecimento de outros idiomas, assim como técnicas de vendas e de marketing.
 Não devemos confundir o Sommelier com o enólogo, o trabalho do Sommelier começa quando termina o do enólogo, ou seja, quando o vinho está pronto, podemos dizer que o Sommelier é o nexo entre a vinícola e o cconsumidor.
 A presença de um Sommelier é um diferencial para qualquer restaurante, pois isso se refletirá numa boa carta de vinhos e de outras bebidas, com uma criteriosa seleção de rótulos, tendo cuidados no armazenamento, realizando um serviço correto dos vinhos e assessorando o cliente na escolha segundo o prato pretendido.
 A profissão também abre oportunidades em lojas especializadas em bebidas, importadoras, vinícolas, nos meios de comunicação como revistas e televisão.
 A Uva
 A Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc são as mães da famosa Cabernet Sauvignon. Estudos mostram que no século XVII a cabernet franc já era cultivada no Vale do Loire e depois foi levada para a região de Bordeaux onde se tornou popular por integrar com outras cepas o famoso corte dos vinhos de Bordeaux, mas a cabernet franc também pode ser vinificada sozinha, produzindo excelentes vinhos varietais como os vinhos da região do Vale do Loire. Normalmente seus vinhos são de corpo médio, com boa estrutura, com cor rubi sem tanta profundidade, e com textura macia, quando usada em corte, ajuda a dar corpo, maciez e aroma ao vinho.
 A cabernet franc é fácil de cultivar e se adapta muito bem a diversos climas, tanto quentes como frios. No a região do Vale dos Vinhedos, a cabernet franc era uma das uvas mais plantadas na década de 70 e meados de 80, sendo a base da maioria dos vinhos tintos produzidos na Serra Gaúcha, nas décadas seguintes perdeu espaço para a cabernet sauvignon e para a merlot, a substituição se deu porque as cepas de cabernet franc que existiam tiveram problemas de qualidade. A cabernet franc se adapta muito bem às condições climáticas da Serra Gaúcha florescendo e amadurecendo antes que as demais evitando a temporada de chuvas. Recentemente clones saudáveis voltaram a ser reintroduzidos nos vinhedos e a Cabernet Franc voltou a produzir excelentes vinhos.
Fotos-João RR
 
 
 
 
 
 
A Vinícola
 Localizada no km 5,3 da ERS 431, distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha, Criada em 1974, a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, surgiu a partir de uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada. Comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a vinícola elabora anualmente 300 mil garrafas (225 mil litros) e tem como enólogo responsável Dirceu Scottá.
 A vinícola faz parte da Rota Cantinas Históricas, distante 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves/RS. O projeto é composto por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos e lá cultivam a videira e seus costumes há mais de 130 anos. O passeio possibilita vasto contato com moradores locais que adoram partilhar dos seus saberes e fazeres, visita às cantinas com degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
Fotos-João RR
 Fonte site da vinícola: dalpizzol.com.br/home
 A vinícola possui um Ecomuseu, o “Vinhedo do Mundo”, uma coleção com cerca de 400 variedades de uvas, de 30 países, atualmente é considerada uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta e a maior da América Latina também tem uma Enoteca que guarda uma coleção de garrafas de safras antigas e representativas, desde a fundação da vinícola e um restaurante.
 O Vinho
 Vinhos Dal Pizzol Cabernet Franc, Safra 2016
 Cor rubi-vivo, brilhante, lagrimas presentes com marcas consistentes, aroma florais e frutas vermelhas, especiarias como pimenta do reino, médio corpo, taninos e acidez equilibrada e final de boca mediano. Não envelhecido em madeira sendo um vinho para ser consumido jovem.
 - Graduação alcoólica: 13% vol;
 - Foram elaborados 20.000 litros deste vinho;
 - Teor Alcoólico: 13.0%;
- Temperatura de Serviço: 15º a 18º;
 - 88 ponto no descorchados 2018
Harmonizado com pão italiano e queijo temperado de Minas Gerais.
Fotos-João RR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nota da Coluna- Nas degustações sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço do pais de origem da cepa, logicamente serão vinhos distintos, porém a qualidade dos vinhos brasileiros está no mesmo patamar, no caso,  um vinho francês Cabernet Franc, Petit Bourgeois safra 2017 da região de Loire.
Fotos-João RR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Um Abrigo para os Sem-Tetos de Itaperuna
07/09/2019 | 09h13
PREFEITURA E IGREJA SE JUNTAM
 
Eles dormem nas calçadas, pedem dinheiro, usam álcool e outras drogas pelas ruas. São frutos de desemprego, doenças mentais, vícios, falta de estrutura familiar e depressão.
Diante disto, integrantes da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação se reuniram com lideres religiosos na manhã de quarta-feira, 4 de setembro, para uma solução urgente.
A secretária de Ação Social, Trabalho e Habitação, Micheli Sales; pastor Maurinho, da Segunda Igreja Batista; padre Luiz Carlos Amorim, da Matriz São José do Avahy; pastor Edson, da Igreja Presbiteriana da Cidade Nova; padre João Genes, da Matriz Sagrado Coração de Jesus; Tainá Nunes, da Congregação Espírita Paz e Harmonia; Nivea Frossard, assistente jurídica da secretaria e Angela Vitarelli, do Centro Social São José do Avahy, debateram o tema e juntos esboçaram um plano.
Foto-Spy
 CASA DE PASSAGEM
A pauta girou em torno da criação da Casa de Passagem para atender homens e mulheres. A Secretaria será a responsável pelo aluguel da casa e por funcionários, já as igrejas vão angariar móveis, utensílios e alimentos.
Segundo os participantes da reunião, cerca de 20 pessoas moram nas ruas de Itaperuna, e 70% apresentam traços de doença mental ou envolvimento com drogas como crack e álcool. .
Micheli Sales, Secretária de Ação Social comentou: “Sabemos que é preciso um trabalho responsável e profissional, pois estamos lidando com seres humanos e precisamos resolver o problema sem afetar a dignidade deles. Por isso estamos reunindo forças para buscar solução e não vamos cruzar os braços. Estou feliz por conseguir reunir tanta gente boa disposta a ajudar."
 
 
Comentar
Compartilhe
Vôlei de Campos É Sucesso no Master Feminino
06/09/2019 | 14h43
BNB EXCLUSIVO
SAC, A GRANDE SACADA
Quando o amor pelo esporte salta acima da rede e corta tédio, tristeza e tudo de negativo que houver
NinoBellieny
O SAC-Somos Atletas de Campos, categoria Master, é  formado por mulheres que, atuaram no vôlei por muito tempo,  porém recentemente decidiram voltar às quadras com mais experiência e o puro prazer de jogar.
O clube foi criado em 2017 e em 2018 passou a competir, treinando 3 vezes por semana, além de jogar em outras cidades.
No ano passado fizeram vários amistosos e participaram do Campeonato Brasileiro de Vôlei Master em Saquarema-RJ, na Categoria 55+.
Mesmo enfrentando clubes tradicionais como o Flamengo do Rio de janeiro, Sogipa RS, Saldanha de Vitória e outros, o SAC ficou em 7º lugar, considerado bom para um time estreante.
É o único Master Vôlei de Campos dos Goytacazes nas duas categorias: 55+ e 59+.
Mulheres que trabalham, estudam, cuidam da família, da casa e que se dedicam aos treinos/jogos com raça e disposição, mantendo a mente e o corpo em estado permanente de evolução.
Foto_SAC
AS ATLETAS
 Adina Siqueira, Bernadeth Mayerhofer, Cláudia Sales, Dejailma Machado, Dora Viana, Eliane Côrtes, Edilce Pedra, Geisa Pereira, Lúcia Fagundes, Márcia Rosa, Márcia Laterça, Marinaid Mothe, Patrícia Quintanilha, Sandra Maia, Vânia Vieira, Verônica Quintanilha, Viviane Pereira .
Foto_SAC
A TREINADORA
Dora Lucia Rangel Viana Bense, profissional de Educação Física, Xx- atleta do Saldanha da Gama, Colégio Batista, Seleção de Campos, Universo de Campos e de São Gonçalo. Foi 5 vezes campeã dos Jogos do Interior.
O COORDENADOR
Rosalvo Bense.
DIRETORIA
Sandra Maia, Eliane Côrtes, Marinaid Mothe e Márcia Laterça.
PATROCINADOR
O clube está aberto para empresas que queiram estampar a marca nos uniformes.
Observação: o clube é o único de Campos, por enquanto, no master feminino nas categorias 55+ e 59+
Comentar
Compartilhe
Presidente da Viação Itapemirim Prestes a Ser Investigado
06/09/2019 | 14h08
O presidente da Viação Itapemirim, Hélio Siqueira, está prestes a virar alvo de investigação por conta de um contrato de seguro, que o colocará diante de questionamento envolvendo conflito de interesse. Isso porque, em abril deste ano, o executivo assinou um contrato de seguro de vida em grupo com a Metlife para as empresas da Itapemirim, utilizando como intermediária para a contratação a própria corretora de seguro, a Via União Consultoria e Corretora de Seguros. Membros da diretoria da empresa já estariam investigando o assunto. O executivo está à frente da companhia, que se encontra em processo de recuperação judicial, desde outubro do ano passado.

» No papel. Conforme certidão da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) obtida pela Coluna, Siqueira foi admitido como sócio em tal corretora dias antes de ser empossado presidente da Viação Itapemirim, mas se retirou da sociedade em julho deste ano, ou seja, depois de assinar o contrato com o Grupo Itapemirim. O executivo já havia sido alvo de reclamações por parte de credores. Procurado, o Grupo Itapemirim não comentou.
Informação extraída de O Estadão
»
Comentar
Compartilhe
O Bebê e os Desafios da Cultura
06/09/2019 | 11h50
BNB EXCLUSIVO
Em julho de 2017, três brasileiras apresentaram em Paris diante de uma atenta e numerosa plateia, uma bem sucedida experiência chamada “Comparação entre os resultados de aplicação do protocolo GORDO e do protocolo PREAUT em bebês de 4 e 9 meses de idade", durante o V CONGRESSO INTERNACIONAL TRANSDISCIPLINAR SOBRE O BEBÊ.
O sucesso foi o suficiente para serem convidadas a participarem de um livro, ocupando um capítulo inteiro de  O Bebê e os Desafios da Cultura, organizado por Erika Parlato-Oliveira e Myriam Szejer, lançado recentemente pela Editora Instituto Langage, no Hospital Pitié Salpêtrière da Université Paris Diderot, na capital francesa e no recente 23 de agosto , em São Paulo.
AS AUTORAS E UM PONTO EM COMUM
Carolina de Freitas do Carmo, fonoaudióloga; Helena Fagundes Gueiros, fisioterapeuta; Daianny de Souza Silva, fonoaudióloga e Érika de Siqueira Tiradentes, psicóloga e neuropsicóloga, são terapeutas da Clínica Escola do Centro Universitário Redentor – CACI. Do quarteto, apenas a Érika não está mais nos quadros uniredentorianos, mas a amizade e os ideais continuam o mesmo.
O CAPÍTULO
Mostra o Projeto Primeiros Passos, do CACI, onde é feito um acompanhamento transdisciplinar periódico e sistemático de puericultura das crianças recém-nascidas até a idade de 8 anos no município de Itaperuna, avaliando o crescimento e desenvolvimento.Nas consultas de 4 e 9 meses de idade o setor de fonoaudiologia aplica o Questionário PREAUT (2015) para identificação de perturbações da comunicação, da interação e do risco de constituição autística nos bebês acompanhados neste serviço de puericultura.
Nestas consultas é aplicado o protocolo adaptado de GORDO et al (1994) para triagem dos aspectos do desenvolvimento da linguagem desses bebês. Ambos protocolos possibilitam e favorecem o diálogo e orientações às famílias nas consultas de puericultura a respeito do desenvolvimento do bebê assim como o encaminhamento dos que têm com risco de sofrimento psíquico para um acompanhamento de puericultura transdisciplinar de forma precoce com os profissionais do CACI, favorecendo o tratamento e consequentemente minimizando danos ao desenvolvimento.
ONDE COMPRAR
Clique AQUI e vá direto ao site do Instituto Langage
PARIS
A profª Carolina do Carmo retornou à cidade para o lançamento representando a equipe multidisciplinar responsável pelo tema. Outros autores cuidaram de outros assuntos publicados no livro, resultando em um interessante trabalho coletivo.
UNIREDENTOR
Braço forte da IES, o CACI-Centro de Atendimento de Itaperuna, está dentre os mais avançados do mundo no estudo e tratamento do Autismo. O nível de excelência aparece em todos os profissionais da casa, exemplo tornado visível pelas autoras do capítulo especial.
Foto-CarolCarmo
Foto-CarolCarmo
Comentar
Compartilhe
A dor de um cidadão e a indiferença do prefeito de Arraial do Cabo
04/09/2019 | 23h14
BNB de Olho
Celso Roberto Siqueira, cidadão de Arraial do Cabo-RJ, aonde chegou no início dos Anos 1970, passa por um sério tratamento oncológico. Celso trabalhou recentemente em uma empresa terceirizada pela prefeitura local.
Hoje ele fez um sentido desabafo nas redes sociais e para quem não vive ou viveu uma história parecida com a dele, exercitar a empatia ajuda a compreender o duro momento. Empatia... algo que, pelo menos neste caso, parece faltar ao prefeito da bela cidade praiana.
Leia:
"Tenho sofrido com dores agudas constantes, só aliviam quando tomo os remédios que são muito caros!
Minha equipe foi a que mais trabalhou nos distritos! Na crise do verão de 2018 trabalhávamos de segunda a segunda, muita vezes chegava em casa entre 22 h.s e meia noite! Em sua campanha eleitoral meu caminhão trabalhou incansavelmente em mudanças de seus eleitores e minha uno transportando eleitores em campanhas, foram nove meses fazendo isto e muitas vezes com despesas de meu bolso!"
E completa com um meme
 
Facebook de Celso RS
Comentar
Compartilhe
Balcão de Empregos Cumpre Missão em Itaperuna
04/09/2019 | 19h06
Prefeitura de Itaperuna mantém programa que ajuda a pessoas desempregadas a se inserirem no mercado de trabalho

O Brasil tem hoje quase 13 milhões de desempregados e quase 12 mil pessoas trabalham sem carteira assinada. É um número preocupante e precisa de solução imediata para o bem da  economia e da sociedade.

Em Itaperuna a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Prefeitura, executa um projeto  para ajudar as pessoas desempregadas a se colocarem logo no mercado de trabalho.
É o  Balcão de Empregos e funciona na Casa do Artesão,  em frente ao Ciep da Rodoviária. Os atendentes recebem, (ou ajudam a montar) currículos dos candidatos à uma vaga.
A equipe da secretaria mantem contato direto com inúmeras empresas e instituições da cidade. Eles formam um cadastro e com as informações indicam os profissionais desempregados para os locais certos.
A secretária  de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Michelli Salles, reitera a disposição da pasta em colaborar ao máximo com a população e convida mais empresas a embarcarem na ideia.
“Esse projeto é importante. Não temos viés político e sim de cidadania. Ajudar as pessoas a conseguirem um emprego para se sustentarem sem preocupações é uma missão que abraçamos com força. Por isso convido mais empresas a se juntarem a nós. Temos alcançado bons resultados com o projeto e queremos alavancá-lo ainda mais. Já estamos também alinhando projeto para incluir pessoas com alguma deficiência no mercado de trabalho, que é uma demanda de muitas empresas”
 
.
O interessado em conseguir uma vaga também pode fazer o cadastro clicando AQUI  e será direcionado ao programa, entrando imediatamente para o banco de dados, ou se preferir pode ir à sede do projeto na Casa do Artesão.

Para mais informações basta ligar 3824-06063 telefone do Balcão de Empregos.
BNB com informações da Assessoria da Secretaria
Comentar
Compartilhe
Profecia para um Delegado de Polícia
03/09/2019 | 21h05
BNB Exclusivo
O VATICÍNIO
"E não é que deu certo?"
As palavras tem poder, faladas ou escritas, é bom não duvidar. Um exemplo é a previsão feita por um colega de classe para outro. Eles estudaram juntos de 2005 a 2010, no curso de Direito da Unig-Itaperuna.
 O livro
O livro / FotoSpy
A dedicatória
A dedicatória / FotoSpy

A dedicatória bem legível no livro presenteado por Sérgio Marçal a Bruno Cleuder, foi motivo de força e inspiração para que este viesse, por meio de difícil concurso público, a ser delegado de Polícia Civil, atualmente na 134ª DP de Campos dos Goytacazes, depois de ter atuado em muitas outras, sempre com exemplar sucesso, não à toa recebendo o codinome de O Implacável.
O advogado Sérgio, autor da profecia, é também um bem-sucedido profissional, comprovando a importância de se querer o Bem.
É a Lei do Retorno. Funcionando tanto para o Mal quanto para o Bem, felizmente muito bem, neste caso.
Comentar
Compartilhe
TRE-RJ Cassa Diplomas no Executivo e Legislativo
03/09/2019 | 18h53
BNB de Olho
TRE-RJ cassa a prefeita de Silva Jardim
 
 
O TRE-RJ confirmou a cassação, na sessão desta segunda-feira (2), do diploma da prefeita de Silva Jardim, Maria Dalva do Nascimento, a Cilene (SD), por compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas Eleições 2016.
A decisão prevê o imediato afastamento da atual prefeita e a convocação de novas eleições. Eleita vice-prefeita em 2016, Cilene assumiu a Prefeitura após a renúncia de Wanderson Gimenez, o Anderson Alexandre (SD), que encabeçava a chapa nas eleições passadas.
 
 
 
Na mesma decisão, a Corte afastou a inelegibilidade de oito anos aplicada a Cilene pelo Juízo da 63ª Zona Eleitoral, por entender que não ficou comprovada a "contribuição causal dela nos ilícitos eleitorais" e que a sanção tem "natureza personalíssima". Anderson Alexandre ficou inelegível por oito anos, contados a partir de 2016.
Ele havia renunciado à Prefeitura para concorrer ao cargo de deputado estadual, tendo sido eleito em 2018. Os vereadores Roni Luiz Pereira, Jazimiel Batista Pimentel e Adão Firmino de Souza, tiveram os diplomas cassados. Os políticos podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
 
 
 
Cada investigado no processo, que inclui ainda Flavio Eduardo da Costa Brito, foi condenado ainda a pagar multa no valor de R$ 53.205,00. De acordo com a decisão, durante a campanha eleitoral de 2016, a chapa de Wanderson Gimenez foi beneficiada pelo jornal Boa Semente, que publicava matérias "com viés tendencioso".
Para a relatora do processo, desembargadora eleitoral Cristiane Frota, o uso indevido dos meios de comunicação ficou configurado em reportagens que "ilustram com cristalina clareza o transbordamento da atividade jornalística".
 
 
Por unanimidade, a Corte entendeu que o então prefeito e candidato à reeleição Anderson Alexandre praticou abuso de poder político por utilizar a estrutura da administração municipal em benefício da própria candidatura, além de colocar o seu grupo político em vantagem. "O esquema ilícito perpetrado pelos investigados inflou a estrutura governamental com o intuito de cooptar uma maior quantidade de eleitores", argumentou a relatora, desembargadora Cristiane Frota. "Houve nítido intuito eleitoreiro da oferta de cargos públicos aos eleitores, já que não havia contrapartida na contratação", disse a magistrada. "Muitas vezes, o eleitor era apenas mais um nome na folha de pagamento da Prefeitura, sem sequer comparecer ao órgão para exercer qualquer atividade", concluiu a relatora.
Comentar
Compartilhe
Ordem DeMolay Em Ação no Noroeste
03/09/2019 | 18h42
BNB EXCLUSIVO
Capítulo Itaperuna Melvin Jones nº 518 faz doação de alimentos para a APAE de Aperibé
Por Waddington Sharman
 
No dia 01 de setembro de 2019 o Capítulo Itaperuna Melvin Jones, liderado pelo Mestre Conselheiro Waddington Sharman Fernandes, em parceria com o Capítulo Fraternidade Noroeste Fluminense, de  Itaocara-RJ, realizou uma doação de 350 KG de alimentos para a APAE de Aperibé-RJ
Ambos os Capítulos fazem partem do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, sendo a maior organização juvenil e masculina do mundo, destinada aos jovens com idade entre 12 e 21 anos.
Ela é idealizada especificamente para desenvolver características de liderança e fornecer um bom ambiente moral aos membros. O objetivo é construir uma juventude melhor que, por sua vez, será a sociedade justa e igualitária do amanhã.
Comentar
Compartilhe
General da PM visita Campos
03/09/2019 | 08h20
O Comandante do 6ºCPA-Comando de Policiamento de Area, coronel PM Marco Aurélio Vollmer, cuja sede fica em Campos, recebeu na manhã da segunda-feira passada, 22 de agosto, o general PM Rogério Figueiredo de Lacerda e o vice governador do estado do Rio de Janeiro,  Cláudio Bomfim de Castro e Silva para o 1º encontro de Segurança Pública do Norte Fluminense, realizado na sede da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos.
Foi a 1ª visita oficial de um general PM, patente criada pelo governador do Rio, Wilson Witzel, recentemente.
FOTO-COMUNICA 6ºCPA
Comentar
Compartilhe
Tiro de Guerra Corre Risco de Acabar
02/09/2019 | 14h46
BNB 1ª MÃO
Fazendo parte da história de Itaperuna há 73 anos, o TG 01-008, vive um momento crítico. Segundo fontes militares oficiais, o aporte de 60 mil reais repassado anualmente pela Prefeitura para despesas relativas ao bom exercício das atividades e firmado em comum concordância, há 3 anos não é realizado.
 Para funcionamento em todo o país, os TGs são fruto de um Acordo de Cooperação firmado com o Exército Brasileiro, sendo as prefeituras responsáveis pela manutenção das instalações.
 Em Itaperuna o contigente de soldados-atiradores tem diminuído: de 90 em 2018 para 60 neste ano, e a partir de 1º março de 2020, irá para 40.
 O ano de 2020 poderá ser o último do Tiro de Guerra, encerrando décadas de atividades, de acordo com dispositivos legais que prevêem tal situação. O processo seguiu para análise de estâncias superiores no Exército Brasileiro.
Com o fim, jovens em idade de alistamento teriam que procurar outras cidades.
EM RESPOSTA AO BLOG, A PREFEITURA DE ITAPERUNA DISSE QUE VAI  EMITIR UM COMUNICADO OFICIAL A RESPEITO DO ASSUNTO.
O BNB aguarda.
Comentar
Compartilhe
Câmara Antecipa Devolução à Pref
02/09/2019 | 14h32
BNB 1ª MÃO
MIRACEMA-RJ
Foram devolvidos no recente 26 de agosto, 250 mil reais antecipadamente à Prefeitura, resultado da economia feita durante este ano. Geralmente a devolução acontece no último mês.
No segundo mandato como vereador e na segunda vez como presidente da casa, Hugo Fernandes-PROS, pretende até o dia 31 de dezembro mandar de volta mais 500 mil. Ele acredita que isso ajudará bastante a Prefeitura de Miracema nos gastos.
Comentar
Compartilhe