Corpo em movimento para vida saudável
Dora Paula Paes 18/08/2017 18:06 - Atualizado em 21/08/2017 16:37
Projeto Via Esporte
Projeto Via Esporte / Rodrigo Silveira
O corpo em movimento pode fazer milagre para a saúde. Quem já não saiu de uma consulta médica onde, além de exames e remédios, recebeu a orientação para fazer dieta e exercício físico. A população está cada vez mais atenta a essa necessidade. Nem falta de tempo serve como justificativa para o sedentarismo. Pelo contrário, profissionais de saúde e que atuam na área de preparação física chamam mesmo a atenção para que seja encontrado tempo na agenda e incluídos os exercícios físicos, caso não queira encontrar tempo para a doença.
— As pessoas fazem atividades físicas por uma série de objetivos: estética, melhorar performance, por questão de saúde. A atividade física proporciona muitos bônus, ajuda a controlar taxas como a diabetes, fortalecer os ossos, diminuir as demências, melhorar aprendizado, é remédio contra a depressão. Uma infinidade de benefícios. Estudos recentes do Colégio Americano de Medicina do Exercício apontam que 150 minutos semanal, de atividades de leve a moderada é o ideal para manter a saúde em dia. No caso do emagrecimento a receita é outra. É preciso atividade física e restrição alimentar com a orientação de um nutricionista — explica o preparador físico e mestre em Ciências da Motricidade Humana, Marcos Almeida.
Onde fazer exercícios? Segundo Marcos Almeida, a cidade de Campos tem boas academias e profissionais qualificados. Ao ar livre, ele dispara, a violência tira a população de certos espaços físicos.
Nem tudo está perdido. A ação da Prefeitura de Campos, que desde maio determinou fechamento da Avenida Arthur Bernardes, principalmente nos domingos, no horário das 7h30 às 13h, para a realização do projeto “Via Esporte” no trecho entre a BR-101 e a Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), com estacionamento e policiamento, tem sido uma opção.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, o espaço é destinado a passeios de bicicletas, skates, patins, corrida, entre outras atividades esportivas, que contribuam para a interação das famílias.
A população tem tirado o máximo proveito. No último domingo, Dia dos Pais, por volta das 9h, Jorge Manoel Gonçalves Filho, 37 anos, e o filho Jorge Manoel Gonçalves Neto, 7 anos, estavam animados para pedalar no local pela primeira vez. “Eu pedalo com frequência, mas é nossa primeira vez aqui. Trouxe meu filho para andar de bicicleta porque gostamos e também por orientação médica. Ele (o filho) está um pouquinho acima do peso. Não é filho?”. Conversa de pai para filho enquanto respondiam as perguntas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS