Macaé é o maior plantador de feijão
- Atualizado em 18/08/2017 20:28
O município de Macaé é o maior produtor de feijão preto do Estado do Rio. São 800 ha de área plantada com feijão preto, nas fazendas BJ Agropecuária (Antiga IIha da Saudade) e Primos Ipanema Agropecuária que geram, juntas, cerca de 450 toneladas das variedades BR1-Xodó e BRS-Esplendor.
Diante deste cenário, a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-Rio) promoveram nesta sexta-feira o “Dia de Campo - Cultivo Empresarial de Feijão”. O encontro aconteceu nas duas fazendas, localizadas na BR 101, no km 161, e teve como objetivo mostrar a importância decisiva do agronegócio na qualidade de vida do estado e na geração de emprego.
— Não devemos pensar em produtores isolados e nem em pesquisas não aplicadas. A união desses dois produtores, Antonio Carlos Mezavilla e Gonçalo Meireles Dias, é um exemplo de sucesso e faz com que Macaé seja o maior produtor de feijão do estado, - destacou o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt.
Para o presidente da Pesagro-Rio, Rafael Miranda, Macaé é o único local do Rio de Janeiro que utiliza a colheita mecanizada. Segundo ele, com esse método, a palha que fica no solo gera macro e micro nutrientes, o que faz com que o uso de adubos minerais sejam reduzidos. “Além desse tipo de colheita, que faz com que o município se destaque no setor, o produtor também precisa de pesquisas aplicadas. É essa nossa maior proposta. Pesquisar, aplicar e fazer com o setor cresça cada vez mais”, disse.
De acordo com o secretário de Agroeconomia de Macaé, Alcemir Maia Costa, a ideia da Pesagro-Rio e da Secretaria de Estado foi divulgar, por meio das palestras realizadas durante o evento, e demonstrar novas tecnologias, além de formas para aproveitamento de plantio. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS