Uenf celebra 24 anos com bolo "Não tá normal!"
Matheus Berriel 17/08/2017 21:58 - Atualizado em 21/08/2017 16:29
Na manhã desta quinta-feira, professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) estiveram reunidos na sede da Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), em Campos, para celebrarem os 24 anos de fundação da instituição de ensino, completados na última quarta-feira (16). No bolo, tradicional símbolo dos festejos, uma frase simbolizou a insatisfação com o momento enfrentado pela universidade, que se encontra em greve há 15 dias: "Não tá normal!".
- Para a Uenf ficar normal, falta o calendário de pagamentos dos próximos meses; o custeio, ou seja, a verba que possibilite segurança, limpeza e funcionamento dos laboratórios; e conseguir dar ao servidor a segurança de que o Governo vai pagar corretamente as 12 folhas do ano. Recebemos maio, junho e julho, mas esse valor foi do pagamento da venda da folha. O cofre do Estado não nos assegura nada - disse a presidente da Aduenf, Luciane Silva.
Apesar do Governo do Estado ter quitado nesta semana os três meses de salários atrasados, ainda não foi pago o 13º salário de 2016. Porém, o que mais incomoda, de fato, aos servidores, continua sendo a angustiante incerteza quanto aos próximos pagamentos. Na próxima quarta (23), a Aduenf realizará nova assembleia para votar a possibilidade de reinício das aulas.
- Voltando às aulas ou não, vamos seguir mobilizados nas articulações. Os técnicos administrativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por exemplo, votaram pela permanência da greve. Os servidores tiveram um alívio, mas não estão tranquilos. A situação não está normal. Melhorou um pouco, mas a gente quer o calendário. Nossa preocupação é que as aulas voltem e, mais pra frente, haja atraso no pagamento de outubro, por exemplo. E se os atrasos continuarem? Então, nesse momento, a Aduenf vai permanecer mobilizada. Acataremos a decisão da assembleia, mas vamos continuar lutando até que se regularize completamente a folha salarial. A luta só avança com pressão - completou Luciane.
Uma promessa do Governo do Estado foi de quitar, até esta sexta, as dívidas com os bolsistas das universidades estaduais, que também estavam com os vencimentos de maio, junho e julho atrasados. O pagamento começou na última segunda-feira (14). Até o fechamento desta edição, a reportagem não havia conseguido contato com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uenf, Bráulio Fontes.
A Uenf e a crise: resignação com o caos instalado não será jamais a solução
Tendo chegado à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) há quase duas décadas não posso deixar de notar que vivemos uma crise que não tem nada a ver com tantas outras que já se abateram sobre essa jovem instituição no passado. O lamentável que às vésperas de completar 24 anos de uma existência marcada por mais sucessos do que fracassos, a Uenf já demonstrou sua centralidade para qualquer projeto sério voltado para alavancar o processo de desenvolvimento regional do Norte e Noroeste Fluminense, como, aliás, era o desejo do seu idealizador, Darcy Ribeiro.
Mas entender a crise da Uenf vai além de notar a falta do aporte dos recursos minimamente necessários para que a universidade possa se manter aberta, seja para pagar salários e bolsas, ou para honrar compromissos básicos com concessionárias de serviços públicos e empresas prestadoras de serviços terceirizados. Penso que na raiz dos problemas que vivemos há um ataque direto ao próprio papel da Uenf enquanto um lócus de geração de formação de recursos humanos, e que foi firmemente ancorada num modelo institucional revolucionário que une umbilicalmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um aspecto pouco conhecido, mas que torna a Uenf especialmente singular, é o fato de ela ser uma das poucas universidades do mundo em que foi rompido o modelo departamental que segrega áreas de conhecimento. Na Uenf, a célula básica de funcionamento é o laboratório de pesquisa, cujo caráter é essencialmente multidisciplinar.
Tal singularidade é que permitiu a Uenf se tornar um centro de disseminação de conhecimento científico, e que logrou contribuir em descobertas científicas de ponta, como foi o caso da pesquisa sobre até os recentemente desconhecidos corais de recife na foz do rio Amazonas. Graças a esta pesquisa liderada por um grupo de pesquisadores da Uenf, a ciência brasileira teve um daqueles momentos luminares de reconhecimento dentro da comunidade científica mundial.
Agora, uma armadilha que podemos cair quando se fala da crise da Uenf é isolar o problema dos contextos estadual e nacional. A verdade é que vivemos neste momento no Brasil um período de completa reação contra o conhecimento científico, especialmente o autóctone. Basta ver o recente corte de mais de 50% do orçamento federal para a área científica e tecnológica. De quebra, vimos ainda o rebaixamento dos principais órgãos de fomento da ciência brasileira como o CNPq e a Capes que foram colocados literalmente no porão de um ministério Frankenstein, criado após a chegada de Michel Temer à condição de presidente “de facto” do Brasil. Nesse contexto de esvaziamento da área científica e tecnológica no plano federal é que se inscreve a crise do aporte de verbas não apenas para a Uenf, mas também as suas co-irmãs Uerj e Uezo, bem como para as escolas da Fatec. De uma forma bem perversa, o Rio de Janeiro tem se mostrado ser a vanguarda do atraso, já que aqui esse esvaziamento começou antes.
E é preciso sempre lembrar que, enquanto inexistem verbas para as universidades e escolas técnicas estaduais, bilhões de reais estão sendo tragados por pagamentos de uma dívida pública da qual não se tem a menor idéia do tamanho, nem de como a mesma está estruturada. Isto sem falar nos bilhões que foram perdidos nos múltiplos casos de corrupção que já foram revelados, ou ainda estão em vias de serem revelados.
O moral dessa história é que só poderemos estabelecer vias de superação da crise que a Uenf vive neste momento se entendermos a totalidade do contexto em que o problema está inserido. Mas entender essa complexidade seria apenas o primeiro passo na busca de soluções. O que realmente precisamos é que a sociedade civil organizada e os governos municipais das cidades que são beneficiadas pela existência da Uenf se engajem de forma explicita num movimento de pressão política que force o governo do Rio de Janeiro a voltar a cumprir o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa.
Considero que na permanência do atual quadro as perspectivas para a Uenf são de um processo prolongado de agonia que eventualmente desembocará num processo de privatização. Caso esse prognóstico venha a se confirmar, temo que quaisquer possibilidades da nossa região ser retirada do seu permanente estado de atraso social e econômico vão ficar ainda mais remotas, punindo de forma mais direta as gerações futuras. E é preciso que se saiba não será suficiente culpar o governador Luiz Fernando Pezão por sua condução inepta de uma crise que ele próprio ajudou a construir. Na verdade, de certa forma, seremos todos cúmplices da destruição de um patrimônio que pertence a toda população fluminense.
Finalmente, lembrando mais uma vez de Darcy Ribeiro, recordo que ele dizia que só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E que, por isso, ele nunca se resignaria. Pois bem, não há como resignar em relação à crise imposta sobre a Uenf. Em vez disso, que partamos todos, independente de nossas preferências e gostos, para a sua defesa incondicional. Do contrário, a história tratará merecidamente de nos condenar. (Marcos A. Pedlowski)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS