Campos recebe Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência
19/08/2017 15:26 - Atualizado em 21/08/2017 16:41
Uma cidade onde independente de possíveis limitações todo campista ou quem escolhe Campos para viver possa ter acesso aos mesmos serviços e ao direito de ir e vir. A busca pela igualdade entre os cidadãos é que o estará sendo discutida a partir desta segunda-feira na Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A abertura está prevista para acontecer a partir das 13h, na Câmara Municipal e contará com representantes de entidades, do Executivo e Legislativo, entre eles o vereador e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Jorginho Virgilio (PRP).
A programação que segue até o dia 26 é organizada pela Prefeitura de Campos, através da assessoria de Direitos Humanos da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). O foco do evento este ano será a Educação e de acordo com a programação, os dias 22, 23, 24 e 25 serão destinados a oficinas de capacitação para os professores da rede municipal, visando o aprimoramento da forma como lidar com as pessoas com deficiência dentro de sala de aula. As oficinas serão ministradas pelas Instituições de atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Já na abertura do evento, a psicóloga, psicanalista, professora, mestre em cognição e linguagem da Uenf e doutoranda em saúde mental pela Ipub/UFRJ, Denise Mello, vai abordar a importância do diálogo de todos os atores da sociedade para uma cidade mais inclusiva. “Queremos propor um diálogo amplo para que todos juntos possam fazer um enfrentamento aos problemas que ainda impedem a inclusão, reflexo de um país que historicamente sustenta muita desigualdade social”, destacou.
No dia 26, encerramento da Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acontecerá um grande evento de encerramento no Jardim São Benedito, das 10h às 17h, com diversas atividades e serviços oferecidos à população. Na ocasião, as assistentes sociais vão orientar sobre CRAS e CREAS e demais equipamentos da secretaria; vai ser oferecida assistência jurídica com a superintendência de Justiça e Assistência Judiciária; corte de cabelo masculino, esmaltação e trançagem de cabelo com os coletivos Black e Cia e EncresCampos no Espaço da Autoestima; orientação sobre passe livre para pessoa com deficiência com o IMTT; oficina de artesanato com a Inclusão Produtiva da SMDHS; Espaço da Oportunidade com a Superintendência de Trabalho e Renda.
Haverá também recreação infantil com a secretaria de Educação; aferição de pressão e glicose, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre DST/HIV, hepatites virais e tabagismo no Espaço da Saúde da Secretaria de Saúde; orientação sobre os serviços prestados pelas instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Associação de Orientação e Proteção aos Excepcionais (Apoe) e Educandário São José Operário, além de orientação para mulheres que sofrem violência doméstica pela Casa da Mulher Benta Pereira. Na ocasião, o projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), e outras secretarias também estarão atuando de forma integrada.
— Será um dia de muitas atividades culturais, esportivas, informação e serviços gratuitos. As atividades esportivas estão sendo desenvolvidas em parceria com o Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes, e a Fundação Municipal da Infância e Juventude e estão voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo do evento de encerramento é oferecer serviços e aproximar a população da causa da pessoa com deficiência. Tudo está sendo pensado visando a inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias — destaca a assessora chefe de Direitos Humanos e Cidadania da SMDHS, Catharina Barbosa.
Semana da Inclusão
Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Campos, o vereador Jorginho Virgílio (PRP) vê a realização da Semana de Inclusão como uma oportunidade para discutir formas conjuntas para uma sociedade mais igualitária, já que ainda são muitos os obstáculos em Campos. No entanto, o vereador já consegue perceber alguns avanços no atual governo, principalmente com a execução do Paraesporte e o repasse regular de verbas às entidades que assistem aos portadores de deficiência.
Desde que assumiu a Comissão, no início do seu mandato, o vereador tem visitado estas entidades, além de fazer uma série de reuniões que visem dar mais condições aos assistidos. Uma das mais importantes foi com os integrantes do Conselho Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comde). Do encontro surgiu a proposta, já protocolada na Câmara pelo vereador, de uma audiência pública para debater as demandas e os serviços prestados por entidades e ONGs que assistem portadores de deficiências mental, intelectual, sensorial e física.
A audiência é vista como um dos passos mais importantes para a elaboração de um Projeto de Lei que vise, entre outras coisas, dar ao Comde poder deliberativo, além da criação de um fundo para captação de recursos, tanto públicos quanto privados e que possa receber dinheiro oriundo de multas aplicadas contra o desrespeito aos direitos dos deficientes. O objetivo é fazer com que o Conselho tenha força para sobreviver a todos os governos.
“Já pedimos à secretaria municipal da Transparência e Controle um detalhamento sobre quais verbas são repassadas às entidades. Qual recurso é direto do município, além de sua devida fonte, e ainda as verbas disponibilizadas pelos governos Estadual e Federal. Também já propomos uma audiência pública na Câmara. Vamos convidar todas as entidades, além de secretários da Prefeitura, representante de outros conselhos municipais (saúde, assistência social e criança e adolescente), e a sociedade civil organizada como um todo”, afirmou Jorginho.
(A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS