Dom Giovani visita Campos e a região
- Atualizado em 19/08/2017 12:16
A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey está completando 15 anos e o Núncio Apostólico Dom Giovani d’Aniello está em Campos para participar das festividades. Além das missas que celebrará, Dom Giovani visitou, em Bom Jesus do Itabapoana, as dependências do Abrigo de Idosos José Lima, mantido pela Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria.
À noite, o Núncio Apostólico presidiu, na Igreja Principal da cidade, Missa Pontifical Solene pelos 15 Anos de elevação canônica da Administração Apostólica. Hoje (20), Dom Giovani celebra, às 10h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, missa em ação de graças com a participação do Bispo de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
Origem - No final da década de 1980, em um terreno baldio, começava a construção de um sonho evangelizador. O então Padre Fernando Arêas Rifan iniciava a campanha para erguer a Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Hoje, com 98% de sua obra concluída, a igreja reflete a missão desenvolvida ao longo dos 15 anos que a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney está celebrando.
Realizando a divulgação da forma extraordinária do Rito Romano, a então União Sacerdotal recebeu, em janeiro de 2002, o título de Administração Apostólica. Era o fim de uma antiga divisão que gerava divergências na Diocese de Campos.
– A criação veio para resolver a dissidência. Éramos, até então, 25 padres que conservavam a missa na forma antiga. Mas, não estava correto, justamente em razão da divisão. Graças ao Papa João Paulo II, essa realidade mudou, com a criação da circunscrição eclesiástica que originou a da Administração Apostólica – relembra Dom Fernando.
Dom Fernando folheia as páginas dos álbuns que registram os 15 anos da administração apostólica e de seu episcopado. “O complexo em que hoje atuamos, era um sonho. Em plena realidade, o projeto da Igreja Principal é o reflexo de que, com fé, esforço e apoio dos fiéis, a gente consegue fazer muito”, destacou.
Igreja Principal recebe órgão de tubos da Alemanha
Recentemente, a Igreja Principal recebeu um Órgão de Tubos Steinmeyer, de 1950, doado pela Igreja Luterana Kleine Kirche, da cidade de Karlsruhe, na Alemanha. De acordo com o pároco da Igreja Principal, padre Claudiomar Silva Souza, o presente, considerado o instrumento específico ao ofício litúrgico, marca o começo da concretização de mais um sonho da administração apostólica.
— Quando descobrimos que igrejas poderiam se candidatar a participar do processo de escolha para a doação do órgão, iniciamos o processo. Em agosto de 2016, veio a notícia de havíamos sido contemplados. O próximo passo será a montagem do instrumento, para a qual pretendemos chamar o mestre-organeiro que o desmontou, na Alemanha — explica padre Claudiomar, destacando que, para finalizar o projeto, a entidade necessita do apoio da comunidade.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS