Alunos visitam redação da Folha da Manhã
Jéssica Felipe 18/08/2017 21:19 - Atualizado em 21/08/2017 16:39
Na tarde desta sexta-feira, a redação da Folha da Manhã recebeu mais um grupo de visitantes, alunos e professores do Colégio Estadual Atilano Chrysóstomo de Oliveira, localizado em Saturnino Braga, na Baixada Campista. Eles estão desenvolvendo atividades do Programa Ensino Médio Inovador, implementado pelo Ministério da Educação e produzirão um jornal como produto final. Por isso procuraram o Grupo Folha para uma visita técnica.
Os alunos do ensino médio foram recebidos pela equipe de jornalismo da Folha. Conduzidos pela repórter do Folha 1 Bárbara Cabral e conheceram um pouco da dinâmica de trabalho das editorias do jornal. O fotógrafo e editor de fotografia, Rodrigo Silveira explicou o funcionamento da equipe de fotojornalismo, a sub-editora Daniela Abreu esclareceu dúvidas sobre a editoria de Geral e o editor Aldir Sales sobre a editoria de Política. Em seguida, o repórter Matheus Berriel contou um pouco da experiência com o jornalismo esportivo e a estagiária Jéssica Felipe ressaltou a importância da apuração de matérias e escuta, que mantém contato com as equipes de socorro e segurança no município.
Para a coordenadora de ensino, Neide Perfeito, a visita técnica sobre jornalismo contribuirá para a produção de um veículo de comunicação interna, que registrará e disseminará as experiências vividas pelos alunos no cronograma do Programa.
— O nosso projeto é qualificar os alunos para o mercado de trabalho. Escolhemos visitar a redação da Folha da Manhã porque estamos buscando aprender como se faz um jornal. Depois daqui, os alunos retornarão à escola e, junto aos professores de português e história, começarão a produzir. No programa estão previstas dez visitas, em diversos setores. Esta é a quarta. No final, o jornal será o exercício de registro de todo esse processo — explica a coordenadora.
Os alunos ouviram atentos os esclarecimentos sobre o formato impresso e online, questão que despertou muito interesse e motivação. Vinicius Angelin, aluno do 3º ano, até cogitou a hipótese de criarem um jornal fixo para a escola. Para ele, a experiência foi enriquecedora. “Aprendemos muito hoje. Particularmente, fiquei muito surpreso. Agora já estamos pensando em organizar nosso jornal por áreas. Antes, não sabíamos que era assim”, considerou o aluno.
Virgínia Silva, professora de português, ressaltou a importância da experiência. “Eles, alunos, não teriam acesso a uma oportunidade dessa, se não fosse o programa. Já visitamos o Festival de Matemática no Rio, a empresa Águas do Paraíba, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) do Instituto Federal Fluminense (IFF), e hoje, o jornal. Com certeza, eles estão mudando a visão”, opinou a professora.
No final da visita, os alunos participaram de uma transmissão ao vivo para o Folha 1 e a aluna Jaqueline de 17 anos afirmou: “Foi incrível a visita à Folha da Manhã, amei conhecer o trabalho, foi muito interessante cada explicação”.
Ensino Médio Inovador - O programa Ensino Médio Inovador, foi instituído em outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta. O objetivo do Programa é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, buscando promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS