ISP divulga dados do Dossiê Mulher
08/08/2017 20:54 - Atualizado em 12/08/2017 22:13
O Instituto de Segurança Pública (ISP) lançou nesta terça-feira a 12ª edição do Dossiê Mulher com os principais crimes relacionados à violência contra a mulher no Estado do Rio. Os delitos apresentados foram selecionados por possuírem uma dinâmica singular quanto à relação entre acusados e vítimas, possibilitando uma melhor análise de situações de violência no âmbito doméstico e/ou familiar.
— São dados preocupantes que a sociedade deve colaborar em todos os sentidos, para que as autoridades possam tomar providências contra os agressores. Mais de 60% da violência acontece no interior dos lares. Mais de 68% dos agressores são alguém com relação de confiança e intimidade com a vítima — disse o Secretário de Segurança, Roberto Sá.
Nesta edição foram analisados os principais delitos sofridos pelas mulheres: homicídio doloso, tentativa de homicídio, lesão corporal dolosa, ameaça, estupro, tentativa de estupro, assédio sexual, importunação ofensiva ao pudor, dano, violação de domicílio, supressão de documento, constrangimento ilegal, calúnia, difamação e injúria. Os delitos possibilitam construir um panorama da violência contra a mulher observada em cinco formas: física, sexual, patrimonial, moral e psicológica.
— Podemos ressaltar a transparência do Estado que contribui para implementação de políticas públicas para o combate a violência contra a mulher — afirmou a major Claudia Moraes, organizadora do Dossiê Mulher.
O Dossiê Mulher 2017 mostra que as mulheres continuam sendo as maiores vítimas dos crimes de estupro (85,3%), ameaça (65,4%), lesão corporal dolosa (63,8%), assédio sexual (93,3%) e importunação ofensiva ao pudor (91%). Boa parte dos crimes contra as mulheres são cometidos por pessoas com algum grau de intimidade ou proximidade com a vítima, ou seja, são companheiros e ex-companheiros, familiares, amigos, conhecidos ou vizinhos.
Os dados mostram que, em relação à violência contra mulheres, esse grupo foi responsável por 68% dos casos de violência física, 65% da violência psicológica e 38% da violência sexual. Pais, padrastos, parentes, conhecidos, amigos e vizinhos foram acusados de 37% dos estupros de vulneráveis registrados em 2016. Mais de 60% dos estupros e dos crimes de lesão corporal dolosa contra as mulheres ocorreram no interior de residência em 2016, assim como 40% das tentativas de homicídio de mulheres. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS