Folha da Manhã presente em encontro no RS
Channa Vieira 11/08/2017 21:46 - Atualizado em 12/08/2017 19:11
Com o tema Exportação e Atração de Investimentos, o 7º Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (Enecob) recebeu jornalistas de mais de 25 veículos do Brasil, sendo a primeira edição aberta para jornais do interior, que representaram regiões com potencial de exportação. O encontro aconteceu em Porto Alegre no mês de julho e a Folha da Manhã esteve entre os jornais convidados.
O sul e sudeste foram temas principais das palestras, realizadas por profissionais especializados no mercado exterior. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros, apresentou números e cases do trabalho que realiza, especialmente com as microempresas que desejam exportar. A mudança na destinação do ICMS também foi debatida pelo embaixador e presidente da Apex, Roberto Jaguaribe.
O embaixador demonstrou confiança na economia do país, apesar do momento político que o Brasil atravessa. Jaguaribe acredita que o brasileiro é criativo e determinado, sendo possível, ainda, atrair olhares estrangeiros. Em números, o país é o 25° exportador mundial, apesar de estar entre as 10 maiores economias do mundo. Roberto afirmou que a mudança na destinação do ICMS contribuiu para agravar a situação da crise que o Estado do Rio enfrenta.
— O Rio envia petróleo e seus derivados para o estado, pagando imposto na origem e na destinação, realizando esse pagamento duas vezes. No entanto, quando o Estado de São Paulo vende seus produtos, o ICMS é pago apenas na destinação — exemplificou o embaixador durante o encontro na capital gaúcha.
Roberto Jaguaribe reitera que essa injustiça fiscal já se arrasta por um longo período, sendo questionada por diferentes governos do Rio. Entretanto, sem a correção nos impostos, os cofres do estado continuam a sofrer grandes impactos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS