Rodrigo Bacellar tem apoios da direita à esquerda para reeleição na presidência da Alerj
Gabriel Torres 01/02/2025 08:20 - Atualizado em 03/02/2025 11:45
Na esquerda, Áureo Ribeiro e Sarah Poncio, do Solidariedade; na direita, junto de Bacellar, a deputada petista Zeidan
Na esquerda, Áureo Ribeiro e Sarah Poncio, do Solidariedade; na direita, junto de Bacellar, a deputada petista Zeidan / Foto: Divulgação


Candidato único à reeleição na presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União) conquistou o apoio de vários partidos nas últimas semanas. As alianças de Bacellar vão da direita à esquerda. Solidariedade e PT declararam apoio à sua reeleição nos últimos dias, ampliando seu favoritismo. A eleição que vai definir a Mesa Diretora da Alerj pelos próximos dois anos acontece nesta segunda-feira (3), às 15h, no Palácio Tiradentes.

O apoio do Solidariedade foi anunciado na última terça-feira (28), após encontro de Bacellar com o deputado federal Aureo Ribeiro, presidente da legenda no estado do Rio. Também estiveram presentes os quatro parlamentares do partido na Alerj: Chiquinho da Mangueira, Chico Machado, Giovani Ratinho e Sarah Poncio.

Na quarta-feira, foi a vez da bancada do PT ir ao gabinete do presidente da Assembleia para tratar da eleição. Seis dos cinco parlamentares do partido estiveram na reunião: Elika Takimoto, Renato Machado, Zeidan, Verônica Lima e Marina do MST. "Com a bancada do partido dos trabalhadores, que declarou apoio à nossa reeleição à presidência da Alerj. Seguimos acreditando no diálogo, para superar qualquer diferença, buscando consenso e harmonia", declarou Bacellar.

Bruno Dauaire (União), deputado estadual que estava no comando da secretaria de Habitação do Estado, foi exonerado nesta sexta-feira (31) para voltar à Alerj a tempo da eleição. Segundo ele, o retorno será apenas votar no companheiro de partido.“Pedi o retorno para a votação para que pudesse dar meu voto ao deputado Rodrigo Bacellar. Ele fez um trabalho extraordinário à frente da Alerj e precisa ser reconduzido”, disse.

Além de Bruno, o Diário Oficial do Estado trouxe nesta sexta-feira a exoneração de outros quatro secretários que estavam licenciados do mandato e voltam à Assembleia também votar. São eles: Anderson Moraes (PL), Douglas Ruas (PL), Dr Deodalto (PL) e Gustavo Tutuca (PP).

O deputado estadual Thiago Rangel é mais um que votará pela reeleição de Rodrigo. O parlamentar do PMB acredita que ele alcançará o segundo mandato na presidência da Alerj de forma unânime.”Isso é reflexo da boa gestão neste primeiro biênio, pautada no amplo diálogo e pregando a união de todos”, comentou Thiago.

O ex-vereador Helinho Nahim, aliado de Rodrigo Bacellar em Campos, disse que a provável reeleição do presidente da Alerj se deve às boas relações com todos os segmentos do Legislativo."Rodrigo irá se reeleger com grande número de votos, por ser um Presidente que atende a todos os deputados, inclusive com ótimas relações com os que não fazem parte da base do governo, e, seu ótimo poder de articulação e cumprir com os tratos", analisou Helinho.

Outros partidos que decidiram apoiar a reeleição do atual presidente da Casa foram PSD, PP, PL e PDT. O ministro da Previdência Social e presidente nacional, Carlos Lupi, deu a bênção à parceria. A deputada pedetista Martha Rocha, inclusive, deixou a secretaria de Assistência Social da prefeitura do Rio apenas para votar. Já o PSD, do prefeito Eduardo Paes, liberou o apoio dos parlamentares a Bacellar após tentar sem sucesso montar chapa de oposição. Bacellar abriu mão da primeira vice-presidência de sua chapa, que hoje está ocupada pelo seu partido, para aceitar um nome indicado pelo PL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS