Channa Vieira
29/01/2025 20:56 - Atualizado em 30/01/2025 12:23
Rodrigo Silveira
As temperaturas têm alcançado níveis muito altos em várias partes do Brasil, e em Campos não é diferente. O calor intenso atrai as pessoas para as praias, mas também se torna um aliado positivo para o comércio. Buscando aliviar essas altas temperaturas, a procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado disparou nos últimos meses. Com isso, os preços também seguem uma tendência de crescimento, chegando a subir até 40% em alguns modelos.
De acordo com um levantamento realizado pelo O Globo, as vendas desses eletrodomésticos em janeiro triplicaram em relação a dezembro. O ar-condicionado de janela teve uma alta de mais de 700%, considerando vendas online e nas lojas físicas.
Roullyer Alves, vendedor de uma dessas lojas localizada no Centro de Campos, conta que a procura por aparelhos que amenizam o calor aumentou significativamente no local, principalmente por ar-condicionados.
— A procura por esses aparelhos tem sido intensa nesse período. Eu digo, com certeza, que a cada dez clientes que atendo, seis são para comprar ar-condicionado — ressaltou ele, acrescentando que os preços aumentaram bastante devido à demanda.
Ainda segundo Roullyer, esse aumento de preço chega a 40% em alguns modelos, mas isso não impede o crescimento das vendas.
— Nessa época do ano, os preços aumentam junto com a procura. Tem ar-condicionado que há um mês e meio custava mil e quinhentos ou mil e seiscentos, hoje ele custa dois mil e cem. E o pessoal continua comprando porque não tem para onde correr, não há escolha. A demanda por ar-condicionado é muito grande — disse ele, enfatizando que o comércio já está registrando a falta de alguns modelos.
O vendedor, que está há mais de uma década no ramo, conta que a falta de aparelhos para pronta entrega faz com que os clientes comprem os produtos que encontram no estoque.
— Quando o cliente encontra um aparelho à pronta entrega, ele paga o preço mesmo porque ninguém quer ficar no calor — finalizou Roullyer.