Termo de cooperação é apresentado
10/08/2017 18:55 - Atualizado em 12/08/2017 18:45
São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu um novo grupo de representantes do Porto Central, que será instalado na cidade de Presidente Kennedy (ES). O encontro aconteceu na sede da prefeitura e objetivou apresentar o empreendimento ao Executivo municipal, além de apresentar um Termo de Cooperação Técnica.
O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Pesca, Claudio Henriques, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Já pelo Porto Central, estiveram presentes o diretor José Salomão Fadlalah, a gestora ambiental Sueli Tonini e os consultores da DVF Durval Vieira de Freitas e Marcos Vinícius Tabachi dos Santos.
— Nós viemos apresentar o Porto Central e ainda ressaltar que pretendemos estabelecer um diálogo constante com São Francisco, no sentido de promover o desenvolvimento regional de uma forma harmônica e integrada, e que a chegada do empreendimento seja positiva para toda a comunidade daqui — disse José Salomão.
Durante a reunião, o diretor agradeceu a visita de integrantes do governo Francimara à cidade de Presidente Kennedy, no último dia 28 de junho, quando ocorreu a apresentação do Programa de Capacitação Profissional (PCP) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR) do Porto Central.
— Deixamos a minuta de um Termo de Cooperação Técnica proposto a São Francisco de Itabapoana, que será analisado pela prefeitura. O objetivo é viabilizar a execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional, que visa apoiar e induzir ações específicas a partir da implantação e operação do Porto Central. Assim que for definida pela entrada e adesão do município, nós pretendemos assinar este documento, se possível até o final de agosto — explicou o diretor do Porto Central, que entregou o documento ao vice-prefeito de SFI.
Atualmente, o Porto Central aguarda a Licença de Instalação por parte do Ibama para iniciar as obras. A expectativa é que o empreendimento, de cerca de R$ 5 bilhões, inicie as operações entre 2019 e 2020. Durante as obras, o empreendimento deve contratar 4,7 mil pessoas, com previsão para serem concluídas em 10 anos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS