Isecensa propõe novo projeto urbanístico na Lagoa do Vigário
12/08/2017 17:07 - Atualizado em 14/08/2017 16:00
Projeto urbanístico em Guarus
Projeto urbanístico em Guarus / Divulgação
Com o objetivo de possibilitar a preservação ambiental e o lazer da população no entorno da Lagoa do Vigário, em Guarus, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) concluíram o projeto urbanístico “Resgatando a Lagoa para a Cidade”. A proposta consiste em revitalizar a área, dando origem a um grande parque urbano, com extensão de 280 mil m². O projeto, que é conceitual, foi estruturado a partir da criação de um contorno viário unificado, de forma que os campistas tenham um acesso mais facilitado e seguro ao local.
Segundo o professor do Isecensa Ronaldo Araújo, que coordenou os alunos nesta iniciativa, proporcionar qualidade de vida reflete em desenvolvimento para a cidade e, também, atrai investimentos. “Um empreendimento valorizado gera inúmeros benefícios para o município. E Campos possui áreas de bastante potencial ambiental, mas isso ainda é pouco aproveitado. A nossa ideia é, por meio deste projeto de urbanismo, oferecer uma solução viável para resgate da área, de maneira que a população possa usufruir de mais uma opção de lazer dentro da cidade”, esclarece.
Para coleta de subsídio e estruturação da proposta, foram desenvolvidas atividades como visitas técnicas, diagnóstico do local de projeto e entorno e seminário para discutir as possibilidades de intervenção. “Utilizando mapas e fotos aéreas, realizamos visitas técnicas para colher todas as informações necessárias. A partir deste subsídio, junto da análise da legislação urbana vigente, foi possível concluir o diagnóstico para a execução de uma proposta viável, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, explica o professor Ronaldo Araújo.
Vice-diretora do Isecensa, Elizabeth Landim destaca a importância da iniciativa como um meio de impulsionar o desenvolvimento planejado e ordenado. “Revitalizar o entorno da Lagoa do Vigário é disponibilizar mais uma área de convívio social para a população e valorizar o seu aspecto ambiental”, reforça, acrescentando que o projeto preliminar já foi apresentado ao secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto Filho, e sua equipe. “Na ocasião, foram discutidos aspectos de viabilidade técnica e econômica do projeto, assim como os mais amplos aspectos do planejamento urbano, destacando o Plano Diretor e sua revisão, que terá início em breve. Agora que o projeto está concluído, vamos programar a apresentação oficial ao poder público”, afirma a vice-diretora. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS