Poluição aumenta estresse
18/08/2017 15:23 - Atualizado em 21/08/2017 16:31
Poluição
Poluição / Divulgação
No campo da pesquisa, a mais recente mostra que o ar poluído faz com que os hormônios do estresse aumentem. O resultado ajuda a explicar por que a exposição em longo prazo à poluição está associada a doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e, no geral, a uma vida mais curta.
Equipe do pesquisador Haidong Kan, da Universidade Fudan, na China, analisou efeitos de pequenas partículas com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro que podem ser inaladas e alojadas nos pulmões.
O novo estudo, publicado em agosto no periódico “Circulation”, incluiu 55 estudantes universitários saudáveis em Xangai, uma cidade com níveis de poluição na faixa média em comparação com outras cidades chinesas, de acordo com Kan.
Os pesquisadores testaram o sangue e a urina dos alunos e identificaram moléculas marcadoras da exposição à poluição.
Também os níveis de hormônios do estresse (cortisol, cortisona, epinefrina e norepinefrina) aumentaram com o ar mais sujo, assim como níveis de açúcar, de aminoácidos, de ácidos graxos e de lipídios.
“Esta pesquisa acrescenta novas evidências sobre como a exposição a essas partículas afeta nossos corpos, o que pode (em última instância) levar a um maior risco cardiovascular”, disse o Dr. Kay à Reuters.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS