HGG tem vídeo-histeroscopia
18/08/2017 15:36 - Atualizado em 21/08/2017 16:31
Exame começou a ser feito em janeiro
Exame começou a ser feito em janeiro / Supcom
Com demanda crescente desde janeiro, quando foi implantado, o Hospital Geral de Guarus (HGG) está realizando exame vídeo-histeroscopia. A técnica é considerada difícil de ser encontrado na rede pública. Antes a demanda era reprimida desde o segundo semestre de 2016, quando o exame era feito em rede contratualizada. A média é de 14 exames por semana. Na rede particular, o procedimento custa aproximadamente R$ 500. De acordo com a superintendência do HGG, o planejamento é que nos próximos meses o serviço seja ampliado, contemplando também a vídeo-histeroscopia cirúrgica, para tratar as doenças diagnosticadas durante o exame.
A vídeo-histeroscopia é um exame que permite a visualização do útero por dentro, identificando algumas causas de sangramento uterino anormal, dores pélvicas, alterações de ultrassonografias e de preventivos. Geralmente, os pedidos atingem mulheres acima dos 45 anos.
— O exame era realizado através de um serviço contratualizado até o ano passado. Mas, desde janeiro, o trouxemos para o HGG e estamos conseguindo aumentar o volume de exames para suprir a demanda reprimida do período passado — conta Raquel Arlinda, superintendente do Hospital Geral de Guarus.
Com o pedido do exame realizado pelo ginecologista do posto de saúde, a paciente pode ir ao HGG de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para marcar a consulta triagem. O projeto de levar o procedimento para a unidade hospitalar foi elaborado pelas médicas Lara Morales e Joyce Barreto, especialistas na área.
— O exame é muito importante e, com o diagnóstico precoce da possível doença, temos mais tranquilidade para o tratamento. A demanda reprimida estava muito grande, mas este mês já estamos atendendo pedidos feitos em abril — disse a ginecologista Lara Morales.
De acordo com as médicas, em 97% dos casos não é necessária a utilização de anestesia para a realização do exame. “Ainda na triagem, conversamos com a paciente orientando sobre como o exame é feito, tirando dúvidas sobre a indicação e possíveis intercorrências, o que tranquiliza a paciente e sua família”, explica a especialista Joyce Barreto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS