Hipocondríaco "sim" ou "não"
18/08/2017 17:32 - Atualizado em 21/08/2017 16:35
Você é hipocondríaco? Quem ajuda a responder essa pergunta o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos EUA. Segundo a publicação, trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave. Ou seja, o paciente considera que sintomas normais do corpo — como cansaço, cefaleia ou dores musculares — significam problemas de saúde de muito maior gravidade. Mas a hipocondria também pode se manifestar em quem não sente nada.
O SUS britânico (NHS, na sigla em inglês) criou um manual de autoajuda para quem sofre com o transtorno. Se você responder “sim” à maioria das perguntas ao lado, é provável que você seja hipocondríaco. A cura procurar ajuda médica.
Nos últimos seis meses…
1. Você se preocupou com a ideia de ter uma doença grave devido a sintomas que duraram por um longo período?
2. Essa preocupação gerou angústia?
3. Você acredita que a preocupação teve um impacto negativo em todos os aspectos de sua vida, incluindo família, vida social e trabalho?
4. Você está constantemente se autoexaminando e se autodiagnosticando?
5. Não acredita no diagnóstico de seu médico ou não está convencido quando ele diz que está tudo bem?
6. Você precisa constantemente que os médicos, familiares e amigos o tranquilizem e lhe deem garantias de que está bem, incluindo quando não acredita no que estão dizendo?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS