FMC completa jubileu de ouro
Dora Paula Paes 18/08/2017 18:02 - Atualizado em 21/08/2017 16:37
A Faculdade de Medicina de Campos, instituição tradicional no Ensino Médico da Região, completará em 14 de outubro deste ano, 50 anos de fundação. Para comemorar a data, foi formada uma Comissão composta de membros da Direção, do corpo docente e do administrativo, para elaborar a programação das festividades que deverão transcorrer durante todo o mês de outubro. O médico Edilbert Pellegrini é o diretor da Faculdade.
A história da FMC teve início em janeiro de 1965 quando o médico Dr. Almeida Gusmão em reunião da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, apresentou a sugestão de se criar uma faculdade de medicina em Campos. Em 27 de janeiro do mesmo ano, numa Assembleia conjunta da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e da Fundação Benedito Pereira Nunes foi eleita uma comissão sob a presidência do Dr. Plínio Bacelar da Silva, que ficou responsável por planejar a criação da instituição, desde a avaliação da conveniência até o planejamento da estrutura educacional. A cidade de Campos possuía naquele ano, um médico para cada 3 mil habitantes, concluindo-se então a necessidade de ter uma formação médica no município.
A Fundação Benedito Pereira Nunes possuía três prédios, a Policlínica Admardo Torres, a Maternidade Zina Duarte — ambos fechados e o Hospital Infantil Antônio Pereira Nunes funcionando precariamente. Por isso, os estatutos da FBPN foram acrescidos para o ensino médico a fim de abrigar a faculdade.
Em 1966, foram iniciadas as obras de adaptação dos prédios para abrigar a faculdade e exatamente um ano após, a reforma havia terminado. Prevista para funcionar em 1968, a inauguração ocorreu em 14 de outubro de 1967, com a presença de diversas autoridades de Campos, do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal.
A primeira Direção da instituição ficou a cargo dos doutores Osvaldo Luís Cardoso de Melo e Décio Lobo de Azevedo e a turma inicial foi composta por 96 estudantes campistas, fluminenses, paulistas e paranaenses.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS