Doar sangue é ato de amor
18/08/2017 15:30 - Atualizado em 21/08/2017 16:31
Doação e sangue
Doação e sangue / Rodrigo Silveira
Faltam doadores de sangue. A constatação preocupa autoridades da área de saúde no município e na região. O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, passa frequentemente por momento crítico, segundo a direção da Unidade. O Hemocentro, como todos os outros do Brasil, teria seu problema de abastecimento de sangue resolvido se apenas 3% da população fosse doador fiel, mas a média brasileira é de apenas 1,8% da população. Inicialmente, são necessárias no mínimo 70 bolsas coletadas diariamente para manter o estoque satisfatório, mas, muitas vezes, esse quantitativo não ultrapasse 30 bolsas/dia.
O estoque do Hemocentro encontra-se baixo para os tipos sanguíneos O positivo e O negativo e, por este motivo, as cirurgias eletivas que precisam usá-los, muitas vezes são adiadas. A unidade de Campos atende 25 instituições de saúde local e mais 14 municípios do Norte e Noroeste fluminense. Os tipos de sangue negativos sempre estão com estoque crítico devido à grande demanda. Até o fator tempo ruim atrapalha a doação, por isso muitas cirurgias são desmarcadas por falta de sangue.
Campanhas têm sido realizadas com frequência. Sejam individuais, em redes sociais ou mesmo através do ônibus do Hemocentro que percorre bairros e municípios vizinhos. “Quando divulgamos através dos meios de comunicação e dos organizadores de algumas campanhas as saídas da nossa Unidade de Coleta Móvel para os municípios vizinhos e localidades distantes ou até mesmo dentro da cidade, temos um bom resultado”, ressalta a assessoria do Hemocentro.
O Hemocentro funciona no Hospital Ferreira Machado diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de pai ou mãe, todos portando documento oficial de identificação. Só são admitidos doadores maiores de 60 anos que já tenham doações de sangue anteriores.
É necessário estar com boa saúde, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação, pesar mais de 50 kg e estar com documento de identidade em mãos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS