Primeiro dia de vacinação contra Influenza tem procura intensa em Campos
Paula Vigneron 25/03/2020 11:40 - Atualizado em 27/03/2020 14:13
  • Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

    Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

  • Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

    Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

  • Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

    Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

  • Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

    Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

  • Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

    Movimento intenso para vacinar (Fotos: Paula Vigneron)

Mais de 3.700 idosos foram vacinados no primeiro dia de campanha contra Influenza A em Campos. Na Fundação Rural de Campos (FRC), um dos pontos de drive-thru da vacina, a fila de carros foi grande na manhã desta quarta-feira (25), porém as pessoas relataram que não houve tanta demora. Nas primeiras horas de vacinação, mais de 700 idosos haviam sido vacinados. A movimentação foi mais intensa na Fundação Rural. Já em outros pontos fixos, por volta das 11h, o movimento estava mais tranquilo, como no Centro Esportivo da Escola (Cede) Lulu Beda, no Jardim Carioca, e no Colégio Salesiano. Nesta primeira etapa, serão vacinados idosos e profissionais da saúde.
A enfermeira Daniele Silva Ribeiro, responsável pelo drive-thru da FRC, explicou que o idoso não precisa sair do carro para ser vacinado. "Quem chega aqui não precisa sair do carro. Conferimos o documento dos idosos e fazemos a vacina sem ele sair do veículo para não se expor", comentou.
Também enfermeira, Ana Lúcia Oliveira, que atua no Centro Esportivo de Escola (Cede) Lulu Beda, contou que a imunização também está sendo feita dentro de carros, em caso de pessoas que não conseguem se locomover até a quadra, e que idosos com idade abaixo de 80 anos também foram vacinados, conforme orientação da rede pública.
— A gente está fazendo (a vacina) para o idoso não ter que retornar para casa e, amanhã, ter que voltar aqui. A gente está liberando. Não está sendo muito rígido em relação a isso. Aproveitamos que ele já saiu de casa, fazemos a vacina e liberamos para ele ficar em casa. Isso foi orientado a todos nós. Porque muitos não receberam orientação e não tem acesso à internet. Algumas pessoas não ficaram sabendo. Então, quando chegam aqui, a gente não está deixando voltar para casa — detalhou a profissional, destacando que, até antes das 11h, 500 doses da vacina já tinham sido aplicadas.
A idosa Mary Rocha, de 80 anos, destacou que é importante a imunização e afirmou que o atendimento foi rápido. Para ela, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, é preciso redobrar os cuidados.
— É assustador. Eu acho que tem que se cumprir o que o Ministério da Saúde determina: ficar em casa. Eu vim agora, e o carro está ali fora. A pessoa que me trouxe vai trazer outros idosos também. Vim rápido, mas, por favor, gente, fique em casa. Não custa. Sempre tem alguém na família que pode fazer suas compras, pode ir à farmácia. Ou você liga. Por favor, fiquem em casa. Gostem de vocês, da sua saúde. É você que tem que defender a sua saúde. Não é você, não é o vizinho, não é um estranho. É você. Se ame. Fiquem em casa. E a vacina é indispensável — alertou Mary.
Manoel Carlos Ribeiro da Silva, de 72 anos, era um dos que esperava na fila para ser imunizado. Ele declarou que a campanha de vacinação contra a gripe é essencial, ainda mais no momento de gravidade que o país enfrenta, conforme afirmou:
— Não podemos brincar com a verdade. Estou aguardando a minha vez porque cheguei um pouco atrasado, mas está excelente a campanha. É uma boa ação. Esperamos que tudo corra bem. E eu estou tomando todos os cuidados (em relação ao coronavírus). O que a mídia está divulgando não é brincadeira; é verdade. Então, devemos nos preocupar e tomar as medidas cabíveis em relação ao problema. Tenho feito os procedimentos obrigatórios, como manter higiene e manter contato com as pessoas com certa distância. Tem uma minoria que está brincando com a verdade e não está cumprindo com sua obrigação. Acho isso errado. As pessoas deveriam se conscientizar de que o negócio não é brincadeira.
Após a imunização, os profissionais da Saúde estão orientando aos vacinados a permanecerem em casa. Muitos idosos e acompanhantes usavam máscaras de proteção, assim como todos os enfermeiros que atuam nas unidades.
Além da FRC, outro ponto de drive-thru está instalado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Para evitar aglomerações, os locais fixos de vacinação foram selecionados por serem arejados e com amplo espaço externo, que são: Cede Lulu Beda, no Jardim Carioca; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também foram instalados postos de vacinação nos mesmos moldes nas UBSs de Morro do Coco e do Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário de atendimento será sempre das 9h às 16h. 
Tabela de vacinação de acordo com a idade:
Quarta, dia 25 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos
Quinta, dia 26 — Idosos entre 70 e 79 anos
Sexta, dia 27 — Idosos entre 60 e 69 anos
Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos
Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80
Quarta, dia 01 — Idosos entre 70 e 79 anos e assim sucessivamente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS