Diocese de Campos suspende missas com a presença de fiéis
20/03/2020 18:44 - Atualizado em 24/03/2020 10:18
A Diocese de Campos, por meio do nosso bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, informa que foram suspensas as missas com a participação do povo em todo o território diocesano. Por meio de nota, Dom Roberto afirma que “a gravidade da hora presente, com uma situação inusitada, cujas consequências para a vida das pessoas ainda não somos capazes de dimensionar”.
A decisão foi divulgada, na tarde desta sexta-feira (20), considerando a comunhão com os arcebispos das Províncias de São Sebastião do Rio de Janeiro, da Província de Niterói e a comunhão com a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey.
Segundo o comunicado, as celebrações devem ser transmitidas, dentro das possibilidades da paróquia, pelas redes sociais.
“A celebração da Santa Missa sem a assistência do povo. Os presbíteros, ao celebrarem diariamente a Eucaristia, de forma privada, tenham presentes às intenções do povo e a súplica pela superação da pandemia. As Igrejas fiquem abertas, nos horários habituais, para permitir a oração individual dos fiéis que desejarem, guardando sempre a devida distância uns dos outros. A celebração de batizados estão suspensas, salvo aqueles casos de urgência previstos pelo Código de Direito Canônico. A defesa da vida, dom inestimável de Deus, sempre fez parte das lutas assumidas pela Igreja. Queremos ser responsáveis e disciplinados, mesmo sabendo que muitos fiéis ficarão frustrados e apenados por serem privados do sacramento e do direito ao culto público. As situações emergenciais de ordem pública exigem renúncias para o bem comum e a vida em primeiro lugar. Que o Santíssimo Salvador, padroeiro da Diocese de Campos, e a Imaculada Conceição nos protejam e ilumine a vencer esse flagelo do coronavírus”, finalizou.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS