Imprensa na lista de atividades essenciais
23/03/2020 20:45 - Atualizado em 08/05/2020 18:03
Reprodução vídeo Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro definiu como essenciais as atividades e os serviços da imprensa como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O decreto foi publicado no domingo, em edição extra do Diário Oficial da União.
De acordo com o texto, deverão ser resguardados o exercício pleno e o funcionamento de todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, “incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, entre outros”. A medida visa garantir a difusão de informações à população e também cumpre o princípio constitucional da publicidade em relação aos atos praticados pelo governo.
Pelo decreto, está proibida a restrição à circulação de trabalhadores da imprensa que possa afetar o funcionamento das atividades. Mas, na execução dos serviços, deverão ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissão do novo coronavírus.
Na sexta, o governo havia editado decreto com uma lista de 35 atividades essenciais durante a crise provocada pela Covid-19, mas não incluiu a imprensa. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS