União Europeia anuncia fechamento das fronteiras por 30 dias
17/03/2020 16:59 - Atualizado em 04/05/2020 21:51
A União Europeia (UE) anunciou nesta terça-feira (17) o fechamento das suas fronteiras por 30 dias, numa tentativa de conter o avanço do novo coronavírus no continente, considerado o novo epicentro da pandemia. A decisão foi tomada pela primeira vez na história. Todas as viagens entre os 27 países do bloco estão suspensas, assim como a entrada de não residentes, tendo apenas algumas exceções. A medida já entra em vigor nesta terça-feira e também afeta o Reino Unido, que recentemente abandonou a União Europeia. 
A medida foi anunciada pela chanceler federal alemã, Angela Merkel, após uma videoconferência de cerca de três horas entre os líderes do bloco, que concordaram em adotar uma decisão coordenada para restringir viagens não essenciais. Na semana passada, diversos países europeus já haviam anunciado, por conta própria, o fechamento das fronteiras como forma de conter a disseminação da doença.
Segundo Merkel, o bloco coordenará retorno dos cidadãos europeus ao continente.
Em entrevista coletiva, a presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, disse que caberá aos países europeus implementar o fechamento para cidadãos de países terceiros.
— O inimigo é o vírus e agora temos que fazer o possível para proteger nosso povo e proteger nossas economias — disse. — Estamos prontos para fazer tudo o que for necessário. Não hesitaremos em tomar medidas adicionais à medida que a situação evoluir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS