Hemocentro carece de doações de sangue
Mário Sérgio Junior 02/05/2020 22:00 - Atualizado em 05/05/2020 20:35
Unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos
Unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos / Divulgação - Supcom
Em tempo de isolamento social, as doações no Hemocentro Regional de Campos caíram consideravelmente e a unidade tem necessitado de todos os tipos sanguíneos para atender a demanda. Por conta da falta de estoque, até as cirurgias foram suspensas. Para receber os doadores em meio à pandemia de coronavírus, o Hemocentro redobrou os cuidados com os voluntários e tem apostado nas ações da unidade de coleta móvel.
A assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros explicou sobre a situação do atual momento. “Sim, caiu bastante o movimento. Mas estamos atendendo normalmente e cuidados com higiene redobrados, como o álcool nas mãos ao entrar no Hemocentro. A cada doação as cadeiras são higienizadas e na espera para doar estamos respeitando o distanciamento entre um doador e outro”, disse.
Cristiane ressaltou que a unidade tem necessitado de todos os tipos sanguíneos. “Todos os tipos sanguíneos são utilizados, e a maior carência é dos tipos com RH negativo.
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
O Hemocentro Regional funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no Hospital Ferreira Machado (HFM). Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: [email protected].
Ações em condomínios têm sido alternativa
Mais cinco condomínios aderiram à campanha de doação de sangue do Hemocentro e já estão agendados para o mês de maio. A ação no terceiro dos três primeiros agendados aconteceu na última quinta-feira, no condomínio Terra Nova, no Parque Rio Branco.
— Conseguimos captar em média 20 bolsas em cada um dos dois primeiros condomínios, ambos no bairro Jóquei Clube, o que foi um bom número, considerando as medidas para evitar aglomeração. Esta vem sendo uma ótima iniciativa para tentar equilibrar nosso estoque, que já era baixo e caiu ainda mais depois da quarentena imposta pelo novo Coronavírus — avaliou Cristiane Barros.
Os cinco novos condomínios que vão receber a unidade móvel do Hemocentro, entre os dias 5 e 28 de maio, são o Cassis, no bairro Imperial; o Vida Bella, no Jóquei; o das Castanheiras, na Pecuária; o Água Marinha, no Parque Rodoviário; e o Marajó, na Pecuária. Além do condomínio Terra Nova, já foram feitas captações no Gaudi e no Guarani, no Jóquei.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS