Campista tem bom início no Campeonato Bielorrusso, que não parou pelo coronavírus
Matheus Berriel 24/04/2020 14:18 - Atualizado em 08/05/2020 21:41
Gabriel Ramos
Gabriel Ramos / Divulgação/Torpedo Zhodino
Único país da Europa que não paralisou o futebol em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Bielorrússia tem em seu campeonato nacional um campista. O meia Gabriel Ramos, de 24 anos, atua pelo Torpedo Zhodino, atual terceiro colocado da Vysshaya Liga, com 10 pontos conquistados em cinco rodadas. Titular da equipe, Gabriel colaborou com dois gols e uma assistência em quatro partidas.
— Comecei bem a temporada com gols e assistência, e espero continuar ajudando minha equipe nos próximos jogos. Graças a Deus, me adaptei rápido, por conta de já ter atuado dois anos na Europa. Isso me ajudou muito na adaptação aqui na Bielorrússia — disse Gabriel, que ficou apenas de fora de uma partida devido a uma lesão.
Antes de se mudar para a Bielorrússia, o campista defendeu o Dinamo Batumi, da Geórgia. O processo de transferência para o Torpedo Zhodino foi acompanhado por trabalhos de preparação física e técnica, apontados como fatores positivos para já chegar como um dos destaques na nova equipe.
— O principal fator foi o meu trabalho. Antes de vir para o Torpedo Zhodino, eu fiz atividades especializadas na minha área com o meu personal, Willian, que realizou um grande trabalho antes de eu chegar ao clube. Essa preparação foi essencial para esse meu grande começo de temporada, e estou muito feliz com esse momento — comentou o atleta.
Gabriel foi o nome da vitória por 2 a 0 sobre o Energetik-BGU Minsk, pela quarta rodada. Ele fez o gol que abriu o placar do confronto e deu assistência para o bielorrusso Khachaturyan A. marcar o segundo. Antes, Gabriel já havia feito um na estreia com triunfo por 1 a 0 sobre o Soligorsk, com assistência do próprio Khachaturyan A.
Se dentro de campo a fase é boa, há toda atenção para evitar o contágio do coronavírus. Até a tarde da última sexta-feira (24), havia 8.773 casos confirmados no país, com 60 mortes. Durante a pandemia, o presidente Aleksandr Lukashenko não impôs o isolamento social à população. Também não fechou as fronteiras, tendo recomendado vodka e sauna contra a doença. O Torpedo Zhodino volta a campo hoje, às 10h (no horário local, 4h no de Brasília), para enfrentar o Rukh Brest, que ocupa a 11ª colocação.
— Estamos com cuidado dobrado. Uma situação delicada. O clube está dando um suporte para todos nós jogadores e funcionários — comentou Gabriel Ramos.
No final de março, ele contou à Folha como estava o clima no país:
— Por enquanto, o vírus não se alastrou muito aqui, mas temos que continuar nos cuidando. As pessoas têm saído de suas casas com máscara para se prevenir. A família e os amigos perguntam como está essa pandemia aqui e ficam muito preocupados, mas eu falo que estamos nos cuidando para poder tranquilizá-los e não ficarem preocupados.
O telefone e as redes sociais permitem o contato rotineiro com a família, que reside em Campos. De longe ele acompanha as notícias alusivas ao coronavírus no Brasil, em especial na planície goitacá.
— Todos os dias eu falo com eles e fico preocupado. Mas, quando entro em campo, tento esquecer para não atrapalhar — enfatizou.
Passagens pelas bases de Bahia e Flamengo
Filho do ex-jogador Souza, que defendeu Americano e Goytacaz, Gabriel Ramos atuou nas categorias dos rivais campistas. Despontou para o futebol nacional na base do Bahia, de onde seguiu para o Flamengo no início de 2016, tendo no currículo passagem pela Seleção Brasileira sub-15. No Rubro-Negro carioca, foi campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), colaborando com um gol na campanha do título. Também participou do vice-campeonato estadual da categoria, onde fez dois gols, além da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro sub-20, passando em branco nestas competições. Entre as conquistas, além do Torneio OPG, estão a Taça Rio e o Torneio Super Clássicos sub-20.
Sem idade para continuar na base e inaproveitado no profissional, Gabriel Ramos passou o ano de 2017 no Cuiabá e, mesmo sendo pouco utilizado, foi campeão mato-grossense com o grupo principal. Retornou ao Flamengo no final do ano, mas o clube optou por não renovar o contrato.
Em 2018, Gabriel chegou ao futebol da Geórgia e teve participação no acesso do Dinamo Batumi para a primeira divisão. Na temporada 2018/2019, fez quatro gols em 35 jogos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS